Buscar

estagio em psicopedagogia

Prévia do material em texto

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
FACULDADE ITEQ ESCOLAS 
CURSO DE PSICOPEDAGOGIA
NOME DO ALUNO 
Relatório de estágio 
São Paulo 
2023
NOME DO ALUNO 
Relatório de estágio 
Relatório apresentado á FACULDADE ITEQ Escolas, como requisito parcial para obtenção do título do curso de Psicopedagogia. 
SÃO PAULO
2023
1. INTRODUÇÃO
O estágio é considerado o período em que os conteúdos aprendidos em sala de aula, são praticados por esse motivo trata-se de um importante conteúdo. Esse foi realizado de forma virtual com a execução das atividades propostas. 
O estágio possui sua carga horária total de 70hs. 
RELATÓRIO A
O primeiro curso de psicopedagogia no Brasil foi fundado em 1979 no Instituto Sedes Sapientiae em São Paulo, por iniciativa da pedagoga Maria Alice Vassimon, sendo que esse curso foi inicialmente desenvolvido para complementar a formação de educadores, a partir dos anos 90 a quantidades de cursos se multiplicaram e a profissão se popularizou. 
	A psicopedagogia é a área de conhecimento responsável por estudar a aprendizagem dos seres humanos, essa é responsável por compreender a forma com que os indivíduos aprendem juntamente com as dificuldades que podem ser encontradas nesse processo. O entendimento da metodologia que uma pessoa utiliza para seu aprendizado é necessário para que novos processos possam ser elaborados, auxiliando de forma positivo aqueles que possuem dificuldade de aprendizagem. 
	A aprendizagem é vista como um ato complexo uma vez que afeta condições cognitivas, sociais e afetivas, sendo necessário identificar com clareza o contexto social e cultural em que o indivíduo está inserido, é considerado um campo de estudo interdisciplinar. 
	O psicopedagogo é o profissional que possui como objetivo tornar possível o conhecimento dos indivíduos, podendo esse ser realizado de maneira preventiva ou terapêutica. Quando realizado de forma preventiva busca se evitar problemas futuros de aprendizagem e em casos de problemas terapêuticos esse é executado com o intuito principal de reduzir os impactos da doença na vida do portador. 
	A psicopedagogia institucional é a vertente da psicopedagogia podendo ser realizada em diversos locais são esses:
· Escolas: diagnosticar com clareza as práticas pedagógicas realizadas na escola, orientando os professores sobre os processos de ensino;
· Empresas: realizando treinamentos que possuem como objetivo melhorar o desempenho e o relacionamento interpessoal;
· Hospitais: acompanhamento de pacientes que precisam se afastar da escola por motivo de internação, contribuindo de maneira eficaz para o seu desenvolvimento. 
A psicopedagogia clínica é aquele que ocorre em atendimentos individuais em consultórios ou clínicas hospitalares, uma vez que já foi identificado os distúrbios ou dificuldades de aprendizagem. Sendo que no tratamento clínico esse ocorre em forma de terapia e possui como objetivo tratar as dificuldades. Dessa forma é possível identificar que a psicopedagogia institucional atua de maneira preventiva para que seja evitado os problemas enquanto a clínica já atuo nos problemas. 
RELATÓRIO B
	 A psicopedagogia é uma ciência que estuda os processos de aprendizagem, sendo desde bebê até a idade avançada, alia os conhecimentos da pedagogia, neurociências, psicologia e da antropologia. Tem por objetivo identificar como o sujeito assimila a sua própria aprendizagem, uma vez que possui uma visão simplista de que a aprendizagem é individual, sendo assim possuir caráter individualista com cada um dos seus sujeitos. 
	Procura investigar de forma adequada dificuldades, e com isso intervir em habilidades sociais e aprendizagem, podendo essas serem tratadas em área institucional ou clínica, sendo a clínica em um primeiro momento responsável por identificar o problema que o paciente possui, e com isso através de sessões de terapia realizar a estimulação cognitiva para que o sujeito consiga alcançar resultados positivos. 
	O psicopedagogo institucional pode trabalhar em escolas, juntamente entre os professores e alunos, humanizando as relações. Em área empresarial atuando com o RH e em ambiente hospitalar nas relações entre familiares e paciente.
 RELATÓRIO C
	Roteiro para relatório de estágio psicopedagogia 
	O primeiro passo inicial para a realização do estágio é definir as principais queixas e sintomas seus pacientes apresentam. Sendo indicado nesses casos investigar com o diretor e os professores da escola, aqueles alunos que possuem maior dificuldade. Esse projeto se justifica pela necessidade existente do incentivo da leitura pelos alunos, essa responsável por possibilitar melhoria de escrita e leitura, possibilitando aos alunos que reconheçam diferentes dialetos e aumentem seu vocabulário.
	Sendo enfatizado com clareza as dificuldades e restrições encontradas por cada ambiente escolar, com isso introduzido o projeto de intervenção escolar. Esse que possui como seu objetivo aumentar o potencial acadêmico dos alunos educando para que esses consigam maximizar a quantidade de livros dispostas para os alunos e a frequência de leitura desses. 
	E como seus objetivos específicos: 
- Possibilitar aos alunos visitas a biblioteca;
- Identificar nos alunos interesses na leitura de acordo com seu gênero preferido;
- Demonstrar para os alunos os benefícios da leitura;
- Promover competições saudáveis entre os alunos de acordo com a quantidade de livros lidos pela sala, produzindo dessa forma premiações entre esses. 
Metodologia 
	Inicialmente será realizado uma pesquisa com os professores de acordo com a satisfação com a escola e o grau de dificuldade encontrado por esses em seus alunos. Após isso os dados serão tabulados em planilha de Excel, os professores ainda poderão indicar os motivos pelos quais os alunos encontram resistência com a leitura. 	Posterior a isso será explicado aos alunos sobre os benefícios da leitura e expostos para esses quais são encontrados na biblioteca da escola, com isso será exposto para os alunos questionários acerca de qual gênero literário preferem, para que sejam preparados futuras compras. 
	Com esse pensamento o pedagogo realizará a apresentação da competição para os alunos onde a sala que mais ler livros ao longo do mês receberão premiações. 
Cronograma 
	O projeto terá duração de 1 mês. 
Recursos:
- Tabela para controle de retirada dos livros; 
- Livros
Conclusão do projeto:
	Sendo os livros grandes dispersores de conhecimento o apoio a leitura é visto como um procedimento de grande relevância para o aprendizado, esses possibilitam conhecimentos com maior facilidade, uma vez que ao mesmo tempo podem se tornar uma espécie de lazer. 
RELATÓRIO D
Identificação e caracterização da escola 
	A escola XXX funciona com 7 salas de aula, atendendo a crianças de 1 a 4 anos de idade, contando com 9 professoras 7 titulares e 2 substitutas, possui baixa infraestrutura por ter pouco investimento. É situada no endereço 
Registro da queixa
	A diretora da escola responsável por seu funcionamento registrou junto a prefeitura uma reclamação dizendo que a escola desde o início da semana estava sem água o que dificultava o tratamento para com os alunos. 
Elaboração do primeiro sistema de hipóteses
	A diretoria da escola não se sente confortável em pedir para que seja mandado com os alunos garrafinhas com água. 
	A baixa infraestrutura escolar dificulta em grande porcentagem o convívio adequado para com os alunos. 
Registro dos encontros realizados 
Encontro com o Sistema de atendimento de água e esgoto 
	Tendo o problema iniciado na segunda feira da referida semana, a primeira solução procurada pela diretora da escola, foi telefonar para a empresa responsável e relatar o problema esses informaram que todo o bairro encontrava-se sem água por causa de uma possível contaminação decorrente da quantidade de chuvas e desmoronamento de morros e encostas, mas que seria solucionado o mais breve possível. 
	Após isso na quarta feira novamente a empresa foi contatada e com isso abertoum chamado, para que um técnico visitasse o local e dispusesse sobre uma possível solução para o problema, esse não conseguiu identificar o problema. Com isso ao ser informada a diretora da escola procurou o atendimento presencial para que seu problema fosse solucionado, e após isso conforme conversado até a quinta a questão seria solucionado. 
Conclusão
	Sendo a pedagoga responsável por facilitar o convívio entre pais, professores e alunos essa torna possível que aulas continuem a ser executadas, conseguiu comprar água para que os funcionários e os alunos conseguissem tomar, após esse primeiro momento junto a prefeitura foi disponibilizado um caminhão pipa para que enchessem as caixas d’água da escola. 
	Posterior a isso foi informado aos pais acerca das dificuldades enfrentadas pela escola, e se gostariam de mandar seus filhos, sendo aprovados por todos. 
RELATÓRIO E
	No Brasil a psicopedagogia existe há cerca de 40 anos, despertando dessa forma a atenção de numerosos educadores, sendo considerada a escola responsável por grande parte de formação do ser humano, sendo que na escola possui seu caráter principalmente preventivo, procurando desenvolver competências e habilidades específicas. 
	A aprendizagem que possui como base os pilares cognitivos e emocionais utiliza os sentimentos na relação professor e aluno, sendo o processo de ensino efetivado em função dessa interação, uma vez que se o professor não se preocupar com o desempenho do aluno ao final do ano poderá não ter uma posição satisfatória.
	Cada sujeito possui uma história diferente, uma linguagem diferente, uma maneira diferente e um método diferente para sua aprendizagem sendo que nessa ele é o sujeito que busca uma nova determinação em termos de patamar crítico da cultura elaborada. Ou seja o ser humano procura adquirir novos conhecimentos, habilidades e modo de agir, porém o próprio aluno não possui essa visão. 
	O educando não pode ser considerado pura e simplesmente de acordo com a massa a ser informada, mas sim como sujeito capaz de construir a si mesmo, desenvolvendo seus sentidos a educação escolar não pode exigir uma ruptura com condição existente sem suprir de forma significativa seus elementos. 
	Assim as relações entre professores e alunos, as formas de comunicação, os aspectos afetivos e emocionais a dinâmica das manifestações na sala de aula, fazem partes das condições organizativas do trabalho docente, juntamente com os aspectos cognitivos e emocionais da relação professor e aluno. 
	Com isso a importância do pedagogo mediante as dificuldades de aprendizagem começa a ser manifestado quando se toma consciência dos desafios enfrentados pelos alunos e cuida-se em apresentar objetivos, os temas de estudo e as tarefas, a serem dados aos alunos. 
	Sendo o psicopedagogo um importante diagnosticador esse inicia-se com atividade investigadora até montagem completa do tratamento adequado para com o paciente. 	
RELATÓRIO F
1- A inteligência aprisionada: a abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. 
2- Psicopedagogia e neurociência 
3- Manual prático do diagnóstico psicopedagógico clínico 
4- Dificuldades de aprendizagem 
5- Déficit de atenção tem solução 
6- A psicanálise dos contos de fadas 
7- Crianças francesas não fazem manha 
8- Bullying mentes perigosas nas escolas 
9- Homens são de marte mulheres são de vênus 
10- Dinâmicas de grupos e jogos 
Os livros estudados tratam se formações iniciais para profissionais psicopedagogos, esses são voltados para o conhecimento destes de reações demonstradas pelos pacientes, possibilitando assim de maneira eficaz conteúdo do cotidiano.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
	Com isso podemos concluir que a experiência de estágio foi enriquecedora possibilitando adquirir conhecimentos e com isso mesclar conteúdos teóricos e práticos ao mesmo tempo.

Continue navegando