Buscar

Gestão de Obras - SG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão de Obras - SG
Aluno (a): Marcos Rogerio dos Santos Nogueira Junior
Data: 08/01/2024
INSTRUÇÕES:
· Este Laboratório contém questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· As perguntas e respostas devem ser retiradas do Roteiro e digitadas logo abaixo.
· Ao terminar, grave o arquivo em PDF com o nome do Laboratório Escolhido.
· Envio o arquivo pelo sistema.
Um projeto de construção civil sofre diversas alterações durante seu ciclo de vida, tanto na fase de desenvolvimento do projeto como na própria fase de execução da obra. Para lidar com isso, é muito importante ter controle sobre as alterações dos projetos e realizar o desenvolvimento do As Built.
Imagine que você é gestor de uma obra que está realizando a inserção da tubulação de água no primeiro andar do prédio. O engenheiro responsável pelo acompanhamento da execução da obra chega até você e fala que há algo estranho no projeto.
Uma das canalizações terá que passar pelo meio de uma viga, o que não é aconselhado. Imediatamente, você pega o projeto hidráulico enviado pelo responsável técnico e observa que, no seu projeto, essa canalização passa por outro lugar. Você observa também que o projeto do engenheiro está desatualizado, numa versão mais antiga. Imediatamente, você entrega o projeto correto ao engenheiro e pede para que ele verifique os trabalhos que já foram feitos, para saber se será necessário realizar alguma mudança de projeto.
O estagiário da obra observa toda a cena curiosamente e faz duas perguntas: o que pode ser feito para evitar esse tipo de situação? Posteriormente à obra, se alguém precisar fazer alguma alteração no seu apartamento, como saber por onde a tubulação estará passando?
R: Para evitar esse tipo de problema, quando não se sabe se o projeto em que se está trabalhando é oficialmente a versão final, deve-se exigir dos projetistas que enviem a versão final assinada e carimbada. Além disso, deve-se avisar toda a equipe, para que todos possam estar seguros e conferir se a versão final está correta.
Para que todas as alterações realizadas nos projetos e durante a execução da obra sejam compiladas em um mesmo documento, que fique disponível para consulta para alterações posteriores, deve-se realizar o As Built. O As Built representa o projeto como ele foi construído e é aconselhável que seja executado em duas etapas: primeiro, durante a execução da obra, em versões preliminares, periodicamente, relatando as alterações sofridas na obra; e segundo, no final da obra, compilando todas as alterações em um só documento, o As Built em si. O As Built não deve mais sofrer alterações e é a versão do projeto que deve ser averbada no órgão de registro da cidade: assim ele ficará disponível para quem quiser consultar os detalhes da obra posteriormente.

Continue navegando