Buscar

Análise de Movimentos de Massa e Riscos Geotécnicos-simulado2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise de Movimentos de Massa e Riscos Geotécnicos
Leia atentamente o texto abaixo:
As obras/construções de engenharia são alternativas técnicas comumente aplicadas para a prevenção e controle de acidentes, de escorregamentos, enchentes e inundações em áreas urbanas. 
Nesse sentido, marque a alternativa correta que diz respeito ao conceito ao qual o texto se refere. Resposta correta: Ações Estruturais.
De uma maneira geral, risco geológico pode ser definido como uma situação de potencial perda ou dano ao homem e às suas propriedades, em razão da possibilidade de ocorrência de processos geológicos, induzidos ou não, que acarretam sérios prejuízos sociais e econômicos.
Nesse sentido, marque a alternativa correta quanto à classificação de riscos geológicos.  Resposta correta: Os riscos geológicos classificam-se em: Riscos Geológicos Endógenos e Riscos Geológicos Exógenos. 
Os processos de Movimento de Massa são considerados atualmente um dos fatores de maior incidência de desastres socioambientais em áreas de risco no mundo. Assim como as enchentes, são eventos que geram consideráveis danos e prejuízos às sociedades e ao meio ambiente, notadamente, em regiões bastante adensadas e com relevo íngreme. De acordo com os estudos: Resposta correta: A quantidade de deslizamentos no mundo é maior do que a de outros desastres que envolvem a natureza, como terremotos, vendavais e erupções.
Leia atentamente o texto a seguir:
Tratam-se de eventos adversos – naturais ou provocados – que, quando ocorrem sobre um ambiente vulnerável, causam grave perturbação ao funcionamento de uma comunidade ou sociedade, com consequências materiais, ambientais, econômicas e sociais.
Nesse sentido, marque a alternativa correta que diz respeito ao conceito ao qual o texto se refere. Resposta correta: Desastre ambiental.
O grau de intensidade de um desastre está diretamente relacionado com a extensão do evento adverso e com o nível de vulnerabilidade existente no ambiente atingido. Quanto maior for a vulnerabilidade, maiores serão os danos provocados (desastres).
Nesse sentido, marque a alternativa correta com relação ao conceito de vulnerabilidade. Resposta correta: É o conjunto de condições necessárias (fatores sociais, econômicos, climáticos/ambientais) que podem elevar o nível de suscetibilidade de ocorrência de um evento indesejado.
De maneira geral, os estudos que objetivam a análise da estabilidade dos taludes, sejam eles naturais ou construídos, devem seguir uma metodologia clara e objetiva, como forma de garantir segurança à comunidade que vive em volta da área. Vale destacar que a função principal da análise da estabilidade de um talude é avaliar a possibilidade de ocorrência de escorregamento de massa de solo presente em talude natural ou construído. Em geral, as análises são realizadas pela comparação das tensões cisalhantes mobilizadas com a resistência ao cisalhamento, definindo assim um fator de segurança para seu uso.  
Nesse sentido, marque a alternativa correta com relação ao fator de segurança de um talude: Resposta correta: O fator de segurança é a relação entre as forças resistentes e as forças atuantes, nessa ordem.
De uma forma geral, talude pode ser definido como uma área/superfície, de maciço rochoso ou solo, que apresenta uma determinada inclinação/ângulo com o plano horizontal, podendo ser natural ou construído pelo homem.
Nesse sentido, marque a alternativa correta em que a análise da estabilidade dos taludes é obrigatória: Resposta correta: Encostas Naturais – para avaliação da necessidade de medidas de estabilização. 
Trata-se do potencial de ocorrência de consequências indesejáveis decorrentes da realização de uma atividade. Pode ser definido como a combinação de fatores que pode levar à ocorrência de eventos de consequências indesejáveis, possuindo alta, média ou baixa probabilidade de ocorrência. Seu grau de ocorrência tem relação com o uso e com a percepção que se tem do fato ou da coisa.
Nesse sentido, marque a alternativa correta que diz respeito ao conceito ao qual o texto se refere. Resposta correta: Risco.
Leia atentamente o texto a seguir:
Trata-se de processos de escorregamentos de caráter essencialmente hidrodinâmico, ocasionadas fundamentalmente pela perda de atrito interno das partículas de solo, em virtude da presença excessiva de água. Estes movimentos são gerados a partir de grande aporte de materiais como solos, rochas e árvores que, ao atingirem as drenagens, formam uma massa de elevada densidade e viscosidade. A massa deslocada pode atingir grandes distâncias com extrema rapidez, mesmo em áreas pouco inclinadas, com consequências destrutivas muito maiores que as provocadas pelos escorregamentos.
Nesse sentido, marque a alternativa correta que diz respeito ao movimento de massa ao qual o texto se refere. Resposta correta: Movimento de Massa tipo: corridas de massa.
Não é de hoje que vemos crescer o número de desastres decorrentes de deslizamento de terra nas grandes metrópoles. Os processos de Movimento de Massa são considerados, atualmente, um dos fatores de maior incidência de desastres socioambientais em áreas de risco no mundo. Nesse sentido podemos definir movimentação de massa como: Resposta correta: Processos de movimentos de massa envolvendo materiais que recobrem as superfícies das vertentes ou encostas, tais como solos, rochas e vegetação. Estes processos estão presentes nas regiões montanhosas e serranas em várias partes do mundo, principalmente naquelas onde predominam climas úmidos

Outros materiais