Buscar

11771_0 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso Técnico em Química – UC 09 – Operação de Processos Químicos 
	Situação de aprendizagem 03 – Atividade 02
	Valor: Valor: 8 pontos
	Modalidade: EaD
	Nome:
Situação de Aprendizagem 03 – Atividade 2
PulCel, uma empresa inovadora
Contextualização
Após o estudo para um novo produto a ser fabricado pela empresa com base nas análises de Carlos, podemos agora desenvolver sua produção em escala industrial. No entanto, no processo de obtenção do novo tipo de polímero celulósico a empresa vem enfrentando problemas de elevada corrosão em um equipamento crucial para o processo, conhecido como digestor de aço carbono (reator pressurizado para polpação de cavacos de madeira no processo de obtenção de celulose). 
Uma das funções da área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento de Produto é também buscar formas de reduzir os impactos gerados pelos processos de corrosão na planta industrial. Quando se trata de uma indústria do ramo de produção de celulose, a corrosão é prejudicial na medida em que causa aumento nos custos operacionais e de manutenção no processo, gerando também paralisações não programadas na produção.
Outro fator importante no combate à corrosão está relacionado a questões de segurança industrial, pois o digestor é um equipamento pressurizado e falhas em sua estrutura podem causar acidentes graves. Neste cenário, a equipe supervisionada pelo engenheiro Gilson foi procurada para apontar uma solução. 
Agora o técnico em químico Carlos tem uma nova tarefa, encontrar os motivos da ocorrência da corrosão no equipamento e propor uma solução para o problema. E você irá ajudá-lo nesta tarefa! 
Elabore um texto propondo e discutindo sobre o problema de corrosão enfrentado pela empresa no digestor de aço carbono. No texto elaborado, os seguintes tópicos serão avaliados:
1) Possíveis razões para ocorrência da corrosão; 
2) Recomendações de métodos para tratamento e prevenção da corrosão.
NIEaD – Núcleo Integrado de Educação à Distância

Continue navegando