Buscar

Noções de Libras Atividade de Fixação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Noções de Libras – Atividade de Fixação
1. UNESC (2021) – A Lei da Libras é um marco importante para a comunidade surda, pois, além de reconhecer e oficializar a língua, mudou as relações do sujeito surdo dentro da sociedade, que passou a ser valorizado e visto como pessoa com direitos linguísticos específicos e língua própria. De acordo com a Lei Brasileira n° 10.436 de 24 de Abril de 2020, o que é a Libras?
A Língua Brasileira de Sinais - Libras é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-auditiva, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, particulares das pessoas surdas do Brasil.
A Linguagem Brasileira de Sinais - Libras é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-espacial, com estrutura gramatical igual ao das línguas orais-auditivas, constituem um sistema linguístico complexo de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades no Brasil.
A Língua Brasileira de Sinais – Libras é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria que constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, utilizado somente por pessoas surdas do Brasil.
A Linguagem Brasileira de Sinais - Libras é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-espacial, constitui um sistema de transmissão de ideias e fatos, utilizado por pessoas surdas no Brasil.
A Língua Brasileira de Sinais – Libras é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria que constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
2. FCC(2016) Tradutor de Libras (ALMS) – Em determinada escola da rede municipal de ensino, professores da educação infantil impediram que dois alunos surdos se comunicassem em libras, alegando desconhecer esta língua e que ela não era essencial para a aprendizagem. Porém, a supervisora educacional, em reunião com a direção escolar, informou que, de acordo com a Lei nº 10.436/2002, a Língua Brasileira de Sinais é:
conceituada como linguagem gestual, podendo ser utilizada de acordo com a criatividade dos profissionais da educação.
reconhecida como meio legal de comunicação e expressão de outros recursos de expressão a ela associados.
conceituada como língua universal de sinais na qual educadores poderão adquirir conhecimento através dos cursos livres ofertados por instituições.
reconhecida como linguagem optativa, sendo que a escola deverá, prioritariamente, fazer o uso da língua portuguesa.
conceituada como língua brasileira de sinais, sendo esta padronizada em todos os Estados Brasileiros e obrigatória no espaço escolar.
3. FEPESE (2016) Professor (FCEE)/Educação Especial/Deficiência Auditiva
Conforme apontado em Quadros (2006), a cultura surda:
Manifesta-se mediante a coletividade que se constitui a partir dos próprios surdos.
Se respalda em valores visuais e táteis, e é construída pelo universo majoritário ouvinte.
É um artefato exclusivo do povo surdo que usa a língua brasileira de sinais padrão.
É de uma ordem visual, contendo características totalmente incompreensíveis aos ouvintes.
É fixa, uniforme, imutável já que representa um grupo que se identifica pela língua de sinais.

Continue navegando