Logo Passei Direto
Buscar

ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO - A1

User badge image
Maria

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia com atenção o trecho a seguir. “[...] o problema grave de nosso tempo, com relação ao direito do homem, não é mais fundamentá-lo, e sim protegê-lo [...]. Não se trata mais de saber quantos e quais são esses direitos, qual sua natureza e fundamento, se são direitos naturais ou históricos, absolutos ou relativos, mas sim qual é o modo mais seguro para impedir que apesar das solenes declarações, eles sejam continuamente violados”. BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 1992. p. 45.
Diante das colocações feitas no texto, assinale a alternativa correta a seguir.
A ideia central do texto é a de apontar para o perigo de perdermos os direitos pelas manifestações contrárias ao governo.
Bobbio comenta a respeito da necessidade de pressionar, com o objetivo de que mais direitos sejam adquiridos como forma de se consolidar a democracia.
O autor aponta que é preciso efetivar os direitos já conquistados e prescritos nas normas jurídicas que regem a sociedade. Refere-se à necessária fiscalização, pela sociedade, do poder público e das políticas sociais na sua efetiva proteção.
O texto não trata da educação, e sim comenta acerca da consolidação da paz social.
O objetivo do texto é indicar a necessidade de ficarmos atentos para que não se criem mais direitos sociais a partir da construção de fóruns sociais.

A LDBEN, em seu art. 58, indica que a Educação Especial é considerada uma modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino a educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. No mesmo artigo é prevista a realização de serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades dessa clientela.
De acordo com essas informações e com os estudos realizados, analise as seguintes proposições e a relação proposta entre elas.
I. A lei prescreve que os serviços de apoio possam ser prestados a partir de serviços especializados, mas muitas vezes esses serviços especializados precisam ser feitos em locais específicos e distantes dos cotidianos das escolas.
II. Na prática, as escolas públicas possuem poucos recursos que tornem possível que a demanda das especificidades da Educação Especial seja atendida.
As proposições I e II são falsas.
As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
A proposição I é falsa, e a proposição II é verdadeira.

A Lei n. 9.394/1996, diante das crescentes demandas sociais para o Ensino Superior no Brasil, flexibilizou as formas organizacionais de oferta de Educação Superior, possibilitando diversos formatos e modalidades de ensino na perspectiva de democratizar o acesso. Esse reordenamento contribuiu decisivamente para que dois movimentos educacionais ocorressem: expansão e interiorização.
Diante dessas informações e dos estudos realizados até aqui, analise as seguintes assertivas.
I. Uma das formas de expandir o acesso ao Ensino Superior e qualificar para o mercado de trabalho foi a criação dos Centros Federais de Educação Tecnológica.
II. A formação de tecnólogos responde a uma demanda reprimida de oferta de mão de obra especializada para atender às exigências do mercado de trabalho.
III. O Brasil sempre contou com mão de obra especializada, razão por que não há necessidade da criação dos Centros Federais de Educação.
II, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.

Leia com atenção o trecho a seguir. "A manutenção da educação infantil como primeira etapa da educação básica representa uma grande vitória das forças democráticas, haja vista que foi intenso e polêmico o debate em torno dessa questão, durante o processo de elaboração da lei, ressaltando que, em algumas versões do relatório do Senado Federal, chegou a ser retirada a educação infantil do âmbito da educação básica." PEREIRA, E. W., TEIXEIRA, Z. A. A educação básica redimensionada. In: BRZEZINSKI, I. (org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1997. p. 92.
Com base nas reflexões acima e nos estudos realizados, considere as seguintes afirmativas.
I. Em face de ideias divergentes sobre um projeto de educação para o país, a inclusão, no texto formal da LDBEN, da Educação Infantil na estrutura da Educação Básica, tornando-a obrigatória e gratuita, representou uma vitória para as classes trabalhadoras que necessitam das instituições públicas para que suas crianças possam usufruir do direito à educação.
II. Não é de interesse das elites que o poder público invista recursos na Educação Infantil, na medida em que, historicamente, as crianças não possuíam esse direito, já que era um dever da família educá-las até o Ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil deve ser de responsabilidade do setor privado, e não é tarefa da LDBEN disciplinar esse nível de escolaridade. Isso porque a educação é da alçada exclusiva da família, não cabendo a utilização de recursos públicos para essa etapa educativa.
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.

Em conformidade com a LDBEN, as universidades e os centros universitários possuem autonomia pedagógica, financeira e administrativa, respeitadas as normas jurídicas. No que diz respeito às universidades, estas possuem, entre os objetivos atribuídos por lei, “[…] estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão que aproximem os dois níveis escolares”.
Considerando-se essas prerrogativas, entre outras atribuições legalmente colocadas às universidades brasileiras, analise as seguintes assertivas.
I. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é princípio pedagógico das universidades.
II. Respeitadas as normas legais, as universidades possuem autonomia pedagógica para criar os projetos pedagógicos.
III. Não existe possibilidade de as universidades contribuírem com a Educação Básica, pois são instituições de Ensino Superior.
IV. As únicas instituições credenciadas para a oferta do Ensino Superior no Brasil são as universidades.
V. As universidades têm que ser obrigatoriamente públicas e seus cursos gratuitos.
I, II e III, apenas.
III, IV e V, apenas.
I e II, apenas.
III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.

A reforma do Ensino Médio pressupõe a autonomia do estudante para que possa escolher o percurso formativo direcionado às suas escolhas profissionais futuras. Nesse sentido, ele deverá optar por uma entre as quatro áreas do conhecimento que compõem o currículo do Ensino Médio. É o caso, por exemplo, de João Fernando, que optou por seguir carreira na área de saúde e pretende, após concluir o Ensino Médio, prestar seleção para ingressar em um curso de graduação em Medicina.
Considerando o exemplo de João Fernando, assinale a alternativa que apresenta o percurso acadêmico correto a ser seguido por ele.
O mais adequado é mesclar duas áreas de conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Isso porque se o estudante não conseguir fazer Medicina, poderá cursar Engenharia.
A área que envolve linguagens e suas tecnologias é de extrema importância para todas as profissões, na medida em que contribui para uma boa comunicação e redação. No entanto, seus componentes curriculares não são os mais adequados para quem faz a opção por cursos da área da saúde.
O mais adequado é o estudante optar pelo percurso formativo de ciências da natureza e suas tecnologias, pois nessa área ficam concentrados os componentes curriculares de física, química e biologia. Pelo fato de o curso de Medicina se encontrar na área da saúde, esses conhecimentos serão os mais requisitados.
A escolha pela área de matemática e suas tecnologias não é a melhor opção para quem pretende se profissionalizar em Medicina. No entanto, há de se reconhecer a importância de tal área para a vida nas sociedades atuais em que a economia exerce uma função central nas relações sociais.
A opção pela área das ciências humanas e sociais aplicadas, no que pese a relevância dela para o pleno exercício da cidadania, não contempla de forma satisfatória as exigências da área da saúde.

O sistema educacional brasileiro, de acordo com a LDBEN, admite a coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. Dessa forma, fica assegurada à iniciativa privada ofertar o ensino em todos os níveis desde que obedeçam às normas específicas da legislação educacional. As instituições privadas são assim categorizadas: privadas, comunitárias, confessionais e filantrópicas.
De acordo com essas informações e com os estudos realizados, relacione os tipos de instituições às respectivas descrições e características listadas a seguir.
1. Públicas.
2. Privadas.
3. Comunitárias.
4. Confessionais.
5. Filantrópicas.
( ) Incluem em sua entidade mantenedora representantes da comunidade.
( ) Atendem a determinada orientação confessional e ideológica.
( ) Prestam serviços à população, em caráter complementar às atividades do Estado.
( ) Ofertam ensino gratuito e são mantidas pelo poder público.
( ) Mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
4, 2, 3, 1, 5.
2, 5, 4, 1, 3.
3, 4, 5, 1, 2.
1, 3, 4, 5, 2.
3, 1, 5, 4, 2.

A reforma do Ensino Médio surgiu como uma Medida Provisória (n. 746/2016) e posteriormente foi aprovada como lei. Trata-se de um conjunto de novas diretrizes que alteram a estrutura e o funcionamento do Ensino Médio. Entre as principais modificações podemos sublinhar: mudança no currículo; autonomia dos estudantes na escolha dos percursos formativos; aumento da carga horária de estudos; entre outros.
A partir das informações apresentadas e dos estudos realizados, assinale a alternativa correta a seguir.
O currículo do Ensino Médio permite ao estudante escolher, entre as grandes áreas do conhecimento, a que pretende dar mais enfoque nos estudos.
Com as mudanças, o currículo se tornou mais flexível, e o estudante pode ir menos vezes à escola.
A mudança provocada pela reforma do Ensino Médio fez com que a carga horária desse nível de ensino aumentasse para 2.100 horas anuais.
A reforma do Ensino Médio foi criada para atender especificamente aos povos indígenas e quilombolas.
Não houve mudanças significativas no currículo do Ensino Médio; apenas a carga horária ficou maior.

Leia com atenção o trecho a seguir, que trata da reforma do Ensino Médio.
Considerando-se o texto anterior, que corresponde ao art. 61 da LDBEN, avalie as proposições a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os profissionais com notório saber não poderão atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
II. Os profissionais com notório saber se restringem a atuar em disciplinas técnicas do Ensino Médio técnico.
As proposições I e II são falsas.
As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
A proposição I é falsa, e a proposição II é verdadeira.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia com atenção o trecho a seguir. “[...] o problema grave de nosso tempo, com relação ao direito do homem, não é mais fundamentá-lo, e sim protegê-lo [...]. Não se trata mais de saber quantos e quais são esses direitos, qual sua natureza e fundamento, se são direitos naturais ou históricos, absolutos ou relativos, mas sim qual é o modo mais seguro para impedir que apesar das solenes declarações, eles sejam continuamente violados”. BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 1992. p. 45.
Diante das colocações feitas no texto, assinale a alternativa correta a seguir.
A ideia central do texto é a de apontar para o perigo de perdermos os direitos pelas manifestações contrárias ao governo.
Bobbio comenta a respeito da necessidade de pressionar, com o objetivo de que mais direitos sejam adquiridos como forma de se consolidar a democracia.
O autor aponta que é preciso efetivar os direitos já conquistados e prescritos nas normas jurídicas que regem a sociedade. Refere-se à necessária fiscalização, pela sociedade, do poder público e das políticas sociais na sua efetiva proteção.
O texto não trata da educação, e sim comenta acerca da consolidação da paz social.
O objetivo do texto é indicar a necessidade de ficarmos atentos para que não se criem mais direitos sociais a partir da construção de fóruns sociais.

A LDBEN, em seu art. 58, indica que a Educação Especial é considerada uma modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino a educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. No mesmo artigo é prevista a realização de serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades dessa clientela.
De acordo com essas informações e com os estudos realizados, analise as seguintes proposições e a relação proposta entre elas.
I. A lei prescreve que os serviços de apoio possam ser prestados a partir de serviços especializados, mas muitas vezes esses serviços especializados precisam ser feitos em locais específicos e distantes dos cotidianos das escolas.
II. Na prática, as escolas públicas possuem poucos recursos que tornem possível que a demanda das especificidades da Educação Especial seja atendida.
As proposições I e II são falsas.
As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
A proposição I é falsa, e a proposição II é verdadeira.

A Lei n. 9.394/1996, diante das crescentes demandas sociais para o Ensino Superior no Brasil, flexibilizou as formas organizacionais de oferta de Educação Superior, possibilitando diversos formatos e modalidades de ensino na perspectiva de democratizar o acesso. Esse reordenamento contribuiu decisivamente para que dois movimentos educacionais ocorressem: expansão e interiorização.
Diante dessas informações e dos estudos realizados até aqui, analise as seguintes assertivas.
I. Uma das formas de expandir o acesso ao Ensino Superior e qualificar para o mercado de trabalho foi a criação dos Centros Federais de Educação Tecnológica.
II. A formação de tecnólogos responde a uma demanda reprimida de oferta de mão de obra especializada para atender às exigências do mercado de trabalho.
III. O Brasil sempre contou com mão de obra especializada, razão por que não há necessidade da criação dos Centros Federais de Educação.
II, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.

Leia com atenção o trecho a seguir. "A manutenção da educação infantil como primeira etapa da educação básica representa uma grande vitória das forças democráticas, haja vista que foi intenso e polêmico o debate em torno dessa questão, durante o processo de elaboração da lei, ressaltando que, em algumas versões do relatório do Senado Federal, chegou a ser retirada a educação infantil do âmbito da educação básica." PEREIRA, E. W., TEIXEIRA, Z. A. A educação básica redimensionada. In: BRZEZINSKI, I. (org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1997. p. 92.
Com base nas reflexões acima e nos estudos realizados, considere as seguintes afirmativas.
I. Em face de ideias divergentes sobre um projeto de educação para o país, a inclusão, no texto formal da LDBEN, da Educação Infantil na estrutura da Educação Básica, tornando-a obrigatória e gratuita, representou uma vitória para as classes trabalhadoras que necessitam das instituições públicas para que suas crianças possam usufruir do direito à educação.
II. Não é de interesse das elites que o poder público invista recursos na Educação Infantil, na medida em que, historicamente, as crianças não possuíam esse direito, já que era um dever da família educá-las até o Ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil deve ser de responsabilidade do setor privado, e não é tarefa da LDBEN disciplinar esse nível de escolaridade. Isso porque a educação é da alçada exclusiva da família, não cabendo a utilização de recursos públicos para essa etapa educativa.
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.

Em conformidade com a LDBEN, as universidades e os centros universitários possuem autonomia pedagógica, financeira e administrativa, respeitadas as normas jurídicas. No que diz respeito às universidades, estas possuem, entre os objetivos atribuídos por lei, “[…] estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão que aproximem os dois níveis escolares”.
Considerando-se essas prerrogativas, entre outras atribuições legalmente colocadas às universidades brasileiras, analise as seguintes assertivas.
I. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é princípio pedagógico das universidades.
II. Respeitadas as normas legais, as universidades possuem autonomia pedagógica para criar os projetos pedagógicos.
III. Não existe possibilidade de as universidades contribuírem com a Educação Básica, pois são instituições de Ensino Superior.
IV. As únicas instituições credenciadas para a oferta do Ensino Superior no Brasil são as universidades.
V. As universidades têm que ser obrigatoriamente públicas e seus cursos gratuitos.
I, II e III, apenas.
III, IV e V, apenas.
I e II, apenas.
III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.

A reforma do Ensino Médio pressupõe a autonomia do estudante para que possa escolher o percurso formativo direcionado às suas escolhas profissionais futuras. Nesse sentido, ele deverá optar por uma entre as quatro áreas do conhecimento que compõem o currículo do Ensino Médio. É o caso, por exemplo, de João Fernando, que optou por seguir carreira na área de saúde e pretende, após concluir o Ensino Médio, prestar seleção para ingressar em um curso de graduação em Medicina.
Considerando o exemplo de João Fernando, assinale a alternativa que apresenta o percurso acadêmico correto a ser seguido por ele.
O mais adequado é mesclar duas áreas de conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Isso porque se o estudante não conseguir fazer Medicina, poderá cursar Engenharia.
A área que envolve linguagens e suas tecnologias é de extrema importância para todas as profissões, na medida em que contribui para uma boa comunicação e redação. No entanto, seus componentes curriculares não são os mais adequados para quem faz a opção por cursos da área da saúde.
O mais adequado é o estudante optar pelo percurso formativo de ciências da natureza e suas tecnologias, pois nessa área ficam concentrados os componentes curriculares de física, química e biologia. Pelo fato de o curso de Medicina se encontrar na área da saúde, esses conhecimentos serão os mais requisitados.
A escolha pela área de matemática e suas tecnologias não é a melhor opção para quem pretende se profissionalizar em Medicina. No entanto, há de se reconhecer a importância de tal área para a vida nas sociedades atuais em que a economia exerce uma função central nas relações sociais.
A opção pela área das ciências humanas e sociais aplicadas, no que pese a relevância dela para o pleno exercício da cidadania, não contempla de forma satisfatória as exigências da área da saúde.

O sistema educacional brasileiro, de acordo com a LDBEN, admite a coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. Dessa forma, fica assegurada à iniciativa privada ofertar o ensino em todos os níveis desde que obedeçam às normas específicas da legislação educacional. As instituições privadas são assim categorizadas: privadas, comunitárias, confessionais e filantrópicas.
De acordo com essas informações e com os estudos realizados, relacione os tipos de instituições às respectivas descrições e características listadas a seguir.
1. Públicas.
2. Privadas.
3. Comunitárias.
4. Confessionais.
5. Filantrópicas.
( ) Incluem em sua entidade mantenedora representantes da comunidade.
( ) Atendem a determinada orientação confessional e ideológica.
( ) Prestam serviços à população, em caráter complementar às atividades do Estado.
( ) Ofertam ensino gratuito e são mantidas pelo poder público.
( ) Mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
4, 2, 3, 1, 5.
2, 5, 4, 1, 3.
3, 4, 5, 1, 2.
1, 3, 4, 5, 2.
3, 1, 5, 4, 2.

A reforma do Ensino Médio surgiu como uma Medida Provisória (n. 746/2016) e posteriormente foi aprovada como lei. Trata-se de um conjunto de novas diretrizes que alteram a estrutura e o funcionamento do Ensino Médio. Entre as principais modificações podemos sublinhar: mudança no currículo; autonomia dos estudantes na escolha dos percursos formativos; aumento da carga horária de estudos; entre outros.
A partir das informações apresentadas e dos estudos realizados, assinale a alternativa correta a seguir.
O currículo do Ensino Médio permite ao estudante escolher, entre as grandes áreas do conhecimento, a que pretende dar mais enfoque nos estudos.
Com as mudanças, o currículo se tornou mais flexível, e o estudante pode ir menos vezes à escola.
A mudança provocada pela reforma do Ensino Médio fez com que a carga horária desse nível de ensino aumentasse para 2.100 horas anuais.
A reforma do Ensino Médio foi criada para atender especificamente aos povos indígenas e quilombolas.
Não houve mudanças significativas no currículo do Ensino Médio; apenas a carga horária ficou maior.

Leia com atenção o trecho a seguir, que trata da reforma do Ensino Médio.
Considerando-se o texto anterior, que corresponde ao art. 61 da LDBEN, avalie as proposições a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os profissionais com notório saber não poderão atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
II. Os profissionais com notório saber se restringem a atuar em disciplinas técnicas do Ensino Médio técnico.
As proposições I e II são falsas.
As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
A proposição I é falsa, e a proposição II é verdadeira.

Prévia do material em texto

Atividade 1: Unidades de Estudo 1 e 2
Leia com atenção o trecho a seguir.
“[...] o problema grave de nosso tempo, com relação ao direito do homem, não é mais fundamentá-lo, e sim protegê-lo [...]. Não se trata mais
de saber quantos e quais são esses direitos, qual sua natureza e fundamento, se são direitos naturais ou históricos, absolutos ou relativos, mas
sim qual é o modo mais seguro para impedir que apesar das solenes declarações, eles sejam continuamente violados”.
BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 1992. p. 45.
Diante das colocações feitas no texto, assinale a alternativa correta a seguir.
A resposta está incorreta. Sugerimos que releia o e-book e identifique nas leis educacionais os direitos adquiridos que, por vezes, deixam de ser
usufruídos em função do descuido do poder público e do pouco conhecimento da legislação por parte da sociedade, entre outros fatores. Tente
responder mais uma vez!
A ideia central do texto é a de apontar para o perigo de perdermos os direitos pelas manifestações contrárias ao governo.
Bobbio comenta a respeito da necessidade de pressionar, com o objetivo de que mais direitos sejam adquiridos como forma de se consolidar a
democracia.
O autor aponta que é preciso efetivar os direitos já conquistados e prescritos nas normas jurídicas que regem a sociedade. Refere-se à necessária
fiscalização, pela sociedade, do poder público e das políticas sociais na sua efetiva proteção.
Resposta correta
O texto não trata da educação, e sim comenta acerca da consolidação da paz social.
O objetivo do texto é indicar a necessidade de ficarmos atentos para que não se criem mais direitos sociais a partir da construção de fóruns sociais.
 PRÓXIMA QUESTÃO 
1
         
Próximo  Comentários
 
Atividade 1: Unidades de Estudo 1 e 2
A LDBEN, em seu art. 58, indica que a Educação Especial é considerada uma modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na
rede regular de ensino a educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. No mesmo
artigo é prevista a realização de serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades dessa clientela.
De acordo com essas informações e com os estudos realizados, analise as seguintes proposições e a relação proposta entre elas.
I. A lei prescreve que os serviços de apoio possam ser prestados a partir de serviços especializados, mas muitas vezes esses serviços especia-
lizados precisam ser feitos em locais específicos e distantes dos cotidianos das escolas
PORQUE
II. Na prática, as escolas públicas possuem poucos recursos que tornem possível que a demanda das especificidades da Educação Especial
seja atendida.
Agora, assinale a alternativa correta.
A resposta está correta! A partir da Lei n. 13.632/2018, a responsabilidade do Estado para com a Educação Especial se expande — começa na
Educação Infantil e segue ao longo da vida. Nessa perspectiva, é considerada uma modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente
na rede regular de ensino, e os serviços de apoio especializado para atender às peculiaridades da clientela de educação especial, na própria
escola. Porém, a falta de recursos adequados e infraestrutura nas escolas torna precário tal atendimento, e os serviços especializados precisam
ser feitos em locais muitas vezes distantes do cotidiano das escolas.
As proposições I e II são falsas.
As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Resposta correta
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
A proposição I é falsa, e a proposição II é verdadeira.
 PRÓXIMA QUESTÃO 

2 3
       
Próximo  Comentários
 
Atividade 1: Unidades de Estudo 1 e 2
A Lei n. 9.394/1996, diante das crescentes demandas sociais para o Ensino Superior no Brasil, flexibilizou as formas organizacionais de oferta
de Educação Superior, possibilitando diversos formatos e modalidades de ensino na perspectiva de democratizar o acesso. Esse reordena-
mento contribuiu decisivamente para que dois movimentos educacionais ocorressem: expansão e interiorização.
Diante dessas informações e dos estudos realizados até aqui, analise as seguintes assertivas.
I. Uma das formas de expandir o acesso ao Ensino Superior e qualificar para o mercado de trabalho foi a criação dos Centros Federais de Edu-
cação Tecnológica.
II. A formação de tecnólogos responde a uma demanda reprimida de oferta de mão de obra especializada para atender às exigências do mer-
cado de trabalho.
III. O Brasil sempre contou com mão de obra especializada, razão por que não há necessidade da criação dos Centros Federais de Educação
A resposta está correta! A criação dos Centros Federais de Educação Tecnológica responde a um anseio do mercado de trabalho brasileiro, ao
mesmo tempo que contribuiu para a formação de profissionais em vários setores da economia nacional. Além disso, vem ao encontro de uma
demanda da sociedade em ter recursos humanos mais capacitados e com melhores empregos e salários mais dignos.
II, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
Resposta correta
I, apenas.
III, apenas.
 PRÓXIMA QUESTÃO 
  
4
      
Próximo  Comentários
 
Atividade 1: Unidades de Estudo 1 e 2
Leia com atenção o trecho a seguir.
“A manutenção da educação infantil como primeira etapa da educação básica representa uma grande vitória das forças democráticas, haja
vista que foi intenso e polêmico o debate em torno dessa questão, durante o processo de elaboração da lei, ressaltando que, em algumas ver-
sões do relatório do Senado Federal, chegou a ser retirada a educação infantil do âmbito da educação básica”.
PEREIRA, E. W., TEIXEIRA, Z. A. A educação básica redimensionada. In: BRZEZINSKI, I. (org.). LDB interpretada: diversos olhares se entre-
cruzam. São Paulo: Cortez, 1997. p. 92.
Com base nas reflexões acima e nos estudos realizados, considere as seguintes afirmativas.
I. Em face de ideias divergentes sobre um projeto de educação para o país, a inclusão, no texto formal da LDBEN, da Educação Infantil na es-
trutura da Educação Básica, tornando-a obrigatória e gratuita, representou uma vitória para as classes trabalhadoras que necessitam das insti-
tuições públicas para que suas crianças possam usufruir do direito à educação.
II. Não é de interesse das elites que o poder público invista recursos na Educação Infantil, na medida em que, historicamente, as crianças não
possuíam esse direito, já que era um dever da família educá-las até o Ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil deve ser de responsabilidade do setor privado, e não é tarefa da LDBEN disciplinar esse nível de escolaridade. Isso por-
que a educação é da alçada exclusiva da família, não cabendo a utilização de recursos públicos para essa etapa educativa.
Está correto o que se afirma em:
A resposta está correta! A disputa entre os interesses privados e a defesa da educação pública acarretou uma longa demora para que a LDBEN
fosse aprovada — tramitou oito anos pelo Congresso (1988-1996). Os interesses dos setores privados são contraditórios quando pensados numa
sociedade economicamente desigual como é a brasileira. Portanto, para as classes trabalhadoras, a conquista do direito de seus filhos estarem
em uma escola pública é muito significativo, pois, ao contrário das classes favorecidas economicamente, elas não possuem recursos para pagar
mensalidades escolares. Logo, trata-se de uma conquista democrática.
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Resposta correta
I e III, apenas.
III, apenas.
 PRÓXIMA QUESTÃO 
 
3 4
      
Próximo  Comentários
 
Atividade 1: Unidades de Estudo 1 e 2
Leia com atenção o trecho a seguir.
“Contrariando a concepção sistêmica da transversalidade da educação especial nos diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino, a edu-
cação não se estruturou na perspectiva da inclusão e do atendimentoàs necessidades educacionais especiais, limitando o cumprimento do
princípio constitucional que prevê a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e a continuidade nos níveis mais elevados
de ensino”.
BRASIL. Ministério da Educação. Oplano de desenvolvimento da educação: razões, princípios e programas. Brasília, DF: Ministério da Edu-
cação, 2007. p. 9. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/livro.pdf. Acesso em: 11 jan. 2020.
O excerto anterior é uma crítica ao poder público no que se refere à organização e ao funcionamento da Educação Especial nos sistemas de
ensino.
Considerando-se esse contexto e os estudos realizados, assinale a alternativa correta.
A resposta está correta! A estrutura e o funcionamento da Educação Especial nos sistemas de ensino requerem um forte investimento em
infraestrutura física como forma de promover a acessibilidade para as mais diferentes necessidades especiais. É necessário também que
existam profissionais com capacitação adequada.
A Educação Especial é assegurada por lei apenas para as crianças surdas.
O paradigma da educação inclusiva não respalda a Educação Especial nas escolas, pois ela deve ser realizada em centros de atendimentos
especializados.
A Educação Especial tem sido afetada pela ausência de investimentos em infraestrutura adequada e recursos humanos especializados. 
Resposta correta
De acordo com a LDBEN, a Educação Especial só é assegurada até o Ensino Fundamental.
Essa modalidade educativa deveria ser realizada sob a responsabilidade única da União.
 PRÓXIMA QUESTÃO 
   
5 6
    
Próximo  Comentários
 
Atividade 1: Unidades de Estudo 1 e 2
Em conformidade com a LDBEN, as universidades e os centros universitários possuem autonomia pedagógica, financeira e administrativa, res-
peitadas as normas jurídicas. No que diz respeito às universidades, estas possuem, entre os objetivos atribuídos por lei, “[…] estimular a cria-
ção cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; atuar em favor da universalização e do aprimoramento da
educação básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de ativi-
dades de extensão que aproximem os dois níveis escolares”(BRASIL, [2009], online).
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional,
[2009]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 11 jan. 2020.
Considerando-se essas prerrogativas, entre outras atribuições legalmente colocadas às universidades brasileiras, analise as seguintes
assertivas.
I. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é princípio pedagógico das universidades.
II. Respeitadas as normas legais, as universidades possuem autonomia pedagógica para criar os projetos pedagógicos.
III. Não existe possibilidade de as universidades contribuírem com a Educação Básica, pois são instituições de Ensino Superior.
IV. As únicas instituições credenciadas para a oferta do Ensino Superior no Brasil são as universidades.
V. As universidades têm que ser obrigatoriamente públicas e seus cursos gratuitos.
Está correto o que se afirma em:
A resposta está correta! As universidades públicas e/ou privadas possuem autonomia pedagógica, financeira e administrativa desde que sigam
as determinações legais. Por possuírem como princípio formativo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, podem e devem
contribuir com as escolas das redes de ensino da Educação Básica.
I, II e III, apenas.
III, IV e V, apenas.
I e II, apenas.
Resposta correta
III e V, apenas.
II, III e IV, apenas
 PRÓXIMA QUESTÃO 
    
6 7
   
Próximo  Comentários
 
Atividade 1: Unidades de Estudo 1 e 2
A reforma do Ensino Médio pressupõe a autonomia do estudante para que possa escolher o percurso formativo direcionado às suas escolhas
profissionais futuras. Nesse sentido, ele deverá optar por uma entre as quatro áreas do conhecimento que compõem o currículo do Ensino Mé-
dio. É o caso, por exemplo, de João Fernando, que optou por seguir carreira na área de saúde e pretende, após concluir o Ensino Médio, pres-
tar seleção para ingressar em um curso de graduação em Medicina.
Considerando o exemplo de João Fernando, assinale a alternativa que apresenta o percurso acadêmico correto a ser seguido por ele.
A resposta está correta! De acordo com os pressupostos da reforma do Ensino Médio, a área mais adequada é a de ciências da natureza e suas
tecnologias, posto que trabalha com componentes curriculares mais próximos da área da saúde. É importante se atentar para o fato de que essa
reforma agrupou as diferentes disciplinas que compunham os currículos do Ensino Médio por grandes áreas do conhecimento.
O mais adequado é mesclar duas áreas de conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Isso porque se o
estudante não conseguir fazer Medicina, poderá cursar Engenharia.
A área que envolve linguagens e suas tecnologias é de extrema importância para todas as profissões, na medida em que contribui para uma boa
comunicação e redação. No entanto, seus componentes curriculares não são os mais adequados para quem faz a opção por cursos da área da saúde.
O mais adequado é o estudante optar pelo percurso formativo de ciências da natureza e suas tecnologias, pois nessa área ficam concentrados os
componentes curriculares de física, química e biologia. Pelo fato de o curso de Medicina se encontrar na área da saúde, esses conhecimentos serão os
mais requisitados.
Resposta correta
A escolha pela área de matemática e suas tecnologias não é a melhor opção para quem pretende se profissionalizar em Medicina. No entanto, há de se
reconhecer a importância de tal área para a vida nas sociedades atuais em que a economia exerce uma função central nas relações sociais.
A opção pela área das ciências humanas e sociais aplicadas, no que pese a relevância dela para o pleno exercício da cidadania, não contempla de forma
satisfatória as exigências da área da saúde.
 PRÓXIMA QUESTÃO 
     
7 8
  
Próximo  Comentários
 
Atividade 1: Unidades de Estudo 1 e 2
O sistema educacional brasileiro, de acordo com a LDBEN, admite a coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. Dessa forma,
fica assegurada à iniciativa privada ofertar o ensino em todos os níveis desde que obedeçam às normas específicas da legislação educacional.
As instituições privadas são assim categorizadas: privadas, comunitárias, confessionais e filantrópicas.
De acordo com essas informações e com os estudos realizados, relacione os tipos de instituições às respectivas descrições e características
listadas a seguir.
1. Públicas.
2. Privadas.
3. Comunitárias.
4. Confessionais.
5. Filantrópicas.
( ) Incluem em sua entidade mantenedora representantes da comunidade.
( ) Atendem a determinada orientação confessional e ideológica.
( ) Prestam serviços à população, em caráter complementar às atividades do Estado.
( ) Ofertam ensino gratuito e são mantidas pelo poder público.
( ) Mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
A resposta está correta!A LDBEN (arts. 19 e 20) classifica as instituições conforme as categorias administrativas. Nesse sentido, podem ser
públicas e privadas. Estas se dividem em particulares (mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado);
comunitárias (sem fins lucrativos e com representantes da comunidade na mantenedora); confessionais (atendem à orientação confessional e
ideologia específicas); e filantrópicas (obedecem ao princípio da universalidade do atendimento, sem privilegiar os associados ou categoria
profissional).
4, 2, 3, 1, 5.
2, 5, 4, 1, 3.
3, 4, 5, 1, 2.
Resposta correta
1, 3, 4, 5, 2.
3, 1, 5, 4, 2.
 PRÓXIMA QUESTÃO 
      
8  
Próximo  Comentários
 
Atividade 1: Unidades de Estudo 1 e 2
A reforma do Ensino Médio surgiu como uma Medida Provisória (n. 746/2016) e posteriormente foi aprovada como lei. Trata-se de um conjunto
de novas diretrizes que alteram a estrutura e o funcionamento do Ensino Médio. Entre as principais modificações podemos sublinhar: mudança
no currículo; autonomia dos estudantes na escolha dos percursos formativos; aumento da carga horária de estudos; entre outros.
A partir das informações apresentadas e dos estudos realizados, assinale a alternativa correta a seguir.
A resposta está correta! A reforma do Ensino Médio modificou o currículo, tornando-o mais flexível e, ao mesmo tempo, atribuindo maior
protagonismo ao estudante quanto à definição dos percursos acadêmicos a serem trilhados. Prevê também correlacionar as áreas de estudos às
escolhas dos cursos profissionalizantes a partir de quatro áreas do conhecimento, como forma de potencializar os interesses estudantis levando
em conta suas pretensões profissionais.
A reforma do Ensino Médio foi criada para atender especificamente aos povos indígenas e quilombolas.
Não houve mudanças significativas no currículo do Ensino Médio; apenas a carga horária ficou maior.
O currículo do Ensino Médio permite ao estudante escolher, entre as grandes áreas do conhecimento, a que pretende dar mais enfoque nos estudos.
Resposta correta
Com as mudanças, o currículo se tornou mais flexível, e o estudante pode ir menos vezes à escola.
A mudança provocada pela reforma do Ensino Médio fez com que a carga horária desse nível de ensino aumentasse para 2.100 horas anuais. 
 PRÓXIMA QUESTÃO 
       
9 10 
Próximo  Comentários
 
Atividade 1: Unidades de Estudo 1 e 2
Leia com atenção o trecho a seguir, que trata da reforma do Ensino Médio.
“[...] profissionais com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino, para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação
ou experiência profissional, atestados por titulação específica ou prática de ensino em unidades educacionais da rede pública ou privada ou
das corporações privadas em que tenham atuado”.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional,
[2009]. Online. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 11 jan. 2020.
Considerando-se o texto anterior, que corresponde ao art. 61 da LDBEN, avalie as proposições a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os profissionais com notório saber não poderão atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
PORQUE
II. Os profissionais com notório saber se restringem a atuar em disciplinas técnicas do Ensino Médio técnico.
Agora, assinale a alternativa correta.
A resposta está correta! A inclusão de profissionais com notório saber restringe-se a uma atuação específica: Ensino Médio técnico integrado ao
Ensino Médio regular. Eles não podem atuar em outras áreas e níveis de ensino, de acordo com o disposto pela Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDBEN).
As proposições I e II são falsas.
As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Resposta correta
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
A proposição I é falsa, e a proposição II é verdadeira.
        
10 
Próximo  Comentários


Mais conteúdos dessa disciplina