Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA TOXICOLOGIA NOTA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
TOXICOLOGIA (FARMÁCIA)  
ALUNO (A): Alessandro Vinci Lucena Gomes 
MATRÍCULA: 01431297
CURSO: Farmácia 
POLO: Campina Grande PB 
Toxicologia forense
De acordo com DORTA et al. (2018) A diferencia Toxicologia forense para das demais área, pois a mesma é interdisciplinar e é empregada na investigação criminal ou durante o processo judicial. Seu objetivo é encontrar, reconhecer e/ou mensurar, em amostras biológicas antes ou após a morte, uma diversidade extensa de substâncias ou elementos químicos que possam causar danos ao organismo. Para tanto. Diversas amostras biológicas podem ser utilizadas para realização destas análises, dentre elas sangue, urina, cabelo, saliva, suor, mecônio, entre outras. A escolha da matriz depende de uma gama de fatores que se relacionam com a natureza, integridade da amostra submetida à análise, tipo de investigação (antemortem e postmortem)
Para isso, existem várias amostras biológicas que podem ser utilizadas para executar essas análises, incluindo cabelo, sangue, urina, mecônio, saliva, suor, entre outros. A seleção da amostra depende de vários fatores relacionados à natureza e integridade da amostra submetida para análise, além do tipo de investigação ante mortem e post mortem)
Na investigação de analise post mortem existem várias amostras que podem ser utilizadas nas análises, tais como sangue, coração, urina, encéfalo, bile, conteúdo gástrico e, em alguns casos que esteja em estado de decomposição avançada, também podem ser coletados tecido muscular cabelo, osso e. A quantidade de amostras biológicas necessárias para as análises depende do que está sendo estudado. Por exemplo, nos casos de óbitos relacionados à ingestão de determinadas substâncias, é necessário coletar uma grande quantidade de material durante a autópsia. Os principais testes analíticos utilizados na toxicologia forense são: testes colorimétricos, imunoensaios e cromatografia.
A baixo está citado alguns grupos e suas substancia encontrados nos principias teste analíticos 
	Grupos
	Substancias
	· Estimulantes 
	Cocaína, crack, anfetaminas, metanfetaminas, cafeína e nicotina
	· Opióides
	morfina, metadona e heroína
	· Depressores do SNC
	benzodiazepínicos e barbitúricos
	· Voláteis
	álcool e inalantes como clorofórmio, diclorometano e acetona
Referências:
BORDIN, Dayanne Cristiane Mozaner et al. Técnicas de preparo de amostras biológicas com interesse forense. Sci Chromatogr, v. 7, n. 2, p. 125-43, 2015.
DORTA, Daniel Junqueira et al. Toxicologia forense. Editora Blucher, 2018.
Métodos analíticos para identificação de drogas de abuso em toxicologia forense - VII CONCCEPAR - Centro Universitário Integrado. Disponível em: <https://conccepar.grupointegrado.br>. Acesso em: 11 jan. 2024.

Continue navegando