Buscar

Av - Planejamento Estratégico 2024

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av - Planejamento Estratégico
· Período: 05/02/2024 00:00 à 08/06/2024 23:59
1)O conceito de estratégia surgiu quando as grandes empresas se consolidaram e precisaram encontrar meios para moldar as forças de mercado e influenciar o ambiente competitivo econômico. Desde então, o pensamento estratégico nas organizações vem evoluindo e, de acordo com Kluyver e Pearce II (2010, p. 2), ele “saiu de uma perspectiva da economia industrial, passando por uma perspectiva baseada em recursos e chegando a uma perspectiva de capital humano e intelectual”.
Qual é a relação que existe entre estratégia e objetivos organizacionais?
Alternativas:
· a)Enquanto os objetivos representam os fins que a empresa quer alcançar, a estratégia é o meio para atingir esses fins. Alternativa assinalada
· b)Enquanto os objetivos representam a razão de existir da empresa, a estratégia é o meio para alcançar uma meta.
· c)Enquanto os objetivos representam as crenças e atitudes que norteiam o padrão de comportamento da organização, a estratégia é o meio para atingir esses comportamentos.
· d)Enquanto os objetivos representam os fins que a empresa quer alcançar, a estratégia é a quantificação desses objetivos.
· e)Enquanto os objetivos representam os fins que a empresa quer alcançar, a estratégia é a razão de existir da empresa.
2)O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que envolve a realização de etapas que não se restringem à definição de objetivos e à formulação das estratégias. Ele envolve várias etapas que, se cumpridas de forma precisa, auxiliarão os gestores a tomarem decisões de forma mais racional, a partir das informações pensadas.
Qual é a ordem que as etapas do Planejamento Estratégico devem seguir?
Alternativas:
· a)Análise do Ambiente; Estabelecimento da Diretriz Organizacional; Formulação da Estratégia; Implementação da Estratégia; e Controle Estratégico. Alternativa assinalada
· b)Análise do Ambiente; Estabelecimento da Diretriz Organizacional; Controle Estratégico; Formulação da Estratégia; e Implementação da Estratégia.
· c)Controle Estratégico; Análise do Ambiente; Estabelecimento da Diretriz Organizacional; Formulação da Estratégia; e Implementação da Estratégia.
· d)Estabelecimento da Diretriz Organizacional; Formulação da Estratégia; Implementação da Estratégia; Análise do Ambiente; e Controle Estratégico.
· e)Formulação da Estratégia; Implementação da Estratégia; Análise do Ambiente; Estabelecimento da Diretriz Organizacional; e Controle Estratégico.
3)Texto-base: A análise do ambiente externo é a primeira etapa do processo de Planejamento Estratégico e compreende a análise dos ambientes geral e setorial.
Enunciado: Nesse contexto, como se caracterizam os ambientes geral e setorial?
Alternativas:
· a)O ambiente geral caracteriza-se por elementos indiretos ao ambiente competitivo da organização; e o ambiente setorial, por elementos que apresentam implicações mais diretas e imediatas. Alternativa assinalada
· b)O ambiente geral e o setorial caracterizam-se por elementos diretos ao ambiente competitivo da organização e apresentam implicações mais imediatas.
· c)O ambiente geral e o setorial caracterizam-se por elementos diretos ao ambiente competitivo da organização.
· d)O ambiente geral e o setorial caracterizam-se por elementos indiretos ao ambiente competitivo da organização e apresentam implicações mais imediatas.
· e)O ambiente geral caracteriza-se por elementos diretos ao ambiente competitivo da organização; e o ambiente setorial, por elementos que apresentam implicações mais indiretas.
4)Texto-base: A competência essencial caracteriza-se pelo conjunto de habilidades e tecnologias que a organização domina e que lhe servem de base para geração de benefícios para os clientes. Com base nas competências essenciais, as organizações atingem desempenhos superiores aos dos competidores, agregando valor aos clientes e criando vantagens competitivas.
Enunciado: Para que uma vantagem competitiva seja sustentável basta que:
Alternativas:
· a)Os recursos sejam valiosos e raros, os concorrentes enfrentem desvantagens de custo ao tentarem imitar esse recurso e a empresa esteja organizada para explorá-lo. Alternativa assinalada
· b)Os recursos sejam valiosos e raros.
· c)Os concorrentes enfrentem desvantagens de custo ao tentarem imitar um recurso raro da empresa.
· d)Os recursos sejam raros e os concorrentes enfrentem desvantagens de custo ao tentarem imitar esses recursos.
· e)Os recursos sejam valiosos e raros e que a empresa esteja organizada para explorá-los.
5)A Matriz de Ansoff é formada pelo cruzamento das colunas de Produtos Novos e Existentes com as linhas de Mercados Novos e Existentes, gerando quatro possibilidades de estratégias de crescimento: penetração de mercado; desenvolvimento de produtos; desenvolvimento de mercado; e diversificação.
As estratégias de crescimento da Matriz de Ansoff apresentam como característica principal:
Alternativas:
· a)Aumentar o uso dos produtos atuais em novos mercados, na estratégia de penetração de mercado.
· b)Lançar novos produtos ou linhas de produtos em mercados onde a empresa ainda não atua, na estratégia de diversificação. Alternativa assinalada
· c)Crescer no mercado em que já atua, mas com novos produtos ou linhas de produtos, na estratégia de desenvolvimento de mercado.
· d)Entrar em novos mercados onde ainda não atua, mas com seus produtos atuais, na estratégia de desenvolvimento de portfólio.
· e)Entrar em novos mercados onde ainda não atua, mas com seus produtos atuais, na estratégia de desenvolvimento de produto.
6)Texto-base: Para que uma invenção possa ser considerada uma inovação, é fundamental o papel estratégico das organizações de gestão da inovação, ou seja, de gestão dos processos internos desde a realização de pesquisas para desenvolver novos produtos ou processos até o lançamento no mercado dos novos produtos ou serviços. Enunciado: Com base no contexto exposto acima, avalie os itens a seguir sobre invenção e inovação.
I. A invenção é o ato de criar ou desenvolver um novo produto ou processo.
II. A inovação está associada à gestão da inovação como um processo contínuo de desenvolvimento de novos produtos ou serviços com o objetivo de explorar as oportunidades do ambiente externo.
III. As organizações podem obter vantagem competitiva ao desenvolver novos produtos e serviços desde que atendam às necessidades e aos desejos dos consumidores.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas:
· a)I, apenas.
· b)III, apenas.
· c)I e II apenas.
· d)II e III apenas.
· e)I, II e III Alternativa assinalada
7)Texto-base: Complete as lacunas da sentença a seguir.
Enunciado: “A _____ pode ser definida como um conjunto de _____ e _____ compartilhados entre os colaboradores de uma organização.”
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de termos que preenchem os espaços da sentença anterior:
Alternativas:
· a)Cultura organizacional – visões – crenças.
· b)Cultura organizacional – valores – crenças. Alternativa assinalada
· c)Estrutura organizacional – crenças – visões.
· d)Estrutura organizacional – valores – crenças.
· e)Estrutura organizacional – metas – crenças.
8)Texto-base: O BSC é uma metodologia de gestão estratégica que permite alinhar e acompanhar a execução da estratégia em todos os níveis da organização.
Enunciado: Com base no contexto exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre o BSC. Utiliza indicadores financeiros e operacionais de forma integrada. Contempla a perspectiva financeira, a dos clientes, a dos processos internos e a de aprendizado e crescimento. As medidas de desempenho definidas para cada uma das duas perspectivas apresentam uma relação de efeito.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas:
· a)I, apenas.
· b)III, apenas.
· c)II, apenas.
· d)II e III, apenas.
· e)I e II, apenas. Alternativa assinalada
9)Texto-base: O painel de desempenho estratégico é o conjunto interligado de quatro tabelas, uma para cada perspectiva, que contempla os objetivos, as medidas de desempenho, as metas e as iniciativas. Enunciado: Combase nessa informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O painel de desempenho estratégico permite alinhar as ações realizadas em seus vários departamentos. PORQUE
II. Por meio do painel de desempenho, a organização pode articular e comunicar sua estratégia.
É CORRETO afirmar que:
Alternativas:
· a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I. Alternativa assinalada
· b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II NÂO é uma justificativa correta da I.
· c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· e)As asserções I e II são proposições falsas.
10)Texto-base: Considera o conhecimento o principal recurso de uma organização e a aprendizagem organizacional como peça-chave para que os colaboradores possam desenvolver as capacidades necessárias para utilizar as informações de forma adequada.
Enunciado: O contexto exposto acima diz respeito ao conceito de:
Alternativas:
· a)Organização que aprende. Alternativa assinalada
· b)Estratégia do conhecimento.
· c)Conversão do conhecimento.
· d)Conhecimento organizacional.
· e)Combinação do conhecimento.
PÚBLICA
PÚBLICA
PÚBLICA

Outros materiais