Buscar

Educação Ambiental e Cidadania - Avaliação Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação Ambiental e Cidadania - Avaliação Final 
Questão 1 Marque Verdadeiro ou Falso com relação ao material de aula:
( ) Estudos genéticos recentes, entretanto, têm mostrado que 98,2% dos genes humanos são idênticos aos genes dos chimpanzés. A diferença genética entre nós e os chimpanzés, portanto, é de apenas 1,8%, um valor menor que o existente entre muitas espécies que são normalmente colocadas em um mesmo gênero.
( ) Como bem lembrava o professor de poesia, interpretado por Robin Williams em A Sociedade dos Poetas Mortos, ver o mundo sob uma nova perspectiva é sempre interessante. Mas neste capítulo quero argumentar que a mudança de perspectiva defendida acima é muito mais que um exercício interessante, pois a visão errônea que temos de nós mesmos é uma das maiores causas não só da crise ecológica, como da própria crise de valores no mundo atual. [...]
( ) Kozlovsky não tem receio de chegar à conclusão óbvia: “nós sabemos hoje que o processo evolutivo não tem direção, nem esquema geral, nem objetivo final. O mundo vivo não está indo para lugar nenhum. [...] evolução não tem nenhum propósito. Nem temos nós.”
Escolha uma opção:
a. F, V, V.
Questão 2 Referente a Carta da Terra, associe adequadamente:
Reconhecer que a paz é a plenitude criada por relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, outras culturas, outras vidas, com a Terra e com a totalidade maior da qual somos parte.
Resposta: Promover uma cultura de tolerância, não violência e paz
Para assegurar o futuro da natureza, é preciso ensinar a toda a população sobre sua importância, assim como acabar com a pobreza e as diferenças sociais. Todos os seres humanos têm direito à água potável, ao ar puro e alimentos. O respeito pelo homem se reflete no respeito à natureza. Quando agredimos a natureza, estamos agredindo a nós mesmos. Enquanto houver pobreza e falta de informação, a natureza será agredida
Resposta: Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental.
Levar a Educação Ambiental, em todas as áreas de conhecimento, bem como o ensino da moral e da ética, a todos através das escolas, televisão, rádio e outros meios de informação para que as crianças e jovens de hoje construam um modo de vida mais sustentável para o planeta
Resposta: Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.
Esse princípio inclui não maltratar animais, sejam eles domésticos ou não, e eliminar a caça de espécies que não são criadas. Aqui cabe a não utilização de espécies animais como cobaias em experimentos laboratoriais.
Resposta: Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração
Esse princípio enfatiza a necessidade de troca de experiências e de socialização das informações para o bem-estar da vida. Ajuda mútua e respeito pela diversidade são pontos importantes para o desenvolvimento sustentado. Aproveitar os conhecimentos tradicionais e a sabedoria espiritual no que diz respeito à conservação da natureza. Socializar as informações sobre conservação da natureza e saúde humana para que o planeta caminhe para um futuro mais saudável
Resposta: Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover a troca aberta e a ampla aplicação do conhecimento adquirido
Questão 3 As principais consequências do aumento da demanda por recursos naturais, decorrente do modelo de desenvolvimento linear, são:
e. todas as alternativas correspondem
Questão 4 Com relação ao Tipo de Solo, marque a alternativa correta:
d. Podzol – classe de solos geralmente formados em climas temperados úmidos, sob vegetação de coníferas e caracterizados particularmente por apresentar um horizonte claro eluvial, ou seja, de perda de minerais e matéria orgânica para as camadas inferiores do solo, sobre horizonte espódico, isto é, rico em óxidos de ferro e alumínio e pobre em argilas
Questão 5 Todo educador deve considerar a respeito atualmente dos Rs , exceto:
d. Reaproveitar produtos que agridam a saúde e o ambiente
Questão 6 Alguns países em desenvolvimento, como o Brasil, a China e a Índia, estão entre os maiores emissores atuais de CO2 . No entanto, até 2012, eles não têm metas de redução e sua participação está restrita ao MDL. Assinale a alternativa correta referente a ideias de projetos para redução ou reversão da emissão de gás carbônico na atmosfera: 
e. todas as alternativas corretas.
Questão 7 Alguns produtos são considerados responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Marque Verdadeiro ou Falso:
( ) Na faixa dos trópicos, conhecidos como Centros de Alta Pressão, esse deslocamento ocorre tanto em direção ao Equador como em direção aos polos, onde as massas de ar descrevem um movimento circular em torno de um ponto denominado Vórtex Polar. É justamente nessa região que se acumulam diversos gases, entre os quais aqueles responsáveis pela destruição do ozônio.
( ) Na região do Peru, onde a incidência da radiação solar é mais intensa, ocorre a ascensão das massas de ar e isso gera um deslocamento da atmosfera. O movimento de rotação da Terra, combinado a essa ascensão, gera os padrões de deslocamento atmosférico.
( ) O clorofluorcarbono (CFC), usado nos aerossóis e como gás refrigerante em aparelhos de ar-condicionado e refrigeradores; óxidos de nitrogênio, provenientes da desnitrificação do solo; e o metilbrometo, usado como pesticida e conservante de produtos – são alguns gases que podem destruir a camada de ozônio.
( ) O tetracloreto de carbono, utilizado como solvente; clorofórmio, utilizado como anestésico e solvente; dióxido de nitrogênio, usado na produção do ácido nítrico e produzido naturalmente por bactérias desnitrificantes, que têm sua ação acentuada por causa do uso exagerado de fertilizantes no solo. 
b. V, F, V, V.
Questão 8 O princípio do poluidor-pagador, também conhecido como usuário-pagador, tem o objetivo de promover o uso racional dos recursos naturais, visando a preservação desses recursos para as gerações futuras. Assinale Verdadeiro ou Falso:
( ) Esse princípio serve para afirmar que quem paga pode poluir, mesmo assim para evitar que pessoas ajam sem pensar nas consequências de seus atos. Dessa maneira, o pagamento efetuado pelo poluidor não lhe dá o direito de poluir. A dificuldade encontrada está no fato da quantificação de valores que devem ser pagos para a recomposição ambiental e nos valores devidos em multas indenizatórias.
( ) No caso do uso da água, é responsabilidade do usuário-poluidor o custo de despoluição da água por ele utilizada. Assim, uma empresa ou pessoa que utilize água de um rio, deve retornar essa água ao rio com a mesma qualidade de quando foi captada. A cobrança pelo uso e/ou poluição dos recursos hídricos é um instrumento de gestão para induzir os usuários a serem mais racionais no uso desse recurso e a preservarem o meio ambiente.
( ) Esse princípio prevê que os responsáveis diretos ou indiretos pela degradação de qualquer ambiente deverão pagar pelos prejuízos causados. Recursos como a água e o ar são bens públicos e sua poluição acarretará em mais prejuízos para a população, além da perda de qualidade desses recursos.
( ) Na legislação brasileira, o princípio do poluidor-pagador é referenciado no artigo 4.º, VII, combinado com o parágrafo 1.º do artigo 14, da Lei 6.938/81 – Lei da Política Nacional do Meio Ambiente – que diz que é obrigação do poluidor, culpado ou não, indenizar ou reparar danos causados ao meio ambiente ou a terceiros afetados por sua atividade.
c. F, V, V, V.
Questão 9 Assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
( ) As colônias dos países europeus situadas na Ásia, África e Américas serviram em grande parte para suprir essas necessidades, assim como para firmar a supremacia daqueles que detinham a tecnologia em detrimento de outros, que ainda dependiam de recursos naturais de forma mais direta.
( ) A sociedade da Ilha de Páscoa prosperou durante vários séculos, atingindo uma população estimada em 20 mil. À medida que seusnúmeros cresciam, a derrubada de árvores superava a recuperação sustentada das florestas. Finalmente, desapareceram as grandes árvores necessárias para a construção das grandes e resistentes canoas oceânicas, privando os ilhéus do acesso aos golfinhos e reduzindo, dessa forma, o suprimento alimentar da ilha. Os registros arqueológicos mostram que, a certa altura, ossadas humanas se misturaram às ossadas dos golfinhos, sugerindo uma sociedade desesperada que recorreu ao canibalismo.
( ) Os Maori, que chegaram à Nova Zelândia há quase 1 000 anos e, num período relativamente curto, foram os principais responsáveis pela extinção do moa, uma espécie de ave não voadora que chegava a atingir 3 metros de altura e pesar mais de 200 quilos. Registros arqueológicos mostram restos de verdadeiros banquetes de churrascos de moa realizados pelos Maoris. O principal predador do moa era a águia-gigante, espécie maior do que a maior ave relacionada atualmente vivente – a águia-real ou harpia – foi extinta na mesma época, muito provavelmente porque ficou sem seu principal item alimentar com a extinção do moa.
( ) A conservação deve ser ensinada em todos os lugares – escola, casa, trabalho. As pessoas aprendem quando observam outros fazendo, assim como as crianças. Reeducar uma sociedade que cresceu depredando o ambiente onde vive é uma tarefa difícil, mas não impossível. É importante lembrar que, com uma população cada vez mais numerosa, mudar o mundo sozinho fica cada vez mais difícil.
c. V, V, V, V.
Questão 10 Na Carta da Terra, os princípios abrangem não só a ecologia, como as sociedades, a economia e a democracia, pois para preservar a natureza é necessário o desenvolvimento de sociedades pacíficas e cidadãos responsáveis. 
Esse princípio prevê que o homem precisa respeitar a natureza e preservá-la, independentemente de seu valor econômico e utilitário para a humanidade. Além disso, está implícito que a diversidade cultural, étnica e religiosa dos seres humanos também deverá ser respeitada, sendo o potencial intelectual do ser humano o responsável pela dignidade e respeito para com a vida. Marque o correspondente:
d. Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade.

Outros materiais