Buscar

PEDAGOGIA

Prévia do material em texto

ASPECTOS DAS HUMANIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA PEDAGOGIA 
Plano de Ensino
Ementa: introdução à discussão sobre a influência das abordagens sociológicas, históricas e pedagógicas na educação física.
Competências: compreender e aprofundar as contribuições das humanidades em relação à educação física; relacionar o conhecimento das humanidades com a realidade social de ação da educação física; compreender as diversas manifestações do movimento humano para os diferentes grupos sociais.
Conhecimentos: processos históricos que compõem a educação física; a ginástica, a educação do físico e a formação da educação física como disciplina escolar; as primeiras escolas de formação em educação física.
Habilidades: pesquisar, conhecer e compreender a realidade histórica, social e pedagógica da educação física; intervir acadêmica e profissionalmente na realidade social, por meio das manifestações e expressões do movimento humano; apropriar-se das mudanças históricas, relevância social e aplicações.
Como pudemos compreender, há uma vasta base de conhecimentos que são necessários à nossa profissão. A pedagogia é uma parte integrante muito importante dessa base, visto que a educação física é, em sua essência, uma área de intervenção profissional-pedagógica que não está restrita apenas à escola.
Vamos, então, a mais uma área das humanidades.
Tema 01 - O que é pedagogia?
Com frequência, temos uma noção do significado de alguns termos, mas por vezes é difícil explicá-los. Para poder ministrar uma aula, o professor de Educação Física precisa de conhecimentos da área da pedagogia, que serão utilizados por ele para que, com base em seus objetivos, na realidade dos alunos e no contexto em que a aula acontece, torne compreensíveis e ensináveis aos alunos os conteúdos que deseja ensinar. Mas o que é a pedagogia?
Tema 02 - Conceitos-chave na pedagogia
Para dispormos de conhecimentos da área pedagógica em nossa profissão, precisamos compreender alguns termos encontrados com frequência em livros, artigos e outros trabalhos acadêmicos dessa área, como concepções ou abordagens de ensino, tendências educacionais, didática, paradigma, fenomenologia e empirismo.
Tema 03 - Procedimentos metodológicos em educação/pedagogia
Uma característica que podemos perceber referente ao campo pedagógico é a de que este se mescla a diferentes áreas de conhecimento. Dessa forma, nas pesquisas realizadas nessa área, é comum que encontremos grande diversidade de abordagens teórico-metodológicas e que os procedimentos sejam semelhantes aos demais. O diferencial da pedagogia é que as pesquisas servem como estratégia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores, de maneira que eles possam utilizar suas pesquisas e seus estudos para aperfeiçoar tanto sua forma de ensinar quanto a aprendizagem de seus alunos.
Tema 04 - Inserção da pedagogia na educação física
Muitas mudanças ocorreram na forma de compreender e ensinar a educação física depois da crise sofrida pela área nos anos 80. A quebra de paradigmas ultrapassados em nossa área aconteceu, principalmente, por influência das ciências humanas, e a pedagogia teve papel muito importante nesse contexto. Foi com base nas tendências educacionais advindas da pedagogia que foram desenvolvidas muitas das novas propostas de abordagens para a área da educação física. Hoje, a pedagogia faz parte das matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física pelo Brasil afora.
Tema 05 - Exemplos práticos
Como dissemos anteriormente, os estudos e as pesquisas da área da pedagogia visam ao desenvolvimento e à evolução da prática pedagógica dos professores e também a uma aprendizagem ótima por parte dos alunos. No caso da pedagogia aplicada à educação física, segue-se essa mesma finalidade. Podemos citar como exemplos os estudos sobre o histórico e as transformações das abordagens de ensino da educação física, sobre a metodologia de ensino da educação física e dos esportes para os diferentes públicos e em diferentes espaços, sobre o que ensinar na educação física, sobre a estruturação de matrizes curriculares de cursos de educação física etc.
Vamos tentar aplicar os conhecimentos adquiridos nesta aula? Imagine que você, professor de Educação Física de seu estado, queira saber como foram elaborados o planejamento e a didática referentes ao conteúdo ginástica para alunos do 5º ao 8º ano de um colégio renomado de sua cidade, ou que você, treinador da equipe de base (crianças e adolescentes) de um clube desportivo, queira compreender como foi elaborado e aplicado o plano de treinamento tático de um clube de futebol importante de sua cidade. A qual dos três grupos de vertentes teórico-metodológicas abordadas em nossa aula pertenceriam essas propostas de pesquisa? E a quais instrumentos você poderia recorrer?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes