Buscar

METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMATICA- BRUNA A F SANTOS 28292422

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE DE GUARULHOS
CURSO PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
ANDERSON DOUGLAS PEREIRA 
JACIARA DANTAS DE OLIVEIRA
BRUNA AFFONSO FERREIRA SANTOS
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – AOL 5
“Literatura infantil e ensino de matemática”
Ao utilizar a leitura nas aulas o professor abre possibilidades de realizar um trabalho com diversos conteúdos de maneira ampla, contextualizada e com uma linguagem mais fácil de ser entendida fazendo uma ligação de conceitos da matemática com a realidade, mostrando aos alunos a utilização da matemática nas simples atitudes e ações do dia a dia.
Através disso torna-se mais fácil a compreensão e os alunos já começa a se familiarizar com a linguagem matemática de forma leve e lúdica.
O livro escolhido foi Vamos adivinhar? da autora Chá Mi - Jeong, para ser trabalhado com o ensino fundamental I anos iniciais, a idade mínima recomendada a partir dos 7 anos, utiliza de uma linguagem simples e de um texto divertido para ensinar conceitos matemáticos através de situações do cotidiano, ao qual toda criança terá familiaridade com as situações vivenciadas pela personagem do livro.
Além de trazer noções de cotidiano com o ensino dos dias da semana, previsão do tempo, a rotina em casa e na escola, envolve o leitor ensinando de maneira lúdica, conceitos matemáticos como probabilidade, raciocínio lógico, estatística e porque não dizer também educação financeira.
O livro aborda também como introduzir os alunos em atividades que retrata o assunto abordado, não só no ambiente escolar mais em situações cotidianas. 
Ao trabalhar a leitura do livro, o professor poderá sugerir atividades semelhantes as vivenciadas pela personagem, fazer um sorteio para decidir qual aluno irá ler o livro, explorarem o conceito de probabilidade relacionando ao tempo local, além das situações que constam como atividades no final do livro.Ao conseguir visualizar no livro que os conceitos matemáticos estão até nas pequenas situações do seu dia a dia o aluno será instigado a perceber muito além, causando e despertando a curiosidade e interesse do aluno. Além disso desmistifica aquela matemática difícil e sem fundamento teórico já que o aluno percebe a importância do conceito matemático e o uso real no cotidiano aproximando o aluno da Matemática.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MI-JEONG,Cha. Vamos Adivinhar? São Paulo: Callis, 2006.
CARVALHO DA SILVA, Adelmo. Literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos em crianças pequenas. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212012000100004./ Acesso em: 19/05/2022.
MAURÍCIO MEDEIROS ALVES, Antônio; PHILIPSEN GRüTZMANN,Thaís. Literatura infantil no ensino da matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/thaisgrutzmann/files/2021/01/19678-70927-1-PB-texto-no-periodico.pdf./ Acesso em:20/05/2022.
CRISTINA BIZERRA DE ALMEIDA, Ceily; GARCIA FERREIRA, Francislene; CÂNDIDO GONÇALVES, Lucinéia; DOMINGUES DE AZEVEDO RAMALHO, Priscila. A construção do conhecimento matemático na educação infantil: literatura infantil em conexão com a matemática. Disponível em:http://www.pnaic.ufscar.br/files/events/annals/7758f2fae3f820721924274880fa116a.pdf./ Acesso em: 20/05/2022.

Outros materiais