Buscar

UA4 -A educação especial na contemporaneidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Educação Inclusiva e Diversidade_EaD_PED-3P_2024.1 
 
UA4 -A educação especial na contemporaneidade: Exercícios 
1. A educação especial tem sua definição fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Entre outros aspectos, institui os "serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial" e prescreve que "o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular" (BRASIL, 1996, on-line).
Considerando os pressupostos da educação especial, analise as seguintes afirmativas.
I. A educação especial reúne pressupostos teóricos para fundamentar o uso de diferentes metodologias.
II. Na educação especial, utilizam-se técnicas e equipamentos específicos para atender às especificidades de cada aluno.
III. A produção do material didático considera o nivelamento do perfil dos alunos e leva em conta a faixa etária, o nível de ensino e os objetivos da aprendizagem.
Marque a opção com a(s) afirmativa(s) correta(s).
A. I e II.
B. II e III.
C. Apenas I.
D. Apenas II.
E. Apenas III.
2. Segundo Mittler (2003), a inclusão envolve um processo de reestruturação e de reforma das escolas como um todo.
Sendo assim, por que é importante uma reforma da educação direcionada para a inclusão?
A. Porque é uma forma de impedir a segregação e o isolamento. Com ela, há o benefício para todos os alunos terem acesso à educação como qualquer outra pessoa teria direito.
B. Porque faz com que os alunos apresentem maiores índices de aproveitamento.
C. Porque facilita o trabalho do professor em sala de aula, auxiliando no aporte de segregar os alunos a cada especificidade.
D. Porque são importantes ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias para os alunos que se ausentam frequentemente das aulas.
E. Porque os colegas de classe acabam se beneficiando com esse relacionamento e inclusão.
3. Em 30 de setembro de 2020 foi assinado o Decreto nº 10.502, que instituiu a Política Nacional de Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida para os educandos com deficiência (BRASIL, 2020). De forma geral, os marcos legais objetivam estabelecer diretrizes para políticas públicas pedagógicas voltadas à inclusão escolar e garantir às pessoas com deficiência o acesso e o percurso educacional. No entanto, as análises sobre a PNEE repercutiram em muitas discussões, até culminar em sua suspensão em agosto de 2021.
Analise as alternativas a seguir e assinale a que representa um dos motivos que contribuiu para a suspensão do Decreto nº 10.502/2020.
A. A PNEE prevê a matrícula de crianças e adolescentes com deficiência em classes e instituições especializadas, segregando esses estudantes como prática excludente.
B. A educação especial é um direito de todos que demandam seus recursos e serviços, e os educandos devem ser atendidos de maneira equitativa.
C. Os processos educacionais apontados na PNEE visam à garantia de aprendizagem com qualidade e envolvem, de forma colaborativa, a União.
D. Trata-se de uma política inclusiva na sua essência, inclui os surdos entre si e os inclui na sociedade; garante-lhes o direito a uma educação de qualidade, a partir de um paradigma linguístico alicerçado nos princípios da equidade.
E. A estrutura do documento contempla informações sobre o processo escolar nos seguintes aspectos: frequência, envolvimento do estudante nas atividades propostas, serviços, recursos e estratégias utilizadas.
4. A educação especial é uma das modalidades que constitui a educação inclusiva e promove o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com deficiência, abrangendo diferentes níveis e graus do sistema de ensino.
Avalie as afirmativas a seguir e identifique as que contemplam os alunos que são o público-alvo para o atendimento educacional especializado (AEE).
I. Alunos com deficiência
II. Alunos com distúrbios de aprendizagem
III. Alunos com altas habilidades e superdotação
IV. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento
É correto o que se afirmar em:
A. I, III e IV.
B. I e II.
C. III e IV.
D. II, III e IV.
E. I e IV.
5. Considere o trecho a seguir:
"No campo da educação, a inclusão envolve um processo de reforma e de reestruturação das escolas como um todo, com o objetivo de assegurar que todos os alunos possam ter acesso a todas as gamas de oportunidades educacionais e sociais oferecidas pela escola. Isso inclui o currículo corrente, a avaliação, os registros e os relatórios de aquisições acadêmicas dos alunos, as decisões que estão sendo tomadas sobre o agrupamento dos alunos nas escolas ou nas salas de aula, a pedagogia e as práticas de sala de aula, bem como as oportunidades de esporte, lazer e recreação" (MITTLER, 2003, p. 25).
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O objetivo de tal reforma é garantir o acesso e a participação de todas as crianças em todas as oportunidades oferecidas pela escola e impedir a segregação e o isolamento. Essa política foi planejada para beneficiar todos os alunos, incluindo aqueles pertencentes a minorias linguísticas e étnicas, aqueles com deficiência ou dificuldades de aprendizagem, aqueles que se ausentam constantemente das aulas e aqueles que estão sob o risco de exclusão.
PORQUE
II. Esse conceito de inclusão envolve um repensar radical da política e da prática e reflete um jeito de pensar fundamentalmente diferente sobre as origens da aprendizagem e as dificuldades de comportamento. Porém, na prática, observa-se que as escolas e classes especializadas são mais efetivas no processo de aprendizagem, pois a convivência com outras crianças com deficiência torna o ambiente mais acolhedor, prazeroso e propício ao aprendizado.
A respeito dessas asserções na perspectiva da educação inclusiva, assinale a opção correta.
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E. As asserções I e II são proposições falsas.

Continue navegando