Logo Passei Direto
Buscar

Psicologia Educacional

User badge image
Ally Simas

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Espera-se de um professor eficiente um elevado conhecimento profissional, motivação e comprometimento, bem como o desenvolvimento de certas características e habilidades inerentes ao seu papel de educador. Sobre estas características e habilidades que encontramos em professores eficientes é CORRETO afirmar que:
Qual alternativa é correta?
A. O professor eficiente demonstra uma capacidade de captar sempre o 'momento presente' em sala de aula, e assim sugerir assuntos e temas que se adequem ao humor e à motivação dos alunos. Isto lhe poupa a tarefa de um plano de ensino e estimula sua criatividade.
B. O professor eficiente planeja estratégias de ensino que sejam apropriadas ao nível de desenvolvimento de seus alunos. Considera, porém, elevar um pouco o nível dos conteúdos lecionados como modo de estimular os alunos a sempre progredirem.
C. O professor eficiente se ocupa especificamente dos conteúdos que leciona, sabendo que é seu compromisso demonstrar conhecimento do conjunto de suas disciplinas. Por exemplo: as reflexões da Psicologia Educacional dizem respeito apenas aos professores da área.
D. Professores eficientes dedicam-se de modo heroico aos seus alunos e constantemente se esquecem de si mesmos. Por exemplo, certo professor eficiente chega muitas vezes a 'perder a voz' para garantir que a tarefa do ensino possa ser cumprida.
E. Professores eficientes possuem a chamada habilidade de comunicação. Por este termo, entende-se a facilidade e o domínio do professor no conhecimento e no uso de tecnologias no processo de ensino.

Leia o seguinte trecho: 'O educador é o professor reflexivo, aquele que busca seu constante aperfeiçoamento e preocupa-se com a própria formação de forma contínua, para que possa contribuir com seus alunos na descoberta de conhecimentos que os habilitem a ser autônomos e críticos.'
Qual característica relativa às habilidades do professor eficiente melhor responde à problematização a que o trecho faz alusão?
A. Capacidade de trabalhar a diversidade religiosa, socioeconômica e cultural de seus alunos, identificando os diversos grupos e lidando de modo propositivo e valorativo com as diferenças no contexto do ensino.
B. Conhecimento tecnológico do professor, que pode ser periodicamente atualizado com intuito de se verificar oportunidades que o auxiliem na tarefa de ensinar: seja pelo uso de tecnologias, ou de temas tecnológicos e ainda de assuntos veiculados nestes meios.
C. Destreza tecnológica do professor, que se evidencia pelo conhecimento que o mesmo possui sobre os principais assuntos abordados nas redes sociais e sua destreza em se comunicar por meio delas.
D. Sabedoria em relação ao fato de que as novas tecnologias, devido ao comportamento dos estudantes, mais atrapalham que ajudam no aprendizado. Por isso, as temáticas e novidades advindas do contexto tecnológico precisam ser evitadas quando possível.
E. Talento tecnológico do professor. Por este termo compreende-se tão somente o conhecimento, por parte do professor, de dispositivos que auxiliam a aprendizagem dos alunos com algum tipo de deficiência.

a atividade acadêmica para escrever artigos e proferir palestras sobre a aplicação da psicologia no contexto da educação infantil. Recordando-se que tal pensador é considerado um dos precursores do chamado Construtivismo, assinale a única alternativa cujo texto está de acordo com as ideias defendidas por James em sua produção científica.
Resposta incorreta.
A. A observação do ensino/aprendizagem em sala de aula é uma tática altamente ineficaz para nos tornarmos aptos à verdadeira arte de ensinar. Pelo contrário, W. James enfatizava a importância de se observar o ensino e a aprendizagem em sala de aula para aprimorar a educação.
B. Aspectos cognitivos da mente, tais como a memória, o pensamento e o raciocínio são totalmente inadequados para a tarefa de repensar as formas de ensino. O cognitivismo, abordagem que versa sobre aspectos cognitivos da mente, faz parte da abordagem de W. James, sendo que os conceitos citados nesta alternativa foram posteriormente trabalhados por um de seus continuadores, Benjamin Bloom.
C. O aprimoramento da Educação deve considerar expandir o pensamento infantil por meio das relações de ensino e de aprendizagem que ocorrem nas salas de aula. Ao propor situações mais complexas aos alunos, Willian James propunha o aprimoramento das práticas educativas, pois os desafios iriam conduzir os alunos à construírem novos conhecimentos.
D. O enfoque no papel do docente, enquanto transmissor do conhecimento por meio de técnicas e da aplicação de estímulos, é o melhor caminho a ser seguido. Tal afirmativa sobre o enfoque no papel do docente está associada às teorias comportamentais, e se contrastam com as propostas de W. James.
E. Por focarem no comportamento das crianças, são os experimentos laboratoriais que nos fornecem as melhores pistas sobre como ensinar de maneira eficiente. Ao contrário, James afirmava que os experimentos laboratoriais em psicologia muitas vezes não conseguem nos dizer, eficientemente, como ensinar crianças.

A Psicologia Educacional é um ramo da Psicologia dedicado à reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem. Diversos profissionais deram suas contribuições para o surgimento desta, entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX. Entre tais contribuições destacam-se abordagem de Ensino Direto e do Construtivismo. Em relação a essas abordagens e sua relevância no contexto atual da Psicologia Educacional, é CORRETO afirmar que:
Você acertou!
A. Duas correntes psicológicas contribuíram para o surgimento das abordagens destacadas no enunciado da questão: a corrente cognitiva e a comportamental, ainda presentes na Psicologia Educacional atual. De acordo com diversos autores, as diferentes abordagens continuam a influenciar escolas e educadores.
B. Na abordagem de Ensino Direto, toda a reflexão é feita focando-se nos alunos, considerados os responsáveis pela construção ativa do conhecimento, mediante a orientação do professor. Essa definição se refere à abordagem de ensino construtivista e não de Ensino Direto que, por sua vez, tem sua atenção focada no desempenho do professor.
C. Na abordagem de Ensino Direto, um objetivo importante é minimizar o tempo do estudante em sala de aula, diminuindo, assim, as expectativas com relação ao esforço e dedicação dos professores. Para essa abordagem, que aposta na figura do professor como aquele que transmite aos alunos todo o conhecimento, é importante maximizar o tempo de aprendizagem em sala de aula.
D. Os construtivistas defendem que as crianças necessitam permanecer em silêncio durante toda a aula, no papel de aprendizes que memorizam mecanicamente as informações transmitidas. Os construtivistas apostam em um papel ativo e de colaboração das crianças na tarefa do ensino. Um professor com uma filosofia instrucional construtivista busca dar às crianças as oportunidades de construir conhecimento, enquanto orienta sua aprendizagem.
E. Sabe-se que a abordagem construtivista origina-se das reflexões de E. L. Thornedick, ao passo que a abordagem de Ensino Direto origina-se do centro das filosofias de educação de William James e John Dewey. As abordagens aqui mencionadas e seus respectivos antecessores estão listados de modo inverso nesta alternativa. Portanto, ao falar de construtivismo, deve-se evocar James e Dewey, e no Ensino Direto, Thornedick.

Espera-se de um professor eficiente um elevado conhecimento profissional, motivação e comprometimento, bem como o desenvolvimento de certas características e habilidades inerentes ao seu papel de educador. Sobre estas características e habilidades que encontramos em professores eficientes é CORRETO afirmar que:
Resposta incorreta.
A. O professor eficiente demonstra uma capacidade de captar sempre o 'momento presente' em sala de aula, e assim sugerir assuntos e temas que se adequem ao humor e à motivação dos alunos. Isto lhe poupa a tarefa de um plano de ensino e estimula sua criatividade. O professor eficiente define bem seus objetivos e traça um plano de ensino. É fundamental que ele planeje cada atividade a ser desenvolvida. Isto não exclui que o professor demonstre certa sensibilidade para realizar uma avaliação contínua do momento em sala de aula.
B. O professor eficiente planeja estratégias de ensino que sejam apropriadas ao nível de desenvolvimento de seus alunos. Considera, porém, elevar um pouco o nível dos conteúdos lecionados como modo de estimular os alunos a sempre progredirem. Professores competentes têm uma boa compreensão do desenvolvimento das crianças e sabem como criar materiais de ensino apropriados para seus níveis de desenvolvimento. Todavia, estes profissionais estimulam e desafiam seus alunos ao elevarem, por exemplo, o nível dos conteúdos e exercícios propostos.
C. O professor eficiente se ocupa especificamente dos conteúdos que leciona, sabendo que é seu compromisso demonstrar conhecimento do conjunto de suas disciplinas. Por exemplo: as reflexões da Psicologia Educacional dizem respeito apenas aos professores da área. A Psicologia Educacional constitui uma ferramenta que auxilia os professores na qualidade de seu ensino. Desse modo, um professor eficiente domina sim os conteúdos daquilo que deve ensinar, bem como possui conhecimentos sobre como ensinar.
D. Professores eficientes dedicam-se de modo heroico aos seus alunos e constantemente se esquecem de si mesmos. Por exemplo, certo professor eficiente chega muitas vezes a 'perder a voz' para garantir que a tarefa do ensino possa ser cumprida. O professor eficiente conhece o funcionamento de um dos principais instrumentos de trabalho, a fala, e os cuidados que tal instrumento solicita. Ele tem a consciência de que o cuidado com a própria saúde e certa disciplina pessoal são qualidades de um bom profissional.
E. Professores eficientes possuem a chamada habilidade de comunicação. Por este termo, entende-se a facilidade e o domínio do professor no conhecimento e no uso de tecnologias no processo de ensino. Por habilidade de comunicação entende-se as capacidades de expressão e de transmissão de conhecimento, o cuidado do aparelho fonético, bem como o uso correto e oportuno das diversas linguagens utilizadas na arte do ensino.

Leia o seguinte trecho: 'O educador é o professor reflexivo, aquele que busca seu constante aperfeiçoamento e preocupa-se com a própria formação de forma contínua, para que possa contribuir com seus alunos na descoberta de conhecimentos que os habilitem a ser autônomos e críticos. Com isso sua responsabilidade se torna maior, pois as grandes facilidades oferecidas pela tecnologia nos apresentam alunos detentores de informações atualizadas, o que nem sempre é possível ao professor, pois suas atribuições muitas vezes o impossibilitam de acessar os canais de informação disponíveis. [...] As mudanças que ocorrem no mundo globalizado, principalmente neste início de século, quando vislumbramos avanços extraordinários em todas as áreas, exigem do homem uma evolução para que possa buscar sua autonomia num espaço competitivo, onde a tônica está centrada no conhecimento e na capacidade de acompanhar as mudanças.'
Diante do contexto apresentado acima, assinale a característica relativa às habilidades do professor eficiente que melhor responde à problematização a que o trecho faz alusão.
A. Capacidade de trabalhar a diversidade religiosa, socioeconômica e cultural de seus alunos, identificando os diversos grupos e lidando de modo propositivo e valorativo com as diferenças no contexto do ensino. A alternativa faz referência à habilidade do professor eficiente em lidar com as diversidades presentes no ambiente escolar e nos espaço de convívio social dos alunos. Todavia, a problemática aludida pelo trecho do anunciado é melhor respondida por meio da habilidade tecnológica do professor.
B. Conhecimento tecnológico do professor, que pode ser periodicamente atualizado com intuito de se verificar oportunidades que o auxiliem na tarefa de ensinar: seja pelo uso de tecnologias, ou de temas tecnológicos e ainda de assuntos veiculados nestes meios. De fato, a utilização de meios tecnológicos e de temas, direta ou indiretamente ligados às novas tecnologias, corresponde em grande parte ao cotidiano e aos anseios e necessidades dos estudantes, tendo em vista inclusive o futuro profissional de muitos deles.
C. Destreza tecnológica do professor, que se evidencia pelo conhecimento que o mesmo possui sobre os principais assuntos abordados nas redes sociais e sua destreza em se comunicar por meio delas. De fato, as redes sociais representam um tema que não deve ser ignorado pelos professores, por tratar-se de uma realidade presente no cotidiano dos alunos que pode ser explorada de maneira crítica e propositiva. A habilidade tecnológica do professor, contudo, não é medida por sua destreza com o uso das redes sociais.
D. Sabedoria em relação ao fato de que as novas tecnologias, devido ao comportamento dos estudantes, mais atrapalham que ajudam no aprendizado. Por isso, as temáticas e novidades advindas do contexto tecnológico precisam ser evitadas quando possível. Esta alternativa desconsidera que grande parte dos estudantes possui um interesse significativo sobre o contexto tecnológico atual. Ao evitá-lo, o professor não demonstra sua habilidade tecnológica, tão necessária para lidar com a problematização apresentada no enunciado da questão.
E. Talento tecnológico do professor. Por este termo compreende-se tão somente o conhecimento, por parte do professor, de dispositivos que auxiliam a aprendizagem dos alunos com algum tipo de deficiência. O conhecimento de tais dispositivos é de grande ajuda para este grupo de alunos, mas este saber junta-se a outros no conjunto das características que compõem a habilidade tecnológica do professor eficiente.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Espera-se de um professor eficiente um elevado conhecimento profissional, motivação e comprometimento, bem como o desenvolvimento de certas características e habilidades inerentes ao seu papel de educador. Sobre estas características e habilidades que encontramos em professores eficientes é CORRETO afirmar que:
Qual alternativa é correta?
A. O professor eficiente demonstra uma capacidade de captar sempre o 'momento presente' em sala de aula, e assim sugerir assuntos e temas que se adequem ao humor e à motivação dos alunos. Isto lhe poupa a tarefa de um plano de ensino e estimula sua criatividade.
B. O professor eficiente planeja estratégias de ensino que sejam apropriadas ao nível de desenvolvimento de seus alunos. Considera, porém, elevar um pouco o nível dos conteúdos lecionados como modo de estimular os alunos a sempre progredirem.
C. O professor eficiente se ocupa especificamente dos conteúdos que leciona, sabendo que é seu compromisso demonstrar conhecimento do conjunto de suas disciplinas. Por exemplo: as reflexões da Psicologia Educacional dizem respeito apenas aos professores da área.
D. Professores eficientes dedicam-se de modo heroico aos seus alunos e constantemente se esquecem de si mesmos. Por exemplo, certo professor eficiente chega muitas vezes a 'perder a voz' para garantir que a tarefa do ensino possa ser cumprida.
E. Professores eficientes possuem a chamada habilidade de comunicação. Por este termo, entende-se a facilidade e o domínio do professor no conhecimento e no uso de tecnologias no processo de ensino.

Leia o seguinte trecho: 'O educador é o professor reflexivo, aquele que busca seu constante aperfeiçoamento e preocupa-se com a própria formação de forma contínua, para que possa contribuir com seus alunos na descoberta de conhecimentos que os habilitem a ser autônomos e críticos.'
Qual característica relativa às habilidades do professor eficiente melhor responde à problematização a que o trecho faz alusão?
A. Capacidade de trabalhar a diversidade religiosa, socioeconômica e cultural de seus alunos, identificando os diversos grupos e lidando de modo propositivo e valorativo com as diferenças no contexto do ensino.
B. Conhecimento tecnológico do professor, que pode ser periodicamente atualizado com intuito de se verificar oportunidades que o auxiliem na tarefa de ensinar: seja pelo uso de tecnologias, ou de temas tecnológicos e ainda de assuntos veiculados nestes meios.
C. Destreza tecnológica do professor, que se evidencia pelo conhecimento que o mesmo possui sobre os principais assuntos abordados nas redes sociais e sua destreza em se comunicar por meio delas.
D. Sabedoria em relação ao fato de que as novas tecnologias, devido ao comportamento dos estudantes, mais atrapalham que ajudam no aprendizado. Por isso, as temáticas e novidades advindas do contexto tecnológico precisam ser evitadas quando possível.
E. Talento tecnológico do professor. Por este termo compreende-se tão somente o conhecimento, por parte do professor, de dispositivos que auxiliam a aprendizagem dos alunos com algum tipo de deficiência.

a atividade acadêmica para escrever artigos e proferir palestras sobre a aplicação da psicologia no contexto da educação infantil. Recordando-se que tal pensador é considerado um dos precursores do chamado Construtivismo, assinale a única alternativa cujo texto está de acordo com as ideias defendidas por James em sua produção científica.
Resposta incorreta.
A. A observação do ensino/aprendizagem em sala de aula é uma tática altamente ineficaz para nos tornarmos aptos à verdadeira arte de ensinar. Pelo contrário, W. James enfatizava a importância de se observar o ensino e a aprendizagem em sala de aula para aprimorar a educação.
B. Aspectos cognitivos da mente, tais como a memória, o pensamento e o raciocínio são totalmente inadequados para a tarefa de repensar as formas de ensino. O cognitivismo, abordagem que versa sobre aspectos cognitivos da mente, faz parte da abordagem de W. James, sendo que os conceitos citados nesta alternativa foram posteriormente trabalhados por um de seus continuadores, Benjamin Bloom.
C. O aprimoramento da Educação deve considerar expandir o pensamento infantil por meio das relações de ensino e de aprendizagem que ocorrem nas salas de aula. Ao propor situações mais complexas aos alunos, Willian James propunha o aprimoramento das práticas educativas, pois os desafios iriam conduzir os alunos à construírem novos conhecimentos.
D. O enfoque no papel do docente, enquanto transmissor do conhecimento por meio de técnicas e da aplicação de estímulos, é o melhor caminho a ser seguido. Tal afirmativa sobre o enfoque no papel do docente está associada às teorias comportamentais, e se contrastam com as propostas de W. James.
E. Por focarem no comportamento das crianças, são os experimentos laboratoriais que nos fornecem as melhores pistas sobre como ensinar de maneira eficiente. Ao contrário, James afirmava que os experimentos laboratoriais em psicologia muitas vezes não conseguem nos dizer, eficientemente, como ensinar crianças.

A Psicologia Educacional é um ramo da Psicologia dedicado à reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem. Diversos profissionais deram suas contribuições para o surgimento desta, entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX. Entre tais contribuições destacam-se abordagem de Ensino Direto e do Construtivismo. Em relação a essas abordagens e sua relevância no contexto atual da Psicologia Educacional, é CORRETO afirmar que:
Você acertou!
A. Duas correntes psicológicas contribuíram para o surgimento das abordagens destacadas no enunciado da questão: a corrente cognitiva e a comportamental, ainda presentes na Psicologia Educacional atual. De acordo com diversos autores, as diferentes abordagens continuam a influenciar escolas e educadores.
B. Na abordagem de Ensino Direto, toda a reflexão é feita focando-se nos alunos, considerados os responsáveis pela construção ativa do conhecimento, mediante a orientação do professor. Essa definição se refere à abordagem de ensino construtivista e não de Ensino Direto que, por sua vez, tem sua atenção focada no desempenho do professor.
C. Na abordagem de Ensino Direto, um objetivo importante é minimizar o tempo do estudante em sala de aula, diminuindo, assim, as expectativas com relação ao esforço e dedicação dos professores. Para essa abordagem, que aposta na figura do professor como aquele que transmite aos alunos todo o conhecimento, é importante maximizar o tempo de aprendizagem em sala de aula.
D. Os construtivistas defendem que as crianças necessitam permanecer em silêncio durante toda a aula, no papel de aprendizes que memorizam mecanicamente as informações transmitidas. Os construtivistas apostam em um papel ativo e de colaboração das crianças na tarefa do ensino. Um professor com uma filosofia instrucional construtivista busca dar às crianças as oportunidades de construir conhecimento, enquanto orienta sua aprendizagem.
E. Sabe-se que a abordagem construtivista origina-se das reflexões de E. L. Thornedick, ao passo que a abordagem de Ensino Direto origina-se do centro das filosofias de educação de William James e John Dewey. As abordagens aqui mencionadas e seus respectivos antecessores estão listados de modo inverso nesta alternativa. Portanto, ao falar de construtivismo, deve-se evocar James e Dewey, e no Ensino Direto, Thornedick.

Espera-se de um professor eficiente um elevado conhecimento profissional, motivação e comprometimento, bem como o desenvolvimento de certas características e habilidades inerentes ao seu papel de educador. Sobre estas características e habilidades que encontramos em professores eficientes é CORRETO afirmar que:
Resposta incorreta.
A. O professor eficiente demonstra uma capacidade de captar sempre o 'momento presente' em sala de aula, e assim sugerir assuntos e temas que se adequem ao humor e à motivação dos alunos. Isto lhe poupa a tarefa de um plano de ensino e estimula sua criatividade. O professor eficiente define bem seus objetivos e traça um plano de ensino. É fundamental que ele planeje cada atividade a ser desenvolvida. Isto não exclui que o professor demonstre certa sensibilidade para realizar uma avaliação contínua do momento em sala de aula.
B. O professor eficiente planeja estratégias de ensino que sejam apropriadas ao nível de desenvolvimento de seus alunos. Considera, porém, elevar um pouco o nível dos conteúdos lecionados como modo de estimular os alunos a sempre progredirem. Professores competentes têm uma boa compreensão do desenvolvimento das crianças e sabem como criar materiais de ensino apropriados para seus níveis de desenvolvimento. Todavia, estes profissionais estimulam e desafiam seus alunos ao elevarem, por exemplo, o nível dos conteúdos e exercícios propostos.
C. O professor eficiente se ocupa especificamente dos conteúdos que leciona, sabendo que é seu compromisso demonstrar conhecimento do conjunto de suas disciplinas. Por exemplo: as reflexões da Psicologia Educacional dizem respeito apenas aos professores da área. A Psicologia Educacional constitui uma ferramenta que auxilia os professores na qualidade de seu ensino. Desse modo, um professor eficiente domina sim os conteúdos daquilo que deve ensinar, bem como possui conhecimentos sobre como ensinar.
D. Professores eficientes dedicam-se de modo heroico aos seus alunos e constantemente se esquecem de si mesmos. Por exemplo, certo professor eficiente chega muitas vezes a 'perder a voz' para garantir que a tarefa do ensino possa ser cumprida. O professor eficiente conhece o funcionamento de um dos principais instrumentos de trabalho, a fala, e os cuidados que tal instrumento solicita. Ele tem a consciência de que o cuidado com a própria saúde e certa disciplina pessoal são qualidades de um bom profissional.
E. Professores eficientes possuem a chamada habilidade de comunicação. Por este termo, entende-se a facilidade e o domínio do professor no conhecimento e no uso de tecnologias no processo de ensino. Por habilidade de comunicação entende-se as capacidades de expressão e de transmissão de conhecimento, o cuidado do aparelho fonético, bem como o uso correto e oportuno das diversas linguagens utilizadas na arte do ensino.

Leia o seguinte trecho: 'O educador é o professor reflexivo, aquele que busca seu constante aperfeiçoamento e preocupa-se com a própria formação de forma contínua, para que possa contribuir com seus alunos na descoberta de conhecimentos que os habilitem a ser autônomos e críticos. Com isso sua responsabilidade se torna maior, pois as grandes facilidades oferecidas pela tecnologia nos apresentam alunos detentores de informações atualizadas, o que nem sempre é possível ao professor, pois suas atribuições muitas vezes o impossibilitam de acessar os canais de informação disponíveis. [...] As mudanças que ocorrem no mundo globalizado, principalmente neste início de século, quando vislumbramos avanços extraordinários em todas as áreas, exigem do homem uma evolução para que possa buscar sua autonomia num espaço competitivo, onde a tônica está centrada no conhecimento e na capacidade de acompanhar as mudanças.'
Diante do contexto apresentado acima, assinale a característica relativa às habilidades do professor eficiente que melhor responde à problematização a que o trecho faz alusão.
A. Capacidade de trabalhar a diversidade religiosa, socioeconômica e cultural de seus alunos, identificando os diversos grupos e lidando de modo propositivo e valorativo com as diferenças no contexto do ensino. A alternativa faz referência à habilidade do professor eficiente em lidar com as diversidades presentes no ambiente escolar e nos espaço de convívio social dos alunos. Todavia, a problemática aludida pelo trecho do anunciado é melhor respondida por meio da habilidade tecnológica do professor.
B. Conhecimento tecnológico do professor, que pode ser periodicamente atualizado com intuito de se verificar oportunidades que o auxiliem na tarefa de ensinar: seja pelo uso de tecnologias, ou de temas tecnológicos e ainda de assuntos veiculados nestes meios. De fato, a utilização de meios tecnológicos e de temas, direta ou indiretamente ligados às novas tecnologias, corresponde em grande parte ao cotidiano e aos anseios e necessidades dos estudantes, tendo em vista inclusive o futuro profissional de muitos deles.
C. Destreza tecnológica do professor, que se evidencia pelo conhecimento que o mesmo possui sobre os principais assuntos abordados nas redes sociais e sua destreza em se comunicar por meio delas. De fato, as redes sociais representam um tema que não deve ser ignorado pelos professores, por tratar-se de uma realidade presente no cotidiano dos alunos que pode ser explorada de maneira crítica e propositiva. A habilidade tecnológica do professor, contudo, não é medida por sua destreza com o uso das redes sociais.
D. Sabedoria em relação ao fato de que as novas tecnologias, devido ao comportamento dos estudantes, mais atrapalham que ajudam no aprendizado. Por isso, as temáticas e novidades advindas do contexto tecnológico precisam ser evitadas quando possível. Esta alternativa desconsidera que grande parte dos estudantes possui um interesse significativo sobre o contexto tecnológico atual. Ao evitá-lo, o professor não demonstra sua habilidade tecnológica, tão necessária para lidar com a problematização apresentada no enunciado da questão.
E. Talento tecnológico do professor. Por este termo compreende-se tão somente o conhecimento, por parte do professor, de dispositivos que auxiliam a aprendizagem dos alunos com algum tipo de deficiência. O conhecimento de tais dispositivos é de grande ajuda para este grupo de alunos, mas este saber junta-se a outros no conjunto das características que compõem a habilidade tecnológica do professor eficiente.

Prévia do material em texto

Desafio
Neste desafio você deverá realizar um processo de avaliação e de autoavaliação. Para realizá-la, de maneira correta e proveitosa, considere atentamente as etapas abaixo descritas. Vamos começar?
Leia atentamente as informações contidas no item "Imagens que o estudante tem de seu melhor e seu pior professor", na parte inferior da Figura 1.1.
Após conhecer as principais características que os alunos atribuem aos seus professores, responda às seguintes questões:
1. Você está surpreso com qualquer das características listadas pelos estudantes para descrever seus melhores e piores professores?
2. Qual das cinco características listadas para os melhores professores mais o surpreendeu?
3. Qual das cinco características listadas para os piores professores mais o surpreendeu?
Em seguida, complete a Avaliação de acordo com o enunciado proposto:
Pense sobre as cinco melhores características dos professores que você teve, e sobre as cinco piores. Ao gerar suas listas, não se limite às características descritas na Figura 1.1. Além disso, após listá-las, escreva um ou mais exemplos de situações que as ilustram.
Por fim, faça sua avaliação pessoal, registrando em um caderno de anotações as características que você, como futuro profissional, já possui e aquelas com as quais deseja se comprometer em não apresentá-las em seu exercício no campo educacional. Esta é a única parte deste nosso desafio que não deve ser entregue ao seu professor/tutor.
Sua resposta
Avaliação das Características dos Professores: 1. Surpresas com Características dos Alunos: a. Sim/Não: Explique se você está surpreso com alguma característica atribuída pelos alunos a seus melhores ou piores professores. 2. Surpresa com as Características dos Melhores Professores: a. Característica: Identifique qual das cinco características para os melhores professores mais o surpreendeu. b. Justificativa: Explique por que essa característica foi surpreendente para você. 3. Surpresa com as Características dos Piores Professores: a. Característica: Identifique qual das cinco características para os piores professores mais o surpreendeu. b. Justificativa: Explique por que essa característica foi surpreendente para você. Autoavaliação: 1. Cinco Melhores Características dos Seus Professores: a. Liste as cinco melhores características que você identifica nos professores que teve. b. Exemplos: Forneça um ou mais exemplos de situações que ilustrem cada característica. 2. Cinco Piores Características dos Seus Professores: a. Liste as cinco piores características que você identifica nos professores que teve. b. Exemplos: Forneça um ou mais exemplos de situações que ilustrem cada característica. Avaliação Pessoal: 1. Características Presentes: a. Liste as características que você já possui como futuro profissional. 2. Compromissos Futuros: a. Liste as características que você se compromete em não apresentar em seu exercício no campo educacional. Observação Final: Lembre-se de registrar essas informações em um caderno de anotações, como solicitado, e não entregue esta parte da autoavaliação ao professor/tutor. Esse é um exercício reflexivo que visa ajudá-lo a compreender as características valorizadas em um professor e a refletir sobre suas próprias qualidades e áreas de melhoria. 
Enviado em: 25/01/2024 19:43
Padrão de resposta esperado
O padrão de resposta para este desafio deve levar em conta o aspecto pessoal/subjetivo do mesmo, observando-se os seguintes critérios: capacidade do aluno em cumprir com o cronograma de tarefas proposto; uso correto das regras ortográficas e da concordância nominal e verbal; atenção à forma padrão utilizada na comunicação escrita; pertinência dos exemplos em relação às características propostas.
Exercícios
1. 
Um dos fundadores da psicologia moderna, o médico e filósofo Willian James, dedicou parte de sua atividade acadêmica para escrever artigos e proferir palestras sobre a aplicação da psicologia no contexto da educação infantil. Recordando-se que tal pensador é considerado um dos precursores do chamado Construtivismo, assinale a única alternativa cujo texto está de acordo com as ideias defendidas por James em sua produção científica. ​​​​​​
A. 
A observação do ensino/aprendizagem em sala de aula é uma tática altamente ineficaz para nos tornarmos aptos à verdadeira arte de ensinar.
B. 
Aspectos cognitivos da mente, tais como a memória, o pensamento e o raciocínio são totalmente inadequados para a tarefa de repensar as formas de ensino.
C. 
O aprimoramento da Educação deve considerar expandir o pensamento infantil por meio das relações de ensino e de aprendizagem que ocorrem nas salas de aula
D. 
O enfoque no papel do docente, enquanto transmissor do conhecimento por meio de técnicas e da aplicação de estímulos, é o melhor caminho a ser seguido.
E. 
Por focarem no comportamento das crianças, são os experimentos laboratoriais que nos fornecem as melhores pistas sobre como ensinar de maneira eficiente.
Considerando as ideias defendidas por William James, um precursor do Construtivismo, a alternativa que está mais alinhada com suas ideias é:
C. O aprimoramento da Educação deve considerar expandir o pensamento infantil por meio das relações de ensino e de aprendizagem que ocorrem nas salas de aula.
2. 
A Psicologia Educacional é um ramo da Psicologia dedicado à reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem. Diversos profissionais deram suas contribuições para o surgimento desta, entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX. Entre tais contribuições destacam-se abordagem de Ensino Direto e do Construtivismo. Em relação a essas abordagens e sua relevância no contexto atual da Psicologia Educacional, é CORRETO afirmar que:
A. 
Duas correntes psicológicas contribuíram para o surgimento das abordagens destacadas no enunciado da questão: a corrente cognitiva e a comportamental, ainda presentes na Psicologia Educacional atual.
B. 
Na abordagem de Ensino Direto, toda a reflexão é feita focando-se nos alunos, considerados os responsáveis pela construção ativa do conhecimento, mediante a orientação do professor.
C. 
Na abordagem de Ensino Direto, um objetivo importante é minimizar o tempo do estudante em sala de aula, diminuindo, assim, as expectativas com relação ao esforço e dedicação dos professores.
D. 
Os construtivistas defendem que as crianças necessitam permanecer em silêncio durante toda a aula, no papel de aprendizes que memorizam mecanicamente as informações transmitidas.
E. 
Sabe-se que a abordagem construtivista origina-se das reflexões de E. L. Thornedick, ao passo que a abordagem de Ensino Direto origina-se do centro das filosofias de educação de William James e John Dewey.
A alternativa correta é:
A. Duas correntes psicológicas contribuíram para o surgimento das abordagens destacadas no enunciado da questão: a corrente cognitiva e a comportamental, ainda presentes na Psicologia Educacional atual.
3. 
Espera-se de um professor eficiente um elevado conhecimento profissional, motivação e comprometimento, bem como o desenvolvimento de certas características e habilidades inerentes ao seu papel de educador. Sobre estas características e habilidades que encontramos em professores eficientes é CORRETO afirmar que:
A. 
O professor eficiente demonstra uma capacidade de captar sempre o "momento presente" em sala de aula, e assim sugerir assuntos e temas que se adequem ao humor e à motivação dos alunos. Isto lhe poupa a tarefa de um plano de ensino e estimula sua criatividade.
B. 
O professor eficiente planeja estratégias de ensino que sejam apropriadas ao nível de desenvolvimento de seus alunos. Considera, porém, elevar um pouco o nível dos conteúdos lecionados como modo de estimular os alunos a sempre progredirem.
C. 
O professor eficiente se ocupa especificamente dos conteúdos que leciona, sabendo que é seu compromisso demonstrar conhecimento do conjunto de suas disciplinas. Por exemplo: as reflexões da Psicologia Educacional dizem respeito apenas aos professores da área.
D. 
Professoreseficientes dedicam-se de modo heroico aos seus alunos e constantemente se esquecem de si mesmos. Por exemplo, certo professor eficiente chega muitas vezes a "perder a voz" para garantir que a tarefa do ensino possa ser cumprida.
E. 
Professores eficientes possuem a chamada habilidade de comunicação. Por este termo, entende-se a facilidade e o domínio do professor no conhecimento e no uso de tecnologias no processo de ensino.
A alternativa correta é:
B. O professor eficiente planeja estratégias de ensino que sejam apropriadas ao nível de desenvolvimento de seus alunos. Considera, porém, elevar um pouco o nível dos conteúdos lecionados como modo de estimular os alunos a sempre progredirem.
4. 
Leia o seguinte trecho: " O educador é o professor reflexivo, aquele que busca seu constante aperfeiçoamento e preocupa-se com a própria formação de forma contínua, para que possa contribuir com seus alunos na descoberta de conhecimentos que os habilitem a ser autônomos e críticos. Com isso sua responsabilidade se torna maior, pois as grandes facilidades oferecidas pela tecnologia nos apresentam alunos detentores de informações atualizadas, o que nem sempre é possível ao professor, pois suas atribuições muitas vezes o impossibilitam de acessar os canais de informação disponíveis. [...] As mudanças que ocorrem no mundo globalizado, principalmente neste início de século, quando vislumbramos avanços extraordinários em todas as áreas, exigem do homem uma evolução para que possa buscar sua autonomia num espaço competitivo, onde a tônica está centrada no conhecimento e na capacidade de acompanhar as mudanças" (Cf. LEITE, Rogério Ferreira; PELÚCIO, Rosicleia Giunchetti. O professor reflexivo e sua mediação na prática pedagógica: formando sujeitos críticos. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/o-professor-reflexivo-e-sua-mediacao-na-pratica-pedagogica-formando-sujeitos-criticos/36723/>. Acesso em: 16 mar. 201.
Diante do contexto apresentado acima, assinale a característica relativa às habilidades do professor eficiente que melhor responde à problematização a que o trecho faz alusão.
A. 
Capacidade de trabalhar a diversidade religiosa, socioeconômica e cultural de seus alunos, identificando os diversos grupos e lidando de modo propositivo e valorativo com as diferenças no contexto do ensino.
B. 
Conhecimento tecnológico do professor, que pode ser periodicamente atualizado com intuito de se verificar oportunidades que o auxiliem na tarefa de ensinar: seja pelo uso de tecnologias, ou de temas tecnológicos e ainda de assuntos veiculados nestes meios.
C. 
Destreza tecnológica do professor, que se evidencia pelo conhecimento que o mesmo possui sobre os principais assuntos abordados nas redes sociais e sua destreza em se comunicar por meio delas.
D. 
Sabedoria em relação ao fato de que as novas tecnologias, devido ao comportamento dos estudantes, mais atrapalham que ajudam no aprendizado. Por isso, as temáticas e novidades advindas do contexto tecnológico precisam ser evitadas quando possível.
E. 
Talento tecnológico do professor. Por este termo compreende-se tão somente o conhecimento, por parte do professor, de dispositivos que auxiliam a aprendizagem dos alunos com algum tipo de deficiência.
A característica relativa às habilidades do professor eficiente que melhor responde à problematização apresentada no trecho é:
B. Conhecimento tecnológico do professor, que pode ser periodicamente atualizado com intuito de se verificar oportunidades que o auxiliem na tarefa de ensinar: seja pelo uso de tecnologias, ou de temas tecnológicos e ainda de assuntos veiculados nestes meios.
5. 
Valerie Pang, especialista em questões culturais em escolas, acredita que muitos professores não levam adequadamente em consideração o contexto cultural da escola e as origens culturais que os estudantes trazem para a sala de aula. (Cf. SANTROCK, John W. Psicologia educacional. Tradução de Denise Durante, Mônica Rosemberg e Taís Silva Monteiro Ganeo. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009, p. 10). Todavia, a escola é um ambiente favorável ao encontro cultural, em que cada aluno tem em sua especificidade algo a partilhar. É também o local onde, por vezes, constata-se uma pluralidade de crenças religiosas, de origens étnicas, de ideologias e de compreensões filosóficas diversas acerca do ser humano e do mundo como um todo. Diante desse contexto, é correto afirmar que:
A. 
A Psicologia Educacional tem muito para oferecer ao professor, pois sempre foi pensada a partir de minorias étnicas e culturais.
B. 
Cabe somente à família e à comunidade a que pertença auxiliar o aluno no seu posicionamento perante à vida pública.
C. 
Em toda história da Psicologia Educacional, a questão étnica foi sempre negligenciada.
D. 
O professor faz bem em reconhecer e se apropriar, com parcimônia, da força e da complexidade das influências culturais em seus alunos.
E. 
Temas envolvendo as diferenças religiosas dos alunos devem ser deixados de lado nas salas de aula.
A afirmativa correta é:
D. O professor faz bem em reconhecer e se apropriar, com parcimônia, da força e da complexidade das influências culturais em seus alunos.
1. 
Um dos fundadores da psicologia moderna, o médico e filósofo Willian James, dedicou parte de sua atividade acadêmica para escrever artigos e proferir palestras sobre a aplicação da psicologia no contexto da educação infantil. Recordando-se que tal pensador é considerado um dos precursores do chamado Construtivismo, assinale a única alternativa cujo texto está de acordo com as ideias defendidas por James em sua produção científica. ​​​​​​
Resposta incorreta.
A. 
A observação do ensino/aprendizagem em sala de aula é uma tática altamente ineficaz para nos tornarmos aptos à verdadeira arte de ensinar.
Pelo contrário, W. James enfatizava a importância de se observar o ensino e a aprendizagem em sala de aula para aprimorar a educação.
Resposta incorreta.
B. 
Aspectos cognitivos da mente, tais como a memória, o pensamento e o raciocínio são totalmente inadequados para a tarefa de repensar as formas de ensino.
O cognitivismo, abordagem que versa sobre aspectos cognitivos da mente, faz parte da abordagem de W. James, sendo que os conceitos citados nesta alternativa foram posteriormente trabalhados por um de seus continuadores, Benjamin Bloom.
Você acertou!
C. 
O aprimoramento da Educação deve considerar expandir o pensamento infantil por meio das relações de ensino e de aprendizagem que ocorrem nas salas de aula
Ao propor situações mais complexas aos alunos, Willian James propunha o aprimoramento das práticas educativas, pois os desafios iriam conduzir os alunos à construírem novos conhecimentos
Resposta incorreta.
D. 
O enfoque no papel do docente, enquanto transmissor do conhecimento por meio de técnicas e da aplicação de estímulos, é o melhor caminho a ser seguido.
Tal afirmativa sobre o enfoque no papel do docente está associada às teorias comportamentais, e se contrastam com as propostas de W. James.
Resposta incorreta.
E. 
Por focarem no comportamento das crianças, são os experimentos laboratoriais que nos fornecem as melhores pistas sobre como ensinar de maneira eficiente.
Ao contrário, James afirmava que os experimentos laboratoriais em psicologia muitas vezes não conseguem nos dizer, eficientemente, como ensinar crianças.
2. 
A Psicologia Educacional é um ramo da Psicologia dedicado à reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem. Diversos profissionais deram suas contribuições para o surgimento desta, entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX. Entre tais contribuições destacam-se abordagem de Ensino Direto e do Construtivismo. Em relação a essas abordagens e sua relevância no contexto atual da Psicologia Educacional, é CORRETO afirmar que:
Você acertou!
A. 
Duas correntes psicológicas contribuíram para o surgimento das abordagens destacadas no enunciado da questão: a corrente cognitiva e a comportamental, ainda presentes na Psicologia Educacional atual.
De acordo com diversos autores, asdiferentes abordagens continuam a influenciar escolas e educadores.
Resposta incorreta.
B. 
Na abordagem de Ensino Direto, toda a reflexão é feita focando-se nos alunos, considerados os responsáveis pela construção ativa do conhecimento, mediante a orientação do professor.
Essa definição se refere à abordagem de ensino construtivista e não de Ensino Direto que, por sua vez, tem sua atenção focada no desempenho do professor.
Resposta incorreta.
C. 
Na abordagem de Ensino Direto, um objetivo importante é minimizar o tempo do estudante em sala de aula, diminuindo, assim, as expectativas com relação ao esforço e dedicação dos professores.
Para essa abordagem, que aposta na figura do professor como aquele que transmite aos alunos todo o conhecimento, é importante maximizar o tempo de aprendizagem em sala de aula.
Resposta incorreta.
D. 
Os construtivistas defendem que as crianças necessitam permanecer em silêncio durante toda a aula, no papel de aprendizes que memorizam mecanicamente as informações transmitidas.
Os construtivistas apostam em um papel ativo e de colaboração das crianças na tarefa do ensino. Um professor com uma filosofia instrucional construtivista busca dar às crianças as oportunidades de construir conhecimento, enquanto orienta sua aprendizagem.
Resposta incorreta.
E. 
Sabe-se que a abordagem construtivista origina-se das reflexões de E. L. Thornedick, ao passo que a abordagem de Ensino Direto origina-se do centro das filosofias de educação de William James e John Dewey.
As abordagens aqui mencionadas e seus respectivos antecessores estão listados de modo inverso nesta alternativa. Portanto, ao falar de construtivismo, deve-se evocar James e Dewey, e no Ensino Direto, Thornedick.
3. 
Espera-se de um professor eficiente um elevado conhecimento profissional, motivação e comprometimento, bem como o desenvolvimento de certas características e habilidades inerentes ao seu papel de educador. Sobre estas características e habilidades que encontramos em professores eficientes é CORRETO afirmar que:
Resposta incorreta.
A. 
O professor eficiente demonstra uma capacidade de captar sempre o "momento presente" em sala de aula, e assim sugerir assuntos e temas que se adequem ao humor e à motivação dos alunos. Isto lhe poupa a tarefa de um plano de ensino e estimula sua criatividade.
O professor eficiente define bem seus objetivos e traça um plano de ensino. É fundamental que ele planeje cada atividade a ser desenvolvida. Isto não exclui que o professor demonstre certa sensibilidade para realizar uma avaliação contínua do momento em sala de aula.
Você acertou!
B. 
O professor eficiente planeja estratégias de ensino que sejam apropriadas ao nível de desenvolvimento de seus alunos. Considera, porém, elevar um pouco o nível dos conteúdos lecionados como modo de estimular os alunos a sempre progredirem.
Professores competentes têm uma boa compreensão do desenvolvimento das crianças e sabem como criar materiais de ensino apropriados para seus níveis de desenvolvimento. Todavia, estes profissionais estimulam e desafiam seus alunos ao elevarem, por exemplo, o nível dos conteúdos e exercícios propostos.
Resposta incorreta.
C. 
O professor eficiente se ocupa especificamente dos conteúdos que leciona, sabendo que é seu compromisso demonstrar conhecimento do conjunto de suas disciplinas. Por exemplo: as reflexões da Psicologia Educacional dizem respeito apenas aos professores da área.
A Psicologia Educacional constitui uma ferramente que auxilia os professores na qualidade de seu ensino. Desse modo, um professor eficiente domina sim os conteúdos daquilo que deve ensinar, bem como possui conhecimentos sobre como ensinar.
Resposta incorreta.
D. 
Professores eficientes dedicam-se de modo heroico aos seus alunos e constantemente se esquecem de si mesmos. Por exemplo, certo professor eficiente chega muitas vezes a "perder a voz" para garantir que a tarefa do ensino possa ser cumprida.
O professor eficiente conhece o funcionamento de um dos principais instrumentos de trabalho, a fala, e os cuidados que tal instrumento solicita. Ele tem a consciência de que o cuidado com a própria saúde e certa disciplina pessoal são qualidades de um bom profissional.
Resposta incorreta.
E. 
Professores eficientes possuem a chamada habilidade de comunicação. Por este termo, entende-se a facilidade e o domínio do professor no conhecimento e no uso de tecnologias no processo de ensino.
Por habilidade de comunicação entende-se as capacidades de expressão e de transmissão de conhecimento, o cuidado do aparelho fonético, bem como o uso correto e oportuno das diversas linguagens utilizadas na arte do ensino.
4. 
Leia o seguinte trecho: " O educador é o professor reflexivo, aquele que busca seu constante aperfeiçoamento e preocupa-se com a própria formação de forma contínua, para que possa contribuir com seus alunos na descoberta de conhecimentos que os habilitem a ser autônomos e críticos. Com isso sua responsabilidade se torna maior, pois as grandes facilidades oferecidas pela tecnologia nos apresentam alunos detentores de informações atualizadas, o que nem sempre é possível ao professor, pois suas atribuições muitas vezes o impossibilitam de acessar os canais de informação disponíveis. [...] As mudanças que ocorrem no mundo globalizado, principalmente neste início de século, quando vislumbramos avanços extraordinários em todas as áreas, exigem do homem uma evolução para que possa buscar sua autonomia num espaço competitivo, onde a tônica está centrada no conhecimento e na capacidade de acompanhar as mudanças" (Cf. LEITE, Rogério Ferreira; PELÚCIO, Rosicleia Giunchetti. O professor reflexivo e sua mediação na prática pedagógica: formando sujeitos críticos. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/o-professor-reflexivo-e-sua-mediacao-na-pratica-pedagogica-formando-sujeitos-criticos/36723/>. Acesso em: 16 mar. 201.
Diante do contexto apresentado acima, assinale a característica relativa às habilidades do professor eficiente que melhor responde à problematização a que o trecho faz alusão.
Resposta incorreta.
A. 
Capacidade de trabalhar a diversidade religiosa, socioeconômica e cultural de seus alunos, identificando os diversos grupos e lidando de modo propositivo e valorativo com as diferenças no contexto do ensino.
A alternativa faz referência à habilidade do professor eficiente em lidar com as diversidades presentes no ambiente escolar e nos espaço de convívio social dos alunos. Todavia, a problemática aludida pelo trecho do anunciado é melhor respondida por meio da habilidade tecnológica do professor.
Você acertou!
B. 
Conhecimento tecnológico do professor, que pode ser periodicamente atualizado com intuito de se verificar oportunidades que o auxiliem na tarefa de ensinar: seja pelo uso de tecnologias, ou de temas tecnológicos e ainda de assuntos veiculados nestes meios.
De fato, a utilização de meios tecnológicos e de temas, direta ou indiretamente ligados às novas tecnologias, corresponde em grande parte ao cotidiano e aos anseios e necessidades dos estudantes, tendo em vista inclusive o futuro profissional de muitos deles.
Resposta incorreta.
C. 
Destreza tecnológica do professor, que se evidencia pelo conhecimento que o mesmo possui sobre os principais assuntos abordados nas redes sociais e sua destreza em se comunicar por meio delas.
De fato, as redes sociais representam um tema que não deve ser ignorado pelos professores, por tratar-se de uma realidade presente no cotidiano dos alunos que pode ser explorada de maneira crítica e propositiva. A habilidade tecnológica do professor, contudo, não é medida por sua destreza com o uso das redes sociais.
Resposta incorreta.
D. 
Sabedoria em relação ao fato de que as novas tecnologias, devido ao comportamento dos estudantes, mais atrapalham que ajudam no aprendizado. Por isso, as temáticas e novidades advindas do contexto tecnológico precisam ser evitadas quando possível.
Esta alternativa desconsidera que grande parte dos estudantes possui um interesse significativosobre o contexto tecnológico atual. Ao evitá-lo, o professor não demonstra sua habilidade tecnológica, tão necessária para lidar com a problematização apresentada no enunciado da questão.
Resposta incorreta.
E. 
Talento tecnológico do professor. Por este termo compreende-se tão somente o conhecimento, por parte do professor, de dispositivos que auxiliam a aprendizagem dos alunos com algum tipo de deficiência.
O conhecimento de tais dispositivos é de grande ajuda para este grupo de alunos, mas este saber junta-se a outros no conjunto das características que compõem a habilidade tecnológica do professor eficiente.
5. 
Valerie Pang, especialista em questões culturais em escolas, acredita que muitos professores não levam adequadamente em consideração o contexto cultural da escola e as origens culturais que os estudantes trazem para a sala de aula. (Cf. SANTROCK, John W. Psicologia educacional. Tradução de Denise Durante, Mônica Rosemberg e Taís Silva Monteiro Ganeo. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009, p. 10). Todavia, a escola é um ambiente favorável ao encontro cultural, em que cada aluno tem em sua especificidade algo a partilhar. É também o local onde, por vezes, constata-se uma pluralidade de crenças religiosas, de origens étnicas, de ideologias e de compreensões filosóficas diversas acerca do ser humano e do mundo como um todo. Diante desse contexto, é correto afirmar que:
Resposta incorreta.
A. 
A Psicologia Educacional tem muito para oferecer ao professor, pois sempre foi pensada a partir de minorias étnicas e culturais.
Antes das mudanças nas leis de direitos civis e políticas realizadas na década de 1960 nos EUA, considerado o berço da Psicologia Educacional, apenas alguns indivíduos não-brancos romperam as barreiras da exclusão racial com pesquisas na área.
Resposta incorreta.
B. 
Cabe somente à família e à comunidade a que pertença auxiliar o aluno no seu posicionamento perante à vida pública.
Pelo contrário, as salas de aula podem se converter em lugares de aprendizado e mediação para que todos conheçam direitos e limites envolvendo o convívio social na diversidade.
Resposta incorreta.
C. 
Em toda história da Psicologia Educacional, a questão étnica foi sempre negligenciada.
Mesmo em meio às dificuldades enfrentadas pelas minorias étnicas, alguns poucos pesquisadores deram suas contribuições à reflexão inicial sobre a psicologia educacional, pensando-a a partir de seu contexto étnico e cultural.
Você acertou!
D. 
O professor faz bem em reconhecer e se apropriar, com parcimônia, da força e da complexidade das influências culturais em seus alunos.
De acordo com Pang, a força e a complexidade das influências culturais dos estudantes são temas aos quais o professor deve demonstrar conhecimento e sensibilidade.
Resposta incorreta.
E. 
Temas envolvendo as diferenças religiosas dos alunos devem ser deixados de lado nas salas de aula.
Com a ajuda do professor, as diferenças culturais e religiosas são um tema rico e que permitem trabalhar conceitos como tolerância e convívio na diversidade.

Mais conteúdos dessa disciplina