Buscar

alimentos que auxiliam na saude bucal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Água
A água faz bem para o corpo todo e, por isso, não podia ficar de fora desta lista. Em relação à saúde oral, ela auxilia a produção de saliva, remove restos de alimentos e mantém a boca hidratada.
2. Leites e derivados
Tanto o leite quanto seus derivados são excelentes fontes de cálcio, fósforo e ácido lático. Além disso, a caseína — proteína presente neles — age diretamente no esmalte dos dentes, diminuindo a acidez bucal e impedindo a aderência de algumas bactérias.
Por isso, o consumo desses alimentos diminui a possibilidade de formação da placa bacteriana, evita a erosão dentária e, por consequência, o surgimento de cáries.
O cálcio e o fósforo intensificam a remineralização dos dentes e elevam o pH da boca. Além disso, o cálcio mantém a densidade dos ossos durante o crescimento, e permite que o esmalte fique forte durante a idade adulta.
3. Peixes
Quem gosta de consumir peixes como sardinha, atum e salmão com frequência já está um passo à frente em relação aos hábitos saudáveis. Esses alimentos são uma excelente fonte de vitamina D, um composto lipossolúvel essencial na absorção de cálcio pelos dentes e ossos.
4. Castanha-do-pará
Muito utilizada como aperitivo, a castanha-do-pará ajuda na criação de uma barreira que protege os dentes e reduz as bactérias que atacam a boca. Por isso, vale acrescentar essa oleaginosa na alimentação. Uma boa dica é consumir em pequenos lanches.
A fama do benefício da castanha-do-pará para a saúde dos dentes é tanta que seu óleo foi adicionado aos cremes dentais por pesquisadores interessados em comprovar sua eficácia.
5. Passas
Além de saborosas, as uvas-passas ajudam na higiene bucal. Porém, é importante consumir a versão sem sementes para que seja possível prevenir as bactérias que causam cáries e doenças periodontais. Além disso, esse alimento também protege os dentes do acúmulo de placa.
6. Pepino
Amplamente usado no setor cosmético, o pepino também é excelente para manter a boca saudável. Esse vegetal ajuda na produção de saliva, mantém os dentes limpos e remove bactérias. Por isso, é um alimento indispensável para a higiene bucal.
7. Chiclete sem açúcar
Esse pode não ser o item mais saudável da lista, mas, no que diz respeito a sua contribuição para a saúde dos dentes, é um coadjuvante muito importante. Contudo, é preciso ficar de olho no rótulo desse alimento. Não basta apenas conter qualquer adoçante, a recomendação é que o chiclete tenha xilitol entre os seus ingredientes.
Ele é o adoçante mais recomendado pelos dentistas, por ser um produto natural que substitui o açúcar e previne a cárie. Além disso, o ato de mascar o chiclete estimula a produção de saliva, e auxilia na eliminação de bactérias.
Para aproveitar seus benefícios, os chicletes precisam ser mascados entre 15 e 20 minutos após as refeições, segundo a recomendação dos dentistas.
Manter bons hábitos alimentares proporciona dentes mais fortes e saudáveis. Nossa boca precisa de atenção constante para evitar que problemas sérios surjam e comprometam o sorriso. Por isso, mais do que escolher alimentos bons para a saúde bucal, é essencial consultar um dentista com regularidade. Para manter as consultas em dia, vale contar com um bom plano odontológico para toda a família.
Agora que você já conhece alguns alimentos bons para os dentes, confira alguns benefícios de contar com um dentista da família!
1. Maçã
Além de ser um fruto de fácil acesso, que pode ser encontrado em qualquer mercado ou feira, é um superalimento quando o assunto é saúde bucal.
Por se tratar de uma fruta fibrosa, a maçã auxilia na limpeza dental a cada mordida, estimulando o fluxo de saliva na boca e participando na neutralização do pH dessa região. Isso ajuda na prevenção de doenças da gengiva e evita o surgimento de cáries.
As fibras alimentares, de uma forma geral, auxiliam não só no processo de prevenção de doenças gengivais e cáries, mas também contribuem para a saúde do corpo como um todo.
2. Laranja
Outra fruta muito popular e que está acessível à grande parte da população. Ela é rica em vitamina C, substância responsável pela produção de colágeno e que favorece a saúde da gengiva.
A deficiência de vitamina C intensifica o risco de doenças periodontais, uma vez que aumenta a porosidade da barreira gengival. Outros alimentos ricos no nutriente, como a acerola, também promovem a saúde gengival, mas é preciso estar atento ao excesso de acidez de algumas opções, como o limão.
3. Folhas escuras Folhas escuras, como o espinafre, a couve e o almeirão, são outros exemplos de bons alimentos para a saúde bucal. O espinafre, por exemplo, é rico em fibras e ajuda na limpeza natural dos dentes, aumentando o fluxo de saliva, que neutraliza o pH da boca.
Como já destacamos, ao manter o pH neutro, você previne o surgimento de cáries e doenças na gengiva. Algumas folhas escuras contêm ácido oxálico, substância que auxilia na absorção do cálcio, um nutriente importante para o fortalecimento dos dentes.
4. Chia É um alimento rico em cálcio. A cada 100g da semente, é possível ingerir 631mg desse nutriente fundamental para o fortalecimento dos dentes.
Além disso, a chia é rica em ômega 3 e ômega 6, por isso, incluir a ingestão da semente na sua rotina alimentar é uma ótima estratégia de cuidado com a saúde. Ela pode ser consumida com frutas, iogurtes, saladas e até misturada ao arroz.
5. Brócolis Mais uma opção entre os alimentos que ajudam a saúde bucal, é um vegetal rico em ferro e cálcio. Esses nutrientes, juntos, formam uma barreira de proteção para o esmalte dos dentes. Cada 100g de brócolis contém 86mg de cálcio.
O que torna esse alimento tão especial é a sua alta biodisponibilidade. Isso significa que nosso corpo absorve 61,3% do cálcio presente no vegetal. Para você ter uma ideia, a absorção do cálcio presente no leite da vaca é de 32%, praticamente metade.
6. Queijo e iogurte Ambos são ricos em cálcio e fósforo, duas substâncias que têm papel importante no fortalecimento dos dentes. Além disso, a composição deles inclui a caseína, uma proteína que auxilia na reparação do esmalte dentário.
A ingestão de queijos e iogurtes também ajuda no aumento da produção de saliva, que, como vimos, diminui a acidez da boca e neutraliza o pH, minimizando o risco de proliferação de bactérias.
O iogurte é um aliado para a saúde da gengiva. Por estar na categoria dos probióticos, retarda o desenvolvimento de bactérias, reduzindo a placa bacteriana. Ele também combate o mau hálito.
7. Feijão Branco
É um grão rico em cálcio, que, como destacamos, é fundamental para a saúde dos dentes. Para melhorar a eficiência na absorção dos nutrientes, os especialistas recomendam deixar os grãos de molho pelo menos 8h antes do preparo.
Assim, você elimina o ácido fítico, substância que pode prejudicar a absorção do cálcio. O feijão branco pode ser preparado da forma tradicional ou como salada. No segundo caso, procure combiná-lo com vegetais escuros, criando uma ótima mistura para a saúde da sua boca.
8. Peixes
Peixes de água salgada, como salmão, sardinha, linguado, atum, além de frutos do mar (siris, lagostas e lula), são grandes aliados da saúde bucal. Isso porque contêm flúor, que atua na prevenção de cáries e de placas bacterianas.
Uma dica importante: antes de comprar frutos do mar e peixes, é importante verificar a procedência. Tenha fornecedores de segurança, já que esses alimentos são facilmente contamináveis quando não manuseados adequadamente.
9. Ovos
Os ovos são alimentos muito saudáveis e ajudam a manter o corpo em pleno funcionamento. Ricos em fósforo e proteína, contribuem para reduzir as chances de surgimento de doenças periodontais.
A gema tem, em sua composição, a vitamina D, um nutriente que auxilia no processo de absorção do cálcio pelo organismo. Consumir ovos com alimentos ricos em cálcio favorece a absorção dos nutrientes pelo corpo. Alguns especialistas na área de nutrição recomendam a ingestão diária desse alimento.
10. Morango
Além de saboroso, é uma fruta rica em vitamina C, substância responsável pela produção de colágeno e que favorecea saúde da gengiva. Essa vitamina ainda ajuda quem está em busca de dentes mais brancos, já que combate o acúmulo de placa.
No morango também está presente o ácido málico, que, em razão do seu efeito adstringente, reduz as manchas amarelas. A vitamina C é muito importante para a saúde do corpo. Além de todos os benefícios mencionados, faz bem para a derme e ajuda a prevenir a perda da massa óssea, que, com o tempo, pode causar perda dental.
Como você pôde ver, uma alimentação saudável é essencial para a manutenção da saúde da boca. Sozinha, porém, ela não é suficiente.

Outros materiais