Logo Passei Direto
Buscar

Atividades 1- Administração e Planejamento em Serviço Social 01

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O planejamento para o serviço social, é tão indispensável como em qualquer empresa, governo, ou mesmo para o cotidiano de uma pessoa comum. Para o profissional do serviço social, se utilizar desta importante ferramenta garante que todas as consequências de suas ações poderão ser previamente avaliadas, além de que todos os passos desse processo possam ser monitorados. O planejamento permite que os recursos disponíveis sejam melhor utilizados e ainda que estratégias sejam criadas de forma a minimizar problemas. Entretanto, em um contexto social, por volta de 1980 e sob a perspectiva do economista Carlos Matus se desenvolve o planejamento situacional.
Como pode ser conceituado planejamento situacional?
a. Planejamento que analisa a realidade da situação de forma generalizada em que será construída a política pública, e dessa forma levando a um cenário mais preciso.
b. Tipo de planejamento que possui uma menor capacidade de adaptação frente a situação social do país, não considerando a dinâmica da realidade.
c. Planejamento pautado na análise coletiva de uma determinada sociedade ou mesmo comunidade, encontrando dessa forma uma maior dificuldade em estabelecer objetivos.
d. Planejamento desenvolvido frente a realidade de uma determinada situação específica, tornando assim este planejamento mais preciso em relação aos objetivos.
e. Sistema de planejamento que não permite flexibilização, tendo seu formato tradicionalista e pautado na realidade da situação.

Desde o momento que a participação popular se tornou uma realidade dentro de um contexto de elaboração das políticas públicas, deve ser considerado as interações entre os atores que compõe esta elaboração. Por se tratar do poder público, o que faria mais sentido seria este processo estar permeados por rituais burocráticos em que as ações seriam definidas de cima para baixo, ou seja partindo de uma diretoria, de forma ascendente, sem que a comunicação entre o planejamento e a execução seja realmente eficiente.
Quais podem ser as consequências de um planejamento de políticas públicas em um contexto em que as ações são definidas sem que haja diálogo entre planejamento e execução?
a. A eficiência e a eficácia deste planejamento podem ser prejudicadas.
b. Poderá ser necessário treinamentos, capacitações ou em casos extremos trocas de equipes para correção deste problema.
c. Não haverá grandes prejuízos, desde que gestão tenha conhecimento desta deficiência.
d. O planejamento pode ser repentinamente cancelado caso a administração perceba que exista esta falha na comunicação.
e. Esta deficiência de comunicação pode ser amenizada quando a execução é eficiente, não trazendo assim consequências negativas.

Quando falamos em planejamento, podemos enxerga-lo tanto dentro de uma organização, como fazendo parte dos processos de implantação de políticas públicas. Em ambos os casos, o planejamento está muito além de metodologias, ou mesmo a elaboração de planos visando um objetivo. envolve os importantes processo de tomadas de decisão. Este processo abrange indagações e questionamentos que são comuns tanto no planejamento em uma organização, como a nível público. Porém, engana-se quem acredita que as maneiras de se planejar uma política pública é igual que se planejar a nível organizacional, nestes casos as diferenças são significativas.
O que difere o planejamento na esfera pública do planejamento a um nível organizacional?
a. Embora ambos partam de um mesmo princípio, o planejamento nos setores públicas é regido por normas, decretos e leis pelo fato das tomadas de decisão não se poderem transcenderem o nível particular, enquanto o planejamento organizacional visa o interesse particular.
b. Embora tendo as mesmas origens, planejamento governamental deve ser avaliado de modo que suas decisões serão tomadas a nível particular, uma vez que a autoridade máxima de sua autarquia fica responsável por estas decisões que serão a representação de sua vontade pessoal, o que não ocorre no planejamento organizacional que visa o bem comum.
c. São planejamentos distintos, com princípios distintos que encontram suas particularidades na mesma forma de regulamentação, através de leis, decretos, normativa etc.
d. São dois tipos de planejamentos distintos, que possuem diferentes origens e objetivos, uma vez que o planejamento organizacional visa o bem comum, o planejamento público visa o bem particular.
e. O planejamento organizacional visa o bem comum, representa um instrumento político e está regido por normas, leis e decretos, diferente do planejamento a nível público que envolve apenas o planejamento e a execução dentro do setor público.

O Estado sempre andou a passos lentos em relação as necessidades sociais, mesmo que observando os avanços destas necessidades, na maioria das vezes criava políticas socias e tomavas as decisões por pressão social. Entretanto, nas últimas décadas, influenciados pela globalização, o Governo vem tomando medidas de ampliação dos direitos trabalhistas e de incumbir-se das despesas sociais, com o intuito de diminuição da pobreza e superação das desigualdades sociais. Para o Brasil, tanto a implantação, quanto o desenvolvimento de políticas públicas foi dificultado por diversos fatores inerentes as características do país.
Qual a grande dificuldade encontrada por países como o Brasil para o desenvolvimento eficiente das políticas sociais?
a. A burocracia dos processos que agilizava de forma acentuada os processos, banalizando e desvirtuando o sistema de planejamento de política sociais.
b. As eleições que ocorrem em curtos períodos de tempo e oneram os cofres públicos e tornam as políticas públicas inviáveis economicamente.
c. A continuidade das políticas sociais por um período de tempo mais estendido, tornava as políticas sociais obsoletas, sempre havendo a necessidade de reformulações e novas regulamentações.
d. A burocracia nos processos que acabavam por distorcer os objetivos das políticas sociais, além da falta de continuidade destas políticas, que são remodeladas a cada início de um novo mandato governamental.
e. A simplicidade e agilidade dos processos que acabam por sobrecarregar o sistema, e o que poderia se apresentar como uma vantagem acabava por dificultar os processos.

O ato de planejar nasceu com o próprio homem. Desde as sociedades nômades, nas tomadas de decisão de quais locais iriam se instalar, quando deveriam partir, entre outras, o homem encontra no planejamento uma maneira de prever situações de resguardando de possíveis adversidades. Nas sociedades atuais, o planejamento encontra seu espaço tanto nos aspectos da vida cotidiana, quanto nas organizações, nas ações governamentais que envolvem as políticas sociais, e por consequência o planejamento social.
Sobre o planejamento social, Assinale Verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) É um processo dinâmico, porém descontinuado, uma vez que as ações tomadas em conjunto podem ser interrompidas e retomadas sem maiores consequências.
( ) Não sofreu grandes influencias do Capitalismo, pois este sistema econômico esta baseado na acumulação de capital e está relacionado com as organizações, não diretamente com a sociedade.
( ) É um importante instrumento para o profissional de serviço social, uma vez que possibilita que este profissional se antecipe a situações auxiliando na concretização das intervenções.
( ) O planejamento da ação profissional, representa para o profissional de serviço social, uma importante ferramenta para responder as demandas sociais impostas pelo capitalismo.
( ) Representa a mola mestra para que a mudança social aconteça.
a. V-F-V-F-V;
b. V-V-V-V-V.
c. F-V-V-V-F;
d. F-F-V-V-V;
e. F-F-F-F-F;

Profundas transformações para a sociedade, além de uma nova visão baseada na produção e propriedade privada. Para o planejamento social, o capitalismo também resultou em uma serie de transformações, além de uma fonte de incertezas, uma vez que esta nova visão de hegemonia do capital e da produção findou-se como um marco para a história do homem e para o meio em ele que estava inserido.
Qual a relação do crescimento do capitalismo como planejamento social?
a. O crescimento do capitalismo exigiu um planejamento social mais elaborado, uma vez que o desenvolvimento ou as crises econômicas causadas pelo capitalismo geram grandes impactos para a sociedade.
b. A evolução do capitalismo está associada a um maior controle do estado sobre as atividades econômicas e sobre a sociedade, exigindo do planejamento social ferramentas menos robustas e mais diversificadas.
c. Uma das mais importantes consequências do capitalismo é o declínio da economia. Dessa forma o planejamento social deve ser atuante e organizado para se tornar o mais eficiente possível em meio a uma sociedade em degradação.
d. O nascimento do capitalismo em si, não somente seu crescimento originou no serviço social uma preocupação em planejar com menos critérios, visto que em sociedades capitalistas o controle social não é visto com bons olhos.
e. O crescimento do capitalismo tornou as relações sociais mais equilibradas, uma vez que o desenvolvimento econômico gerou desenvolvimento social e uma sociedade justa e igualitária, tornando o planejamento social menos necessário.

O estabelecimento de políticas sociais em um país, sempre está submetido ao momento histórico e a realidade deste país, ou seja, quando uma nação busca desenvolver políticas sociais, ele está em busca de resoluções de problemas sociais, o que condiciona esta politica ao momento que o país passa naquele momento. Em um cenário mundial, as politicas surgiram em um momento de crise ocasionado pelo crescimento do capitalismo, entretanto no Brasil estas políticas tiveram início mais tardiamente devido a uma serie de dificuldades impostas pelo sistema de político da época.
Quais as dificuldades encontradas pelo Brasil originalmente para a implantação das políticas sociais?
a. O final do regime escravocrata, que levou a elite dominante, que detinha o poder, a contratação de empregados que possuíam poucos benefícios e muitas obrigações.
b. A predominância das classes de trabalhadores rurais, ou o proletariado, o que devido as lutas de classes, dominavam o cenário político e se opunham a promoção das políticas sociais que viessem a favorecer a burguesia.
c. Ao tradicionalismo anti escravagista, oriundo do período imperial que exercia forte influencia politica e oposição as classes trabalhadoras em ascenção.
d. O colonialismo e o sistema escravocrata representaram uma barreira para o desenvolvimento social, além de uma poderosa elite rural detentora de poder político.
e. O liberalismo econômico que se apresentou como uma barreira para o crescimento do social, tendo em vista que este sistema buscava seu enriquecimento basicamente na exploração de mão de obra assalariada.

Sobre os tipos de avaliação social, o que se entende por avaliação de impacto?
a. Realiza a análise de impacto de um determinado programa, quais mudanças ocorreram após a implementação de um programa, levando em consideração a dimensão temporal, pela sua funcionalidade é a modalidade mais utilizada na atualidade.
b. Analisa o processo de implantação de uma política pública, é o modelo de avaliação mais objetivo. e leva em consideração as diretrizes previamente estabelecidas.
c. Mede a eficácia de um determinado programa, podendo inclusive, dependendo do resultado da análise redirecionar o programa, se for verificado falhas ou inconsistências.
d. Analisa a política pública como proposta, seus princípios, além de avaliar a sua viabilidade antevendo quais as situações que poderão ser desencadeadas caso a projeto tenha continuidade.
e. Avaliação que é realizada antes mesmo da implantação da política pública, com a finalidade da tomada de decisão mais importante do projeto, se ele deve realmente ser implantado.

Sobre a etapa da preparação do planejamento participativo, podemos afirmar que:
Assinale a alternativa correta:
I – Momento em que será estudado as etapas e fundamentos do processo de planejamento:
II – Etapa em que é definida o marco referencial do planejamento;
III – Momento em que os participantes devem tomar conhecimento do papel do planejamento como ferramenta capaz de transformar a realidade.
IV – Etapa que pode contar com a participação de uma equipe técnica responsável.
a. Apenas I está correta.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

A história do homem foi marcada por inúmeras revoluções. As lutas por poder, por ideologias ou até mesmo por liberdade, serviam de justificativa para estes acontecimentos que resultavam normalmente em grandes mudanças de comportamento e porque não dizer, da sociedade como um todo.
A que se resumia a participação popular dentro de um planejamento tecnocrático?
a. Neste Sistema social, imperava uma atuante participação popular, devido a sua característica descentralizadora.
b. No planejamento tecnocrático, existia uma grande interação entre a gestão e o povo, que possui praticamente metade do poder de decisão dentro do planejamento.
c. Por ser formado basicamente por técnicos, o planejamento tecnocrático tem um forte embasamento que visava o desenvolvimento social, o que dava certa liberdade e aumentava a participação popular de acordo com a política a ser adotada.
d. O planejamento tecnocrático, pela sua confiança técnica, tornou-se centralizador, ou seja, tornou a participação popular pequena ou praticamente nula.
e. Devido ao caráter descentralizador e sua fragilidade técnica, o planejamento tecnocrático não permitia que o povo tivesse qualquer poder de decisão dentro do planejamento.

A história brasileira conheceu diversos modelos de Administração pública, A princípio temos o modelo patrimonialista que era centralizador, e estabelecia que o cidadão era apenas um financiador sem voz alguma sobre este processo, passamos pelo modelo burocrático com seus excessivos procedimentos, e chegamos até o modelo gerencial que transformou o cidadão em um cliente-usuário.
O que entendemos por planejamento participativo?
a. Modalidade de planejamento desenvolvido inicialmente pelo setor privado que foi posteriormente incorporado nas ações do poder público, e tem por fundamento se utilizar de estratégias para planejar e executar ações.
b. Este tipo de planejamento se apara pela lógica de que que a nossa só será justa se houver a participação de todos os diferentes atores nos processos de tomada de decisão.
c. São os métodos de planejamentos executados pelo Estado, em que existe a participação de um representante do serviço social, com função fiscalizadora.
d. É o planejamento que tem seu foco na hegemonia do Estado, em que as decisões devem ser tomadas pelo Governo, sem a participação popular.
e. Método de planejamento que ampara na ideia que se somente a participação popular e do governo nas tomadas de decisão não é suficiente, dessa forma incentiva a participação nesses processos decisórios de representantes da iniciativa privada.

pudessem suprir as necessidades sociais deste novo homem, que embora desenvolvido, ainda possui os mesmos instintos de revolução.
Quais fatores históricos desencadearam o surgimento das políticas sociais em um cenário mundial?
a. O declínio dos capitalismos que descaracterizou a burguesia, dando poder ao proletariado, que passou a exigir politicas que pudessem favorecer e desenvolver a classe trabalhadora.
b. Os conflitos entre a burguesia e a classe trabalhadora, dessa forma o Governo apoiando a burguesia detentora de poder, desenvolveu políticas sociais que favorecem a classe dominante, desfavorecendo o proletariado.
c. O crescimento do capitalismo e as lutas de classes que surgiram deste processo, resultaram em uma crise nas relações trabalhistas. Neste cenário nasceu as políticas sociais promovendo direitos aos trabalhadores além de beneficiar a elite dominante através da manutenção da força de trabalho.
d. A Revolução Industrial ocasionou uma grave evasão populacional nos grandes centros, causando serias crises nos centros urbanos e jogando a população de à extrema pobreza, exigindo dessa forma, que o Governo criasse politicas para conter este problema urbano.
e. A crise do capitalismo e o desenvolvimento da burguesia que buscava o acumulo de riquezas explorando mão de obra assalariada, o que ocasionou um posicionamento por parte do Estado em criar políticas públicas para combater esta prática.

O ato de planejar tem suas origens com o homem. Desde as primeiras sociedades, ainda nômades, o planejamento fazia parte de todas as decisões, desde para onde migrar, quanto tempo ficar e até mesmo quando o homem decidiu fixar sua morada definitivamente.
Sobre a evolução dos modelos de planejamento no Brasil podemos afirmar:
I – O modelo patrimonialista, a participação popular nas tomadas de decisão era praticamente nula, tendo o cidadão como um financiador.
II – A evolução dos modelos de planejamento buscavam corrigir as falhas dos modelos de planejamento anterior.
III – Passou por três importantes momentos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.
IV – O modelo gerencial apresentou grande mudança em relação aos outros modelos, transformando o cliente-usuário.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I está correta.

Realizar uma gestão social eficiente pode ser bastante trabalhoso e oneroso, uma vez que os problemas que envolvem uma sociedade são diversos, complexos e ainda implica em gerir um fator peculiar e inconstante, o fator humano.
Qual a importância de se realizar a avaliação das políticas públicas?
a. Regular quais os integrantes da população realmente têm necessidade de ser beneficiado pela política pública em questão, evitando irregularidades.
b. Levantar dados de qual é o perfil da população que está inserida em programas sociais para que estas políticas sejam melhor direcionadas.
c. Para que seja possível fazer levantamentos demográficos sobre a situação social da população.
d. Coletar dados dom o intuito de estabelecer parâmetros na formulação de novas políticas publicas e avaliar quais os principais atributos devem ser levados em consideração para que esta população seja beneficiada.
e. Para que se tenha conhecimento de quais foram os resultados encontrados em relação aos objetivos e metas que foram propostas pelo planejamento.

A importância da implantação de políticas públicas para a sociedade se deve ao fato de que, é através destas políticas que o poder público pode proporcionar um melhor auxílio as demandas sociais da população.
A que se deve a complexidade na construção das políticas públicas?
a. A participação e a opinião popular nas tomadas de decisão, que nem sempre são unânimes.
b. A necessidade e a incumbência da efetividade total das políticas públicas, que torna o processo moroso e sob pressão.
c. Pelas excessivas demandas não fundamentais, o planejamento das políticas públicas torna-se burocrático e sobrecarregado.
d. Em razão das políticas públicas ser ferramentas utilizadas tanto pelo poder público, como pelo setor privado, foram criadas divergências pela peculiaridade de cada um desses setores.
e. A diversidade das demandas da população e a quantidade de respostas as políticas públicas, que nem sempre são unanimes.

As atividades econômicas podem ser divididas, dependendo do tipo de entidade e sua função econômica e social dentro da sociedade.
O que entendemos por Terceiro Setor da economia?
a. São entidades sem fins lucrativos que tem por objetivo de lutar pela formulação de políticas públicas mais justas e igualitárias, além de realizar o monitoramento e avaliação destas políticas.
b. São entidades governamentais, que buscam lucratividade em atividades sociais e destinando parte dos lucros para a promoção do bem estar social.
c. São organizações sem fins lucrativos, que não são públicas nem privadas, e exercem funções diversas do Estado na sociedade, sempre visando o bem estar da sociedade.
d. Grupo de entidades governamentais que promovem ações de arrecadação de donativos e distribuição para comunidades carentes.
e. É o conjunto de organizações privadas que tem por objetivo realizar ações sociais para a promoção do bem estar da população.

Desde o descobrimento do Brasil, o país passou por inúmeros períodos que marcaram o desenvolvimento econômico e social do País.
Como a publicação da Constituição Federal de 1988 colaborou para a promoção da participação popular com efeitos diretos no controle social?
a. Também conhecida como Constituição cidadã, a Carta Magma abriu espaço para um novo movimento popular, com seu texto de apoio popular e participação ativa do povo, culminado assim no enfraquecimento do controle social.
b. A Constituição de 1988 estabeleceu que a população teria direito a participação ativa apenas em políticas que teriam que ser previamente aprovadas pelas instituições governamentais, o que soou como um avanço, porém esta participação estava condicionada a vontade do poder público, tornando obsoleto o controle social.
c. A carta Magma em seu texto conservador e controlador, estabelecia diretrizes que regulavam a participação popular dando ao povo voz mais ativa nas tomadas de decisão das políticas públicas voltadas para o bem estar da população, fortalecendo o controle social.
d. Elaborada sob influência de um regime conservador da Era Vargas, a Constituição de1988, estabelecia as normativas que davam mais poder ao cidadão, embora mantivesse um sistema centralizador e o controle social.
e. Estabelecendo a descentralização, dando voz ao povo através da participação popular na elaboração das política pública e legitimando um momento em que a população teria voz ativa nos processos de tomada de decisão, fortalecendo o controle social.

Para qualquer organização, o planejamento atua como ferramenta de otimização de recursos, minimização de problemas, entre muitas funcionalidades, que no final possuem o mesmo objetivo, fomentar o desenvolvimento da organização.
De que forma a burocracia pode ser positiva para a construção de uma política pública?
a. A série de processos burocráticos que envolvem a construção de uma política pública, como normas, procedimentos e leis são necessários para que execução desta política seja construída de forma ordenada, garantindo que cada etapa seja seguida corretamente.
b. Devido excessiva informalidade que é característica da burocracia, a analise da realidade situacional pode ser um processo rápido, o que anteciparia a implantação da política pública e dispensando boa parte dos processos normais de regulamentação.
c. Através da agilidade de seus processos a burocracia permite que uma política pública seja implantada de forma mais rápida e eficaz, atingindo de forma mais objetiva os resultados pretendidos.
d. Pela morosidade de seus processos e procedimentos a burocracia permite que o planejamento situacional seja analisado com mais critério e se tenha mais tempo para uma coleta de informações mais detalhadas, dispensando desta forma a necessidade de uma normativa ou mesmo uma lei para implanta-la.
e. Como principal característica da burocracia, a excessiva padronização dos procedimentos de construção de uma política pública tem como consequência um maior tempo para que esta política seja implantada, possibilitando que possa ser dispensado a avaliação dessa política após a implantação.

O que entendemos pelo termo tecnocracia?
a. É a filosofia em o poder de gerir a sociedade deve ser exercido pelas grandes e mais poderosas corporações dominantes no mercado.
b. Nada mais é que um sistema social em que o gerenciamento da sociedade e do poder público é realizado por técnicos, especialistas e cientistas.
c. É a ideologia social que acredita que os gestores sociais devem ser escolhidos por voto popular de acordo com as suas habilidades e conhecimento prévio da função que irá ocupar.
d. É uma doutrina política em que os gestores são escolhidos pelo voto popular, muitas vezes sem muitas habilidades, nem aptidão para exercer as funções que lhes são atribuídas.
e. É o sistema social em que os cargos públicos de gestão da sociedade são indicados pelo chamando apadrinhamento.

Sobre o Planejamento Estratégico Situacional, como podemos definir seu momento tático-operacional, ou quarto momento?
a. Este momento está relacionado a enumeração dos principais problemas e de quais as suas causas, para que seja compreendida a realidade.
b. Momento em que é verificado se os objetivos do planejamento podem se contradizer entre si.
c. Momento em que são identificados quais os que recursos necessários para viabilidade do projeto.
d. Período em que o plano de gerencia será executado, deverá haver prestação de contas, além de monitoramento e avaliação constante.
e. É quando se estabelecem as linhas de ação para os objetivos previamente estabelecidos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O planejamento para o serviço social, é tão indispensável como em qualquer empresa, governo, ou mesmo para o cotidiano de uma pessoa comum. Para o profissional do serviço social, se utilizar desta importante ferramenta garante que todas as consequências de suas ações poderão ser previamente avaliadas, além de que todos os passos desse processo possam ser monitorados. O planejamento permite que os recursos disponíveis sejam melhor utilizados e ainda que estratégias sejam criadas de forma a minimizar problemas. Entretanto, em um contexto social, por volta de 1980 e sob a perspectiva do economista Carlos Matus se desenvolve o planejamento situacional.
Como pode ser conceituado planejamento situacional?
a. Planejamento que analisa a realidade da situação de forma generalizada em que será construída a política pública, e dessa forma levando a um cenário mais preciso.
b. Tipo de planejamento que possui uma menor capacidade de adaptação frente a situação social do país, não considerando a dinâmica da realidade.
c. Planejamento pautado na análise coletiva de uma determinada sociedade ou mesmo comunidade, encontrando dessa forma uma maior dificuldade em estabelecer objetivos.
d. Planejamento desenvolvido frente a realidade de uma determinada situação específica, tornando assim este planejamento mais preciso em relação aos objetivos.
e. Sistema de planejamento que não permite flexibilização, tendo seu formato tradicionalista e pautado na realidade da situação.

Desde o momento que a participação popular se tornou uma realidade dentro de um contexto de elaboração das políticas públicas, deve ser considerado as interações entre os atores que compõe esta elaboração. Por se tratar do poder público, o que faria mais sentido seria este processo estar permeados por rituais burocráticos em que as ações seriam definidas de cima para baixo, ou seja partindo de uma diretoria, de forma ascendente, sem que a comunicação entre o planejamento e a execução seja realmente eficiente.
Quais podem ser as consequências de um planejamento de políticas públicas em um contexto em que as ações são definidas sem que haja diálogo entre planejamento e execução?
a. A eficiência e a eficácia deste planejamento podem ser prejudicadas.
b. Poderá ser necessário treinamentos, capacitações ou em casos extremos trocas de equipes para correção deste problema.
c. Não haverá grandes prejuízos, desde que gestão tenha conhecimento desta deficiência.
d. O planejamento pode ser repentinamente cancelado caso a administração perceba que exista esta falha na comunicação.
e. Esta deficiência de comunicação pode ser amenizada quando a execução é eficiente, não trazendo assim consequências negativas.

Quando falamos em planejamento, podemos enxerga-lo tanto dentro de uma organização, como fazendo parte dos processos de implantação de políticas públicas. Em ambos os casos, o planejamento está muito além de metodologias, ou mesmo a elaboração de planos visando um objetivo. envolve os importantes processo de tomadas de decisão. Este processo abrange indagações e questionamentos que são comuns tanto no planejamento em uma organização, como a nível público. Porém, engana-se quem acredita que as maneiras de se planejar uma política pública é igual que se planejar a nível organizacional, nestes casos as diferenças são significativas.
O que difere o planejamento na esfera pública do planejamento a um nível organizacional?
a. Embora ambos partam de um mesmo princípio, o planejamento nos setores públicas é regido por normas, decretos e leis pelo fato das tomadas de decisão não se poderem transcenderem o nível particular, enquanto o planejamento organizacional visa o interesse particular.
b. Embora tendo as mesmas origens, planejamento governamental deve ser avaliado de modo que suas decisões serão tomadas a nível particular, uma vez que a autoridade máxima de sua autarquia fica responsável por estas decisões que serão a representação de sua vontade pessoal, o que não ocorre no planejamento organizacional que visa o bem comum.
c. São planejamentos distintos, com princípios distintos que encontram suas particularidades na mesma forma de regulamentação, através de leis, decretos, normativa etc.
d. São dois tipos de planejamentos distintos, que possuem diferentes origens e objetivos, uma vez que o planejamento organizacional visa o bem comum, o planejamento público visa o bem particular.
e. O planejamento organizacional visa o bem comum, representa um instrumento político e está regido por normas, leis e decretos, diferente do planejamento a nível público que envolve apenas o planejamento e a execução dentro do setor público.

O Estado sempre andou a passos lentos em relação as necessidades sociais, mesmo que observando os avanços destas necessidades, na maioria das vezes criava políticas socias e tomavas as decisões por pressão social. Entretanto, nas últimas décadas, influenciados pela globalização, o Governo vem tomando medidas de ampliação dos direitos trabalhistas e de incumbir-se das despesas sociais, com o intuito de diminuição da pobreza e superação das desigualdades sociais. Para o Brasil, tanto a implantação, quanto o desenvolvimento de políticas públicas foi dificultado por diversos fatores inerentes as características do país.
Qual a grande dificuldade encontrada por países como o Brasil para o desenvolvimento eficiente das políticas sociais?
a. A burocracia dos processos que agilizava de forma acentuada os processos, banalizando e desvirtuando o sistema de planejamento de política sociais.
b. As eleições que ocorrem em curtos períodos de tempo e oneram os cofres públicos e tornam as políticas públicas inviáveis economicamente.
c. A continuidade das políticas sociais por um período de tempo mais estendido, tornava as políticas sociais obsoletas, sempre havendo a necessidade de reformulações e novas regulamentações.
d. A burocracia nos processos que acabavam por distorcer os objetivos das políticas sociais, além da falta de continuidade destas políticas, que são remodeladas a cada início de um novo mandato governamental.
e. A simplicidade e agilidade dos processos que acabam por sobrecarregar o sistema, e o que poderia se apresentar como uma vantagem acabava por dificultar os processos.

O ato de planejar nasceu com o próprio homem. Desde as sociedades nômades, nas tomadas de decisão de quais locais iriam se instalar, quando deveriam partir, entre outras, o homem encontra no planejamento uma maneira de prever situações de resguardando de possíveis adversidades. Nas sociedades atuais, o planejamento encontra seu espaço tanto nos aspectos da vida cotidiana, quanto nas organizações, nas ações governamentais que envolvem as políticas sociais, e por consequência o planejamento social.
Sobre o planejamento social, Assinale Verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) É um processo dinâmico, porém descontinuado, uma vez que as ações tomadas em conjunto podem ser interrompidas e retomadas sem maiores consequências.
( ) Não sofreu grandes influencias do Capitalismo, pois este sistema econômico esta baseado na acumulação de capital e está relacionado com as organizações, não diretamente com a sociedade.
( ) É um importante instrumento para o profissional de serviço social, uma vez que possibilita que este profissional se antecipe a situações auxiliando na concretização das intervenções.
( ) O planejamento da ação profissional, representa para o profissional de serviço social, uma importante ferramenta para responder as demandas sociais impostas pelo capitalismo.
( ) Representa a mola mestra para que a mudança social aconteça.
a. V-F-V-F-V;
b. V-V-V-V-V.
c. F-V-V-V-F;
d. F-F-V-V-V;
e. F-F-F-F-F;

Profundas transformações para a sociedade, além de uma nova visão baseada na produção e propriedade privada. Para o planejamento social, o capitalismo também resultou em uma serie de transformações, além de uma fonte de incertezas, uma vez que esta nova visão de hegemonia do capital e da produção findou-se como um marco para a história do homem e para o meio em ele que estava inserido.
Qual a relação do crescimento do capitalismo como planejamento social?
a. O crescimento do capitalismo exigiu um planejamento social mais elaborado, uma vez que o desenvolvimento ou as crises econômicas causadas pelo capitalismo geram grandes impactos para a sociedade.
b. A evolução do capitalismo está associada a um maior controle do estado sobre as atividades econômicas e sobre a sociedade, exigindo do planejamento social ferramentas menos robustas e mais diversificadas.
c. Uma das mais importantes consequências do capitalismo é o declínio da economia. Dessa forma o planejamento social deve ser atuante e organizado para se tornar o mais eficiente possível em meio a uma sociedade em degradação.
d. O nascimento do capitalismo em si, não somente seu crescimento originou no serviço social uma preocupação em planejar com menos critérios, visto que em sociedades capitalistas o controle social não é visto com bons olhos.
e. O crescimento do capitalismo tornou as relações sociais mais equilibradas, uma vez que o desenvolvimento econômico gerou desenvolvimento social e uma sociedade justa e igualitária, tornando o planejamento social menos necessário.

O estabelecimento de políticas sociais em um país, sempre está submetido ao momento histórico e a realidade deste país, ou seja, quando uma nação busca desenvolver políticas sociais, ele está em busca de resoluções de problemas sociais, o que condiciona esta politica ao momento que o país passa naquele momento. Em um cenário mundial, as politicas surgiram em um momento de crise ocasionado pelo crescimento do capitalismo, entretanto no Brasil estas políticas tiveram início mais tardiamente devido a uma serie de dificuldades impostas pelo sistema de político da época.
Quais as dificuldades encontradas pelo Brasil originalmente para a implantação das políticas sociais?
a. O final do regime escravocrata, que levou a elite dominante, que detinha o poder, a contratação de empregados que possuíam poucos benefícios e muitas obrigações.
b. A predominância das classes de trabalhadores rurais, ou o proletariado, o que devido as lutas de classes, dominavam o cenário político e se opunham a promoção das políticas sociais que viessem a favorecer a burguesia.
c. Ao tradicionalismo anti escravagista, oriundo do período imperial que exercia forte influencia politica e oposição as classes trabalhadoras em ascenção.
d. O colonialismo e o sistema escravocrata representaram uma barreira para o desenvolvimento social, além de uma poderosa elite rural detentora de poder político.
e. O liberalismo econômico que se apresentou como uma barreira para o crescimento do social, tendo em vista que este sistema buscava seu enriquecimento basicamente na exploração de mão de obra assalariada.

Sobre os tipos de avaliação social, o que se entende por avaliação de impacto?
a. Realiza a análise de impacto de um determinado programa, quais mudanças ocorreram após a implementação de um programa, levando em consideração a dimensão temporal, pela sua funcionalidade é a modalidade mais utilizada na atualidade.
b. Analisa o processo de implantação de uma política pública, é o modelo de avaliação mais objetivo. e leva em consideração as diretrizes previamente estabelecidas.
c. Mede a eficácia de um determinado programa, podendo inclusive, dependendo do resultado da análise redirecionar o programa, se for verificado falhas ou inconsistências.
d. Analisa a política pública como proposta, seus princípios, além de avaliar a sua viabilidade antevendo quais as situações que poderão ser desencadeadas caso a projeto tenha continuidade.
e. Avaliação que é realizada antes mesmo da implantação da política pública, com a finalidade da tomada de decisão mais importante do projeto, se ele deve realmente ser implantado.

Sobre a etapa da preparação do planejamento participativo, podemos afirmar que:
Assinale a alternativa correta:
I – Momento em que será estudado as etapas e fundamentos do processo de planejamento:
II – Etapa em que é definida o marco referencial do planejamento;
III – Momento em que os participantes devem tomar conhecimento do papel do planejamento como ferramenta capaz de transformar a realidade.
IV – Etapa que pode contar com a participação de uma equipe técnica responsável.
a. Apenas I está correta.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

A história do homem foi marcada por inúmeras revoluções. As lutas por poder, por ideologias ou até mesmo por liberdade, serviam de justificativa para estes acontecimentos que resultavam normalmente em grandes mudanças de comportamento e porque não dizer, da sociedade como um todo.
A que se resumia a participação popular dentro de um planejamento tecnocrático?
a. Neste Sistema social, imperava uma atuante participação popular, devido a sua característica descentralizadora.
b. No planejamento tecnocrático, existia uma grande interação entre a gestão e o povo, que possui praticamente metade do poder de decisão dentro do planejamento.
c. Por ser formado basicamente por técnicos, o planejamento tecnocrático tem um forte embasamento que visava o desenvolvimento social, o que dava certa liberdade e aumentava a participação popular de acordo com a política a ser adotada.
d. O planejamento tecnocrático, pela sua confiança técnica, tornou-se centralizador, ou seja, tornou a participação popular pequena ou praticamente nula.
e. Devido ao caráter descentralizador e sua fragilidade técnica, o planejamento tecnocrático não permitia que o povo tivesse qualquer poder de decisão dentro do planejamento.

A história brasileira conheceu diversos modelos de Administração pública, A princípio temos o modelo patrimonialista que era centralizador, e estabelecia que o cidadão era apenas um financiador sem voz alguma sobre este processo, passamos pelo modelo burocrático com seus excessivos procedimentos, e chegamos até o modelo gerencial que transformou o cidadão em um cliente-usuário.
O que entendemos por planejamento participativo?
a. Modalidade de planejamento desenvolvido inicialmente pelo setor privado que foi posteriormente incorporado nas ações do poder público, e tem por fundamento se utilizar de estratégias para planejar e executar ações.
b. Este tipo de planejamento se apara pela lógica de que que a nossa só será justa se houver a participação de todos os diferentes atores nos processos de tomada de decisão.
c. São os métodos de planejamentos executados pelo Estado, em que existe a participação de um representante do serviço social, com função fiscalizadora.
d. É o planejamento que tem seu foco na hegemonia do Estado, em que as decisões devem ser tomadas pelo Governo, sem a participação popular.
e. Método de planejamento que ampara na ideia que se somente a participação popular e do governo nas tomadas de decisão não é suficiente, dessa forma incentiva a participação nesses processos decisórios de representantes da iniciativa privada.

pudessem suprir as necessidades sociais deste novo homem, que embora desenvolvido, ainda possui os mesmos instintos de revolução.
Quais fatores históricos desencadearam o surgimento das políticas sociais em um cenário mundial?
a. O declínio dos capitalismos que descaracterizou a burguesia, dando poder ao proletariado, que passou a exigir politicas que pudessem favorecer e desenvolver a classe trabalhadora.
b. Os conflitos entre a burguesia e a classe trabalhadora, dessa forma o Governo apoiando a burguesia detentora de poder, desenvolveu políticas sociais que favorecem a classe dominante, desfavorecendo o proletariado.
c. O crescimento do capitalismo e as lutas de classes que surgiram deste processo, resultaram em uma crise nas relações trabalhistas. Neste cenário nasceu as políticas sociais promovendo direitos aos trabalhadores além de beneficiar a elite dominante através da manutenção da força de trabalho.
d. A Revolução Industrial ocasionou uma grave evasão populacional nos grandes centros, causando serias crises nos centros urbanos e jogando a população de à extrema pobreza, exigindo dessa forma, que o Governo criasse politicas para conter este problema urbano.
e. A crise do capitalismo e o desenvolvimento da burguesia que buscava o acumulo de riquezas explorando mão de obra assalariada, o que ocasionou um posicionamento por parte do Estado em criar políticas públicas para combater esta prática.

O ato de planejar tem suas origens com o homem. Desde as primeiras sociedades, ainda nômades, o planejamento fazia parte de todas as decisões, desde para onde migrar, quanto tempo ficar e até mesmo quando o homem decidiu fixar sua morada definitivamente.
Sobre a evolução dos modelos de planejamento no Brasil podemos afirmar:
I – O modelo patrimonialista, a participação popular nas tomadas de decisão era praticamente nula, tendo o cidadão como um financiador.
II – A evolução dos modelos de planejamento buscavam corrigir as falhas dos modelos de planejamento anterior.
III – Passou por três importantes momentos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.
IV – O modelo gerencial apresentou grande mudança em relação aos outros modelos, transformando o cliente-usuário.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I está correta.

Realizar uma gestão social eficiente pode ser bastante trabalhoso e oneroso, uma vez que os problemas que envolvem uma sociedade são diversos, complexos e ainda implica em gerir um fator peculiar e inconstante, o fator humano.
Qual a importância de se realizar a avaliação das políticas públicas?
a. Regular quais os integrantes da população realmente têm necessidade de ser beneficiado pela política pública em questão, evitando irregularidades.
b. Levantar dados de qual é o perfil da população que está inserida em programas sociais para que estas políticas sejam melhor direcionadas.
c. Para que seja possível fazer levantamentos demográficos sobre a situação social da população.
d. Coletar dados dom o intuito de estabelecer parâmetros na formulação de novas políticas publicas e avaliar quais os principais atributos devem ser levados em consideração para que esta população seja beneficiada.
e. Para que se tenha conhecimento de quais foram os resultados encontrados em relação aos objetivos e metas que foram propostas pelo planejamento.

A importância da implantação de políticas públicas para a sociedade se deve ao fato de que, é através destas políticas que o poder público pode proporcionar um melhor auxílio as demandas sociais da população.
A que se deve a complexidade na construção das políticas públicas?
a. A participação e a opinião popular nas tomadas de decisão, que nem sempre são unânimes.
b. A necessidade e a incumbência da efetividade total das políticas públicas, que torna o processo moroso e sob pressão.
c. Pelas excessivas demandas não fundamentais, o planejamento das políticas públicas torna-se burocrático e sobrecarregado.
d. Em razão das políticas públicas ser ferramentas utilizadas tanto pelo poder público, como pelo setor privado, foram criadas divergências pela peculiaridade de cada um desses setores.
e. A diversidade das demandas da população e a quantidade de respostas as políticas públicas, que nem sempre são unanimes.

As atividades econômicas podem ser divididas, dependendo do tipo de entidade e sua função econômica e social dentro da sociedade.
O que entendemos por Terceiro Setor da economia?
a. São entidades sem fins lucrativos que tem por objetivo de lutar pela formulação de políticas públicas mais justas e igualitárias, além de realizar o monitoramento e avaliação destas políticas.
b. São entidades governamentais, que buscam lucratividade em atividades sociais e destinando parte dos lucros para a promoção do bem estar social.
c. São organizações sem fins lucrativos, que não são públicas nem privadas, e exercem funções diversas do Estado na sociedade, sempre visando o bem estar da sociedade.
d. Grupo de entidades governamentais que promovem ações de arrecadação de donativos e distribuição para comunidades carentes.
e. É o conjunto de organizações privadas que tem por objetivo realizar ações sociais para a promoção do bem estar da população.

Desde o descobrimento do Brasil, o país passou por inúmeros períodos que marcaram o desenvolvimento econômico e social do País.
Como a publicação da Constituição Federal de 1988 colaborou para a promoção da participação popular com efeitos diretos no controle social?
a. Também conhecida como Constituição cidadã, a Carta Magma abriu espaço para um novo movimento popular, com seu texto de apoio popular e participação ativa do povo, culminado assim no enfraquecimento do controle social.
b. A Constituição de 1988 estabeleceu que a população teria direito a participação ativa apenas em políticas que teriam que ser previamente aprovadas pelas instituições governamentais, o que soou como um avanço, porém esta participação estava condicionada a vontade do poder público, tornando obsoleto o controle social.
c. A carta Magma em seu texto conservador e controlador, estabelecia diretrizes que regulavam a participação popular dando ao povo voz mais ativa nas tomadas de decisão das políticas públicas voltadas para o bem estar da população, fortalecendo o controle social.
d. Elaborada sob influência de um regime conservador da Era Vargas, a Constituição de1988, estabelecia as normativas que davam mais poder ao cidadão, embora mantivesse um sistema centralizador e o controle social.
e. Estabelecendo a descentralização, dando voz ao povo através da participação popular na elaboração das política pública e legitimando um momento em que a população teria voz ativa nos processos de tomada de decisão, fortalecendo o controle social.

Para qualquer organização, o planejamento atua como ferramenta de otimização de recursos, minimização de problemas, entre muitas funcionalidades, que no final possuem o mesmo objetivo, fomentar o desenvolvimento da organização.
De que forma a burocracia pode ser positiva para a construção de uma política pública?
a. A série de processos burocráticos que envolvem a construção de uma política pública, como normas, procedimentos e leis são necessários para que execução desta política seja construída de forma ordenada, garantindo que cada etapa seja seguida corretamente.
b. Devido excessiva informalidade que é característica da burocracia, a analise da realidade situacional pode ser um processo rápido, o que anteciparia a implantação da política pública e dispensando boa parte dos processos normais de regulamentação.
c. Através da agilidade de seus processos a burocracia permite que uma política pública seja implantada de forma mais rápida e eficaz, atingindo de forma mais objetiva os resultados pretendidos.
d. Pela morosidade de seus processos e procedimentos a burocracia permite que o planejamento situacional seja analisado com mais critério e se tenha mais tempo para uma coleta de informações mais detalhadas, dispensando desta forma a necessidade de uma normativa ou mesmo uma lei para implanta-la.
e. Como principal característica da burocracia, a excessiva padronização dos procedimentos de construção de uma política pública tem como consequência um maior tempo para que esta política seja implantada, possibilitando que possa ser dispensado a avaliação dessa política após a implantação.

O que entendemos pelo termo tecnocracia?
a. É a filosofia em o poder de gerir a sociedade deve ser exercido pelas grandes e mais poderosas corporações dominantes no mercado.
b. Nada mais é que um sistema social em que o gerenciamento da sociedade e do poder público é realizado por técnicos, especialistas e cientistas.
c. É a ideologia social que acredita que os gestores sociais devem ser escolhidos por voto popular de acordo com as suas habilidades e conhecimento prévio da função que irá ocupar.
d. É uma doutrina política em que os gestores são escolhidos pelo voto popular, muitas vezes sem muitas habilidades, nem aptidão para exercer as funções que lhes são atribuídas.
e. É o sistema social em que os cargos públicos de gestão da sociedade são indicados pelo chamando apadrinhamento.

Sobre o Planejamento Estratégico Situacional, como podemos definir seu momento tático-operacional, ou quarto momento?
a. Este momento está relacionado a enumeração dos principais problemas e de quais as suas causas, para que seja compreendida a realidade.
b. Momento em que é verificado se os objetivos do planejamento podem se contradizer entre si.
c. Momento em que são identificados quais os que recursos necessários para viabilidade do projeto.
d. Período em que o plano de gerencia será executado, deverá haver prestação de contas, além de monitoramento e avaliação constante.
e. É quando se estabelecem as linhas de ação para os objetivos previamente estabelecidos.

Prévia do material em texto

Administração e Planejamento em Serviço Social 
Atividade 01 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
O planejamento para o serviço social, é tão indispensável como em qualquer empresa, governo, ou 
mesmo para o cotidiano de uma pessoa comum. Para o profissional do serviço social, se utilizar desta 
importante ferramenta garante que todas as consequências de suas ações poderão ser previamente 
avaliadas, além de que todos os passos desse processo possam ser monitorados. O planejamento permite 
que os recursos disponíveis sejam melhor utilizados e ainda que estratégias sejam criadas de forma a 
minimizar problemas. Entretanto, em um contexto social, por volta de 1980 e sob a perspectiva do 
economista Carlos Matus se desenvolve o planejamento situacional. 
Como pode ser conceituado planejamento situacional? 
 
Escolha uma opção: 
a. Planejamento pautado na análise coletiva de uma determinada sociedade ou mesmo comunidade, 
encontrando dessa forma uma maior dificuldade em estabelecer objetivos. 
b. Tipo de planejamento que possui uma menor capacidade de adaptação frente a situação social do país, não 
considerando a dinâmica da realidade. 
c. Planejamento desenvolvido frente a realidade de uma determinada situação específica, tornando 
assim este planejamento mais preciso em relação aos objetivos. 
d. Sistema de planejamento que não permite flexibilização, tendo seu formato tradicionalista e pautado na 
realidade da situação. 
e. Planejamento que analisa a realidade da situação de forma generalizada em que será construída a política 
pública, e dessa forma levando a um cenário mais preciso. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Planejamento desenvolvido frente a realidade de uma determinada situação 
específica, tornando assim este planejamento mais preciso em relação aos objetivos. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Desde o momento que a participação popular se tornou uma realidade dentro de um contexto de 
elaboração das políticas públicas, deve ser considerado as interações entre os atores que compõe esta 
elaboração. Por se tratar do poder público, o que faria mais sentido seria este processo estar permeados 
por rituais burocráticos em que as ações seriam definidas de cima para baixo, ou seja partindo de uma 
diretoria, de forma ascendente, sem que a comunicação entre o planejamento e a execução seja 
realmente eficiente. 
Quais podem ser as consequências de um planejamento de políticas públicas em um contexto em que as 
ações são definidas sem que haja diálogo entre planejamento e execução? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. A eficiência e a eficácia deste planejamento podem ser prejudicadas. 
b. Poderá ser necessário treinamentos, capacitações ou em casos extremos trocas de equipes para correção 
deste problema. 
c. Não haverá grandes prejuízos, desde que gestão tenha conhecimento desta deficiência. 
d. O planejamento pode ser repentinamente cancelado caso a administração perceba que exista esta falha na 
comunicação. 
e. Esta deficiência de comunicação pode ser amenizada quando a execução é eficiente, não trazendo assim 
consequências negativas. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: A eficiência e a eficácia deste planejamento podem ser prejudicadas. 
Questão 3 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Quando falamos em planejamento, podemos enxerga-lo tanto dentro de uma organização, como fazendo 
parte dos processos de implantação de políticas públicas. Em ambos os casos, o planejamento está muito 
além de metodologias, ou mesmo a elaboração de planos visando um objetivo. envolve os importantes 
processo de tomadas de decisão. Este processo abrange indagações e questionamentos que são comuns 
tanto no planejamento em uma organização, como a nível público. Porém, engana-se quem acredita que 
as maneiras de se planejar uma política pública é igual que se planejar a nível organizacional, nestes casos 
as diferenças são significativas. 
O que difere o planejamento na esfera pública do planejamento a um nível organizacional? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. Embora ambos partam de um mesmo princípio, o planejamento nos setores públicas é regido por 
normas, decretos e leis pelo fato das tomadas de decisão não se poderem transcenderem o nível 
particular, enquanto o planejamento organizacional visa o interesse particular. 
b. Embora tendo as mesmas origens, planejamento governamental deve ser avaliado de modo que suas 
decisões serão tomadas a nível particular, uma vez que a autoridade máxima de sua autarquia fica 
responsável por estas decisões que serão a representação de sua vontade pessoal, o que não ocorre no 
planejamento organizacional que visa o bem comum. 
c. São planejamentos distintos, com princípios distintos que encontram suas particularidades na mesma 
forma de regulamentação, através de leis, decretos, normativa etc. 
d. São dois tipos de planejamentos distintos, que possuem diferentes origens e objetivos, uma vez que o 
planejamento organizacional visa o bem comum, o planejamento público visa o bem particular. 
e. O planejamento organizacional visa o bem comum, representa um instrumento político e está regido por 
normas, leis e decretos, diferente do planejamento a nível público que envolve apenas o planejamento e a 
execução dentro do setor público. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Embora ambos partam de um mesmo princípio, o planejamento nos setores públicas 
é regido por normas, decretos e leis pelo fato das tomadas de decisão não se poderem transcenderem o 
nível particular, enquanto o planejamento organizacional visa o interesse particular. 
Questão 4 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
O Estado sempre andou a passos lentos em relação as necessidades sociais, mesmo que observando os 
avanços destas necessidades, na maioria das vezes criava políticas socias e tomavas as decisões por 
pressão social. Entretanto, nas últimas décadas, influenciados pela globalização, o Governo vem tomando 
medidas de ampliação dos direitos trabalhistas e de incumbir-se das despesas sociais, com o intuito de 
diminuição da pobreza e superação das desigualdades sociais. Para o Brasil, tanto a implantação, quanto o 
desenvolvimento de políticas públicas foi dificultado por diversos fatores inerentes as características do 
país. 
Qual a grande dificuldade encontrada por países como o Brasil para o desenvolvimento eficiente das 
políticas sociais? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. A burocracia dos processos que agilizava de forma acentuada os processos, banalizando e desvirtuando o 
sistema de planejamento de política sociais. 
b. As eleições que ocorrem em curtos períodos de tempo e oneram os cofres públicos e tornam as políticas 
públicas inviáveis economicamente. 
c. A continuidade das políticas sociais por um período de tempo mais estendido, tornava as políticas sociais 
obsoletas, sempre havendo a necessidade de reformulações e novas regulamentações. 
d. A burocracia nos processos que acabavam por distorcer os objetivos das políticas sociais, além da 
falta de continuidade destas políticas, que são remodeladas a cada início de um novo mandato 
governamental. 
e. A simplicidade e agilidade dos processos que acabam por sobrecarregar o sistema, e o que poderia se 
apresentar como uma vantagem acabava por dificultar os processos. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: A burocracia nos processos que acabavam por distorcer os objetivos das políticas 
sociais, além da falta de continuidade destas políticas, que são remodeladas a cada início de um novo 
mandato governamental. 
Questão 5 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
O ato de planejar nasceu com o próprio homem. Desde as sociedades nômades, nas tomadas de decisão 
dequais locais iriam se instalar, quando deveriam partir, entre outras, o homem encontra no 
planejamento uma maneira de prever situações de resguardando de possíveis adversidades. Nas 
sociedades atuais, o planejamento encontra seu espaço tanto nos aspectos da vida cotidiana, quanto nas 
organizações, nas ações governamentais que envolvem as políticas sociais, e por consequência o 
planejamento social. 
Sobre o planejamento social, Assinale Verdadeiro (V) ou falso (F): 
( ) É um processo dinâmico, porém descontinuado, uma vez que as ações tomadas em conjunto podem 
ser interrompidas e retomadas sem maiores consequências. 
( ) Não sofreu grandes influencias do Capitalismo, pois este sistema econômico esta baseado na 
acumulação de capital e está relacionado com as organizações, não diretamente com a sociedade. 
( ) É um importante instrumento para o profissional de serviço social, uma vez que possibilita que este 
profissional se antecipe a situações auxiliando na concretização das intervenções. 
( ) O planejamento da ação profissional, representa para o profissional de serviço social, uma importante 
ferramenta para responder as demandas sociais impostas pelo capitalismo. 
( ) Representa a mola mestra para que a mudança social aconteça. 
Assinale a alternativa correta: 
 
 
Escolha uma opção: 
a. V-F-V-F-V; 
b. V-V-V-V-V. 
c. F-V-V-V-F; 
d. F-F-V-V-V; 
e. F-F-F-F-F; 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: F-F-V-V-V; 
Questão 6 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
profundas transformações para a sociedade, além de uma nova visão baseada na produção e propriedade 
privada. Para o planejamento social, o capitalismo também resultou em uma serie de transformações, 
além de uma fonte de incertezas, uma vez que esta nova visão de hegemonia do capital e da produção 
findou-se como um marco para a história do homem e para o meio em ele que estava inserido. 
Qual a relação do crescimento do capitalismo como planejamento social? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. O crescimento do capitalismo exigiu um planejamento social mais elaborado, uma vez que o 
desenvolvimento ou as crises econômicas causadas pelo capitalismo geram grandes impactos para 
a sociedade. 
b. A evolução do capitalismo está associada a um maior controle do estado sobre as atividades econômicas e 
sobre a sociedade, exigindo do planejamento social ferramentas menos robustas e mais diversificadas. 
c. Uma das mais importantes consequências do capitalismo é o declínio da economia. Dessa forma o 
planejamento social deve ser atuante e organizado para se tornar o mais eficiente possível em meio a uma 
sociedade em degradação. 
d. O nascimento do capitalismo em si, não somente seu crescimento originou no serviço social uma 
preocupação em planejar com menos critérios, visto que em sociedades capitalistas o controle social não é 
visto com bons olhos. 
e. O crescimento do capitalismo tornou as relações sociais mais equilibradas, uma vez que o desenvolvimento 
econômico gerou desenvolvimento social e uma sociedade justa e igualitária, tornando o planejamento 
social menos necessário. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: O crescimento do capitalismo exigiu um planejamento social mais elaborado, uma 
vez que o desenvolvimento ou as crises econômicas causadas pelo capitalismo geram grandes impactos 
para a sociedade. 
Questão 7 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
O estabelecimento de políticas sociais em um país, sempre está submetido ao momento histórico e a 
realidade deste país, ou seja, quando uma nação busca desenvolver políticas sociais, ele está em busca de 
resoluções de problemas sociais, o que condiciona esta politica ao momento que o país passa naquele 
momento. Em um cenário mundial, as politicas surgiram em um momento de crise ocasionado pelo 
crescimento do capitalismo, entretanto no Brasil estas políticas tiveram início mais tardiamente devido a 
uma serie de dificuldades impostas pelo sistema de político da época. 
Quais as dificuldades encontradas pelo Brasil originalmente para a implantação das políticas socias? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. A predominância das classes de trabalhadores rurais, ou o proletariado, o que devido as lutas de classes, 
dominavam o cenário político e se opunham a promoção das políticas sociais que viessem a favorecer a 
burguesia. 
b. O liberalismo econômico que se apresentou como uma barreira para o crescimento do social, tendo em 
vista que este sistema buscava seu enriquecimento basicamente na exploração de mão de obra 
assalariada. 
c. Ao tradicionalismo anti escravagista, oriundo do período imperial que exercia forte influencia politica e 
oposição as classes trabalhadoras em ascenção. 
d. O colonialismo e o sistema escravocrata representaram uma barreira para o desenvolvimento social, 
além de uma poderosa elite rural detentora de poder político. 
e. O final do regime escravocrata, que levou a elite dominante, que detinha o poder, a contratação de 
empregados que possuíam poucos benefícios e muitas obrigações. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: O colonialismo e o sistema escravocrata representaram uma barreira para o 
desenvolvimento social, além de uma poderosa elite rural detentora de poder político. 
Questão 8 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
O século XX foi marcado por inúmeras transformações econômicas e socias, grandes guerras, revoluções 
que deixaram na história cicatrizes profundas. Porém, a ultima década deste século se destacou pela 
aceleração do progresso e do desenvolvimento mundial, através da globalização que derrubou as 
fronteiras nacionais, aproximando as nações e marcando de forma irreversível a sociedade. 
Entretendo, esta sociedade em transformação exigiu do Estado, políticas sociais cada vez mais elaboradas 
e adequadas as novas realidades, capazes de promover efetivamente o desenvolvimento social. 
Como as políticas sociais são capazes de fomentar o desenvolvimento social? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. As políticas sociais são criadas pelo Governo de modo a promover o desenvolvimento social através de 
ações que beneficiam a população menos favorecidas, entretanto, estas ações não estão atreladas ao 
desenvolvimento econômico. 
b. Políticas sociais são capazes, através de seus programas e ações, de garantir que haja a regulação do 
mercado, oferta de bens e serviços e em especial a transferência de renda proporcionando a 
proteção e promoção social. 
c. As políticas sociais são voltadas basicamente para a população de baixa renda, e dessa forma suas ações 
tendem a não regular os elementos de mercado. Esta especialização das politicas é importante pois 
destina maior montante de verbas para os trabalhos sociais. 
d. Através das políticas sociais e seus programas e ações, existe uma menor transferência de renda, 
proporcionando o enriquecimento de pequena parte da população, gerando altos impostos a serem 
pagos, proporcionando o desenvolvimento socia e enriquecimento do Estado 
e. As políticas sociais, através de seus programas e ações são capazes de auxiliar o setor industrial nacional, e 
consequentemente diminuindo a desigualdade social, pois quando maior o desenvolvimento industrial, 
maior a receita para o Estado, sendo capaz de reverter estes valores em benefícios para a população. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Políticas sociais são capazes, através de seus programas e ações, de garantir que haja 
a regulação do mercado, oferta de bens e serviços e em especial a transferência de renda proporcionando 
a proteção e promoção social. 
Questão 9 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Avaliar uma politica social se tornou um processo tão importante quanto a sua própria implantação. A 
avalição permite, além de verificarse a aplicação de recursos está sendo realizada de forma correta, se as 
políticas estão cumprindo os objetivos a que foram propostas no planejamento. Devido as 
particularidades que envolvem o universo das avaliações sociais, e as diversas técnicas para determinação 
de eficiência e eficácia dessa política em uma realidade específica, podemos dividir as avaliações sociais 
em três tipos: Avaliação Política da Política, Avaliação de Processo e Avaliação de Impacto. 
Sobre os tipos de avaliação social, o que se entende por avaliação de impacto? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. Realiza a análise de impacto de um determinado programa, quais mudanças ocorreram após a 
implementação de um programa, levando em consideração a dimensão temporal, pela sua 
funcionalidade é a modalidade mais utilizada na atualidade. 
b. Analisa o processo de implantação de uma política pública, é o modelo de avaliação mais objetivo. e leva em 
consideração as diretrizes previamente estabelecidas. 
c. Mede a eficácia de um determinado programa, podendo inclusive, dependendo do resultado da análise 
redirecionar o programa, se for verificado falhas ou inconsistências. 
d. Analisa a política pública como proposta, seus princípios, além de avaliar a sua viabilidade antevendo quais 
as situações que poderão ser desencadeadas caso a projeto tenha continuidade. 
e. Avaliação que é realizada antes mesmo da implantação da política pública, com a finalidade da tomada de 
decisão mais importante do projeto, se ele deve realmente ser implantado. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Realiza a análise de impacto de um determinado programa, quais mudanças 
ocorreram após a implementação de um programa, levando em consideração a dimensão temporal, pela 
sua funcionalidade é a modalidade mais utilizada na atualidade. 
Questão 10 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Os modelos de planejamento para o setor privado se estabelecerem de forma definitiva diante da 
necessidade de ordenar procedimentos, prever os resultados e organizar os recursos frente a evolução 
dos processos produtivos. Quando comparados a este setor privado, o planejamento no setor público 
trilhou caminhos diferentes, tendo que, a evolução dos modelos de planejamento sempre se deu da 
necessidade do formato seguinte buscar a correção de falhas do sistema anterior. Em um momento atual, 
em que a participação popular é uma realidade dentro dos processos de planejamento das politicas 
públicas, temos o planejamento participativo. Este modelo de planejamento possui etapas distintas de 
modo a estimular a participação neste processo de planejamento, dentre elas podemos destacar a etapa 
preparação do planejamento participativo. 
Sobre a etapa da preparação do planejamento participativo, podemos afirmar que: 
 
I – Momento em que será estudado as etapas e fundamentos do processo de planejamento: 
II – Etapa em que é definida o marco referencial do planejamento; 
III – Momento em que os participantes devem tomar conhecimento do papel do planejamento como 
ferramenta capaz de transformar a realidade. 
IV – Etapa que pode contar com a participação de uma equipe técnica responsável. 
 
 Assinale a alternativa correta: 
 
 
Escolha uma opção: 
a. Apenas I está correta. 
b. Todas as alternativas estão corretas. 
c. Apenas I e III estão corretas. 
d. Apenas II, III e IV estão corretas. 
e. Apenas II e III estão corretas. 
Feedback 
Sua resposta está incorreta. 
A resposta correta é: Apenas I e III estão corretas. 
 
Atividade 01 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Com o crescimento da conscientização do papel social que cada indivíduo possui dentro da sociedade, 
também se percebe o crescimento de empresas do Terceiro Setor. Podemos ainda afirmar que o 
crescimento deste tipo de organização nada mais é que uma consequência deste fenômeno de 
conscientização e que estas empresas podem gerar muitos benefícios para o bem estar da população. 
Representados por empresas que promovem o chamado empreendedorismo social, o Terceiro Setor 
busca com suas ações promover uma sociedade mais justa e igualitária. 
Qual a importância dos empreendedores socias para o desenvolvimento de uma sociedade igualitária? 
 
Escolha uma opção: 
a. Estes empreendedores são agentes capazes de transformar realidades, realizando atividades sociais 
que visam a melhoria da qualidade de vida da população e do desenvolvimento socioeconômico de 
muitas comunidades. 
b. Estas agentes sociais são gestores de grandes empresas, muitas vezes multinacionais que se instalam em 
uma determinada região menos favorecida e pela geração de impostos são capazes de fomentar o 
desenvolvimento socio econômico deste local. 
c. Os empreendedores sociais, são agentes transformadores de realidade, por serem responsáveis pelo 
desenvolvimento de políticas públicas destinadas a população menos favorecidas, com o objetivo de 
promover o bem estar geral da sociedade. 
d. Poe serem empreendedores vinculados ao serviço social que tem como principal função auxiliar o 
profissional do serviço social nas tomadas de decisão relacionadas a ações que poderão beneficiar a 
população menos favorecida. 
e. Os empreendedores sociais são agentes que através de seus empreendimentos empresariais são capazes 
de gerar empregos e renda, possibilitando dessa forma o desenvolvimento socioeconômico de parte da 
sociedade menos favorecida. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Estes empreendedores são agentes capazes de transformar realidades, realizando 
atividades sociais que visam a melhoria da qualidade de vida da população e do desenvolvimento 
socioeconômico de muitas comunidades. 
Questão 2 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Em um mundo moderno e globalizado em que vivemos, a sociedade está em constante mudança assim 
como o homem, e esta inconstância impõe aos atores desta mesma sociedade a utilização de ferramentas 
que possibilitem uma melhor interação entre o homem e o meio em que vive . O ato de planejar, de 
idealizar o que deverá ser feito, ou qual o resultado que esperamos em determinada situação em que 
empenhamos nossa energia, é algo tão ligado a condição humana quanto o próprio desejo de mudança. 
Quando se trata do serviço social e da necessidade de seu profissional intervir, organizar e até mesmo 
reparar uma realidade social, o planejamento assume papel que especial importância para a efetivação 
deste trabalho. 
Qual papel do planejamento para o profissional do serviço social? 
 
 
I – Visto que o ato de planejar e sua utilização como ferramenta de otimização de serviços é uma prática 
atual, o assistente tem em na prática do planejamento a possibilidade que antes não lhe era permitido, a 
possibilidade de prever situações adversas. 
II – Todo profissional de serviço social deve entender a funcionalidade do planejamento para a viabilidade 
do seu trabalho de intervenção, pois permite a antecipação de ações de modo que esta intervenção 
cumpra seu objetivo. 
III – O ato de planejar representa, tanto para a vida em geral, quanto para o profissional do serviço social, a 
possibilidade de organização de recursos e previsão de circunstancias que poderão ser enfrentadas ao 
longo de qualquer tipo de situação. 
IV – O ato planejar surgiu de uma necessidade do profissional do serviço social organizar os 
procedimentos de intervenção de modo a prever possíveis adversidades no decorrer do processo, e a 
partir do sucesso no serviço social a pratica de planejamento foi adotada em organizações diversas. 
 
Assinale a alternativa correta: 
 
 
Escolha uma opção: 
a. Todas as alternativas estão corretas. 
b. Apenas a alternativa I está correta. 
c. Apenas I e II estão corretas. 
d. Apenas a II e a III estão corretas. 
e. Apenas II, III e IV estãocorretas. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Apenas a II e a III estão corretas. 
Questão 3 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
A história do homem foi marcada por inúmeras revoluções. As lutas por poder, por ideologias ou até 
mesmo por liberdade, serviam de justificativa para estes acontecimentos que resultavam normalmente 
em grandes mudanças de comportamento e porque não dizer, da sociedade como um todo. 
Historicamente a busca da participação popular sempre foi uma luta constante, idealizada pela 
coletividade, na tentativa de que uma vez ouvida sua voz, poderia vir a ser promovida a mudança de sua 
realidade. O que não poderia ser diferente no período que esteve presente o planejamento tecnocrático. 
A que se resumia a participação popular dentro de um planejamento tecnocrático? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. Neste Sistema social, imperava uma atuante participação popular, devido a sua característica 
descentralizadora. 
b. No planejamento tecnocrático, existia uma grande interação entre a gestão e o povo, que possui 
praticamente metade do poder de decisão dentro do planejamento. 
c. Por ser formado basicamente por técnicos, o planejamento tecnocrático tem um forte embasamento que 
visava o desenvolvimento social, o que dava certa liberdade e aumentava a participação popular de acordo 
com a política a ser adotada. 
d. O planejamento tecnocrático, pela sua confiança técnica, tornou-se centralizador, ou seja, tornou a 
participação popular pequena ou praticamente nula 
e. Devido ao caráter descentralizador e sua fragilidade técnica, o planejamento tecnocrático não permitia que 
o povo tivesse qualquer poder de decisão dentro do planejamento. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: O planejamento tecnocrático, pela sua confiança técnica, tornou-se centralizador, ou 
seja, tornou a participação popular pequena ou praticamente nula 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
A história brasileira conheceu diversos modelos de Administração pública, A princípio temos o modelo 
patrimonialista que era centralizador, e estabelecia que o cidadão era apenas um financiador sem voz 
alguma sobre este processo, passamos pelo modelo burocrático com seus excessivos procedimentos, e 
chegamos até o modelo gerencial que transformou o cidadão em um cliente-usuário. A partir deste 
momento, o cidadão passa a exercer certo poder sobre os processos decisórios, agindo como fiscalizador, 
até o momento em que entra em cena um novo tipo de planejamento que surge em decorrência desta 
evolução, o planejamento participativo. 
O que entendemos por planejamento participativo? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. Modalidade de planejamento desenvolvido inicialmente pelo setor privado que foi posteriormente 
incorporado nas ações do poder público, e tem por fundamento se utilizar de estratégias para planejar e 
executar ações. 
b. Este tipo de planejamento se apara pela lógica de que que a nossa só será justa se houver a 
participação de todos os diferentes atores nos processos de tomada de decisão. 
c. São os métodos de planejamentos executados pelo Estado, em que existe a participação de um 
representante do serviço social, com função fiscalizadora. 
d. É o planejamento que tem seu foco na hegemonia do Estado, em que as decisões devem ser tomadas pelo 
Governo, sem a participação popular 
e. Método de planejamento que ampara na ideia que se somente a participação popular e do governo nas 
tomadas de decisão não é suficiente, dessa forma incentiva a participação nesses processos decisórios de 
representantes da iniciativa privada. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Este tipo de planejamento se apara pela lógica de que que a nossa só será justa se 
houver a participação de todos os diferentes atores nos processos de tomada de decisão. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
As lutas pela dominância e poder nasceram juntamente com as primeiras manifestações de sociedade 
ainda na pré-história. Foram justamente estas lutas travadas por hegemonia que fomentaram o 
desenvolvimento humano e moldaram a sociedade da maneira em que ela se encontra atualmente. Além 
das batalhas por poder, foram muitos os fatores históricos que direcionaram os Governos diversos na 
busca por soluções que pudessem suprir as necessidades sociais deste novo homem, que embora 
desenvolvido, ainda possui os mesmos instintos de revolução. 
Quais fatores históricos desencadearam o surgimento das políticas sociais em um cenário mundial? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. O declínio dos capitalismos que descaracterizou a burguesia, dando poder ao proletariado, que passou a 
exigir politicas que pudessem favorecer e desenvolver a classe trabalhadora. 
b. Os conflitos entre a burguesia e a classe trabalhadora, dessa forma o Governo apoiando a burguesia 
detentora de poder, desenvolveu políticas sociais que favorecem a classe dominante, desfavorecendo o 
proletariado. 
c. O crescimento do capitalismo e as lutas de classes que surgiram deste processo, resultaram em uma 
crise nas relações trabalhistas. Neste cenário nasceu as políticas sociais promovendo direitos aos 
trabalhadores além de beneficiar a elite dominante através da manutenção da força de trabalho. 
d. A Revolução Industrial ocasionou uma grave evasão populacional nos grandes centros, causando serias 
crises nos centros urbanos e jogando a população de à extrema pobreza, exigindo dessa forma, que o 
Governo criasse politicas para conter este problema urbano. 
e. A crise do capitalismo e o desenvolvimento da burguesia que buscava o acumulo de riquezas explorando 
mão de obra assalariada, o que ocasionou um posicionamento por parte do Estado em criar políticas 
públicas para combater esta prática. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: O crescimento do capitalismo e as lutas de classes que surgiram deste processo, 
resultaram em uma crise nas relações trabalhistas. Neste cenário nasceu as políticas sociais promovendo 
direitos aos trabalhadores além de beneficiar a elite dominante através da manutenção da força de 
trabalho. 
Questão 6 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
O ato de planejar tem suas origens com o homem. Desde as primeiras sociedades, ainda nômades, o 
planejamento fazia parte de todas as decisões, desde para onde migrar, quanto tempo ficar e até mesmo 
quando o homem decidiu fixar sua morada definitivamente. Todas estas etapas da humanidade 
envolveram algum tipo de planejamento. Trazendo o planejamento para a realidade de nosso país, o 
próprio descobrimento foi fruto de um planejamento, mesmo que equivocado, que trouxe Colombo para 
o Brasil ao invés de seu caminho prévio, as Índias. Desde seu descobrimento, no Brasil existiram vários 
modelos de planejamento de acordo com a realidade e tipo de administração pública do período. 
Sobre a evolução dos modelos de planejamento no Brasil podemos afirmar: 
I – O modelo patrimonialista, a participação popular nas tomadas de decisão era praticamente nula, 
tendo o cidadão como um financiador. 
II – A evolução dos modelos de planejamento buscavam corrigir as falhas dos modelos de planejamento 
anterior. 
III – Passou por três importantes momentos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial. 
IV – O modelo gerencial apresentou grande mudança em relação aos outros modelos, transformando o 
cliente-usuário. 
 
 Assinale a alternativa correta: 
 
 
Escolha uma opção: 
a. Apenas II e III estão corretas. 
b. Apenas I e II estão corretas. 
c. Apenas II, III e IV estão corretas. 
d. Todas as alternativas estão corretas. 
e. Apenas I está correta. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas. 
Questão 7 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20Marcar questão 
Texto da questão 
O desenvolvimento social encontrou ao longo de sua história, várias situações em que condições adversas 
desaceleraram ou até mesmo impediram seu progresso. As diversas guerras, revoluções, crises 
econômicas, ou mesmo situações pontuais, impossibilitaram até mesmo para o Governo e suas políticas 
sociais uma efetiva construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Entre estas situações adversas, 
podemos destacar as movimentações populacionais entre estados, que ocasionaram um resultado 
negativamente interessante, um fator gerado pela desigualdade social, teve como consequência o 
aumento da própria desigualdade social. 
Como as migrações populacionais impactaram no aumento da desigualdade social? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. O aumento populacional gerado pelas migrações de localidades mais pobres, promove um significativo 
crescimento populacional nas grandes cidades, havendo um declínio da economia, e dessa forma uma 
diminuição da desigualdade social. 
b. Com a migração populacional oriundos de estados menos desenvolvidos, ocorreu um excesso de 
pessoas com baixa qualificação profissional nos grandes centros, gerando deficiências estruturais 
por excedente nos serviços públicos, aumento da criminalidade entre outras consequências. 
c. A concentração da população oriunda dos estados mais pobres nas grandes cidades, originou um aumento 
do consumo de produtos diversos, aumentando a demanda e dessa forma a produção e o crescimento 
econômico, porém este crescimento foi unilateral, o que fomentou a desigualdade social. 
d. A migração populacional proporcional o aumento da mão de obra industrial, o que consequentemente 
gerou um aumento na produção industrial e o enriquecimento do setor. Dessa forma aumentando o 
abismo social entre os as classes sociais. 
e. Com a saída da população em idade produtiva dos estados menos desenvolvidos, estes estados passaram a 
sofrer uma diminuição em sua densidade demográfica, tendo desta forma uma diminuição nas verbas 
enviadas pelo Governo Federal, promovendo a pobreza e a desigualdade social. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Com a migração populacional oriundos de estados menos desenvolvidos, ocorreu 
um excesso de pessoas com baixa qualificação profissional nos grandes centros, gerando deficiências 
estruturais por excedente nos serviços públicos, aumento da criminalidade entre outras consequências. 
Questão 8 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
O planejamento participativo nasceu de uma evolução dos modelos de planejamentos que eram reflexo 
dos modelos administrativos vigentes de cada época. Desde o modelo patrimonialista que não 
consideravam a opinião do cidadão, o modelo burocrático e seus processos e procedimentos 
intermináveis, até mesmo o modelo gerencial em que a voz do povo começou a ser ouvida, o 
planejamento evoluiu e ganhou uma significativa adesão popular em sua elaboração. Neste dado 
momento, em que a população tem sua voz finalmente ouvida pelo Poder Público, o modelo de 
planejamento participativo entra em cena, e tem nos problemas socias terreno fértil para sua evolução. 
Porque o modelo de planejamento participativo é mais defendido quando se trata de assuntos sociais? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. Pois o planejamento participativo se utiliza de estratégias operacionais para definir e estabelecer metas e 
objetivos propostos pelo Poder público para o bem estar da população. 
b. Por sua visão sistêmica dos problemas sociais, que direciona as tomadas de decisão para as mãos do Poder 
Público, que segundo este modelo de planejamento, está apto para tal. 
c. Pela sua origem empresarial, adota sua posição estratégica frente aos problemas e dificuldades sociais. 
d. Pois este modelo de planejamento tomadas de decisão esteja nas mãos da população, pois ela tem 
conhecimento real das necessidades, e que o Poder público deve ser mero coadjuvante neste processo. 
e. Pelo seu enfoque voltado a promoção da cidadania e à englobar todos os atores sociais nos processos 
de tomada de decisão referentes as ações que possam fomentar o bem estar social. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Pelo seu enfoque voltado a promoção da cidadania e à englobar todos os atores 
sociais nos processos de tomada de decisão referentes as ações que possam fomentar o bem estar social. 
Questão 9 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
O planejamento no setor público se tornou com o passar do tempo e com a evolução da sociedade, uma 
ferramenta indispensável tanto para uma eficiente elaboração das politicas públicas, como para sua 
execução e avaliação. Os modelos de planejamento brasileiros evoluíram de forma a buscar a correção 
das falhas dos modelos anteriores e com esta evolução, começaram a ver com outros olhos a participação 
popular frente as tomadas de decisão e de qual era o papel do cidadão dentro destes processos de 
planejamento. Tendo que, este processo de evolução culminou no que chamamos de Controle Social. 
Sobre o controle social, assinale verdadeiro (V) ou falso (F): 
 
( ) O controle social é feito de dentro para fora, ou seja, a sociedade exerce controle sobre o Governo. 
( ) Propiciou uma nova maneira de abordar as questões sociais no Brasil. 
( ) Controle social é uma forma de controle exercido pelo Governo sobre a sociedade, em especial na 
formulação das políticas públicas. 
( ) A sociedade exerce um papel fiscalizador de políticas públicas e está envolvida nas discussões que 
acerca dos problemas que afetam a vida coletiva. 
( ) Representa um modelo de controle que atribui ao cidadão o papel de financiador das políticas 
p[públicas, não lhe possibilitando um papel fiscalizador. 
 
Assinale a alternativa correta: 
 
 
Escolha uma opção: 
a. F-V-V-V-F; 
b. F-F-F-F-F; 
c. V-F-V-F-V; 
d. V-V-V-V-V. 
e. V-V-F-V-F; 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: V-V-F-V-F; 
Questão 10 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Realizar uma gestão social eficiente pode ser bastante trabalhoso e oneroso, uma vez que os problemas 
que envolvem uma sociedade são diversos, complexos e ainda implica em gerir um fator peculiar e 
inconstante, o fator humano. É através das políticas pública que o gestor social encontra meios de 
implantar medidas que possam vir a assegurar o bem estar e mudanças na realidade da população, 
através da aplicação de recursos direcionados aos setores da sociedade que realmente precisam destes 
recursos. Assim, implantada a política pública, surge a necessidade de realizar a avaliação dessas políticas. 
Qual a importância de se realizar a avaliação das políticas públicas? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. Regular quais os integrantes da população realmente têm necessidade de ser beneficiado pela política 
pública em questão, evitando irregularidades. 
b. Levantar dados de qual é o perfil da população que está inserida em programas sociais para que estas 
políticas sejam melhor direcionadas. 
c. Para que seja possível fazer levantamentos demográficos sobre a situação social da população. 
d. Coletar dados dom o intuito de estabelecer parâmetros na formulação de novas políticas publicas e avaliar 
quais os principais atributos devem ser levados em consideração para que esta população seja 
beneficiada. 
e. Para que se tenha conhecimento de quais foram os resultados encontrados em relação aos objetivos 
e metas que foram propostas pelo planejamento. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Para que se tenha conhecimento de quais foram os resultados encontrados em 
relação aos objetivos e metas que foram propostas pelo planejamento. 
Atividade 01 
Questão 1 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
A importância da implantação de políticas públicas para a sociedadese deve ao fato de que, é através 
destas políticas que o poder público pode proporcionar um melhor auxílio as demandas sociais da 
população. Porém, antes mesmo de que seja possível a implantação de uma política pública, esta deve ser 
estudada, regulamentada e construída de modo que atenda os objetivos que foram estabelecidas em seu 
planejamento. Todos estes estágios requerem informações detalhadas, levando este processo a 
morosidade, devido a algumas características e a sua complexidade. 
A que se deve a complexidade na construção das políticas públicas? 
 
 
 
 
 
 
Escolha uma opção: 
a. A participação e a opinião popular nas tomadas de decisão, que nem sempre são unânimes. 
b. A necessidade e a incumbência da efetividade total das políticas públicas, que torna o processo moroso e 
sob pressão. 
c. Pelas excessivas demandas não fundamentais, o planejamento das políticas públicas torna-se burocrático e 
sobrecarregado. 
d. Em razão das políticas públicas ser ferramentas utilizadas tanto pelo poder público, como pelo setor 
privado, foram criadas divergências pela peculiaridade de cada um desses setores. 
e. A diversidade das demandas da população e a quantidade de respostas as políticas públicas, que 
nem sempre são unanimes. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: A diversidade das demandas da população e a quantidade de respostas as políticas 
públicas, que nem sempre são unanimes. 
Questão 2 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
As atividades econômicas podem ser divididas, dependendo do tipo de entidade e sua função econômica e 
social dentro da sociedade. Temos que, o primeiro setor é relativo ao Poder público, o segundo setor 
concentra as empresas privadas e o terceiro setor que tem como responsabilidade as questões sociais e 
prover a população saúde, segurança, educação, infraestrutura e cultura. Sobre o segundo setor, este é 
constituído pelas empresas privadas, ou seja, instituições que tem por finalidade o lucro. Porém, com um 
enfoque diferenciado dos outros setores, temos o terceiro setor, que possui relevante importância para o 
desenvolvimento social. 
O que entendemos por Terceiro Setor da economia? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. São entidades sem fins lucrativos que tem por objetivo de lutar pela formulação de políticas públicas mais 
justas e igualitárias, além de realizar o monitoramento e avaliação destas políticas. 
b. São entidades governamentais, que buscam lucratividade em atividades sociais e destinando parte dos 
lucros para a promoção do bem estar social. 
c. São organizações sem fins lucrativos, que não são públicas nem privadas, e exercem funções diversas 
do Estado na sociedade, sempre visando o bem estar da sociedade. 
d. Grupo de entidades governamentais que promovem ações de arrecadação de donativos e distribuição para 
comunidades carentes. 
e. É o conjunto de organizações privadas que tem por objetivo realizar ações sociais para a promoção do bem 
estar da população. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: São organizações sem fins lucrativos, que não são públicas nem privadas, e exercem 
funções diversas do Estado na sociedade, sempre visando o bem estar da sociedade. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Desde o descobrimento do Brasil, o país passou por inúmeros períodos que marcaram o desenvolvimento 
econômico e social do País. Entre muitas Revoluções, conflitos e até mesmo algumas Constituições 
trouxeram o Brasil para o ponto em que ele se encontra agora, no momento atual. Um dos importantes 
marcos históricos para a instituição efetiva da democracia foi a promulgação da Constituição Federal de 
1988. Foi concebida sob forte influência da sociedade civil, teve como base a promoção da cidadania e da 
participação popular no processo de construção das políticas públicas. 
Como a publicação da Constituição Federal de 1988 colaborou para a promoção da participação popular 
com efeitos diretos no controle social? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. Também conhecida como Constituição cidadã, a Carta Magma abriu espaço para um novo movimento 
popular, com seu texto de apoio popular e participação ativa do povo, culminado assim no 
enfraquecimento do controle social. 
b. A Constituição de 1988 estabeleceu que a população teria direito a participação ativa apenas em políticas 
que teriam que ser previamente aprovadas pelas instituições governamentais, o que soou como um 
avanço, porém esta participação estava condicionada a vontade do poder público, tornando obsoleto o 
controle social. 
c. A carta Magma em seu texto conservador e controlador, estabelecia diretrizes que regulavam a participação 
popular dando ao povo voz mais ativa nas tomadas de decisão das políticas públicas voltadas para o bem 
estar da população, fortalecendo o controle social. 
d. Elaborada sob influência de um regime conservador da Era Vargas, a Constituição de1988, estabelecia as 
normativas que davam mais poder ao cidadão, embora mantivesse um sistema centralizador e o controle 
social. 
e. Estabelecendo a descentralização, dando voz ao povo através da participação popular na elaboração 
das política pública e legitimando um momento em que a população teria voz ativa nos processos 
de tomada de decisão, fortalecendo o controle social. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Estabelecendo a descentralização, dando voz ao povo através da participação 
popular na elaboração das política pública e legitimando um momento em que a população teria voz ativa 
nos processos de tomada de decisão, fortalecendo o controle social. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Para qualquer organização, o planejamento atua como ferramenta de otimização de recursos, 
minimização de problemas, entre muitas funcionalidades, que no final possuem o mesmo objetivo, 
fomentar o desenvolvimento da organização. No que se refere ao Poder Público não é diferente, o 
planejamento das politicas sociais requer o mesmo nível de cuidado como em qualquer empresa, 
destacando que nesse caso, ainda temos a sociedade com a função de monitorar o andamento e os 
resultados deste planejamento. Sobre os processos do planejamento na Administração pública, muitas 
vezes observamos a presença de uma certa burocracia permeando os procedimentos, mas neste caso, 
esta burocracia não se apresenta necessariamente de forma prejudicial. 
De que forma a burocracia pode ser positiva para a construção de uma política pública? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. A série de processos burocráticos que envolvem a construção de uma política pública, como normas, 
procedimentos e leis são necessários para que execução desta política seja construída de forma 
ordenada, garantindo que cada etapa seja seguida corretamente. 
b. Devido excessiva informalidade que é característica da burocracia, a analise da realidade situacional pode 
ser um processo rápido, o que anteciparia a implantação da política pública e dispensando boa parte dos 
processos normais de regulamentação. 
c. Através da agilidade de seus processos a burocracia permite que uma política pública seja implantada de 
forma mais rápida e eficaz, atingindo de forma mais objetiva os resultados pretendidos. 
d. Pela morosidade de seus processos e procedimentos a burocracia permite que o planejamento situacional 
seja analisado com mais critério e se tenha mais tempo para uma coleta de informações mais detalhadas, 
dispensando desta forma a necessidade de uma normativa ou mesmo uma lei para implanta-la. 
e. Como principal característica da burocracia, a excessiva padronização dos procedimentos de construção de 
uma política pública tem como consequência um maior tempo para que esta política seja implantada, 
possibilitando que possa ser dispensado a avaliação dessa política após a implantação. 
Feedback 
Sua respostaestá correta. 
A resposta correta é: A série de processos burocráticos que envolvem a construção de uma política 
pública, como normas, procedimentos e leis são necessários para que execução desta política seja 
construída de forma ordenada, garantindo que cada etapa seja seguida corretamente. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
O planejamento esteve presente na vida do homem desde sua origem, dada a sua importância para as 
grandes conquistas e descobrimentos evoluiu com a sociedade e suas transformações. Em uma época 
mais atual, o planejamento está presente desde em uma simples ida ao supermercado, até mesmo em 
políticas públicas que podem definir o destino de milhões de pessoas, tendo assumido com o decorrer do 
tempo vários aspectos específicos, de acordo com a época e com a realidade de quem irá planejar. Em um 
determinado momento da realidade brasileira por volta de 1930, um tipo de planejamento, denominado 
tecnocrático, entrou em cena, como um reflexo da realidade do período em questão. 
O que entendemos pelo termo tecnocracia? 
 
Escolha uma opção: 
a. É a filosofia em o poder de gerir a sociedade deve ser exercido pelas grandes e mais poderosas corporações 
dominantes no mercado. 
b. Nada mais é que um sistema social em que o gerenciamento da sociedade e do poder público é 
realizado por técnicos, especialistas e cientistas. 
c. É a ideologia social que acredita que os gestores sociais devem ser escolhidos por voto popular de acordo 
com as suas habilidades e conhecimento prévio da função que irá ocupar. 
d. É uma doutrina política em que os gestores são escolhidos pelo voto popular, muitas vezes sem muitas 
habilidades, nem aptidão para exercer as funções que lhes são atribuídas. 
e. É o sistema social em que os cargos públicos de gestão da sociedade são indicados pelo chamando 
apadrinhamento. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Nada mais é que um sistema social em que o gerenciamento da sociedade e do 
poder público é realizado por técnicos, especialistas e cientistas. 
Questão 6 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
O planejamento estratégico foi inicialmente aplicado em organizações privadas, na busca de um melhor 
aproveitamento de recursos de forma a atingir os objetivos estabelecidos. Este tipo de planejamento visa 
definir, como o próprio nome já nos diz, estratégias e estabelecer objetivos e encontrar meios para 
alcança-los. Quando se trata do planejamento estratégico aplicado ao setor público, alguns fatores 
diferem do setor privado, tendo como principal, envolver a população, ou seja, o fator humano. Quando se 
trata de planejamento social, o Planejamento Estratégico Situacional tem como base a analise situacional 
específica, o que permite uma visão apurada desta situação e como consequência melhores possibilidades 
de solução. Esta variável de planejamento possui alguns momentos bem definidas, como o momento 
tático-operacional, ou quarto momento. 
Sobre o Planejamento Estratégico Situacional, como podemos definir seu momento tático-operacional, ou 
quarto momento? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. Este momento está relacionado a enumeração dos principais problemas e de quais as suas causas, para que 
seja compreendida a realidade. 
b. Momento em que é verificado se os objetivos do planejamento podem se contradizer entre si. 
c. Momento em que são identificados quais os que recursos necessários para viabilidade do projeto. 
d. Período em que o plano de gerencia será executado, deverá haver prestação de contas, além de 
monitoramento e avaliação constante. 
e. É quando se estabelecem as linhas de ação para os objetivos previamente estabelecidos. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Período em que o plano de gerencia será executado, deverá haver prestação de 
contas, além de monitoramento e avaliação constante. 
Questão 7 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Um processo eficiente de elaboração das políticas públicas tem um papel de extrema importância para a 
promoção do bem estar da população. E temos que, nos tempos atuais a participação popular nos 
processos decisórios da elaboração das políticas públicas tornou o processo mais complexo, porém muito 
mais confiável. O que devemos entender é que toda esta complexidade se deve as inúmeras etapas que a 
construção de uma politica pública deve seguir pra que esta seja executada efetivamente. E engana-se 
quem acredita que o processo acaba pela implantação desta política, existe um procedimento que vem 
depois de todos os outros, porém não é menos importante, a avaliação das destas políticas, com destaque 
para a avaliação democrática. 
O que entendemos por avaliação democrática? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. Avaliação das políticas públicas realizadas pela própria população, porém o resultado avaliação muitas 
vezes é ignorada pelo poder público. 
b. É a avaliação de uma política pública realizada por parte da própria população, que é a parte 
interessada. 
c. Representa a avaliação realizada por um representante da iniciativa privada, sendo indicado para 
representar o povo 
d. Tipo de avaliação das políticas públicas pelo próprio Poder Público, nomeando uma equipe responsável. 
e. É a avaliação que tem como base processos mais burocráticos, por órgãos não governamentais 
representantes do povo. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: É a avaliação de uma política pública realizada por parte da própria população, que é 
a parte interessada. 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Desde o início das sociedades, e o desenvolvimento do homem social, surge também a necessidade de 
organização e diretrizes que venham a reger os relacionamentos recém estabelecidos. Partindo de uma 
perspectiva primitiva, estas pratica evoluíram para o que hoje chamamos de serviço social. Desde sua 
efetiva criação, o serviço social atua de forma a estudar, planejar e desenvolver ações de forma a 
promover o bem estar social, além de fomentar a cidadania e a participação popular no planejamentos 
das politicas sociais. 
Nesta nova realidade em que a participação popular vigora e o controle social entra em cena, 
Qual o papel do profissional do serviço social frente a crescente participação popular e o advento do 
Controle Social? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. Atua como um representante do Governo, auxiliando unilateralmente o poder público que é o detentor dos 
recursos necessários para que os projetos de cunho social possam ser implantados., 
b. Possui um papel fiscalizador do poder púbico, representando e apoiando de forma parcial a sociedade, 
além de promover soluções para os problemas desta mesma sociedade 
c. Este profissional tem seu papel de atuação limitado pela participação popular nas tomadas de decisão, 
sendo limitado a um papel fiscalizados das politicas públicas, não tendo, mais as atribuições de 
desenvolvedores de projetos, atribuições estas que foram repassadas para um representante da 
sociedade 
d. De um modo geral, este profissional tem o papel de desenvolver projetos e soluções para os problemas da 
sociedade, porém não encontra benefícios em interagir com as entidades governamentais, nem mesma 
intermedia qualquer situação entre o poder público e a sociedade. 
e. Em suma, este profissional deveria desenvolver soluções e projetos, porém assume também o papel 
de mediador entre a sociedade e o gestor público que é o detentor dos recursos para a promoção 
destes projetos. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Em suma, este profissional deveria desenvolver soluções e projetos, porém assume 
também o papel de mediador entre a sociedade e o gestor público que é o detentor dos recursos para a 
promoção destes projetos. 
Questão 9 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questãoTexto da questão 
Em um mundo moderno e globalizado em que vivemos, a sociedade está em constante mudança assim 
como o homem, e esta inconstância impõe aos atores desta mesma sociedade a utilização de ferramentas 
que possibilitem uma melhor interação entre o homem e o meio em que vive . O ato de planejar, de 
idealizar o que deverá ser feito, ou qual o resultado que esperamos em determinada situação em que 
emprenhamos nossa energia, é algo tão ligado a condição humana quanto o próprio desejo de mudança. 
Quando se trata do serviço social e da necessidade de seu profissional de intervir, organizar e até mesmo 
reparar uma realidade social, o planejamento assume papel que especial importância para a efetivação 
deste trabalho. 
Qual papel do planejamento para o profissional do serviço social? 
 
 
I – Visto que o ato de planejar e sua utilização como ferramenta de otimização de serviços é uma prática 
atual, o assistente tem em na prática do planejamento a possibilidade que antes não lhe era permitido, a 
possibilidade de prever situações adversas. 
II – Todo profissional de serviço social dever entender a funcionalidade do planejamento para a viabilidade 
do seu trabalho de intervenção, pois permite a antecipação de ações de modo que esta intervenção 
cumpra seu objetivo. 
III – O ato de planejar representa, tanto para a vida em geral, quanto para o profissional do serviço social, a 
possibilidade de organização de recursos e previsão de circunstancias que poderão ser enfrentadas ao 
longo de qualquer tipo de situação. 
IV – A ato planejar surgiu de uma necessidade do profissional do serviço social organizar os procedimento 
de intervenção de modo a prever possíveis adversidades no decorrer do processo, e a partir do sucesso no 
serviço social a pratica de planejamento foi adotada em organizações diversas. 
 
Assinale a alternativa correta: 
 
 
Escolha uma opção: 
a. Apenas a II e a III estão corretas. 
b. Apenas II, III e IV estão corretas. 
c. Apenas I e II estão corretas. 
d. Apenas a alternativa I está correta. 
e. Todas as alternativas estão corretas. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Apenas a II e a III estão corretas. 
Questão 10 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
 
 A liberdade sempre foi uma das maiores aspirações do homem. Desde sua origem, a liberdade de agir, de 
pensar, de se relacionar foram buscas incessantes e por muitas vezes culminaram em lutas e revoluções 
que de alguma maneira alteraram os rumos da história. A busca pela liberdade tem muita ver com o ato 
de exercer a cidadania, pois o direito de participar das decisões politicas que envolvem o bem estar da 
população é um dos maiores exercícios de liberdade na atualidade. O serviço social desde suas origens, 
sempre buscou promover a voz do cidadão em meio aos processos que envolvem as políticas públicas, e 
tem nesta busca um de seus principais objetivos. 
Como serviço social contribui para a promoção da cidadania? 
 
 
Escolha uma opção: 
a. O profissional do serviço social atua como agente responsável pelas tomadas de decisão dentro de um 
processo decisório que tem por função beneficiar a sociedade, de forma que a população não se envolva 
nessas decisões, promovendo a cidadania. 
b. Incentivando a população através do incentivo ao voto nas eleições municipais, e de modo que essa 
população exerça seu direito a decisão, e dessa forma exerça a cidadania. 
c. Formulando políticas públicas e inclusão social e incentivando a sociedade a ficar fora das decisões, de 
forma a empoderar o poder público 
d. Empoderando e incentivando a sociedade a fazer parte do processo decisório das mudanças e da 
organização de suas cidades. 
e. De um modo geral o serviço social não atua para promoção da cidadania, nem mesmo tem foco neste 
aspecto, porém isto acontece indiretamente quando este serviço atua na promoção de políticas sociais. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Empoderando e incentivando a sociedade a fazer parte do processo decisório das 
mudanças e da organização de suas cidades.

Mais conteúdos dessa disciplina