Buscar

AVALIAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA E EPIDEMIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – SAÚDE DA FAMÍLIA E EPIDEMIOLOGIA
A valorização do tema da família não surgiu do nada, alguns fatores influenciaram para a adoção de políticas sociais como: as reordenações do mundo do trabalho, a crise financeira, a crescente pauperização da sociedade civil, aumento expressivo da exclusão social, as formas, de regulação social no mundo contemporâneo, a exploração do trabalho infantil, o crescimento da criminalidade praticado por crianças e jovens e a fragilidade das ações preventivas que vinham sendo operacionalizadas Julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso.
() O enfoque saúde familiar passa a ser fundamental para os sistemas e serviços de saúde baseada em atenção primária. A família passa a representar um fator significativo no planejamento e desenvolvimento de intervenções terapêuticas, preventivas e de promoção.
() Em síntese, o enfoque de Saúde da Família considera que os benefícios em saúde e a aparição de doenças, bem como a obtenção do bem estarem tem como um de seus fatores determinantes o aspecto familiar, entendido este em suas concepções estrutural e dinâmica.
() Se a família tem um papel nos processos de saúde transite pelo caminho de considerá-lo no momento de desenvolver as intervenções em saúde. Países como Brasil, Inglaterra, Canadá, Chile e Cuba, dentre outros, já adotaram em seus sistemas e serviços de saúde o enfoque Saúde da Família.
() Desde a década de 1970, o tema família vem sendo discutido mundialmente. Em 1983, a Organização Mundial de Saúde (OMS) pública um documento sobre a formação do enfermeiro da família, em virtude do crescimento da superespecialização do trabalho medico e suas consequência. Os custos financeiros elevados e a deterioração da relação humana com os pacientes.
A sequência CORRETA:
· V, F, V, F
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) surgiu da necessidade de uma nova abordagem de atendimento, uma vez que a estrutura clássica das unidades básicas de saúde (UBS) não estava atendendo integralmente à necessidade da população. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) está inserindo um contexto de decisão política e institucional de fortalecimento da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre o assunto:
I – Caráter substitutivo: Não significa a criação de novas estruturas de serviços, exceto em áreas desprovidas, e sim a substituição das práticas de assistência por um novo processo de trabalho, cujo lixo está centrado na vigilância à saúde.
II – Integralidade e Hierarquização: A Unidade de Saúde da família está inserida no terceiro nível de ações e serviços do sistema local de saúde, denominado atenção básica.
III – Territorialização e adstrição da clientela: Trabalha com território de abrangências definido, e é responsável pelo cadastramento da e acompanhamento da população adscrita a esta área. Recomenda-se que uma equipe seja responsável pelo acompanhamento de no máximo, 4500 pessoas.
IV – Equipe multiprofissional: a equipe de saúde da família é composta minimamente por um farmacêutico generalista ou médico de família, um enfermeiro e de quatro a seis agentes comunitários de saúde (ACS). O número de ACS varia de acordo com o número de pessoas sob a responsabilidade da equipe numa proporção média de um agente para cada 550 pessoas acompanhadas.
A sequência CORRETA:
· I, III
Complete as lacunas:
O _________ vem sendo implantado em todo o Brasil como uma importante estratégia para a reordenação da___________, conforme preconizam os princípios e diretrizes do_____________. O PSF prioriza as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde de indivíduos e famílias, de forma integral e continuada.
A sequência CORRETA:
· Programa Saúde da Família (PSF) – atenção à saúde – Sistema Único de Saúde (SUS)
O Envelhecimento Populacional tem estreita ligação com os processos de Transição Demográfica e de Transição Epidemiológica. Com a mudança do comportamento demográfico da população, com a variação dos níveis de natalidade e de mortalidade além dos movimentos migratórios, a população modifica a participação dos três grupos etários, tornando-se mais envelhecida ou jovem. Marque a alternativa INCORRETA.
· O cenário atual observado no Brasil é de elevação do grupo das crianças, em virtude do aumento acentuado da fecundidade e do progressivo aumento do grupo dos idosos, com a elevação da expectativa de vida, fruto da melhoria das condições sociais e econômicas.
Julgue os itens com V para VERDADEIRO e F para falso:
() Com a estabilização do crescimento da população resultante da queda do número de nascimentos, ocorre o aumento relativo e sustentado da participação dos idosos na população total. O grupo etário jovem (0 a 14 anos) perde importância relativa, enquanto o grupo dos idosos (60 anos ou mais) ganha peso no total da população tornando-se mais envelhecida.
() Com o envelhecimento, as principais doenças que acometem a população e que levam a morte se modificam, saímos de um quadro em que predominavam as doenças cardíacas que atingiam em sua maioria os mais velhos e passamos a um cenário em que as doenças crônicas e degenerativas assumem um peso maior.
() As doenças crônicas e degenerativas exigem uma alteração completa da rede de assistência à saúde. É uma realidade nova, são doenças que necessitam de ações preventivas e de acompanhamento constante. A rede de assistência médica do Brasil ainda muito pautada em ações curativas terá que adaptar-se para o atendimento de um contingente maior de idosos portadores de enfermidades que não são solucionadas com a aplicação de uma vacina ou com a ingestão de um medicamento.
() A rede de assistência à saúde no Brasil ainda é muito voltada para o atendimento às crianças que durante muitas décadas representavam uma parcela considerável da população.
A sequência CORRETA:
· V, F, V, V
Complete as lacunas:
Nas últimas décadas mudanças nos níveis de _____________e de mortalidade vem ocorrendo em ritmo e intensidade nunca vistos em épocas passadas. O novo comportamento __________do Brasil com a redução dos nascimentos e queda do número de mortes provoca o _________progressivo da população.
A sequência CORRETA:
· fecundidade - demográfico – envelhecimento.
A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é uma resposta do Ministério da Saúde às desigualdades em saúde que acometem está população e o reconhecimento de que as suas condições de vida resultam de injustos processos sociais, culturais e econômicos presentes na história do País.
I – Apesar da abolição oficial da escravatura dos povos africanos e seus ascendentes, não há como negar que persiste ainda hoje, na nossa sociedade, um racismo silencioso e declarado.
II – A resistência dos movimentos sociais vem denunciando a indignidade das condições de vida da população negra, traduzindo-as em reivindicações por políticas públicas que reduzam a desigualdade e ampliem a equidade do acesso aos bens e serviços públicos.
III – Para a construção da política, o ministério ocorreu a estudos que evidenciam essas igualdades e estabeleceu um diálogo com os movimentos sociais por meio do Comitê Técnico de Saúde da População Negra.
IV – O exercício da prática desta política e o aperfeiçoamento da gestão solidária e participativa irão contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde, objetivo de todos que lutam pelo direito universal à saúde como uma condição para a democracia participativa.
A sequência CORRETA:
· II, IV
A partir da Constituição Federal de 1988 os povos indígenas recuperam seus direitos originários e podem constituir-se como cidadãos etnicamente diferenciados, mostrando assim a possibilidade de existência de um Estado pluriétnico. Porém a letra da constituição não garantiu, ainda, a inclusão das comunidades étnicas a uma participação plena nas políticas públicas de desenvolvimento, em que estas, possam exercer plenamente seus direitos. Assinale alternativa INCORRETA:
· O Estado de saúde das populações indígenas, encontra-se em situação precária em várias áreas do país. Não obstante o esforço do Ministério daSaúde, através da criação de 45 Distritos Sanitários Indígenas e recursos ampliados não se tem ainda um modelo de organização dos serviços de saúde que seja culturalmente adequado e que aumente os índices dos agravos e ocorrência de surtos.

Continue navegando