Buscar

MAPA RH - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 512024

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa MAPA? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
MAPA – RH - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 51/2024
PROBLEMATIZAÇÃO
“A gestão de qualquer negócio é extremamente complexa, em função da grande quantidade de processos necessários para a execução das tarefas.
Há empresas que têm vários departamentos, como marketing, administrativo, financeiro, entre outros. Cada seção terá processos específicos e todos eles precisam ser controlados para se identificar o que é eficiente e o que não é".
Fonte: https://blog.sebraealagoas.com.br/inovacao/decisao-baseada-em-dados-o-que-voce-precisa-saber-contamos-aqui/. Acesso em: 5 fev. 2023
Tornar os processos e a execução das tarefas eficientes é um grande desafio para qualquer profissional que atua na gestão dos negócios. A gestão do negócio requer cuidados, desde o planejamento até sua implementação, isto é, administrar o negócio e seus departamentos para se obter resultados positivos e tornar o negócio promissor
 
SIGNIFICAÇÃO
Isso traz uma grande significância a nossa disciplina de Conceitos da Administração e Ética Empresarial para a sua futura profissão. A administração constituiu uma necessidade comum a várias profissões e você não pode ficar fora dessa competência, concorda?
Aplicar os conceitos da administração é fazer com que o negócio que você atuará tenha um futuro desejado e planejado através da organização dos recursos, direção das atividades e controle do que está sendo implementado.
EXPERIMENTAÇÃO
Bom, vamos analisar um caso de uma empresa que teve altos e baixos em sua administração e gestão?
Sendo assim, convido você a assistir ao vídeo do link: https://www.youtube.com/watch?v=7lzMOMpeQQI.
Vamos experimentar esse caso e aprender!
REFLEXÃO
Gostaria de levar você a uma reflexão. Sobre essa experimentação que acabou de assistir, reflita quais questionamentos você faria para gerir melhor um negócio, quais ações faria para administrar um negócio. Caso deseje, escreva isso, suas anotações serão importantes para a etapa de ação de sua atividade MAPA.
 
CONCEITUALIZAÇÃO
No nosso próprio livro didático de Conceitos da Administração e Ética estudamos e aprendemos sobre conceitos que direcionam para a utilização correta dos recursos para tornar os negócios mais eficientes.
“Desta forma, é preciso buscar o entendimento do modo de administrar e a interação entre os principais recursos representados por pessoas, informação e conhecimento, espaço, tempo, dinheiro e instalações para se atingir objetivos, pois é fundamental para a tomada de decisão, seja ela individual, pessoal ou organizacional, ou seja, o processo para a tomada de decisões a fim de obter os resultados esperados”.
Fonte: STRUETT, M. A. M.; ALBUQUERQUE, R. A. L. Conceitos da Administração e Ética Empresarial. Maringá-PR: UniCesumar, 2018. p. 24.
AÇÃO
Chegou o momento mais esperado em sua atividade MAPA, aquele em que você colocará a mão na massa, e partir para a Ação.
Nesta ação, que será a entrega da sua atividade MAPA, você terá que estruturar um negócio pelas funções administrativas. Pois bem, hipoteticamente imagine que você foi convidado a realizar a administração da empresa de uniformes apresentada na experimentação, e seu papel é aplicar as quatro funções administrativas.
 
Para atender ao seu papel você terá algumas etapas, que será todo o desenvolvimento de sua atividade mapa, vamos para cada uma delas.
Etapa 1 – Conhecendo o negócio
Nesta primeira etapa, você deverá apresentar qual é o negócio da empresa do vídeo da apresentação e determinar quais foram os principais erros e os principais acertos do negócio.
Etapa 2 – Função P de Planejamento
Agora na segunda etapa, quando você assume hipoteticamente a administração do negócio, você deverá estabelecer no mínimo dois objetivos para essa empresa e o planejamento para alcançar esses objetivos, determinando as necessidades e recursos.
Etapa 3 – Função O de Organização
Já na terceira etapa, chegou o momento de realizar a organização da empresa para atingir os objetivos planejados, ou seja, estabelecer divisões do trabalho, coordenar atividades e definir procedimentos.
Etapa 4 – Função D de Direção
Na quarta etapa, você deverá determinar ações para conduzir e motivar os funcionários a realizarem aquilo que está planejado, nos objetivos e deixe claro em sua resposta como ocorrerá a comunicação.
Etapa 5 – Função C de Controle
Na última etapa, você deverá propor como será o controle dentro da empresa para atingir aquilo que foi planejado nos objetivos, estabeleça mecanismos de medição de desempenho.
ENTREGAS
O seu desafio nesta atividade Mapa é entregar um material com as respostas às questões das cinco etapas descritas anteriormente, será disponibilizado um Formulário no Material da Disciplina que você deverá utilizar para inserção das respostas às questões.
Esse material é o que constitui a entrega da atividade Mapa, que deve ser realizada individualmente.
Orientações para realização da Atividade MAPA:
- Faça a leitura do livro da disciplina e utilize outras fontes de pesquisa sobre o assunto.
- Assista ao Vídeo de Orientações da atividade, gravado pelo professor.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização
Bons estudos. Sucesso!

Outros materiais