Buscar

O empreendedorismo - Empreendedorismo e Liderança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Empreendedorismo e Liderança 
O empreendedorismo
Exercícios
Tentativas permitidas: 5 Tentativas realizadas: 1 
Acertos: 5/5 Nota: 100%
1. O empreendedorismo dentro de uma micro ou pequena empresa acontece a partir da capacidade de idealização, coordenação e efetivação de projetos, serviços e negócios. O empreendedor é um indivíduo que aquece o mercado econômico. Quais são as formas para o empreendedor fazer isso? Assinale a alternativa mais completa.
Você acertou!
B. Através da introdução de novos produtos e serviços, criação de novas formas de empresa a partir das suas ideias e também pela realização de sondagem de novos recursos e materiais.
2. A atitude empreendedora acontece por meio da iniciativa de um indivíduo que tem motivação para a criação de um novo negócio. Avalie as características descritas a seguir, julgando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F), pautando suas escolhas na identificação de características do perfil empreendedor:
()Persistência
()Desistência
()Comprometimento
()Descomprometimento
() Estabelecimento de metas
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Você acertou!
E. V, F, V, F, V.
3. Para um novo negócio ter sucesso, é necessário ter perseverança, vontade de trabalhar e liderança. Todo empreendedor deve dedicar tempo ao seu negócio. São atribuídas diversas características para pessoas que têm o perfil empreendedor. Essas características são necessárias para alavancar uma pequena empresa. Para ser um empreendedor, é importante ter __________ para criar __________, as quais são responsáveis pela evolução das organizações em um contexto de mercado.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta.
Você acertou!
D. Criatividade e Inovações.
4. As características que determinam o comportamento do empreendedor decorrem da sua personalidade, conhecimentos, experiências, habilidades, motivação e valores, possuindo ligação com a capacidade de percepção do mundo e aprendizagem e de como as ideias são postas em prática, através das atitudes. Existem diversas características dos empreendedores tais como: busca por oportunidades, por informações, de iniciativa, de persistência, de correr riscos calculados, dentre outras. A partir dessas colocações, o que você entende por busca de informações? Escolha uma das opções abaixo:
Você acertou!
D. A busca por informações é interessar-se, pessoalmente, em obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investigar pessoalmente como fabricar um produto ou prestar um serviço; realizar consultas com especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.
5. As micro e pequenas empresas estão aumentando dia após dia. O Brasil está percebendo esse crescimento e direcionando investimentos para esse setor, pois reconhece a geração de novos empregos e negócios, a distribuição de renda e a criação de valor. Essas ações proporcionam maior desenvolvimento do país. As oportunidades de negócios estão no ambiente econômico e são visíveis para algumas pessoas que são capazes de identificá-las, selecioná-las e transformá-las em um negócio real. As sentenças a seguir têm situações relacionadas ao comportamento e características empreendedoras. Com base nisso, leia as sentenças e identifique quais são verdadeiras (V), isto é, têm características e/ou comportamentos empreendedores, e quais são falsas (F), ou seja, não têm características ou comportamentos empreendedores:
( ) Juliano recebeu R$ 50.000,00 em sua rescisão de trabalho e tem vontade de investir em um novo negócio. Entretanto, tem medo de investir todo o dinheiro da sua rescisão e não ter retorno positivo.
( ) Ana e Joaquim são casados há cinco anos e decidiram abrir um novo negócio. Para isso, estão buscando informações sobre clientes e fornecedores, estabelecendo metas e estudando sobre qual é o melhor negócio para abrir. Com essa persistência, acreditam que, em um mês, serão donos da sua própria empresa.
( ) Anelise, Magda e Rogéria são amigas e querem abrir o seu próprio negócio. Há dois dias, alugaram uma sala para montar o seu salão de beleza. Anelise será a administradora; Magda, a cabelereira; e Rogéria, a manicure. Elas estão bem entusiasmadas e já têm a data de inauguração do novo empreendimento.
( ) Jonas tem a intenção de abrir uma empresa. A sua ideia é ter um restaurante, porém não realizou nenhum planejamento financeiro e não está em busca de informações sobre os seus concorrentes. Atualmente, tem apenas R$ 5.000,00 e achou desnecessário procurar auxílio de especialistas. No fundo, sabe que precisa ter mais comprometimento e planejamento para que o seu negócio alavanque.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta.
Você acertou!
D. F, V, V, F.

Outros materiais