Buscar

Introdução ao EAD Aula 07 Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução ao EAD – Aula 07 – Questionário
1. Uma das bases das metodologias ativas é a de que o aluno deve ser sujeito de sua própria aprendizagem, ou seja, ele é ativo, e não apenas recebe a informação do seu professor. Nesse sentido, qual é o papel que o professor precisa desempenhar na educação?
a. Mediador do processo educacional ou facilitador da aprendizagem.
b. Transmissor dos conhecimentos historicamente construídos.
c. Administrador da escola como um todo.
d. Apenas seletor de conteúdos para aprendizagem totalmente autônoma.
2. A educação a distância ainda tem forte ênfase em alunos adultos, que têm uma forma de aprender diferente das crianças e dos adolescentes. Nesse contexto, as metodologias ativas podem trabalhar com diversas habilidades e competências voltadas a esse público. Escolha a alternativa que indica algumas dessas habilidades que podem ser trabalhadas com metodologias ativas na educação a distância.
a. Autonomia, responsabilidade e controle sobre sua própria aprendizagem.
b. Recepção de conteúdos, capacidade de ouvir e resiliência.
c. Responsabilidade, capacidade de ouvir e atenção.
d. Empatia, autonomia e recepção de conteúdos.
3. A aprendizagem baseada em problemas ou por projetos envolve a articulação de conhecimentos em direção a um problema dado para o desenvolvimento de um projeto em particular, de interesse dos alunos. Tanto os projetos quanto os problemas utilizados nessa prática precisam ter uma característica em comum. Escolha, entre as alternativas abaixo, uma que contenha essa característica.
a. Aspectos práticos a serem realizados, independentemente de serem reais ou inventados.
b. Simplicidade para que a resolução ocorra no tempo previsto para aula.
c. Conhecimento unicamente por parte do professor, para que os alunos dependam dele para a sua resolução.
d. Ênfase em problemas da vida real dos alunos, relevantes, pertinentes e complexos.
4. Na metodologia estudo de caso, a narração ou outro elemento utilizado como caso para estudo, obrigatoriamente, trata de um aspecto importante para a formação dos estudantes e deve ter elementos suficientes para ilustrar o caso, entre outros. Qual é o principal diferencial entre um caso, utilizado nessa metodologia, e os problemas ou projetos, abordados em metodologias como aprendizagem baseada em problemas ou por projetos?
a. No estudo de caso, não é obrigatório partir de algo real, ou seja, pode-se tratar de uma narrativa ou história fictícia, mas com aspectos de realidade, elaborada para fins pedagógicos.
b. No estudo de caso, deve-se promover uma aprendizagem ativa individual, enquanto na aprendizagem baseada em problemas ou por projetos deve ser coletiva.
c. No estudo de caso, deve-se promover uma aprendizagem ativa em grupo, enquanto na aprendizagem baseada em problemas ou por projetos ela deve ser individual.
d. No estudo de caso, deve-se partir de algo real, enquanto na aprendizagem baseada em problemas ou por projetos pode-se partir de uma história ou narrativa fictícia, criada para fins pedagógicos .
5. Aprendizagem entre pares, ou peer instruction, pode proporcionar aos alunos ganhos significativos em sua própria compreensão dos conceitos e também em competências e habilidades, com resolução de problemas e argumentação. Nesse sentido, em poucas palavras, como podemos definir a peer instruction?
a. É qualquer uso de situações-problema para a construção de conhecimentos curriculares ou para o desenvolvimento de competências.
b. É uma forma de aprendizagem por pares, com alta estruturação, mediação docente, estudos prévios, com diagnóstico dessa aprendizagem, discussão em grupo e feedback rápido.
c. É a construção do conhecimento entre alunos, de forma integrada e distribuída, sem restrição com relação aos papéis desempenhados pelos membros.
d. É a aprendizagem que ocorre quando os participantes se autosselecionam, isto é, não há uma predefinição realizada por alguém hierarquicamente superior.

Continue navegando