Buscar

Gerenciamento de Transportes e Abastecimento IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1
Incorreta
A gestão da qualidade implica em custos adicionais à operação e podem ser gerados por controle ou por falhas do sistema de qualidade. Os custos são gerados pelas atividades de prevenção da qualidade e envolvem os investimentos relacionados à prevenção do erro ou da falha. Geralmente não são custos altos quando comparados com os custos de operação.
 
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I- Os custos de falhas também são somados aos custos de operação e são de certa maneira imprevisíveis por resultar de erros e falhas aleatórias que ocorrem mesmo em um sistema de gestão da qualidade robusto e bem organizado.
 
PORQUE
 
II- Pode ser diminuído com treinamentos e investimentos em prevenção, mas a exposição da empresa e dos transportes à fatores externos e diversos não permite que seja totalmente eliminado.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Incorreta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Solução esperada
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Questão 2
Correta
De acordo com a NBR ISO 9000, o Sistema de Gestão da Qualidade objetiva a direção e o controle numa empresa no que diz respeito à qualidade. Para compreensão do sistema, é necessário o esclarecimento das palavras-chave mais utilizadas:
Princípios de Gestão da Qualidade: Foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem do sistema para gestão, melhora contínua, abordagem dos fatos e benefícios mútuos com fornecedores.
Fundamentos de Sistemas de Gestão da Qualidade: Satisfação de clientes, requisitos, abordagem do sistema, abordagem de processo, política da qualidade, objetivos da qualidade, alta direção, documentação, avaliação, auditoria, análise crítica, autoavaliação, melhora contínua, técnicas estatísticas, integração com outros enfoques e relação com modelos de excelência.
Termos e definições relacionados com a qualidade: Gestão, organização, processo, produto, características, conformidade, documentação, exame, auditoria e garantia da qualidade de processos de medição.
A respeito da gestão da qualidade no sistema de transportes, são feitas algumas afirmativas:
 
I. A gestão da qualidade, possibilita que os serviços de transportes, estejam em conformidade com os processos estabelecidos pela empresa.
II. Na gestão da qualidade aplicada aos transportes, visa buscar parcerias que permitam o desenvolvimento do sistema de excelência no transporte de cargas.
III. A gestão de qualidade deve atender vários parâmetros, dentre eles: custo, alcance, horários, tempo de transporte e capacidade de carga .
Assinale a alternativa que apresenta as alternativas corretas.
Sua resposta
Correta
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 3
Correta
As ferramentas são dispositivos, procedimentos gráficos, numéricos ou analíticos, formulações práticas, esquemas de funcionamento, mecanismos de operação, enfim, métodos estruturados para viabilizar a implantação da Qualidade Total.
No sistema logístico, é possível utilizar diversas metodologias para identificar problemas e assim aprimorar os processos. Uma dessas metodologias é o gráfico ou diagrama de Pareto, nela
Sua resposta
Correta
estabelece-se uma ordenação das causas para a priorização das tratativas, ou seja, ele apresenta a relação ação/benefício de alguns eventos permitindo priorizar as ações.
Questão 4
Incorreta
A política de gestão de transporte engloba pontos como a definição de quais os modais possíveis e habilitados para transportar os produtos da empresa fornecendo os pontos de equilíbrio entre a construção de estoque e disponibilização de produtos pelo transporte de maneira eficiente em custos e tempo. Adicionalmente define também planos de ação para reação em casos de emergências baseados nos pontos de acesso e modais disponíveis no percurso, capacidade de carga e contratação de prestadores de serviço pontuais.
Complete as lacunas corretamente:
A definição das condições de relacionamento com terceiros e prestadores de serviços de transportes é importante para garantir a ________________________________ da frota contratada e a qualidade do serviço oferecido, de modo a garantir que o contato com o cliente e a obediência às regras de conduta da empresa e dos clientes seja seguida de maneira tranquila e não cause problemas durante o atendimento. A definição da possibilidade de compartilhamento de ______________________ no processo de distribuição é também importante para não causar desentendimentos e problemas de relacionamento entre contratantes e__________________.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Sua resposta
Incorreta
melhor organização; cargas completas; terceiros
Solução esperada
disponibilidade e qualidade; cargas fracionadas; fornecedores 
Questão 5
Correta
Segundo Ballou (2006) o produto logístico pode ser classificado em produto de consumo para itens destinados e consumidos pelo cliente final ou produto industrial quando for destinado à produção de algum outro produto.
Os produtos de consumo podem ser classificados em produtos de conveniência, produtos de comparação e produtos de especialidade, sendo tratado cada um com uma estratégia diferente de transporte por conta da sua relação com o consumidor.
 
Acerca de das possibilidades de seguros análise as colunas a seguir:
 
	
Coluna 1
 
I. produtos de conveniência
 
II. produtos de comparação
 
III. produtos de especialidade
 
 
 
 
 
	
Coluna 2
 
fazem parte de um mercado consumidor que tem o hábito de pesquisar e comparar antes de comprar, não necessitando da mesma estratégia de distribuição de um produto de conveniência.
 
são aqueles de consumo rápido e imediato que devem atender o desejo momentâneo do consumidor.
 
possuem uma característica especial relacionada a um mercado consumidor especialista e restrito ou produtos de marcas fortes que exigem um esforço maior de procura e compra por parte do mercado consumidor.
 
A correta relação entre as colunas 1 e 2 é:
Assinale a alternativa que contem a correta relação entre as colunas 1 e 2:
Sua resposta
Correta
Apenas II, I, III;

Outros materiais