Buscar

024 - 03 - 10327 - Sistema Financeiro Nacional e sua Estrutura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

024 - 03 - 10327 - Sistema Financeiro Nacional e sua Estrutura
EXERCÍCIOS
1) O Conselho Monetário Nacional, órgão máximo de política econômica do país, está legalmente orientado em sua política. Aponte qual das políticas abaixo não está dentre as suas funções:
a) Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;
b) Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras.
c) Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento.
d) Regular o valor interno da moeda, para tanto, prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais.
e) Determinar o recolhimento de até cem por cento do total dos depósitos à vista e de até sessenta por cento de outros títulos contábeis das instituições financeiras, seja na forma de subscrição de Letras ou Obrigações do Tesouro Nacional ou compra de títulos da Dívida Pública Federal, seja através de recolhimento em espécie, em ambos os casos entregues ao Banco Central do Brasil, à forma e condições por ele determinadas.
2) No sistema financeiro nacional - SFN existem órgãos normativos, de supervisão e de operação. Um órgão supervisor do sistema financeiro nacional é:
a) Conselho Monetário Nacional.
b) Banco do Brasil e Caixas Econômicas.
c) Banco Central do Brasil.
d) Administradores de consórcios.
e) Seguradoras e resseguradoras.
3) O sistema financeiro nacional é composto por diversos órgãos e instituições. Uma das seguintes não faz parte do sistema:
a) Banco Central do Brasil.
b) Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico.
c) Banco do Brasil S.A.
d) Instituições financeiras públicas e privadas.
e) Tribunal de Contas da União.
4) O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) é composto pelo Ministro da Fazenda, representante do Ministério da Justiça, representante do Ministério da Previdência Social, superintendente da Superintendência de Seguros Privados, representante do Banco Central do Brasil e representante da Comissão de Valores Mobiliários. Compete exclusivamente a este órgão:
a) Disciplinar as operações de cosseguro.
b) Fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados.
c) Fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores.
d) Estipular índices e demais condições técnicas sobre tarifas, investimentos e outras relações patrimoniais a serem observadas pelas sociedades seguradoras.
e) Fixar normas gerais de contabilidade e estatística a serem observadas pelas sociedades seguradoras.
5) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) participa do sistema financeiro nacional. Dentre as suas funções como órgão supervisor NÃO está:
a) Fazer cumprir a Lei nº6.404/76 em relação aos participantes do mercado de valores mobiliários.
b) Aprovar os orçamentos monetários, preparados pelo Banco Central da República do Brasil, por meio dos quais se estimarão as necessidades globais de moeda e crédito.
c) Fiscalizar e inspecionar as companhias abertas e os fundos de investimento.
d) Assegurar e fiscalizar o funcionamento eficiente dos mercados regulamentados de valores mobiliários (bolsas de valores, mercado de balcão e bolsas de mercadorias e futuros).
e) Proteger os titulares de valores mobiliários e os investidores do mercado contra emissões irregulares de valores mobiliários, atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias aberta ou de administradores de carteira de valores mobiliários e o uso de informação relevante não divulgada no mercado de valores mobiliários.

Continue navegando