Buscar

Conceito de carreira 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceito de carreira – 1
1. 
O que você quer ser quando você crescer? -pergunta Raul Seixas na música “Quando você crescer”. A tal questionamento, o cantor responde: “[...] alguma coisa importante, um cara muito brilhante [...]”. Você já deve ter pensando nisso em algum momento de sua vida, talvez esteja pensando nisso agora, não? Em resumo, costumamos responder a esta pergunta genericamente imaginando as possibilidades de carreira - que frequentemente se atualizam - que a nossa sociedade oferece: Médico? Administrador? Influenciador digital? Bombeiro? Professor? Administrador e professor? Administrador e influenciador digital? No entanto, para além destas, temos infinitas possibilidades para pensar a carreira e para responder a esta questão. A partir disso, com base nas reflexões de Ivancevich (2008), escolha, abaixo, uma alternativa correta sobre carreira:
Você acertou!
D. 
O conceito de carreira está proeminentemente relacionado ao trabalho; no entanto, os diferentes papeis sociais e a vida pessoal do trabalhador, de forma geral, englobam parte importante da carreira.
2. 
Dificilmente um administrador recém-formado inicia sua carreira como CEO de uma grande empresa multinacional (com presença em vários países). Dificilmente um médico residente inicia sua carreira escolhendo os melhores horários de plantões. Estas afirmações podem ser pensadas a partir das diferentes fases, etapas que caracterizam as carreiras. Com relação às etapas da carreira, assinale, abaixo, a alternativa que contempla a associação correta entre a fase da carreira e suas características, com base em Ivancevich (2008):
Você acertou!
A. 
É na fase de manutenção que, via de regra, ocorre a crise do meio de carreira (trabalhadores insatisfeitos).
3. 
A segunda etapa da carreira, exige, dentre outros, demonstração de competências para áreas específicas como, por exemplo, o conhecimento técnico especializado. Escolha, abaixo, a principal característica/atividade da segunda etapa de uma carreira:
Você acertou!
B. 
Ser contribuinte independente de ideias para área escolhida
4. 
Conheça a carreira de Maria:
Graduou-se em enfermagem há 20 anos, aproximadamente. Quando recém-formada, foi selecionada para trabalhar no Hospital Saúde+, como auxiliar na emergência. Um ano depois, Maria iniciou um curso de pós-graduação em Geriatria (trata-se da área da saúde relacionada às questões e doenças do envelhecimento). Com a conclusão do curso, dois anos depois, Maria foi convidada a integrar uma equipe multidisciplinar do serviço de geriatria de um hospital de excelência em pesquisa e referência em atenção aos idosos. A partir desta experiência, Maria fez, ainda, especialização em gestão em saúde e mestrado e doutorado em geriatria. Após a conclusão dos cursos, somada à excelente performance (proatividade, atitude positiva e habilidades para acolhimento humanizado dos idosos) apresentada no desenvolvimento do seu trabalho, ela foi, então, convidada a gerir a equipe multidisciplinar do serviço de geriatria e passou a coordenar, concomitantemente, um grupo de pesquisa em geriatria. Maria, que foi acumulando experiências positivas ao longo de sua carreira; mais tarde, passou a ser docente e pesquisadora de um Programa de Pós-Graduação em Geriatria ligado a este hospital, fez um pós-doutorado na área (no Brasil, país onde mora). Foi convidada a fazer um segundo pós-doutorado no exterior, mas não aceitou por conta da maternidade - dos dois filhos, de 6 e 8 anos -, função que ela desenvolvia com habilidade, afeto e dedicação. Pelo exposto, temos as diferentes fases da trajetória de carreira da enfermeira Maria. Considerando, a partir disso, as reflexões sobre a noção de carreira apresentadas pelos diferentes teóricos do tema, bem como sobre possibilidades para avaliar sucesso na carreira, recuperadas por Costa (2014), assinale, abaixo, uma afirmativa correta:
Você acertou!
E. 
A trajetória de carreira de Maria pode ser analisada a partir de seu crescente desenvolvimento profissional, uma vez que esta assumiu atividades em níveis de complexidade crescente
5. 
A percepção de sucesso de uma trajetória de carreira, de forma geral, pode ser alinhada à avaliação dos resultados obtidos ao longo do período de progressão nas diferentes fases. No entanto, dependendo da lente utilizada, o tipo de produto, resultado de cada fase, escolhido para avaliação, pode variar. Dessa forma, é importante identificarmos os critérios, por exemplo, escolhidos para mensurar o sucesso de uma carreira. Nesta linha, para Hall (2002) existem quatro critérios para identificarmos a eficácia de uma carreira: dinheiro e posição; como a carreira é percebida e avaliada pela própria pessoa; adaptabilidade; identidade. Assinale a alternativa que contempla a relação correta entre critério e descrição:
Você acertou!
C. 
A identidade requer certo grau de integração temporal (passado, presente, futuro) do indivíduo acerca da percepção de si mesmo – envolve continuidade.

Continue navegando