Buscar

Fundamentos de Automação Industrial (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundamentos de Automação Industrial
Aluno (a): João Davi Cipriano	
Data: .
Avaliação Pratica 
 19/11/2023
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 4 (quatro) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
	
Questão 1 – Como funciona o servomotor? Quais são as sua principais aplicações?
Resposta ; A parte interna é dividida em algumas partes, cada uma com uma diferente importância e todas elas serão mencionadas e explicadas logo abaixo.
Caixa de engrenagens
A caixa de engrenagens funciona como redutor, propiciando um ajuste considerável de torque em relação à posição que o potenciômetro está, fazendo com que o mesmo se estabilize nesta posição.
Simplificadamente, as engrenagens irão girar em uma diferente velocidade quando comparadas com o motor, produzindo um torque maior. 
Potenciômetro
É basicamente um resistor, o qual a resistência varia de acordo com quanto você gira o servomotor, responsável então por dar este feedback da posição para o circuito de controle para que o mesmo cheque se atingiu ou não a posição predeterminada.
Circuito de controle
Como mencionado acima, este componente fará a leitura do quanto o motor girou, através do giro do potenciômetro. Portanto, é responsável pela recepção do sinal do comando e ajustará a posição do servomotor.
Motor
O motor presente no servomotor pode ser tanto de corrente contínua (CC) quanto de corrente alternada (CA). 
Mas tendo dois diferentes tipos de motores de alimentação, quais seriam as diferenças entre o servomotor CA e servomotor CC?
Para responder a essa pergunta, preparamos, a seguir, uma apresentação simplificada sobre os principais tipos de servomotores.
Os servos são utilizados em várias aplicações em que é preciso controlar posição com precisão e velocidade altas. Tanto na indústria como no universo hobbystar os servos são muito populares.
Dentre as principais aplicações podemos citar as seguintes:
· Aeromodelismo;
· Automodelismo;
· Nautimodelismo;
· Robótica;
· Automação de processos;
· Controle de válvulas;
· Qualquer aplicação em que seja preciso controlar posição ou movimento;
Questão 2 – O que é o sistema SCADA?
Resposta ;
O SCADA é tipicamente uma combinação de elementos de software e de hardware, como controladores lógicos programáveis (PLCs) e unidades terminais remotas (RTUs). A aquisição de dados começa com os PLCs e RTUs, que se comunicam com os equipamentos de chão de fábrica, como máquinas e sensores. Os dados coletados dos equipamentos são enviados ao próximo nível, como a sala de controle, onde os operadores poderão supervisionar os controles de PLC e RTU usando interfaces homem-máquina (HMIs). As HMIs são um elemento importante dos sistemas SCADA. Elas são as telas utilizadas pelos operadores para a comunicação com o sistema SCADA. 
Questão 3 – O que são as redes Petri?
Resposta ;Rede de Petri é uma técnica de modelagem que permite a representação de sistemas, utilizando como alicerce uma forte base matemática [MAC96]. Essa técnica possui a particularidade de permitir modelar sistemas paralelos, concorrentes, assíncronos e não-determiníticos [VAL80]. A representação gráfica de uma rede de Petri básica é formada por dois componentes: um ativo chamado de transição (barra) e outro passivo denominado lugar (círculo). Os lugares equivalem às variáveis de estado e as transições correspondem às ações realizadas pelo sistema [MAC96]. Esses dois componentes são ligados entre si através de arcos dirigidos. Os arcos podem ser únicos ou múltiplos. A figura 1 mostra os elementos básicos de um grafo associado às redes de Petri. 
Questão 4 – Quais são as rede elementares?
Nesta seção, são apresentadas algumas redes que, a partir delas, derivam muitas outras redes mais complexas. São discutidas as redes representativas de seqüenciamento, distribuição, junção, escolha não-determinística e atribuição. -
 Seqüenciamento: é a rede que representa a execução de uma ação, desde que uma determinada condição seja satisfeita. Após a execução dessa ação, pode-se ter outra ação, desde que satisfeita outra determinada condição 
Seqüenciamento. - Distribuição: é a rede elementar utilizada na criação de processos paralelos a partir de um processo pai. Os processos filhos são criados através da distribuição dos tokens encontrados no processo (lugar) pai. 
- Junção: é a rede que modela a sincronização entre atividades concorrentes. No exemplo da figura 7, a transição t1 só dispara quando existirem fichas tanto em P1, quanto em P2, estabelecendo, assim, o sincronismo.

Outros materiais