Buscar

FÓRUM 3 - Suco de bacada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FÓRUM – SEMANA 3
SUCO DE BACADA
1. O que causou este surto desta doença? Como evitar este problema? Quais tipos de alimentos possuem risco potencial semelhante?
O surto da doença de Chagas foi ocasionada pelo o consumo do suco de bacaba contaminado pelo agente Trypanosoma Cruzi, protozoário causador da doença. A contaminação certamente ocorreu devido à má higienização no período de processamento da bacaba, uma vez que, a fruta, antes do seu consumo deve passar por um processo de lavagem, aquecimento e pasteurização a fim de matar o possível protozoário. 
Este problema pode ser evitado aumentando a vigilância ao consumir alimentos, principalmente em região endêmicas, uma vez que a falha no processo de higienização ou preparação de determinada comida, pode acarretar na contaminação por parte do parasita. Logo, é recomendado a realização da correta higienização de frutas, verduras e legumes. 
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), alimentos como açaí fresco e caldo de cana não higienizados corretamente, são também os principais alimentos com alto potencial de contaminação por Trypanosoma Cruzi, principalmente aqueles que são vendidos na estrada de origem duvidosa, assim como também alimentos crus como carne malpassada. 
REFERÊNCIAS:
DO COVID, M. I. A. MOTIVAÇÕES DOS INDIVÍDUOS PARA REALIZAR ATIVIDADES DE LAZER DURANTE A PANDE. INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE, p. 28.
Jornal USP. Alimentos contaminados são causa de surtos da doença de Chagas. Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 2019. Disponível em: < http://rbp.fmrp.usp.br/alimentos-contaminados-sao-causa-de-surtos-da-doenca-de-chagas/> Acessado em: 22 de agosto de 2023.

Outros materiais