Logo Passei Direto
Buscar

1 Direito do Trabalho para OAB Exame XL - 2024

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A evolução histórica do trabalho demonstra que o labor humano, em suas diversas dimensões, passou por profundas transformações ao longo do tempo, o que permanece ocorrendo até os dias atuais.
Sob a perspectiva histórica do trabalho e do Direito do Trabalho, é correto afirmar que:
a) a servidão foi um tipo de trabalho característico da sociedade feudal, fundamentada na posse da terra pelos senhores feudais. Os servos não possuíam liberdade de trabalho, mas recebiam proteção militar e política dos senhores feudais, bem como tinham autonomia comercial em relação a tudo que produziam;
b) as corporações de ofício, surgidas a partir do século XII, incluíam três categorias: mestre, companheiro e aprendiz. Os mestres centralizavam todo o poder, organizando seus estatutos e estabelecendo livremente as condições de trabalho, excetuando-se a necessidade de observação do limite mínimo de idade de 14 anos para a contratação dos aprendizes;
c) por meio da Encíclica Rerum Novarum, o papa Leão XIII, dentre outros temas, abordou a condição de trabalho do proletariado, defendendo que, dentre os deveres principais do patrão, estava preservar a isonomia salarial entre os operários, pois defendia que na sociedade civil todos deveriam ter o mesmo nível social, em igualdade de condições;
d) o direito do trabalho é produto do século XIX, nascendo como reação à crescente exploração do trabalho humano. No Brasil, a Constituição de 1891, embora consagrasse o princípio da não intervenção do Estado nas relações de trabalho, destacou-se como a primeira carta constitucional a abordar em seu texto a necessidade de um direito ao “trabalho livre, justo e remunerado”;
e) a Lei Chapelier, em 1791, atrelada aos cânones da Revolução Francesa de liberdade e igualdade do homem, aboliu as corporações de ofício, abrindo espaço, assim, para a liberdade de trabalho, profissão, arte ou ofício.

Os princípios são conceituados, segundo o professor uruguaio Américo Plá Rodriguez, como “linhas diretrizes que informam algumas normas e inspiram diretamente ou indiretamente uma série de soluções, pelo que podem servir para promover e embasar a aprovação de novas normas, orientar a interpretação das existentes e resolver os casos não previstos”.
Sobre os princípios de Direito do Trabalho, com base na Consolidação das Leis do Trabalho e na jurisprudência dominante do Tribunal Superior do Trabalho, é correto afirmar que:
a) diante do princípio da primazia da realidade, os registros realizados pelo empregador na carteira de trabalho do empregado geram presunção juris et de jure;
b) na aplicação do princípio da prevalência da norma mais favorável, por meio do critério técnico da teoria do conglobamento, extrai-se que se prefere a norma mais favorável após o confronto em bloco das normas objeto de comparação;
c) o princípio da proteção está ligado à própria razão de ser do direito individual e coletivo do trabalho, uma vez que se busca compensar a desigualdade existente no âmbito do contrato individual do trabalho e na seara das negociações coletivas de trabalho;
d) quando do exame de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, o juiz do trabalho analisará tão somente a conformidade dos elementos essenciais do negócio jurídico, e deverá balizar a sua atuação pelo princípio da tutela ao hipossuficiente;
e) o princípio da prevalência da condição mais benéfica revela que tudo aquilo que o empregador fornecer habitualmente ao empregado, desde que previsto de forma expressa no contrato individual de trabalho, será incorporado ao patrimônio jurídico do trabalhador, revestindo-se do caráter de direito adquirido.

João Ferreira, brasileiro, foi contratado na cidade de Fortaleza, no Ceará, por empresa de nacionalidade argentina, devidamente registrada no Brasil e com atuação autorizada para funcionamento no país, para trabalhar em subsidiária situada na Bolívia, do mesmo grupo econômico, dedicada ao ramo de petróleo e gás, o que fez durante cinco anos. Veio a ser despedido, sem nada receber, retornando então ao Brasil com dinheiro emprestado por um ex-colega de trabalho. Partindo do pressuposto de que Brasil, Argentina e Bolívia não têm tratado internacional sobre a legislação aplicável à situação descrita, para João Ferreira reclamar direitos trabalhistas decorrentes do contrato que manteve com a referida empresa, assinale a alternativa correta:
a) Com base no princípio da nacionalidade do empregador, o trabalhador, na condição de expatriado, deverá mover ação trabalhista na Argentina, postulando os direitos trabalhistas previstos na legislação argentina.
b) Com base no princípio do ius sanguinis, o trabalhador deverá mover ação trabalhista no Brasil, postulando, com fundamento no princípio da territorialidade, os direitos trabalhistas previstos na legislação boliviana.
c) Na condição que manteve com a empresa, de expatriado, o trabalhador deverá mover ação trabalhista no Brasil, postulando, com fundamento no princípio da norma mais favorável, os direitos previstos na legislação brasileira, ressalvada a lei boliviana, se mais benéfica.
d) Com base no princípio da territorialidade, o trabalhador, expatriado, deverá mover ação trabalhista na Bolívia e com fundamento no princípio da norma mais favorável, postular os direitos trabalhistas previstos na legislação mais benéfica.
e) Com base no princípio da nacionalidade do empregador como réu, o trabalhador, expatriado, deverá mover ação trabalhista na Argentina, mas deverá, com fundamento no princípio da territorialidade, postular os direitos trabalhistas previstas da legislação boliviana.

O sindicato dos empregados de empresa de transporte e o sindicato das empresas de transporte firmaram convenção coletiva, na qual foi estipulado aviso prévio de 60 dias por tempo de serviço, no caso de dispensa sem justa causa. Dois meses depois de esse instrumento normativo estar em vigor, o motorista Sílvio de Albuquerque foi despedido imotivadamente pela Transportadora Carga Pesada Ltda. Em virtude de não ter a CTPS assinada e de não terem sido pagas suas verbas rescisórias, Sílvio ajuizou ação trabalhista, pleiteando o reconhecimento do vínculo de emprego, assim como o pagamento das verbas rescisórias, observando-se o aviso prévio de 60 dias, bem como a projeção de 2/12 nas suas férias proporcionais, 13º proporcional e FGTS, além da contagem desse período no registro do termo final do contrato em sua CTPS. Em contestação, a transportadora impugnou a pretensão de Sílvio, sob o argumento de que ele era autônomo e, ainda que não o fosse, o instituto do aviso prévio, tal como previsto no art. 7º, XXI, da CRFB, é de trinta dias, inexistindo lei que o regulamente. Argumentou, ainda, que convenção coletiva não é lei em sentido formal e que, portanto, seria inválida a regulamentação da Constituição por meio da autonomia coletiva sindical.
Com base na situação acima descrita, é correto afirmar que Sílvio
a) não faz jus ao aviso prévio de 60 dias, uma vez que o art. 7º, XXI, da CRFB é norma de eficácia limitada, inexistindo lei que a regulamente.
b) faz jus ao aviso prévio de 60 dias, uma vez que o art. 7º, XXI, da CRFB não é empecilho para a ampliação do período de 30 dias por meio de norma coletiva.
c) não faz jus ao aviso prévio de 60 dias, uma vez que não teve a CTPS assinada.
d) faz jus ao aviso prévio de 60 dias, uma vez que era trabalhador autônomo.

Tendo em vista o princípio da irrenunciabilidade de direitos trabalhistas, é correto afirmar que se
a) veda a renúncia, mas aceita-se a transação sobre determinados direitos quando houver expressa previsão legal para tanto.
b) veda tanto a renúncia quanto a transação.
c) aceita a renúncia se formalizada por escrito, por ocasião da admissão.
d) aceita a renúncia se o empregado for maior e capaz.

Quanto aos princípios informativos do direito do trabalho, assinale a opção incorreta.
a) Como expressão do princípio da proteção, as normas jurídicas trabalhistas encerram núcleo mínimo de direitos que devem ser imperativamente observados pelos sujeitos da relação de emprego.
b) Por aplicação do princípio da indisponibilidade ou da irrenunciabilidade de direitos trabalhistas, será nulo qualquer ato unilateral ou bilateral de despojamento patrimonial realizado pelo trabalhador, independentemente do momento em que venha a ser praticado: antes, durante ou após o encerramento da relação de emprego.
c) O princípio da inalterabilidade lesiva do contrato de trabalho impede que o empregador promova a redução dos salários de seus empregados sem o concurso do sindicato profissional correspondente, ainda que em caso de força maior ou de prejuízos devidamente comprovados.
d) O princípio da primazia da realidade consagra a noção civilista de que se deve, no exame das declarações de vontade, atentar mais para a efetiva intenção das partes, quando benéfica ao trabalhador, em detrimento de ajustes formais ou expressos em contrário.

De acordo com o direito trabalhista assegurado ao servidor público no regime estatutário, identifique qual das informações abaixo está INCORRETA.
a) No trabalho extraordinário, a remuneração deve ser superior a 40% no mínimo à do trabalho normal.
b) Para os que recebem remuneração variável, o valor do salário nunca pode ser inferior ao mínimo.
c) Licença paternidade e maternidade de acordo com as leis específicas.
d) Proibição de diferentes valores salariais por motivos de sexo ou idade.
e) Proteção do trabalho da mulher no mercado, seguindo os termos legais.

O trabalho como atributo de dignidade e de valor decorreu do sentido de que nele estava a chave para a liberdade e o caminho para o aperfeiçoamento do espírito (MARTINEZ, 2019).
A respeito do direito do trabalho e os direitos constitucionais dos trabalhadores, assinale a alternativa correta.
a) Cláusulas regulamentares que revogam ou alteram vantagens deferidas anteriormente só atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração do regulamento.
b) O princípio da manutenção da condição mais benéfica implica a desconsideração progressiva de contratos individuais de trabalho, uma vez que o arcabouço normativo constitucional é suficiente e mais benéfico para a proteção do trabalhador.
c) De acordo com o princípio da indisponibilidade de direitos, o funcionário público não pode optar pelo regime trabalhista, pois tal opção implica a renúncia dos direitos inerentes ao regime estatutário.
d) De acordo com o disposto na Constituição Federal, não se fala em igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso, mas sim entre trabalhadores urbanos e rurais.
e) O princípio da continuidade da relação de emprego se traduz na vitimização do trabalhador, uma vez que os empregadores falseiam documentos e provas, que devem, por isso, ser desconsiderados.

São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, assegurados expressamente na Constituição Federal, EXCETO:
Assinale a alternativa que apresenta um direito que não é assegurado pela Constituição Federal.
a) Salário-mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.
b) Remuneração do trabalho noturno inferior à do diurno.
c) Irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo.
d) Proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.
e) Proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência.

Analise as afirmativas abaixo atribuindo (V) para Verdadeira e (F) para Falsa, em seguida assinale a alternativa com a sequência correta. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
Qual a sequência correta das afirmativas?
( ) aposentadoria;
( ) seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa;
( ) proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;
a) F F F
b) V F V
c) V V F
d) V V V
e) F F V

Dos direitos a seguir listados, que se encontram previstos no Art. 7º da Constituição da República de 1988, assinale o que ainda não foi regulamentado pelo legislador infraconstitucional.
Qual dos direitos ainda não foi regulamentado?
a) Participação nos lucros ou resultados.
b) Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço.
c) Salário-família para os dependentes do trabalhador de baixa renda.
d) FGTS.
e) Adicional de penosidade.

Dos direitos trabalhistas previstos na Constituição Federal de 1988, aquele que até o presente momento NÃO foi regulamentado é:
Assinale o direito que não foi regulamentado.
a) participação nos lucros ou resultados;
b) aviso prévio proporcional ao tempo de serviço;
c) repouso semanal remunerado;
d) adicional para atividade penosa;
e) fundo de garantia por tempo de serviço.

Os direitos constitucionais relacionados a seguir já foram regulamentados por Lei, à exceção de um. Assinale-o.
Qual dos direitos ainda não foi regulamentado?
a) Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço.
b) Participação nos lucros ou resultados.
c) Adicional por atividade penosa.
d) Licença-paternidade.

A Consolidação das Leis do Trabalho – CLT estabelece que se considera como serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada. De acordo com as disposições do Art. 4º da CLT, por não se considerar tempo à disposição do empregador, não será computado como período extraordinário o que exceder a jornada normal, ainda que ultrapasse o limite de cinco minutos, quando o empregado, por escolha própria, buscar proteção pessoal, em caso de insegurança nas vias públicas ou más condições climáticas, bem como adentrar ou permanecer nas dependências da empresa para exercer atividades particulares, entre outras, quais sejam: I. Alimentação. II. Descanso. III. Higiene pessoal. IV. Troca de roupa ou uniforme, quando não houver obrigatoriedade de realizar a troca na empresa. Quais estão corretas?
a) Apenas I e II.
b) Apenas III e IV.
c) Apenas I, II e III.
d) Apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.

NÃO é requisito da relação de emprego:
Assinale a alternativa que não é um requisito da relação de emprego.
a) Não eventualidade.
b) Subordinação.
c) Onerosidade.
d) Impessoalidade na prestação do serviço.
e) Alteridade.

Constituem elementos essenciais para a caracterização da relação empregatícia:
Assinale a alternativa correta.
a) pessoalidade, não eventualidade, subordinação e onerosidade.
b) impessoalidade, não eventualidade, hierarquia e formalidade.
c) impessoalidade, eventualidade, hierarquia e onerosidade.
d) pessoalidade, eventualidade, subordinação e formalidade.
e) pessoalidade, eventualidade, subordinação e consensualidade.

O poder do empregador voltado à organização e ao funcionamento do negócio de forma a determinar as condições da prestação de serviços do empregado em decorrência do contrato de trabalho é denominado
Qual é o nome desse poder do empregador?
a) poder diretivo.
b) poder hierárquico.
c) poder fiscalizatório.
d) poder disciplinar.
e) poder de controle.

Rogério foi admitido, em 08/12/2017, em uma locadora de automóveis, como responsável pelo setor de contratos, razão pela qual não necessitava comparecer diariamente à empresa, pois as locações eram feitas on-line. Rogério comparecia à locadora uma vez por semana para conferir e assinar as notas de devolução dos automóveis. Assim, Rogério trabalhava em sua residência, com todo o equipamento fornecido pelo empregador, sendo que seu contrato de trabalho previa expressamente o trabalho remoto a distância e as atividades desempenhadas. Após um ano trabalhando desse modo, o empregador entendeu que Rogério deveria trabalhar nas dependências da empresa. A decisão foi comunicada a Rogério, por meio de termo aditivo ao contrato de trabalho assinado por ele, com 30 dias de antecedência.
Ao ser dispensado em momento posterior, Rogério procurou você, como advogado(a), indagando sobre possível ação trabalhista por causa desta situação. Sobre a hipótese de ajuizamento, ou não, da referida ação, assinale a afirmativa correta.
a) Não se tratando da modalidade de teletrabalho, deverá ser requerida a desconsideração do trabalho em domicílio, já que havia comparecimento semanal nas dependências do empregador.
b) Não deverá ser requerido o pagamento de horas extras pelo trabalho sem limite de horário, dado o trabalho em domicílio, porém poderá ser requerido trabalho extraordinário em virtude das ausências de intervalo de 11h entre os dias de trabalho, bem como o intervalo para repouso e alimentação.
c) Em vista da modalidade de teletrabalho, a narrativa não demonstra qualquer irregularidade a ser requerida em eventual demanda trabalhista.
d) Deverá ser requerido que os valores correspondentes aos equipamentos usados para o trabalho em domicílio sejam considerados salário-utilidade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A evolução histórica do trabalho demonstra que o labor humano, em suas diversas dimensões, passou por profundas transformações ao longo do tempo, o que permanece ocorrendo até os dias atuais.
Sob a perspectiva histórica do trabalho e do Direito do Trabalho, é correto afirmar que:
a) a servidão foi um tipo de trabalho característico da sociedade feudal, fundamentada na posse da terra pelos senhores feudais. Os servos não possuíam liberdade de trabalho, mas recebiam proteção militar e política dos senhores feudais, bem como tinham autonomia comercial em relação a tudo que produziam;
b) as corporações de ofício, surgidas a partir do século XII, incluíam três categorias: mestre, companheiro e aprendiz. Os mestres centralizavam todo o poder, organizando seus estatutos e estabelecendo livremente as condições de trabalho, excetuando-se a necessidade de observação do limite mínimo de idade de 14 anos para a contratação dos aprendizes;
c) por meio da Encíclica Rerum Novarum, o papa Leão XIII, dentre outros temas, abordou a condição de trabalho do proletariado, defendendo que, dentre os deveres principais do patrão, estava preservar a isonomia salarial entre os operários, pois defendia que na sociedade civil todos deveriam ter o mesmo nível social, em igualdade de condições;
d) o direito do trabalho é produto do século XIX, nascendo como reação à crescente exploração do trabalho humano. No Brasil, a Constituição de 1891, embora consagrasse o princípio da não intervenção do Estado nas relações de trabalho, destacou-se como a primeira carta constitucional a abordar em seu texto a necessidade de um direito ao “trabalho livre, justo e remunerado”;
e) a Lei Chapelier, em 1791, atrelada aos cânones da Revolução Francesa de liberdade e igualdade do homem, aboliu as corporações de ofício, abrindo espaço, assim, para a liberdade de trabalho, profissão, arte ou ofício.

Os princípios são conceituados, segundo o professor uruguaio Américo Plá Rodriguez, como “linhas diretrizes que informam algumas normas e inspiram diretamente ou indiretamente uma série de soluções, pelo que podem servir para promover e embasar a aprovação de novas normas, orientar a interpretação das existentes e resolver os casos não previstos”.
Sobre os princípios de Direito do Trabalho, com base na Consolidação das Leis do Trabalho e na jurisprudência dominante do Tribunal Superior do Trabalho, é correto afirmar que:
a) diante do princípio da primazia da realidade, os registros realizados pelo empregador na carteira de trabalho do empregado geram presunção juris et de jure;
b) na aplicação do princípio da prevalência da norma mais favorável, por meio do critério técnico da teoria do conglobamento, extrai-se que se prefere a norma mais favorável após o confronto em bloco das normas objeto de comparação;
c) o princípio da proteção está ligado à própria razão de ser do direito individual e coletivo do trabalho, uma vez que se busca compensar a desigualdade existente no âmbito do contrato individual do trabalho e na seara das negociações coletivas de trabalho;
d) quando do exame de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, o juiz do trabalho analisará tão somente a conformidade dos elementos essenciais do negócio jurídico, e deverá balizar a sua atuação pelo princípio da tutela ao hipossuficiente;
e) o princípio da prevalência da condição mais benéfica revela que tudo aquilo que o empregador fornecer habitualmente ao empregado, desde que previsto de forma expressa no contrato individual de trabalho, será incorporado ao patrimônio jurídico do trabalhador, revestindo-se do caráter de direito adquirido.

João Ferreira, brasileiro, foi contratado na cidade de Fortaleza, no Ceará, por empresa de nacionalidade argentina, devidamente registrada no Brasil e com atuação autorizada para funcionamento no país, para trabalhar em subsidiária situada na Bolívia, do mesmo grupo econômico, dedicada ao ramo de petróleo e gás, o que fez durante cinco anos. Veio a ser despedido, sem nada receber, retornando então ao Brasil com dinheiro emprestado por um ex-colega de trabalho. Partindo do pressuposto de que Brasil, Argentina e Bolívia não têm tratado internacional sobre a legislação aplicável à situação descrita, para João Ferreira reclamar direitos trabalhistas decorrentes do contrato que manteve com a referida empresa, assinale a alternativa correta:
a) Com base no princípio da nacionalidade do empregador, o trabalhador, na condição de expatriado, deverá mover ação trabalhista na Argentina, postulando os direitos trabalhistas previstos na legislação argentina.
b) Com base no princípio do ius sanguinis, o trabalhador deverá mover ação trabalhista no Brasil, postulando, com fundamento no princípio da territorialidade, os direitos trabalhistas previstos na legislação boliviana.
c) Na condição que manteve com a empresa, de expatriado, o trabalhador deverá mover ação trabalhista no Brasil, postulando, com fundamento no princípio da norma mais favorável, os direitos previstos na legislação brasileira, ressalvada a lei boliviana, se mais benéfica.
d) Com base no princípio da territorialidade, o trabalhador, expatriado, deverá mover ação trabalhista na Bolívia e com fundamento no princípio da norma mais favorável, postular os direitos trabalhistas previstos na legislação mais benéfica.
e) Com base no princípio da nacionalidade do empregador como réu, o trabalhador, expatriado, deverá mover ação trabalhista na Argentina, mas deverá, com fundamento no princípio da territorialidade, postular os direitos trabalhistas previstas da legislação boliviana.

O sindicato dos empregados de empresa de transporte e o sindicato das empresas de transporte firmaram convenção coletiva, na qual foi estipulado aviso prévio de 60 dias por tempo de serviço, no caso de dispensa sem justa causa. Dois meses depois de esse instrumento normativo estar em vigor, o motorista Sílvio de Albuquerque foi despedido imotivadamente pela Transportadora Carga Pesada Ltda. Em virtude de não ter a CTPS assinada e de não terem sido pagas suas verbas rescisórias, Sílvio ajuizou ação trabalhista, pleiteando o reconhecimento do vínculo de emprego, assim como o pagamento das verbas rescisórias, observando-se o aviso prévio de 60 dias, bem como a projeção de 2/12 nas suas férias proporcionais, 13º proporcional e FGTS, além da contagem desse período no registro do termo final do contrato em sua CTPS. Em contestação, a transportadora impugnou a pretensão de Sílvio, sob o argumento de que ele era autônomo e, ainda que não o fosse, o instituto do aviso prévio, tal como previsto no art. 7º, XXI, da CRFB, é de trinta dias, inexistindo lei que o regulamente. Argumentou, ainda, que convenção coletiva não é lei em sentido formal e que, portanto, seria inválida a regulamentação da Constituição por meio da autonomia coletiva sindical.
Com base na situação acima descrita, é correto afirmar que Sílvio
a) não faz jus ao aviso prévio de 60 dias, uma vez que o art. 7º, XXI, da CRFB é norma de eficácia limitada, inexistindo lei que a regulamente.
b) faz jus ao aviso prévio de 60 dias, uma vez que o art. 7º, XXI, da CRFB não é empecilho para a ampliação do período de 30 dias por meio de norma coletiva.
c) não faz jus ao aviso prévio de 60 dias, uma vez que não teve a CTPS assinada.
d) faz jus ao aviso prévio de 60 dias, uma vez que era trabalhador autônomo.

Tendo em vista o princípio da irrenunciabilidade de direitos trabalhistas, é correto afirmar que se
a) veda a renúncia, mas aceita-se a transação sobre determinados direitos quando houver expressa previsão legal para tanto.
b) veda tanto a renúncia quanto a transação.
c) aceita a renúncia se formalizada por escrito, por ocasião da admissão.
d) aceita a renúncia se o empregado for maior e capaz.

Quanto aos princípios informativos do direito do trabalho, assinale a opção incorreta.
a) Como expressão do princípio da proteção, as normas jurídicas trabalhistas encerram núcleo mínimo de direitos que devem ser imperativamente observados pelos sujeitos da relação de emprego.
b) Por aplicação do princípio da indisponibilidade ou da irrenunciabilidade de direitos trabalhistas, será nulo qualquer ato unilateral ou bilateral de despojamento patrimonial realizado pelo trabalhador, independentemente do momento em que venha a ser praticado: antes, durante ou após o encerramento da relação de emprego.
c) O princípio da inalterabilidade lesiva do contrato de trabalho impede que o empregador promova a redução dos salários de seus empregados sem o concurso do sindicato profissional correspondente, ainda que em caso de força maior ou de prejuízos devidamente comprovados.
d) O princípio da primazia da realidade consagra a noção civilista de que se deve, no exame das declarações de vontade, atentar mais para a efetiva intenção das partes, quando benéfica ao trabalhador, em detrimento de ajustes formais ou expressos em contrário.

De acordo com o direito trabalhista assegurado ao servidor público no regime estatutário, identifique qual das informações abaixo está INCORRETA.
a) No trabalho extraordinário, a remuneração deve ser superior a 40% no mínimo à do trabalho normal.
b) Para os que recebem remuneração variável, o valor do salário nunca pode ser inferior ao mínimo.
c) Licença paternidade e maternidade de acordo com as leis específicas.
d) Proibição de diferentes valores salariais por motivos de sexo ou idade.
e) Proteção do trabalho da mulher no mercado, seguindo os termos legais.

O trabalho como atributo de dignidade e de valor decorreu do sentido de que nele estava a chave para a liberdade e o caminho para o aperfeiçoamento do espírito (MARTINEZ, 2019).
A respeito do direito do trabalho e os direitos constitucionais dos trabalhadores, assinale a alternativa correta.
a) Cláusulas regulamentares que revogam ou alteram vantagens deferidas anteriormente só atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração do regulamento.
b) O princípio da manutenção da condição mais benéfica implica a desconsideração progressiva de contratos individuais de trabalho, uma vez que o arcabouço normativo constitucional é suficiente e mais benéfico para a proteção do trabalhador.
c) De acordo com o princípio da indisponibilidade de direitos, o funcionário público não pode optar pelo regime trabalhista, pois tal opção implica a renúncia dos direitos inerentes ao regime estatutário.
d) De acordo com o disposto na Constituição Federal, não se fala em igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso, mas sim entre trabalhadores urbanos e rurais.
e) O princípio da continuidade da relação de emprego se traduz na vitimização do trabalhador, uma vez que os empregadores falseiam documentos e provas, que devem, por isso, ser desconsiderados.

São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, assegurados expressamente na Constituição Federal, EXCETO:
Assinale a alternativa que apresenta um direito que não é assegurado pela Constituição Federal.
a) Salário-mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.
b) Remuneração do trabalho noturno inferior à do diurno.
c) Irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo.
d) Proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.
e) Proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência.

Analise as afirmativas abaixo atribuindo (V) para Verdadeira e (F) para Falsa, em seguida assinale a alternativa com a sequência correta. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
Qual a sequência correta das afirmativas?
( ) aposentadoria;
( ) seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa;
( ) proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;
a) F F F
b) V F V
c) V V F
d) V V V
e) F F V

Dos direitos a seguir listados, que se encontram previstos no Art. 7º da Constituição da República de 1988, assinale o que ainda não foi regulamentado pelo legislador infraconstitucional.
Qual dos direitos ainda não foi regulamentado?
a) Participação nos lucros ou resultados.
b) Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço.
c) Salário-família para os dependentes do trabalhador de baixa renda.
d) FGTS.
e) Adicional de penosidade.

Dos direitos trabalhistas previstos na Constituição Federal de 1988, aquele que até o presente momento NÃO foi regulamentado é:
Assinale o direito que não foi regulamentado.
a) participação nos lucros ou resultados;
b) aviso prévio proporcional ao tempo de serviço;
c) repouso semanal remunerado;
d) adicional para atividade penosa;
e) fundo de garantia por tempo de serviço.

Os direitos constitucionais relacionados a seguir já foram regulamentados por Lei, à exceção de um. Assinale-o.
Qual dos direitos ainda não foi regulamentado?
a) Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço.
b) Participação nos lucros ou resultados.
c) Adicional por atividade penosa.
d) Licença-paternidade.

A Consolidação das Leis do Trabalho – CLT estabelece que se considera como serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada. De acordo com as disposições do Art. 4º da CLT, por não se considerar tempo à disposição do empregador, não será computado como período extraordinário o que exceder a jornada normal, ainda que ultrapasse o limite de cinco minutos, quando o empregado, por escolha própria, buscar proteção pessoal, em caso de insegurança nas vias públicas ou más condições climáticas, bem como adentrar ou permanecer nas dependências da empresa para exercer atividades particulares, entre outras, quais sejam: I. Alimentação. II. Descanso. III. Higiene pessoal. IV. Troca de roupa ou uniforme, quando não houver obrigatoriedade de realizar a troca na empresa. Quais estão corretas?
a) Apenas I e II.
b) Apenas III e IV.
c) Apenas I, II e III.
d) Apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.

NÃO é requisito da relação de emprego:
Assinale a alternativa que não é um requisito da relação de emprego.
a) Não eventualidade.
b) Subordinação.
c) Onerosidade.
d) Impessoalidade na prestação do serviço.
e) Alteridade.

Constituem elementos essenciais para a caracterização da relação empregatícia:
Assinale a alternativa correta.
a) pessoalidade, não eventualidade, subordinação e onerosidade.
b) impessoalidade, não eventualidade, hierarquia e formalidade.
c) impessoalidade, eventualidade, hierarquia e onerosidade.
d) pessoalidade, eventualidade, subordinação e formalidade.
e) pessoalidade, eventualidade, subordinação e consensualidade.

O poder do empregador voltado à organização e ao funcionamento do negócio de forma a determinar as condições da prestação de serviços do empregado em decorrência do contrato de trabalho é denominado
Qual é o nome desse poder do empregador?
a) poder diretivo.
b) poder hierárquico.
c) poder fiscalizatório.
d) poder disciplinar.
e) poder de controle.

Rogério foi admitido, em 08/12/2017, em uma locadora de automóveis, como responsável pelo setor de contratos, razão pela qual não necessitava comparecer diariamente à empresa, pois as locações eram feitas on-line. Rogério comparecia à locadora uma vez por semana para conferir e assinar as notas de devolução dos automóveis. Assim, Rogério trabalhava em sua residência, com todo o equipamento fornecido pelo empregador, sendo que seu contrato de trabalho previa expressamente o trabalho remoto a distância e as atividades desempenhadas. Após um ano trabalhando desse modo, o empregador entendeu que Rogério deveria trabalhar nas dependências da empresa. A decisão foi comunicada a Rogério, por meio de termo aditivo ao contrato de trabalho assinado por ele, com 30 dias de antecedência.
Ao ser dispensado em momento posterior, Rogério procurou você, como advogado(a), indagando sobre possível ação trabalhista por causa desta situação. Sobre a hipótese de ajuizamento, ou não, da referida ação, assinale a afirmativa correta.
a) Não se tratando da modalidade de teletrabalho, deverá ser requerida a desconsideração do trabalho em domicílio, já que havia comparecimento semanal nas dependências do empregador.
b) Não deverá ser requerido o pagamento de horas extras pelo trabalho sem limite de horário, dado o trabalho em domicílio, porém poderá ser requerido trabalho extraordinário em virtude das ausências de intervalo de 11h entre os dias de trabalho, bem como o intervalo para repouso e alimentação.
c) Em vista da modalidade de teletrabalho, a narrativa não demonstra qualquer irregularidade a ser requerida em eventual demanda trabalhista.
d) Deverá ser requerido que os valores correspondentes aos equipamentos usados para o trabalho em domicílio sejam considerados salário-utilidade.

Prévia do material em texto

1) 
Direito do Trabalho para OAB Exame XL - 2024
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3DaIr
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/2427669
FGV - JT (CSJT)/CSJT/2023
Direito do Trabalho - História do Direito do Trabalho
A evolução histórica do trabalho demonstra que o labor humano, em suas diversas dimensões, passou por profundas transformações ao longo do tempo, o que
permanece ocorrendo até os dias atuais.
 
Sob a perspectiva histórica do trabalho e do Direito do Trabalho, é correto afirmar que:
a) a servidão foi um tipo de trabalho característico da sociedade feudal, fundamentada na posse da terra pelos senhores feudais. Os servos não possuíam liberdade
de trabalho, mas recebiam proteção militar e política dos senhores feudais, bem como tinham autonomia comercial em relação a tudo que produziam;
b) as corporações de ofício, surgidas a partir do século XII, incluíam três categorias: mestre, companheiro e aprendiz. Os mestres centralizavam todo o poder,
organizando seus estatutos e estabelecendo livremente as condições de trabalho, excetuando-se a necessidade de observação do limite mínimo de idade de 14 anos
para a contratação dos aprendizes;
c) por meio da Encíclica Rerum Novarum, o papa Leão XIII, dentre outros temas, abordou a condição de trabalho do proletariado, defendendo que, dentre os
deveres principais do patrão, estava preservar a isonomia salarial entre os operários, pois defendia que na sociedade civil todos deveriam ter o mesmo nível social,
em igualdade de condições;
d) o direito do trabalho é produto do século XIX, nascendo como reação à crescente exploração do trabalho humano. No Brasil, a Constituição de 1891, embora
consagrasse o princípio da não intervenção do Estado nas relações de trabalho, destacou-se como a primeira carta constitucional a abordar em seu texto a
necessidade de um direito ao “trabalho livre, justo e remunerado”;
e) a Lei Chapelier, em 1791, atrelada aos cânones da Revolução Francesa de liberdade e igualdade do homem, aboliu as corporações de ofício, abrindo espaço,
assim, para a liberdade de trabalho, profissão, arte ou ofício.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2427671
FGV - JT (CSJT)/CSJT/2023
Direito do Trabalho - Princípios do Direito Individual do Trabalho
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3DaIr
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2427669
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2427671
2) 
3) 
Os princípios são conceituados, segundo o professor uruguaio Américo Plá Rodriguez, como “linhas diretrizes que informam algumas normas e inspiram diretamente ou
indiretamente uma série de soluções, pelo que podem servir para promover e embasar a aprovação de novas normas, orientar a interpretação das existentes e resolver os
casos não previstos”.
 
Sobre os princípios de Direito do Trabalho, com base na Consolidação das Leis do Trabalho e na jurisprudência dominante do Tribunal Superior do Trabalho, é correto
afirmar que:
a) diante do princípio da primazia da realidade, os registros realizados pelo empregador na carteira de trabalho do empregado geram presunção juris et de jure;
b) na aplicação do princípio da prevalência da norma mais favorável, por meio do critério técnico da teoria do conglobamento, extrai-se que se prefere a norma
mais favorável após o confronto em bloco das normas objeto de comparação;
c) o princípio da proteção está ligado à própria razão de ser do direito individual e coletivo do trabalho, uma vez que se busca compensar a desigualdade existente
no âmbito do contrato individual do trabalho e na seara das negociações coletivas de trabalho;
d) quando do exame de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, o juiz do trabalho analisará tão somente a conformidade dos elementos essenciais do
negócio jurídico, e deverá balizar a sua atuação pelo princípio da tutela ao hipossuficiente;
e) o princípio da prevalência da condição mais benéfica revela que tudo aquilo que o empregador fornecer habitualmente ao empregado, desde que previsto de
forma expressa no contrato individual de trabalho, será incorporado ao patrimônio jurídico do trabalhador, revestindo-se do caráter de direito adquirido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2497837
FUNDATEC - PEBTT (IFC)/IFC/Direito/2023
Direito do Trabalho - Princípios do Direito Individual do Trabalho
No Direito do Trabalho o princípio da proteção do empregado pode ser desdobrado nos seguintes sub-princípios:
a) O in dubio pro operário, o da aplicação da norma mais favorável ao trabalhador e o da aplicação da condição mais benéfica ao trabalhador.
b) O in dubio pro operário, o da aplicação da norma mais favorável ao trabalhador e o do jus variandi do empregador.
c) O do jus variandi do empregador, da continuidade da relação de emprego e o da primazia da realidade.
d) O do poder diretivo do empregador, o da subordinação técnica e o da aplicação da lei norma mais favorável.
e) O da aplicação da norma mais favorável ao trabalhador, o da aplicação da condição mais benéfica ao trabalhador e o do diretivo do empregador.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2169075
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direito do Trabalho e Direito Previdenciário/2012
Direito do Trabalho - Princípios do Direito Individual do Trabalho
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2497837
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2169075
4) 
5) 
João Ferreira, brasileiro, foi contratado na cidade de Fortaleza, no Ceará, por empresa de nacionalidade argentina, devidamente registrada no Brasil e com atuação
autorizada para funcionamento no país, para trabalhar em subsidiária situada na Bolívia, do mesmo grupo econômico, dedicada ao ramo de petróleo e gás, o que fez
durante cinco anos. Veio a ser despedido, sem nada receber, retornando então ao Brasil com dinheiro emprestado por um ex-colega de trabalho. Partindo do pressuposto
de que Brasil, Argentina e Bolívia não têm tratado internacional sobre a legislação aplicável à situação descrita, para João Ferreira reclamar direitos trabalhistas
decorrentes do contrato que manteve com a referida empresa, assinale a alternativa correta:
a) Com base no princípio da nacionalidade do empregador, o trabalhador, na condição de expatriado, deverá mover ação trabalhista na Argentina, postulando os
direitos trabalhistas previstos na legislação argentina.
b) Com base no princípio do ius sanguinis, o trabalhador deverá mover ação trabalhista no Brasil, postulando, com fundamento no princípio da territorialidade, os
direitos trabalhistas previstos na legislação boliviana.
c) Na condição que manteve com a empresa, de expatriado, o trabalhador deverá mover ação trabalhista no Brasil, postulando, com fundamento no princípio da
norma mais favorável, os direitos previstos na legislação brasileira, ressalvada a lei boliviana, se mais benéfica.
d) Com base no princípio da territorialidade, o trabalhador, expatriado, deverá mover ação trabalhista na Bolívia e com fundamento no princípio da norma mais
favorável, postular os direitos trabalhistas previstos na legislação mais benéfica.
e) Com base no princípio da nacionalidade do empregador como réu, o trabalhador, expatriado, deverá mover ação trabalhista na Argentina, mas deverá, com
fundamento no princípio da territorialidade, postular os direitos trabalhistas previstas da legislação boliviana.
www.tecconcursos.com.br/questoes/240073
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2011
Direito do Trabalho - Princípios do Direito Individual do Trabalho
O sindicato dos empregados de empresa de transporte e o sindicato das empresas de transporte firmaram convenção coletiva, na qual foi estipulado aviso prévio de 60
dias por tempo de serviço, no caso de dispensa sem justa causa. Dois meses depois de esse instrumento normativo estar em vigor, o motorista Sílvio de Albuquerque foi
despedido imotivadamente pela Transportadora Carga Pesada Ltda. Em virtude de não ter a CTPS assinada e de não terem sido pagas suas verbas rescisórias, Sílvio
ajuizou ação trabalhista, pleiteando o reconhecimento do vínculo de emprego,assim como o pagamento das verbas rescisórias, observando-se o aviso prévio de 60 dias,
bem como a projeção de 2/12 nas suas férias proporcionais, 13º proporcional e FGTS, além da contagem desse período no registro do termo final do contrato em sua
CTPS. Em contestação, a transportadora impugnou a pretensão de Sílvio, sob o argumento de que ele era autônomo e, ainda que não o fosse, o instituto do aviso prévio,
tal como previsto no art. 7º, XXI, da CRFB, é de trinta dias, inexistindo lei que o regulamente. Argumentou, ainda, que convenção coletiva não é lei em sentido formal e
que, portanto, seria inválida a regulamentação da Constituição por meio da autonomia coletiva sindical.
Com base na situação acima descrita, é correto afirmar que Sílvio
a) não faz jus ao aviso prévio de 60 dias, uma vez que o art. 7º, XXI, da CRFB é norma de eficácia limitada, inexistindo lei que a regulamente.
b) faz jus ao aviso prévio de 60 dias, uma vez que o art. 7º, XXI, da CRFB não é empecilho para a ampliação do período de 30 dias por meio de norma coletiva.
c) não faz jus ao aviso prévio de 60 dias, uma vez que não teve a CTPS assinada.
d) faz jus ao aviso prévio de 60 dias, uma vez que era trabalhador autônomo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/240073
6) 
7) 
8) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/260627
FGV - TFC (BADESC)/BADESC/Advogado/2010
Direito do Trabalho - Princípios do Direito Individual do Trabalho
Assinale a alternativa que indique o princípio do Direito do Trabalho que prevê a proteção dos salários contra descontos não previstos em lei.
a) Princípio da unidade salarial.
b) Princípio da primazia da realidade.
c) Princípio da materialidade salarial.
d) Princípio da legalidade.
e) Princípio da intangibilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2476489
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2007
Direito do Trabalho - Princípios do Direito Individual do Trabalho
Tendo em vista o princípio da irrenunciabilidade de direitos trabalhistas, é correto afirmar que se
a) veda a renúncia, mas aceita-se a transação sobre determinados direitos quando houver expressa previsão legal para tanto.
b) veda tanto a renúncia quanto a transação.
c) aceita a renúncia se formalizada por escrito, por ocasião da admissão.
d) aceita a renúncia se o empregado for maior e capaz.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2476723
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2007
Direito do Trabalho - Princípios do Direito Individual do Trabalho
Tendo em vista o princípio da primazia da realidade, é correto afirmar que
a) simples documento firmado por pessoa alfabetizada, por ocasião da admissão no emprego, renunciando aos direitos trabalhistas, tem plena validade.
b) para o Direito do Trabalho, a verdade real deve prevalecer sobre a forma.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/260627
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2476489
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2476723
9) 
10) 
c) simples documento firmado por pessoa alfabetizada, por ocasião da admissão no emprego, renunciando aos direitos trabalhistas, tem plena validade, desde que
em presença de duas testemunhas.
d) toda prestação de serviços configura relação de emprego.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2407110
CEBRASPE (CESPE) - Sec OAB ES/OAB/2004
Direito do Trabalho - Princípios do Direito Individual do Trabalho
Quanto aos princípios informativos do direito do trabalho, assinale a opção incorreta.
a) Como expressão do princípio da proteção, as normas jurídicas trabalhistas encerram núcleo mínimo de direitos que devem ser imperativamente observados pelos
sujeitos da relação de emprego.
b) Por aplicação do princípio da indisponibilidade ou da irrenunciabilidade de direitos trabalhistas, será nulo qualquer ato unilateral ou bilateral de despojamento
patrimonial realizado pelo trabalhador, independentemente do momento em que venha a ser praticado: antes, durante ou após o encerramento da relação de
emprego.
c) O princípio da inalterabilidade lesiva do contrato de trabalho impede que o empregador promova a redução dos salários de seus empregados sem o concurso do
sindicato profissional correspondente, ainda que em caso de força maior ou de prejuízos devidamente comprovados.
d) O princípio da primazia da realidade consagra a noção civilista de que se deve, no exame das declarações de vontade, atentar mais para a efetiva intenção das
partes, quando benéfica ao trabalhador, em detrimento de ajustes formais ou expressos em contrário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2596233
CENTEC - Prof (SEDUC CE)/SEDUC CE/Comércio/2023
Direito do Trabalho - Direitos Constitucionais Trabalhistas
De acordo com o direito trabalhista assegurado ao servidor público no regime estatutário, identifique qual das informações abaixo está INCORRETA.
a) No trabalho extraordinário, a remuneração deve ser superior a 40% no mínimo à do trabalho normal.
b) Para os que recebem remuneração variável, o valor do salário nunca pode ser inferior ao mínimo.
c) Licença paternidade e maternidade de acordo com as leis específicas.
d) Proibição de diferentes valores salariais por motivos de sexo ou idade.
e) Proteção do trabalho da mulher no mercado, seguindo os termos legais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2407110
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2596233
11) 
12) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2609800
Ibest - Adv (CRF SC)/CRF SC/2023
Direito do Trabalho - Direitos Constitucionais Trabalhistas
O trabalho como atributo de dignidade e de valor decorreu do sentido de que nele estava a chave para a liberdade e o caminho para o aperfeiçoamento do espírito
(MARTINEZ, 2019).
 
A respeito do direito do trabalho e os direitos constitucionais dos trabalhadores, assinale a alternativa correta.
a) Cláusulas regulamentares que revogam ou alteram vantagens deferidas anteriormente só atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração do
regulamento.
b) O princípio da manutenção da condição mais benéfica implica a desconsideração progressiva de contratos individuais de trabalho, uma vez que o arcabouço
normativo constitucional é suficiente e mais benéfico para a proteção do trabalhador.
c) De acordo com o princípio da indisponibilidade de direitos, o funcionário público não pode optar pelo regime trabalhista, pois tal opção implica a renúncia dos
direitos inerentes ao regime estatutário.
d) De acordo com o disposto na Constituição Federal, não se fala em igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o
trabalhador avulso, mas sim entre trabalhadores urbanos e rurais.
e) O princípio da continuidade da relação de emprego se traduz na vitimização do trabalhador, uma vez que os empregadores falseiam documentos e provas, que
devem, por isso, ser desconsiderados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2630981
FUNDATEC - Res Jur (PGE SP)/PGE SP/2023
Direito do Trabalho - Direitos Constitucionais Trabalhistas
São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, assegurados expressamente na Constituição Federal, EXCETO:
a) Salário-mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação,
educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua
vinculação para qualquer fim.
b) Remuneração do trabalho noturno inferior à do diurno.
c) Irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo.
d) Proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.
e) Proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2609800
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2630981
13) 
14) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2648716
AVANÇASP - ASoc (Rio Claro)/Pref Rio Claro/2023
Direito do Trabalho - Direitos Constitucionais Trabalhistas
Analise as afirmativas abaixoatribuindo (V) para Verdadeira e (F) para Falsa, em seguida assinale a alternativa com a sequência correta. São direitos dos
trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
 
( ) aposentadoria;
 
( ) seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa;
 
( ) proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;
a) F F F
b) V F V
c) V V F
d) V V V
e) F F V
www.tecconcursos.com.br/questoes/2064930
FGV - ES (SEMSA Manaus)/Pref Manaus/Advogado/2022
Direito do Trabalho - Direitos Constitucionais Trabalhistas
Dos direitos a seguir listados, que se encontram previstos no Art. 7º da Constituição da República de 1988, assinale o que ainda não foi regulamentado pelo
legislador infraconstitucional.
a) Participação nos lucros ou resultados.
b) Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço.
c) Salário-família para os dependentes do trabalhador de baixa renda.
d) FGTS.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2648716
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2064930
15) 
16) 
e) Adicional de penosidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/514409
FGV - TJ TRT12/TRT 12/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito do Trabalho - Direitos Constitucionais Trabalhistas
Dos direitos trabalhistas previstos na Constituição Federal de 1988, aquele que até o presente momento NÃO foi regulamentado é:
a) participação nos lucros ou resultados;
b) aviso prévio proporcional ao tempo de serviço;
c) repouso semanal remunerado;
d) adicional para atividade penosa;
e) fundo de garantia por tempo de serviço.
www.tecconcursos.com.br/questoes/239175
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2013
Direito do Trabalho - Direitos Constitucionais Trabalhistas
Os direitos constitucionais relacionados a seguir já foram regulamentados por Lei, à exceção de um. Assinale-o.
a) Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço.
b) Participação nos lucros ou resultados.
c) Adicional por atividade penosa.
d) Licença-paternidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/514409
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/239175
17) 
18) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2479272
Com. OAB GO - Sec OAB GO/OAB/2006
Direito do Trabalho - Direitos Constitucionais Trabalhistas
São direitos constitucionalmente previstos dos trabalhadores urbanos:
a) décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;
b) remuneração do trabalho noturno 50% superior à do diurno;
c) repouso semanal remunerado aos domingos;
d) licença à gestante, com duração de três meses.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2427735
FGV - JT (CSJT)/CSJT/2023
Direito do Trabalho - Fontes do Direito Individual do Trabalho
“O sentido da palavra fonte relaciona-se com aquilo que origina ou produz. No plano jurídico, o estudo das fontes consiste em saber donde vem o Direito e donde
dimana a juridicidade das normas” (MATA-MACHADO, Edgar de Godoi da - Elementos de Teoria Geral do Direito - Belo Horizonte: Ed. Vega, 1976, p. 213).
 
Ao examinar a estrutura de fontes formais e materiais do Direito, incluídas as fontes do Direito do Trabalho, no sistema jurídico brasileiro, considerando a relação entre
direito objetivo e direito subjetivo, e a estrutura do processo legislativo, é correto afirmar que:
a) os debates políticos, discussões sociais, manifestações públicas da sociedade civil e outras expressões de conteúdo ideológico dos entes sociais constituem as
fontes formais do Direito;
b) a jurisprudência não constitui fonte formal do Direito, caracterizando-se apenas como fonte material, pois as teses jurídicas dela decorrentes têm apenas efeito
persuasivo, e não coercitivo;
c) o fenômeno da integração jurídica (preenchimento de lacunas no ordenamento jurídico/omissão da lei) não é admitido no direito positivo brasileiro, tanto como
regra geral para qualquer área do Direito quanto como regra especial para o Direito do Trabalho;
d) as Emendas à Constituição da República de 1988 devem ser propostas por iniciativa de dois terços, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do
Senado Federal, pelo presidente da República, ou por dois terços das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela
maioria relativa de seus membros;
e) a Constituição da República de 1988, as Leis Complementares, as Leis Ordinárias, as Medidas Provisórias, as Leis Delegadas, os Decretos Regulamentares do
Poder Executivo e as Súmulas Vinculantes do Supremo Tribunal Federal são considerados fontes formais do Direito, por terem sua positividade relacionada com o
poder legiferante do Estado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2479272
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2427735
19) 
20) 
21) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/260641
FGV - TFC (BADESC)/BADESC/Advogado/2010
Direito do Trabalho - Fontes do Direito Individual do Trabalho
No Direito do Trabalho, o acordo coletivo é classificado como uma fonte:
a) jurisprudencial.
b) material heterônoma.
c) material autônoma.
d) costumeira.
e) formal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2407109
CEBRASPE (CESPE) - Sec OAB ES/OAB/2004
Direito do Trabalho - Fontes do Direito Individual do Trabalho
Considerando as fontes do direito do trabalho, assinale a opção incorreta.
a) Sob a perspectiva econômica, a Revolução Industrial ocorrida no século XVIII — e suas conseqüências na estruturação e disseminação do sistema capitalista —
constituiu a fonte material básica do direito do trabalho.
b) Sob a ótica sociológica, o processo de agregação de trabalhadores em empresas, cidades e regiões do mundo ocidental, favorecendo o surgimento de uma
consciência social coletiva de índole reivindicatória, como resultado da expansão do sistema econômico, pode ser apontado como fonte material do direito do
trabalho.
c) Filosoficamente, correntes de pensamento tais como o trabalhismo, o socialismo cristão e o fascismo corporativista, entre outras, fundamentaram o direito do
trabalho e por isso são consideradas fontes formais desse ramo da ciência jurídica.
d) Sob o ponto de vista político, a ação articulada dos trabalhadores, buscando a melhoria de sua condição social com a participação dos sindicatos, tem operado
como elemento indutor da positivação de normas legais trabalhistas, razão pela qual deve ser considerada fonte material do direito do trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2436688
VUNESP - Sec OAB NE/OAB/2003
Direito do Trabalho - Fontes do Direito Individual do Trabalho
Quanto ao Direito do Trabalho,
 
I. é da União a competência para legislar sobre Direito do Trabalho quanto às normas gerais de tutela do trabalho, restando aos Estados-membros legislarem
sobre normas específicas de tutela do trabalho;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/260641
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2407109
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2436688
22) 
23) 
 
II. a sentença normativa é uma das fontes do Direito do Trabalho;
 
III. as normas trabalhistas que tratam de salário mínimo, de férias, de repouso semanal remunerado, são de ordem pública absoluta, não podendo ser derrogadas
por convenção das partes através de convenções ou acordos coletivos.
 
Indique a alternativa correta.
a) Todas são verdadeiras.
b) Somente III é verdadeira.
c) Somente II é verdadeira.
d) Somente II e III são verdadeiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2437777
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/1999
Direito do Trabalho - Fontes do Direito Individual do Trabalho
Acerca de direito do trabalho, compete legislar
a) privativamente à União.
b) aos Municípios, sendo residual a competência dos Estados e da União.
c) à União, aos Estados e aos Municípios, concorrentemente.
d) privativamente aos Estados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2473417
CEBRASPE (CESPE) - Proc Mun (PGM SP)/Pref SP/2023
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de EmpregoNo que tange aos tipos de relação de trabalho, assinale a opção correta.
a) O trabalhador em domicílio, que efetua as atividades em sua habitação por conta do empregador, possui os mesmos direitos e deveres do trabalhador que realiza
as atividades na sede da empresa.
b) A continuidade e a exclusividade na prestação de serviços impedem a caracterização do contrato de trabalho como autônomo, por serem requisitos da relação de
emprego.
c) A existência de penalidade disciplinar no Estatuto do Policial Militar impede o reconhecimento da relação de emprego decorrente do trabalho particular prestado
por policial militar diretamente a empresa privada.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2437777
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2473417
24) 
d) O trabalho temporário pode ser realizado mediante contrato escrito celebrado entre o trabalhador e a tomadora de serviços, desde que para atender necessidade
de substituição transitória de pessoal permanente ou demanda complementar de serviços.
e) É vedada a utilização da modalidade de contrato de trabalho temporário para a atividade fim da contratante.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2487922
FUNDATEC - Adm (ELETROCAR)/ELETROCAR/2023
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
A Consolidação das Leis do Trabalho – CLT estabelece que se considera como serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador,
aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada. De acordo com as disposições do Art. 4º da CLT, por não se considerar tempo à
disposição do empregador, não será computado como período extraordinário o que exceder a jornada normal, ainda que ultrapasse o limite de cinco minutos, quando o
empregado, por escolha própria, buscar proteção pessoal, em caso de insegurança nas vias públicas ou más condições climáticas, bem como adentrar ou permanecer nas
dependências da empresa para exercer atividades particulares, entre outras, quais sejam:
 
I. Alimentação.
 
II. Descanso.
 
III. Higiene pessoal.
 
IV. Troca de roupa ou uniforme, quando não houver obrigatoriedade de realizar a troca na empresa.
 
Quais estão corretas?
a) Apenas I e II.
b) Apenas III e IV.
c) Apenas I, II e III.
d) Apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2490789
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2023
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2487922
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2490789
25) 
26) 
27) 
Francisco é caseiro desde 2019 em uma chácara localizada em área urbana, cujo proprietário aluga o imóvel por temporada por meio de um site especializado neste
tipo de negociação. Francisco tem a incumbência de manter limpa a casa, receber os locatários e atender às eventuais necessidades deles no tocante ao conforto e à
segurança. Além disso, de 2ª feira a sábado, Francisco faz a manutenção geral do local, independentemente de estar locado, para que a aparência esteja sempre
impecável e, assim, os hóspedes recomendem a estadia na chácara a outros candidatos.
Diante desta situação e das normas de regência, assinale a opção que indica a categoria profissional de Francisco.
a) Trabalhador intermitente.
b) Empregado doméstico.
c) Empregado rural.
d) Empregado comum.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2497834
FUNDATEC - PEBTT (IFC)/IFC/Direito/2023
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
NÃO é requisito da relação de emprego:
a) Não eventualidade.
b) Subordinação.
c) Onerosidade.
d) Impessoalidade na prestação do serviço.
e) Alteridade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2620718
VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Direito/2023
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Constituem elementos essenciais para a caracterização da relação empregatícia:
a) pessoalidade, não eventualidade, subordinação e onerosidade.
b) impessoalidade, não eventualidade, hierarquia e formalidade.
c) impessoalidade, eventualidade, hierarquia e onerosidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2497834
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2620718
28) 
29) 
d) pessoalidade, eventualidade, subordinação e formalidade.
e) pessoalidade, eventualidade, subordinação e consensualidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2673585
CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE SE)/PGE SE/2023
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
O poder do empregador voltado à organização e ao funcionamento do negócio de forma a determinar as condições da prestação de serviços do empregado em
decorrência do contrato de trabalho é denominado
a) poder diretivo.
b) poder hierárquico.
c) poder fiscalizatório.
d) poder disciplinar.
e) poder de controle.
www.tecconcursos.com.br/questoes/912752
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2019
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Rogério foi admitido, em 08/12/2017, em uma locadora de automóveis, como responsável pelo setor de contratos, razão pela qual não necessitava comparecer
diariamente à empresa, pois as locações eram feitas on-line. Rogério comparecia à locadora uma vez por semana para conferir e assinar as notas de devolução dos
automóveis.
 
Assim, Rogério trabalhava em sua residência, com todo o equipamento fornecido pelo empregador, sendo que seu contrato de trabalho previa expressamente o trabalho
remoto a distância e as atividades desempenhadas.
 
Após um ano trabalhando desse modo, o empregador entendeu que Rogério deveria trabalhar nas dependências da empresa. A decisão foi comunicada a Rogério, por
meio de termo aditivo ao contrato de trabalho assinado por ele, com 30 dias de antecedência.
 
Ao ser dispensado em momento posterior, Rogério procurou você, como advogado(a), indagando sobre possível ação trabalhista por causa desta situação.
 
Sobre a hipótese de ajuizamento, ou não, da referida ação, assinale a afirmativa correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2673585
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/912752
30) 
31) 
a) Não se tratando da modalidade de teletrabalho, deverá ser requerida a desconsideração do trabalho em domicílio, já que havia comparecimento semanal nas
dependências do empregador.
b) Não deverá ser requerido o pagamento de horas extras pelo trabalho sem limite de horário, dado o trabalho em domicílio, porém poderá ser requerido trabalho
extraordinário em virtude das ausências de intervalo de 11h entre os dias de trabalho, bem como o intervalo para repouso e alimentação.
c) Em vista da modalidade de teletrabalho, a narrativa não demonstra qualquer irregularidade a ser requerida em eventual demanda trabalhista.
d) Deverá ser requerido que os valores correspondentes aos equipamentos usados para o trabalho em domicílio sejam considerados salário-utilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/709155
FGV - Ana Gest (COMPESA)/COMPESA/Gestão de Pessoas/Administração/2018
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
A CLT, legislação que rege as relações trabalhistas na iniciativa privada, regula, também, alguns cargos da Administração Pública.
 
Assinale a opção que apresenta um cargo da Administração Pública regido pela CLT.
a) engenheiro de agência reguladora.
b) analista de empresa pública.
c) secretário de fazenda.
d) técnico de autarquia.
e) cargo em comissão de chefia em município.
www.tecconcursos.com.br/questoes/718484
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2018
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Uma sociedade empresária do ramo de informática, visando à redução de custos, decidiu colocar metade de seus funcionários em teletrabalho, com possibilidade de
revogação, caso não desse certo.
Sobre o regime de teletrabalho, com base na legislação trabalhista em vigor, assinale a afirmativa correta.
a) Poderá ser realizada a alteração do regime de teletrabalho para o presencial por determinação do empregador, garantido o prazo de transição mínimo de 15 dias,
com correspondente registro em aditivo contratual.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/709155https://www.tecconcursos.com.br/questoes/718484
32) 
33) 
b) Os materiais fornecidos pelo empregador para a realização do teletrabalho representam utilidades e integram a remuneração do empregado.
c) A jornada do empregado em teletrabalho que exceder o limite constitucional será paga como hora extra.
d) A empresa pode implementar, por vontade própria, o teletrabalho, sendo desnecessária a concordância expressa do empregado, já que seria mais vantajoso
para ele.
www.tecconcursos.com.br/questoes/514410
FGV - TJ TRT12/TRT 12/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Para que alguém seja considerado empregado na forma prevista na CLT, NÃO é necessário o seguinte requisito:
a) exclusividade;
b) subordinação;
c) pessoalidade;
d) onerosidade;
e) não eventualidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/221418
FGV - ACI (Pref Recife)/Pref Recife/Finanças Públicas/2014
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
A CLT, em seu artigo 3º, elenca os requisitos necessários para que alguém possa ser caracterizado empregado.
 
Assinale a opção que indica o requisito que é irrelevante para que alguém possa ser qualificado, legalmente, como empregado.
a) Salário
b) Exclusividade
c) Ser pessoa física
d) Pessoalidade
e) Subordinação
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/514410
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/221418
34) 
35) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/237375
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2014
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
A empresa Infohoje Ltda. firmou contrato com Paulo, pelo qual ele prestaria consultoria e suporte de serviços técnicos de informática a clientes da empresa. Para
tanto, Paulo receberia 20% do valor de cada atendimento, sendo certo que trabalharia em sua própria residência, realizando os contatos e trabalhos por via remota ou
telefônica. Paulo deveria estar conectado durante o horário comercial de segunda a sexta-feira, sendo exigida sua assinatura digital pessoal e intransferível para cada
trabalho, bem como exclusividade na área de informática.
 
Sobre o caso sugerido, assinale a afirmativa correta.
a) Paulo é prestador de serviços autônomo, não tendo vínculo de emprego, pois ausente a subordinação, já que inexistente fiscalização efetiva física.
b) Paulo é prestador de serviços autônomo, não tendo vínculo de emprego, pois ausente o pagamento de salário fixo.
c) Paulo é prestador de serviços autônomo, não tendo vínculo de emprego, pois ausente o requisito da pessoalidade, já que impossível saber se era Paulo quem
efetivamente estaria trabalhando.
d) Paulo é empregado da empresa, pois presentes todos os requisitos caracterizadores da relação de emprego.
www.tecconcursos.com.br/questoes/326511
FGV - Ana Adm (PROCEMPA)/PROCEMPA/Analista de Recursos Humanos/2014
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
A relação de trabalho é estabelecida a partir do momento em que uma pessoa presta serviços a outrem.
Alguns elementos são identificadores do vínculo empregatício, sem os quais a relação de emprego não se configura. Um desses elementos é a prestação diária do serviço
e a expectativa que o empregador tem pertinente ao retorno do empregado ao local de trabalho.
Esta descrição acima refere-se à
a) habitualidade.
b) subordinação.
c) pessoa física.
d) pessoalidade.
e) onerosidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/237375
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/326511
36) 
37) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2169288
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direito do Trabalho e Direito Previdenciário/2012
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
No presídio em que cumpre pena, um detento trabalha numa fábrica de bolas de futebol que lá montou, em razão de convênio, uma unidade. Após ativar-se por 1
ano, pretende que a empresa efetue o pagamento do 13º salário e participação nos lucros. De acordo com as normas jurídicas de regência, marque a alternativa correta:
a) Ele terá direito a ambos os títulos, pois não pode haver discriminação.
b) Ele não terá direito, pois o trabalho do preso não está sujeito ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho.
c) Ele receberá 13º salário mas não participação nos lucros diante da sua situação de dívida para com a sociedade.
d) Terá direito a receber ambos os títulos contanto que o valor reverta para a vítima do delito que cometeu.
e) Somente terá direito a receber as verbas citadas caso elas sejam destinadas à sua família, mas, neste caso, eles não receberão auxílio reclusão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/243138
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2010
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Paulo possuía uma casa de campo, situada em região rural da cidade de Muzambinho – MG, onde costumava passar todos os finais de semana e as férias com a sua
família. Contratou Francisco para cuidar de algumas cabeças de gado destinadas à venda de carne e de leite ao mercado local. Francisco trabalhava com pessoalidade e
subordinação, de segunda a sábado, das 11h às 21h, recebendo um salário mínimo mensal. Dispensado sem justa causa, ajuizou reclamação trabalhista em face de
Paulo, postulando o pagamento de horas extraordinárias, de adicional noturno e dos respectivos reflexos nas verbas decorrentes da execução e da ruptura do contrato de
trabalho. Aduziu, ainda, que não era observada pelo empregador a redução da hora noturna.
Diante dessa situação hipotética e considerando que as verbas postuladas não foram efetivamente pagas pelo empregador, assinale a alternativa correta.
a) Francisco tem direito ao pagamento de horas extraordinárias e de adicional noturno, não lhe assistindo o direito à redução da hora noturna.
b) Francisco tem direito ao pagamento de horas extraordinárias, mas não lhe assiste o direito ao pagamento de adicional noturno, já que não houve prestação de
serviços entre as 22h de um dia e as 5h do dia seguinte.
c) Francisco não tem direito ao pagamento de horas extraordinárias e de adicional noturno, por se tratar de empregado doméstico.
d) A redução da hora noturna deveria ter sido observada pelo empregador.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2169288
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/243138
38) 
39) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/243178
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2010
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
João da Silva decidiu ampliar o seu consultório médico e, para isso, contratou o serviço do empreiteiro Vivaldo Fortuna. Ambos ajustaram o valor de R$ 5.000,00,
cujo pagamento seria feito da seguinte maneira: metade de imediato e a outra metade quando do encerramento do serviço. Logo no início dos trabalhos, Vivaldo
contratou os serventes Reginaldo Nonato e Simplício de Deus, prometendo-lhes o pagamento de um salário mínimo mensal. Ocorre que, passados três meses, Reginaldo
e Simplício nada receberam. Tentaram entrar em contato com Vivaldo, mas este tinha desaparecido. Por conta disso, abandonaram a obra e ajuizaram uma ação
trabalhista em face de João da Silva, pleiteando os três meses de salários atrasados, além das verbas resilitórias decorrentes da rescisão indireta provocada por Vivaldo.
Diante desse caso concreto, é correto afirmar que João da Silva
a) deve ser condenado a pagar os salários atrasados e as verbas resilitórias decorrentes da rescisão indireta, uma vez que é o sucessor trabalhista de Vivaldo
Fortuna.
b) deve ser condenado a pagar apenas os salários atrasados, mas não as verbas resilitórias, uma vez que não foi ele quem deu causa à rescisão indireta.
c) não deve ser condenado a pagar os salários atrasados e as verbas resilitórias decorrentes da rescisão indireta, uma vez que a obra não foi devidamente
encerrada.
d) não deve ser condenado a pagar os salários atrasados e as verbas resilitórias decorrentes da rescisão indireta, uma vez que é o dono da obra e não desenvolve
atividade de construção ou incorporação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/243369
CEBRASPE(CESPE) - NAC UNI OAB/OAB/2010
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Os requisitos necessários à caracterização do vínculo de emprego abrangem
a) onerosidade, exclusividade, subordinação jurídica e alteridade.
b) eventualidade, pessoalidade, onerosidade e subordinação jurídica.
c) subordinação, não eventualidade, onerosidade e pessoalidade.
d) dependência econômica, continuidade, subordinação e alteridade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/243178
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/243369
40) 
41) 
42) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1644374
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2008
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Ciro trabalha como taxista para uma empresa que explora o serviço de táxi de um município, sendo o automóvel utilizado em serviço por Ciro de propriedade da
mencionada empresa.
 
Em face da situação hipotética apresentada, de acordo com a legislação trabalhista, Ciro é considerado
a) empresário.
b) trabalhador avulso.
c) trabalhador autônomo.
d) empregado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1644995
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2008
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Ao término de relação empregatícia, quando negados a prestação do serviço e o despedimento, o ônus da prova é do
a) empregado, pois trata-se de prova da relação de emprego.
b) empregado, por caber ao autor a demonstração dos fatos por ele alegados.
c) empregador, pois vigora o princípio da continuidade da relação de emprego, que constitui presunção favorável ao empregado.
d) empregador, pois cabe a este demonstrar, em qualquer caso, a prova dos fatos alegados por qualquer das partes, por vigorar, no processo do trabalho, o princípio
do in dubio pro misero.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2338432
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2007
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Amarildo, policial militar, trabalhava para a empresa Boliche e Cia. como agente de segurança, nos horários em que não estava a serviço da corporação militar. Na
referida empresa, Amarildo cumpria expressamente as ordens emanadas da direção, recebia um salário mensal, e trabalhava de forma contínua e ininterrupta, todas as
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1644374
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1644995
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2338432
43) 
44) 
vezes que não estava escalado na corporação.
 
Considerando a situação apresentada, assinale a opção correta.
a) Não existe vínculo empregatício entre Amarildo e a empresa Boliche e Cia., já que o trabalho prestado por Amarildo para essa empresa constitui trabalho eventual
autônomo.
b) A justiça do trabalho não pode reconhecer nenhuma espécie de vínculo empregatício entre Amarildo e a empresa Boliche e Cia., já que Amarildo é policial militar.
c) Existe vínculo empregatício entre a empresa Boliche e Cia. e Amarildo, porém esse vínculo jamais poderá ser reconhecido, em razão da situação de militar de
Amarildo.
d) É legítimo o reconhecimento da relação de trabalho entre Amarildo e a empresa Boliche e Cia., independentemente do eventual cabimento de penalidade
disciplinar prevista no estatuto do policial militar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2338805
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2007
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
João, médico residente, ingressou com ação na justiça do trabalho pleiteando o reconhecimento da relação de emprego com um hospital público municipal.
 
Diante dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
a) Assiste razão a João, uma vez que o período de residência médica deve ser considerado relação de emprego, já que presentes os elementos caracterizadores do
vínculo, ou seja, pagamento de salário, subordinação e permanência.
b) A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação, regida sob os ditames do Decreto n.º 80.281/1977, caracterizada por treinamento em
serviço, em regime de dedicação exclusiva. Logo, não pode ser caracterizada como relação de emprego.
c) Caberá ao juiz, ao analisar a demanda, definir se houve ou não uma relação de emprego.
d) Durante o período de residência médica, não existe nenhum vínculo entre o médico e o hospital, já que apenas assiste aulas no hospital, mas não exerce
atividade laborativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2476724
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2007
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Ante os princípios que regem o Poder Diretivo do empregador, pode o Regulamento da Empresa dispor sobre
a) exigência do uso de uniformes não convencionais, em caráter punitivo, para empregados que tiverem faltas não justificadas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2338805
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2476724
45) 
46) 
b) exigência de presença semanal do empregado a culto religioso.
c) horário do início da jornada, quer para o setor administrativo, quer para o setor da produção.
d) origem social, raça e sexo do candidato a emprego.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2476727
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2007
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Muito embora a prestação de serviços a título oneroso seja realizada fora do estabelecimento, ficará caracterizada a relação de emprego se o trabalho for
a) externo, mas não eventual, e ostentando as características da subordinação e da pessoalidade.
b) externo e não exclusivo, mas o prestador comunicar-se por meio eletrônico, mensalmente, com o tomador dos serviços.
c) externo e não exclusivo, mas o prestador comunicar-se por meio eletrônico, a cada 15 (quinze) dias, com o tomador dos serviços.
d) executado no domicílio do trabalhador, embora de forma eventual, mas podendo ser substituído por outras pessoas da família.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2476728
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2007
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Entre os contratos de trabalho, inexiste regramento na lei brasileira para a hipótese
a) de trabalho da chamada mãe social.
b) de trabalho avulso do portuário.
c) de contrato de safra.
d) do contrato de equipe.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478585
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2006
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2476727
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2476728
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478585
47) 
48) 
49) 
O desconto de dano causado pelo empregado a equipamento do empregador é
a) proibido por lei.
b) proibido, salvo disposição em contrário no contrato de trabalho.
c) permitido em caso de dolo, independentemente de previsão contratual.
d) permitido, em regra, salvo previsão contratual em sentido contrário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2479065
Com. OAB GO - Sec OAB GO/OAB/2006
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Marque a alternativa correta, tendo em vista o disposto na CLT.
a) Não serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na CLT.
b) As alterações na estrutura jurídica da empresa poderão afetar os direitos de seus empregados.
c) Serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na CLT.
d) O direito comum não será fonte subsidiária do direito do trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2443787
VUNESP - Sec OAB NE/OAB/2005
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, equi param-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da rela ção do empregado,
a) somente os profissionais liberais, que admitirem advo gados como empregados.
b) somente as instituições de beneficência, com fins lucra tivos.
c) as associações recreativas ou outras instituições com fins lucrativos, que admitirem médicos como empregados.
d) os profissionais liberais, as instituições de beneficên cia, as associações recreativasou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores
como em pregados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2479065
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2443787
50) 
51) 
52) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2475678
FCC - Sec OAB SP/OAB/2005
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
A suspensão disciplinar do empregado, por falta praticada na execução das obrigações decorrentes do contrato de trabalho,
a) não tem limite máximo fixado em lei, devendo adequar-se à gravidade da falta.
b) não pode superar sete dias consecutivos, sob pena de considerar-se o empregado dispensado sem justa causa.
c) não pode superar quinze dias consecutivos, sob pena de considerar-se o empregado dispensado sem justa causa.
d) não pode superar trinta dias consecutivos, sob pena de considerar-se o empregado dispensado sem justa causa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2475681
FCC - Sec OAB SP/OAB/2005
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
A legislação brasileira, no tocante à revista de empregados,
a) é omissa.
b) proíbe qualquer forma de revista, salvo mediante prévia autorização judicial.
c) permite qualquer forma de revista, desde que realizada por pessoa do mesmo sexo.
d) proíbe a revista íntima de empregadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2407112
CEBRASPE (CESPE) - Sec OAB ES/OAB/2004
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
A respeito dos sujeitos da relação de emprego, assinale a opção correta.
a) O advogado contratado para a execução de pareceres jurídicos em caráter pessoal, oneroso e habitual, que labore 4 horas diárias, deve ser considerado
empregado.
b) Deve ser considerado empregado o trabalhador associado a cooperativa de mão-de-obra que preste serviços pessoais e onerosos, na condição de médico, em
caráter ocasional, a determinado hospital.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2475678
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2475681
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2407112
53) 
54) 
c) Qualifica-se como empregado o trabalhador contratado para executar a ampliação da residência de um servidor público, mediante preço certo e prazo
previamente ajustados, sem ingerência do proprietário da obra na forma de sua execução.
d) O trabalhador voluntário que presta serviços com ânimo e causa benevolente deve ser considerado empregado, se perceber valores habituais da instituição
privada acolhedora.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2476740
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2004
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
A existência de relação de emprego supõe que
a) se observe a solenidade prevista em lei para admissão do empregado.
b) haja impessoalidade na prestação de serviço.
c) haja pessoalidade na prestação de serviço.
d) os serviços sejam prestados com exclusividade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2442693
VUNESP - Sec OAB NE/OAB/2003
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Considera-se empregador a empresa individual ou coletiva que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de
serviços.
 
São também empregadores, os equiparados para fins da relação de emprego, conforme alternativas a seguir:
a) o dono da obra para uso próprio, os empreiteiros, os profissionais liberais e as instituições beneficentes, religiosas e recreativas.
b) o dono da obra para uso próprio, os profissionais liberais, as instituições beneficentes, religiosas e recreativas.
c) os profissionais liberais, as instituições beneficentes, religiosas e recreativas.
d) o dono da obra para uso próprio, as instituições beneficentes, religiosas e recreativas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2442696
VUNESP - Sec OAB NE/OAB/2003
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2476740
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2442693
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2442696
55) 
56) 
57) 
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
 
Assim sendo, não são empregados
a) os autônomos, os eventuais, os avulsos, os estagiários, os profissionais liberais, os domésticos, o pequeno empreiteiro.
b) os eventuais, os avulsos, os estagiários, os profissionais liberais, os domésticos e o pequeno empreiteiro.
c) os avulsos, os estagiários, os profissionais liberais, os domésticos, o pequeno empreiteiro.
d) os autônomos, os eventuais, os avulsos e o pequeno empreiteiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2472412
VUNESP - Adv (OAB DF)/OAB DF/2002
Direito do Trabalho - Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Empregado trabalhou para o mesmo empregador em dois períodos distintos e descontínuos. No tempo de serviço do empregado, readmitido, estes dois períodos
serão computados se o primeiro contrato de trabalho fora
a) rescindido pelo empregador por justa causa.
b) rescindido por pedido de demissão do empregado.
c) rescindido sem justa causa com pagamento das verbas indenizatórias.
d) extinto por aposentadoria espontânea do empregado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2230017
FGV - AJ TRT13/TRT 13/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direito do Trabalho - CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social
Os primos Ruy e Antenor foram contratados em 5 de setembro de 2022 pela sociedade empresária Riacho Calmo S.A., localizada no Município de Baraúna/PB, e
encaminhados ao setor de Recursos Humanos da empresa. Ambos possuem CTPS digital, sendo que a carteira de Ruy foi assinada pelo novo empregador no 5º dia útil
após a admissão e a de Antenor, no 7º dia útil após o seu ingresso na empresa.
 
Considerando a situação apresentada e os termos da CLT, assinale a afirmativa correta.
a) As CTPS´s foram assinadas no prazo legal de 10 dias úteis, daí porque não existe qualquer irregularidade administrativa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2472412
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2230017
58) 
59) 
b) Não existe na Lei prazo específico para a assinatura da CTPS, havendo recomendação para que não ultrapasse os primeiros 30 dias do contrato, sob pena de
multa.
c) A CTPS de Ruy foi assinada no prazo legal, mas a de Antenor não, gerando multa administrativa para a empresa de R$ 3.000,00 por ser sociedade anônima.
d) Com o advento da CTPS digital, o empregador ficou desonerado de prazo para assinatura porque agora isso deve ser feito pelo próprio empregado, com
validação posterior da empresa.
e) Uma vez que o prazo para assinatura das carteiras é de 48 horas, a empresa descumpriu a norma para ambos os empregados e receberá duas multas de R$
800,00 cada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2339320
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2006
Direito do Trabalho - CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social
Não estão previstas na carteira de trabalho e previdência social anotações relacionadas a
a) interrupções e suspensões no contrato de trabalho.
b) acidentes do trabalho.
c) alterações no estado civil e referentes a dependentes.
d) atos desabonadores à conduta do empregado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2477691
Com. OAB GO - Sec OAB GO/OAB/2005
Direito do Trabalho - CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social
Marque a alternativa correta.
a) As anotações na CTPS concernentes à remuneração devem especificar o salário, qualquer que seja a sua forma de pagamento, seja ele em dinheiro ou em
utilidade, bem como a estimativa de gorjeta.
b) Os sindicatos poderão cobrar de seus filiados apenas o custo operacional pela entrega das Carteiras de Trabalho e de Previdência Social; serviços esses que
serão fiscalizados nas respectivas sedes pelo Ministério Público do Trabalho.
c) Os sindicatos não poderão incumbir-se da entrega das CTPS de seus filiados, sob pena das sanções previstas na CLT.
d) As anotações na CTPS concernentes à remuneração devem especificar o salário, qualquer que seja sua forma de pagamento, seja ele em dinheiro ou em
utilidade.No entanto, não é necessário anotar a estimativa de gorjeta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2339320
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2477691
60) 
61) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2476535
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2003
Direito do Trabalho - CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social
As anotações feitas pelo empregador na carteira de trabalho do empregado
a) geram presunção juris tantum em favor do empregado.
 
b) geram presunção juris et de jure contra o empregador.
c) não geram presunção alguma contra o empregador, por serem mera formalidade exigida por lei.
d) devem ocorrer no prazo improrrogável de cinco dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2340119
FCC - AJ TRT18/TRT 18/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2023
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Bromélia é contratada da empresa Verdes Mares Indústria e Comércio Ltda. para prestação de trabalho intermitente, nos termos da Consolidação das Leis do
Trabalho. No dia 21 de dezembro de 2022, Bromélia foi convocada pelo contratante, tendo aceito a oferta, para laborar nos dias 26, 27, 28 e 29/12/2022, sendo que
perceberia pelos dias o valor de R$ 500,00. Sabendo-se que a trabalhadora deixou de comparecer ao trabalho nos referidos dias, sem justo motivo, de acordo com
previsão legal, a empresa Verdes Mares poderá cobrar de Bromélia multa de
a) R$ 50,00, no prazo de 30 dias, vedada a compensação.
b) R$ 100,00, no prazo de 15 dias, permitida a compensação em igual prazo.
c) R$ 200,00, no prazo de 30 dias, vedada a compensação.
d) R$ 150,00, no prazo de 20 dias, permitida a compensação em igual prazo.
e) R$ 250,00, no prazo de 30 dias, permitida a compensação em igual prazo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2414249
VUNESP - Med (Pref Sorocaba)/Pref Sorocaba/Médico do Trabalho/2023
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2476535
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2340119
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2414249
62) 
63) 
64) 
Assinale a alternativa que contém uma modalidade de contrato de trabalho introduzida na legislação trabalhista desde 2017.
a) Contrato individual para prestação de serviços domésticos.
b) Contrato individual para prestação de serviços na zona rural.
c) Contrato com microempreendedor individual.
d) Contrato individual para trabalho intermitente.
e) Contrato individual para o exercício de emprego em caráter temporário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2497630
Instituto AVALIA - Ana Gest (CAU BA)/CAU BA/2023
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Considerando a reforma trabalhista de 2017, ao final de cada período de prestação de serviço, o empregado receberá o pagamento imediato das seguintes parcelas,
EXCETO:
a) adicionais legais.
b) remuneração.
c) repouso semanal remunerado.
d) décimo terceiro salário proporcional.
e) férias proporcionais com acréscimo de três terços.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2555366
IBADE - Proc Mun (Pref RB)/Pref Rio Branco/2023
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
A despeito dos Contratos Individuais de Trabalho, assinale a opção correta.
a) A contratação do autônomo, cumpridas por este todas as formalidades legais, com ou sem exclusividade, de forma contínua ou não, não afasta automaticamente
a qualidade de empregado, cabendo ao empregador provar a ausência dos requisitos da CLT.
b) O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para
prestação de trabalho intermitente.
c) Para fins de contratação, o empregador poderá exigir do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no
mesmo tipo de atividade.
d) O contrato de experiência não poderá exceder de 03 (três) meses.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2497630
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2555366
65) 
66) 
e) A empresa sucedida nos casos em que restou configurada a sucessão empresarial ou de empregadores nos termos da CLT responderá pelas obrigações
trabalhistas subsidiariamente com a sucessora quando ficar comprovada fraude na transferência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2057021
FGV - AGC (EPE)/EPE/Recursos Humanos/2022
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Um grupo de amigos abriu uma empresa que desenvolveu um novo aplicativo que, integrado aos aparelhos elétricos de um domicílio, contabiliza o gasto real de cada
aparelho.
Para aumentar a qualidade do projeto, decidem contratar alguns desenvolvedores graduados em ciência da computação, com os quais estabelecem um contrato de
experiência de 80 dias, reconhecendo a necessidade de avaliar a habilidade de cada funcionário em função da complexidade da tarefa.
Com relação à situação apresentada e às regras previstas na CLT, assinale a afirmativa correta.
a) Ocorreu uma ilegalidade, visto que o contrato de experiência só vale por um período de até 60 dias.
b) Ocorreu uma ilegalidade, visto que o contrato apresentado se adequa ao tipo temporário.
c) Ocorreu uma ilegalidade, visto que a natureza da tarefa não permite o uso do contrato de experiência.
d) Ocorreu de maneira absolutamente legal, visto que o contrato de experiência pode ser realizado por um período de até 90 dias.
e) Ocorreu de maneira absolutamente legal, visto que, em função da tarefa requerida, o contrato de experiência pode ser realizado por um período de até 120 dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2097813
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2022
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
A sociedade empresária Transportes Canela Ltda., que realiza transporte rodoviário de passageiros, abriu processo seletivo para a contratação de motoristas
profissionais e despachantes.
 
Interessados nos cargos ofertados, Sérgio se apresentou como candidato ao cargo de motorista e Bárbara, ao cargo de despachante. A sociedade exigiu de ambos a
realização de exame toxicológico para detecção de drogas ilícitas como condição para a admissão.
 
Considerando a situação de fato e a previsão legal, assinale a afirmativa correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2057021
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2097813
67) 
68) 
a) Em hipótese alguma, o exame poderia ser feito, uma vez que viola a intimidade dos trabalhadores.
b) O exame pode ser feito em ambos os empregados, desde que haja prévia autorização judicial.
c) O exame seria válido para Sérgio por expressa previsão legal, mas seria ilegal para Bárbara.
d) É possível o exame em Bárbara se houver fundada desconfiança da empresa, mas, para Sérgio, não pode ser realizado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2097819
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2022
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
A churrascaria Boi Gordo tem movimento variado ao longo dos diversos meses do ano. A variação também ocorre em algumas semanas, razão pela qual decidiu
contratar alguns empregados por meio do chamado contrato intermitente. Diante disso, esses pretensos empregados ficaram com dúvidas e consultaram você, como
advogado(a), para esclarecer algumas questões.
 
Assinale a opção que indica, corretamente, o esclarecimento prestado.
a) O tempo de resposta do empregado em relação à convocação para algum trabalho é de um dia útil para responder ao chamado, e o silêncio gera presunção de
recusa.
b) O empregador poderá convocar o empregado de um dia para o outro, sendo a antecedência de um dia útil, portanto.
c) Para o empregado existe um limite de recusas por mês. Extrapolado o número de três recusas no mês, considerar-se-á rompido o contrato.
d) O contrato intermitente pode ser tácito ou expresso, verbal ou escrito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2216304
FGV - TJ TRT16/TRT 16/Administrativa/Qualquer Área/2022
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Pedro tem um contrato intermitente com uma sociedade empresária que realiza festasem Chapadinha/MA, sendo chamado quando há serviço. Em 29 de outubro de
2022, a empresa realizaria uma grande festa e convocou Pedro, no dia 25 de outubro de 2022, para nela trabalhar. Pedro recusou de plano a oferta porque já havia se
comprometido com outra sociedade empresária para trabalhar naquele dia como garçom.
Diante da situação retratada e dos termos da CLT, assinale a afirmativa correta.
a) No caso de impasse entre as partes quanto à aceitação da prestação do serviço, a Justiça do Trabalho deverá ser acionada.
b) A empresa está errada porque a convocação deveria ter ocorrido com 7 dias de antecedência.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2097819
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2216304
69) 
70) 
c) Pedro agiu de forma insubordinada e por isso poderia ser dispensado por justa causa.
d) É direito de Pedro não aceitar o trabalho e isso não poderá ocasionar qualquer punição.
e) O empregado agiu com indisciplina e poderia ser dispensado por justa causa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1626407
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2021
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Luiz e Selma são casados e trabalham para o mesmo empregador. Ambos são teletrabalhadores, tendo o empregador montado um home office no apartamento do
casal, de onde eles trabalham na recepção e no tratamento de dados informatizados.
Para a impressão dos dados que serão objeto de análise, o casal necessitará de algumas resmas de papel, assim como de toner para a impressora que utilizarão.
Assinale a opção que indica quem deverá arcar com esses gastos, de acordo com a CLT.
a) Cada parte deverá arcar com 50% desse gasto.
b) A empresa deverá arcar com o gasto porque é seu o risco do negócio.
c) A responsabilidade por esse gasto deverá ser prevista em contrato escrito.
d) O casal deverá arcar com o gasto, pois não há como o empregador fiscalizar se o material será utilizado apenas no trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/266604
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2015
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Determinado empregado foi contratado para criar e desenvolver programas de software, criando novas soluções para as demandas dos clientes do seu empregador.
Em sua atividade normal, esse empregado inventou um programa original, muito útil e prático, para que os empresários controlassem à distância seus estoques, o que
possibilitou um aumento nas vendas.
 
Diante da situação retratada, assinale a afirmativa correta.
a) O empregado terá direito, conforme a Lei, a uma participação sobre o lucro obtido nessas vendas.
b) A Lei é omissa a esse respeito, de modo que, caso não haja consenso entre as partes, será necessário o ajuizamento de ação trabalhista para resolver o impasse.
c) Todo o lucro obtido pelo invento será do empregado.
d) O empregado terá direito apenas ao seu salário normal, exceto se o seu contrato de trabalho tiver previsão de participação no lucro do seu invento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1626407
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/266604
71) 
72) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/221420
FGV - ACI (Pref Recife)/Pref Recife/Finanças Públicas/2014
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Assinale a opção que indica uma característica do contrato de emprego.
a) É sinalagmático.
b) É gratuito.
c) É real.
d) É instantâneo.
e) Não possui alteridade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/326533
FGV - Ana Adm (PROCEMPA)/PROCEMPA/Analista de Recursos Humanos/2014
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Pedro trabalha há dois anos com Jorge, seu tio. Ele cumpre jornada de 2ª a 6ª feira, das 08h às 18h, com pausa alimentar de duas horas, recebe ordens do seu tio e
ganha por mês dois salários mínimos. Contudo, Pedro não teve a carteira profissional anotada, levando-o a questionar o tio a respeito e solicitar a assinatura da CTPS.
Este, indignado, dispensou Pedro do serviço, alegando ingratidão do sobrinho, que não reconheceu a oportunidade dada, lembrando-o, ainda, que parentes não podem
manter relação empregatícia.
Diante do caso exposto, assinale a afirmativa correta.
a) Qualquer espécie de parentesco exclui a possibilidade de vínculo empregatício entre os membros da mesma família.
b) Desde que presentes os requisitos caracterizadores do vínculo empregatício, ele pode ocorrer entre parentes.
c) Parentes até o 2º grau civil não podem manter vínculo empregatício entre si, mas de graus superiores sim, já que não são próximos.
d) A questão versa sobre parentesco; assim, caberia ao juiz da Vara de Família da localidade decidir o que deve ser feito.
e) Sempre que parentes mantiverem uma relação de trabalho sem anotação da CTPS, pode-se dizer que um deles está sendo lesado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/221420
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/326533
73) 
74) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/327684
FGV - Ana Gest (COMPESA)/COMPESA/Analista de Gestão de Pessoas com Habilitação em Administração/2014
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
A legislação faculta aos empregadores contratar os empregados por dois períodos de experiência, com prazo não superior a noventa dias. A vantagem para a
empresa é a de que, caso o empregado não seja aprovado no prazo previsto, a incidência de encargos sociais será menor.
 
Com relação a esse período de experiência funcional, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Caso o empregado não seja aprovado, ao final do período de experiência receberá os dias trabalhados, aviso prévio, décimo terceiro e férias proporcionais.
( ) Caso a empresa rescinda o contrato de experiência antes do término do período contratual, deverá pagar ao empregado a metade do valor que ele receberia ao
final do prazo previsto.
( ) O contrato pode ser por 45 dias prorrogável por mais 45 dias.
 
As afirmativas são, respectivamente,
a) F, F e V.
b) V, F e V.
c) F, F e F.
d) V, V e V.
e) F, V e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/237868
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2013
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Uma grande empreiteira vence a licitação para construção de uma hidrelétrica, mas, tendo dificuldade em arregimentar trabalhadores em razão da distância até o
canteiro de obras, resolve contratar estrangeiros em situação irregular no país, inclusive porque eles concordaram em não ter a carteira profissional assinada e receber
valor inferior ao piso da categoria.
A contratação, na hipótese apresentada, contempla um caso de
a) trabalho proibido.
b) trabalho ilícito.
c) trabalho escravo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/327684
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/237868
75) 
76) 
d) trabalho válido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/238431
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2012
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Um cientista é contratado como empregado para trabalhar no setor de pesquisa de uma empresa, visando desenvolver atividade inventiva. Após três anos, com uso
de equipamentos e insumos da empresa, o trabalhador inventa um novo maquinário, cuja patente é requerida e, em breve, introduzida no processo de produção, com
previsão de alto lucro.
 
Na hipótese, caso nada tenha sido disposto a respeito, assinale a afirmativa correta.
a) A invenção pertence exclusivamente ao empregado, mas os lucros deverão ser divididos.
b) A invenção pertence exclusivamente ao empregador, dada a atividade para a qual foi contratado o empregado.
c) A invenção pertence ao empregado e ao empregador, que dividirão os lucros.
d) A invenção pertence ao empregador, mas é dado ao empregado pedir indenização por dano material, a ser arbitrado pela justiça.
www.tecconcursos.com.br/questoes/239671
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2012
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Buscando profissionais experientes para manusear equipamentos de alta tecnologia e custo extremamente elevado, uma empresa anuncia a existência de vagas para
candidatos que possuam dois anos de experiência préviaem determinada atividade.
A partir da hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
a) A manifestação é inválida porque o máximo de experiência que pode ser exigida é de seis meses.
b) A manifestação é inválida, pois o empregador não tem o direito de exigir experiência pretérita do candidato a emprego.
c) A manifestação é inválida porque o máximo de experiência que pode ser exigida é de um ano.
d) A manifestação é valida, em razão do valor do equipamento, visando à proteção do patrimônio do empregador.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/238431
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/239671
77) 
78) 
79) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/238915
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2011
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Com relação ao contrato de emprego, assinale a alternativa correta.
a) Quando da contratação por prazo determinado, somente é possível nova contratação entre as mesmas partes num prazo nunca inferior a três meses.
b) São as formas autorizadas por lei para a celebração de qualquer contrato de trabalho por prazo determinado: transitoriedade do serviço do empregado,
transitoriedade da atividade do empregador e quantidade extraordinária de serviço que justifique essa modalidade de contratação.
c) Em nenhuma hipótese o contrato por prazo determinado poderá suceder, dentro de seis meses, a outro contrato por prazo determinado.
d) O contrato de emprego por prazo indeterminado é aquele em que as partes, ao celebrá-lo, não estipulam a sua duração nem prefixam o seu termo extintivo,
podendo versar sobre qualquer obrigação de prestar qualquer tipo de serviço, manual ou intelectual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/243364
CEBRASPE (CESPE) - NAC UNI OAB/OAB/2010
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Com relação ao contrato de trabalho, assinale a opção correta.
a) Constitui motivo para alteração do contrato de trabalho pelo empregador o afastamento do empregado em virtude das exigências do serviço militar.
b) O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário nos dias em que estiver comprovadamente realizando prova de exame vestibular
para ingresso em estabelecimento de ensino superior.
c) A suspensão do empregado por mais de quinze dias consecutivos importa na rescisão injusta do contrato de trabalho.
d) Constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador a condenação criminal do empregado proferida pelo juiz de primeiro grau.
www.tecconcursos.com.br/questoes/243522
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2010
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
No contexto da teoria das nulidades do contrato de trabalho, assinale a alternativa correta.
a) Configurado o trabalho ilícito, é devido ao empregado somente o pagamento da contraprestação salarial pactuada.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/238915
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/243364
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/243522
80) 
81) 
b) Os trabalhos noturno, perigoso e insalubre do menor de 18 (dezoito) anos de idade são modalidades de trabalho proibido ou irregular.
c) O trabalho do menor de 16 (dezesseis) anos de idade, que não seja aprendiz, é modalidade de trabalho ilícito, não gerando qualquer efeito.
d) A falta de anotação da Carteira de Trabalho e Previdência Social do empregado invalida o contrato de trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1643255
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2009
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Assinale a opção correta de acordo com o contrato individual de trabalho regido pela CLT.
a) O referido contrato somente poderá ser acordado de forma expressa.
b) É exigida forma especial para a validade e eficácia do contrato em apreço, motivo pelo qual não é permitida a forma verbal.
c) Um contrato de trabalho por prazo determinado de dois anos poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período.
d) No contrato mencionado, o contrato de experiência poderá ser prorrogado uma única vez, porém não poderá exceder o prazo de noventa dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1644303
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2009
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Na hipótese de a justiça do trabalho declarar nulo contrato de trabalho celebrado entre a administração pública e servidor público que não tenha sido previamente
aprovado em concurso público, o empregado
a) não terá direito a nenhuma verba, dado que o contrato foi declarado nulo.
b) terá direito a férias proporcionais ou integrais, saldo de salário e 13.º salário.
c) fará jus ao pagamento da contraprestação pactuada em relação ao número de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salário mínimo, e dos valores
referentes ao depósito do FGTS.
d) terá direito somente ao salário devido.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1643255
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1644303
82) 
83) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/24975
FGV - Adv (SEN)/SEN/2008
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Em relação ao contrato de trabalho instituído pela Lei de Estímulo aos Novos Empregos - Lei 9.601/98, considere as seguintes assertivas:
I. As estabilidades da gestante, do dirigente sindical e do acidentado são garantidas durante o curso do contrato de trabalho.
II. A prorrogação por mais de uma vez é permitida, desde que respeitado o prazo máximo de dois anos previsto no caput do art. 445 da CLT.
III. A empresa terá alguns incentivos, entre eles, uma redução na ordem de 2% (dois por cento) na contribuição para o FGTS ao mês, tendo em vista a intenção social da
lei.
IV. Ao término da duração do contrato será indevida a indenização sobre os depósitos do FGTS e aviso prévio.
V. O valor da indenização de rescisão antecipada devida pela parte que der causa imotivada a ela será previsto na norma coletiva.
Assinale:
a) se apenas as assertivas I, II e V estiverem corretas.
b) se apenas as assertivas I, II e IV estiverem corretas.
c) se apenas as assertivas II, III e IV estiverem corretas.
d) se apenas as assertivas I, II, IV e V estiverem corretas.
e) se todas as assertivas estiverem corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1644851
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2008
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Não é cabível contrato de trabalho por prazo determinado em
a) serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo.
b) atividades empresariais de caráter transitório.
c) contrato de empreitada.
d) contrato de experiência.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24975
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1644851
84) 
85) 
86) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2480621
CEBRASPE (CESPE) - Sec OAB SP/OAB/2008
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
O contrato de trabalho por prazo determinado, em nenhuma hipótese, poderá ser estipulado por prazo superior a
a) 120 dias.
b) 180 dias.
c) 2 anos.
d) 3 anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2338391
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2007
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
A respeito de contrato de trabalho, assinale a opção correta.
a) O contrato de experiência não poderá exceder o prazo de 90 dias.
b) O contrato de trabalho por prazo determinado poderá ser estipulado por prazo superior a 2 anos, desde que exista interesse das partes.
c) A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa deverá, necessariamente, alterar os contratos de trabalho de seus empregados.
d) A justiça do trabalho não reconhece, em nenhuma hipótese, o contrato de trabalho verbal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2476490
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2007
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Com respeito ao contrato de experiência, é lícito afirmar que
a) poderá ser contratado por 90 (noventa) dias e prorrogado por mais 90 (noventa).
b) não poderá exceder o prazo de 90 (noventa) dias.
c) poderá ser firmado por prazo não superior a 02 (dois) anos, autorizada a prorrogação por mais02 (dois) anos.
d) poderá ser firmado por prazo não superior a 02 (dois) anos, vedada a prorrogação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2480621
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2338391
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2476490
87) 
88) 
89) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2479269
Com. OAB GO - Sec OAB GO/OAB/2006
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Não é característica do contrato de trabalho:
a) ser oneroso;
b) ser aleatório;
c) ser sinalagmático;
d) ter caráter intuitu personae.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2480019
Com. OAB GO - Sec OAB GO/OAB/2006
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Sobre o contrato de trabalho, é correto afirmar:
a) A prova do contrato de trabalho será feita, apenas pelas anotações constantes na carteira profissional.
b) À falta de prova ou inexistindo cláusula expressa a tal respeito, entender-se-á que o empregado se obrigou a todo e qualquer serviço compatível com a sua
condição pessoal.
c) Considera-se por prazo determinado o contrato que suceder, dentro de seis meses, a outro contrato por tempo determinado.
d) Considera-se por prazo determinado o contrato que suceder, dentro de três meses, a outro contrato por tempo determinado, ainda que a expiração deste tenha
dependido de execução de serviços especializados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2443795
VUNESP - Sec OAB NE/OAB/2005
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Observada a regra do artigo 451 da CLT, o contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser estipulado por mais de
a) 3 meses.
b) 6 meses.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2479269
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2480019
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2443795
90) 
91) 
92) 
c) 1 ano.
d) 2 anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2449874
VUNESP - Sec OAB NE/OAB/2005
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
O contrato de trabalho por prazo determinado que
a) for prorrogado uma vez, passará a vigorar sem determinação de prazo.
b) tácita ou expressamente não for prorrogado uma vez, passará a vigorar por prazo determinado na forma do artigo 451 da CLT.
c) não for prorrogado, acarretará para o empregador autuação por infração administrativa.
d) tácita ou expressamente for prorrogado mais de uma vez, passará a vigorar sem determinação de prazo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2407115
CEBRASPE (CESPE) - Sec OAB ES/OAB/2004
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Acerca do contrato de trabalho, assinale a opção correta.
a) Celebrado em caráter experimental, terá prazo máximo de 90 dias, dentro dos quais poderá ser objeto de uma única prorrogação.
b) Poderá ser firmado por trabalhador com idade de 13 anos, mas será válido apenas se contar com a assistência de seu representante legal ou do Ministério
Público do Trabalho.
c) O novo proprietário de uma empresa tem a possibilidade de uma revisão ampla das cláusulas dos contratos de trabalho firmados antes da aquisição, observados,
contudo, os preceitos mínimos previstos na legislação laboral.
d) Será nulo de pleno direito, não gerando nenhum efeito, o contrato de trabalho que não for firmado de modo expresso, ainda que verbalmente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2476744
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2004
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
O contrato de trabalho com prazo determinado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2449874
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2407115
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2476744
93) 
94) 
a) não pode ser prorrogado, sob pena de transformar-se em contrato sem prazo.
b) não pode ser prorrogado, sob pena de autuação do empregador por infração administrativa.
c) pode ser prorrogado apenas uma vez, sob pena de transformar-se em contrato sem prazo.
d) pode ser prorrogado apenas uma vez, sob pena de autuação do empregador por infração administrativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2434661
VUNESP - Sec OAB AM/OAB/2002
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Assinale a alternativa correta em relação ao contrato por prazo determinado.
a) Pode ser renovado várias vezes, desde que por escrito e com o prazo máximo de 02 (dois) anos.
b) Pode ser celebrado por 02 (dois) anos, permitida uma renovação.
c) Não pode exceder o prazo de 02 (dois) anos, podendo haver prorrogação sempre por 01 (hum) ano.
d) Não pode exceder o prazo de 02 (dois) anos, podendo, dentro desse limite, haver uma eventual prorrogação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2471825
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2001
Direito do Trabalho - Características (Contrato de Trabalho)
Os contratos a prazo determinado são
a) admitidos sem restrições pela CLT.
b) lícitos desde que o prazo não ultrapasse 5 (cinco) anos.
c) proibidos nos casos de obra certa.
d) lícitos pelo prazo máximo de 2 (dois) anos nos casos de serviços transitórios ou atividade empresarial transitória.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2434661
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2471825
95) 
96) 
97) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1130875
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2020
Direito do Trabalho - Requisitos (Contrato de Trabalho)
Gervásia é empregada na Lanchonete Pará desde fevereiro de 2018, exercendo a função de atendente e recebendo o valor correspondente a um salário mínimo por
mês.
Acerca da cláusula compromissória de arbitragem que o empregador pretende inserir no contrato da empregada, de acordo com a CLT, assinale a afirmativa correta.
a) A inserção não é possível, porque, no Direito do Trabalho, não cabe arbitragem em lides individuais.
b) A cláusula compromissória de arbitragem não poderá ser inserida no contrato citado, em razão do salário recebido pela empregada.
c) Não há mais óbice à inserção de cláusula compromissória de arbitragem nos contratos de trabalho, inclusive no deGervásia.
d) A cláusula de arbitragem pode ser inserida em todos os contratos de trabalho, sendo admitida de forma expressa ou tácita.
www.tecconcursos.com.br/questoes/240072
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2011
Direito do Trabalho - Requisitos (Contrato de Trabalho)
Uma empresa põe anúncio em jornal oferecendo emprego para a função de vendedor, exigindo que o candidato tenha experiência anterior de 11 meses nessa
função. Diante disso, assinale a alternativa correta.
a) A exigência é legal, pois a experiência até 1 ano pode ser exigida do candidato a qualquer emprego, estando inserida no poder diretivo do futuro empregador.
b) A exigência não traduz discriminação no emprego, de modo que poderia ser exigido qualquer período de experiência anterior.
c) A exigência é ilegal, pois o máximo que o futuro empregador poderia exigir seriam 3 meses de experiência.
d) A exigência é ilegal, pois o máximo que o futuro empregador poderia exigir seriam 6 meses de experiência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2340191
FCC - AJ TRT18/TRT 18/Judiciária/"Sem Especialidade"/2023
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
O princípio norteador do exercício do jus variandi pelo empregador, conforme disciplina a Consolidação das Leis do Trabalho é o
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1130875
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/240072
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2340191
98) 
99) 
a) do in dubio pro operario, desde que haja acordo mútuo entre empregado e empregador, sendo irrelevante o resultado de prejuízo ao trabalhador.
b) da ausência de prejuízo ao empregado, independente de haver ou não mútuo consentimento.
c) da primazia da realidade, não sendo relevante o resultado de prejuízo ao empregado.
d) da condição mais benéfica ao trabalhador, não sendo condição essencial a concordância do empregado.
e) do mútuo consentimento, aliado ao da ausência de prejuízo, quer direto, quer indireto ao empregado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2424962
FEPESE - Proc (B Camboriú)/Pref B Camboriú/2023
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
De acordo coma Consolidação das Leis do Trabalho, é correto afirmar.
a) A complementação do salário do empregado dispensa o empregador de cobrir com as despesas resultantes da transferência da localidade de prestação do
serviço.
b) Considera-se alteração da localidade de trabalho, apenas quando o empregado tenha que mudar o seu domicilio.
c) Desde que não cause prejuízo ao empregado, o contrato de trabalho poderá ser alterado de forma unilateral pelo empregador.
d) É lícita a transferência quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado.
e) A transferência do local de trabalho do empregado por necessidade do serviço obrigará o empregador a suplementar a remuneração do transferido em até
cinquenta por cento do salário que o empregado percebia na localidade originária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2427625
FGV - JT (CSJT)/CSJT/2023
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Em 05/12/2007, a empresa Empresta Valores Ltda. contratou o empregado Josias para o cargo de gerente da filial Norte da companhia. Recebia gratificação de
função 50% superior à dos demais empregados.
No exercício da função, entre outras atribuições, podia admitir, aplicar penalidades e despedir empregados; planejar objetivos, distribuir serviços e cobrar resultados.
Contudo, em 05/04/2016, o desempenho de Josias deixou de ser o habitual. Além de sucessivas reclamações direcionadas à direção pelos clientes, o faturamento da filial
caiu consideravelmente.
Diante do fato e de ter sido indagado a respeito da queda de desempenho, Josias assegurou à empresa que estaria muito bem de saúde, com exames em dia e sem
quaisquer problemas familiares.
Contudo, como os problemas constatados persistiram por mais nove meses, em 05/01/2017, a empresa realocou Josias no cargo de supervisor de estoque, com
gratificação de função 10% inferior ao que lhe pagava anteriormente e contratou outro trabalhador para o cargo que ocupava e que, em pouquíssimo tempo, demonstrou
ótimo rendimento, batendo todas as metas esperadas de desempenho. Ao novo trabalhador, direcionou o valor que pagava a Josias.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2424962
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2427625
100) 
Com fundamento no que dispõe a Consolidação das Leis do Trabalho e na jurisprudência sumulada pelo Tribunal Superior do Trabalho na época dos fatos, a alteração da
função, como feita, é:
a) lícita, especificamente em razão da acentuada queda de rendimento do trabalhador, mas não a redução da gratificação de função, diante do princípio da
estabilidade salarial;
b) ilícita, por configurar rebaixamento, assim também a redução da gratificação de função, por ofender, nas circunstâncias, o princípio da estabilidade salarial;
c) lícita, posto não existir estabilidade em cargo de confiança, podendo o empregador nesta hipótese suprimir ou reduzir a gratificação, independentemente do
tempo de exercício no cargo;
d) ilícita, por configurar rebaixamento, mas a redução da gratificação de função não ofende o princípio da estabilidade salarial, porque justificada pelas
circunstâncias;
e) ilícita, por configurar rebaixamento, assim também a redução da gratificação de função, por ofender o princípio da irredutibilidade salarial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2427643
FGV - JT (CSJT)/CSJT/2023
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Firmino foi contratado em Curitiba para trabalhar no Banco Altos Valores S/A. Iniciou, em 01/12/2016, como escriturário e foi gradativamente galgando os postos de
gerente de contas, gerente de posto de atendimento e gerente geral de agência, que, nos termos do contrato, lhe exigiram sucessivas transferências.
 
Na condição de gerente de contas, trabalhou de 01/10/2017 a 01/12/2018 em pequena agência no interior de São Paulo; como gerente de posto de atendimento, de
02/12/2018 a 03/12/2019 em Florianópolis, Santa Catarina, e, finalmente, como gerente de agência, no ápice da carreira, de 03/12/2019 a 01/10/2022 em Porto Alegre,
no Rio Grande do Sul, quando foi despedido.
 
Firmino ajuizou em Curitiba, onde atualmente reside, reclamação trabalhista postulando o pagamento de adicional de transferência de 25%, bem como de ajuda de custo,
esta nos valores correspondentes às despesas de mudança de uma para outra localidade, incluindo as de passagens de avião.
 
O Banco Altos Valores contestou a ação aduzindo que as transferências ocorridas estavam contratualmente previstas na carreira e, não bastasse, foram definitivas
inclusive pelo tempo de duração de cada uma, notadamente a última, assim não ensejando pagamento de adicional e que a ajuda de custo pretendida carece de amparo
legal, mormente porque, com base no Plano de Cargos e Salários da empresa, o bancário teve substancial aumento salarial em cada transferência ocorrida, o que restou
comprovado nos autos.
 
Com base na jurisprudência uniformizada da Subseção de Dissídios Individuais I do TST, é correto afirmar que Firmino:
a) não faz jus a adicional de transferência por terem sido definitivas as ocorridas pelo tempo de duração de cada uma e não tem direito à ajuda de custo postulada,
compensada com os aumentos salariais obtidos quando da aceitação das transferências;
b) não faz jus a adicional de nenhuma das transferências, por terem sido definitivas as ocorridas, considerado o tempo de duração de cada uma, mas tem direito à
ajuda de custo postulada, porque os aumentos salariais obtidos quando das transferências têm natureza jurídica distinta da ajuda de custo postulada;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2427643
101) 
c) não faz jus apenas ao adicional da última transferência, em razão do longo tempo de sua duração e tem direito à ajuda de custo postulada, porque os aumentos
salariais obtidos quando das transferências têm natureza jurídica distinta dessa parcela;
d) faz jus ao adicional apenas quanto às duas primeiras transferências, pelos exíguos tempos de duração e a condição de necessárias e provisórias para efeito de
progressão funcional e não tem direito à ajuda de custo postulada, porque os aumentos salariais obtidos quando das transferências foram compensatórios dessa
parcela;
e) faz jus ao adicional referente às três transferências, não sendo o lapso temporal critério único para avaliação de sucessividade e de provisoriedade de
transferências, inclusive quando necessárias para progressão funcional, e tem direito à ajuda de custo postulada, que tem natureza jurídica distinta dos aumentos
salariais obtidos quando das transferências.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2456166
IBFC - PNS (Pref Cuiabá)/Pref Cuiabá/Apoio Jurídico/2023
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Com relação às disposições da Consolidação das Leis do Trabalho sobre a alteração do contrato de trabalho, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta
ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.
 
II. Não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado,
deixando o exercício de função de confiança.
 
III. Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência
a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio.
 
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e III
b) I e II apenas
c) II e III apenas
d) I apenas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2456166
102) 
103) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2490790
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2023
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Sílvio Luiz foi convidado pelo seu empregador para ocupar interinamente o cargo de supervisor administrativo; sendo certo que, em caso de vacância do cargo, este
seria preenchido por Sílvio Luiz. Diante desta situação,você foi consultado, como advogado(a) do empregado, para saber acerca dos seus direitos na hipótese.
Sobre o caso apresentado, de acordo com o texto em vigor da CLT e a jurisprudência consolidada do TST, assinale a afirmativa correta.
a) Caso não haja a vacância e cessada a interinidade do cargo, Sílvio Luiz terá que ser desligado da empresa por motivo econômico, o que afasta o pagamento da
multa de 40%, pois a alteração contratual de reversão será ilícita e autorizada a dispensa na hipótese por justo motivo.
b) Sílvio Luiz, no caso de vacância definitiva do cargo, passará a ocupá-lo e terá necessariamente direito ao salário do seu antecessor.
c) Sendo a hipótese de férias do efetivo supervisor administrativo que ensejou o trabalho interino de Sílvio Luiz no cargo, este último não faz jus ao mesmo salário
do substituído no período.
d) Considerando que o exercício do cargo será interino, não havendo a vacância posterior, Sílvio Luiz terá garantido o retorno ao seu cargo anterior e a contagem de
tempo de serviço no cargo ocupado temporariamente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2506409
Instituto Consulplan - Ana (FEPAM RS)/FEPAM RS/Advogado/2023
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Na reclamação trabalhista, a empregada disse que havia sido admitida em 2010 como auxiliar administrativo e, a partir de dezembro de 2020, tinha passado a
exercer as funções de coordenadora administrativa sem receber a devida gratificação da função. Segundo ela, a colega que havia exercido anteriormente a função recebia
uma gratificação de R$ 3.000,00 em razão disso.
 
Considerando o caso em tela, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Vago o cargo em definitivo de coordenadora administrativa, a empregada que passa a ocupá-lo não tem direito a salário igual ao do antecessor.
b) Quando se tratar de substituição em definitivo, e não em caráter eventual, a empregada não possui direito à remuneração percebida pela empregada
substituída.
c) Na petição inicial, a empregada deveria solicitar a equiparação salarial, ainda que as empregadas não tenham exercido simultaneamente as mesmas funções ou
cargos.
d) Não há ofensa à isonomia de tratamento entre os empregados, uma vez que não se trata de salário, mas de gratificação concedida pelo exercício de
determinado cargo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2490790
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2506409
104) 
105) 
e) Na hipótese de haver diferença no salário em razão da função de coordenadora administrativa, enquanto perdurar a substituição no período nas férias, a
empregada substituta fará jus ao salário contratual da substituída.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1887582
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2022
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Eduarda é auditora contábil e trabalha na sociedade empresarial Calculadora Certa Ltda., exercendo sua atividade junto aos vários clientes do seu empregador. Por
necessidade de serviço, e tendo em vista a previsão expressa em seu contrato de trabalho, Eduarda será transferida por 4 (quatro) meses para um distante Estado da
Federação, pois realizará a auditoria física no maior cliente do seu empregador.
 
Considerando essa situação e os termos da CLT, assinale a afirmativa correta.
a) A transferência é nula, porque o empregado tem a expectativa de permanecer em um só lugar.
b) A empregada pode ser transferida e receberá um adicional de 10% (dez por cento), que será incorporado ao seu salário mesmo após o retorno.
c) A transferência somente será possível se houver prévia autorização judicial e, caso permitida, Eduarda fará jus a um adicional mínimo de 50% (cinquenta por
cento).
d) Eduarda poderá ser transferida e terá direito a um adicional não inferior a 25% (vinte e cinco por cento) sobre seu salário, enquanto estiver na outra localidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1749125
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2021
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Genilson e Carla trabalham como operadores de atendimento em uma sociedade empresária de telemarketing. Ambos possuem plano de saúde empresarial,
previsto no regulamento interno e custeado integralmente pelo empregador, com direito a uma ampla rede credenciada e quarto particular em caso de eventual
internação. Ocorre que a sociedade empresária, desejando reduzir seus custos, alterou o regulamento e informou seus empregados que o plano foi modificado, com
redução significativa da rede credenciada e que, eventual internação hospitalar, seria feita em enfermaria – e não mais em quarto particular.
Sobre a alteração efetuada e de acordo com a CLT, assinale a afirmativa correta.
a) A alteração não é válida para Genilson e Carla, porque só pode ser efetivada para aqueles admitidos após a mudança.
b) A alteração é válida para Genilson e Carla, porque o plano de saúde continuou a ser mantido, ainda que em condições diferentes.
c) A alteração somente será válida para os admitidos anteriormente à mudança.
d) A alteração, que alcança apenas os admitidos após a mudança, deve ser homologada judicialmente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1887582
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1749125
106) 
107) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/912757
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2019
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Plínio foi contratado, em 30/11/2017, como auxiliar administrativo de uma fábrica de motores. Graças ao seu ótimo desempenho, foi promovido, passando a
gerente de operações, cargo dispensado do registro de horário, com padrão salarial cinco vezes mais elevado que o cargo efetivo imediatamente abaixo. Plínio era o
responsável pela empresa, apenas enviando relatório mensal à diretoria. Em razão da nova função, Plínio passou a receber uma gratificação equivalente a 50% do salário
básico recebido na função anteriormente exercida.
 
O rendimento de Plínio, oito meses após a promoção, deixou de ser satisfatório, por questões pessoais. Em decorrência disso, a empresa retirou de Plínio a função
gerencial e ele voltou à função que exercia antes, deixando de receber a gratificação de função.
 
Diante disso, assinale a afirmativa correta.
a) O cargo que Plínio passou a ocupar não era de confiança, razão pela qual a alteração contratual equivale a rebaixamento, sendo, portanto, ilícita.
b) O cargo que Plínio passou a ocupar era de confiança, porém não poderia haver o retorno ao cargo anterior com a perda da gratificação de função, razão pela
qual a alteração contratual equivale a rebaixamento, sendo, portanto, ilícita.
c) O cargo que Plínio passou a ocupar era de confiança, e a reversão ao cargo efetivo foi lícita, mas não a perda da remuneração, pois equivale a diminuição
salarial, o que é constitucionalmente vedado.
d) O cargo que Plínio passou a ocupar era de confiança, razão pela qual se admite a reversão ao cargo anterior, sendo lícita a perda da gratificação de função.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1017795
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2019
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
João e Maria são casados e trabalham na mesma empresa, localizada em Fortaleza/CE. Maria ocupa cargo de confiança e, por absoluta necessidade do serviço, será
transferida para Porto Alegre/RS, lá devendo fixar residência, em razão da distância.
Diante da situação retratada e da legislação em vigor, assinale a afirmativa correta.
a) A transferência não poderá ser realizada, porque o núcleo familiar seria desfeito, daí ser vedada por Lei.
b) A transferência poderá ser realizada, mas, como o casal ficará separado, isso deverá durar, no máximo, 1 ano.
c) João terá direito, pela CLT, a ser transferido para o mesmo local da esposa e, com isso, manter a família unida.
d) Não há óbice para a transferência, que poderá ser realizada sem que haja obrigação de a empresa transferir João.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/912757
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1017795
108) 
109) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/465956
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2017
Direito do Trabalho - Alteração (Contratode Trabalho)
Célio e Paulo eram funcionários da sociedade empresária Minério Ltda. e trabalhavam no município do Rio de Janeiro. Por necessidade de serviço, eles foram
deslocados para trabalhar em outros municípios.
 
Célio continuou morando no mesmo lugar, porque o município em que passou a laborar era contíguo ao Rio de Janeiro. Paulo, no entanto, mudou-se definitivamente, com
toda a família, para o município em que passou a trabalhar, distante 350 km do Rio de Janeiro.
 
Dois anos depois, ambos foram dispensados. A sociedade empresária nada pagou aos funcionários quando das transferências de locais de trabalho, salvo a despesa com
a mudança de Paulo. Ambos ajuizaram ações trabalhistas.
 
A partir da hipótese sugerida, assinale a afirmativa correta.
a) Célio e Paulo não têm direito ao adicional de transferência.
b) Apenas Paulo tem direito ao adicional de transferência.
c) Apenas Célio tem direito ao adicional de transferência.
d) Ambos têm direito ao adicional de transferência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/514738
FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Maria Helena é empregada de uma grande empresa, exercendo cargo de confiança. Em razão da comprovada necessidade do serviço, foi transferida, sem sua
prévia anuência, para filial da empresa situada em outro Estado, o que lhe impôs a mudança de sua residência.
Considerando o caráter definitivo dessa transferência, é correto afirmar, à luz da legislação e da jurisprudência uniforme do TST, que:
a) essa alteração do local de trabalho não se presume abusiva, sendo indevido o pagamento do adicional de transferência;
b) a transferência pode ser realizada, mas Maria Helena tem direito ao adicional de transferência de no mínimo 25%;
c) a transferência é abusiva, e Maria Helena poderá conseguir judicialmente a sua reversão;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/465956
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/514738
110) 
111) 
d) a transferência somente será válida se a empregada receber adicional respectivo de 50% do seu salário;
e) a transferência é abusiva, mas isso não retira o direito da empregada de receber o adicional de transferência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/341284
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2016
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Jonilson trabalhava na sociedade empresária XYZ Ltda. e atuava como analista financeiro. Mostrando bom desempenho, o empregador o promoveu ao cargo de
confiança de gerente financeiro e, dali em diante, passou a lhe pagar, além do salário, uma gratificação de função de 50% do salário. Oito anos após, a empresa resolveu
retornar Jonilson ao cargo de origem e suprimiu a gratificação de função.
Diante da situação apresentada, nos termos da CLT, assinale a afirmativa correta.
a) Uma alteração desse vulto necessitaria de ordem judicial, a ser declarada em ação revisional.
b) A reversão é válida, pois não há estabilidade em cargos de gerência.
c) Pode haver a reversão, mas a gratificação de função não pode ser suprimida.
d) A alteração contratual é nula, tratando-se na verdade de rebaixamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/277157
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2015
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Maria trabalha para a sociedade empresária Alfa S.A. como chefe de departamento. Então, é informada pelo empregador que será transferida de forma definitiva
para uma nova unidade da empresa, localizada em outro estado da Federação. Para tanto, Maria, obrigatoriamente, terá de alterar o seu domicílio.
 
Diante da situação retratada e do entendimento consolidado do TST, assinale a afirmativa correta.
a) Maria receberá adicional de, no mínimo, 25%, mas tal valor, por ter natureza indenizatória, não será integrado ao salário para fim algum.
b) A empregada não fará jus ao adicional de transferência porque a transferência é definitiva, o que afasta o direito.
c) A obreira terá direito ao adicional de transferência, mas não à ajuda de custo, haja vista o caráter permanente da alteração.
d) Maria receberá adicional de transferência de 25% do seu salário enquanto permanecer na outra localidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/341284
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/277157
112) 
113) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/239173
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2013
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Uma empresa contrata plano de saúde para os seus empregados, sem custo para os mesmos, com direito de internação em quarto particular. Posteriormente,
estando em dificuldade financeira, resolve alterar as condições do plano para uso de enfermaria coletiva, em substituição ao quarto particular. Após a alteração, um
empregado é contratado, passa mal e exige da empresa sua internação em quarto particular.
Diante dessa situação, assinale a afirmativa correta.
a) O empregado está correto, pois não pode haver alteração contratual que traga malefício ao trabalhador, como foi o caso.
b) O empregado está errado, pois sua contratação já ocorreu na vigência das novas condições, retirando o direito ao quarto particular.
c) O empregado está correto, pois as vantagens atribuídas à classe trabalhadora não podem retroceder, sob pena de perda da conquista social.
d) O empregado teria direito ao quarto particular se comprovasse que a doença teve origem antes de ser contratado e antes da alteração das condições do plano de
saúde.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2169278
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direito do Trabalho e Direito Previdenciário/2012
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Determinado empregado fora contratado para trabalhar de segunda-feira a sábado, para cumprir jornada de 8:00 às 17:00 horas, com uma hora de intervalo, de
segunda a sexta, e, aos sábados, de 08:00 às 12:00 horas. Diante de grave crise financeira que atingiu a empresa, seus gestores resolveram reduzir a jornada antes
contratada, reduzindo, proporcionalmente, o salário até então pago. Tal alteração contratual observou a forma escrita, firmada entre empregado e empregador. Com
relação ao ato do empregador, assinale a alternativa correta.
a) A alteração contratual é válida, pois a redução salarial está prevista para os empregados que passem a trabalhar a tempo parcial, conforme previsão do art. 58-
A, § 1º, da CLT.
b) A alteração contratual é nula, pois não observou a participação do sindicato prevista em lei.
c) a alteração contratual é nula, diante do princípio da inalterabilidade contratual in pejus, do contrato de trabalho, prevista no art. 468 da CLT.
d) A alteração contratual é válida, considerando-se que a redução salarial foi proporcional à redução da jornada, conforme p revisão d o a rt. 58-A, § 1 º, da CLT e
OJ n . 358 da SDI-1/TST.
e) A alteração contratual é nula, pois violou o princípio da irredutibilidade salarial, que não comporta qualquer exceção, sendo vedada a redução salarial sob tais
circunstâncias.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/239173
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2169278
114) 
115) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/238913
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2011
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
A respeito das alterações no contrato de trabalho, assinale a alternativa correta.
a) Nos contratos individuais de trabalho, só é lícita a alteração com a interveniência do sindicato da categoria dos empregados, nos termos da CRFB, que autoriza a
flexibilização, desde que por acordo ou convenção coletiva.
b) Desde que por mútuo consentimento, as alterações dos contratos serão lícitas, pois se prestigia a livre manifestação de vontade das partes.
c) Nos contratos individuais de trabalho, a alteração só será lícita se de comum acordo entre as partes e desde que não resultem qualquer tipo de prejuízo ao
empregado.
d) A alteração do turno diurno de trabalho para o noturno será lícita, mediante a concordância do empregado, pois é mais benéfica a ele, já que a hora noturna é
menor que a diurna e há pagamento de adicionalde 20%.
www.tecconcursos.com.br/questoes/240071
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2011
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Maria da Silva foi contratada para trabalhar como cozinheira na residência de Márcio dos Santos, percebendo um salário mínimo. Passados dois anos, Márcio ficou
desempregado e decidiu iniciar um negócio próprio de venda de doces e salgados. Para atingir seu objetivo, aproveitou-se dos serviços de Maria, oferecendo-lhe um
acréscimo de R$ 100,00 na remuneração. Assim, além de preparar as refeições da família de Márcio, a empregada Maria também dedicava parte de seu tempo
preparando os doces e salgados que seriam vendidos por ele posteriormente. Durante três anos, Márcio desenvolveu essa atividade comercial com base em sua
residência. Contudo, em virtude de uma proposta de emprego, Márcio encerrou a venda de quitutes e retirou o acréscimo de R$ 100,00 da remuneração de Maria.
Inconformada, Maria reclamou ao longo de seis meses com o seu empregador, a fim de ver restabelecida a gratificação. Entretanto, depois de tanta insistência, Márcio
decidiu dispensá-la sem justa causa. Dois meses depois, Maria ajuizou ação trabalhista, pleiteando o pagamento de aviso prévio, 13º salário, férias e terço constitucional,
FGTS e indenização de 40%, além de seis meses de diferença salarial, tudo com base na sua remuneração total (salário mínimo acrescido de R$ 100,00).
Com base na situação acima descrita, assinale a alternativa correta.
a) Maria não faz jus à permanência do acréscimo remuneratório, uma vez que, por se tratar de salário-condição vinculado à confecção de doces e salgados, seu
empregador poderia suprimi-lo quando a situação especial deixasse de existir.
b) Maria faz jus ao pagamento de FGTS, mas sem indenização de 40%, uma vez que voltou a ser empregada doméstica.
c) Maria faz jus à permanência do acréscimo remuneratório, uma vez que, por se tratar de parcela de natureza salarial, não poderia ser reduzida unilateralmente
pelo empregador.
d) Maria não faz jus ao pagamento de FGTS e indenização de 40%, uma vez que era empregada doméstica.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/238913
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/240071
116) 
117) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/243177
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2010
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Relativamente à alteração do contrato de trabalho, é correto afirmar que
a) é considerada alteração unilateral vedada em lei a determinação ao empregador para que o empregado com mais de dez anos na função reverta ao cargo efetivo.
b) o empregador pode, sem a anuência do empregado exercente de cargo de confiança, transferi-lo, com mudança de domicílio, para localidade diversa da que
resultar do contrato, independentemente de real necessidade do serviço.
c) o empregador pode, sem a anuência do empregado cujo contrato tenha como condição, implícita ou explícita, transferi-lo, com mudança de domicílio, para
localidade diversa da que resultar do contrato, no caso de real necessidade do serviço.
d) o adicional de 25% é devido nas transferências provisórias e definitivas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1643513
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2009
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Pedro exercia, na empresa Atlântico, havia cinco anos, cargo de confiança pelo qual recebia gratificação. Em razão de não ter atendido às metas determinadas pela
nova direção da empresa, perdeu o cargo e retornou à função que ocupava originariamente.
 
Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.
a) Pedro não perderá a gratificação pelo cargo de confiança, visto que, após três anos, ela é incorporada ao patrimônio jurídico do trabalhador.
b) A empresa poderá retirar a gratificação que Pedro recebia pelo cargo ocupado.
c) Em razão do princípio da estabilidade financeira, a empresa não poderá retirar a gratificação de Pedro.
d) Em razão do princípio da irredutibilidade salarial e por Pedro ter prestado serviços por cinco anos no referido cargo de confiança, a empresa não poderá retirar-
lhe a gratificação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1644300
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2009
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/243177
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1643513
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1644300
118) 
119) 
120) 
Assinale a opção correta acerca da hipótese de alteração do contrato mediante transferência do empregado, consoante o que dispõe a CLT.
a) É vedada a transferência do empregado na hipótese de extinção do estabelecimento em que ele trabalhar.
b) Na hipótese de necessidade do serviço, o empregador poderá transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, não sendo obrigado a
pagar qualquer acréscimo salarial por isso.
c) Via de regra, ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a anuência deste, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando
transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio.
d) As despesas resultantes da transferência, segundo regra geral, serão rateadas entre o empregado e o empregador.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2338394
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2007
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Renato foi contratado pela empresa Casa Azul em outubro de 2005 para exercer suas funções no município A. O contrato de trabalho de Renato previa,
expressamente, a possibilidade de transferência em decorrência da necessidade do serviço. No mês de janeiro de 2007, a empresa transferiu Renato para o município B,
sob o argumento da necessidade do serviço, porém sem a comprovação da citada necessidade do serviço.
 
Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.
a) A transferência de Renato seguiu os parâmetros previstos na CLT, não existindo nenhuma irregularidade.
b) Renato sabia desde o início do pacto laboral que poderia ser transferido a qualquer tempo, já que o seu contrato previa tal possibilidade em caso de necessidade
do serviço. Logo, a transferência ocorreu de forma correta.
c) Apesar de existir previsão de transferência no contrato de trabalho de Renato, a empresa deve comprovar a necessidade do serviço, pois, se não o fizer, a
transferência presume-se abusiva.
d) A transferência não pode se concretizar, já que a legislação atual veda qualquer tipo de transferência de empregados, sendo garantida a inamovibilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397100
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2006
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Pedro trabalhava nos Estados Unidos da América (EUA) para a instituição financeira X. Por determinação de seu empregador, ele foi transferido para trabalhar em
uma agência da instituição X, localizada no Brasil. Pedro, no Brasil, prestava serviços para duas pessoas jurídicas, Banco X S.A. e X Leasing e Arrendamento Mercantil S.A.,
durante a mesma jornada de trabalho, sendo ambas subordinadas à instituição financeira X. Entretanto, Pedro mantinha contrato de trabalho apenas com a instituição
financeira X. Após alguns meses trabalhando no Brasil, Pedro teve suprimido adicional pecuniário, que incidia sobre seu salário, não recebendo qualquer outra vantagem
para compensar essa perda.
 
Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2338394
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397100
121) 
122) 
a) De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), na situação hipotética acima, há a coexistência de três contratos de trabalho.
b) Em virtude de Pedro ter sido contratado originariamente nos EUA, seu contrato de trabalho é regido pelas leis daquele país.
c) Em uma demanda trabalhista proposta por Pedro, em desfavor de seu empregador, serão solidariamente responsáveis a instituição financeira X, o Banco X S.A. e
X Leasing e Arrendamento Mercantil S.A.
d) Considerando-se que a alteração contratual suprimiu uma prestação periódica(adicional pecuniário sobre o salário), a prescrição é parcial, enquanto vigorar o
contrato de trabalho, e atingirá apenas as parcelas anteriores a cinco anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2480016
Com. OAB GO - Sec OAB GO/OAB/2006
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Sobre as condições de trabalho, assinale a alternativa correta:
a) Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e, ainda assim desde que não resultem, direta
ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente dessa garantia.
b) Nos contratos individuais de trabalho não é lícita a alteração das respectivas condições, anda que por mútuo consentimento, mesmo que não resultem, direta ou
indiretamente, prejuízos ao empregado.
c) Considera-se alteração unilateral a determinação do empregador para que o empregado reverta ao cargo efetivo, deixando o exercício de função de confiança.
d) Ainda que ocorra a extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado a transferência, sem a sua anuência, não é licita.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2441723
VUNESP - Sec OAB NE/OAB/2004
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
É lícita a transferência quando
a) ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado.
b) houver necessidade de serviço, sem qualquer previsão contratual e sem qualquer pagamento suplementar ao empregado.
c) o empregador determinar, em virtude do poder potestativo, independentemente da vontade do empregado e sem qualquer pagamento suplementar.
d) o empregado não exerce cargo de confiança, não havendo necessidade de sua anuência e sem qualquer pagamento suplementar.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2480016
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2441723
123) 
124) 
125) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2476747
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2004
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
Como regra geral, o contrato de trabalho pode ser alterado
a) bilateralmente, salvo se houver prejuízo para o empregado.
b) bilateralmente, salvo se houver prejuízo para qualquer das partes.
c) unilateralmente, salvo se houver prejuízo para o empregado.
d) unilateralmente, salvo se houver prejuízo para qualquer das partes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2474096
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2002
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
O empregador, para a expansão da empresa, montou uma filial, em outro Município em Estado vizinho, determinando que trinta de seus empregados fossem
transferidos para a nova filial, sem a anuência destes. Qual o procedimento a ser adotado por tais empregados?
a) Aceitar a transferência, eis que definitiva a alteração do local de trabalho.
b) Não aceitar a transferência e permanecer no antigo local, tendo em vista a inexistência do mútuo consentimento.
c) Exigir do empregador, para a transferência, o pagamento das despesas dela resultantes, tais como: mudança, locação de imóvel, escola para os filhos nas
mesmas condições e emprego para a sua mulher.
d) Postular em Juízo a nulidade da transferência, inclusive com pedido de liminar para a impedir.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2446893
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2000
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
É condição da alteração das condições do contrato de trabalho, mais precisamente no tocante ao local de trabalho do empregado, que
a) seja sempre determinada unilateralmente pelo empregador, independentemente do pagamento de qualquer adicional.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2476747
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2474096
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2446893
126) 
127) 
b) para ser considerada lícita, seja comprovada a real necessidade de serviço, situação em que o empregador não estará obrigado ao pagamento de qualquer
adicional.
c) o adicional de transferência somente será devido quando houver transferência provisória do empregado.
d) mesmo na hipótese de extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado, não é lícita a transferência do empregado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2446895
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2000
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
A alteração de turno de trabalho, do noturno para o diurno,
a) configura-se em alteração ilícita do contrato de trabalho.
b) é direito patronal, porém não pode ser suprimida a remuneração do adicional.
c) é proibida por causar inúmeros prejuízos ao trabalhador.
d) pode ocorrer a qualquer momento, com a supressão do adicional noturno, por se tratar de período prejudicial ao descanso e ao convívio social do empregado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2457643
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/1999
Direito do Trabalho - Alteração (Contrato de Trabalho)
A propósito da transferência de empregado é correto afirmar que
a) as despesas resultantes serão parcialmente custeadas pelo empregador.
b) é lícita quando ocorre a extinção do estabelecimento em que trabalha o empregado.
c) havendo mudança de domicílio, o empregado receberá 25% (vinte e cinco por cento) da sua remuneração até o fim do contrato.
d) é impossível para o exercente de cargo de confiança.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2323062
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2023
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2446895
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2457643
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2323062
128) 
129) 
130) 
Pedro é empregado em uma indústria farmacêutica, atuando como propagandista. Desejoso de lutar por melhores condições para os brasileiros, Pedro se filiou a
um partido político e lançou sua candidatura a deputado federal. Em razão disso, Pedro requereu ao empregador uma licença remunerada por 30 dias para poder se
dedicar à campanha eleitoral e aumentar suas chances de ser eleito, já informando que, no caso de indeferimento, irá judicializar a questão.
 
Sobre o caso apresentado, sabendo-se que a norma coletiva da categoria de Pedro nada diz a respeito dessa situação, assinale a afirmativa correta.
a) Pedro não poderá exigir a interrupção do seu contrato porque não há tal previsão na CLT.
b) A pretensão de Pedro somente teria cabimento se a campanha fosse para cargo político estadual ou municipal, não prevalecendo se for federal.
c) O contrato de trabalho de Pedro ficará automaticamente suspenso a partir do lançamento da candidatura.
d) Pedro poderá ser dispensado por justa causa, pelo fato de concorrer às eleições sem comunicar previamente o empregador.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2362040
FGV - Proc (Niterói)/Pref Niterói/2023
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Cleuza trabalha numa empresa gráfica localizada em Santa Rosa/Niterói há sete anos e em 2023 foi vítima de violência doméstica por parte de seu companheiro. A
situação foi de tamanha gravidade, com promessa de nova violência, que o juiz competente determinou o afastamento de Cleuza do trabalho por quatro meses, com
manutenção do vínculo trabalhista, para que ela se distanciasse do local em que tinha a sua rotina diária e fosse para outro Município, visando a preservação da sua
integridade física.
 
Diante do quadro apresentado, é correto afirmar que:
a) o juiz não tem o poder para determinar isso, sendo caso de abuso de autoridade;
b) o juiz está correto, e o contrato de trabalho de Cleuza ficará suspenso;
c) o empregador, de acordo com a Lei, terá de pagar 50% da remuneração no período de afastamento;
d) o contrato de Cleuza será juridicamente interrompido;
e) a determinação judicial importará na extinção do contrato de trabalho de Cleuza.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2368561
CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE ES)/PGE ES/2023
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Os exemplos de interrupção do contrato de trabalho incluem
a) o período em que o empregado estiver afastado para exercer cargo de direção sindical para o qual foieleito.
b) a falta injustificada ao trabalho.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2362040
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2368561
131) 
132) 
c) a licença não remunerada para interesses particulares.
d) o período de gozo de férias.
e) os dias em que o empregado estiver afastado por suspensão disciplinar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2427606
FGV - JT (CSJT)/CSJT/2023
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
José sofreu acidente de trabalho e foi aposentado por invalidez. Para o seu lugar, a empresa Trabalhos Raros Ltda. contratou outro trabalhador, Florindo, alertando-
o, contudo, da condição de interino em relação a José.
Quatro anos após, em reavaliação obrigatória periódica realizada pelo órgão previdenciário oficial, José foi considerado apto para retorno ao trabalho, pelo que
compareceu à empresa portando a guia de alta expedida pelo órgão previdenciário para retorno imediato ao serviço, sem restrições, tendo sido confirmada pelo médico
da empresa a referida aptidão.
Diante do quadro descrito e considerando o que especificamente dispõe a Consolidação das Leis do Trabalho a respeito:
a) a empresa Trabalhos Raros Ltda. poderá manter Florindo e indenizar José, que, no caso, não faz jus a estabilidade;
b) a empresa Trabalhos Raros Ltda. poderá realocar José na função que exercia e romper o contrato com Florindo, sem precisar indenizá-lo;
c) a empresa Trabalhos Raros Ltda. poderá realocar José na função que exercia, mas, neste caso, estará obrigada a indenizar Florindo, caso o despeça;
d) a empresa Trabalhos Raros Ltda. deverá manter Florindo, posto que o contrato com José teve rompimento automático na data da aposentadoria por invalidez;
e) a situação configura o chamado limbo previdenciário. A confirmação do médico da empresa é ineficaz, devendo ela simplesmente orientar José a reaver o
benefício em razão da já consolidada aposentadoria por invalidez.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2456170
IBFC - PNS (Pref Cuiabá)/Pref Cuiabá/Apoio Jurídico/2023
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Acerca das disposições da Consolidação das Leis do Trabalho sobre suspensão e interrupção do contrato de trabalho, assinale a alternativa incorreta.
a) Ao empregado afastado do emprego, são asseguradas, por ocasião de sua volta, todas as vantagens que, em sua ausência, tenham sido atribuídas à categoria a
que pertencia na empresa
b) A suspensão do empregado por mais de 30 (trinta) dias consecutivos importa na rescisão com justa causa do contrato de trabalho
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2427606
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2456170
133) 
134) 
c) O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário, até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente,
descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica
d) O afastamento do empregado em virtude das exigências do serviço militar, ou de outro encargo público, não constituirá motivo para alteração ou rescisão do
contrato de trabalho por parte do empregador
www.tecconcursos.com.br/questoes/2490096
VUNESP - Ana (Pref Pinda)/Pref Pindamonhangaba/Jurídico/2023
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por
a) 7 (sete) dias consecutivos, em caso de nascimento de filho, de adoção ou de guarda compartilhada.
b) até 3 (três) dias, a cada 12 (doze) meses de trabalho, para realização de exames preventivos de câncer devidamente comprovados.
c) 3 (três) dias por ano, para acompanhar filho de até 8 (oito) anos em consulta médica.
d) até 3 (três) dias úteis, em virtude de casamento ou união estável.
e) até 1 (um) dia, em caso de falecimento de pessoa declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, como seu dependente econômico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2509500
VUNESP - Adv (EPC)/EPC/2023
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Para que o empregado tenha direito a voltar a exercer o cargo do qual se afastou em virtude de exigências do serviço militar ou de encargo público, é indispensável
que notifique o empregador dessa intenção, por telegrama ou carta registrada, a partir da data em que se verificar a respectiva baixa ou a terminação do encargo a que
estava obrigado, dentro do prazo máximo de
a) 30 (trinta) dias.
b) 15 (quinze) dias.
c) 20 (vinte) dias.
d) 5 (cinco) dias.
e) 60 (sessenta) dias.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2490096
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2509500
135) 
136) 
137) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2511166
VUNESP - Ana (EPC)/EPC/Pessoas/2023
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Em relação a faltas no trabalho, segundo a legislação trabalhista, uma das regras é que são justificadas e não podem ser descontadas do trabalho as faltas
a) devidas ao término de campeonato desportivo em que o servidor faz parte de time ou é federado.
b) ocorridas devido a greve ou impedimento no trajeto de casa ao trabalho, desde que divulgadas pela mídia.
c) para acompanhar parentes até 3o grau em consulta ou procedimento médico, em até 5 dias ao longo do ano.
d) para realização de provas de exame vestibular, não importando a quantidade e período de dias de ausência.
e) feitas durante vésperas de eleições ou imediatamente após as mesmas, dadas as garantias previstas na CLT.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2515849
CEBRASPE (CESPE) - Proc Mun (PGM Natal)/Pref Natal/2023
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Sem prejuízo da percepção do salário, o empregado celetista poderá deixar de comparecer ao serviço por
a) até cinco dias úteis, em virtude de casamento.
b) cinco dias consecutivos, em caso de nascimento de filho.
c) um dia por mês, para acompanhar filho de até doze anos de idade em consulta médica.
d) até sete dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge.
e) um dia a cada seis meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2521826
COPEVE (UFAL) - PMun (Mal. Deodoro)/Pref Mal. Deodoro/2023
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Dadas as afirmativas quanto à interrupção, à suspensão e à cessação do contrato de trabalho
 
I. O afastamento previdenciário do empregado, por motivo de doença, desde o primeiro dia, constitui hipótese de suspensão do contrato de trabalho.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2511166
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2515849
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2521826
138) 
 
II. Na hipótese do descumprimento das obrigações do contrato por parte do empregador, poderá o empregado pleitear a rescisão de seu contrato de trabalho e o
pagamento das respectivas indenizações, permanecendo ou não no serviço até o final da decisão do processo.
 
III. A rescisão do contrato de trabalho decorrente da paralisação ou suspensão das atividades empresariais determinada por ato de autoridade municipal, estadual
ou federal para o enfrentamento de estado de calamidade pública e de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
acarreta na configuração do fato do príncipe previsto no art. 486 da CLT, ficando a cargo do governo responsável o pagamento da respectiva indenização
rescisória.
 
verifica-se que está/ão correta/s
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2555374
IBADE - Proc Mun (Pref RB)/Pref Rio Branco/2023
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
No tocante à interrupção e suspensão do Contrato de Trabalho, assinale a opção correta.
a) O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por cinco dias, em caso de nascimento de filho no decorrer da primeira semana.b) A suspensão do empregado por mais de 15 (quinze) dias consecutivos importa na rescisão injusta do contrato de trabalho.
c) O empregado que for aposentado por invalidez terá suspenso o seu contrato de trabalho durante o prazo fixado pelas leis de previdência social para a efetivação
do benefício.
d) O afastamento do empregado em virtude das exigências do serviço militar, ou de outro encargo público, poderá ensejar na alteração ou rescisão do contrato de
trabalho por parte do empregador.
e) É vedado às partes estipularem em contrato por prazo determinado o cômputo do tempo de afastamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2619515
FGV - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Advogado/2023
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2555374
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2619515
139) 
140) 
141) 
A suspensão contratual se diferencia da interrupção porque nesta o empregador deve pagar o salário do período correspondente, ao passo que naquela, não.
 
De acordo com a CLT, assinale a opção que indica um caso que envolve interrupção e seu respectivo prazo, contanto que devidamente comprovado.
a) Até três dias consecutivos em caso de falecimento do cônjuge.
b) Nos dias em que o empregado estiver realizando provas de concurso público.
c) Até dois dias úteis em virtude de casamento.
d) Um dia por ano para acompanhar filho de até dez anos de idade em consulta médica.
e) Até três dias, em cada doze meses de trabalho, para realizar exames preventivos de câncer.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2632190
VUNESP - Proc Mun (Pref SJRP)/Pref SJRP/2023
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Assinale a alternativa que cita um exemplo de interrupção do contrato de trabalho.
a) Licença remunerada.
b) Período de suspensão disciplinar.
c) Participação pacífica em greve.
d) Afastamento do empregado em casos de prisão.
e) Eleição para cargo de direção sindical.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2646009
VUNESP - Proc (Araçatuba)/Pref Araçatuba/2023
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Conforme previsão na CLT, para participação do empregado em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador, o contrato de trabalho
poderá ser:
a) suspenso, por um período de dois a cinco meses, desde que a duração do curso ou qualificação seja equivalente à suspensão contratual, mediante previsão em
convenção ou acordo coletivo de trabalho, independentemente da aquiescência do empregado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2632190
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2646009
142) 
143) 
b) interrompido, por um período de um a três meses, desde que a duração do curso ou qualificação tenham duração equivalente à interrupção contratual, mediante
previsão em convenção ou acordo coletivo de trabalho.
c) suspenso, por um período de um a três meses, desde que a duração do curso ou qualificação tenham duração equivalente à suspensão contratual,
independentemente de previsão em convenção ou acordo coletivo de trabalho, sendo, porém, indispensável a aquiescência do empregado.
d) interrompido, por um período de dois a cinco meses, desde que a duração do curso ou qualificação tenham duração equivalente à interrupção contratual,
mediante previsão em convenção ou acordo coletivo de trabalho mediante previsão em convenção ou acordo coletivo de trabalho e aquiescência formal do
empregado.
e) suspenso, por um período de dois a cinco meses, desde que a duração do curso ou qualificação seja equivalente à suspensão contratual, bem como haja
previsão em convenção ou acordo coletivo de trabalho e aquiescência formal do empregado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2715994
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2023
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Você, como advogado, trabalha no setor de recursos humanos de uma grande empresa multinacional. Como o gerente do setor está de férias, e é ele, na condição
de gerente, que defere ou indefere as licenças reivindicadas pelos funcionários, a secretária do setor, agora, lhe indagou sobre as solicitações de quatro funcionários: o
primeiro está com o contrato suspenso por doença, em gozo de benefício previdenciário de auxílio doença comum e requer pagamento de salário; o segundo requereu o
abono de um dia de trabalho, em razão de doação de sangue; o terceiro formulou requerimento de dispensa para ser ouvido como testemunha na Justiça do Trabalho em
audiência presencial e, o quarto e último, aduziu que o primo faleceu e requereu a dispensa do dia de trabalho.
 
Sobre as solicitações, considerando o teor da legislação trabalhista em vigor, assinale a afirmativa correta.
a) Na hipótese de falecimento do primo, sendo parente do funcionário, a dispensa ao trabalho é devida por um dia.
b) Em caso de doação de sangue voluntária, devidamente comprovada, o empregado tem direito a um dia de licença remunerada a cada 12 meses.
c) O empregado em gozo de auxílio doença tem direito a receber a complementação salarial da diferença entre o benefício previdenciário e o salário.
d) A ausência ao trabalho para comparecimento em juízo refere-se tão somente aos casos de o empregado ser parte na demanda, mas não para servir como
testemunha.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2064928
FGV - ES (SEMSA Manaus)/Pref Manaus/Advogado/2022
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Stela reside no bairro Cidade Nova (Manaus) e trabalha num comércio localizado no bairro de Tarumã (Manaus), tendo a CTPS devidamente assinada. Stela foi
diagnosticada com Covid-19 no ano de 2022, afastou-se do trabalho e conseguiu se recuperar em 12 dias, retornando ao trabalho em seguida, sem ter sequelas da
doença.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2715994
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2064928
144) 
145) 
 
Considerando a situação exposta, é correto afirmar, em relação ao afastamento de Stela no aspecto jurídico-trabalhista, que
a) o contrato de Stela foi suspenso em razão da contaminação por Covid-19.
b) uma vez que a recuperação excedeu 10 dias, o INSS deverá pagar benefício a Stela.
c) trata-se de interrupção contratual, cabendo ao empregador pagar todos os dias de afastamento.
d) os primeiros 10 dias de afastamento, por se tratar de suspensão, serão de responsabilidade do empregador, e os demais do INSS.
e) é garantido por Lei que se Stela tiver sintomas leves poderá realizar teletrabalho no período de convalescença por se tratar de causa interruptiva do contrato.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2214299
FGV - AJ TRT16/TRT 16/Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Das hipóteses abaixo indicadas, marque aquela que contempla, nesta ordem, um caso de interrupção e um de suspensão do contrato de trabalho de um
empregado.
a) Casamento do empregado e prestação de serviço militar obrigatório.
b) Doença por prazo superior a 15 dias e licença não remunerada.
c) Tempo necessário para comparecer na justiça como testemunha e doação voluntária de sangue.
d) Falecimento do cônjuge e nascimento de filho.
e) Eleição para o cargo de diretor sem permanecer a subordinação jurídica e aposentadoria por incapacidade permanente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2221524
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direito do Trabalho e Direito Previdenciário/2022
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Geovana foi contratada por uma empresa em 2021. Logo após a admissão, um seu sobrinho, que morava com a irmã dela em outro Estado da Federação, faleceu
vítima de covid-19. Geovana é doadora voluntária de sangue, comparecendo a cada 6 meses a um banco de sangue para fazer a doação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2214299
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2221524
146) 
147) 
 
Considerando os fatos descritos e a previsão contida na CLT, assinale a afirmativa correta.
a) A empregadapoderá se ausentar por 2 dias, sem prejuízo da remuneração, em virtude do óbito do parente, bem como faltar 2 vezes ao ano pela doação de
sangue.
b) Tanto a morte de parente distante como a doação de sangue não se enquadram na Lei como hipóteses de interrupção, logo Geovana não poderá faltar ao
serviço.
c) Geovana não terá direito a faltar de forma justificada pela morte do sobrinho e poderá faltar 1 dia a cada 12 meses pela doação de sangue.
d) A empregada poderá se ausentar por 3 dias em virtude do óbito do parente, recebendo a remuneração, e faltar 2 vezes ao ano pela doação de sangue.
e) A empregada poderá se ausentar por 2 dias, sem prejuízo da remuneração, em virtude do óbito do parente, e 1 dia a cada 12 meses pela doação de sangue.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1130880
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2020
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Enzo é professor de Matemática em uma escola particular, em que é empregado há 8 anos. Após 2 anos de namoro e 1 ano de noivado, irá se casar com Carla,
advogada, empregada em um escritório de advocacia há 5 anos.
Sobre o direito à licença pelo casamento, de acordo com a CLT, assinale a afirmativa correta.
a) O casal poderá faltar aos seus empregos respectivos por até 3 dias úteis para as núpcias.
b) Carla, por ser advogada, terá afastamento de 5 dias e Enzo, por ser professor, poderá faltar por 2 dias corridos.
c) Enzo poderá faltar ao serviço por 9 dias, enquanto Carla poderá se ausentar por 3 dias consecutivos.
d) Não há previsão específica, devendo ser acertado o período de afastamento com o empregador, observado olimite de 10 dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/817916
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2019
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Determinada sociedade empresária ampliou os benefícios de seus empregados para fidelizá-los e evidenciar sua responsabilidade social. Dentre outras medidas,
aderiu voluntariamente ao programa de empresa cidadã e, assim, aumentou o período de licença maternidade e o de licença paternidade de seus empregados.
Marcondes, empregado da referida empresa, que será pai em breve, requereu ao setor de recursos humanos a ampliação do seu período de licença paternidade, e agora
deseja saber quanto tempo ficará afastado.
 
Assinale a opção que, de acordo com a Lei, indica o período total da licença paternidade que Marcondes aproveitará.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1130880
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/817916
148) 
149) 
a) 5 dias.
b) 10 dias.
c) 15 dias.
d) 20 dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/661994
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2018
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Considerando a grave crise financeira que o país atravessa, a fim de evitar a dispensa de alguns funcionários, a metalúrgica Multiforte Ltda. pretende suspender sua
produção por um mês.
 
O Sindicato dos Empregados da indústria metalúrgica contratou você para, como advogado, buscar a solução para o caso.
 
Segundo o texto da CLT, assinale a opção que apresenta a solução de acordo mais favorável aos interesses dos empregados.
a) Implementar a suspensão dos contratos de trabalho dos empregados por 30 dias, por meio de acordo individual de trabalho.
b) Conceder férias coletivas de 30 dias.
c) Promover o lockout.
d) Implementar a suspensão dos contratos de trabalho dos empregados por 30 dias, por meio de acordo coletivo de trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/514412
FGV - TJ TRT12/TRT 12/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Um caso de interrupção e um caso de suspensão do contrato de trabalho são, respectivamente:
a) prestação de serviço militar e falta injustificada;
b) greve e aposentadoria por invalidez;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/661994
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/514412
150) 
151) 
c) férias e auxílio-doença;
d) repouso semanal remunerado e falta justificada;
e) prisão cautelar do empregado e feriados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/514819
FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2017
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Júlio, professor de matemática numa escola particular, e Beatriz, professora de física na mesma escola, casaram-se, após 2 anos de namoro, em cerimônia civil, no
decorrer do ano letivo. Pretendem agora viajar para a lua-de-mel.
Sobre a situação apresentada, e de acordo com os termos da CLT, é correto afirmar que:
a) o casal poderá faltar ao serviço por 1 semana, mas terão o desconto respectivo no salário;
b) Beatriz e Júlio poderão faltar ao emprego por 9 dias, sem prejuízo do salário;
c) a CLT é omissa a respeito, assim o casal terá de negociar a quantidade de dias da licença-gala;
d) ambos poderão faltar justificadamente por até 3 dias consecutivos;
e) a licença pelo casamento deverá ser aproveitada após o término do semestre letivo, para não causar prejuízo intelectual aos alunos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/644545
FGV - Tec NS (Salvador)/Pref Salvador/Suporte Administrativo/Direito/2017
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Jerônimo é empregado na sociedade empresária Produtos Baianos Ltda., exercendo a função de entregador.
 
No ano em que completou 18 anos, Jerônimo se alistou e foi convocado para prestar serviço militar, permanecendo no quartel por 1 ano. Findo esse período, deu a
respectiva baixa e retornou ao serviço junto ao empregador.
 
Diante da situação retratada e dos comandos legais de regência, assinale a afirmativa correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/514819
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/644545
152) 
153) 
a) A sociedade empresária ficou isenta de recolher o FGTS, mas está obrigada a receber de volta o empregado, caso ele manifeste o desejo de retornar, em até 90
dias da baixa militar.
b) Durante a prestação de serviço militar, Jerônimo recebeu salário do empregador e o soldo da força a que servia, mas perdeu o direito ao FGTS desse período.
c) Enquanto servindo às Forças Armadas, Jerônimo teve o contrato interrompido, mas o empregador tem que depositar o FGTS na conta vinculada do empregado.
d) A prestação de serviço militar conduziu à extinção do contrato de trabalho, posto que não é possível a prestação concomitante das atividades militar e civil.
e) O contrato de trabalho ficou suspenso durante a prestação de serviço militar e o empregador deveria depositar o FGTS nesse período.
www.tecconcursos.com.br/questoes/383467
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2016
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Após ter sofrido um acidente do trabalho reconhecido pela empresa, que emitiu a competente CAT, um empregado afastou-se do serviço e passou a receber auxílio-
doença acidentário.
 
Sobre a situação descrita, em relação ao período no qual o empregado recebeu benefício previdenciário, assinale a afirmativa correta.
a) A situação retrata caso de suspensão contratual e a empresa ficará desobrigada de depositar o FGTS na conta vinculada do trabalhador.
b) Ocorrerá interrupção contratual e a empresa continua com a obrigação de depositar o FGTS para o empregado junto à CEF.
c) Ter-se-á suspensão contratual e a empresa continuará obrigada a depositar o FGTS na conta vinculada do trabalhador.
d) Haverá interrupção contratual e a empresa estará dispensada de depositar o FGTS na conta vinculada do trabalhador.
www.tecconcursos.com.br/questoes/423796
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2016
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Paula e Joyce são empregadas de uma mesma sociedade empresária. O irmão de Paula faleceu e o empregador não autorizou sua ausência ao trabalho. Vinte dias
depois, Joyce se casou e o empregador também não autorizou sua ausência ao trabalho em nenhum dia.
 
Como advogado(a) das empregadas, você deverá requerer
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/383467
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/423796154) 
155) 
a) em ambos os casos, a ausência ao trabalho por três dias consecutivos.
b) um dia de ausência ao trabalho para Paula e de três dias para Joyce.
c) a ausência ao trabalho por dois dias consecutivos, no caso de Paula e, de até três dias, para Joyce.
d) a ausência ao trabalho por dois úteis dias no caso de Paula e, de até três dias úteis, para Joyce.
www.tecconcursos.com.br/questoes/239666
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2012
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Após sofrer um acidente automobilístico de gravíssimas proporções enquanto viajava a lazer, o empregado Pedro foi aposentado por invalidez pelo INSS. Assinale a
alternativa que indica o efeito desse fato no seu contrato de trabalho.
a) O contrato de Pedro será interrompido.
b) O contrato de Pedro será suspenso.
c) O contrato de Pedro será extinto.
d) O contrato de Pedro continuará em vigor e ele terá todos os direitos trabalhistas assegurados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/238916
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2011
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Marcos Paiva ficou afastado do seu trabalho, em gozo de benefício previdenciário, em razão de enfermidade não relacionada ao exercício de suas atribuições
funcionais, pelo prazo de 7 (sete) meses. Diante dessa situação hipotética, é correto afirmar que
a) Marcos tem direito ao recolhimento dos depósitos do FGTS durante esse período de afastamento do trabalho.
b) esse tempo de afastamento previdenciário deve ser considerado no cômputo do período aquisitivo das férias.
c) durante esse afastamento previdenciário o contrato de trabalho esteve interrompido.
d) Marcos deve retornar ao trabalho no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da cessação do benefício previdenciário, sob pena de se presumir o abandono de
emprego caso não justifique o motivo do não retorno.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/239666
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/238916
156) 
157) 
158) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/260640
FGV - TFC (BADESC)/BADESC/Advogado/2010
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
No Direito do Trabalho, o período de sustação das cláusulas do contrato de trabalho, sem que haja pagamento total ou parcial dos salários, é chamado de:
a) suspensão.
b) interrupção.
c) paralisação.
d) descontinuidade.
e) inatividade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478884
CEBRASPE (CESPE) - Sec OAB SP/OAB/2009
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Assinale a opção correta acerca da suspensão do contrato de trabalho para que o empregado participe de curso ou programa de qualificação profissional.
a) A suspensão do contrato para tal fim poderá ocorrer por um período mínimo de um e de, no máximo, seis meses.
b) O empregado, mesmo não prestando serviços, continua a receber salário por ser tal suspensão considerada benefício que visa ao aprimoramento do profissional
em favor do empregador.
c) Se o empregado for dispensado durante a suspensão do contrato ou nos três meses subsequentes ao seu retorno ao trabalho, terá direito ao percebimento de
multa convencional cujo valor será, no mínimo, igual ao montante da última remuneração mensal anterior à suspensão.
d) Não se exige previsão em acordo ou convenção coletiva para a realização de curso de qualificação profissional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24976
FGV - Adv (SEN)/SEN/2008
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
A respeito do tema Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho, assinale a afirmativa correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/260640
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478884
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24976
159) 
160) 
a) A participação de empregado em movimento grevista implica suspensão do contrato de trabalho, ficando o empregador, portanto, autorizado a não efetuar o
pagamento dos salários nos dias de paralisação, observada a Lei 7.783/89.
b) Durante a suspensão do contrato o empregador não pode despedir os empregados que aderiram ao movimento grevista, podendo, no entanto, contratar, em
qualquer caso, trabalhadores substitutos.
c) O afastamento da mulher vítima de violência por até 6 meses é caso de interrupção do contrato de trabalho, estando garantido o pagamento dos salários do
período.
d) Quando dirigente sindical tiver que se ausentar por motivo de viagem internacional representando o sindicato, o tempo de ausência caracteriza-se como licença
não-remunerada, hipótese de suspensão do contrato.
e) A partir do 15º dia do acidente de trabalho, o contrato é suspenso, mas o empregador continua obrigado ao depósito do FGTS e o tempo de serviço é computado
para todos os efeitos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1644366
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2008
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
A denominada aposentadoria por invalidez é, em relação ao contrato de trabalho, causa de
a) suspensão.
b) interrupção.
c) prorrogação.
d) rescisão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1644367
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2008
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Juarez, empregado da empresa Luz e Arte Ltda., sofreu uma queda em sua residência, durante o gozo de descanso semanal remunerado. Em decorrência do
acidente, fraturou o tornozelo e precisou ficar afastado do trabalho por 28 dias.
 
Nessa situação hipotética, os primeiros 15 dias de afastamento de Juarez são considerados
a) interrupção do contrato de trabalho, devendo ser remunerados pela previdência social.
b) interrupção do contrato de trabalho, devendo ser remunerados pelo empregador.
c) suspensão do contrato de trabalho, devendo ser remunerados pelo empregador.
d) suspensão do contrato de trabalho, devendo ser remunerados pela previdência social.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1644366
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1644367
161) 
162) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1644375
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2008
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Pedro foi eleito para exercer o cargo de diretor da sociedade anônima da qual já era empregado havia 12 anos. Segundo o estatuto da sociedade anônima, o
mandato de diretor era de 2 anos.
 
Segundo orientação do TST, nessa situação hipotética, durante o período em que Pedro estiver exercendo o cargo de diretor, seu contrato de trabalho ficará
a) rescindido.
b) interrompido.
c) suspenso.
d) prorrogado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1645480
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2007
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
 Joaquim foi aposentado por invalidez no dia 3 de agosto de 2001 e, no dia 30 de outubro de 2007, o INSS cancelou a aposentadoria por considerar que, tendo
cessado o motivo da invalidez, Joaquim estaria, a partir daquela data, apto novamente a exercer normalmente suas funções.
Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta.
a) Joaquim teria o direito de retornar ao emprego.
b) O INSS não poderia ter cancelado a aposentadoria por invalidez após o transcurso de cinco anos.
c) O cancelamento da aposentadoria por invalidez não garantiria o retorno de Joaquim ao emprego.
d) A aposentadoria por invalidez é definitiva, portanto não poderia ser cancelada em nenhuma situação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2443796
VUNESP - Sec OAB NE/OAB/2005
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1644375
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1645480
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2443796
163) 
164) 
165) 
A suspensão do empregado por mais de 30 dias consecutivos importa na
a) sanção disciplinar máxima aplicada nas relações de em prego.
b) rescisão contratual, atribuindo justa causa ao trabalhador.
c) rescisão injusta do contrato de trabalho.
d) interrupção do contrato de trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2441720
VUNESP - Sec OAB NE/OAB/2004Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Assinale a alternativa que, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, retrata faltas justificadas que não acarretam prejuízo do salário do empregado.
a) De até 5 dias consecutivos ou não, para o fim de alistamento eleitoral.
b) De 1 dia, em cada 6 meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
c) De 5 dias, em caso de nascimento de filho, no decorrer da primeira semana.
d) De uma semana, em virtude de casamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2442699
VUNESP - Sec OAB NE/OAB/2003
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Tempo de serviço é aquele correspondente à duração do contrato de trabalho, mas os períodos de suspensão não são considerados.
 
Ocorre suspensão, quando o empregado deixa de trabalhar
a) até 15 dias, por motivo de doença devidamente atestada por médico.
b) por motivo de concessão de auxílio-doença, nos primeiros 15 dias de afastamento.
c) por motivo de auxílio-doença, depois de 15 dias de afastamento.
d) por motivo de auxílio-doença, depois de 30 dias de afastamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2472414
VUNESP - Adv (OAB DF)/OAB DF/2002
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2441720
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2442699
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2472414
166) 
167) 
168) 
Não constitui(em) causa de interrupção do contrato de trabalho
a) o gozo de férias.
b) as faltas injustificadas ao serviço e não remuneradas.
c) os descansos semanais remunerados.
d) os 15 (quinze) primeiros dias de afastamento para gozo de auxílio-doença previdenciário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2475034
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2002
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
A suspensão do contrato de trabalho ocorre durante o
a) gozo de férias do empregado.
b) afastamento do empregado, após 15 dias da ocorrência do acidente do trabalho.
c) afastamento para exercício de mandato como diretor de sindicato profissional, quando a empregadora estiver obrigada ao pagamento de salários.
d) gozo de licença remunerada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2471819
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2001
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
São efeitos jurídicos da suspensão do contrato de trabalho
a) remuneração do empregado, vantagens atribuídas à categoria e retorno ao trabalho.
b) remuneração do empregado, cômputo do período de afastamento como tempo de serviço e retorno ao trabalho.
c) manutenção do vínculo contratual, retorno ao serviço, vantagens atribuídas à categoria do empregado, prazo para o retorno, não contagem do tempo de serviço
do período de afastamento.
d) remuneração do empregado, vantagens atribuídas à sua categoria, retorno ao trabalho e cômputo do período de afastamento como tempo de serviço.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2475034
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2471819
169) 
170) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2446884
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2000
Direito do Trabalho - Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Em qual das condições abaixo o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário?
a) 3 (três) dias, em caso de nascimento de filho, no decorrer da primeira semana.
b) 15 (quinze) dias, em virtude do seu casamento.
c) 1 dia a cada 12 (doze) meses, para doar sangue voluntariamente.
d) 10 (dez) dias, no caso de falecimento da(o) esposa(o).
www.tecconcursos.com.br/questoes/2427940
FGV - JT (CSJT)/CSJT/2023
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
“A merendeira desce, o ônibus sai
Dona Maria já se foi, só depois é que o Sol nasce
De madruga é que as aranha tece no breu
E amantes ofegantes vão pro mundo de Morfeu
E o Sol só vem depois
O Sol só vem depois”
 
Emicida, 2019
 
Profissões relacionadas ao trabalho reprodutivo (trabalho doméstico e de cuidado) são preponderantemente ocupadas por mulheres, tais como: auxiliares na área de
saúde, trabalhadoras domésticas, professoras no ensino infantil, babás, cuidadoras de idosos ou pessoas doentes, trabalhadoras na área de limpeza e conservação. O
trabalho reprodutivo é o que assegura a vida e a reprodução social – já parou para pensar quantas pessoas cuidaram para que você pudesse fazer esta prova hoje?
 
No entanto, em geral, são profissões desvalorizadas e com baixa remuneração. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad
Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no 4º trimestre de 2021, 5,7 milhões de pessoas estavam ocupadas em trabalhos
domésticos, das quais 92% são mulheres, das quais 65% são negras; 4,2 milhões trabalhavam sem carteira assinada.
 
À luz da Convenção sobre o Trabalho Decente para as Trabalhadoras e os Trabalhadores Domésticos (nº 189) da OIT, é correto afirmar que:
a) trabalho doméstico é aquele executado em ou para um ou mais domicílios, como ocupação profissional e de forma não ocasional ou esporádica, no marco de
uma relação de trabalho;
b) o conceito de trabalho doméstico na Convenção nº 189 tem como requisito a prestação de serviços por mais de dois dias na semana no âmbito residencial de
pessoa ou família;
c) trabalho doméstico é aquele prestado sem objetivo de lucro em ambiente familiar e, por isso, não há exigência de idade mínima;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2446884
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2427940
171) 
172) 
d) trabalho doméstico não visa ao lucro nem tem caráter profissional e, por isso, não enseja medidas que assegurem a segurança e a saúde no ambiente de
trabalho;
e) no contrato de trabalho doméstico, é possível que o empregador retenha os documentos de viagem e de identidade do trabalhador ou trabalhadora migrante.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2234314
FGV - TJ TRT13/TRT 13/Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
Ana Paula é empregada doméstica numa residência localizada em Alhandra/PB e engravidou.
 
De acordo com as normas de regência, assinale a opção que traz o tempo que Ana Paula terá de afastamento para usufruir sua licença maternidade e por quanto tempo
ela terá garantia de provisória no emprego ao retornar.
a) Serão 4 meses de estabilidade após o parto e 180 dias de licença maternidade.
b) Haverá direito à licença maternidade de 90 dias e igual prazo de garantia no emprego, contados do parto.
c) Por ser empregada doméstica, Ana Paula terá licença maternidade de 120 dias mas não terá garantia no emprego.
d) A licença maternidade é de 150 dias, e a garantia no emprego deverá ser objeto de negociação entre empregada e empregador.
e) 120 dias de licença maternidade e garantia no emprego até 5 meses após o parto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/718480
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2018
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
Paula trabalha na residência de Sílvia três vezes na semana como passadeira. Em geral, comparece às segundas, quartas e sextas, mas, se necessário, mediante
comunicação prévia, comparece em outro dia da semana, exceto sábados, domingos e feriados.
A CTPS não foi assinada e o pagamento é por dia de trabalho. Quando Paula não comparece, não recebe o pagamento e não sofre punição, mas Sílvia costuma sempre
pedir que a ausência seja previamente comunicada.
Paula procura você, como advogado(a), com dúvida acerca da sua situação jurídica. À luz da legislação específica em vigor, assinale a opção que contempla a situação de
Paula.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2234314
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/718480
173) 
174) 
a) Paula é diarista, pois trabalha apenas 3 vezes na semana.
b) Paula é autônoma, porque gerencia seu próprio trabalho, dias e horários.
c) Paula é empregada eventual.
d) Paula é empregada doméstica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/465960
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2017Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
Suely trabalha na casa de Rogério como cuidadora de seu pai, pessoa de idade avançada e enferma, comparecendo de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 h,
com intervalo de uma hora para refeição.
 
De acordo com o caso narrado e a legislação de regência, assinale a afirmativa correta.
a) O controle escrito não é necessário, porque menos de 10 empregados trabalham na residência de Rogério.
b) A lei de regência prevê que as partes podem acertar, por escrito, a isenção de marcação da jornada normal, assinalando apenas a eventual hora extra.
c) A Lei é omissa a respeito, daí por que a existência de controle deve ser acertado entre as partes envolvidas no momento da contratação.
d) Rogério deve, por força de Lei, manter controle escrito dos horários de entrada e saída da empregada doméstica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/514411
FGV - TJ TRT12/TRT 12/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
Gilda pretende contratar uma babá para tomar conta de sua filha. De acordo com a Lei de Regência, a idade mínima para que alguém seja contratado como
empregado doméstico é de:
a) 14 anos;
b) 16 anos;
c) 18 anos;
d) 20 anos;
e) 21 anos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/465960
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/514411
175) 
176) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/514665
FGV - AJ TRT12/TRT 12/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
Gabriel, com 17 anos, foi contratado para prestar serviços como caseiro, três vezes por semana, na casa de veraneio de Mario Sérgio e sua família. Além de arrumar
a casa, o respectivo empregado também cultiva uma horta destinada à subsistência do grupo familiar.
À luz da legislação trabalhista, é correto afirmar que:
a) o contrato é válido porque Gabriel tem mais de 16 anos, idade mínima para a contratação;
b) uma vez que Gabriel não comparece todos os dias à casa de Mario Sérgio, não pode ser considerado empregado nos moldes da CLT;
c) a situação retrata modalidade de trabalho proibido para menor de dezoito anos;
d) o empregado está acumulando as funções de empregado doméstico e agricultor, tendo assim direito a um acréscimo salarial;
e) o trabalho realizado por Gabriel é ilícito e não gera direito a qualquer parcela ou indenização.
www.tecconcursos.com.br/questoes/644544
FGV - Tec NS (Salvador)/Pref Salvador/Suporte Administrativo/Direito/2017
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
Pedro é segurança particular de um importante empresário baiano, eleito e recentemente empossado como vereador, e com ele trabalha há 2 anos e 5 meses.
 
Pedro acompanha o empregador até os seus negócios em Salvador e retorna com ele à sua residência, no mesmo município. Eventualmente Pedro conduz seu patrão
para a fazenda de lazer que o empregador possui no interior do estado. Pedro trabalha 4 dias na semanas, com horário fixo de 8 horas diárias.
 
Diante da situação apresentada e de acordo com os preceitos legais de regência, assinale a opção que define a condição jurídico-trabalhista de Pedro.
a) Trabalhador temporário
b) Empregado doméstico
c) Servidor público
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/514665
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/644544
177) 
178) 
d) Trabalhador adventício
e) Empregado rural
www.tecconcursos.com.br/questoes/383551
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2016
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
Denise é empregada doméstica e labora em sistema de escala de 12 horas seguidas por 36 horas ininterruptas de descanso na residência da sua empregadora. Em
relação ao caso concreto, e de acordo com a Lei de Regência, assinale a afirmativa correta.
a) O sistema de 12x36 horas para o doméstico depende da assinatura de acordo coletivo ou da convenção coletiva de trabalho.
b) É vedada a adoção do sistema 12x36 horas para os empregados domésticos, daí porque inválido o horário adotado.
c) A Lei de regência é omissa a respeito, daí porque, em razão da proteção, não se admite o sistema de escala para o doméstico.
d) É possível a fixação do sistema de escala de 12x36 horas para o doméstico, desde que feito por acordo escrito individual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/239833
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2012
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
João teve uma empregada doméstica por dois anos e, durante todo o contrato, optou e depositou FGTS em favor dela.
Assinale a alternativa que indica o procedimento que a empregada deve adotar, ao ser dispensada sem justa causa.
a) Ela sacará o FGTS e os próximos empregadores também serão obrigados a aderir ao FGTS em favor dela.
b) Ela poderá sacar o FGTS, mas não receberá seguro-desemprego, por falta de amparo legal.
c) Ela poderá sacar o FGTS e receberá no máximo três meses de seguro-desemprego, no valor de 1 salário mínimo cada parcela.
d) Ela nada receberá, pois a hipótese jamais poderia ocorrer, já que a categoria dos domésticos não é destinatária do FGTS.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/383551
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/239833
179) 
180) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/238917
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2011
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
A idade mínima para que alguém seja contratado como empregada doméstica, aprendiz e no trabalho em subsolo é de, respectivamente,
a) 16 anos, 14 anos e 25 anos.
b) 21 anos, 16 anos e 18 anos.
c) 14 anos, 16 anos e 30 anos.
d) 18 anos, 14 anos e 21 anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/243527
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2010
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
Joana foi contratada para trabalhar de segunda a sábado na residência do Sr. Demétrius, de 70 anos, como sua acompanhante, recebendo salário mensal. Ao exato
término do terceiro mês de prestação de serviços, o Sr. Demétrius descobre que a Sra. Joana está grávida, rescindindo a prestação de serviços. Joana, inconformada,
ajuíza ação trabalhista para que lhe seja reconhecida a condição de empregada domésti ca e garanti do o seu emprego mediante reconhecimento da estabilidade
provisória pela gestação.
Levando-se em consideração a situação de Joana, assinale a alternativa correta.
a) A função de acompanhante é incompatível com o reconhecimento de vínculo de emprego doméstico.
b) Joana faz jus ao reconhecimento de vínculo de emprego como empregada doméstica.
c) Joana não fará jus à estabilidade gestacional, pois este não é um direito garanti do à categoria dos empregados domésticos.
d) Joana não fará jus à estabilidade gestacional, pois o contrato de três meses é automaticamente considerado de experiência para o Direito do Trabalho e pode ser
rescindido ao atingir o seu termo final.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2477637
CEBRASPE (CESPE) - Sec OAB SP/OAB/2008
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/238917
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/243527
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2477637
181) 
182) 
183) 
É assegurado ao empregado doméstico
a) adicional noturno.
b) recebimento de horas extras.
c) repouso semanal remunerado.
d) jornada de trabalho não superior a oito horas diárias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2480624
CEBRASPE (CESPE) - Sec OAB SP/OAB/2008
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
Assinale a opção correta quanto à dispensa arbitrária ou sem justa causa de empregada doméstica gestante.
a) É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada doméstica gestante desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto.
b) É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada doméstica gestante desde a confirmação da gravidez até 90 dias após o parto.
c) É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada doméstica gestante desde a confirmação da gravidez até 120 dias após o parto.
d) Inexiste, no ordenamento jurídico brasileiro, qualquer vedação para adispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada doméstica gestante.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2387151
CEBRASPE (CESPE) - Sec OAB GO/OAB/2007
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
Os direitos expressamente previstos para a empregada doméstica não incluem o(a)
a) licença-maternidade.
b) hora extra.
c) fundo de garantia por tempo de serviço.
d) 13.º salário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2476726
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2007
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2480624
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2387151
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2476726
184) 
185) 
186) 
Para a consideração da relação de emprego do trabalhador tido como empregado doméstico, a seguinte característica é a mais relevante:
a) o grau de instrução do trabalhador.
b) o valor da remuneração paga, em relação ao mercado de trabalho.
c) a jornada diária de trabalho não exceder de 08 (oito) horas.
d) que os serviços sejam prestados de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou entidade familiar, no âmbito residencial destas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2479063
Com. OAB GO - Sec OAB GO/OAB/2006
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
Marque a alternativa correta, tendo em vista o disposto na CLT.
a) Os preceitos constantes na CLT, salvo quando for, em cada caso, expressamente determinado em contrário, não se aplicam aos empregados domésticos, assim
considerados, de modo geral, os que prestam serviços de natureza não-econômica a pessoa ou família, no âmbito residencial desta.
b) Os preceitos constantes na CLT, salvo quando for, em cada caso, expressamente determinado em contrario, não se aplicam aos empregados domésticos, assim
considerados, de modo geral, os que prestam serviços de natureza econômica ou não-econômica a pessoa ou família, no âmbito residencial desta.
c) Os preceitos constantes na CLT, salvo quando for, em cada caso, expressamente determinado em contrario, não se aplicam aos em pregados domésticos e aos
empregados de empresa pública.
d) Os preceitos constantes na CLT, salvo quando for, em cada caso, expressamente determinado em contrário, não se aplicam aos empregados de fundações
públicas ou privadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2480006
Com. OAB GO - Sec OAB GO/OAB/2006
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
São assegurados à categoria dos trabalhadores domésticos:
a) salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado,, fundo de garantia do tempo de serviço, irredutibilidade salarial e seguro desemprego.
b) salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, irredutibilidade salarial, seguro desemprego, décimo terceiro salário com base na remuneração integral,
remuneração do salário noturno superior ao diurno.
c) salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, irredutibilidade salarial, 13º salário, remuneração do salário noturno superior ao diurno, repouso semanal
remunerado preferencialmente aos domingos.
d) salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, irredutibilidade salarial, décimo terceiro salário com base na remuneração integral, repouso semanal
remunerado preferencialmente aos domingos, licença paternidade, nos termos fixados em lei
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2479063
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2480006
187) 
188) 
189) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2479801
FCC - Sec OAB SP/OAB/2005
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
É empregado doméstico:
a) copeira de escritório de arquitetura.
b) cozinheiro de pensão de terceira classe.
c) vigia contratado por diretor de empresa multinacional para tomar conta de sua residência.
d) caseiro de sítio que se dedica à criação de galinhas, destinadas à venda em mercado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2441726
VUNESP - Sec OAB NE/OAB/2004
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
A Constituição Federal Brasileira não assegura à categoria dos trabalhadores domésticos o direito
a) à irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo.
b) ao 13.º salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria.
c) ao repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.
d) à duração do trabalho normal não superior a 8 horas diárias e 44 semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou
convenção coletiva de trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2434663
VUNESP - Sec OAB AM/OAB/2002
Direito do Trabalho - Emprego Doméstico (LC nº 150/2015)
Tratando-se de empregada doméstica, com referência ao salário-maternidade, pode-se afirmar que
a) é benefício previdenciário, sendo pago à trabalhadora diretamente pelo Órgão Previdenciário, incumbindo ao empregador apenas o fornecimento da
documentação solicitada pelo referido Órgão.
b) é benefício previdenciário, sendo pago à trabalhadora diretamente pelo Órgão Previdenciário, sem qualquer interferência do empregador.
c) é modalidade remuneratória, sendo pago diretamente pelo empregador.
d) é modalidade remuneratória, sendo pago diretamente pelo empregador o qual, posteriormente, se ressarcirá junto ao Órgão Previdenciário.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2479801
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2441726
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2434663
190) 
191) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2427880
FGV - JT (CSJT)/CSJT/2023
Direito do Trabalho - Aprendizagem (CLT, Lei nº 10.097/2000 e Decreto nº 9.579/2018)
Considerando as normas relativas ao contrato de aprendizagem, é correto afirmar que:
a) em qualquer hipótese, o contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de dois anos;
b) a duração do trabalho do aprendiz não excederá cinco horas diárias, sendo vedadas a prorrogação e a compensação de jornada;
c) a validade do contrato de aprendizagem prescinde de anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, devendo ser provada a matrícula e frequência do
aprendiz na escola, caso não haja concluído o ensino médio, e de inscrição em programa de aprendizagem desenvolvido sob orientação de entidade qualificada em
formação técnico-profissional metódica;
d) é considerada causa para a extinção do contrato de aprendizagem o desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz, salvo para o aprendiz com deficiência
quando desprovido de recursos de acessibilidade, de tecnologias assistivas e de apoio necessário ao desempenho de suas atividades;
e) contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, em que o empregador se
compromete a assegurar, ao maior de 14 e menor de 24 anos inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu
desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar com zelo e diligência as tarefas necessárias a essa formação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2643287
FUVEST - Proc (USP)/USP/2023
Direito do Trabalho - Aprendizagem (CLT, Lei nº 10.097/2000 e Decreto nº 9.579/2018)
Trabalhador nascido em 01.02.2004 cumpriu contrato de aprendizagem de 01.03.2018 a 01.08.2019, encerrado pelo escoamento do prazo determinado de 18
meses. A data final para ele ajuizar ação trabalhista com pretensões alusivas ao contrato de aprendizagem não sofrendo os efeitos da prescrição é/foi
a) 01.03.2020.
b) 01.03.2021.
c) 01.08.2021.
d) 01.02.2022.
e) 01.02.2024.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2427880
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2643287
192) 
193) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2661058
MS CONCURSOS - Asst S (Patrocínio)/Pref Patrocínio/2023
Direito do Trabalho - Aprendizagem (CLT, Lei nº 10.097/2000 e Decreto nº 9.579/2018)
Qual afirmação está incorreta, de acordo com Decreto nº 9.579/2018, que consolida atos normativos editados pelo Poder Executivo Federal que dispõem sobre a
temática do lactente, da criança e do adolescente e do aprendiz, e sobreo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Fundo Nacional para a Criança
e ao Adolescente e os programas federais da criança e do adolescente, no que diz respeito da contratação de aprendiz?,
a) A jornada de trabalho do aprendiz não excederá seis horas diárias.
b) Para a definição das funções que demandem formação profissional, deverá ser considerada a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho.
c) Na hipótese de o aprendiz, menor de dezoito anos, ser empregado em mais de um estabelecimento, as horas da jornada de trabalho, em cada um dos
estabelecimentos serão totalizadas.
d) A contratação de aprendizes deverá atender, prioritariamente, aos adolescentes entre quatorze e dezoito anos, sem exceção.
www.tecconcursos.com.br/questoes/326516
FGV - Ana Adm (PROCEMPA)/PROCEMPA/Analista de Recursos Humanos/2014
Direito do Trabalho - Aprendizagem (CLT, Lei nº 10.097/2000 e Decreto nº 9.579/2018)
Para que a empresa possa receber o profissional com o perfil adequado, existe o recurso do contrato de experiência, firmado pelo prazo máximo de 90 dias, para
avaliar a performance do empregado na função.
Sobre o contrato de experiência, assinale a afirmativa correta.
a) Sua vigência depende de termo pré-fixado ou da execução de serviços especificados ou, ainda, da realização de certo acontecimento susceptível de previsão
aproximada.
b) A pessoa física exerce, habitualmente e por conta própria, atividade profissional remunerada, prestando serviços de caráter eventual a uma ou mais pessoas ou
empresas, sem relação de emprego.
c) Os estudantes exercem sua profissão enquanto estudam, com o objetivo de aperfeiçoar seus estudos, ganhando mais experiência.
d) A empresa pode contratar pessoal por meio de agências registradas no Ministério do Trabalho, limitando a contratação às situações de acúmulo de serviço, férias
ou aumento sazonal de trabalho.
e) As partes devem respeitar o prazo estipulado no contrato, sendo que, ao seu término, não há obrigação de continuidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2661058
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/326516
194) 
195) 
196) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/238626
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2013
Direito do Trabalho - Aprendizagem (CLT, Lei nº 10.097/2000 e Decreto nº 9.579/2018)
A empresa Gomes Sardinha Móveis Ltda. é procurada por um jovem portador de deficiência, que tem 30 anos, e deseja ser contratado como aprendiz de
marceneiro. A empresa tem dúvida sobre a possibilidade legal dessa contratação.
A partir do caso relatado, assinale a afirmativa correta.
a) Não se aplica a idade máxima ao aprendiz portador de deficiência, de modo que a contratação é possível.
b) A idade máxima do aprendiz é de 24 anos, não havendo exceção, pelo que não é possível a contratação.
c) Havendo autorização da Superintendência Regional do Trabalho, o jovem poderá ser contratado como aprendiz, haja vista sua situação especial.
d) Não existe idade máxima para a contratação de aprendizes, daí porque, em qualquer hipótese, a admissão é possível.
www.tecconcursos.com.br/questoes/241336
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2011
Direito do Trabalho - Aprendizagem (CLT, Lei nº 10.097/2000 e Decreto nº 9.579/2018)
Com relação ao contrato de aprendizagem, assinale a alternativa correta.
a) É um contrato especial de trabalho que pode ser ajustado de forma expressa ou tácita.
b) É um contrato por prazo determinado cuja duração jamais poderá ser superior a dois anos.
c) Salvo condição mais favorável, ao menor aprendiz deve ser assegurado o salário mínimo hora.
d) A duração do trabalho do aprendiz não pode exceder de quatro horas diárias, sendo vedada a prorrogação e a compensação de jornada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2480625
CEBRASPE (CESPE) - Sec OAB SP/OAB/2008
Direito do Trabalho - Aprendizagem (CLT, Lei nº 10.097/2000 e Decreto nº 9.579/2018)
O contrato de aprendizagem deve ser celebrado com indivíduo
a) maior de 14 anos e menor de 24 anos, exceto com relação aos portadores de deficiência, caso em que a idade máxima não se aplica.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/238626
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/241336
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2480625
197) 
198) 
b) maior de 12 anos e menor de 16 anos.
c) maior de 12 anos e menor de 18 anos.
d) maior de 15 anos de idade, sem limite máximo de idade, desde que comprovado que o trabalhador esteja recebendo treinamento em ofício ou profissão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2389657
CEBRASPE (CESPE) - Sec OAB RJ/OAB/2007
Direito do Trabalho - Aprendizagem (CLT, Lei nº 10.097/2000 e Decreto nº 9.579/2018)
O mercado de trabalho privilegia a mão-de-obra qualificada. Atenta a essa realidade, a legislação trabalhista faz incidir sobre o contrato de estágio e sobre o
contrato de aprendizagem regras específicas. A respeito dessas regras, assinale a opção incorreta.
a) Tanto o contrato de estágio quanto o contrato de aprendizagem podem atrair a legislação-padrão celetista aplicável ao contrato individual de trabalho (art. 442,
CLT), se não satisfeitos os requisitos formais e materiais previstos em lei.
b) O contrato de aprendizagem gera vínculo de emprego, enquanto o contrato de estágio não gera vínculo de emprego.
c) O caráter híbrido do contrato de aprendizagem, ao mesmo tempo prestação de serviço e aprendizado metódico de ofício, exige o recolhimento de FGTS, em
iguais condições com o empregado típico.
d) Ajudas de custo ou outras espécies de retribuição proporcionadas ao estagiário pela empresa tomadora não possuem natureza salarial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2480022
Com. OAB GO - Sec OAB GO/OAB/2006
Direito do Trabalho - Aprendizagem (CLT, Lei nº 10.097/2000 e Decreto nº 9.579/2018)
Sobre o contrato do aprendiz, é correto afirmar:
a) A duração do trabalho do aprendiz não excederá de seis horas diárias, sendo permitida a prorrogação e a compensação de jornada
b) A duração do trabalho do aprendiz não excederá de oito horas diárias, sendo vedadas a prorrogação e a compensação de jornada
c) Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar
ao maior de quatorze e menor de dezoito anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu
desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação
d) Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo indeterminado, em que o empregador se compromete a
assegurar ao maior de dezesseis e menor de dezoito anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu
desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação
www.tecconcursos.com.br/questoes/2427878
FGV - JT (CSJT)/CSJT/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2389657
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2480022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2427878
199) 
200) 
Direito do Trabalho - Estágio (Lei nº 11.788/2008)
A Lei nº 11.788/2008 dispõe sobre as relações de estágio, definindo-o como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa
à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de
ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
 
Considerando os dispositivos legais, é correto afirmar que:
a) o educando deverá ser inscrito e contribuir como segurado especial do Regime Geral de Previdência Social;
b) o número máximo de estagiários em relação ao quadro de pessoal das entidades concedentes de estágio deverá ser de 10% para empresas com mais de vinte e
cinco empregados;
c) são obrigações das instituições deensino, em relação aos estágios de seus educandos, entre outras, exigir do educando a apresentação periódica, em prazo não
superior a um ano, de relatório das atividades;
d) o estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto
pedagógico do curso, sendo considerado estágio obrigatório aquele definido como tal no projeto do curso, sendo a carga horária requisito facultativo para aprovação
e obtenção de diploma;
e) a manutenção de estagiários em desconformidade com a Lei caracteriza vínculo de emprego do educando com a parte concedente do estágio para todos os fins
da legislação trabalhista e previdenciária, e a instituição privada ou pública que reincidir na irregularidade ficará impedida de receber estagiários por dois anos,
contados da data da decisão definitiva do processo administrativo correspondente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1749122
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2021
Direito do Trabalho - Estágio (Lei nº 11.788/2008)
Carlos foi contratado como estagiário, em 2018, por uma indústria automobilística, pelo prazo de dois anos. Todas as exigências legais foram atendidas, e o estágio
era remunerado. Após um ano de vigência do contrato, ele procura você, como advogado(a), para saber se terá direito a férias nos 12 meses seguintes.
Sobre a situação narrada, de acordo com a Lei de regência, assinale a afirmativa correta.
a) Não haverá direito a qualquer paralisação, porque somente o empregado tem direito a férias.
b) O estagiário tem direito a férias normais acrescidas do terço constitucional.
c) Uma vez que a Lei é omissa a respeito, caberá ao empregador conceder, ou não, algum período de descanso a Carlos.
d) Carlos terá direito a um recesso remunerado de 30 dias, mas sem direito ao acréscimo de 1/3(um terço).
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1749122
Gabarito
1) E 2) B 3) A 4) C 5) B 6) E 7) A
8) B 9) B 10) A 11) A 12) B 13) D 14) E
15) D 16) C 17) A 18) E 19) E 20) C 21) D
22) A 23) A 24) E 25) D 26) D 27) A 28) A
29) C 30) B 31) A 32) A 33) B 34) D 35) A
36) B 37) A 38) D 39) C 40) D 41) C 42) D
43) B 44) C 45) A 46) D 47) C 48) C 49) D
50) D 51) D 52) A 53) C 54) C 55) D 56) B
57) C 58) D 59) A 60) A 61) E 62) D 63) E
64) B 65) D 66) C 67) A 68) D 69) C 70) D
71) A 72) B 73) E 74) A 75) B 76) A 77) D
78) B 79) B 80) D 81) C 82) D 83) C 84) C
85) A 86) B 87) B 88) B 89) D 90) D 91) A
92) C 93) D 94) D 95) B 96) D 97) E 98) D
99) E 100) E 101) A 102) D 103) C 104) D 105) A
106) D 107) D 108) A 109) A 110) B 111) B 112) B
113) B 114) C 115) C 116) C 117) B 118) C 119) C
120) C 121) A 122) A 123) A 124) D 125) C 126) D
127) B 128) A 129) B 130) D 131) B 132) B 133) B
134) A 135) D 136) B 137) B 138) C 139) E 140) A
141) E 142) B 143) C 144) A 145) C 146) C 147) D
148) B 149) C 150) B 151) E 152) C 153) C 154) B
155) D 156) A 157) C 158) A 159) A 160) B 161) C
162) A 163) C 164) C 165) C 166) B 167) B 168) C
169) C 170) A 171) E 172) D 173) D 174) C 175) C
176) B 177) D 178) C 179) D 180) B 181) C 182) A
183) B 184) D 185) A 186) D 187) C 188) D 189) A
190) D 191) E 192) D 193) E 194) A 195) C 196) A
197) C 198) Anulada 199) E 200) D

Mais conteúdos dessa disciplina