Buscar

Educação Ambiental e Cidadania - Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Educação Ambiental e Cidadania - Atividade 3
Questão 1 Marque a alternativa Verdadeiro ou Falso:
Segundo dados da OMS, mais de 2 milhões de pessoas morrem todo ano com doenças causadas pelo consumo de água contaminada e pela falta de saneamento. As crianças com até cinco anos são as mais afetadas, sendo 40% do total de casos. Essa realidade ocorre especialmente nos países em desenvolvimento, como Brasil, China e Índia. Uma pesquisa da Unesco sobre a qualidade dos mananciais de 122 países mostrou que a Bélgica é o país com pior qualidade de água por causa da escassez de seus lençóis freáticos, da poluição causada pelas indústrias e a falta de tratamento de resíduos. Nos primeiros lugares, estão Finlândia, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Japão. Ainda de acordo com o relatório, os rios asiáticos são os mais poluídos do mundo, e metade da população nos países pobres está exposta a água contaminada por esgoto ou resíduos industriais. Os exemplos de desperdício e despreocupação são muitos: lavagem de veículos com água tratada, o uso de válvulas sob pressão nas descargas dos vasos sanitários, o despejo das águas servidas de banho e lavagens em geral, sem a preocupação com a racionalização de consumo e/ou reutilização. Um meio para evitar a falta de água no futuro está nas ações de educação e conscientização das pessoas, incluindo todas as classes sociais e todos os setores: agrícola, indústria, comércio, residências e escolas. Ensinar a inter-relação que existe entre solo, água, ar e seres vivos é um modo de alcançar o objetivo de se ter cidadãos mais comprometidos com o futuro do planeta. No Brasil, as pessoas estão acostumadas com a ideia de abundância de água, afinal de contas, é o país que possui 12% da água doce do mundo. Sem a consciência de que esse recurso pode acabar, é comum encontrar pessoas lavando a calçada com a mangueira aberta sem necessidade, utilizando jatos d’água (“vassoura hidráulica”), ou então escovando os dentes com a torneira aberta, jogando fora água potável. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Questão 2 O princípio do poluidor-pagador, também conhecido como usuário-pagador, tem o objetivo de promover o uso racional dos recursos naturais, visando a preservação desses recursos para as gerações futuras. Assinale Verdadeiro ou Falso:
( ) Esse princípio serve para afirmar que quem paga pode poluir, mesmo assim para evitar que pessoas ajam sem pensar nas consequências de seus atos. Dessa maneira, o pagamento efetuado pelo poluidor não lhe dá o direito de poluir. A dificuldade encontrada está no fato da quantificação de valores que devem ser pagos para a recomposição ambiental e nos valores devidos em multas indenizatórias.
( ) No caso do uso da água, é responsabilidade do usuário-poluidor o custo de despoluição da água por ele utilizada. Assim, uma empresa ou pessoa que utilize água de um rio, deve retornar essa água ao rio com a mesma qualidade de quando foi captada. A cobrança pelo uso e/ou poluição dos recursos hídricos é um instrumento de gestão para induzir os usuários a serem mais racionais no uso desse recurso e a preservarem o meio ambiente.
( ) Esse princípio prevê que os responsáveis diretos ou indiretos pela degradação de qualquer ambiente deverão pagar pelos prejuízos causados. Recursos como a água e o ar são bens públicos e sua poluição acarretará em mais prejuízos para a população, além da perda de qualidade desses recursos.
( ) Na legislação brasileira, o princípio do poluidor-pagador é referenciado no artigo 4.º, VII, combinado com o parágrafo 1.º do artigo 14, da Lei 6.938/81 – Lei da Política Nacional do Meio Ambiente – que diz que é obrigação do poluidor, culpado ou não, indenizar ou reparar danos causados ao meio ambiente ou a terceiros afetados por sua atividade.
Escolha uma opção:
b. F, V, V, V. 
Questão 3 A Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos é:
Escolha uma opção:
a. um documento emitido pela Agência Nacional das Águas (ANA), que dá o direito de retirada do recurso natural a uma empresa por determinado tempo. 
b. um documento emitido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), que dá o direito de retirada do recurso natural a uma empresa por determinado tempo.
c. o certificado que atesta o compromisso e a conduta da empresa em relação ao meio ambiente
d. a capacidade de armazenamento de água da maioria dos reservatórios já foi muito reduzida pelo assoreamento e falta de cuidado com as margens.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Questão 4 Marque corretamente conforme o texto abaixo:
A Lei Federal 9.433/97, também conhecida como Lei das Águas, instituiu a Política Nacional dos Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. Através da Lei 9.984/2000, foi criada a Agência Nacional de Águas (ANA), com a missão de implementar o sistema criado pela Lei de Recursos Hídricos. Essa Lei tem como base o princípio de que a água é um bem de domínio público, porém é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. Essa lei também determina que, em situações de escassez, o uso da água tem como prioridade o consumo humano e a dessedentação de animais. Além disso, a gestão dos recursos hídricos deve proporcionar o uso múltiplo das águas. A Política Nacional de Recursos Hídricos tem como objetivo assegurar a disponibilidade de água potável para esta e para as futuras gerações, e tem como um de seus instrumentos a Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos. O principal ponto da Lei 9.433/97 é considerar a água como bem de consumo, passando a ser cobrada. Hoje, o valor que pagamos pela água em nossos lares é referente à sua distribuição e tratamento. A proposta da lei é cobrar pela retirada de água do ambiente, ou seja, cobrar pelos recursos naturais que estão sendo utilizados. Dessa maneira, deseja-se fazer com que a água seja reconhecida como bem econômico, fornecendo ao usuário uma indicação de seu real valor e incentivando a racionalização do seu uso, além de obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenções contemplados nos recursos hídricos
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Questão 5 As principais competências dos Comitês de Bacias Hidrográficas são:
Escolha uma opção:
a. aprovar o Plano de Recursos Hídricos da bacia.
b. estabelecer critérios e promover o rateio de custo das obras de uso múltiplo, de interesse comum ou coletivo
c. promover o debate das questões relacionadas a recursos hídricos e articular a atuação das entidades intervenientes.
d. estabelecer os mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos e sugerir os valores a serem cobrados.
e. todas as alternativas corretas.

Continue navegando