Buscar

atividade83362_portfólio01 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Disciplina: TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVAS - Semestre: 1º SEMESTRE 
Professora: Maria Dolores Bortolança
Atividade referente às aulas 1 – 2 – 3 e 4 Enviar no Portfólio 1
01. Explique quais os benefícios que o uso das novas tecnologias pode trazer para a educação. Mínimo de 6 e máximo de 8 linhas. (1.0)
R: As novas tecnologias na educação trazem benefícios significativos, como o acesso a recursos globais, promovendo aprendizado enriquecido e atualizado. A colaboração entre alunos é facilitada por plataformas online, fomentando a aprendizagem colaborativa. A personalização do ensino permite que cada aluno progrida em seu próprio ritmo, enquanto a aprendizagem remota amplia o alcance da educação. Ferramentas como realidade virtual criam experiências imersivas, tornando o aprendizado mais envolvente. A automação de tarefas administrativas libera tempo para professores se concentrarem no apoio individual aos alunos, promovendo eficiência educacional adaptável.
02. Discorra sobre o que são Metodologias Ativas? (mínimo de 5 linhas) (1.0)
R:Metodologias Ativas são abordagens pedagógicas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo a participação ativa, a reflexão e a construção do conhecimento. Diferentemente dos métodos tradicionais, que focam na transmissão unidirecional de informações, as Metodologias Ativas incentivam a interação, seja por meio de projetos, discussões em grupo, resolução de problemas ou atividades práticas.
Essas metodologias buscam desenvolver habilidades como pensamento crítico, criatividade e colaboração, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Ao envolver os estudantes de maneira ativa, as metodologias ativas visam não apenas transmitir conhecimento, mas também estimular o raciocínio independente e a autonomia, preparando os alunos para enfrentar desafios do mundo real.
03. Sobre as tecnologias digitais, analise as afirmativas abaixo. (1.0)
a) O acesso à cultura digital é um direito de todos e um dever de toda a sociedade engajar-se em prol de uma educação de qualidade que contemple a todos.
b) O professor, junto com seus alunos, pode criar possibilidades interessantes e diversas, gerando, partilhando, reinventando e construindo saberes. As tecnologias oferecem facilidades para fazer gráficos, textos, mapas mentais, reuniões, salas de bate-papo, podcast e tantas outras possibilidades.
c) Fazendo uso das tecnologias digitais numa imensidão de recursos, potencializa-se o conhecimento. Dessa maneira, constrói-se a cidadania em um novo tempo.
d) O conhecimento é de propriedade coletiva. Assim promover a inclusão digital se faz necessário. 
Assinale a alternativa correta.
a) V - V - F - V
b) V- V - V - V
c) F– F – F - V
d) F - V- F - V
04. Leia com atenção as asserções abaixo: (1.0).
A - O acesso à cultura digital é um direito de todos e um dever de toda a sociedade engajar-se em prol de uma educação de qualidade que contemple a todos. O acesso às diferentes culturas e identidade nas diversas camadas da sociedade, é um direito humano. 
B - Também na Educação, com o rápido desenvolvimento e transformações pelas quais passa a sociedade, é necessária uma visão ampla, crítica e evolutiva, para que se possam diminuir as diferenças, igualar as oportunidades educativas, o acesso às diferentes culturas e identidade nas diversas camadas sociais. O não acesso ao mundo das tecnologias e do modo de vida da cultura digital contemporânea, leva à exclusão. 
A respeito dessas duas asserções, é correto afirmar que:
a) As asserções A e B são verdadeiras.
b) As asserções A e B são falsas.
c) A asserção A é falsa, e a B verdadeira.
d) A asserção A é verdadeira, e a B é falsa.
05- Sobre o ensino hibrido, avalie as afirmações a seguir: (1.0)
I- Ensino híbrido é um método pedagógico, uma estratégia com a qual os estudantes aprendem através de interações presenciais (off-line) combinadas com instruções digitais (on-line).
II - Tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos, tanto no presencial quanto a distância. Essa modalidade é conhecida também como blended-learning ou b-learning. 
III - O híbrido é um modo de vida que foi incorporado pela sociedade em todos os campos e que impacta também profundamente a reconfiguração da escola. Os modelos híbridos ainda são recentes na educação básica brasileira.
Assinale a alternativa correta:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Bom Trabalho!

Continue navegando