Buscar

ATIVIDADES AASI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Leia o relato a seguir:
Um paciente de 10 anos compareceu à clínica para realizar uma pré-moldagem. Durante a anamnese, a mãe relatou que a criança faz tratamento com otorrinolaringologista há muitos anos, tratando otites de repetição que sempre surgem após frequentar a piscina.
Pensando em um molde que proteja a orelha dessa criança, qual modelo você indicaria? RESPOSTA: Tampão
2- Uma das queixas mais comuns em pacientes usuários de aparelho auditivo, principalmente com perda auditiva sensorioneural com configuração em rampa, é o efeito oclusão, que pode ser caracterizado pela sensação de ouvido tampado e incômodo com a própria voz. Sempre que se referem a isso, é necessário realizar alguns ajustes e modificações.
No que diz respeito ao motivo, analise as alternativas e assinale a correta.
RESPOSTA: Ocorre devido a ventilação que não está adequada com o conduto e a perda auditiva, podemos também reduzir o grave e aumentar o comprimento do molde.
3- As medidas subjetivas usadas no processo de validação são protocolos de autoavaliação com diferentes objetivos, mas, em geral, buscam compreender o impacto da perda auditiva antes da adaptação e depois do uso da prótese. Para isso, é necessário conhecer cada protocolo, para aplicar o melhor de forma específica, trazendo satisfação ao paciente.
Assinale a alternativa correta sobre os protocolos de validação/ verificação.
RESPOSTA: Os protocolos HHIE e HHIA, apresentam o mesmo objetivo, porém para públicos diferentes.
4- Os aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) são acessórios que captam o som, aumentam a intensidade e as envia para a orelha. Existem vários modelos, na qual se adaptam a perdas auditivas variáveis e ao melhor conceito estético, mas sabemos que para que ele funcione adequadamente precisam de componentes elétricos/ acústicos.
Em vista disso, assinale a alternativa correta em relação aos componentes presentes no AASI.
RESPOSTA: Amplificador, microfone, receptor, fonte de energia (carregador ou pilhas).
5- Quando o paciente passa pelo processo de avaliação auditiva, visita o otorrinolaringologista e comparece ao consultório com a indicação de aparelhos auditivos, iniciamos um processo de avaliação que visa coletar informações essenciais para a melhor escolha. Portanto, é fundamental iniciar o processo de avaliação seguindo algumas etapas. Muitas vezes, o processo de avaliação não foi realizado com você, então precisamos ter certeza de todo o laudo para iniciar a reabilitação.
Baseado no trecho acima, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
RESPOSTA: Anamnese; Avaliação audiológica; questionário pré-adaptação e seleção do AASI.
6- O molde acústico é um acessório desenvolvido para facilitar a adaptação do aparelho auditivo no conduto auditivo, além de conduzir e modificar a recepção sonora no meato acústico. Para realizar a moldagem no paciente, precisamos conhecer a anatomia auditiva e alguns instrumentos que nos auxiliarão nesse processo. Sendo assim, assinale a alternativa correta sobre o material utilizado durante a moldagem.
RESPOSTA: Bloqueador de massa; lanterna, otoscópio, massa e seringa. 
7- Os aparelhos auditivos apresentam a função de aumentar o som, processar e entregar ao usuário de forma confortável e audível. Existem vários fatores que colaboram para esse funcionamento, no contexto da eletroacústica, os dispositivos são caracterizados por três elementos fundamentais.
 
Sobre as características eletroacústicas, analise as afirmativas abaixo.
 
I   - Ao analisar a ficha técnica de um aparelho, no item faixa de frequência, é preciso inicialmente analisar o grau de perda para saber se é o suficiente.
II-  Ao inserir o limiar de desconforto do paciente no software de programação, é possível controlar a saída máxima do aparelho.
III – O ganho acústico está ligado ao grau de perda,  quanto maior a perda auditiva, maior o ganho que esse aparelho precisa ter.
IV – Ganho, saída máxima, Efeito Corneta e atenuadores são características eletroacústicas de todos os aparelhos auditivos.
 
É correto o que se afirma em: RESPOSTA: Apenas II e III  estão corretas.
8- Quando vamos adaptar um paciente, precisamos levar em conta a perda auditiva, características anatômicas e dificuldade motora para realizar as escolhas mais assertivas possíveis. Outro fator a considerar é a escolha do molde, os cuidados na pré-moldagem, as modificações e as características eletroacústicas que devemos escolher.
 
Sobre todo esse processo, analise as afirmações abaixo.
 
I-             Pacientes que apresentam cirurgias na membrana timpânica podem realizar pré-moldagem, desde que esteja bem vedado o meato acústico.
II-           Se o paciente falar, mastigar ou abrir e fechar a boca durante a pré moldagem danificará o molde. A instrução é para que o paciente fique em silêncio ao colocar a massa no conduto.
III-          Pacientes com perda auditiva severa, com conduto muito flácido; o melhor molde é o silicone modelo canal.
IV-         Pacientes com perda auditiva condutiva leve ascendente; para evitar desconforto, faz-se necessário realizar uma ventilação no molde.
 
É correto o que se afirma em: 
RESPOSTA: Apenas I está correta.
9- Um paciente homem, 67 anos, compareceu à clínica para iniciar teste de AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual). Os exames apresentados tinham os seguintes laudos: Perda auditiva sensorioneural moderada. Limiar: desconforto em torno de 95 dB. Timpanometria com curva tipo A bilateral; Reflexo acústico presente – apresentando recrutamento. Com base nessa informação, quais dados serão necessários inserir no programador do aparelho para não gerar desconforto a esse paciente?
RESPOSTA: Via aérea, via óssea e limiar de desconforto.
10- Os moldes auditivos foram projetados para levar o som do aparelho até e conduto do paciente. Sabemos que há uma enorme variação de modelos, cada um com sua peculiaridade. Sempre levando em conta a anatomia do paciente e as condições audiológicas, como configuração auditiva e grau de perda. Em relação aos modelos de molde, assinale a alternativa que apresenta os mais utilizados na prática clínica.
RESPOSTA: Invisível simples, invisível duplo, canal, concha, intracanais e tampão.
11- Na adaptação infantil, precisamos ter um olhar muito cuidadoso, e um dos modos de ser assertivo na adaptação é por meio da verificação. Pois as crianças nem sempre conseguem expressar suas queixas de forma eficiente. Além disso, compreendemos a importância da audibilidade nessa fase, sendo necessário o acompanhamento de perto, inclusive com audiometria anual. Em relação a adaptação auditiva infantil, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
RESPOSTA: No uso do modelo BTE (por questão de segurança) observar o desenvolvimento de linguagem, encaixe de molde e encaminhados necessários (terapia).
12- Para que o molde apresente o conforto necessário ao paciente, muitas vezes são necessárias algumas adaptações acústicas. Essas adaptações têm o objetivo de otimizar a passagem do som em relação à anatomia e à perda auditiva do paciente, principalmente a configuração audiométrica. Sabemos que é fundamental ter em mente as frequências que estão alteradas e preservadas para realizar modificações no molde. Com base nessa informação, assinale a alternativa que corresponde às adaptações acústicas que podem ser realizadas nos moldes.
RESPOSTA: Ventilação, damper ou atenuador, e efeito corneta.
13-

Continue navegando