Buscar

Pontos fortes e fracos da concorrência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pontos fortes e fracos da concorrência
1. O ambiente interno de uma organização envolve capacidades, competências e recursos necessários para que os empreendimentos possam transformar as oportunidades emergentes em vantagens competitivas.
No que diz respeito aos atributos internos de uma organização (os seus ativos), qual tipo de recurso é responsável pela experiência, conhecimento, julgamento e propensão para tomada de decisão?
B. Recursos humanos.
Com o emprego da análise SWOT, avaliam-se elementos inseridos nos ambientes interno e externo de uma organização. Assim, no que diz respeito às questões internas da organização, recursos físicos estão associados a questões como máquinas e edificações; recursos organizacionais estão relacionados a elementos como cultura organizacional, sistemas de controle, entre outros; recursos financeiros referem-se a fatores como patrimônio e lucro; recursos tecnológicos envolvem capacidade de aperfeiçoamento de produtos, qualidade, entre outros; e, finalmente, os recursos humanos estão associados ao enunciado exposto, pois envolvem elementos intrinsicamente subjetivos, que necessitam da expertise humana para serem viabilizados, como a experiência, por exemplo.
2. "É a análise de cenários que irá fundamentar as estratégias da empresa, por isso é de extrema importância na concepção do planejamento estratégico. Sua principal função é analisar o contexto (interno e externo) no qual a empresa está inserida e identificar fatores futuros que são passíveis de ocorrer, possibilitando-se visão mais clara do cenário atual e permitindo a tomada de decisão mais fundamentada e precisa. É importante destacar que sua principal função não é tentar prever o futuro, mas identificar fatores que podem se tornar reais a longo prazo" (MORAES, 2016).
No âmbito do planejamento estratégico (PE), uma ferramenta comumente utilizada pelas instituições é a matriz SWOT, na qual:
E. são identificados os pontos fortes e fracos da instituição, bem como as ameaças e oportunidades.
De acordo com o Guia rápido: análise SWOT (2014), a análise SWOT é uma ferramenta que analisa a empresa e onde ela está inserida. É um complemento para o planejamento estratégico e foi criada entre as décadas de 1960 e 1970 por Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford após reunir dados de 500 empresas na época. O termo SWOT é um acrônimo das palavras em inglês: forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Com a SWOT, é possível obter uma ampla visão da realidade da sua empresa, uma vez que ela se propõe a analisar os pontos internos e externos que afetam a organização. Por fim, questões que envolvem o estabelecimento de objetivos, visão e missão organizacional estão sob a égide da estratégia organizacional.
3. No contexto organizacional, a concorrência entre as organizações baseia-se em sua capacidade de adquirir, tratar, interpretar e utilizar a informação de forma eficaz. As organizações que liderarem essa competição serão as grandes vencedoras do futuro (MCGEE; PRUSAK, 1994).
Considerando essas informações sobre a importância de se identificar fontes de informações sobre os concorrentes, bem como tipos estudados no livro-texto desta Unidade de Aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(a) falsa(s).
( ) A ferramenta benchmarking contribui para identificar, por meio de portais como o Reclame Aqui e fóruns de discussões em redes sociais, informações de clientes, fornecedores e outros stakeholders vinculados ao negócio, como experiências na aquisição de produtos da empresa, atendimento, serviços, entre outros.
( ) O Business Model Canvas auxilia o acesso a informações sobre diversos aspectos da empresa, como fontes de receitas, proposta de valor, canais de comunicação, entre outros, que são coletados para a criação de planos de negócio.
( ) Os indicadores de desempenho do negócio em todas as áreas e departamentos, pesquisas de mercado, relatórios de análises de mercado e relatórios de tendências são considerados formas de obtenção de informação.
( ) O acesso a plataformas de reviews colabora com a identificação das melhores práticas utilizadas por negócios concorrentes de determinado setor, como faturamentos, processos empregados, áreas de desenvolvimento e atendimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
D. F, V, V, F.
A afirmativa I está incorreta, pois, apesar de o benchmarking ser uma das formas de obtenção de informações, ele está associado ao processo de pesquisa acerca das melhores práticas de gestão de determinado setor, que conduzem a organização a um desempenho superior. A afirmativa II está correta, pois a visão abrangente possibilitada pelo Business Model Canvas permite ao gestor identificar parceiros ativos do negócio, público-alvo, entre outros. A afirmativa III está correta, pois todos os elementos apresentados podem ser utilizados na obtenção de informações, especialmente para organizações que, antes de aplicar a análise SWOT, aplicam a técnica de brainstorm (tempestade de ideias), a fim de assimilar ideias e soluções para o negócio. A afirmativa IV está incorreta, pois, apesar de o acesso à plataforma de reviews ser bem útil na obtenção de informações, estes estão associados ao acesso a sites como o Reclame Aqui, consumidor.gov, fóruns diversos, entre outros.
4. A matriz SWOT é uma ferramenta empregada para identificar os pontos fortes utilizados na propagação da marca e dos produtos frente ao mercado, bem como os pontos deficientes nesse quesito que fazem com que os clientes tenham menos conhecimento da empresa como referência, deixando margem para os concorrentes (LUZ, 2014).
Considerando o contexto apresentado e os conteúdos abordados nesta Unidade de Aprendizagem, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com o emprego da análise SWOT, é possível cruzar pontos fortes e oportunidades e obter informações úteis acerca das vantagens/produtos/serviços oferecidos por uma empresa em comparação à(s) sua(s) concorrente(s).
PORQUE
II. Na análise SWOT, o cruzamento das informações é de grande valia para que a organização observe como os pontos fortes podem auxiliar o aproveitamento de oportunidades e a minimização de ameaças, bem como o papel das fraquezas no que se refere a perder oportunidades e abrir portas para novas ameaças.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A.  As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I está correta, pois, na ilustração apresentada, é possível, por exemplo, saber se uma tecnologia de ponta (oportunidade) pode propiciar o desenvolvimento de produtos com inovações que os concorrentes não possuem (pontos fortes). A asserção II também está correta e é uma justificativa correta da I, porque o cruzamento das informações é uma das grandes vantagens de se empregar a análise SWOT, conforme exemplo demonstrado.
5. A ferramenta SWOT incentiva o empreendedor a analisar sua empresa sob diversas perspectivas de forma simples, objetiva e propositiva. Para viabilizar a sua aplicação, é necessário conhecer as características de cada um dos seus elementos constitutivos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os elementos constitutivos da análise SWOT, analise as etapas a seguir e associe-as com suas respectivas definições.
I. Força
II. Fraqueza
III. Oportunidades
IV. Ameaças
( ) Nessa fase, identificam-se qualidades positivas da empresa, ou seja, tudo aquilo que agrega valores e está sob o controle da organização.
( ) Nessa etapa, são avaliados fatores externos que, quando surgem, trazem benefícios para a corporação.
( ) Nessa fase, são estudados fatores que podem prejudicar a corporação de algum modo, como o ingresso de uma grande empresa no segmento.
( ) Nessa etapa, são analisados pontos que atrapalham e não trazem vantagens competitivas para o negócio.
Agora, assinale a alternativaque apresenta a sequência correta:
A. I, III, IV, II.
De acordo com o Guia rápido: análise SWOT (2014), forças (reforçam tudo aquilo que agrega valor para a organização, como uma marca reconhecida, forte, por exemplo) e fraquezas (expõem as limitações, dificuldades da organização, como um atendimento que deixa a desejar, por exemplo) estão associadas ao ambiente interno de uma organização, portanto, são variáveis controláveis, passíveis de ampliação, correção, entre outros. Por outro lado, as oportunidades (fatores emergentes que podem gerar vantagens, como uma nova tecnologia, por exemplo) e as ameaças (fatores que podem afetar o negócio, como o crescimento do mercado, saturação, por exemplo) estão associadas ao ambiente externo organizacional, portanto, são variáveis incontroláveis.

Continue navegando