Buscar

Qualidade de Vida e Educação Física - Principais conceitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Qualidade de Vida e Educação Física
Principais conceitos
Nesta webaula, entenderemos o que é qualidade de vida e trataremos sobre os fatores que a influenciam.
Qualidade de vida: conceitos e sua relação com a saúde da humanidade e meio ambiente 
A qualidade de vida deve ser abordada considerando diferentes direções, englobando aspectos relacionados à saúde física, ao convívio social, à condição de saúde mental, à saúde emocional, às relações interpessoais, às relações no trabalho, ao meio ambiente em que estamos inseridos, ao nosso lazer, ao nosso nível socioeconômico, à segurança pública, ao saneamento básico, ou seja, tudo o que faz parte do universo humano que pode influenciar positivamente ou negativamente nossa satisfação pessoal.
Segundo a OMS (1998, [s.p.]), qualidade de vida é:
[...] a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto cultural e nos sistemas de valores nos quais ele vive em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. É um conceito amplo e complexo que engloba a saúde física, o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais, as crenças pessoais e a relação com as principais características do meio ambiente. 
O meio ambiente corresponde a todo o universo humano, referente ao espaço físico que o cerca (infraestrutura, moradia), ao meio social em que vive (ambiente familiar, escolar e profissional) e aos aspectos naturais (condições climáticas, qualidade da água e do ar, condições básicas de higiene).
Alguns dos fatores ambientais não podem ser modificados pelo profissional de educação física, que deve propor intervenções possíveis e efetivas. O desafio é a elaboração de ações voltadas para a população de maneira individualizada, ou seja, compreendendo as particularidades e as necessidades de cada indivíduo, em busca da promoção da saúde e do bem-estar.
Principais abordagens sobre qualidade de vida e promoção da saúde 
O termo qualidade de vida é abrangente se pensarmos em todos os fatores que podem influenciá-la e que fazem parte da vida humana. As principais abordagens sobre qualidade de vida, baseadas na classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS, 1998), são: 
Estado físico
Estado psicológico
Nível de independência
Relações sociais
Entorno
Crenças pessoais e espirituais
Para a promoção da saúde, o estado físico é muito importante e está relacionado aos bons hábitos, como: 
Mante uma alimentação saudável
A alimentação saudável baseia-se na dieta equilibrada e diversificada, a fim de fornecer ao corpo a quantidade e a variedade necessárias de nutrientes. 
Ter boas noites de sono 
A boa qualidade do sono refere-se à quantidade de horas dormidas e à capacidade de manter o sono de maneira ininterrupta, profunda, levando menos tempo para adormecer; a qualidade de vida pode ser diretamente afetada pela qualidade do sono.
Praticar exercícios
A prática de exercícios físicos e a atividade física são importantes na manutenção da saúde, na prevenção e no controle de doenças crônicas e também na melhora do condicionamento físico.
Estresse e depressão
Os aspectos mentais são fatores significativos para uma boa qualidade de vida e bem-estar, o meio ambiente e as escolhas pessoais podem interferir de maneira positiva ou negativa na saúde mental, por isso, deve-se optar por hábitos de vida saudáveis. A depressão é um transtorno mental que pode causar grande sofrimento para a pessoa afetada; a prática de atividades físicas pode ser uma importante aliada tanto na sua prevenção quanto no seu tratamento. 
O estresse é uma resposta natural do corpo humano, porém, quando a resposta ao estresse ultrapassa os limites naturais e passa a fazer parte da rotina, traz malefícios à saúde, afetando o bem-estar e a qualidade de vida. A prática de atividade física pode ajudar a reduzir os níveis de estresse.
Fonte: Shutterstock
Bem-estar, saúde e longevidade 
A saúde e a longevidade podem ser influenciadas por fatores genéticos, aqueles herdados pelos ancestrais, assim, algumas pessoas podem apresentar maior predisposição a doenças e outras podem viver por mais tempo. 
Além dos fatores genéticos, os fatores ambientais também exercem uma grande influência no estado de saúde e na longevidade. Escolhas inadequadas, como consumo de drogas ilícitas, tabagismo, abuso de álcool, má alimentação e comportamento sedentário, comprometem o bem-estar, a saúde e, consequentemente, a longevidade.
Saiba mais
Você sabia que a frase “Mens sana in corpore sano” é um fragmento do poema Sátira X, escrito pelo poeta romano Juvenal? Essa citação é uma resposta à pergunta do que o ser humano deve esperar da vida: mente sã em um corpo são. 
Por fim, reforçamos que pensar em proporcionar qualidade de vida é pensar em promoção de saúde, tanto no âmbito físico quanto no mental e no emocional. Para promover o bem-estar, nós, profissionais de educação física, desempenhamos um importante papel: podemos oferecer práticas e ações de conscientização como ferramenta para proporcionar saúde e bem-estar.

Continue navegando