Logo Passei Direto
Buscar

Atividades da Disciplina de TCC

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Um trabalho de pesquisa demanda considerável dedicação, uma vez que envolve diferentes aspectos a serem considerados e elementos a serem elaborados. Entre as demandas envolvidas no trabalho de pesquisa, encontram-se demandas relacionadas ao planejamento e ao projeto da pesquisa, elementos sobre os quais é verdadeiro afirmar que:
Qual das alternativas a seguir completa adequadamente a afirmativa?
(A) são a mesma coisa, que alguns autores chamam por nomes diferentes.
(B) são coisas excludentes, devendo o pesquisador escolher qual fazer.
(C) o planejamento deve ser elaborado para todos os tipos de pesquisa, enquanto o projeto é necessário apenas em alguns casos.
(D) são duas atividades distintas, embora muito próximas e complementares.
(E) o planejamento é a última etapa do projeto de pesquisa.

Joana é Doutora em Economia, e decidiu realizar uma pesquisa de pequeno porte em sua área de atuação. Se Joana decidisse, como primeiro passo de seu trabalho, elaborar o projeto de pesquisa, você diria que ela está:
Qual das alternativas a seguir é a correta?
(A) errada, pois trabalhos de pesquisa de pequeno porte não demandam a elaboração de um projeto.
(B) certa, porque o projeto é a primeira coisa que se deve elaborar para um trabalho de pesquisa.
(C) errada, pois embora muitos possam pensar que o projeto é a primeira coisa a ser feita, é necessário primeiro planejar a pesquisa.
(D) certa, pois, em trabalhos de pesquisa de pequeno porte, pode-se abrir mão do projeto e ir direto para a elaboração do projeto.
(E) errada, pois a primeira coisa que se deve fazer é escolher o orientador da pesquisa, já que sua existência é obrigatória em qualquer tipo de pesquisa.

Planejamento e projeto têm relação direta e significativa com _________ elementos que integram a pesquisa em si, ainda que o planejamento esteja mais voltado à __________ da pesquisa, enquanto o projeto está mais voltado para sua _________. No _________, trata-se da decisão de realizar o trabalho, tratando de aspectos como intenções, objetivos, metas e resultados pretendidos com o estudo. Enquanto isso, o _________ se encarrega de dar corpo às ações a serem realizadas, por meio de um plano no qual estarão contidas as definições do que é preciso fazer para que os objetivos, metas e resultados sejam atingidos.
Qual das alternativas a seguir completa adequadamente a afirmativa?
(A) alguns, concepção, execução, projeto, planejamento.
(B) alguns, execução, concepção, planejamento, projeto.
(C) todos os, concepção, execução, projeto, planejamento.
(D) todos os, concepção, execução, planejamento, projeto.
(E) todos os, execução, concepção, projeto, planejamento.

João está iniciando as atividades para a realização de um trabalho de pesquisa científica visando à obtenção do título de Especialista em Gestão da Educação. Neste momento, João está elaborando o planejamento de sua pesquisa, tratando de sua estruturação lógica, colhendo informações sobre o estado atual de conhecimento a respeito do assunto que pretende abordar.
Em que etapa do planejamento João está?
(A) Ideia.
(B) Plano de intenção.
(C) Coleta de dados.
(D) Revisão de literatura.
(E) Projeto de pesquisa.

Patrícia está iniciando um trabalho de pesquisa em seu curso de Graduação, e neste momento está tratando do planejamento e do projeto dele. Ela elaborou um material contendo aspectos iniciais e fundamentais do projeto, e está ansiosa por iniciar a fase dos estudos preliminares da pesquisa. Ela apresenta a você o material elaborado, uma espécie de checklist de itens que irá elaborar, no qual constam tema, problema e objetivos (geral e específicos), e pede sua opinião sobre ele, desejando saber se, após elaborados aqueles elementos, ela já poderá iniciar os estudos preliminares.
Qual elemento seria?
A. Objetivos secundários.
B. Hipótese ou questões norteadoras.
C. Anteprojeto.
D. Projeto definitivo.
E. Revisão de literatura.

A definição do problema de pesquisa é algo fundamental para a realização de um estudo científico, pois é partir desse questionamento que são desenvolvidos outros importantes aspectos do estudo. Por isso, compreender no que consiste o problema de pesquisa e quais aspectos ele precisa ter para que possa cumprir esse papel é algo muito importante.
Sobre o problema de pesquisa, qual alternativa apresenta uma afirmativa correta?
A. Como o problema de pesquisa é um questionamento fundamentalmente teórico, está distante das situações práticas, deixando estas a cargo de outros elementos da pesquisa, como os objetivos.
B. Um problema de pesquisa precisa ser formatado de forma que permita que o assunto tratado seja o mais abrangente possível.
C. Um dos importantes papéis desempenhados pelo problema de pesquisa é servir de apoio para a definição do tema.
D. Um problema bem definido é complexo, extenso e subjetivo.
E. Para a definição de um problema, o pesquisador precisa de apenas um atributo: criatividade.

Ana é uma jovem gaúcha recém graduada em Segurança do Trabalho, que está iniciando uma pós-graduação. Para a conclusão do curso, terá que elaborar um artigo científico e, nisso, percebeu uma oportunidade para tratar de uma situação que muito a incomoda: a dificuldade dos jovens em ingressar no mercado de trabalho – o que ela vem sentindo na pele.
Tendo em vista que um problema de pesquisa, para ser bem elaborado, precisa ser proposto sob o aspecto de sua valoração, cujos elementos formadores estão relacionados nas alternativas a seguir, avalie o problema sugerido por Ana e indique que elemento que falta a ele.
a. Exequibilidade.
b. Viabilidade.
c. Relevância.
d. Novidade.
e. Oportunidade.

A formulação do problema é uma tarefa inegavelmente complexa, uma vez que está estreitamente ligada ao processo criativo e que não se faz mediante a observação de procedimentos rígidos e sistemáticos. Todavia, algumas regras práticas decorrentes da experiência de diversos pesquisadores podem ajudar nessa tarefa, como a recomendação de que o problema seja apresentado como pergunta, por ser a maneira mais fácil e direta de formulação e que facilita sua identificação.
Segundo essa regra, qual característica o problema deve apresentar?
(A) Ser claro e preciso.
(B) Ser empírico.
(C) Ser suscetível de solução.
(D) Ter uma dimensão viável.
(E) Ser ético.

Patrícia está definindo o tema para o trabalho de pesquisa que pretende realizar sobre evasão escolar e está na etapa de contextualização do estudo, tratando de elementos como o tema de pesquisa e outros que o procedem.
Qual das alternativas poderia corresponder ao tema de pesquisa adequadamente elaborado por Patrícia?
A. Evasão escolar no Brasil.
B. Fatores que provocam a evasão escolar nas séries iniciais das escolas públicas nos estados do Nordeste brasileiro.
C. Que fatores provocam a evasão escolar nas séries iniciais das escolas públicas nos estados do Nordeste brasileiro?
D. Identificar os fatores que provocam a evasão escolar nas séries iniciais das escolas públicas nos estados do Nordeste brasileiro.
E. Levantar o índice de evasão escolar nas séries iniciais das escolas públicas nos estados do Nordeste brasileiro.

A percepção da existência de um problema a ser solucionado é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma pesquisa. Todavia, o problema precisa ser apresentado em profundidade, para que possa ser adequadamente entendido e resolvido, o que pode ser feito por meio de questões norteadoras.
Qual alternativa apresenta uma afirmativa correta sobre essas questões norteadoras?
(A) Indicam soluções possíveis e/ou provisórias para o problema identificado ou fenômeno investigado.
(B) Servem para direcionar o caráter investigativo da pesquisa e auxiliam na identificação da questão central.
(C) Têm como propósito sintetizar o problema de pesquisa em um questionamento mais abrangente.
(D) Demonstram a importância da realização da pesquisa, colaborando para sua aceitação no meio acadêmico científico.
(E) São uma forma de apresentar o problema de pesquisa, esclarecendo os resultados esperados com o estudo.

A estruturação da fundamentação teórica requer a identificação dos(as) ____________ do estudo, correspondendo ao(s) principal(is) _____________ envolvidos com o assunto sobre o qual se pretende tratar na pesquisa.
Qual das alternativas abaixo completa mais adequadamente a frase?
a) objetivos, conceitos, similares, compatíveis, complementares
b) hipóteses, problemas, distintos, divergentes, conectados
c) pontos-chave, conceitos, equivalentes, similares, compatíveis
d) hipóteses, propósitos, equivalentes, complementares, divergentes
e) pontos-chave, conceitos, equivalentes, complementares, divergentes

A estruturação da fundamentação teórica requer a identificação dos pontos-chave do estudo, correspondendo aos principais conceitos envolvidos com o assunto sobre o qual se pretende tratar na pesquisa. A partir desse ponto, é iniciada a seleção dos autores e obras mais significativos, que permitem apresentar argumentos sob abordagens específicas, que podem ser equivalentes, complementares e/ou divergentes. Isso vai depender, em muito, das intenções do pesquisador e o que ele pretende demonstrar, que, pode ser, apresentar visões que apenas conduzam a um ponto de vista para reforçá-lo ou provocar a discussão, apresentando diferentes possibilidades a respeito.
Para que possa cumprir com seu propósito, a fundamentação teórica precisa ser adequadamente estruturada, condição que pode ser atingida por meio do atendimento de algumas etapas básicas que integram a fundamentação. Uma dessas etapas trata sobre o esclarecimento e indicação de como os conceitos serão empregados na pesquisa. Que etapa é essa?
A. Definição dos objetivos (geral e específicos) da pesquisa
B. Definição da teoria de base
C. Verificação da bibliografia
D. Definição dos termos
E. Especificação dos conceitos operacionais e seus indicadores

A fundamentação teórica integra o cenário da pesquisa científica, interagindo com outros elementos do contexto e promovendo relevantes impactos sobre a pesquisa. Dentre esses impactos, é possível considerar como o principal e merecedor de maior atenção o fato de que a fundamentação:
Qual das alternativas completa adequadamente a frase acima?
A. Leva o pesquisador a repetir erros cometidos em outras pesquisas, uma vez que faz uso das mesmas e, por isso, é preciso ter cuidado.
B. Diminui o horizonte do estudo, ao mesmo tempo que expande o foco no problema de pesquisa.
C. Viabiliza o direcionamento dos procedimentos metodológicos da pesquisa.

Quadros têm cunho informativo, sendo utilizados basicamente para a organização das informações. São geralmente elaborados com base em dados secundários, devendo, portanto, apresentar a transcrição literal destes, acompanhados da indicação de fonte. Com relação à sua apresentação, os quadros são formados por linhas verticais e horizontais, com suas extremidades todas fechadas. Sendo assim, podem-se diferenciar os quadros das tabelas por características de apresentação e cunho: quadros são fechados e de cunho descritivo, enquanto tabelas são abertas e de cunho analítico.
Quadros têm cunho ____________, utilizados basicamente para a ___________ das informações. São geralmente elaborados com base em dados ___________, devendo, portanto, apresentar a transcrição literal dos dados, acompanhados da indicação de fonte. Com relação à sua apresentação, os quadros são formados por linhas ______________, com suas extremidades ____________.
A. analítico, organização, primários, verticais e horizontais, todas fechadas.
B. informativo, análise, secundários, apenas verticais, fechadas.
C. analítico, organização, primários, apenas horizontais, laterais abertas.
D. informativo, análise, secundários, verticais e horizontais, todas abertas.
E. informativo, organização, secundários, verticais e horizontais, todas fechadas.

O método é um fator fundamental para a atividade científica, uma vez que a escolha de um método científico é de suma importância para a realização de uma pesquisa. Tal relevância pode ser observada por meio da análise dos propósitos da atividade científica e do método científico, sendo que a este é possível atribuir como propósito central:
Qual das alternativas preenche corretamente a frase?
A. a obtenção de conhecimento científico.
B. a comprovação de hipóteses.
C. a conexão da realidade à teoria científica.
D. a correspondência de um conjunto de atividades assistemáticas e racionais.
E. a indicação do caminho para que a ciência atinja seus objetivos.

O exemplo apresentado no enunciado ilustra o método dedutivo, que conduz com estudo baseado na individualização (indo do geral ao específico). Já sobre os demais métodos, é possível considerar que: o método indutivo é baseado na generalização (vai do particular ao geral); o método dialético é focado na interpretação de uma realidade por meio da argumentação baseada na distinção de conceitos; o método fenomenológico é focado no fenômeno em si, como se apresenta e não o que se pensa ou se afirma a seu respeito; e o método hipotético-dedutivo é focado em um problema, o qual busca explicar por meio da verificação de conjecturas (hipóteses).
Esse exemplo ilustra qual tipo de método?
A. Indutivo.
B. Dedutivo.
C. Dialético.
D. Fenomenológico.
E. Hipotético-dedutivo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Um trabalho de pesquisa demanda considerável dedicação, uma vez que envolve diferentes aspectos a serem considerados e elementos a serem elaborados. Entre as demandas envolvidas no trabalho de pesquisa, encontram-se demandas relacionadas ao planejamento e ao projeto da pesquisa, elementos sobre os quais é verdadeiro afirmar que:
Qual das alternativas a seguir completa adequadamente a afirmativa?
(A) são a mesma coisa, que alguns autores chamam por nomes diferentes.
(B) são coisas excludentes, devendo o pesquisador escolher qual fazer.
(C) o planejamento deve ser elaborado para todos os tipos de pesquisa, enquanto o projeto é necessário apenas em alguns casos.
(D) são duas atividades distintas, embora muito próximas e complementares.
(E) o planejamento é a última etapa do projeto de pesquisa.

Joana é Doutora em Economia, e decidiu realizar uma pesquisa de pequeno porte em sua área de atuação. Se Joana decidisse, como primeiro passo de seu trabalho, elaborar o projeto de pesquisa, você diria que ela está:
Qual das alternativas a seguir é a correta?
(A) errada, pois trabalhos de pesquisa de pequeno porte não demandam a elaboração de um projeto.
(B) certa, porque o projeto é a primeira coisa que se deve elaborar para um trabalho de pesquisa.
(C) errada, pois embora muitos possam pensar que o projeto é a primeira coisa a ser feita, é necessário primeiro planejar a pesquisa.
(D) certa, pois, em trabalhos de pesquisa de pequeno porte, pode-se abrir mão do projeto e ir direto para a elaboração do projeto.
(E) errada, pois a primeira coisa que se deve fazer é escolher o orientador da pesquisa, já que sua existência é obrigatória em qualquer tipo de pesquisa.

Planejamento e projeto têm relação direta e significativa com _________ elementos que integram a pesquisa em si, ainda que o planejamento esteja mais voltado à __________ da pesquisa, enquanto o projeto está mais voltado para sua _________. No _________, trata-se da decisão de realizar o trabalho, tratando de aspectos como intenções, objetivos, metas e resultados pretendidos com o estudo. Enquanto isso, o _________ se encarrega de dar corpo às ações a serem realizadas, por meio de um plano no qual estarão contidas as definições do que é preciso fazer para que os objetivos, metas e resultados sejam atingidos.
Qual das alternativas a seguir completa adequadamente a afirmativa?
(A) alguns, concepção, execução, projeto, planejamento.
(B) alguns, execução, concepção, planejamento, projeto.
(C) todos os, concepção, execução, projeto, planejamento.
(D) todos os, concepção, execução, planejamento, projeto.
(E) todos os, execução, concepção, projeto, planejamento.

João está iniciando as atividades para a realização de um trabalho de pesquisa científica visando à obtenção do título de Especialista em Gestão da Educação. Neste momento, João está elaborando o planejamento de sua pesquisa, tratando de sua estruturação lógica, colhendo informações sobre o estado atual de conhecimento a respeito do assunto que pretende abordar.
Em que etapa do planejamento João está?
(A) Ideia.
(B) Plano de intenção.
(C) Coleta de dados.
(D) Revisão de literatura.
(E) Projeto de pesquisa.

Patrícia está iniciando um trabalho de pesquisa em seu curso de Graduação, e neste momento está tratando do planejamento e do projeto dele. Ela elaborou um material contendo aspectos iniciais e fundamentais do projeto, e está ansiosa por iniciar a fase dos estudos preliminares da pesquisa. Ela apresenta a você o material elaborado, uma espécie de checklist de itens que irá elaborar, no qual constam tema, problema e objetivos (geral e específicos), e pede sua opinião sobre ele, desejando saber se, após elaborados aqueles elementos, ela já poderá iniciar os estudos preliminares.
Qual elemento seria?
A. Objetivos secundários.
B. Hipótese ou questões norteadoras.
C. Anteprojeto.
D. Projeto definitivo.
E. Revisão de literatura.

A definição do problema de pesquisa é algo fundamental para a realização de um estudo científico, pois é partir desse questionamento que são desenvolvidos outros importantes aspectos do estudo. Por isso, compreender no que consiste o problema de pesquisa e quais aspectos ele precisa ter para que possa cumprir esse papel é algo muito importante.
Sobre o problema de pesquisa, qual alternativa apresenta uma afirmativa correta?
A. Como o problema de pesquisa é um questionamento fundamentalmente teórico, está distante das situações práticas, deixando estas a cargo de outros elementos da pesquisa, como os objetivos.
B. Um problema de pesquisa precisa ser formatado de forma que permita que o assunto tratado seja o mais abrangente possível.
C. Um dos importantes papéis desempenhados pelo problema de pesquisa é servir de apoio para a definição do tema.
D. Um problema bem definido é complexo, extenso e subjetivo.
E. Para a definição de um problema, o pesquisador precisa de apenas um atributo: criatividade.

Ana é uma jovem gaúcha recém graduada em Segurança do Trabalho, que está iniciando uma pós-graduação. Para a conclusão do curso, terá que elaborar um artigo científico e, nisso, percebeu uma oportunidade para tratar de uma situação que muito a incomoda: a dificuldade dos jovens em ingressar no mercado de trabalho – o que ela vem sentindo na pele.
Tendo em vista que um problema de pesquisa, para ser bem elaborado, precisa ser proposto sob o aspecto de sua valoração, cujos elementos formadores estão relacionados nas alternativas a seguir, avalie o problema sugerido por Ana e indique que elemento que falta a ele.
a. Exequibilidade.
b. Viabilidade.
c. Relevância.
d. Novidade.
e. Oportunidade.

A formulação do problema é uma tarefa inegavelmente complexa, uma vez que está estreitamente ligada ao processo criativo e que não se faz mediante a observação de procedimentos rígidos e sistemáticos. Todavia, algumas regras práticas decorrentes da experiência de diversos pesquisadores podem ajudar nessa tarefa, como a recomendação de que o problema seja apresentado como pergunta, por ser a maneira mais fácil e direta de formulação e que facilita sua identificação.
Segundo essa regra, qual característica o problema deve apresentar?
(A) Ser claro e preciso.
(B) Ser empírico.
(C) Ser suscetível de solução.
(D) Ter uma dimensão viável.
(E) Ser ético.

Patrícia está definindo o tema para o trabalho de pesquisa que pretende realizar sobre evasão escolar e está na etapa de contextualização do estudo, tratando de elementos como o tema de pesquisa e outros que o procedem.
Qual das alternativas poderia corresponder ao tema de pesquisa adequadamente elaborado por Patrícia?
A. Evasão escolar no Brasil.
B. Fatores que provocam a evasão escolar nas séries iniciais das escolas públicas nos estados do Nordeste brasileiro.
C. Que fatores provocam a evasão escolar nas séries iniciais das escolas públicas nos estados do Nordeste brasileiro?
D. Identificar os fatores que provocam a evasão escolar nas séries iniciais das escolas públicas nos estados do Nordeste brasileiro.
E. Levantar o índice de evasão escolar nas séries iniciais das escolas públicas nos estados do Nordeste brasileiro.

A percepção da existência de um problema a ser solucionado é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma pesquisa. Todavia, o problema precisa ser apresentado em profundidade, para que possa ser adequadamente entendido e resolvido, o que pode ser feito por meio de questões norteadoras.
Qual alternativa apresenta uma afirmativa correta sobre essas questões norteadoras?
(A) Indicam soluções possíveis e/ou provisórias para o problema identificado ou fenômeno investigado.
(B) Servem para direcionar o caráter investigativo da pesquisa e auxiliam na identificação da questão central.
(C) Têm como propósito sintetizar o problema de pesquisa em um questionamento mais abrangente.
(D) Demonstram a importância da realização da pesquisa, colaborando para sua aceitação no meio acadêmico científico.
(E) São uma forma de apresentar o problema de pesquisa, esclarecendo os resultados esperados com o estudo.

A estruturação da fundamentação teórica requer a identificação dos(as) ____________ do estudo, correspondendo ao(s) principal(is) _____________ envolvidos com o assunto sobre o qual se pretende tratar na pesquisa.
Qual das alternativas abaixo completa mais adequadamente a frase?
a) objetivos, conceitos, similares, compatíveis, complementares
b) hipóteses, problemas, distintos, divergentes, conectados
c) pontos-chave, conceitos, equivalentes, similares, compatíveis
d) hipóteses, propósitos, equivalentes, complementares, divergentes
e) pontos-chave, conceitos, equivalentes, complementares, divergentes

A estruturação da fundamentação teórica requer a identificação dos pontos-chave do estudo, correspondendo aos principais conceitos envolvidos com o assunto sobre o qual se pretende tratar na pesquisa. A partir desse ponto, é iniciada a seleção dos autores e obras mais significativos, que permitem apresentar argumentos sob abordagens específicas, que podem ser equivalentes, complementares e/ou divergentes. Isso vai depender, em muito, das intenções do pesquisador e o que ele pretende demonstrar, que, pode ser, apresentar visões que apenas conduzam a um ponto de vista para reforçá-lo ou provocar a discussão, apresentando diferentes possibilidades a respeito.
Para que possa cumprir com seu propósito, a fundamentação teórica precisa ser adequadamente estruturada, condição que pode ser atingida por meio do atendimento de algumas etapas básicas que integram a fundamentação. Uma dessas etapas trata sobre o esclarecimento e indicação de como os conceitos serão empregados na pesquisa. Que etapa é essa?
A. Definição dos objetivos (geral e específicos) da pesquisa
B. Definição da teoria de base
C. Verificação da bibliografia
D. Definição dos termos
E. Especificação dos conceitos operacionais e seus indicadores

A fundamentação teórica integra o cenário da pesquisa científica, interagindo com outros elementos do contexto e promovendo relevantes impactos sobre a pesquisa. Dentre esses impactos, é possível considerar como o principal e merecedor de maior atenção o fato de que a fundamentação:
Qual das alternativas completa adequadamente a frase acima?
A. Leva o pesquisador a repetir erros cometidos em outras pesquisas, uma vez que faz uso das mesmas e, por isso, é preciso ter cuidado.
B. Diminui o horizonte do estudo, ao mesmo tempo que expande o foco no problema de pesquisa.
C. Viabiliza o direcionamento dos procedimentos metodológicos da pesquisa.

Quadros têm cunho informativo, sendo utilizados basicamente para a organização das informações. São geralmente elaborados com base em dados secundários, devendo, portanto, apresentar a transcrição literal destes, acompanhados da indicação de fonte. Com relação à sua apresentação, os quadros são formados por linhas verticais e horizontais, com suas extremidades todas fechadas. Sendo assim, podem-se diferenciar os quadros das tabelas por características de apresentação e cunho: quadros são fechados e de cunho descritivo, enquanto tabelas são abertas e de cunho analítico.
Quadros têm cunho ____________, utilizados basicamente para a ___________ das informações. São geralmente elaborados com base em dados ___________, devendo, portanto, apresentar a transcrição literal dos dados, acompanhados da indicação de fonte. Com relação à sua apresentação, os quadros são formados por linhas ______________, com suas extremidades ____________.
A. analítico, organização, primários, verticais e horizontais, todas fechadas.
B. informativo, análise, secundários, apenas verticais, fechadas.
C. analítico, organização, primários, apenas horizontais, laterais abertas.
D. informativo, análise, secundários, verticais e horizontais, todas abertas.
E. informativo, organização, secundários, verticais e horizontais, todas fechadas.

O método é um fator fundamental para a atividade científica, uma vez que a escolha de um método científico é de suma importância para a realização de uma pesquisa. Tal relevância pode ser observada por meio da análise dos propósitos da atividade científica e do método científico, sendo que a este é possível atribuir como propósito central:
Qual das alternativas preenche corretamente a frase?
A. a obtenção de conhecimento científico.
B. a comprovação de hipóteses.
C. a conexão da realidade à teoria científica.
D. a correspondência de um conjunto de atividades assistemáticas e racionais.
E. a indicação do caminho para que a ciência atinja seus objetivos.

O exemplo apresentado no enunciado ilustra o método dedutivo, que conduz com estudo baseado na individualização (indo do geral ao específico). Já sobre os demais métodos, é possível considerar que: o método indutivo é baseado na generalização (vai do particular ao geral); o método dialético é focado na interpretação de uma realidade por meio da argumentação baseada na distinção de conceitos; o método fenomenológico é focado no fenômeno em si, como se apresenta e não o que se pensa ou se afirma a seu respeito; e o método hipotético-dedutivo é focado em um problema, o qual busca explicar por meio da verificação de conjecturas (hipóteses).
Esse exemplo ilustra qual tipo de método?
A. Indutivo.
B. Dedutivo.
C. Dialético.
D. Fenomenológico.
E. Hipotético-dedutivo.

Prévia do material em texto

Atividades da Disciplina de TCC
1. Um trabalho de pesquisa demanda considerável dedicação, uma vez que envolve diferentes
aspectos a serem considerados e elementos a serem elaborados.
Entre as demandas envolvidas no trabalho de pesquisa, encontram-se demandas relacionadas
ao planejamento e ao projeto da pesquisa, elementos sobre os quais é verdadeiro afirmar que:
Resposta incorreta.
A. são a mesma coisa, que alguns autores chamam por nomes diferentes.
Resposta incorreta.
B. são coisas excludentes, devendo o pesquisador escolher qual fazer.
Resposta incorreta.
C. o planejamento deve ser elaborado para todos os tipos de pesquisa, enquanto o projeto
é necessário apenas em alguns casos.
Você acertou!
D. são duas atividades distintas, embora muito próximas e complementares.
Planejamento e projeto são questões muito relevantes para o desenvolvimento de uma
pesquisa científica, devendo ser elaborados para toda e qualquer pesquisa.
Correspondem a duas atividades distintas, porém muito próximas e complementares,
uma vez que o projeto corresponde à última etapa do planejamento.
Resposta incorreta.
E. o planejamento é a última etapa do projeto de pesquisa.
2. Joana é Doutora em Economia, e decidiu realizar uma pesquisa de pequeno porte em sua
área de atuação.
Se Joana decidisse, como primeiro passo de seu trabalho, elaborar o projeto de pesquisa, você
diria que ela está: 
Resposta incorreta.
A. errada, pois trabalhos de pesquisa de pequeno porte não demandam a elaboração de
um projeto.
Resposta incorreta.
B. certa, porque o projeto é a primeira coisa que se deve elaborar para um trabalho de
pesquisa.
Você acertou!
C. errada, pois embora muitos possam pensar que o projeto é a primeira coisa a ser feita,
é necessário primeiro planejar a pesquisa.
A primeira coisa a ser realizada em um trabalho de pesquisa é seu planejamento,
durante o qual serão verificados importantes aspectos envolvidos na pesquisa e sobre
os quais são tomadas importantes decisões, sendo o projeto o documento que carrega o
que foi pensado e definido no planejamento. A figura do orientador é muito relevante e
útil, mas pode não ser obrigatória, dependendo do tipo de pesquisa e da qualificação do
pesquisador.
Resposta incorreta.
D. certa, pois, em trabalhos de pesquisa de pequeno porte, pode-se abrir mão do projeto e
ir direto para a elaboração do projeto.
Resposta incorreta.
E. errada, pois a primeira coisa que se deve fazer é escolher o orientador da pesquisa, já
que sua existência é obrigatória em qualquer tipo de pesquisa.
3. Planejamento e projeto têm relação direta e significativa com _________ elementos que
integram a pesquisa em si, ainda que o planejamento esteja mais voltado à __________ da
pesquisa, enquanto o projeto está mais voltado para sua _________. No _________, trata-se da
decisão de realizar o trabalho, tratando de aspectos como intenções, objetivos, metas e
resultados pretendidos com o estudo. Enquanto isso, o _________ se encarrega de dar corpo às
ações a serem realizadas, por meio de um plano no qual estarão contidas as definições do que é
preciso fazer para que os objetivos, metas e resultados sejam atingidos.
Qual das alternativas a seguir completa adequadamente a afirmativa? 
Resposta incorreta.
A. alguns, concepção, execução, projeto, planejamento.
Resposta incorreta.
B. alguns, execução, concepção, planejamento, projeto.
Resposta incorreta.
C. todos os, concepção, execução, projeto, planejamento.
Você acertou!
D. todos os, concepção, execução, planejamento, projeto.
Planejamento e projeto têm relação direta e significativa com todos os elementos que
integram a pesquisa em si, ainda que o planejamento esteja mais voltado à concepção
da pesquisa, enquanto o projeto está mais voltado para sua execução. No planejamento,
trata-se da decisão de realizar o trabalho, tratando de aspectos como intenções,
objetivos, metas e resultados pretendidos com o estudo. Enquanto isso, o projeto se
encarrega de dar corpo às ações a serem realizadas, por meio de um plano no qual
estarão contidas as definições do que é preciso fazer para que os objetivos, metas e
resultados sejam atingidos.
Em outras palavras, no planejamento, você deve pensar a pesquisa, o que deseja fazer,
quais propósitos pretende atingir; no projeto você transforma esse conjunto de intenções
em ações, indicando o que precisa ser feito para que o que foi planejado realmente
aconteça. Ou seja, planejamento e projeto são coisas distintas, mas complementares, e
igualmente relevantes no contexto da pesquisa científica.
Resposta incorreta.
E. todos os, execução, concepção, projeto, planejamento.
4. João está iniciando as atividades para a realização de um trabalho de pesquisa científica
visando à obtenção do título de Especialista em Gestão da Educação. Neste momento, João
está elaborando o planejamento de sua pesquisa, tratando de sua estruturação lógica, colhendo
informações sobre o estado atual de conhecimento a respeito do assunto que pretende abordar.
Em que etapa do planejamento João está? 
Resposta incorreta.
A. Ideia.
Resposta incorreta.
B. Plano de intenção.
Resposta incorreta.
C. Coleta de dados.
Você acertou!
D. Revisão de literatura.
Se João está colhendo informações sobre o estado atual de conhecimento a respeito do
assunto que pretende abordar, significa que está na etapa derevisão de literatura,
durante a qual o autor realiza o mapeamento teórico sobre o tema de pesquisa por ele
escolhido, pesquisando obras existentes sobre o tema. Isso significa que ele já passou
da etapa da ideia (que é quando o tema de pesquisa é definido, correspondendo à
dúvida que motiva a pesquisa), bem como já venceu a etapa do plano de intenção
(durante a qual se tomam notas a respeito da ideia, para que depois ela possa ser
melhor aprofundada) e ainda não chegou na etapa do projeto de pesquisa (que é a
última etapa do planejamento, servindo para registrar tudo que foi definido, incluindo a
etapa em que João está). A etapa da coleta de dados, por sua vez, já faz parte da fase
de execução da pesquisa, na qual o autor só ingressa após ter concluído sua
estruturação lógica.
Resposta incorreta.
E. Projeto de pesquisa.
5. Patrícia está iniciando um trabalho de pesquisa em seu curso de Graduação, e neste
momento está tratando do planejamento e do projeto dele. Ela elaborou um material contendo
aspectos iniciais e fundamentais do projeto, e está ansiosa por iniciar a fase dos estudos
preliminares da pesquisa. Ela apresenta a você o material elaborado, uma espécie de checklist
de itens que irá elaborar, no qual constam tema, problema e objetivos (geral e específicos), e
pede sua opinião sobre ele, desejando saber se, após elaborados aqueles elementos, ela já
poderá iniciar os estudos preliminares. Ao avaliar o material, você percebe a falta de um
elemento que, além de fundamental nesta primeira parte (que antecede os estudos
preliminares), é também obrigatório para qualquer pesquisa.
Qual elemento seria? 
Resposta incorreta.
A. Objetivos secundários.
Você acertou!
B. Hipótese ou questões norteadoras.
O que falta para Patrícia, em seu material, é a definição da hipótese de pesquisa ou das
questões norteadoras (uma ou outra, em função do tipo de estudo a ser realizado). Os
objetivos secundários são um elemento obrigatório desta parte inicial do projeto, mas
são o mesmo que os objetivos específicos que ela já definiu. Anteprojeto e cronograma
são elementos considerados não obrigatórios, que poderão ou não ser necessários,
dependendo de algumas características da pesquisa – e mesmo que, no caso de
Patrícia, fossem obrigatórios, seriam elaborados após os estudos preliminares. A revisão
de literatura, por sua vez, é um dos elementos da etapa de estudos preliminares na qual
Patrícia poderá ingressar tão logo conclua a definição dos elementos da primeira parte
do projeto.
Resposta incorreta.
C. Anteprojeto.
Resposta incorreta.
D. Projeto definitivo.
Resposta incorreta.
E. Revisão de literatura.1. A definição do problema de pesquisa é algo fundamental para a realização de um estudo
científico, pois é partir desse questionamento que são desenvolvidos outros importantes
aspectos do estudo. Por isso, compreender no que consiste o problema de pesquisa e quais
aspectos ele precisa ter para que possa cumprir esse papel é algo muito importante. Nesse
sentido, sobre o problema de pesquisa, qual alternativa apresenta uma afirmativa correta?
Resposta incorreta.
A. Como o problema de pesquisa é um questionamento fundamentalmente teórico,
está distante das situações práticas, deixando estas a cargo de outros elementos da
pesquisa, como os objetivos.
Resposta incorreta.
B. Um problema de pesquisa precisa ser formatado de forma que permita que o
assunto tratado seja o mais abrangente possível.
Você acertou!
C. Um dos importantes papéis desempenhados pelo problema de pesquisa é servir de
apoio para a definição do tema.
Um problema de pesquisa corresponde a uma dificuldade, teórica ou prática, no
conhecimento de algo que tem real importância e que, por isso, carece de solução –
estando as questões práticas geralmente apresentadas, comprovadas e mostradas
na contextualização. Por isso, seu estabelecimento pode derivar tanto de um
contexto teórico quanto de um contexto prático, desde que neste seja detectada
uma dificuldade cuja solução possa agregar valor ao campo de estudo. Para que
possa ser definido, o problema deve ser especificado com detalhes precisos e
exatos, auxiliando na delimitação da pesquisa e contribuindo, inclusive, para a
definição de seu foco, ou seja, do tema de pesquisa. Além disso, o problema deve
ser dotado de clareza, concisão e objetividade, e sua formulação requer
conhecimentos prévios do assunto, ao mesmo tempo que precisa da imaginação
criativa do pesquisador.
Resposta incorreta.
D. Um problema bem definido é complexo, extenso e subjetivo. 
Resposta incorreta.
E. Para a definição de um problema, o pesquisador precisa de apenas um atributo:
criatividade.
2. Ana é uma jovem gaúcha recém graduada em Segurança do Trabalho, que está iniciando
uma pós-graduação. Para a conclusão do curso, terá que elaborar um artigo científico e, nisso,
percebeu uma oportunidade para tratar de uma situação que muito a incomoda: a dificuldade dos
jovens em ingressar no mercado de trabalho – o que ela vem sentindo na pele. Partindo desse
contexto, Ana decide dedicar sua pesquisa a essa situação, buscando melhor compreender por
que isso acontece e, assim, poder transpor essa barreira, ao mesmo tempo em que auxilia
outros jovens na mesma situação. Como problema de sua pesquisa, Ana definiu: “Com que
barreiras se deparam os jovens para ingressar no mercado de trabalho?”. Tendo em vista que
um problema de pesquisa, para ser bem elaborado, precisa ser proposto sob o aspecto de sua
valoração, cujos elementos formadores estão relacionados nas alternativas a seguir, avalie o
problema sugerido por Ana e indique que elemento que falta a ele.
Você acertou!
A. Viabilidade.
A valoração de um problema de pesquisa inclui os seguintes elementos: viabilidade:
pode ser resolvido de maneira eficaz através da pesquisa; relevância: deve ser
capaz de proporcionar novos conhecimentos; novidade: deve estar adequado ao
estádio atual da evolução científica; Exequibilidade: pode chegar a uma conclusão
válida; e oportunidade: atender a interesses particulares e gerais. Avaliando o
problema proposto por Ana, percebe-se que falta o elemento da viabilidade, pelo
fato de estar amplo demais, o que comprometerá o foco da pesquisa e tornará difícil
se chegar a uma conclusão válida. Para solucionar, a estudante poderia
complementar o problema da seguinte forma: “Com que barreiras se deparam os
jovens para ingressar no mercado de trabalho no setor de segurança laboral, no
estado do Rio Grande do Sul, na segunda década do século XXI?”.
Resposta incorreta.
B. Relevância.
Resposta incorreta.
C. Novidade.
Resposta incorreta.
D. Exequibilidade.
Resposta incorreta.
E. Oportunidade.
3. A formulação do problema é uma tarefa inegavelmente complexa, uma vez que está
estreitamente ligada ao processo criativo e que não se faz mediante a observação de
procedimentos rígidos e sistemáticos. Todavia, algumas regras práticas decorrentes da
experiência de diversos pesquisadores podem ajudar nessa tarefa, como a recomendação de
que o problema seja apresentado como pergunta, por ser a maneira mais fácil e direta de
formulação e que facilita sua identificação. Além dessa regra, existem outras; uma delas se
preocupa com a validade dos propósitos da investigação. Segundo essa regra, qual
característica o problema deve apresentar? 
Resposta incorreta.
A. Ser claro e preciso.
Você acertou!
B. Ser empírico.
Entre as regras práticas indicadas através da experiência de diversos
pesquisadores, além da recomendação da apresentação do problema em formato
de pesquisa, estão, ainda, as indicações de que o problema deve ser claro e
preciso, visando a garantir que o problema possa ser solucionado e evitando
ambiguidade; ser empírico, visando a evitar juízos de valor que levam a
considerações subjetivas, invalidando os propósitos da investigação científica; ser
suscetível de solução, buscando garantir a existência de tecnologia adequada para
sua solução problema; ter uma dimensão viável, visando a delimitar o problema para
viabilizar os meios de investigação; ser ético, respeitando as leis que regem a
pesquisa, incluindo o respeito ao participante, a ponderação entre os riscos e os
benefícios individuais ou coletivos, a garantia de que danos previsíveis serão
evitados e a relevância social da pesquisa.
Resposta incorreta.
C. Ser suscetível de solução.
Resposta incorreta.
D. Ter uma dimensão viável.
Resposta incorreta.
E. Ser ético.
4. Patrícia está definindo o tema para o trabalho de pesquisa que pretende realizar sobre evasão
escolar e está na etapa de contextualização do estudo, tratando de elementos como o tema de
pesquisa e outros que o procedem. Sabendo disso, qual das alternativas poderia corresponder
ao tema de pesquisa adequadamente elaborado por Patrícia?
Resposta incorreta.
A. Evasão escolar no Brasil.
Você acertou!
B. Fatores que provocam a evasão escolar nas séries iniciais das escolas públicas nos
estados do Nordeste brasileiro.
A primeira alternativa corresponde à ideia inicial que Patrícia teve para a sua pesquisa e
que originou a definição do tema, porém este não estava suficientemente detalhado para
ser considerado um tema de pesquisa. Depois, avaliando com mais cuidado, Patrícia
elaborou a frase da segunda alternativa, sendo esta uma redação mais adequada para a
definição do tema de sua pesquisa. As demais alternativas correspondem aos seguintes
elementos do estudo: problema de pesquisa, objetivo geral e objetivo específico (um
dos diversos possíveis), respectivamente. Vale ressaltar que esses três últimos
elementos são muito relevantes para o estudo, podendo o problema de pesquisa auxiliar
na definição do tema. Isso acontece porque o problema de pesquisa oferece mais
detalhes a respeito do tema, buscando apresentá-lo de forma mais aprofundada e
focada.
Resposta incorreta.
C. Que fatores provocam a evasão escolar nas séries iniciais das escolas públicas nos
estados do Nordeste brasileiro?
Resposta incorreta.
D. Identificar os fatores que provocam a evasão escolar nas séries iniciais das escolas
públicas nos estados do Nordeste brasileiro.
Resposta incorreta.
E. Levantar o índice de evasão escolar nas séries iniciais das escolas públicas nos
estados do Nordeste brasileiro.
5. A percepção da existência de um problema a ser solucionado é o primeiro passo para o
desenvolvimento de uma pesquisa. Todavia, o problema precisa ser apresentado em
profundidade, para que possa ser adequadamente entendido e resolvido, o que pode ser feito
por meio de questões norteadoras. Qual alternativa apresenta uma afirmativa correta sobre
essas questões norteadoras?
Resposta incorreta.
A. Indicam soluçõespossíveis e/ou provisórias para o problema identificado ou fenômeno
investigado.
Você acertou!
B. Servem para direcionar o caráter investigativo da pesquisa e auxiliam na identificação
da questão central.
Questões norteadoras são perguntas elaboradas com base nos propósitos e nas
dúvidas do pesquisador. Não procuram antecipar respostas, e sim direcionar o caráter
investigativo da pesquisa, diferentemente das hipóteses, que são respostas elaboradas
previamente, correspondendo a soluções possíveis ou afirmações provisórias para o
problema identificado. Questões norteadoras tem como propósito fragmentar o problema
de pesquisa em partes menores, que permitem ao pesquisador analisar melhor o
problema, avaliando-o sob diferentes ângulos. Desse modo, problema de pesquisa e
questões norteadoras estão diretamente relacionados: o problema é a questão central
do estudo, e as questões norteadoras são indagações que complementam e auxiliam na
identificação do problema. Após definidos o problema da pesquisa e as questões
norteadoras, entram em cena outros dois importantes elementos: objetivos e justificativa.
Os objetivos são uma forma de apresentar o problema de pesquisa que permite
esclarecer os resultados esperados com o estudo, enquanto a justificativa consiste em
uma exposição resumida, porém completa, que demonstra a importância da realização
da pesquisa por meio de razões de ordem teórica e prática, correspondendo ao
elemento que mais contribui para a aceitação da pesquisa no meio acadêmico científico.
Resposta incorreta.
C. Têm como propósito sintetizar o problema de pesquisa em um questionamento mais
abrangente.
Resposta incorreta.
D. Demonstram a importância da realização da pesquisa, colaborando para sua aceitação
no meio acadêmico científico.
Resposta incorreta.
E. São uma forma de apresentar o problema de pesquisa, esclarecendo os resultados
esperados com o estudo.
1. No contexto da pesquisa, a hipótese desempenha um importante papel, estando diretamente
relacionada a outros elementos fundamentais do estudo, como o problema de pesquisa. Nesse
cenário, a hipótese é um texto que reflete uma ____________, baseada em evidências
___________, que tenta explicar de maneira ______________ aquilo que o pesquisador
______________ , mas acredita ser a resposta _____________ para o problema de pesquisa.
Qual alternativa completa adequadamente a frase?
Resposta incorreta.
A. dúvida, provisórias, completa, conhece, improvável.
Resposta incorreta.
B. indefinição, incompletas, genérica, desconhece, provável.
Você acertou!
C. conjectura, incompletas, provisória, desconhece, provável.
A hipótese é um texto que reflete uma conjectura, baseada em evidências incompletas,
que tenta explicar de maneira provisória aquilo que o pesquisador desconhece, mas
acredita ser a resposta provável para o problema de pesquisa.
Afinal, um problema científico diz respeito a algo ainda desconhecido, relevante a ponto
de merecer que seja estudado. Desse modo, o desenvolvimento da hipótese permite
que as relações entre as variáveis sejam estudadas apenas de acordo com determinada
conjectura, servindo para direcionar o estudo e promover descobertas, gerando novos
conhecimentos ou complementando um conhecimento já existente.
Resposta incorreta.
D. suposição, plausíveis, factível, imagina, provável.
Resposta incorreta.
E. certeza, concretas, definitiva, conhece, plausível.
2. Como a hipótese tem forte ligação com o problema de pesquisa, quanto melhor elaborado for
o problema, melhor será para o desenvolvimento da hipótese e o atingimento dos propósitos
desta. Porém, por melhor que seja o problema, ainda é necessário o empenho para a proposição
de uma boa hipótese de pesquisa.
Quando a hipótese é bem elaborada, ela: 
Resposta incorreta.
A. será confirmada como verdadeira, demonstrando que refletiu bem a realidade. Caso
contrário, não terá sido uma hipótese bem formulada.
Resposta incorreta.
B. será confirmada como falsa, demonstrando que expôs o problema de forma profunda.
Caso contrário, não terá sido uma hipótese bem formulada.
Resposta incorreta.
C. promoverá a testagem do problema de pesquisa, apurando se ele é realmente
científico.
Você acertou!
D. se constituirá em uma suposição provável que responde temporariamente o problema.
Uma hipótese bem elaborada consiste em uma proposição, uma resposta suposta,
provável e provisória ao problema de pesquisa, que precisa ser cientificamente válido -
requisito este que é atendido na etapa de definição do problema. A hipótese, de certa
forma, complementa o problema, pois o apresenta de forma mais detalhada. Seu
propósito é colocar em teste a suposição do pesquisador, sendo que boas hipóteses
podem ser tanto validadas quanto refutadas, tendo em vista que seu propósito central é
promover, ao final do estudo, a apuração de uma conclusão sobre o problema proposto.
Resposta incorreta.
E. responderá o problema já no início da pesquisa, substituindo-o.
3. Para o desenvolvimento de uma hipótese, é necessário que o pesquisador faça uso de
algumas fontes básicas de informação, formando, por meio delas, a base para elaboração da
suposta resposta para o problema de pesquisa. Contudo, uma dessas fontes de informação
requer especial cuidado em sua utilização, uma vez que pode dificultar a determinação dos
motivos que levam à definição da hipótese e sua qualidade.
Qual das alternativas a seguir corresponde a essa fonte de informação?
Resposta incorreta.
A. Observação.
Resposta incorreta.
B. Resultado de estudos prévios.
Resposta incorreta.
C. Teorias.
Você acertou!
D. Intuição.
Embora muito útil, a intuição, por ser derivada da experiência pessoal —
impossibilitando determinar com clareza as razões determinantes da hipótese —, pode
dificultar a avaliação da qualidade desta, posto que cada indivíduo pode reagir de
maneira particular a certos fatos. A observação permite verificar, na prática, as relações
entre os fatos em seu cotidiano, permitindo comprovar (ou não) as suposições, ainda
que tenham pouca probabilidade de conduzir a um conhecimento suficientemente geral
e explicativo. Os resultados de outros estudos e o aproveitamento de conclusões de
outras pesquisas, levam a resultados compreendidos como possuidores de um
significativo grau de confiabilidade. As teorias proporcionam uma ligação clara da
hipótese com o conjunto mais amplo do conhecimento das ciências, apresentando uma
proposição afirmativa, fortemente baseada nas variáveis e suas relações.
Resposta incorreta.
E. Conclusões de outras pesquisas.
4. Uma hipótese, para que seja compreensível, além de ser clara e simples, requer certos
cuidados na sua elaboração, demandando, assim, a definição de certos princípios e critérios.
Dentre eles, aquele que está diretamente relacionado ao fato de que a suposta resposta ao
problema de pesquisa deve ser “cientificamente aceita” é aquele que define uma hipótese como: 
Você acertou!
A. plausível.
Uma hipótese bem elaborada permite que a suposta resposta ao problema de pesquisa
seja:
• Plausível: deve indicar uma situação possível de ser admitida cientificamente.
• Consistente: seu enunciado não deve entrar em contradição com o conhecimento
científico mais amplo.
• Específica: deve apenas restringir-se a variáveis e componentes que sejam
fundamentais ao problema de pesquisa.
• Verificável: deve ser passível de verificação por meio de processos científicos
aceitáveis.
• Explicativa: deve estar perfeitamente articulada com o problema de pesquisa, servindo
como explicação dele.
Resposta incorreta.
B. consistente.
Resposta incorreta.
C. específica.
Resposta incorreta.
D. verificável.
Resposta incorreta.
E. explicativa.
5. Uma variável pode ser definida como qualquer coisa capaz de ser classificada em duas ou
mais categorias, e que pode ser observada, registrada e mensurada. Nesse contexto, todas as
alternativas a seguir correspondem a fatores que podem ser elencados como variáveis de uma
pesquisa científica.
Porém,se todas estivessem inseridas em uma pesquisa e apenas uma delas tivesse que ser
definida como a variável independente, qual delas seria? 
Resposta incorreta.
A. Nível escolar.
Resposta incorreta.
B. Classe social.
Você acertou!
C. Idade.
A variável independente antecede a variável dependente, sendo esta segunda uma
consequência da primeira, ou seja, na relação entre duas variáveis, a independente é
determinante, enquanto que a dependente é determinada. Desse modo, tal relação
segue a lógica, empregando o critério de suscetibilidade à influência, em que será
dependente a variável que for capaz de ser alterada, influenciada ou determinada pela
outra, que passa a ser considerada a variável independente ou causal. Nesse caso,
entre as variáveis listadas, a idade seria aquela eleita como independente no conjunto,
pois ela pode influenciar as demais, mas não pode ser influenciada por elas.
Resposta incorreta.
D. Renda.
Resposta incorreta.
E. Posicionamento político.
1. A fundamentação teórica é um dos elementos integrantes do universo da pesquisa científica,
que interage com outros elementos desta, como tema, problema, objetivos e hipótese, entre
outros. Sobre a fundamentação teórica e sua definição, é verdadeiro afirmar que:
Resposta incorreta.
A. Embora a fundamentação seja muito útil para a realização de uma pesquisa, o
pesquisador pode escolher se ela estará ou não contida no estudo.
Resposta incorreta.
B. É utilizada em pesquisas onde o pesquisador faz uso de hipóteses, sendo dispensada
quando estas não forem utilizadas.
Resposta incorreta.
C. Seu principal propósito é viabilizar a definição do problema de pesquisa, que será
formulado com base na fundamentação.
Você acertou!
D. Oferece a base teórica necessária para coleta e análise de dados, confirmação ou
refutação de argumentos e formulação de conclusões.
A fundamentação teórica é essencial para o desenvolvimento de um estudo científico,
por isso, é um elemento obrigatório da estrutura de todos os tipos de pesquisa, sendo
utilizada tanto naquelas que fazem uso de hipóteses quanto nas demais. O principal
propósito da fundamentação é oferecer a base teórica necessária para que o
pesquisador possa atender a demandas, como coletar e analisar dados, confirmar ou
refutar argumentos, formular conclusões e, assim, poder responder ao problema de
pesquisa por ele proposto. Por isso, uma fundamentação teórica bem elaborada, além
de colaborar para a boa execução da pesquisa, tem a capacidade de conceder maior
credibilidade ao trabalho, fazendo com que este seja respeitado no meio científico.
Resposta incorreta.
E. Colabora para a adequada condução da execução da pesquisa, embora não interfira
diretamente em seu nível de confiabilidade e aceitação.
2. A fundamentação teórica interage com os demais elementos integrantes da estrutura da
pesquisa científica, podendo afetar ou ser afetada por eles. Contudo, há um elemento com o
qual é possível dizer que essa relação é ainda mais forte. Qual seria ele e por quê? 
Resposta incorreta.
A. O cronograma, pois a fundamentação demanda um maior tempo total de elaboração.
Resposta incorreta.
B. O orçamento, pois a fundamentação consome uma considerável parte dos recursos
envolvidos na pesquisa.
Resposta incorreta.
C. A hipótese, pois a elaboração da fundamentação depende desse elemento.
Você acertou!
D. Os objetivos (geral e específico), uma vez que a escolha da bibliografias precisa
viabilizar o seu atendimento.
Logicamente a fundamentação se relaciona de forma direta com o problema de
pesquisa, pois busca auxiliar na busca de uma solução para o mesmo; porém, quando
chega o momento de desenvolver, de fato, a fundamentação, o problema já está sendo
representado pelos objetivos, que indicam o que precisa ser feito para que o problema
seja solucionado. Por isso, o elemento com o qual a fundamentação teórica possui
relacionamento mais forte são os objetivos da pesquisa, pois eles conduzem à
estruturação da fundamentação, promovendo o direcionamento do pesquisador na
escolha das bibliografias a serem lidas para que possa fundamentar seu estudo.
Quando a pesquisa faz uso de hipóteses em sua execução, a fundamentação terá uma
forte relação com elas, pois buscará oferecer os subsídios necessários para que sejam
confirmadas ou refutadas; no entanto, como nem todos os tipos de pesquisa utilizam
hipóteses, essa relação pode nem existir.
Resposta incorreta.
E. O problema de pesquisa, pois ele é o elemento central do estudo.
3. A estruturação da fundamentação teórica requer a identificação dos(as) ____________ do
estudo, correspondendo ao(s) principal(is) _____________ envolvidos com o assunto sobre o
qual se pretende tratar na pesquisa. A partir desse ponto, é iniciada a seleção dos autores e
obras mais significativos, que permitem apresentar argumentos sob abordagens específicas, que
podem ser _____________, _____________ e/ou ______________. Qual das alternativas
abaixo completa mais adequadamente a frase? 
Resposta incorreta.
A. objetivos, conceitos, similares, compatíveis, complementares
Resposta incorreta.
B. hipóteses, problemas, distintos, divergentes, conectados
Resposta incorreta.
C. pontos-chave, conceitos, equivalentes, similares, compatíveis
Resposta incorreta.
D. hipóteses, propósitos, equivalentes, complementares, divergentes
Você acertou!
E. pontos-chave, conceitos, equivalentes, complementares, divergentes
A estruturação da fundamentação teórica requer a identificação dos pontos-chave do
estudo, correspondendo aos principais conceitos envolvidos com o assunto sobre o qual
se pretende tratar na pesquisa. A partir desse ponto, é iniciada a seleção dos autores e
obras mais significativos, que permitem apresentar argumentos sob abordagens
específicas, que podem ser equivalentes, complementares e/ou divergentes. Isso vai
depender, em muito, das intenções do pesquisador e o que ele pretende demonstrar,
que, pode ser, apresentar visões que apenas conduzam a um ponto de vista para
reforçá-lo ou provocar a discussão, apresentando diferentes possibilidades a respeito.
4. Para que possa cumprir com seu propósito, a fundamentação teórica precisa ser
adequadamente estruturada, condição que pode ser atingida por meio do atendimento de
algumas etapas básicas que integram a fundamentação. Uma dessas etapas trata sobre o
esclarecimento e indicação de como os conceitos serão empregados na pesquisa. Que etapa é
essa?
Resposta incorreta.
A. Definição dos objetivos (geral e específicos) da pesquisa
Resposta incorreta.
B. Definição da teoria de base
Resposta incorreta.
C. Verificação da bibliografia
Você acertou!
D. Definição dos termos
A etapa que trata do esclarecimento e indicação de como os conceitos serão
empregados na pesquisa é chamada de definição dos termos, permitindo que o autor
possa apresentar o fato ou fenômeno que pretende estudar de forma mais precisa,
evitando ambiguidade. A definição dos objetivos da pesquisa correspondem a uma
etapa desempenhada antes da estruturação da fundamentação, impactando nesta
estruturação (pois direcionam a escolha dos autores e obras a serem considerados) e,
desse modo, não a integram e, sim, a precedem. Já as demais etapas mencionadas
integram a estruturação da fundamentação, mas com outras funções: *Definição da
teoria de base: premissas ou pressupostos teóricos com base nos quais o autor da
pesquisa fundamentará sua interpretação; *Verificação bibliográfica: pesquisar trabalhos
já realizados sobre o assunto e conclusões formuladas para reafirmá-las ou demonstrar
contradições, trazendo “algo mais” a respeito do assunto; *Especificação dos conceitos
operacionais e seus indicadores: fornecem um conjunto de instruções para a
manipulação ou observação dos fatos e fenômenos que serão estudados.
Resposta incorreta.
E. Especificação dos conceitos operacionais e seus indicadores
5. A fundamentação teórica integra o cenário da pesquisa científica, interagindo com outros
elementos do contextoe promovendo relevantes impactos sobre a pesquisa. Dentre esses
impactos, é possível considerar como o principal e merecedor de maior atenção o fato de que a
fundamentação: 
Resposta incorreta.
A. Leva o pesquisador a repetir erros cometidos em outras pesquisas, uma vez que faz
uso das mesmas e, por isso, é preciso ter cuidado.
Resposta incorreta.
B. Diminui o horizonte do estudo, ao mesmo tempo que expande o foco no problema de
pesquisa.
Você acertou!
C. Viabiliza o direcionamento dos procedimentos metodológicos da pesquisa.
O principal impacto da fundamentação sobre a pesquisa diz respeito a sua capacidade
de viabilizar o direcionamento dos procedimentos metodológicos da pesquisa, que
definem a forma como a pesquisa será conduzida, os dados que serão coletados e
como estes serão analisados, tudo com vistas a atender aos objetivos propostos pelo
estudo e, consequentemente, resolver o problema de pesquisa. Com isso, a
fundamentação serve de base para a pesquisa científica, permitindo que o pesquisador
possa formular suas próprias conclusões, que são pautadas sobre os argumentos
apresentados na fundamentação. Além disso, a fundamentação ainda desempenha
outras funções, tais como ajudar a prevenir a repetição de erros cometidos em outras
pesquisas, aumentar o horizonte do estudo, ao mesmo tempo, promover o foco no
problema de pesquisa e inspirar a realização de novas pesquisas sobre o assunto, entre
outros.
Resposta incorreta.
D. Permite reforçar as conclusões apresentadas pelo pesquisador, uma vez que é exibida
após a apresentação destas.
Resposta incorreta.
E. Demonstra a capacidade da pesquisa em responder o problema, descartando, assim, a
necessidade de realização de novas pesquisas sobre o assunto.
1. A execução de uma pesquisa científica acaba resultando na elaboração de um texto final, que
igualmente precisa ser conduzido conforme indicações do método científico e das normas a ele
vinculadas. Na elaboração desse texto, o autor irá fazer uso de inúmeros elementos textuais,
além de incluir elementos gráficos.
Sobre estes, é correto afirmar que: 
Resposta incorreta.
A. diferentemente dos elementos textuais, os elementos gráficos têm uma condição mais
livre no que diz respeito à sua elaboração.
Você acertou!
B. assim como os elementos textuais, os gráficos merecem cuidados específicos em sua
elaboração, inserção e localização no texto.
Os elementos gráficos, assim como os textuais, merecem cuidados específicos em sua
elaboração, inserção e localização no texto. Uma recomendação básica e universal para
a utilização de elementos gráficos é que eles devem ser o mais simples possível,
focando sobre um número limitado de ideias, para que sejam claros e objetivos. É
importante também que os elementos gráficos sejam inseridos no texto o mais próximo
possível do trecho ao qual se referem. Além disso, quando utilizados, devem ter
adequada identificação, formada por palavra designativa, numeração sequencial — que
indica sua ordem de ocorrência no texto —, seu respectivo título ou legenda explicativa
e fonte.
Resposta incorreta.
C. elementos gráficos, quando utilizados em textos científicos, devem ser o mais
complexos e elaborados possível.
Resposta incorreta.
D. é necessário identificar os elementos gráficos (com palavra designativa e numeração
sequencial), mas a indicação de fonte é algo opcional.
Resposta incorreta.
E. é recomendável que os elementos gráficos estejam posicionados ao final do texto, de
modo a não interromper a fluência deste.
2. Tabelas correspondem a representações gráficas de dados __________, trabalhando com
informações de cunho ____________, geralmente elaboradas com base em dados
____________. Com relação à sua apresentação, as tabelas são formadas por linhas
____________, devendo manter suas bordas laterais _____________.
Qual das alternativas completa adequadamente a frase acima? 
Resposta incorreta.
A. quantitativos, analítico, secundários, verticais, fechadas.
Resposta incorreta.
B. qualitativos, descritivo, secundários, horizontais, abertas.
Resposta incorreta.
C. qualitativos, analítico, primários, verticais, fechadas.
Você acertou!
D. quantitativos, analítico, primários, horizontais, abertas
Tabelas correspondem a representações gráficas de dados quantitativos, trabalhando
com informações de cunho analítico, geralmente elaboradas com base em dados
primários. Com relação a sua apresentação, as tabelas são formadas por linhas
horizontais (pelo menos 3), devem manter suas bordas laterais abertas.
Resposta incorreta.
E. quantitativos, descritivo, secundários, horizontas, fechadas.
3. Quadros têm cunho ____________, utilizados basicamente para a ___________ das
informações. São geralmente elaborados com base em dados ___________, devendo, portanto,
apresentar a transcrição literal dos dados, acompanhados da indicação de fonte. Com relação à
sua apresentação, os quadros são formados por linhas ______________, com suas
extremidades ____________.
Qual das alternativas completa adequadamente a frase acima? 
Resposta incorreta.
A. analítico, organização, primários, verticais e horizontais, todas fechadas.
Resposta incorreta.
B. informativo, análise, secundários, apenas verticais, fechadas nas laterais.
Resposta incorreta.
C. analítico, organização, primários, apenas horizontais, laterais abertas.
Resposta incorreta.
D. informativo, análise, secundários, verticais e horizontais, todas abertas.
Você acertou!
E. informativo, organização, secundários, verticais e horizontais, todas fechadas.
Quadros têm cunho informativo, sendo utilizados basicamente para a organização das
informações. São geralmente elaborados com base em dados secundários, devendo,
portanto, apresentar a transcrição literal destes, acompanhados da indicação de fonte.
Com relação à sua apresentação, os quadros são formados por linhas verticais e
horizontais, com suas extremidades todas fechadas. Sendo assim, podem-se diferenciar
os quadros das tabelas por características de apresentação e cunho: quadros são
fechados e de cunho descritivo, enquanto tabelas são abertas e de cunho analítico.
4. Ao elaborar um trabalho científico, o pesquisador consulta diversos autores e obras como
forma de fundamentar seus argumentos. Nessa tarefa, o pesquisador pode fazer uso de
diferentes formas de citação, de modo a incorporar ao seu texto informações colhidas de outros
autores. Uma dessas formas de citação tem como característica ser a mais utilizada em casos
de autores clássicos, cujas obras são mais antigas ou raras.
Que tipo de citação é essa? 
Resposta incorreta.
A. Direta.
Resposta incorreta.
B. Indireta.
Você acertou!
C. Apud.
O tipo de citação mais utilizada em casos de obras mais antigas ou raras é o apud, que
significa “citado por”, correspondendo a um discurso indireto que se faz colhendo
informação de algum autor, não por meio da consulta direta de sua obra, mas sim por
meio de algum outro texto em que ele é citado, devido ao fato de que, no caso de
autores antigos ou obras raras, o acesso ao texto original é mais difícil. Citações diretas
correspondem à apresentação de partes do texto da obra consultada, com a transcrição
literal das palavras do autor, mantendo todas as suas características. Citações indiretas
correspondem a situações em que o pesquisador apresenta ideias com suas palavras,
mas elaboradas com base em informações colhidas em obras de outros autores. As
demais alternativas são formas de paráfrase, que é um tipo de citação indireta muito
utilizada.
Resposta incorreta.
D. Resumo.
Resposta incorreta.
E. Reprodução.
5. Quando citações indiretas são utilizadas, adaptações são comuns no texto original,
apresentando a essência da ideia exposta pelo autor no texto original, porém utilizando as
nossas próprias palavras. A paráfrase pode ser realizada de diferentes formas, sendo que uma
delas tem como característica marcante o fato de abreviar o tempo dos pesquisadores e difundir
informações de uma formaque influencia e estimula a consulta do texto completo.
Que tipo de paráfrase é essa? 
Resposta incorreta.
A. Reprodução.
Resposta incorreta.
B. Comentário explicativo.
Você acertou!
C. Resumo.
Essas são características do resumo, o qual consiste em uma apresentação sucinta e
compacta de um texto, que sintetiza e seleciona as ideias, ressalta a progressão e a
articulação delas, devendo, assim, conter as principais ideias do autor do texto. As
demais alternativas têm as seguintes características:
Reprodução: tradução livre que implica reescrever um texto, substituindo palavras por
outras de sentido equivalente.
Comentário explicativo: consiste na explanação de ideias, desenvolvendo conceitos,
argumentando com vistas a esclarecer tudo o que está mais ou menos obscuro.
Desenvolvimento: corresponde à amplificação das ideias de um texto, o qual é reescrito
com a adição de exemplos, pormenores, comparações, contrastes, exposição de causas
e efeitos e definição das palavras utilizadas.
Paródia: corresponde a uma composição literária que imita o tema ou a forma de uma
obra séria, porém explorando-a por meio de aspectos cômicos ou satíricos.
Resposta incorreta.
D. Desenvolvimento.
Resposta incorreta.
E. Paródia.
1. O método é um fator fundamental para a atividade científica, uma vez que a escolha de um
método científico é de suma importância para a realização de uma pesquisa.
Tal relevância pode ser observada por meio da análise dos propósitos da atividade científica e do
método científico, sendo que a este é possível atribuir como propósito central:
Você não acertou!
A. a obtenção de conhecimento científico.
Resposta incorreta.
B. a comprovação de hipóteses.
Resposta incorreta.
C. a conexão da realidade à teoria científica.
Resposta incorreta.
D. a correspondência de um conjunto de atividades assistemáticas e racionais.
Resposta correta.
E. a indicação do caminho para que a ciência atinja seus objetivos.
A atividade científica tem como finalidade a obtenção de conhecimento válido e
verdadeiro, por meio da comprovação de hipóteses, as quais conectam a observação da
realidade à teoria científica, permitindo explicar a realidade; o método, por sua vez, é o
conjunto de atividades sistemáticas e racionais que permitem que a ciência atinja seu
objetivo com maior segurança e economia, uma vez que auxilia o cientista, indicando o
caminho a ser seguido, detectando erros e ajudando em suas decisões.
2. O método pode ser entendido como o conjunto de _______________ cuja utilização ocorre de
forma _____________, passível de ser _____________, para alcançar um objetivo
______________ e compreender o processo de investigação, apoiando-se em procedimentos
_____________ para se alcançar uma verdade científica.
Qual das alternativas preenche corretamente a frase? 
Resposta incorreta.
A. técnicas; regular; repetida; genuinamente conceitual; lógicos.
Resposta incorreta.
B. procedimentos e técnicas; singular; inédito; puramente material; empíricos.
Você acertou!
C. procedimentos e técnicas; regular; repetido; material ou conceitual; lógicos.
O método pode ser entendido como o conjunto de procedimentos e técnicas cuja
utilização ocorre de forma regular, passível de ser repetido, para alcançar um objetivo
material ou conceitual e compreender o processo de investigação, apoiando-se em
procedimentos lógicos para se alcançar uma verdade científica.
Resposta incorreta.
D. metodologias; excepcional; questionado; provisório ou definitivo; práticos.
Resposta incorreta.
E. regras e leis; regular; repetido; acadêmico ou profissional; homologados.
3. Existem diversos tipos de métodos de pesquisa, os quais são distribuídos em diferentes
categorias, uma delas denominada métodos clássicos de pesquisa. Cada um dos métodos
integrantes dessa categoria tem um fundamento ou propósito central, o qual o distingue dos
demais. Um desses métodos tem a intenção de explicar as dificuldades expressas em um
problema gerado pela incapacidade de se explicar um determinado fenômeno.
Que método seria esse? 
Resposta incorreta.
A. Indutivo.
Resposta incorreta.
B. Dedutivo.
Resposta incorreta.
C. Dialético.
Resposta incorreta.
D. Fenomenológico.
Você acertou!
E. Hipotético-dedutivo.
As características apresentadas no enunciado são próprias do método
hipotético-dedutivo, o qual é fundamentado em um problema, que surge quando os
conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a
explicação de um fenômeno, levando à formulação de conjecturas na intenção de
explicar as dificuldades expressas no problema. Já sobre os demais métodos, é possível
considerar que: o método indutivo é fundamentado em premissas, buscando permitir
que, a partir de dados particulares, se possa inferir uma verdade geral e universal; o
método dedutivo pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento
verdadeiro, pois os fatos, por si só, não são fonte de conhecimento; o método dialético é
focado no diálogo, por meio do qual promove a argumentação baseada na clara
distinção dos conceitos envolvidos na discussão, permitindo a interpretação dinâmica e
totalizante da realidade em determinado contexto; o método fenomenológico busca
descrever e interpretar os fenômenos por meio da consciência do sujeito formulada com
base em suas experiências, focando no próprio fenômeno tal como se apresenta, e não
o que se pensa ou se afirma a seu respeito.
4. Cada estudo tem propósitos específicos, os quais são representados e apresentados por meio
da questão de pesquisa, cujo papel é fundamental na escolha do método a ser considerado no
desenvolvimento do estudo. Por outro lado, os métodos também têm propósitos específicos, os
quais precisam ser considerados e comparados com a questão de pesquisa para que se possa
identificar o método mais apropriado para esta. Afinal, cada método conduz o estudo de uma
forma particular, para levar a geração do conhecimento. Pode-se ilustrar com o seguinte
exemplo: se todo mamífero tem um coração, e todos os cães são mamíferos, logo, todos os cães
têm coração.
Esse exemplo ilustra qual tipo de método? 
Resposta incorreta.
A. Indutivo.
Você acertou!
B. Dedutivo.
O exemplo apresentado no enunciado ilustra o método dedutivo, que conduz com
estudo baseado na individualização (indo do geral ao específico). Já sobre os demais
métodos, é possível considerar que: o método indutivo é baseado na generalização (vai
do particular ao geral); o método dialético é focado na interpretação de uma realidade
por meio da argumentação baseada na distinção de conceitos; o método
fenomenológico é focado no fenômeno em si, como se apresenta e não o que se pensa
ou se afirma a seu respeito; e o método hipotético-dedutivo é focado em um problema, o
qual busca explicar por meio da verificação de conjecturas (hipóteses).
Resposta incorreta.
C. Dialético.
Resposta incorreta.
D. Fenomenológico.
Resposta incorreta.
E. Hipotético-dedutivo.
5. Dada a importância da questão de pesquisa para a escolha do método, é possível afirmar que
o método tem forte ligação com a pesquisa em si, auxiliando o pesquisador na lida com as
questões-problemas, as hipóteses e os objetivos envolvidos com o estudo. Assim, o método de
pesquisa auxilia na obtenção de novos conhecimentos, em que, dependendo do propósito que o
pesquisador quer atingir, a pesquisa terá um viés específico, como aquele voltado a explicar o
que pertence a determinado conjunto.
Esse viés consiste em: 
Resposta incorreta.
A. explorar.
Resposta incorreta.
B. descrever.
Você acertou!
C. categorizar.
O direcionamento apresentado no enunciado consiste em categorizar, ou seja, formar
uma tipologia de objetos, eventos ou conceitos, formando conjuntos que classifiquem
determinado grupo por características ou particularidades. As demais alternativas
consistem em:
Explorar: promove a análise visando a um maior conhecimento ou à elaboração de
hipóteses, levando a pesquisa a ser mais flexível, além de buscarpossibilidades para
lacunas investigadas; descrever: permite a descrição de fenômenos e recorre à
observação como um meio predominante para a coleta de dados, examinando situações
de modo a estabelecer o que é padrão em determinado contexto; avaliar: busca
conjecturar sobre possíveis resultados, sempre considerando o contexto e as intenções
da pesquisa; comparar: dois ou mais casos contrastantes podem ser examinados para
destacar diferenças e similaridades entre eles, o que conduz a um melhor entendimento
dos fenômenos.
Resposta incorreta.
D. avaliar.
Resposta incorreta.
E. comparar.
1. Em uma pesquisa acadêmica, um estudante resolveu analisar a percepção dos alunos
formandos do curso de Direito sobre a administração da faculdade. Qual tipo de pesquisa ele
está utilizando em seu estudo?
Resposta incorreta.
A. Pesquisa correlacional.
Resposta incorreta.
B. Pesquisa descritiva.
Resposta incorreta.
C. Pesquisa explicativa.
Você acertou!
D. Pesquisa exploratória.
As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e
modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos
ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. Assim, o pesquisador estará apto a
construir hipóteses sobre tal assunto, aumentando o nível de compreensão acerca dele.
Normalmente, as pesquisas exploratórias constituem a primeira etapa de uma pesquisa
mais ampla. É justamente este o objetivo do estudante, ao analisar a percepção dos
alunos formandos. A partir destas informações, poderão ser feitos estudos posteriores.
Mas, para tanto, a etapa exploratória será necessária para conhecer melhor o assunto
em questão.
Resposta incorreta.
E. Pesquisa experimental.
2. Imagine que você seja um famoso astronauta que foi convidado para fazer parte da primeira
missão tripulada de viagem ao planeta Marte. Você chegou lá, desenvolveu a missão com
sucesso e, na volta, precisou escrever e documentar tudo, para que a comunidade científica
tivesse acesso ao conhecimento gerado a partir da viagem de descoberta, pois todos os fatos
são novos, e o conhecimento que se tinha advinha de informações coletadas por sondas não
tripuladas. Fazendo uma analogia com os tipos de pesquisa, qual delas se encaixaria nessa
viagem de descoberta?
Resposta incorreta.
A. A pesquisa descritiva, pois ela tem o objetivo de descrever características do assunto
estudado e aprofundar o conhecimento a partir disso.
Você acertou!
B. A pesquisa exploratória, pois ela tem o objetivo de explorar um assunto pouco
estudado e aprofundar o conhecimento a partir disso.
De acordo com a introdução do questionamento, pode-se perceber que o astronauta
parte em uma missão de descoberta, o que sugere uma missão inédita que irá gerar
novos conhecimentos acerca do objeto estudado, no caso o planeta Marte. A partir
disso, depreende-se que a missão se relaciona com uma pesquisa exploratória, pois
ambas têm o objetivo de gerar novos conhecimentos acerca de um fato para a ciência. A
pesquisa descritiva não se aplica porque trabalha com um assunto já estudado
anteriormente por outros pesquisadores. A pesquisa explicativa não se enquadra porque
explica fatores que possam impactar no objeto de estudo; e a pesquisa ex-post facto
não se encaixa porque verifica as consequências de um fato sobre um objeto depois que
ele aconteceu.
Resposta incorreta.
C. A pesquisa explicativa, pois ela tem o objetivo de explicar fatos que tenham impacto
sobre o assunto estudado e aprofundar o conhecimento a partir disso.
Resposta incorreta.
D. A pesquisa correlacional, pois ela tem o objetivo de fazer correlações entre variáveis
sobre o assunto estudado e aprofundar o conhecimento a partir disso.
Resposta incorreta.
E. A pesquisa ex-post facto, pois ela tem o objetivo de analisar fatos após o
acontecimento do objeto estudado e aprofundar o conhecimento a partir disso.
3. De acordo com a literatura da área, os projetos de pesquisa podem usar abordagem
qualitativa ou quantitativa em seus estudos. Fazendo uma comparação entre esses dois tipos,
qual é a principal diferença entre eles?
Resposta incorreta.
A. A diferença principal é que a pesquisa quantitativa utiliza métodos subjetivos para
analisar os dados, ao passo que a pesquisa qualitativa utiliza padrões específicos de
análise.
Resposta incorreta.
B. A diferença principal é que a pesquisa quantitativa utiliza métodos analíticos para
analisar os dados, ao passo que a pesquisa qualitativa se preocupa em analisar fatos
objetivos.
Resposta incorreta.
C. A diferença principal é que a pesquisa quantitativa utiliza métodos estatísticos para
analisar os dados, ao passo que a pesquisa qualitativa se preocupa em analisá-los
graficamente.
Você acertou!
D. A diferença principal é que a pesquisa quantitativa utiliza métodos estatísticos para
analisar os dados, ao passo que a pesquisa qualitativa se preocupa em explicar os fatos a
partir das relações sociais.
A pesquisa qualitativa é permeada pelas questões sociais e tem o foco de análise nas
relações sociais e subjetivas dos objetos de estudo. Ela não utiliza métodos estatísticos,
não explica os fatos graficamente, e as fases metodológicas podem ser alteradas
durante o desenvolvimento do estudo. Portanto, a maior diferença entre as pesquisas é
que a quantitativa utiliza métodos estatísticos em sua composição de metodologia, e a
qualitativa não.
Resposta incorreta.
E. A diferença principal é que a pesquisa quantitativa utiliza métodos gráficos para
analisar os dados, ao passo que a pesquisa qualitativa não analisa dados se eles não
forem estatísticos.
4. Várias vezes ouvimos falar em pesquisa científica e tecnológica e sobre sua importância para
o desenvolvimento de um país. As expressões pesquisa pura e pesquisa aplicada são muito
utilizadas, porém dificilmente são distinguidas, o que causa dúvidas em quem ouve falar sobre o
assunto. Para estruturar as características de cada uma, relacione as colunas de acordo com a
aplicação que cada uma das formas da pesquisa apresenta:
 ( 1) Pesquisa pura ou básica
( 2 ) Pesquisa aplicada
Nessa pesquisa, o objetivo é compreender o porquê da ocorrência de algum fenômeno.
Nesse tipo de pesquisa, o problema de estudo normalmente surge de uma necessidade
profissional.
O resultado desse tipo de pesquisa é um produto ou serviço novo no mercado.
Nessa pesquisa, o objeto de estudo é definido a partir do interesse do pesquisador.
Nessa pesquisa, o objetivo é descobrir como resolver um problema específico.
Esse tipo de pesquisa é realizado principalmente em universidades e centros de pesquisa.
Nessa pesquisa, o objetivo não é resolver o problema, e sim criar uma base de informações
sobre o assunto para pesquisas posteriores.
 Esse tipo de pesquisa é realizado dentro de empresas sob alto nível de vigilância.
Resposta incorreta.
A. 2-1-1-2-1-2-1-1.
Resposta incorreta.
B. 1-2-2-1-2-2-2-1.
Resposta incorreta.
C. 1-1-2-1-2-1-2-2.
Resposta incorreta.
D. 2-2-1-1-1-2-1-2.
Você acertou!
E. 1-2-2-1-2-1-1-2.
A pesquisa pura, também chamada de básica, se caracteriza por trabalhar com a
análise da ocorrência de fenômenos, motivada pela curiosidade informacional do
pesquisador sem objetivos de resolver os problemas criados, e sim de fornecer
elementos para a construção de um conhecimento maior, funcionando como ponto de
partida para outros pesquisadores. Essa pesquisa teórica é realizada principalmente
dentro de universidades e centros de pesquisa. Já a pesquisa aplicada se fundamenta
em resolver problemas específicos, principalmente criados pela demanda de mercado
ou demandas profissionais, tendo como objetivo resolver uma questão e até mesmo
criar um produto novo. É realizada sob sigilo dentro de centros empresariais.
5. Michael é piloto de carros. Ele foi convidado para pilotar um supercarro de Fórmula 1 e
realizou vários testes antes da corrida. Testou a velocidade do carro em diferentes condições
climáticas, diferentes tipos de pneus e alguns tipos de acessóriosque melhorassem a
performance do carro. Michael fez todos esses testes com o objetivo de planejar a melhor
estratégia para ganhar a corrida. De certa forma, Michael realizou um estudo empírico. Qual
estudo se encaixaria nos testes realizados pelo piloto?
Resposta incorreta.
A. Pesquisa ex-post facto.
Resposta incorreta.
B. Pesquisa exploratória.
Você acertou!
C. Pesquisa experimental.
Analisando as pistas que o enunciado do exercício fornece, já se pode eliminar algumas
alternativas, como a que diz pesquisa ex-post facto; esse tipo de pesquisa não se
encaixa, pois os fatos estão sendo analisados no momento da ocorrência, e a pesquisa
analisa fatos posteriores ao acontecimento do fato estudado. A pesquisa exploratória
não se encaixa porque o assunto analisado pelo piloto tem amplo conhecimento da
comunidade, que é corrida de carros, diferentemente do que a pesquisa exploratória
busca, que é o estudo de fatos novos. A pesquisa descritiva não se encaixa porque o
objetivo do piloto não era descrever características do carro. E a pesquisa não
experimental não se enquadra porque não trabalha com variáveis, e o piloto utilizou
várias delas para testes do carro. A pesquisa experimental se encaixa, pois o piloto agiu
conforme os trâmites dessa pesquisa. A partir de um objeto de estudo, o carro, ele
manipulou variáveis para analisar o efeito delas sobre o objeto de estudo.
Resposta incorreta.
D. Pesquisa descritiva.
Resposta incorreta.
E. Pesquisa não experimental.
1. "Meus diários são anotações que fiz dia a dia, lá nas aldeias, do que via, do que me acontecia
e do que os índios me diziam". (RIBEIRO, 2006).
Esse é um trecho do livro “Diários Índios”, do antropólogo Darcy Ribeiro, em que ele relata sua
convivência com indígenas da tribo Urubus-Kaapor no Maranhão. Para composição de sua
pesquisa etnográfica, o pesquisador teve um trabalho de campo intensivo e de grande duração,
observando esse povo indígena. Acerca desse tipo de pesquisa, pode-se fazer as seguintes
observações:
I - a composição da pesquisa etnográfica está muito baseada no exercício do olhar e escutar do
pesquisador que, durante sua pesquisa, aprofunda-se na cultura do povo estudado;
II - na pesquisa etnográfica, o pesquisador, ao conviver com os indivíduos, interage e intervém
no contexto cultural do povo para poder construir suas teorias sobre eles;
III - na pesquisa etnográfica, o pesquisador é somente um observador da cultura dos indivíduos,
podendo interagir com eles, mas sem nenhum tipo de contato que altere a realidade do povo;
IV - a pesquisa etnográfica usa técnicas de observação participante, pesquisas de campo e
dinâmicas de comunicação para que os indivíduos reflitam sobre sua realidade e possam
alterá-la se sentirem necessidade;
V - o pesquisador que utiliza a pesquisa etnográfica se utiliza apenas de métodos quantitativos
para compor seu relatório final, pois precisa quantificar os resultados da observação participante. 
Você acertou!
A. As alternativas I e III.
Resposta incorreta.
B. As alternativas I, II e III.
Resposta incorreta.
C. As alternativas II e III.
Resposta incorreta.
D. As alternativas I, II, IV e V.
Resposta incorreta.
E. As alternativas III, IV e V.
2. Durante a montagem da metodologia de pesquisa, muitos estudantes acabam confundindo
levantamento documental com levantamento bibliográfico. Porém, existem diferenças entre elas.
Assinale a opção que melhor representa essa diferença.
Resposta incorreta.
A. O levantamento documental analisa materiais que são de fonte primária, ou seja,
documentos, cartas etc., necessariamente históricos, que ainda não foram analisados por
pares; o levantamento bibliográfico utiliza materiais de fontes que já tiveram um
tratamento analitico, como livros, artigos de periódicos etc., que sejam permanentemente
atualizados.
Resposta incorreta.
B. Os levantamentos documental e bibliográfico utilizam as mesmas fontes de
informações; o que os diferencia é o tratamento que já foi dado aos materiais, sendo os
do levantamento documental, documentos históricos ainda não analisados por outros
autores e os do levantamento bibliográfico, já avaliados por outros autores.
Resposta incorreta.
C. O levantamento documental só pode ser realizado em bibliotecas, já que estas também
possuem materiais de fonte primária a espera de análise; o levantamento bibliográfico
pode ser realizado somente na Internet, desde que sejam usados sites de fonte confiável.
Você acertou!
D. O levantamento documental analisa materiais que são de fonte primária, ou seja,
documentos, cartas etc., que ainda não foram analisados por pares; o levantamento
bibliográfico utiliza materiais de fontes que já tiveram um tratamento analitico, como
livros, artigos de periódicos etc.
A maior diferença entre os levantamentos documental e bibliográfico é o tipo de material
utilizado para consulta. O levantamento bibliográfico usa fontes como livros, artigos de
periódicos, e-books, revistas científicas e trabalhos de conclusão de curso, que já
passaram por uma análise de autores; o levantamento documental utiliza fontes
primárias, como documentos, cartas, diários etc., que ainda não passaram por um
tratamento analítico. Tanto o levantamento bibliográfico, quanto o documental, podem
utilizar materiais históricos ou atuais, depende da necessidade informacional do estudo.
É indicada, para o levantamento documental, a utilização de arquivos públicos, acervos
particulares etc.; porém, não é vedada a utilização de bibliotecas, pois, muitas possuem
acervos raros e históricos que fazem parte de suas coleções. Já para realizar a pesquisa
bibliográfica, é indicada, principalmente, a utilização das bibliotecas institucionais, pois
elas são as principais fornecedoras de fontes de informações confiáveis para a
construção da pesquisa bibliográfica. E sim, os dois levantamentos podem ser utilizados
na construção do mesmo estudo, pois existem casos em que o pesquisador necessita
dos dois tipos de materiais para construir seu referencial teórico.
Resposta incorreta.
E. Os dois tipos de levantamento não podem ser usados como técnicas de pesquisa em
um mesmo estudo; eles não se complementam, devido às diferenças nos tipos de fontes
de informação.
3. Observe as duas frases abaixo, sobre estudo de caso:
 
Estudo de caso é o método que visa compreender fenômenos sociais complexos,
pois tem como objetivo, preservar as características holísticas e significativas dos eventos da
vida real.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que:
Resposta incorreta.
A. a primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda é falsa, pois o estudo de caso não
busca estudar eventos da vida real e sim eventos controlados.
Você acertou!
B. as duas são alternativas verdadeiras e a segunda é a justificativa que complementa a
primeira, visto que é objetivo do estudo de caso estudar fenômenos complexos da vida
real.
As duas frases estão corretas, pois uma complementa e se relaciona com a outra; o
estudo de caso é um método que busca estudar um fenômeno social complexo, seus
objetivos e problemas, a partir da análise dos fatos que geram a sua ocorrência. São
eventos da vida real, que impactam no cotidiano do objeto de estudo, nos quais se
procura o entendimento holístico, ou seja, integral, dos acontecimentos estudados.
Resposta incorreta.
C. as duas são alternativas falsas, pois não estão contextualizando o método estudo de
caso em nenhuma das afirmações.
Resposta incorreta.
D. a primeira é uma afirmativa falsa e a segunda é verdadeira, pois o estudo de caso
busca estudar eventos corriqueiros e não complexos, da vida real.
Resposta incorreta.
E. as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si, pois foram retiradas do
seu contexto textual e fragmentadas para compor outro sentido. 
4. A literatura especializada muitas vezes trata a pesquisa-ação e a pesquisa participante como
tipos de pesquisa sinônimos, mas cada uma delas possui peculiaridades específicas. Preencha
os parênteses,relacionando a pesquisa com seus objetivos.
( A) pesquisa-ação
( B) pesquisa participante
( ) intervir dentro de um problema social
( ) conhecer e estudar os problemas da população envolvida
( ) elaborar projetos de desenvolvimento comunitário
( ) desenvolver hipóteses sobre um fenômeno
( ) utiliza a observação participante
( ) propõe a ação sobre o objeto
( ) propõe a reflexão da população sobre seu contexto
Você acertou!
A. A, B, A, B, B, A, A.
A pesquisa-ação tem como objetivo fundamental intervir dentro de um problema social e
elaborar projetos de desenvolvimento da comunidade estudada e, para isso, usa a ação
como base para levar os indivíduos pesquisados a refletir sobre o seu contexto e
mudá-lo, caso sintam essa necessidade. Já a pesquisa participante, tem como objetivo
fundamental conhecer e estudar os problemas da população estudada, enquanto
desenvolve hipóteses sobre o fenômeno, sem planejar ações que façam intervenções
com os sujeitos da pesquisa; tem como principal fundamento a observação participante.
Resposta incorreta.
B. A, B, A, B, A, A, A.
Resposta incorreta.
C. B, A, B, B, A, B, B.
Resposta incorreta.
D. A, B, B, A, B, A, A.
Resposta incorreta.
E. B, A, A, A, B, B, A.
5. Sobre a pesquisa/levantamento de campo são feitas as seguintes afirmações, marque V, na
que for verdadeira e F, na que for falsa.
( ) na pesquisa de campo, o pesquisador pode planejar ações junto com os pesquisados.
( ) uma das etapas da pesquisa científica que se fundamenta na coleta de dados diretamente
em campo.
( ) é precedida da pesquisa bibliográfica e/ou documental.
( ) tem como objetivo levantar dados para responder aos objetivos e ao problema da pesquisa.
( ) a partir da observação em campo, podem-se criar variáveis do objeto observado.
( ) para que a pesquisa de campo funcione totalmente, é necessário estruturar um roteiro de
coleta de dados.
 ( ) na pesquisa de campo, podem-se utilizar dados de terceiros.
Resposta incorreta.
A. F-V-V-F-F-V-F.
Você acertou!
B. F-V-V-V-F-V-F.
A pesquisa de campo tem como objetivo levantar informações sobre uma realidade
específica; é realizada por meio da observação e coleta de dados, diretamente das
atividades do grupo estudado; porém, o pesquisador não intervém com atividades
práticas junto aos pesquisados. É necessário que os dados sejam coletados e
analisados diretamente da realidade, para que respondam aos objetivos e ao problema
da pesquisa. Os dados são verificados e analisados exatamente da forma como eles se
manifestam, sem a criação de variáveis. Para que a coleta dos dados seja eficaz, é
sempre indicada a estruturação de um roteiro de coleta de dados; a pesquisa de campo
exige a presença do pesquisador em campo, sendo vedado o uso de dados de terceiros
ou não coletados in loco.
Resposta incorreta.
C. V-F-F-F-V-F-V.
Resposta incorreta.
D. V-V-V-F-F-V-F.
Resposta incorreta.
E. F-F-V-V-V-F-V.
1. Quando o pesquisador chega na fase de analisar e selecionar a técnica de pesquisa que mais
se adeque ao seu estudo, ele tem que levar vários fatores em consideração. Selecione, nas
alternativas abaixo, quais são eles:
Resposta incorreta.
A. Natureza da pesquisa, objeto da pesquisa, recursos financeiros, instrumentos de coleta
de dados, formulação das hipóteses.
Resposta incorreta.
B. Natureza da pesquisa, delimitação do universo, objeto da pesquisa, exiguidade de
prazos e instrumentos de coleta de dados.
Você acertou!
C. Natureza da pesquisa, objeto da pesquisa, recursos financeiros, equipe humana e
exiguidade de prazos.
O pesquisador deve levar em conta, dentro do seu contexto da pesquisa: a natureza da
pesquisa - se qualitativa, quantitativa ou mista -, o objeto da pesquisa - o que quer dizer
o problema/assunto a ser estudado -, os recursos humanos e financeiros disponíveis,
pois escolher uma técnica que exige mais recursos do que os disponíveis pode acabar
fazendo com que a pesquisa falhe ou fique estagnada. A exiguidade dos prazos, fatores
relativos ao tempo necessário para sua execução - se serão factíveis dentro do prazo
que os pesquisadores têm disponível. A alternativa correta é a que contextualiza estes
itens.
Os fatores: delimitação do universo, instrumentos de coleta de dados, formulação das
hipóteses, referencial teórico, organização do material, representação dos dados e
limitações do estudo, pertencem a outras fases da execução da pesquisa.
Resposta incorreta.
D. Natureza da pesquisa, exiguidade de prazos, referencial teórico, organização do
material, recursos financeiros.
Resposta incorreta.
E. Natureza da pesquisa, objeto da pesquisa, representação dos dados, limitações do
estudo, equipe humana.
2. A técnica da coleta documental se utiliza de vários tipos de documentos ,que são encontradas
em diversas instituições fonte. No exercício abaixo, relacione o tipo de documento com o tipo de
fonte:
I. Arquivos públicos
II. Arquivos particulares
III. Fontes estatísticas
( ) Iconográficos, gravuras, estampas, desenhos, pinturas
( ) Documentos sobre manifestações patológicas e problemas sociais
( ) Registros de nascimentos, casamentos, falências
( ) Correspondências, cartas, memórias, diários
( ) Ordem régias, leis, ofícios, anuários, alvarás
( ) Registros, ofícios, correspondências oficiais, atas, memoriais
( ) Atas, projetos de lei, relatórios oficiais
( ) Documentos sobre dados populacionais e fatores econômicos
Resposta incorreta.
A. I, I, I, II, I, II, I, III
Você acertou!
B. I, III, I, II, I, II, I, III
Em relação a fontes de documentos, são, normalmente, divididos em arquivos públicos,
que podem ser municipais, estaduais e nacionais e, em sua maior parte, contém
documentos oficiais, como ordens régias, documentos relativos a legislações, registros
de dados civis - nascimento, casamento e registros empresariais - e a parte de
documentação iconográfica, que são documentos em forma de objetos, como gravuras,
desenhos e pinturas.
Os arquivos particulares são divididos em domicílios e instituições, sendo os domicílios
particulares a fonte de documentos pessoais, como cartas, memórias e diários; e as
instituições, de ordem privada, como bancos, empresas, sindicatos, partidos políticos
etc., que disponibilizam documentos relativos ao funcionamento da instituição como
registros, ofícios, correspondências oficiais internas, atas de reunião.
As fontes estatísticas são as obtidas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e dos
departamentos municipais e estaduais de estatística. A alternativa correta então é que
contemple essas equivalências.
Resposta incorreta.
C. I, I, II, III, I, II, I, III
Resposta incorreta.
D. II, I, II, I, II, I, III, II
Resposta incorreta.
E. I, II, III, II, I, I, I, III
3. Assinale as alternativas que descrevem as características da técnica de entrevistas e de suas
tipologias.
I. São tipologias da entrevista, entrevista estruturada, entrevista semiestruturada, entrevista não
estruturada, grupo focal e história de vida.
II. Uma das limitações das técnicas de entrevistas é que elas não podem ser aplicadas com
pessoas que não sejam alfabetizadas.
III. Existe a possibilidade do entrevistado ser influenciado pelas características físicas ou
psicológicas do entrevistador.
IV. O entrevistador pode fazer uso de gravadores para o registro da entrevista, independente de
ter a autorização ou não do entrevistado.
V. O entrevistador, conforme o tipo da entrevista, pode fazer uso de roteiros preestabelecidos
para ter um guia de desenvolvimento da pesquisa.
VI. A técnica da entrevista permite que o pesquisador também tire conclusões das reações e
gestos do entrevistado.
Quais das alternativas são corretas?
Você acertou!
A. Apenas I, III, V e VI.
O uso da técnica da entrevista permite ao pesquisador escolher entre 5 tipologias:
entrevista estruturada, entrevista semi-estruturada, entrevista não estruturada, grupo
focal e história de vida. Existe apossibilidade do entrevistado ser influenciado pelas
características físicas ou psicológicas do entrevistador, consciente ou
inconscientemente, por várias razões; entre elas, vergonha, divergência ou
concordância de opiniões. Ao mesmo tempo, uma das vantagens da técnica da
entrevista é que ela permite que o pesquisador também tire conclusões das reações e
gestos do entrevistado.
E o entrevistador, conforme o tipo da entrevista, pode fazer uso de roteiros
preestabelecidos, para ter um guia de desenvolvimento da pesquisa, pois isso facilitará
a coleta e análise de dados. Uma das vantagens da técnica da entrevista é que ela pode
ser aplicada com pessoas que não sejam alfabetizadas, pois a entrevista é baseada em
uma comunicação oral e, para utilizar aparelhos de gravação, o entrevistador necessita
ter a autorização expressa do entrevistado. Sendo assim, a alternativa correta é a que
contemple as afirmações corretas I, III, V e VI.
Resposta incorreta.
B. Apenas I, V e VI.
Resposta incorreta.
C. Apenas II, III, IV e V.
Resposta incorreta.
D. Apenas II, III, V e VI.
Resposta incorreta.
E. Apenas I, III e VI.
4. A execução de uma pesquisa depende das técnicas e procedimentos a serem adotados para
a análise dos dados. A depender de sua natureza de pesquisa e objetivos, requerirá uma técnica
adequada à resolução do problema a ser estudado. A técnica de pesquisa que exige menos do
pesquisador que as outras técnicas, possibilita a coleta de dados sobre comportamentos típicos
sem interferências, avalia aspectos que não são possíveis por outras técnicas e possibilita a
análise de vários fenômenos ao mesmo tempo é a:
Resposta incorreta.
A. Técnica de entrevista.
Resposta incorreta.
B. Técnica de grupo focal.
Você acertou!
C. Técnica de observação.
As características, arroladas na questão, preenchem os requisitos da técnica da
pesquisa que usa a observação como metodologia, pois ela é uma técnica mais prática,
que não exige uma grande preparação antes, durante ou depois de sua aplicação. Além
disso, ela possibilita, entre suas vantagens, a observação de comportamentos típicos,
sem interferências, e a avaliação de aspectos e fenômenos no momento de seu
acontecimento; coisa que outras técnicas não permitem.
As outras técnicas: entrevista, grupo focal e história de vida, demandam grande preparo
e envolvimento do pesquisador com o objeto de estudo, o que pode causar
interferências nos fenômenos. E a coleta documental coleta dados diretamente de fontes
documentais, não tem interação com indivíduos.
Resposta incorreta.
D. Técnica de coleta documental.
Resposta incorreta.
E. Técnica de história de vida.
5. A técnica de pesquisa, denominada história de vida, é pouco conhecida entre os
pesquisadores; porém, ela oferece inúmeras possibilidades ao pesquisador. Marque V ou F para
as características que ela possui como técnica de pesquisa:
( ) O pesquisador, ao aplicar a técnica, pode não levar em conta as experiências do narrador, já
que ele pode estar desatualizado a respeito do assunto.
( ) O pesquisador escolhe o tema e as questões da pesquisa e, além disso, pode coletar todos
os dados que o narrador deseja contar.
( ) Tem, como objetivo, obter informações da experiência do entrevistado com o objeto de
estudo.
( ) A história de vida fornece a base para o entendimento histórico dos fenômenos que o
pesquisador pretende analisar.
( ) A técnica da história de vida deve ser aplicada apenas quando o entrevistado for uma pessoa
ilustre e de reconhecimento público.
 ( ) As entrevistas de história de vida trabalham com as informações da memória do entrevistado.
Resposta incorreta.
A. V-F-F-F-V-F
Resposta incorreta.
B. F-V-V-V-V-F
Resposta incorreta.
C. F-V-F-V-F-V
Você acertou!
D. F-V-V-V-F-V
A técnica de entrevista, denominada história de vida, tem como objetivo obter
informações da experiência do entrevistado a partir de suas memórias, relacionadas ao
objeto de estudo, e, com as informações recolhidas, fornecer a base para o
entendimento histórico dos fenômenos que o pesquisador pretende analisar. O
pesquisador escolhe o tema e as questões da pesquisa e, além disso, pode fazer uso de
todas as informações adicionais que o narrador desejar contar sobre a história narrada.
Por ser um técnica de pesquisa que utiliza dados históricos; o pesquisador não se
preocupa com a atualização das informações coletadas, pois o que interessa a ele é a
contextualização histórica do objeto de estudo. A técnica pode ser aplicada em qualquer
pessoa, não existindo restrições quanto à fama e/ou status na sociedade. A alternativa
correta é a que contemple a ordem F-V-V-V-F-V.
Resposta incorreta.
E. V-F-F-V-V-V
1. A administração de uma universidade deseja saber quantas pessoas frequentam a biblioteca
mensalmente. Para isso, solicita um relatório ao gestor da biblioteca com as estatísticas de
acesso, no qual solicita quantas pessoas entram e saem da biblioteca e quantas dessas pessoas
são alunos da universidade.
A partir do enunciado da questão, é possível identificar a população e a amostra,
respectivamente?
Resposta incorreta.
A. Pessoas que circulam pela universidade – pessoas que circulam pela biblioteca. 
Resposta incorreta.
B. Pessoas que circulam pela universidade – alunos da universidade que frequentam a
biblioteca. 
Você acertou!
C. Pessoas que circulam pela biblioteca – alunos da universidade que frequentam a
biblioteca.
Sendo a população um todo maior que, pelo solicitado pela administração da
universidade, são os frequentadores da biblioteca. A amostra é um recorte dessa
população, então é a quantidade desses frequentadores da biblioteca, que são os
alunos da universidade. 
Resposta incorreta.
D. Alunos da universidade – pessoas que circulam na biblioteca .
Resposta incorreta.
E. Pessoas que frequentam a biblioteca – pessoas que frequentam a biblioteca.
2. O técnico de um time de futebol, com um total de 30 jogadores, realizou uma investigação
com o objetivo de verificar o consumo de água dos jogadores durante uma partida. Foram
selecionados, aleatoriamente, 11 jogadores para que fosse mensurada, durante 30 dias, a
quantidade de litros de água consumida por cada um nas partidas. Sabe-se que cada jogador
teve a mesma probabilidade de ser incluído no estudo.
Com base nessas informações, marque a alternativa que contém a sequência correta de
respostas, refletindo sobre qual é papel dos dados informados a seguir:
1 - Quantidade total de jogadores do time.
2 - 11 jogadores selecionados aleatoriamente.
3 - Técnica utilizada para a seleção da amostra. 
Resposta incorreta.
A. População, amostragem aleatória sistemática, amostra.
Resposta incorreta.
B. Amostra, população e amostragem aleatória simples.
Resposta incorreta.
C. Amostra não probabilística, amostra e população.
Resposta incorreta.
D. População, amostra e amostragem aleatória sistemática.
Você acertou!
E. População, amostra e amostragem aleatória simples.
Conforme informado no enunciado, a população é o conjunto estudado, ou seja, os 30
jogadores do time. Os 11 jogadores selecionados são uma amostra. A técnica utilizada é
a amostragem aleatória simples, pois permitiu que cada jogador tivesse a mesma
probabilidade de ser incluído no estudo. 
3. Em um laboratório, dois pesquisadores competem por uma bolsa de estudos. Para isso, eles
têm que realizar uma pesquisa e apresentar para os professores, com o intuito de provar qual
delas será mais importante cientificamente para a construção da ciência dentro da área
pesquisada.
O pesquisador A selecionou um grupo de estudantes e, dentro da população de estudantes,
escolheu uma amostra aleatória para aplicar o seu estudo. O pesquisador B aplicou o seu estudo
diretamente nos estudantes que frequentavam o laboratório e que aceitaram participar do
estudo.
Na hora da apresentação para os professores, estes se questionaram sobre os tipos de
amostras que os pesquisadores escolheram para compor seu estudo e chegaramà seguinte
conclusão:
Resposta incorreta.
A. O pesquisador A utilizou a amostragem não probabilística; e o pesquisador B, a
amostragem probabilística.
Resposta incorreta.
B. Os dois pesquisadores utilizaram a amostragem probabilística.
Resposta incorreta.
C. Os dois pesquisadores utilizaram a amostragem não probabilística.
Você acertou!
D. O pesquisador A utilizou a amostragem probabilística; e pesquisador B, a amostragem
não probabilística.
O pesquisador A utilizou a amostragem probabilística, pois escolheu uma amostra
aleatória dentro de uma população; e o pesquisador B, amostragem não probabilística,
pois não utilizou métodos estatísticos para definir a sua população/amostra de pesquisa. 
Resposta incorreta.
E. O pesquisador A utilizou a amostragem probabilística e pesquisador B não utilizou
nenhuma amostragem. 
4. Relacione os tipos de amostras:
( ) Amostragem por tipicidade ou intencional.
( ) Amostragem aleatória simples.
( ) Amostragem por acessibilidade ou por conveniência.
( ) Amostragem estratificada.
( ) Amostragem por cotas.
( ) Amostragem aleatória sistemática.
( ) Amostragem por conglomerados.
 1- Amostragem não probabilística.
2 - Amostragem probabilística.
Você acertou!
A. 1, 2, 1, 2, 1, 2, 2.
As amostras probabilísticas são o tipo de amostras que mais garantem veracidade dos
fatos pesquisados, pois são feitas de forma aleatória e sem interferência do pesquisador.
No enunciado, identifica-se como amostra probabilística: amostragem aleatória simples,
aleatória sistemática, estratificada, conglomerados. Já as amostras não probabilísticas,
fazem parte de uma seleção informal, que atende as necessidades determinadas pelo
pesquisador, e as apresentadas no exercício são: amostragem por tipicidade ou
intencional, acessibilidade ou por conveniência e por cotas.
Resposta incorreta.
B. 1, 2, 1, 1, 2, 1, 2.
Resposta incorreta.
C. 2, 1, 2, 2, 1, 2, 1.
Resposta incorreta.
D. 1, 1, 2, 1, 1, 1, 2.
Resposta incorreta.
E. 1, 1, 2, 1, 2, 2, 1.
5. Quando um pesquisador finaliza a construção de um projeto de pesquisa, um dos recursos
metodológicos que ele pode desenvolver antes de aplicar a pesquisa efetivamente é a
pesquisa-piloto.
Em relação a esse recurso, é válido afirmar que a pesquisa-piloto tem como objetivo:
Resposta incorreta.
A. proporcionar ao pesquisador dados metodológicos previamente estabelecidos para o
auxílio da implantação da pesquisa.
Resposta incorreta.
B. proporcionar ao pesquisador um ensaio do plano pretendido para a fase de coleta de
dados para que sejam identificadas possíveis falhas no instrumento de coleta de dados.
Resposta incorreta.
C. proporcionar ao pesquisador informações de formação, contribuindo para a construção
do projeto de pesquisa.
Você acertou!
D. proporcionar ao pesquisador a oportunidade de rever decisões que foram tomadas na
metodologia do estudo e, como consequência, a possibilidade de revisar e aprimorar o
planejamento da pesquisa.
Quando o pesquisador utiliza a pesquisa-piloto, ele busca depreender dos resultados
obtidos possíveis ajustes metodológicos que o possibilitarão afinar o que foi proposto no
projeto. As alternativas B e C apresentam as definições de outros recursos
metodológicos, respectivamente, de pré-teste do instrumento de pesquisa e
estudo-piloto. As alternativas A e E foram colocadas para provocar o pensamento, pois
foram criadas a partir de várias definições dos objetivos desses tipos de recurso
metodológicos. 
Resposta incorreta.
E. proporcionar ao pesquisador as informações necessárias que irão complementar a
construção do projeto de pesquisa. 
1. Renata, pesquisadora e professora de uma universidade, deseja saber sobre os hábitos
alimentares de seus alunos e se isso poderia influenciar na vida acadêmica deles. Analisando os
instrumentos de coleta de dados disponíveis, Renata prefere não interferir no cotidiano dos
alunos, para que eles não mudem os seus hábitos se souberem que estão sendo analisados.
Qual instrumento Renata deve usar para atingir seus objetivos?
Resposta incorreta.
A. Questionário.
Você acertou!
B. Roteiro de observação.
Para não influenciar os estudantes, a pesquisadora deve usar um roteiro de observação,
por meio do qual pode observar e fazer anotações sobre os hábitos deles sem que eles
saibam. Todas as outras alternativas requerem a interação do pesquisador com o
contexto.
Resposta incorreta.
C. Diário de campo.
Resposta incorreta.
D. Roteiro de entrevista.
Resposta incorreta.
E. Relato estruturado.
2. Uma empresa lança um novo produto alimentício no mercado e tem interesse em saber sobre
a aprovação ou não dos consumidores sobre ele. Para isso, contrata uma empresa de marketing
que disponibiliza demonstradores em alguns supermercados, os quais ficam abordando os
clientes diretamente, usando um ____________ com ________________ sobre alguns temas,
tais como sabor, embalagem e preço, e o consumidor pode escolher se gostou ou não. Isso
significa que são perguntas do tipo ________________, assim como o consumidor pode
escolher algumas possibilidades, por exemplo, com ou sem lactose, glúten ou trigo, o que
significa que existem também __________________________.
As palavras que completam corretamente o trecho são:
Resposta incorreta.
A. questionário aberto, perguntas fechadas, perguntas sim ou não, perguntas de múltiplas
escolhas.
Resposta incorreta.
B. questionário fechado, perguntas abertas, perguntas optativas, perguntas de múltiplas
escolhas.
Resposta incorreta.
C. questionário fechado, perguntas abertas, perguntas optativas, perguntas de seleção
livre.
Resposta incorreta.
D. questionário estruturado, perguntas abertas, perguntas de sim ou não, perguntas de
múltiplas escolhas.
Você acertou!
E. questionário estruturado, perguntas fechadas, perguntas de sim ou não, perguntas de
múltiplas escolhas.
Para abordar uma certa quantidade de pessoas com as mesmas questões, mas com
respostas variáveis, é necessário usar um questionário estruturado. Se existe a
necessidade de saber sobre uma alternativa ou outra, usar perguntas sim ou não. Ao
dar a liberdade para o entrevistado escolher opções, são utilizadas perguntas de
múltiplas escolhas. 
3. Um pesquisador deseja utilizar um instrumento de coleta de dados estruturados para colher
informações sobre situação financeira, idade, sexo e escolaridade de uma comunidade
específica para tabular os dados e obter informações significativas sobre a realidade social da
comunidade entrevistada.
Qual é o instrumento de coleta que ele deve utilizar?
Resposta incorreta.
A. Pesquisa de marketing.
Você acertou!
B. Questionário.
O questionário é usado para coletar e tabular dados; os pesquisadores utilizam
questionários com questões fechadas e de múltiplas escolhas. As pesquisas de
marketing e as de opinião são utilizadas para coletar informações sobre um produto ou
situação específica. O diário de campo e o roteiro de observação são também
instrumentos de coleta de dados, porém, utilizados para outro tipo de pesquisa, como
comportamento de pessoas e anotações pessoais, respectivamente.
Resposta incorreta.
C. Roteiro de observação.
Resposta incorreta.
D. Diário de campo.
Resposta incorreta.
E. Pesquisa de opinião.
4. Você está na etapa de coleta de dados da sua pesquisa e precisa escolher qual instrumento
irá utilizar. Você já chegou à conclusão de que vai utilizar um questionário ou um roteiro de
entrevista. Relacione algumas características de um e de outro instrumento para decidir o
melhor.
(1) Questionário.
(2) Roteiro de entrevista.
( ) Amostras grandes.
( ) Podem fornecer informações mais subjetivas.
( ) Custos financeiros altos.
( ) Respostas anônimas.
( ) Consome menos tempo de elaboração.
 ( ) Análise de dados rápida .
Qual é a associação correta?
Resposta incorreta.
A. 1, 2, 1, 1, 2, 1.
Resposta incorreta.
B. 2, 1, 2, 2, 1, 1.
Você acertou!
C. 1, 2, 2, 1, 1, 1.
Os questionários são indicados para amostras grandes, garantindo o anonimatode
respostas e consumindo menos tempo de elaboração, além de promover uma análise de
dados mais rápida. As entrevistas com roteiros elaborados fornecem informações mais
subjetivas sobre os respondentes, têm custos financeiros altos devido à necessidade de
aplicação das entrevistas.
Resposta incorreta.
D. 2, 2, 1, 1, 1, 1.
Resposta incorreta.
E. 1, 1, 2, 1, 2, 2.
5. Uma cientista especialista em aves decide mudar-se para uma floresta inabitada para poder
realizar o sonho de descobrir uma nova espécie de ave. Passados muitos meses, a cientista
finalmente avista um pássaro que nunca tinha visto antes: ela desenha, anota, mas não
consegue fotografar, pois a ave desaparece rapidamente.
Voltando ao seu laboratório, tudo que ela tem para analisar sua descoberta é:
Resposta incorreta.
A. o seu questionário de observação.
Você acertou!
B. o seu diário de campo.
Muito usado por cientistas da área da biologia, a pesquisadora utiliza um diário de
campo para anotar suas observações, pois é o instrumento de coleta de dados mais
indicado para esse tipo de pesquisa. O questionário de observação e o roteiro de
entrevista são instrumentos de coleta de dados também, mas indicados para outro tipo
de pesquisa, como, por exemplo, entrevistas estruturadas em um estudo de análise de
um grupo específico de pessoas. Diário de vida e formulário de anotação são duas
possibilidades, a primeira usada para algo mais pessoal, como anotações de memória e
histórias pessoais, e o segundo é utilizado para, por exemplo, a observação de uma
situação que se tenha que observar/questionar pontos específicos. 
Resposta incorreta.
C. o seu roteiro de entrevista.
Resposta incorreta.
D. o seu diário de vida.
Resposta incorreta.
E. o seu formulário de anotações.
1. Quando um estudo chega na fase de análise dos dados, o pesquisador já escolheu
previamente como vai analisar os dados obtidos. Para isso, ele analisou as vantagens e as
desvantagens de cada tipo de análise e suas fases, para ver qual se encaixaria melhor com sua
necessidade de pesquisa.
A partir dessa perspectiva, quais são as diferenças entre as fases das análises quantitativa e
qualitativa? Marque a alternativa correta.
Resposta incorreta.
A. As fases de ambas são bem estruturadas e devem ser seguidas passo a passo.
Você acertou!
B. As fases da análise quantitativa são bem estruturadas, enquanto as fases da qualitativa
são mais maleáveis, podendo ser adaptadas ao contexto da pesquisa.
A principal diferença entre os dados quantitativos e os qualitativos é que os primeiros
incluem informações que podem ser comparadas. Tais informações são recolhidas de
uma amostra específica de uma população por meio de questionários, formulários,
roteiros de entrevistas, etc. Já os dados qualitativos são muito mais abertos a diferentes
tipos de análise, pois as informações recolhidas na maioria das vezes não podem ser
comparadas, visto que analisam situações particulares. 
Resposta incorreta.
C. As fases da análise qualitativa são rígidas e não permitem exceções, enquanto as fases
da quantitativa podem ser adaptadas ao contexto.
Resposta incorreta.
D. Ambos os tipos de análise não seguem estruturas em suas fases de análise de dados.
Resposta incorreta.
E. Na fase de análise de dados, as fases de ambos os tipos de pesquisas podem ser
aplicadas em qualquer estudo.
2. Se um estudo teve como base para coleta de dados a aplicação de um questionário
estruturado que gerou uma grande quantidade de dados, qual é o primeiro passo para
organizá-los?
Resposta incorreta.
A. Análise estatística dos dados.
Resposta incorreta.
B. Descrição dos dados.
Resposta incorreta.
C. Interpretação dos dados.
Você acertou!
D. Estabelecimento de categorias para os dados.
Como foi um estudo com uma coleta de dados com aplicação de um instrumento de
coleta estruturado, é possível concluir que se trata de um estudo quantitativo, e o
primeiro passo para organizar esses tipos de dados é o estabelecimento de categorias
para dividi-las e encaixá-las melhor.
Resposta incorreta.
E. Tabulação dos dados.
3. A fase de análise de dados tem um papel muito importante dentro da metodologia da pesquisa
dos estudos.
Sendo assim, qual é o principal objetivo da análise de dados?
Resposta incorreta.
A. A análise de dados tem como objetivo organizar as informações para a coleta de dados.
Resposta incorreta.
B. A análise de dados tem como objetivo estruturar dados para o instrumento de coleta de
dados.
Você acertou!
C. A análise de dados tem como objetivo organizar os dados para que estes forneçam as
respostas aos problemas e objetivos da pesquisa.
A análise de dados tem como objetivo organizar as informações que estão dispersas,
coletadas por meio do instrumento de coleta de dados, para que forneçam as respostas
aos problemas e objetivos da pesquisa. Tendo esse objetivo, a fase da análise de dados
não fornece informações sem análises posteriores nem estabelece relações com outras
fases do estudo, servindo como fornecedora dos dados coletados nos instrumentos de
coleta de dados para as fases seguintes do estudo.
Resposta incorreta.
D. A análise de dados tem como objetivo fazer relações entre o problema da pesquisa com
seus objetivos.
Resposta incorreta.
E. A análise de dados tem como objetivo fornecer informações para a construção dos
objetivos da pesquisa.
4. Quando o pesquisador está trabalhando com dados quantitativos, ele tem algumas opções
para fazer o tratamento dos dados coletados, e os mais utilizados são os softwares estatísticos.
Acerca das afirmações sobre os softwares estatísticos, analise se as alternativas a seguir são
verdadeiras ou falsas:
( ) Softwares estatísticos fornecem agilidade no tratamento dos dados.
( ) Existem softwares estatísticos pagos, assim como softwares livres.
( ) Os softwares estatísticos mais usados são: Atlas.ti, MaXqda e Nud.ist.
( ) Os softwares estatísticos facilitam a tabulação dos dados.
( ) Os softwares estatísticos não fornecem os dados em formatos próprios para usar em gráficos
e tabelas.
( ) Alguns softwares necessitam de um conhecimento mais aprofundado de estatística e
programação.
Qual é a sequência de respostas que preenche os parênteses corretamente? 
Resposta incorreta.
A. V, V, V, V, F, V.
Você acertou!
B. V, V, F, V, F, V.
Os softwares estatísticos são indicados por fornecer agilidade no tratamento e na
tabulação dos dados, sendo próprios para prover os dados prontos para serem usados
em gráficos, tabelas, etc. Existem softwares livres e pagos. Alguns softwares, por serem
mais complexos na sua estruturação, exigem do pesquisador um conhecimento mais
profundo de estatística e programação de dados. Os softwares Atlas.ti, MaXqda e
Nud.ist.são usados para fazer análise de dados qualitativos, e não quantitativos.
Resposta incorreta.
C. F, V, F, F, V, F.
Resposta incorreta.
D. V, V, F, F, V, V.
Resposta incorreta.
E. F, F, V, V, F, F.
5. Quando o pesquisador utiliza a análise de dados qualitativos,
ele tem como opção usar a análise de discurso ou a análise de
conteúdo, pois cada uma fornece uma base conceitual diferente
para o tipo de estudo.
Analisando as alternativas a seguir, assinale a que apresenta as diferenças entre elas.
Resposta incorreta.
A. A análise de conteúdo tem o foco na interpretação de dados qualitativos no sentido de
analisar o conteúdo coletado verbalmente dos objetos analisados; já a análise de discurso
tem o foco na análise das categorias criadas pelos pesquisadores.
Você acertou!
B. A análise de conteúdo trabalha com o conteúdo dos textos, da comunicação
escrita e seus significados coletados pelos pesquisadores; e a análise de discurso
trabalha com a análise das motivações do emissor da mensagem, analisando o discurso
em si.
A análise do discurso se envolve com o sentido e não com o conteúdo dos textos,
focada no emissor da mensagem do discurso, sempre preocupada com o contexto
social que o cerca; já a análise de conteúdo, como seu nome já diz, se preocupacom a
linguística, com a materialidade do texto, estabelecendo categorias para a interpretação
dos dados, visando a confiabilidade e a validade de suas respostas.
Resposta incorreta.
C. A análise de conteúdo se coloca à frente das análises de contextos sociais dos
emissores das mensagens, enquanto a análise do discurso conversa com o conteúdo
bruto das informações coletadas.
Resposta incorreta.
D. A análise de conteúdo propõe uma conexão entre a análise dos dados com o campo da
linguística, estabelecendo relações entre elas; já a análise do discurso prima pela validade
e confiabilidade da análise de termos.
Resposta incorreta.
E. A análise de conteúdo discursa sobre as intenções dos proponentes das mensagens,
se preocupando com seus valores; já a análise do discurso procura dar significado às
palavras dos documentos.

Mais conteúdos dessa disciplina