Buscar

AD1 estágioI-tresrios-geo karineferreira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONSÓRCIO CEDERJ/ CECIERJ
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
CURSOS DE LICENCIATURAS
Aluno: Karine Diniz Ferreira - Matricula: 21212140017
Polo: Três Rios - LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 
Período letivo 2024.1
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (AD1)
Com base na entrevista[footnoteRef:1] a seguir, responda as questões ao final do texto: [1: Disponível em https://revistaeducacao.com.br/2023/05/24/jose-pacheco-centro-aluno-professor/
] 
1. Qual(is) a(as) relação(ões) que existe(m) entre a “ressignificação do papel da escola” e a formação de professores na contemporaneidade, tendo como elemento de análise o pensamento em destaque de Pacheco? Disserte sobre a questão. (2,5 pontos).
Refletir sobre o significado do espaço educacional é olhar para a sociedade e reconhecer um lugar de vivências múltiplas que todos já trazem em si um certo conhecimento. A escola é um dos ambientes que nos permite encontrar as diferenças, nesse espaço o professor pode ajudar ao aluno a transformar a informação em conhecimento. As transformações socioculturais se fazem presente em todos os lugares, portanto, deve oportunizar uma visão, além de quatro paredes da sala de aula, de um currículo restrito ao conhecimento, para possibilitar um novo significado entre mim e o outro que também faz parte da sociedade. Analisar o papel da escola hoje é reconhecer que vivemos em um mundo cercado de transformação, de uma diversidade cultural que necessita reconhecer as diferenças e respeitá-las para que possamos unir e adentrar de fato ao contexto das escolas. Reconhece os erros é uma tarefa extremamente difícil numa sociedade marcada pelas decisões, na qual, impõe situações a serem cumpridas pelos sistemas educacionais. No entanto, deve-se questionar a veracidade e importância dos fatos, isso desafia um olhar clínico para a própria realidade, para a história, que leva a perceber que o diferente deve ser compreendido e valorizado, a aprendizagem não é saber muito, é compreender bem aquilo que se sabe.
O sistema de avaliação da qualidade do ensino garante certo controle regulador sobre o que é ensinado na escola e, de certa forma, tende a homogeneizar os resultados, uma vez que, avaliando somente a apreensão final dos conteúdos desconsideram-se os contextos e processos nos quais se deu a aprendizagem. Em síntese, deixa-se de valorizar aspectos importantes que se situam nas entrelinhas: aspectos do trabalho docente e do desenvolvimento concreto dos alunos. A análise do desempenho dos estudantes traz consigo uma série de elementos que acabam forjando no imaginário docente uma nova visão sobre o seu trabalho e inclusive sobre a sua própria identidade enquanto profissional do ensino, embora, do ponto de vista educacional, seja possível identificar os limites desta prática, considerando que o processo educativo não depende exclusivamente do trabalho do professor, mas de vários fatores decorrentes do meio em que se insere, ela vem encontrando legitimidade a partir do caráter de transparência pública que são os resultados através dessas avaliações e o resultado final que o aluno obtém nas avaliações, não podemos deixar de citar também que a escola acaba sendo classificada conforme as avaliações desses alunos.
2. O Estágio Supervisionado I é o primeiro contato dos estudantes com a práxis docente. Considerando a entrevista em destaque, disserte sobre as contribuições que o estágio pode trazer a sua formação. (2,5 pontos).
Ao cursar a disciplina de estágio supervisionado, podemos contar com a orientação dos docentes formados na área no qual se realiza o estágio e o nosso primeiro contato com o ambiente no qual estamos escolhendo futuramente para trabalhar. Para os alunos que passam por essa experiência de estágio, acaba tendo a oportunidade de construir uma carreira mais flexibilizada, adquirem conhecimento prático em setores e áreas diferentes e aprendem cedo a lidar com dificuldades que não podem ser previstas por nenhuma teoria.  Essa primeira experiência será marcante na concepção que ele terá da profissão e na carreira que optará por seguir, além de proporcionar a construção da experiência que o mercado exige. Na sala de aula, o aluno aprende a teoria. Mesmo com trabalhos, seminários e atividades que simulam a prática profissional, a graduação não é suficiente para que o estudante conheça o dia a dia da profissão. Ao lidar com as situações adversas do cotidiano no ambiente de trabalho, o estagiário aprenderá a aplicar o conhecimento adquirido, de forma colaborativa e interdisciplinar. O estágio é uma oportunidade que o jovem tem de perceber que tipo de profissão quer seguir, pois, antecede sua inserção no mundo profissional, trazendo para o estudante a oportunidade de conhecer na prática o que estudou na teoria. No entanto, muitas instituições não oferecem programas de estágios adequados o que resulta em jovens sem experiência e muitas vezes sem conhecimento prático da atividade que deseja desenvolver no futuro. Os estágios quando realizados adequadamente, possuem uma grande importância para conquista de uma vaga no mercado de trabalho, os quais trazem inúmeras contribuições, já que o estudante além de ajudar a modificar a forma como estão sendo desenvolvidas as atividades, ele adquire experiência prática na sua área de formação. Para que isso funcione, não se pode fugir do verdadeiro objetivo do estágio que é adquirir conhecimentos práticos que somente se havia visto na teoria, pois, muitas vezes por ser considerada mão de obra barata.

Continue navegando