Buscar

PROVA - Legislação da Educação Básica e Políticas Públicas I- UniBF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. As metas do Plano Nacional de Educação podem ser divididas em quatro grupos específicos. Assinale a alternativa que apresenta essas áreas.
 
2. “[...] é fundamental considerar que o cumprimento do conjunto das metas do PNE faz parte de uma estratégia política destinada a concretizar o objetivo constitucional
de redução das desigualdades sociais, através da garantia de melhoria da qualidade da educação e ampliação de seu alcance social” ( CARNAÚBA, 2018, p.3). A partir da
citação da autora e dos materiais que compõem esta Unidade de Aprendizagem, é correto afirmar que:
 
3. Analise as afirmativas a respeito do Plano Nacional de Educação (PNE) e assinale a alternativa correta.
 
4. Analise as afirmativas e assinale a alternativa que representa modificações ocasionadas pela Reforma do Ensino Médio (Lei n° 13.415/ 2017).
 
5. Sobre os desafios da formação de professores no Brasil na atualidade, assinalele a alternativa correta.
 
6. “A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente projeto de ensino. A
avaliação, tanto no geral quanto no específico da aprendizagem, não possui uma finalidade em si; ela subsidia um curso de ação que visa construir um resultado
previamente definido” (LUCKESI, 2011, p. 45). A partir da citação do autor e dos estudos da disciplina, assinale a alternativa correta.
 
7. A BNCC “[...] retomou a discussão do trabalho pedagógico e fez o debate das áreas do conhecimento, da interdisciplinaridade e da contextualização, sendo realizada
por todos os participantes da formação indiferente da área que o profissional atuasse, pois o objetivo era a necessidade da articulação entre as diferentes áreas dentro do
espaço escolar e a discussão das possibilidades da mesma” (ERRAM, 2017, p.171). A autora se refere à segunda etapa dos cursos de formação continuada ofertados pelo
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. De sua interpretação, podemos afirmar que:
 
 (Alternativa correta)
Financiamento; estruturação física; plano de carreira e salários; e formação profissional e tecnológica.
Educação e diversidade; alfabetização e letramento; tecnologias da informação; e pesquisas científicas.
Educação à distância; promoção da diversidade e das desigualdades; piso nacional; e educação indígena.
Conteúdos curriculares; atividades físicas; orientação vocacional; e graduação e pós-graduação.
Garantir o direito à educação básica de qualidade; reduzir desigualdades; valorizar os profissionais da educação; e educação superior.
 (Alternativa correta)o Plano Nacional de Educação é um projeto de nação, que busca tanto a melhoria da qualidade no ensino quanto a sua oferta, em condições equitativas.
o Plano Nacional de Educação tem como enfoque único a qualidade da educação básica, propondo melhorias para os índices nesse nível educacional.
o Plano Nacional de Educação acaba, de forma indireta, operando para o aumento das desigualdades e para o distanciamento entre as classes sociais brasileiras.
o Plano Nacional de Educação propõe metas que devem ser atingidas para que a qualidade das escolas privadas se iguale, em parte, à das escolas públicas brasileiras.
o Plano Nacional de Educação é de caráter provisório e optativo pelos estados e Dstrito Federal e regula as ações voltadas para a educação superior.
 (Alternativa correta)
O Plano Nacional de Educação tem caráter norteador e consultivo, podendo os estados decidirem pela sua aplicação.
O Plano Nacional de Educação visa a regular a educação nacional pelo período de dois anos.
O Plano Nacional de Educação é uma disposição transitória prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O Plano Nacional de Educação é um plano que envolve todo o sistema educacional brasileiro, ou seja, as instituições públicas.
O Plano Nacional de Educação é um projeto decenal legitimado pela Constituição Federal.
 (Alternativa correta)
As mudanças principais são nos formatos curriculares propostos, impondo a todos os jovens que tenham formação técnica à sua escolha e que sejam proficientes em três línguas
estrangeiras modernas.
As modificações envolvem o aumento da carga horária anual para 1.400 horas a ser progressivamente implantada, a oferta de somente três disciplinas obrigatórias (Matemática, Língua
Portuguesa e Língua Inglesa) e os itinerários formativos a serem escolhidos pelos alunos.
As mudanças ocasionadas se referem à capacitação dos gestores escolares, a ser ofertada pelas universidades públicas e pelas bolsas de inserção dos estudantes do ensino médio nas
empresas que financiam as suas escolas.
As mudanças são a municipalização dessas escolas que ofertam o ensino médio e no repasse de recursos pelo novo fundo educacional para o ensino médio (Funemed).
As principais mudanças são na extensão dos cursos de ensino médio, passando para quatro anos, na formação dos professores, agora somente com mestrado e na adição de disciplinas
na matriz curricular obrigatória.
 (Alternativa correta)O desprestigio e a falta de valorização dos profissionais da educação, associados aos baixo salário, são alguns dos desafios encontrados hoje.
Atualmente, o modelo de escola não representa um desafio, pois está diretamente relacionado à realidade cotidiana, sem problemas geracionais.
As vagas para que a formação dos professores ocorra nas universidades públicas estão asseguradas, pois atendem plenamente à demanda das licenciaturas.
Atualmente, a formação inicial e a continuada estão ocorrendo de forma integrada e complementar, não sendo mais problemáticas como antigamente.
A existência de plano de carreira e o cumprimento do piso nacional do magistério em todos os municípios é um avanço no que se refere à valorização dos professores.
 (Alternativa correta)
A avaliação da aprendizagem envolve o uso de escalas e tabelas que ressaltem os aspectos quantitativos prioritários às escolas.
A avaliação da aprendizagem escolar é aquela realizada pelo docente, em sala de aula, a partir de suas concepções e técnicas disciplinares.
A avaliação da aprendizagem deve ser realizada pela comunidade escolar a fim de que seja feita de maneira inclusiva e democrática.
A avaliação da aprendizagem escolar tem como finalidade medir os conhecimentos transmitidos pelo professor aos seus alunos.
A avaliação deve estar articulada ao projeto pedagógico da escola, levando-a a atingir os objetivos educacionais propostos nesse documento.
8. Analise as afirmativas referentes às teorizações pós-críticas do currículo e assinale a alternativa correta.
 
9. Analise as afirmativas a respeito da gestão escolar e assinale a alternativa correta.
 
10. “Não podemos nos esquecer do princípio da indissociabilidade entre a formação e as condições adequadas para a realização do trabalho docente: salários dignos,
autonomia profissional, dedicação exclusiva a uma única escola, pelo menos um terço da jornada de trabalho para planejamento, reflexão e sistematização da prática,
estudos individuais e coletivos, salas de aula com um número reduzido de alunos (DINIZ-PEREIRA, 2011, p.48). A partir dessa citação, é possível constatar que:
 
 (Alternativa correta)
essa etapa serviu para que os docentes das disciplinas não obrigatórias que deixam de fazer parte da Base Nacional Comum Curricular pudessem discutir e entender como iriam atuar nas
escolas a partir da integração de suas áreas de conhecimento, proposta com a reforma.
essa etapa da formação continuada proposta pelo Pacto propôs a criação de mecanismos de resistência para que a reforma do ensino médio não se efetivasse.
a segunda etapa da formação continuada é realizada unicamente com os coordenadores e supervisores pedagógicos, que deverão disciplinar os docentes em busca da melhoria de suas
atribuições.
nesta segunda fase do curso de formação continuada com os professores, se apresenta um panorama geral das disciplinas que deixam de integrar o ensino médio e passam a fazer parte
da história dessa etapa somente.
a segundaetapa da formação continuada serviu para que cada professor reafirmasse os seus conteúdos a serem desenvolvidos com os alunos do ensino médio.
 (Alternativa correta)
Nas teorias pós-críticas do currículo, são utilizadas as expressões: ideologia, classe social, reprodução cultural, poder, capitalismo, currículo oculto e resistência.
Nas teorias pós-críticas do currículo, são utilizadas as expressões: multiculturalismo, etnocultura, pluralidade cultural, demografia e absenteísmo.
Nas teorias pós-críticas do currículo, são utilizadas as expressões: cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, subjetividade, identidade e diferença.
Nas teorias pós-críticas do currículo, são utilizadas as expressões: eficiência, eficácia, emancipação, efetividade, empowerment e diagnóstico.
Nas teorias pós-críticas do currículo, são utilizadas as expressões: avaliação, ensino, aprendizagem, didática, planejamento e avaliação.
 (Alternativa correta)
A gestão escolar não teve sucesso no interior da escola, pois as questões de natureza administrativa são prioritárias.
A gestão escolar opera de forma hierárquica e linear, através das ações de coordenação e comando.
A gestão escolar considera a escola uma organização única e diferente das demais instituições, perseguindo, também, uma relação com as questões sociais.
Gestão escolar e a Administração são sinônimos, não havendo divergências entre autores quanto a esses conceitos.
A gestão escolar surge como imposição a partir da Constituição Federal de 1988, que proíbe as atividades da Administração.
 (Alternativa correta)
A formação dos profissionais da educação deve ser teórica, evidenciando os aspectos vocacionais, que farão com que as questões salariais não sejam importantes em sua prática
profissional.
A formação docente é o aspecto principal, que envolve o que é feito dentro dos espaços acadêmicos; já as condições de trabalho são lutas políticas de uma categoria, não estando
associadas à primeira.
As atividades de planejamento, reflexão e sistematização das práticas docentes são aprendidas em sala de aula nos aspectos teóricos, durante a graduação.
Dentro dos desafios da formação dos profissionais da educação, não se encontram os aspectos inerentes ao funcionamento e à estrutura das escolas.
Para pensarmos sobre a profissionalização docente, faz-se necessário considerarmos tanto a formação teórica e prática acadêmica quanto as condições materiais, para que sua profissão
seja exercida no interior das escolas.

Continue navegando