Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO2 - Bloco 8 - Nível Intermediário - Geografia do Brasil para Concurso Nacional Unificado - 2024

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O crescimento rápido e desordenado que tem ocorrido em muitas cidades, em especial nos países em desenvolvimento, é o grande responsável pelas transformações ambientais, descaracterizando, muitas vezes, o meio físico original, antes de haver a ocupação humana.
Considerando o excerto acima, é correto concluir que
a) não existe relação entre crescimento e uso da terra, nas cidades brasileiras, com a degradação do meio ambiente.
b) os processos de movimento de massa nas áreas urbanas de encosta possuem apenas origens físico-naturais.
c) a urbanização e a industrialização têm desempenhado um papel fundamental nos dados ambientais ocorridos nas cidades brasileiras.
d) ocupação de dunas e retificação de canais fluviais, entre outros, não aumentam ou aceleram os riscos geológicos e ambientais.

A população brasileira foi estimada em 210,1 milhões de habitantes em 5.570 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O grupo de municípios com até 20 mil habitantes apresentou, proporcionalmente, o maior número de municípios com redução populacional. Já no grupo de municípios entre 100 mil e um milhão de habitantes, está presente a maior proporção de municípios com crescimento superior a 1% ao ano. Os municípios com mais de um milhão de habitantes concentram crescimento entre zero e 1% ao ano, informou o IBGE.
Considerando o excerto acima e a dinâmica demográfica e histórica da urbanização brasileira ao longo do século XX e início do século XXI, analise as seguintes afirmacoes:
I. O aumento demográfico, no conjunto dos municípios com população entre 100.000 e 1.000.000 de habitantes, representa uma relativa e proporcional desconcentração populacional face às grandes metrópoles brasileiras.
II. Na passagem da década de 1960 para 1970, a população urbana ultrapassou a população rural brasileira, tendo, dentre suas causas, o êxodo rural.
III. O estado de São Paulo permanece à frente como a unidade da federação com maior número de habitantes.
IV. A região Nordeste é a primeira região brasileira em termos populacionais, seguida da região Sudeste, que ocupa a segunda posição.
a) I, II, III e IV.
b) I e IV apenas.
c) II, III e IV apenas.
d) I, II e III apenas.

No trecho acima, a figura de linguagem “mão invisível”
No trecho acima, a figura de linguagem “mão invisível”
a) estabelece uma intertextualidade com a expressão “a mão invisível do mercado”, de Adam Smith, sendo a cidade a expressão plena do planejamento.
b) sugere que a organização de uma cidade não se limita ao planejamento de um gestor, mas diz respeito às relações éticas construídas no cotidiano.
c) indica a submissão dos moradores de uma cidade aos interesses ocultos de uma administração que promove, no espaço urbano, a vida cotidiana.
d) associa-se à gestão pública, que é mantenedora da ordem e do bem-estar nas relações econômicas de uma cidade.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística define um aglomerado subnormal como sendo o conjunto constituído por 51 ou mais unidades habitacionais caracterizadas por ausência de título de propriedade e pelo menos uma das características: - irregularidade das vias de circulação; do tamanho e forma dos lotes; e/ou carência de serviços públicos essenciais (como coleta de lixo, rede de esgoto, rede de água, energia elétrica e iluminação pública).
Considerando o mapa e o infográfico, verifica-se que os principais motivos responsáveis pela distribuição dos aglomerados subnormais no Brasil, nas áreas mais adensadas, são os seguintes:
a) necessidade de moradias próximas ao mar e distante das áreas semiáridas; maior proximidade com a capital; e adensamento populacional significativo.
b) acentuada pobreza generalizada da população; dificuldades de assentamentos em áreas urbanas em decorrência do relevo; e alto custo das moradias em área planas.
c) maior proximidade com as áreas de plantio de grãos; dificuldade de acesso em decorrência da precariedade das estradas; e proximidade com a Capital Federal.
d) forte especulação imobiliária e fundiária; carência de infraestrutura, incluindo falta de transporte; e busca de locais mais próximos ao trabalho.
e) dificuldade de acesso a terras livres, em decorrência do excesso de rios regionais; alto custo do solo recoberto pela Floresta tropical; e busca de moradias próximas aos rios.

Um dos fenômenos atuais resultantes da urbanização sem planejamento são as ilhas de calor. Na cidade de São Paulo, podem ocorrer diferenças de temperatura de até 10oC no mesmo dia, entre duas regiões da cidade. Esse processo ocorre porque:
Esse processo ocorre porque:
a) o ar mais quente se eleva, enquanto uma frente fria traz ar mais frio, que se infiltra por baixo, formando um manto de calor na cidade.
b) existem áreas tomadas por muitos prédios, casas e ruas asfaltadas, que absorvem a radiação solar para transformá-la em calor latente.
c) as áreas de lagos e rios absorvem maior quantidade de radiação solar direta, o que as transformam em pontos quentes urbanos.
d) existem na superfície das cidades grandes pontos apenas pela ocorrência dos vários fenômenos meteorológicos.

Sobre Urbanização, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
Sobre Urbanização, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O processo de urbanização brasileira foi influenciado pela industrialização após a Segunda Guerra Mundial, com a formação de um mercado interno, tendo à frente as indústrias implantadas no sudeste.
II. As diferenças no ritmo da urbanização são percebidas nas disparidades econômicas regionais e na posição diferenciada que cada região ocupa na economia nacional.
III. A redução do movimento migratório da população nordestina para a região sudeste do Brasil influenciou nitidamente a polarização de Salvador, Recife e Fortaleza sobre as suas próprias áreas e seus raios de abrangência.
IV. A região Sudeste apresenta uma rede urbana complexa, com características de grande modernização das infraestruturas viárias, comunicação, bens, serviços, etc., conforme podemos observar em Curitiba cuja polarização direta abrange Ribeirão Preto, Volta Redonda, Cuiabá e Paraná.
V. A expansão das Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo estão originando a formação de uma Megalópole.
a) Apenas I é incorreta;
b) Apenas I e III são incorretas;
c) Apenas III é incorreta;
d) Apenas IV e V são incorretas;
e) Apenas IV é incorreta.

A urbanização brasileira desenvolveu-se de maneira acelerada e provocou grande concentração da população, sobretudo nas áreas metropolitanas. Tal crescimento não foi acompanhado por investimentos sociais, causando graves problemas sócio espaciais, principalmente o da habitação, ilustrado pela charge.
De acordo com as condições de moradia nas cidades brasileiras, assinale a opção correta.
a) As pessoas de baixo poder aquisitivo têm como alternativa de moradia ocupar os terrenos periféricos nas metrópoles, assim o direito à cidade depende da democratização do uso e da ocupação do solo.
b) A configuração das grandes cidades brasileiras deixou de ser excludente, principalmente pelo aumento dos investimentos do Estado em moradia de baixa renda, exemplificados nos condomínios populares construídos em áreas mais valorizadas.
c) A locomoção diária em direção ao local de trabalho associada ao problema de moradia levou os governos estaduais a desenvolverem uma política eficiente de transportes coletivos integrados de trens, metros e ônibus, das zonas centrais às periferias.
d) A ausência de movimentos sociais voltados à luta pela moradia nos espaços públicos das regiões metropolitanas brasileiras contribui para o aprofundamento das contradições entre o capital e o trabalho pelo direito à cidade.
e) Os processos de intensa segregação sócio espacial nas metrópoles brasileiras são minimizados pelo mercado imobiliário, que destina cada vez mais recursos para empreendimentos nas periferias, formando bairros dotados de luxo.

De acordo com a crítica de Monteiro Lobato, transcrita acima, o arrasamento do Morro do Castelo expressou a seguinte perspectiva de intervenção urbana:
De acordo com a crítica de Monteiro Lobato, transcrita acima, o arrasamento do Morro do Castelo expressou a seguinte perspectiva de intervenção urbana:
a) remoção de população pobre
b) saneamento de área degradada
c) desqualificação do passado colonial
d) modernização do transporte público

No contexto da hierarquia urbana brasileira, Belo Horizonte e Salvador podem ser classificadas como:
No contexto da hierarquia urbana brasileira, Belo Horizonte e Salvador podem ser classificadas como:
a) Grandes metrópoles nacionais.
b) Metrópoles.
c) Metrópoles nacionais.
d) Capitais regionais.
e) Centros locais.

Esse crescimento do meio urbano proporcionalmente maior do que o do meio rural recebe o nome de Urbanização.
A partir de 1990, especialmente, há novas tendências no processo de urbanização brasileiro. Uma dessas tendências é a(o)
a) redução do custo de vida nas metrópoles
b) retração das áreas de ocupação irregular
c) alteração do ritmo de crescimento das grandes cidades
d) aumento na velocidade das migrações inter-regionais
e) colapso das políticas de planejamento urbano a favor das classes média e alta

O Atlas Geográfico Escolar do IBGE de 2002 apresenta uma classificação de cidades no Brasil, tais como: centros regionais, metrópoles regionais, metrópoles nacionais e metrópoles globais.
Sendo assim, com base nesse Atlas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são cidades classificadas, respectivamente, como:
a) metrópole global e metrópole regional
b) metrópole nacional e metrópole regional
c) metrópole global e metrópole nacional
d) metrópole nacional e centro regional
e) metrópole global e centro regional

A hierarquia urbana proposta pelo Atlas Geográfico Escolar do IBGE classifica as cidades brasileiras em metrópoles globais, metrópoles nacionais, metrópoles regionais e centros regionais.
De acordo com essa classificação, são exemplos de metrópole nacional e metrópole regional, respectivamente, as cidades de
A) Curitiba e Goiânia
B) São Paulo e Rio de Janeiro
C) Brasília e Curitiba
D) São Paulo e Belo Horizonte
E) Rio de Janeiro e Goiânia

As capitais estaduais brasileiras podem ser analisadas de acordo com o seu crescimento populacional, desde o primeiro censo brasileiro em 1872 até o censo de 2000.
Com base no texto, qual a capital regional que conheceu, nesse período, um crescimento regular?
a) Rio de Janeiro
b) Recife
c) Porto Alegre
d) Fortaleza
e) São Paulo

De acordo com os dados registrados no mapa acima, à época, o estado da federação com o menor grau de urbanização era o
a) Maranhão
b) Pará
c) Amapá
d) Piauí
e) Ceará

Em 2002, o IBGE apresentou, no Atlas Geográfico Escolar, uma classificação para hierarquizar as cidades brasileiras, empregando as categorias de metrópole global, metrópole nacional, metrópole regional e centro regional.
De acordo com essa classificação, são exemplos de metrópole regional e centro regional, respectivamente, as seguintes cidades:
a) Belém e Londrina
b) São Paulo e Curitiba
c) São Paulo e Salvador
d) Rio de Janeiro e Belém
e) Rio de Janeiro e Vitória

Na escala macrorregional, a Amazônia Ocidental é uma grande área sob o comando de Manaus, enquanto Belém domina a Amazônia Oriental.
No caso de Belém, sua área de influência vem-se confinando ao longo da Belém-Brasília devido ao seguinte fator geográfico:
a) migração de retorno de nordestinos
b) industrialização de cidades médias paraenses
c) avanço em importância regional do eixo Brasília-Goiânia
d) expansão da rede de usinas hidrelétricas na Amazônia Ocidental
e) consolidação das áreas de proteção ambiental na Amazônia Oriental

O grafite urbano pode ser considerado um tipo de arte pública que marca o espaço, sobretudo nas grandes metrópoles.
Ao abordar o tema do espaço urbano, se o professor de Geografia utilizar o exemplo do grafitismo, trabalhará mais diretamente o conceito de
a) conurbação, como processo espontâneo.
b) cidade-região, como espaço vivido.
c) território-rede, como espaço concebido.
d) paisagem, como recurso de comunicação.
e) planejamento, como processo oficial.

Considerando a hierarquia urbana brasileira e as áreas de influência das metrópoles, podemos afirmar, EXCETO que
a) segundo o IBGE o Brasil está dividido basicamente em 5 grupos que possuem subdivisões.
b) as cidades que exercem maior influência sobre as demais e que apresentam melhores infraestruturas e condições econômicas, são classificadas como metrópoles.

De acordo com a legenda do mapa (tamanho e cores dos círculos) o processo de mobilidade pendular na Região Metropolitana de Recife:
Assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta do processo de mobilidade pendular na Região Metropolitana de Recife.
a) Pode ser entendido como maior nos municípios mais contíguos a Recife, diminuindo à medida que se aproxima da região sertaneja, indicando aumento do preço relativo do aluguel nessas faixas.
b) Exibe concentração em todas as municipalidades adjacentes a Recife, exceto nos núcleos situados a oeste da capital pernambucana, onde os alugueis tendem a terem preços relativos médios.
c) Apresenta expressivos índices nos municípios mais distantes, que obrigam a permanência das pessoas na capital, devido ao maior preço relativo do aluguel nas cidades dormitório que na capital.
d) Demonstra que o grande preço relativo do aluguel na capital de PE influencia no índice de mobilidade pendular das cidades adjacentes, sendo um grau maior no entorno de Recife.
e) Diferencia-se por todo Estado de Pernambuco, com menores índices de mobilidade pendular nas cidades mais próximas de Recife, dado que o preço relativo do aluguel nos municípios distantes é menor.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
( ) O padrão de urbanização criou a cidade formal, que concentra os investimentos públicos, e a cidade informal, que cresce exponencialmente na ilegalidade urbana.
( ) A cidade informal, solução para o assentamento dos pobres na cidade, tem gerado graves problemas socioambientais ao ocupar encostas, fundos de vale e áreas de preservação.
( ) A configuração centro-periferia tende a incentivar os deslocamentos pendulares em direção ao centro, local dos postos de trabalho, dos serviços públicos, do comércio etc.
a) V – F – V.
b) V – V – V.
c) F – V – V.
d) V – V – F.
e) F – V – F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O crescimento rápido e desordenado que tem ocorrido em muitas cidades, em especial nos países em desenvolvimento, é o grande responsável pelas transformações ambientais, descaracterizando, muitas vezes, o meio físico original, antes de haver a ocupação humana.
Considerando o excerto acima, é correto concluir que
a) não existe relação entre crescimento e uso da terra, nas cidades brasileiras, com a degradação do meio ambiente.
b) os processos de movimento de massa nas áreas urbanas de encosta possuem apenas origens físico-naturais.
c) a urbanização e a industrialização têm desempenhado um papel fundamental nos dados ambientais ocorridos nas cidades brasileiras.
d) ocupação de dunas e retificação de canais fluviais, entre outros, não aumentam ou aceleram os riscos geológicos e ambientais.

A população brasileira foi estimada em 210,1 milhões de habitantes em 5.570 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O grupo de municípios com até 20 mil habitantes apresentou, proporcionalmente, o maior número de municípios com redução populacional. Já no grupo de municípios entre 100 mil e um milhão de habitantes, está presente a maior proporção de municípios com crescimento superior a 1% ao ano. Os municípios com mais de um milhão de habitantes concentram crescimento entre zero e 1% ao ano, informou o IBGE.
Considerando o excerto acima e a dinâmica demográfica e histórica da urbanização brasileira ao longo do século XX e início do século XXI, analise as seguintes afirmacoes:
I. O aumento demográfico, no conjunto dos municípios com população entre 100.000 e 1.000.000 de habitantes, representa uma relativa e proporcional desconcentração populacional face às grandes metrópoles brasileiras.
II. Na passagem da década de 1960 para 1970, a população urbana ultrapassou a população rural brasileira, tendo, dentre suas causas, o êxodo rural.
III. O estado de São Paulo permanece à frente como a unidade da federação com maior número de habitantes.
IV. A região Nordeste é a primeira região brasileira em termos populacionais, seguida da região Sudeste, que ocupa a segunda posição.
a) I, II, III e IV.
b) I e IV apenas.
c) II, III e IV apenas.
d) I, II e III apenas.

No trecho acima, a figura de linguagem “mão invisível”
No trecho acima, a figura de linguagem “mão invisível”
a) estabelece uma intertextualidade com a expressão “a mão invisível do mercado”, de Adam Smith, sendo a cidade a expressão plena do planejamento.
b) sugere que a organização de uma cidade não se limita ao planejamento de um gestor, mas diz respeito às relações éticas construídas no cotidiano.
c) indica a submissão dos moradores de uma cidade aos interesses ocultos de uma administração que promove, no espaço urbano, a vida cotidiana.
d) associa-se à gestão pública, que é mantenedora da ordem e do bem-estar nas relações econômicas de uma cidade.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística define um aglomerado subnormal como sendo o conjunto constituído por 51 ou mais unidades habitacionais caracterizadas por ausência de título de propriedade e pelo menos uma das características: - irregularidade das vias de circulação; do tamanho e forma dos lotes; e/ou carência de serviços públicos essenciais (como coleta de lixo, rede de esgoto, rede de água, energia elétrica e iluminação pública).
Considerando o mapa e o infográfico, verifica-se que os principais motivos responsáveis pela distribuição dos aglomerados subnormais no Brasil, nas áreas mais adensadas, são os seguintes:
a) necessidade de moradias próximas ao mar e distante das áreas semiáridas; maior proximidade com a capital; e adensamento populacional significativo.
b) acentuada pobreza generalizada da população; dificuldades de assentamentos em áreas urbanas em decorrência do relevo; e alto custo das moradias em área planas.
c) maior proximidade com as áreas de plantio de grãos; dificuldade de acesso em decorrência da precariedade das estradas; e proximidade com a Capital Federal.
d) forte especulação imobiliária e fundiária; carência de infraestrutura, incluindo falta de transporte; e busca de locais mais próximos ao trabalho.
e) dificuldade de acesso a terras livres, em decorrência do excesso de rios regionais; alto custo do solo recoberto pela Floresta tropical; e busca de moradias próximas aos rios.

Um dos fenômenos atuais resultantes da urbanização sem planejamento são as ilhas de calor. Na cidade de São Paulo, podem ocorrer diferenças de temperatura de até 10oC no mesmo dia, entre duas regiões da cidade. Esse processo ocorre porque:
Esse processo ocorre porque:
a) o ar mais quente se eleva, enquanto uma frente fria traz ar mais frio, que se infiltra por baixo, formando um manto de calor na cidade.
b) existem áreas tomadas por muitos prédios, casas e ruas asfaltadas, que absorvem a radiação solar para transformá-la em calor latente.
c) as áreas de lagos e rios absorvem maior quantidade de radiação solar direta, o que as transformam em pontos quentes urbanos.
d) existem na superfície das cidades grandes pontos apenas pela ocorrência dos vários fenômenos meteorológicos.

Sobre Urbanização, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
Sobre Urbanização, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O processo de urbanização brasileira foi influenciado pela industrialização após a Segunda Guerra Mundial, com a formação de um mercado interno, tendo à frente as indústrias implantadas no sudeste.
II. As diferenças no ritmo da urbanização são percebidas nas disparidades econômicas regionais e na posição diferenciada que cada região ocupa na economia nacional.
III. A redução do movimento migratório da população nordestina para a região sudeste do Brasil influenciou nitidamente a polarização de Salvador, Recife e Fortaleza sobre as suas próprias áreas e seus raios de abrangência.
IV. A região Sudeste apresenta uma rede urbana complexa, com características de grande modernização das infraestruturas viárias, comunicação, bens, serviços, etc., conforme podemos observar em Curitiba cuja polarização direta abrange Ribeirão Preto, Volta Redonda, Cuiabá e Paraná.
V. A expansão das Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo estão originando a formação de uma Megalópole.
a) Apenas I é incorreta;
b) Apenas I e III são incorretas;
c) Apenas III é incorreta;
d) Apenas IV e V são incorretas;
e) Apenas IV é incorreta.

A urbanização brasileira desenvolveu-se de maneira acelerada e provocou grande concentração da população, sobretudo nas áreas metropolitanas. Tal crescimento não foi acompanhado por investimentos sociais, causando graves problemas sócio espaciais, principalmente o da habitação, ilustrado pela charge.
De acordo com as condições de moradia nas cidades brasileiras, assinale a opção correta.
a) As pessoas de baixo poder aquisitivo têm como alternativa de moradia ocupar os terrenos periféricos nas metrópoles, assim o direito à cidade depende da democratização do uso e da ocupação do solo.
b) A configuração das grandes cidades brasileiras deixou de ser excludente, principalmente pelo aumento dos investimentos do Estado em moradia de baixa renda, exemplificados nos condomínios populares construídos em áreas mais valorizadas.
c) A locomoção diária em direção ao local de trabalho associada ao problema de moradia levou os governos estaduais a desenvolverem uma política eficiente de transportes coletivos integrados de trens, metros e ônibus, das zonas centrais às periferias.
d) A ausência de movimentos sociais voltados à luta pela moradia nos espaços públicos das regiões metropolitanas brasileiras contribui para o aprofundamento das contradições entre o capital e o trabalho pelo direito à cidade.
e) Os processos de intensa segregação sócio espacial nas metrópoles brasileiras são minimizados pelo mercado imobiliário, que destina cada vez mais recursos para empreendimentos nas periferias, formando bairros dotados de luxo.

De acordo com a crítica de Monteiro Lobato, transcrita acima, o arrasamento do Morro do Castelo expressou a seguinte perspectiva de intervenção urbana:
De acordo com a crítica de Monteiro Lobato, transcrita acima, o arrasamento do Morro do Castelo expressou a seguinte perspectiva de intervenção urbana:
a) remoção de população pobre
b) saneamento de área degradada
c) desqualificação do passado colonial
d) modernização do transporte público

No contexto da hierarquia urbana brasileira, Belo Horizonte e Salvador podem ser classificadas como:
No contexto da hierarquia urbana brasileira, Belo Horizonte e Salvador podem ser classificadas como:
a) Grandes metrópoles nacionais.
b) Metrópoles.
c) Metrópoles nacionais.
d) Capitais regionais.
e) Centros locais.

Esse crescimento do meio urbano proporcionalmente maior do que o do meio rural recebe o nome de Urbanização.
A partir de 1990, especialmente, há novas tendências no processo de urbanização brasileiro. Uma dessas tendências é a(o)
a) redução do custo de vida nas metrópoles
b) retração das áreas de ocupação irregular
c) alteração do ritmo de crescimento das grandes cidades
d) aumento na velocidade das migrações inter-regionais
e) colapso das políticas de planejamento urbano a favor das classes média e alta

O Atlas Geográfico Escolar do IBGE de 2002 apresenta uma classificação de cidades no Brasil, tais como: centros regionais, metrópoles regionais, metrópoles nacionais e metrópoles globais.
Sendo assim, com base nesse Atlas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são cidades classificadas, respectivamente, como:
a) metrópole global e metrópole regional
b) metrópole nacional e metrópole regional
c) metrópole global e metrópole nacional
d) metrópole nacional e centro regional
e) metrópole global e centro regional

A hierarquia urbana proposta pelo Atlas Geográfico Escolar do IBGE classifica as cidades brasileiras em metrópoles globais, metrópoles nacionais, metrópoles regionais e centros regionais.
De acordo com essa classificação, são exemplos de metrópole nacional e metrópole regional, respectivamente, as cidades de
A) Curitiba e Goiânia
B) São Paulo e Rio de Janeiro
C) Brasília e Curitiba
D) São Paulo e Belo Horizonte
E) Rio de Janeiro e Goiânia

As capitais estaduais brasileiras podem ser analisadas de acordo com o seu crescimento populacional, desde o primeiro censo brasileiro em 1872 até o censo de 2000.
Com base no texto, qual a capital regional que conheceu, nesse período, um crescimento regular?
a) Rio de Janeiro
b) Recife
c) Porto Alegre
d) Fortaleza
e) São Paulo

De acordo com os dados registrados no mapa acima, à época, o estado da federação com o menor grau de urbanização era o
a) Maranhão
b) Pará
c) Amapá
d) Piauí
e) Ceará

Em 2002, o IBGE apresentou, no Atlas Geográfico Escolar, uma classificação para hierarquizar as cidades brasileiras, empregando as categorias de metrópole global, metrópole nacional, metrópole regional e centro regional.
De acordo com essa classificação, são exemplos de metrópole regional e centro regional, respectivamente, as seguintes cidades:
a) Belém e Londrina
b) São Paulo e Curitiba
c) São Paulo e Salvador
d) Rio de Janeiro e Belém
e) Rio de Janeiro e Vitória

Na escala macrorregional, a Amazônia Ocidental é uma grande área sob o comando de Manaus, enquanto Belém domina a Amazônia Oriental.
No caso de Belém, sua área de influência vem-se confinando ao longo da Belém-Brasília devido ao seguinte fator geográfico:
a) migração de retorno de nordestinos
b) industrialização de cidades médias paraenses
c) avanço em importância regional do eixo Brasília-Goiânia
d) expansão da rede de usinas hidrelétricas na Amazônia Ocidental
e) consolidação das áreas de proteção ambiental na Amazônia Oriental

O grafite urbano pode ser considerado um tipo de arte pública que marca o espaço, sobretudo nas grandes metrópoles.
Ao abordar o tema do espaço urbano, se o professor de Geografia utilizar o exemplo do grafitismo, trabalhará mais diretamente o conceito de
a) conurbação, como processo espontâneo.
b) cidade-região, como espaço vivido.
c) território-rede, como espaço concebido.
d) paisagem, como recurso de comunicação.
e) planejamento, como processo oficial.

Considerando a hierarquia urbana brasileira e as áreas de influência das metrópoles, podemos afirmar, EXCETO que
a) segundo o IBGE o Brasil está dividido basicamente em 5 grupos que possuem subdivisões.
b) as cidades que exercem maior influência sobre as demais e que apresentam melhores infraestruturas e condições econômicas, são classificadas como metrópoles.

De acordo com a legenda do mapa (tamanho e cores dos círculos) o processo de mobilidade pendular na Região Metropolitana de Recife:
Assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta do processo de mobilidade pendular na Região Metropolitana de Recife.
a) Pode ser entendido como maior nos municípios mais contíguos a Recife, diminuindo à medida que se aproxima da região sertaneja, indicando aumento do preço relativo do aluguel nessas faixas.
b) Exibe concentração em todas as municipalidades adjacentes a Recife, exceto nos núcleos situados a oeste da capital pernambucana, onde os alugueis tendem a terem preços relativos médios.
c) Apresenta expressivos índices nos municípios mais distantes, que obrigam a permanência das pessoas na capital, devido ao maior preço relativo do aluguel nas cidades dormitório que na capital.
d) Demonstra que o grande preço relativo do aluguel na capital de PE influencia no índice de mobilidade pendular das cidades adjacentes, sendo um grau maior no entorno de Recife.
e) Diferencia-se por todo Estado de Pernambuco, com menores índices de mobilidade pendular nas cidades mais próximas de Recife, dado que o preço relativo do aluguel nos municípios distantes é menor.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
( ) O padrão de urbanização criou a cidade formal, que concentra os investimentos públicos, e a cidade informal, que cresce exponencialmente na ilegalidade urbana.
( ) A cidade informal, solução para o assentamento dos pobres na cidade, tem gerado graves problemas socioambientais ao ocupar encostas, fundos de vale e áreas de preservação.
( ) A configuração centro-periferia tende a incentivar os deslocamentos pendulares em direção ao centro, local dos postos de trabalho, dos serviços públicos, do comércio etc.
a) V – F – V.
b) V – V – V.
c) F – V – V.
d) V – V – F.
e) F – V – F.

Prévia do material em texto

401) 
Geografia do Brasil para Concurso Nacional Unificado - 2024
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3JGrs
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/1800648
CEV UECE - Vest (UECE)/UECE/2019
Geografia - Urbanização Brasileira
“O crescimento rápido e desordenado que tem ocorrido em muitas cidades, em especial nos países
em desenvolvimento, é o grande responsável pelas transformações ambientais, descaracterizando,
muitas vezes, o meio físico original, antes de haver a ocupação humana.”
 
Guerra, A. J. T. e Marçal, M. S. Geomorfologia Ambiental.
Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2006.
 
Considerando o excerto acima, é correto concluir que
a) não existe relação entre crescimento e uso da terra, nas cidades brasileiras, com a degradação do
meio ambiente.
b) os processos de movimento de massa nas áreas urbanas de encosta possuem apenas origens
físico-naturais.
c) a urbanização e a industrialização têm desempenhado um papel fundamental nos dados
ambientais ocorridos nas cidades brasileiras.
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3JGrs
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1800648
402) 
d) ocupação de dunas e retificação de canais fluviais, entre outros, não aumentam ou aceleram os
riscos geológicos e ambientais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1794717
CEV UECE - Vest (UECE)/UECE/2019
Geografia - Urbanização Brasileira
Atente para o seguinte excerto:
“A população brasileira foi estimada em 210,1 milhões de habitantes em 5.570 municípios, segundo o
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
[...]
O grupo de municípios com até 20 mil habitantes apresentou, proporcionalmente, o maior número de
municípios com redução populacional. Já no grupo de municípios entre 100 mil e um milhão de
habitantes, está presente a maior proporção de municípios com crescimento superior a 1% ao ano. Os
municípios com mais de um milhão de habitantes concentram crescimento entre zero e 1% ao ano,
informou o IBGE”.
Fonte: G1 – Globo. Brasil atinge 210
milhões de habitantes, diz IBGE. Disponível em:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/08/28/brasil-
atinge-210-milhoes-de-habitantes-diz-ibge.ghtml
Considerando o excerto acima e a dinâmica demográfica e histórica da urbanização brasileira ao longo do
século XX e início do século XXI, analise as seguintes afirmações:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1794717
I. O aumento demográfico, no conjunto dos municípios com população entre 100.000 e 1.000.000
de habitantes, representa uma relativa e proporcional desconcentração populacional face às grandes
metrópoles brasileiras.
 
II. Na passagem da década de 1960 para 1970, a população urbana ultrapassou a população rural
brasileira, tendo, dentre suas causas, o êxodo rural.
III. O estado de São Paulo permanece à frente como a unidade da federação com maior número de
habitantes.
IV. A região Nordeste é a primeira região brasileira em termos populacionais, seguida da região
Sudeste, que ocupa a segunda posição.
Está correto o que se afirma em
a) I, II, III e IV.
b) I e IV apenas.
c) II, III e IV apenas.
d) I, II e III apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2231343
COMVEST UNICAMP - Vest (UNICAMP)/UNICAMP/Vestibular Unicamp (VU)/2019
Geografia - Urbanização Brasileira
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2231343
403) 
404) 
Uma cidade viva não é obra de um gênio: é obra de trabalhadores simples e de suas constantes
conversas consigo própria. Uma cidade é um tecido em contínua evolução, retocado e reparado para
nosso uso, no qual a ordem emerge através de uma “mão invisível” proveniente do desejo das pessoas
em se relacionar bem com seus vizinhos. (Adaptado de Roger Scruton, Confissões de um herético. Belo
Horizonte: Âyiné, 2017, p.133.)
 
No trecho acima, a figura de linguagem “mão invisível”
a) estabelece uma intertextualidade com a expressão “a mão invisível do mercado”, de Adam Smith,
sendo a cidade a expressão plena do planejamento.
b) sugere que a organização de uma cidade não se limita ao planejamento de um gestor, mas diz
respeito às relações éticas construídas no cotidiano.
c) indica a submissão dos moradores de uma cidade aos interesses ocultos de uma administração
que promove, no espaço urbano, a vida cotidiana.
d) associa-se à gestão pública, que é mantenedora da ordem e do bem-estar nas relações
econômicas de uma cidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1591959
PICSIS - Vest (SLMANDIC)/SLMANDIC/Medicina/Campus Araras/2019
Geografia - Urbanização Brasileira
Analise a seguinte situação problema para responder a questão.
 
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1591959
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística define um aglomerado subnormal como sendo o conjunto
constituído por 51 ou mais unidades habitacionais caracterizadas por ausência de título de propriedade e
pelo menos uma das características: - irregularidade das vias de circulação; do tamanho e forma dos
lotes; e/ou carência de serviços públicos essenciais (como coleta de lixo, rede de esgoto, rede de água,
energia elétrica e iluminação pública).
 
(IBGE, Censo 2010 - Aglomerados subnormais, informações técnicas. Disponível em:
https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/imprensa/ppts/00000015164811202013480105748802.pdf -
Acesso: 19-04- 2019.)
 
Considerando o mapa e o infográfico, verifica-se que os principais motivos responsáveis pela distribuição
dos aglomerados subnormais no Brasil, nas áreas mais adensadas, são os seguintes:
a) necessidade de moradias próximas ao mar e distante das áreas semiáridas; maior proximidade
com a capital; e adensamento populacional significativo.
b) acentuada pobreza generalizada da população; dificuldades de assentamentos em áreas urbanas
em decorrência do relevo; e alto custo das moradias em área planas.
c) maior proximidade com as áreas de plantio de grãos; dificuldade de acesso em decorrência da
precariedade das estradas; e proximidade com a Capital Federal.
d) forte especulação imobiliária e fundiária; carência de infraestrutura, incluindo falta de transporte;
e busca de locais mais próximos ao trabalho.
e) dificuldade de acesso a terras livres, em decorrência do excesso de rios regionais; alto custo do
solo recoberto pela Floresta tropical; e busca de moradias próximas aos rios.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1535663
FUNTEF - Vest (IF PR)/IF PR/Nível Superior/2019
Geografia - Urbanização Brasileira
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1535663
405) 
406) 
Um dos fenômenos atuais resultantes da urbanização sem planejamento são as ilhas de calor. Na
cidade de São Paulo, podem ocorrer diferenças de temperatura de até 10oC no mesmo dia, entre duas
regiões da cidade. Esse processo ocorre porque:
a) o ar mais quente se eleva, enquanto uma frente fria traz ar mais frio, que se infiltra por baixo,
formando um manto de calor na cidade.
b) existem áreas tomadas por muitos prédios, casas e ruas asfaltadas, que absorvem a radiação
solar para transformá-la em calor latente.
c) as áreas de lagos e rios absorvem maior quantidade de radiação solar direta, o que as
transformam em pontos quentes urbanos.
d) existem na superfície das cidades grandes pontos apenas pela ocorrência dos vários fenômenos
meteorológicos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1417260
CEV URCA - Vest (URCA)/URCA/2019
Geografia - Urbanização Brasileira
(URCA/2019.1) Sobre Urbanização, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O processo de urbanização brasileira foi influenciado pela industrialização após a Segunda Guerra
Mundial, com a formação de um mercado interno, tendo à frente as indústrias implantadas no
sudeste.
II. As diferenças no ritmo da urbanização são percebidas nas disparidades econômicas regionais e
na posição diferenciada que cada região ocupa na economia nacional.
III. A redução do movimento migratório da população nordestina para a região sudeste do Brasil
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1417260
407) 
influenciou nitidamente a polarização de Salvador, Recife e Fortalezasobre as suas próprias áreas e
seus raios de abrangência.
IV. A região Sudeste apresenta uma rede urbana complexa, com características de grande
modernização das infraestruturas viárias, comunicação, bens, serviços, etc., conforme podemos
observar em Curitiba cuja polarização direta abrange Ribeirão Preto, Volta Redonda, Cuiabá e
Paraná.
V. A expansão das Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo estão originando a
formação de uma Megalópole.
a) Apenas I é incorreta;
b) Apenas I e III são incorretas;
c) Apenas III é incorreta;
d) Apenas IV e V são incorretas;
e) Apenas IV é incorreta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1773185
CEV UECE - Vest (UECE)/UECE/2019
Geografia - Urbanização Brasileira
Escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso, o que se afirma a seguir sobre as redes urbanas
e o sistema de cidades.
 
( ) A rede urbana é formada pelo conjunto de cidades que se interligam umas às outras por meio de
sistemas de transporte e de telecomunicações, através dos quais se dão os fluxos de pessoas,
mercadorias e informações.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1773185
408) 
( ) quanto mais complexa a economia de um país ou região, menores são a urbanização e a
quantidade de cidades que articulam sua rede urbana.
 
( ) com as novas acelerações da globalização e o consequente aumento dos fluxos informacionais,
materializa-se um sistema de cidades no mundo, cujos pontos de interconexão são as chamadas
cidades globais.
 
( ) a partir da noção de hierarquia urbana no sistema de cidades contemporâneo, o que define a
integração entre as pessoas é a distância que separa os lugares dos núcleos mais urbanizados.
 
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
a) V, F, V, F.
b) F, V, V, F.
c) V, F, F, F.
d) V, F, F, V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1268107
Marinha - Alun (CN)/CN/2019
Geografia - Urbanização Brasileira
Observe a figura abaixo.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1268107
A urbanização brasileira desenvolveu-se de maneira acelerada e provocou grande concentração da
população, sobretudo nas áreas metropolitanas. Tal crescimento não foi acompanhado por investimentos
sociais, causando graves problemas sócio espaciais, principalmente o da habitação, ilustrado pela charge.
 
De acordo com as condições de moradia nas cidades brasileiras, assinale a opção correta.
a) As pessoas de baixo poder aquisitivo têm como alternativa de moradia ocupar os terrenos
periféricos nas metrópoles,assim o direito á cidade depende da democratização. do uso e da
ocupação do solo.
b) A configuração das grandes cidades brasileiras deixou de ser excludente, principalmente pelo
aumento dos investimentos do Estado em moradia de baixa renda, exemplificados nos condomínios
populares construídos em áreas mais valorizadas.
c) A locomoção diária em direção ao local de trabalho associada ao problema de moradia levou os
governos estaduais a desenvolverem uma política eficiente de transportes coletivos integrados de
trens, metros e ônibus, das zonas centrais ás periferias.
409) 
d) A ausência de movimentos sociais voltados á luta pela moradia nos espaços públicos das regiões
metropolitanas brasileiras contribui para o aprofundamento das contradições entre o capital e o
trabalho pelo direito á cidade.
e) Os processos de intensa segregação sócio espacial nas metrópoles brasileiras são minimizados
pelo mercado imobiliário, que destina cada vez mais recursos para empreendimentos nas periferias,
formando bairros dotados de luxo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1683492
DSEA UERJ - Vest (UERJ)/UERJ/2019
Geografia - Urbanização Brasileira
Na administração do engenheiro e prefeito Carlos Sampaio (1920-1922), o Morro do Castelo foi
totalmente demolido. A decisão causou muita polêmica, tendo sido criticada por vários intelectuais,
como, por exemplo, Monteiro Lobato.
 
[O Morro do Castelo] ouve sempre cochichos suspeitos nos quais um estribilho soa insistente:
precisamos arrasar o Morro do Castelo! Percebe que virou negócio, que o verdadeiro tesouro oculto em
suas entranhas não é a imagem de ouro maciço de Santo Inácio, e sim o panamá do arrasamento. Os
homens de hoje são negocistas sem alma. Querem dinheiro. Para obtê-lo venderão tudo, venderiam até
a alma se a tivessem. Como pode ele, pois, resistir à maré, se suas credenciais − velhice, beleza,
pitoresco, historicidade − não são valores de cotação na bolsa?
MONTEIRO LOBATO Adaptado de A onda verde. São Paulo: Monteiro Lobato & Cia Editores, 1922.
 
De acordo com a crítica de Monteiro Lobato, transcrita acima, o arrasamento do Morro do Castelo
expressou a seguinte perspectiva de intervenção urbana:
a) remoção de população pobre
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1683492
410) 
411) 
b) saneamento de área degradada
c) desqualificação do passado colonial
d) modernização do transporte público
www.tecconcursos.com.br/questoes/1270152
FUNDATEC - Vest (ESE)/ESE/2019
Geografia - Urbanização Brasileira
No contexto da hierarquia urbana brasileira, Belo Horizonte e Salvador podem ser classificadas
como:
a) Grandes metrópoles nacionais.
b) Metrópoles.
c) Metrópoles nacionais.
d) Capitais regionais.
e) Centros locais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/401407
CESGRANRIO - Ag PT (IBGE)/IBGE/2016
Geografia - Urbanização Brasileira
No Censo do IBGE de 2010, o país possuía uma população de aproximadamente 191 milhões de
habitantes. Desses, cerca de 161 milhões viviam nas zonas urbanas, enquanto apenas 29 milhões viviam
na zona rural. Mas nem sempre foi assim. Até a década de 1960, a maioria da população morava no
campo e a quantidade de cidades era bem menor do que a atual. [...] Na década de 1970, o número de
habitantes morando nas cidades foi, pela primeira vez, maior do que a população que vivia na zona rural.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1270152
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/401407
412) 
Esse crescimento do meio urbano proporcionalmente maior do que o do meio rural recebe o nome de
Urbanização [...]
 
Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao-no-brasil.htm>. Acesso em: 09 maio 2016.
 
A partir de 1990, especialmente, há novas tendências no processo de urbanização brasileiro.
 
Uma dessas tendências é a(o)
a) redução do custo de vida nas metrópoles
b) retração das áreas de ocupação irregular
c) alteração do ritmo de crescimento das grandes cidades
d) aumento na velocidade das migrações inter-regionais
e) colapso das políticas de planejamento urbano a favor das classes média e alta
www.tecconcursos.com.br/questoes/386900
CESGRANRIO - Ag PM (IBGE)/IBGE/2016
Geografia - Urbanização Brasileira
O Atlas Geográfico Escolar do IBGE de 2002 apresenta uma classificação de cidades no Brasil, tais
como: centros regionais, metrópoles regionais, metrópoles nacionais e metrópoles globais.
 
Sendo assim, com base nesse Atlas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são cidades classificadas,
respectivamente, como:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/386900
413) 
a) metrópole global e metrópole regional
b) metrópole nacional e metrópole regional
c) metrópole global e metrópole nacional
d) metrópole nacional e centro regional
e) metrópole global e centro regional
www.tecconcursos.com.br/questoes/277253
CESGRANRIO - Ag PM (IBGE)/IBGE/2014
Geografia - Urbanização Brasileira
A hierarquia urbana proposta pelo Atlas Geográfico Escolar do IBGE classifica as cidades brasileiras
em metrópoles globais, metrópoles nacionais, metrópoles regionais e centros regionais.
De acordo com essa classificação, são exemplos de metrópole nacional e metrópole regional,
respectivamente, as cidades de
a) Curitiba e Goiânia
b) São Paulo e Rio de Janeiro
c) Brasília e Curitiba
d) São Paulo e Belo Horizonte
e) Rio de Janeiro e Goiânia
www.tecconcursos.com.br/questoes/277258
CESGRANRIO - Ag PM (IBGE)/IBGE/2014
Geografia - Urbanização Brasileira
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/277253
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/277258
414) As capitaisestaduais brasileiras podem ser analisadas de acordo com o seu crescimento
populacional, desde o primeiro censo brasileiro em 1872 até o censo de 2000. Entre as capitais mais
antigas, opõem-se aquelas que tinham certo avanço à época do primeiro recenseamento e que,
gradualmente, o perderam, como Salvador, e aquelas que conheceram um crescimento mais rápido.
Finalmente, outras capitais conheceram um crescimento regular, ou seja, as capitais regionais que
crescem com a região sobre a qual exercem atração, como Manaus.
THÉRY, H. e MELLO, N. Atlas do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008, p. 174. Adaptado.
Com base no texto, qual a capital regional que conheceu, nesse período, um crescimento regular?
a) Rio de Janeiro
b) Recife
c) Porto Alegre
d) Fortaleza
e) São Paulo
www.tecconcursos.com.br/questoes/277259
CESGRANRIO - Ag PM (IBGE)/IBGE/2014
Geografia - Urbanização Brasileira
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/277259
415) 
 
De acordo com os dados registrados no mapa acima, à época, o estado da federação com o menor grau
de urbanização era o
a) Maranhão
b) Pará
c) Amapá
d) Piauí
e) Ceará
www.tecconcursos.com.br/questoes/275483
CESGRANRIO - Tec IGE (IBGE)/IBGE/2013
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/275483
416) 
417) 
Geografia - Urbanização Brasileira
Em 2002, o IBGE apresentou, no Atlas Geográfico Escolar, uma classificação para hierarquizar as
cidades brasileiras, empregando as categorias de metrópole global, metrópole nacional, metrópole
regional e centro regional.
 
De acordo com essa classificação, são exemplos de metrópole regional e centro regional,
respectivamente, as seguintes cidades:
a) Belém e Londrina
b) São Paulo e Curitiba
c) São Paulo e Salvador
d) Rio de Janeiro e Belém
e) Rio de Janeiro e Vitória
www.tecconcursos.com.br/questoes/299023
CESGRANRIO - Tecno (IBGE)/IBGE/Geografia/2013
Geografia - Urbanização Brasileira
Na escala macrorregional, a Amazônia Ocidental é uma grande área sob o comando de Manaus,
enquanto Belém domina a Amazônia Oriental. Mas a centralidade dessas duas capitais é restringida pela
influência de outras cidades. No caso de Manaus é São Paulo, cidade mundial cuja hegemonia alcança
Rondônia e Acre.
BECKER, B. A urbe amazônida. Rio de Janeiro: Garamond, 2013, p. 47.
No caso de Belém, sua área de influência vem-se confinando ao longo da Belém-Brasília devido ao
seguinte fator geográfico:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/299023
418) 
a) migração de retorno de nordestinos
b) industrialização de cidades médias paraenses
c) avanço em importância regional do eixo Brasília-Goiânia
d) expansão da rede de usinas hidrelétricas na Amazônia Ocidental
e) consolidação das áreas de proteção ambiental na Amazônia Oriental
www.tecconcursos.com.br/questoes/2674960
CESGRANRIO - Prof (Salvador)/Pref Salvador/Geografia/2010
Geografia - Urbanização Brasileira
Texto
 
A cidade em progresso
 
(...)
Não cresceu? Cresceu muito! Em grandeza e miséria
Em graça e disenteria
Deu franquia especial à doença venérea
E à alta quinquilharia.
 
Tornou-se grande, sórdida, ó cidade
Do meu amor maior!
Deixa-me amar-te assim, na claridade
Vibrante de calor!
 
Disponível em: www.viniciusdemoraes.com.br Acesso em: 19 ago. 2010.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2674960
419) 
O poema, de Vinícius de Moraes, apresentado acima, servirá como instrumento incentivador para uma
aula cujo tema abordará
a) problemas da explosão urbana.
b) características da rede urbana brasileira.
c) degradação ambiental no meio urbano.
d) obstáculos e alcance da Reforma Urbana.
e) processo de metropolização-desmetropolização.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2346821
CESGRANRIO - PEB (SEDUC TO)/SEDUC TO/Geografia/2009
Geografia - Urbanização Brasileira
O grafite urbano pode ser considerado um tipo de arte pública que marca o espaço, sobretudo nas
grandes metrópoles. Ao abordar o tema do espaço urbano, se o professor de Geografia utilizar o exemplo
do grafitismo, trabalhará mais diretamente o conceito de
a) conurbação, como processo espontâneo.
b) cidade-região, como espaço vivido.
c) território-rede, como espaço concebido.
d) paisagem, como recurso de comunicação.
e) planejamento, como processo oficial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/177359
CESGRANRIO - Ana Amb (INEA)/INEA/Geógrafo/2008
Geografia - Urbanização Brasileira
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2346821
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/177359
420) 
 
No mapa acima, representam-se configurações de difusão de inovações transformadoras, denominadas
pelo autor Rua (2007) de urbanidades, adensadas em eixos. Essas urbanidades estão ligadas à infra-
estrutura, à industrialização e ao turismo, dentre outros. Pode-se afirmar que os aspectos a seguir
apresentam-se como complementares e se associam coerentemente à proposta do autor.
I - Forte especulação imobiliária, particularmente nos eixos representados.
421) 
II - Escala da metropolização, desvalorizando e revalorizando as culturas locais.
III - Crescente privatização do solo pelo capital extralocal, especialmente nos eixos litorâneos com
maior densidade de urbanidades.
Está(ão) correto(s) o(s) aspecto(s)
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2495281
VUNESP - PEB II (Pref SBC)/Pref SBC/Geografia/2023
Geografia - Metropolização no Brasil
Referindo-se a São Paulo, Milton Santos afirma que a metrópole informacional tomou o lugar da
metrópole industrial, mudando seu conteúdo.
 
A afirmação pode ser exemplificada
a) pelos novos papeis que a metrópole assume no interior do sistema urbano, relacionando-se com
cidades distantes sem obedecer a tradicional hierarquia urbana.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2495281
422) 
b) pelo intenso processo de formação da megalópole, englobando grandes cidades e metrópoles que
passam a ser polarizadas por São Paulo e Rio de Janeiro.
c) pela sensível redução do processo de desmetropolização devido aos avanços encabeçados por
grandes corporações internacionais nas telecomunicações.
d) pelo fato de a rede urbana liderada pela metrópole de São Paulo abranger extensa área
caracterizada pela homogeneidade socioeconômica do espaço.
e) pela involução metropolitana que atingiu outras metrópoles brasileiras e manteve São Paulo na
liderança da organização do espaço urbano brasileiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2362000
FUNDATEC - Prof (Pref Sta Rosa)/Pref Santa Rosa/Geografia/2023
Geografia - Metropolização no Brasil
Chamamos de processo de urbanização a transformação de espaços naturais e rurais em espaços
urbanos, concomitantemente à transferência de população do campo para a cidade que, quando
acontece em larga escala, é chamada de êxodo rural.
 
Sobre o tema apresentado, qual alternativa apresenta corretamente o que são as chamadas
megacidades?
a) Resultado do processo da integração de duas ou mais cidades, formando assim uma grande
mancha urbana.
b) Aglomerações urbanas que consistem na articulação física e econômica entre duas ou mais
metrópoles.
c) Sedes de aglomerações urbanas com mais de 10 milhões de habitantes, que estão geralmente
submetidas a um rápido processo de urbanização.
d) Grandes áreas urbanas – obrigatoriamente uma capital de país – que exercem um domínio
econômico, político e cultural sobre uma vasta região.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2362000
423) 
e) Grandes concentrações urbanas que ultrapassaram os limites dos seus municípios, causando a
junção destes – formando a conurbação de aglomerados urbanos, formado por cidades interligadas e
contíguas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2579774
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2023
Geografia - Metropolização no Brasil
A última pesquisa Origem Destino (OD) disponível, de 2017, indicou a predominância de viagens
motorizadas com o uso de transporte público em relação ao transporte particular. Do total de viagens, a
relação transporte público x transporte particular seria de 55% x45% na Região Metropolitana e de 56%
x 44% no município de São Paulo. Essa pesquisa levantou também a variação dessa predominância por
faixa de renda, conforme figura a seguir.
 
 
Dois terços da população da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) recebem familiar até R$ 3.816 e
as famílias de renda mais baixa concentram-se em áreas periféricas, que demandam dispêndio semanal
de mais tempo no transporte público.
 
Neste quadro, pode-se afirmar que o indicador “percentual de viagens”
a) não leva em conta o tempo despendido nas viagens, maior para as famílias de baixa renda, porém
essa distorção é parcialmente compensada pelo maior número de viagens de transporte público por
usuário, relativamente ao transporte individual.
b) deveria ser a base para a formulação de políticas públicas equilibradas, observando-se
proporcionalidade dos investimentos nos dois modais à sua participação relativa, sendo que
investimentos em sistema viário beneficiam tanto o transporte individual quanto o coletivo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2579774
424) 
c) espelha, da melhor forma possível, o conjunto das condições de mobilidade a que estão sujeitos
os usuários dos sistemas de mobilidade da RMSP.
d) subestima a dependência da população em relação ao transporte público e não leva em conta o
tempo despendido nas viagens, maior para as famílias de baixa renda.
e) do ponto de vista das condições de mobilidade, distorce os resultados favoravelmente aos
usuários do sistema de transporte público, visto que estes permanecem mais tempo no sistema.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2410205
CETREDE - Prof (Pref Caucaia)/Pref Caucaia/Geografia/2023
Geografia - Metropolização no Brasil
Observe a figura.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2410205
 
Fonte: VERCEZI, J.T.; MAGALHÃES, A. F. Configurações Espaciais Urbanas: pensamentos sobre as realidades
metropolitanas e não metropolitanas. Disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/
Geoinga/article/view/49102/751375140320 acesso 13 de jan. de 2023
 
Considerando a hierarquia urbana brasileira e as áreas de influência das metrópoles, podemos afirmar,
EXCETO que
a) segundo o IBGE o Brasil está dividido basicamente em 5 grupos que possuem subdivisões.
b) as cidades que exercem maior influência sobre as demais e que apresentam melhores
infraestruturas e condições econômicas, são classificadas como metrópoles.
425) 
c) São Paulo e Rio de Janeiro exercem a mesma influência sobre as demais cidades brasileiras sendo
classificadas como as únicas Metrópoles Nacionais e, juntas, formam a Megalópole Rio-São Paulo.
d) São Paulo é classificada como Grande Metrópole Nacional enquanto Rio de janeiro e Brasília são
classificadas como Metrópoles Nacionais.
e) Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre são
classificadas como Metrópoles.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2359532
MS CONCURSOS - Prof (Pref M Mirim)/Pref Mogi-Mirim/Educação Básica/Geografia/2022
Geografia - Metropolização no Brasil
Leia o fragmento a seguir.
 
“Daqui para frente, projeções da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam para um aumento
significativo da taxa de urbanização nas próximas décadas, que deve atingir 59,7%, em 2030 e 69,6%,
em 2050. Os novos e antigos centros urbanos vão absorver a maior parte do crescimento que está por
vir.”
 
Fonte: GOLUB, Philip S. Saturação das metrópoles. Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo, 5 mar. 2010.
Disponível em: https://diplomatique.org.br Acesso em: 7 de fev. 2022.
 
A partir do entendimento deste fragmento e da compreensão dada aos problemas que atingirão às
cidades, devem-se considerar que:
a) Os países ricos experimentarão um aumento significativo do crescimento da população urbana.
b) As zonas rurais tendem a ser mais oportunas em termos de emprego e qualidade de vida, do que
a regiões urbanas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2359532
426) 
c) Com o crescimento e robotização das indústrias, aumentarão as oportunidades de emprego nos
grandes centros urbanos.
d) Essa projeção, em larga escala, afetará as regiões pobres e emergentes com maior contingente
populacional.
e) Desenvolverá novas modificações na infraestrutura, acesso das liberdades individuais e altas
condições de vida nos centros urbanos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1957953
IDECAN - Ag PT (IBGE)/IBGE/2022
Geografia - Metropolização no Brasil
As relações de oferta de trabalho no Brasil apresentam um cenário atual de concentração nas
regiões metropolitanas, sobretudo nas capitais.
 
(Fonte: RAMALHO & BRITO, 2016. Disponível em: SciELO - Brasil - Migração intrametropolitana e mobilidade
pendular: evidências para a região metropolitana do Recife Migração intrametropolitana e mobilidade pendular:
evidências para a região metropolitana do Recife
 
De acordo com a legenda do mapa (tamanho e cores dos círculos) o processo de mobilidade pendular na
Região Metropolitana de Recife:
a) Pode ser entendido como maior nos municípios mais contíguos a Recife, diminuindo à medida que
se aproxima da região sertaneja, indicando aumento do preço relativo do aluguel nessas faixas.
b) Exibe concentração em todas as municipalidades adjacentes a Recife, exceto nos núcleos situados
a oeste da capital pernambucana, onde os alugueis tendem a terem preços relativos médios.
c) Apresenta expressivos índices nos municípios mais distantes, que obrigam a permanência das
pessoas na capital, devido ao maior preço relativo do aluguel nas cidades dormitório que na capital.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1957953
427) 
d) Demonstra que o grande preço relativo do aluguel na capital de PE influencia no índice de
mobilidade pendular das cidades adjacentes, sendo um grau maior no entorno de Recife.
e) Diferencia-se por todo Estado de Pernambuco, com menores índices de mobilidade pendular nas
cidades mais próximas de Recife, dado que o preço relativo do aluguel nos municípios distantes é
menor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2194555
FGV - APPGG (Pref S André)/Pref Santo André/2022
Geografia - Metropolização no Brasil
O padrão de urbanização imprimiu à metrópole paulistana pelo menos duas fortes características:
apresenta componentes de "insustentabilidade" vinculados aos processos de expansão e transformação
urbana e proporciona baixa qualidade de vida a parcelas significativas da população. A RMSP configura-
se claramente como uma metrópole onde estão bem definidas o centro e a periferia, tendo a mancha
urbana se desenvolvido de forma tipicamente radial a partir do centro histórico.
 
GROSTEIN, Marta D. Metrópole e Expansão Urbana: a persistência de processos "insustentáveis". São Paulo em
Perspectiva. 2012. (Adaptado)
 
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
 
( ) O padrão de urbanização criou a cidade formal, que concentra os investimentos públicos, e a
cidade informal, que cresce exponencialmente na ilegalidade urbana.
 
( ) A cidade informal, solução para o assentamento dos pobres na cidade, tem gerado graves
problemas socioambientais ao ocupar encostas, fundos de vale e áreas de preservação.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2194555
428) 
( ) A configuração centro-periferia tende a incentivar os deslocamentos pendulares em direção ao
centro, local dos postos de trabalho, dos serviços públicos, do comércio etc.
 
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
a) V – F – V.
b) V – V – V.
c) F – V – V.
d) V – V – F.
e) F – V – F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2223978
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Economia Regional e Políticas de
Desenvolvimento Urbano/2022
Geografia - Metropolização no Brasil
Leia o trecho a seguir
 
O crescimento do tecido urbano da Região Metropolitana de São Paulo, sobretudo a partir de meados do
século XX, se caracteriza pela periferização da população. Sejam as classes de baixa renda, sejam as de
alta renda (atraídas por promessas de maior segurança),as famílias moradoras das zonas
geograficamente periféricas tendem a despender maior tempo em seus deslocamentos pendulares (casa-
trabalho) e a ter menos acesso à infraestrutura urbana.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2223978
429) 
(Adaptado de Nadalin, V. e Igliori, D., 2015)
 
O tipo crescimento urbano desconcentrado, não denso e que deixa vazios urbanos dentro da mancha
urbana é denominado
a) metropolização.
b) involução urbana.
c) segregação urbana.
d) desterritorialização.
e) espraiamento urbano.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2460634
FCC - Vest (UNILUS)/UNILUS/Medicina/2022
Geografia - Metropolização no Brasil
Leia o que se falou sobre a cidade de São Paulo quando ela completou 468 anos de fundação em
janeiro de 2022.
 
A cidade que se espalhou até os limites do mapa cresce agora na mesma direção das maiores metrópoles
do planeta: para o alto. E os mesmos prédios que encurtam o horizonte de quem mora em São Paulo
também formam a paisagem urbana considerada uma das mais impactantes do mundo.
(Disponível em: https://g1.globo.com)
 
Assinale a alternativa que apresenta um argumento que explique a atual posição de São Paulo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2460634
430) 
a) Mostra menos contrastes socioeconômicos que outras metrópoles brasileiras.
b) É a cidade com maior extensão e densidade demográfica do hemisfério Sul.
c) É uma cidade mundial integrada ao meio técnico-científico-informacional.
d) Possui políticas públicas que lhe garantem integração espacial e social.
e) Mantém a megalópole mais dinâmica do que as outras megalópoles brasileiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2040759
FCC - Prof B (SEDU ES)/SEDU ES/Ensino Fundamental e Médio/Geografia/2022
Geografia - Metropolização no Brasil
Entre 2008 e 2018, o Brasil formou três novas metrópoles. Campinas, Florianópolis e Vitória
subiram de nível e passaram a integrar o grupo de 15 metrópoles brasileiras.
 
(Disponível em: https://censos.ibge.gov.br/)
 
Em relação a estas novas metrópoles é correto afirmar:
a) Florianópolis passa a exercer influência sobre uma das maiores áreas metropolitanas do Brasil,
restringindo espaço da metrópole gaúcha.
b) as metrópoles de Campinas e Florianópolis representaram redução da extensa área de influência
da metrópole paulista.
c) a formação da metrópole de Vitória ocorreu com a redução da região ampliada da metrópole
fluminense.
d) Vitória e Florianópolis em recente ascensão diferem das outras metrópoles por não apresentarem
ainda capitais regionais.
e) as três metrópoles apresentam totais de população semelhantes, em torno de 6 milhões, segundo
dados de 2020.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2040759
431) 
432) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2303833
VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Magistério/Geografia/2022
Geografia - Metropolização no Brasil
A importância das cidades esta na relação direta com as funções por elas abrigadas. Em razão
dessas funções é que são definidas as hierarquias das cidades no interior de uma rede urbana. As
metrópoles acabam exercendo o papel controlador dos fluxos de capitais, de mercadorias e de pessoas,
tornando-se o centro polarizador por excelência.
 
(ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil. 6a ed. São Paulo: EDUSP, 2019. P. 405 e 406)
 
Dentro do conceito de rede urbana e sua hierarquia, é correto afirmar que a metrópole é um centro de
a) de primeira grandeza.
b) de segunda grandeza.
c) de terceira grandeza.
d) de pequenas cidades.
e) de morfologia urbana.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2228578
Marinha - Alun (CN)/CN/2022
Geografia - Metropolização no Brasil
Leia o texto abaixo:
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2303833
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2228578
433) 
A pesquisa Regiões de Influência das Cidades - REGIC define a hierarquia dos centros urbanos
brasileiros e delimita as regiões de influência a eles associados. É nessa pesquisa em que se
identificam, por exemplo, as metrópoles e capitais regionais brasileiras e qual o alcance espacial da
influência delas.
 
(Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/redes-e-fluxos-geograficos/15798-
regioes-de-influencia-das-cidades.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 28 de março de 2022.)
 
Em relação à hierarquia dos centros urbanos, Rio de Janeiro e Brasília são caracterizados como:
a) Grande Metrópole Nacional.
b) Metrópole Nacional.
c) Metrópole.
d) Capital Regional A.
e) Capital Regional B.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2482740
VUNESP - PEB II (Rio Claro)/Pref Rio Claro/Geografia/2022
Geografia - Metropolização no Brasil
Discutindo temas como a distribuição da população brasileira, Milton Santos e Maria Laura Silveira
citaram a tendência à desmetropolização no Brasil, referindo-se
a) à redução da importância do setor terciário nas metrópoles, fato que gerou estagnação no
processo de crescimento.
b) ao forte crescimento da população pobre migrante, que comprometia a qualidade de vida da
população metropolitana.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2482740
434) 
c) à ampliação do fenômeno da macrocefalia urbana, que tornava as metrópoles centros complexos
de difícil governança.
d) à tendência de rápido crescimento demográfico das médias e pequenas cidades em detrimento
das metrópoles.
e) ao aumento do número de metrópoles realizado por critérios políticos e não geográficos, como
feitos anteriormente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1626718
NC UFPR (FUNPAR) - Sold (PM PR)/PM PR/2021
Geografia - Metropolização no Brasil
Sobre as características das regiões metropolitanas, assinale a alternativa correta.
a) Regiões metropolitanas são instituições criadas pelos municípios, a exemplo da Região
Metropolitana de Curitiba, que organiza os serviços comuns municipais na sua área de atuação.
b) No total da população brasileira, a percentagem de habitantes das regiões metropolitanas é
reduzida, o que explica a ausência de políticas nacionais voltadas a essas áreas.
c) Assim como os municípios e os estados, as regiões metropolitanas têm autonomia constitucional
reconhecida, que garante a aplicabilidade de políticas públicas.
d) A gestão comum de áreas metropolitanas, quando conurbadas, é feita por órgãos federais de
planejamento, conforme determina a Constituição brasileira.
e) Problemas relacionados à urbanização, como serviços públicos precários e elevados índices de
violência, que incidem com mais intensidade sobre as populações periféricas, são comuns às regiões
metropolitanas brasileiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1606667
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1626718
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1606667
435) 
FADURPE - Vest (CESMAC)/CESMAC/Medicina/2021
Geografia - Metropolização no Brasil
A partir da Constituição Brasileira de 1988, as Regiões Metropolitanas do país passaram a ser
competência de institucionalização estadual. Entretanto, a Constituição não estabelece meios coercitivos
para a formação e a definição desses territórios. Sobre esse tema, o que pode ser afirmado
corretamente?
 
1) A intensa urbanização que vem ocorrendo no Brasil, sobretudo a partir de 1950, tem sido
acompanhada por um processo de metropolização, ou seja, concentração demográfica nas principais
áreas metropolitanas do país.
 
2) Com o acelerado crescimento, no país, de grandes cidades, especialmente nas Regiões Metropolitanas,
bem como os processos de conurbação que nelas se verificam, certos problemas urbanos não devem ser
tratados isoladamente em cada cidade vizinha, mas em conjunto.
 
3) As metrópoles se diferenciam de realidade para realidade. Como todo espaço social, elas são produto
de uma história econômica e política, que define as suas possibilidades, o ritmo da sua expansão e o seu
formato.
 
4) A ampliação da Região Metropolitana de Maceió está condicionada, entre outros, pelos seguintes
critérios: evidência ou tendência de conturbação e necessidade de organização, planejamento e
execução de funções públicas de interesse comum.
 
Está(ão) correta(s)apenas a(s) alternativa(s):
a) 3.
b) 4.
436) 
c) 1 e 2.
d) 2 e 4.
e) 1, 2, 3 e 4.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1502515
EDUCA PB - Prof (Pref Cabedelo)/Pref Cabedelo/Educação Básica II Geografia/2020
Geografia - Metropolização no Brasil
Hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de
subordinação. Por meio dela pode-se conhecer a importância de uma cidade e a sua relação de
subordinação ou influência sobre as outras que estão à sua volta. A hierarquia urbana é composta por
estruturas categorizadas na seguinte classificação:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Metrópole e Centros Regionais.
b) Centros Regionais, Cidade Local e Vila.
c) Metrópole, Metrópole Regional e Centro Estadual.
d) Metrópole Nacional, Centro Estadual e Vila.
e) Metrópole Nacional e Regional, Centros Regionais, Cidade local e Vila.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1226479
Instituto AOCP - Prof (Pref Betim)/Pref Betim/Geografia/2020
Geografia - Metropolização no Brasil
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1502515
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1226479
437) 
438) 
Foram criadas como mais uma forma de construção de redes de cooperação. Por envolverem
municípios de mais de uma Unidade da Federação, trata-se de uma forma de ação mais ampla que a
prevista nas regiões metropolitanas. São baseadas no que o próprio texto constitucional assevera, em
seu artigo 21, inciso IX: é atribuição da União “elaborar e executar planos nacionais e regionais de
ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social” e em seu artigo 43: “Para efeitos
administrativos, a União poderá articular sua ação em um mesmo complexo geoeconômico e social,
visando a seu desenvolvimento e à redução das desigualdades regionais”. A que o enunciado se refere?
a) RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento.
b) SUDAM – Superintendência de Desenvolvimento e Administração Metropolitana.
c) RAMI – Região Administrativa Metropolitana Internacional.
d) RMI – Região Metropolitana Interestadual.
e) ADM – Área de Desenvolvimento Metropolitano.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1501330
FADESP - Prof (Pref Curuá)/Pref Curuá/Geografia/2020
Geografia - Metropolização no Brasil
No topo do sistema integrado de cidades situam-se as duas metrópoles globais do país: São Paulo
e Rio de Janeiro. Sobre essas metrópoles globais é correto afirmar que
a) representam as cidades com maior grau de complexidade socioeconômica e geográfica do país,
pois abrigam sedes dos principais polos financeiros, bolsas de valores, multinacionais e outros, e
exercem forte influência sobre áreas além do território nacional.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1501330
439) 
b) restringem suas áreas de influência a um nível regional, com polarização limitada e forte conexão
sobre parte da America do Sul e da África onde comanda um grande número das indústrias desses
lugares.
c) apresentam baixos índices de periferização ou favelização, de violência urbana e desemprego, em
razão do acentuado nível de urbanização e desenvolvimento econômico.
d) concentram um reduzido número de universidades e centros de pesquisas científicas e
tecnológicas, o que influencia diretamente a formação reduzida de mão de obra qualificada e mal
remunerada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1297695
DECEx - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Magistério/Matemática/2019
Geografia - Metropolização no Brasil
A respeito da metropolização das cidades brasileiras, assinale a afirmativa correta.
a) O processo de metropolização é fenômeno característico de centros urbanos ricos com
necessidade de expandir ainda mais a riqueza por meio do trabalho no circuito produtivo, ampliando
o mercado consumidor e democratizando o uso e a ocupação do território urbano.
b) As metrópoles surgem em resposta ao processo de globalização, pois as cidades que sediam as
principais empresas multinacionais acabam por se tornar centrais de comando e poder e reproduzir o
padrão e o circuito produtivo dos países desenvolvidos. Isso transforma as diversas cidades em
realidades muito homogêneas entre elas, o que resulta na democratização do uso e ocupação do
espaço, e do consumo e do acesso aos bens e serviços de forma mundial.
c) A metropolização é caracterizada pelo espraiamento da ocupação do território para além dos
limites municipais, ao mesmo tempo em que centraliza o capital, os serviços, o trabalho e as
principais infraestruturas urbanas; o processo desigual de ocupação e uso do território segrega a
sociedade e fragmenta o espaço.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1297695
440) 
d) A dispersão dos limites metropolitanos, conurbando os municípios, é fruto de uma racionalidade
orquestrada entre o capital financeiro e o Estado, ambos focados no interesse de ampliar os
benefícios dos grandes centros urbanos para as áreas periféricas, diminuindo a desigualdade social e
a segregação espacial.
e) A rede de transporte, de comunicação e de produção das grandes aglomerações urbanas traz
benefícios não só para as empresas como também para os trabalhadores e moradores, pois concentra
o circuito produtivo em redes aproximadas. Isso facilita a circulação do trabalhador e do consumidor e
possibilita que áreas periféricas da metrópole sejam beneficiadas pela centralização dos serviços e
infraestruturas urbanas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1442681
VUNESP - Vest (UNESP)/UNESP/2019
Geografia - Metropolização no Brasil
O processo de desmetropolização, observado no Brasil desde o final do século XX, é caracterizado
a) pela retração do setor terciário diante dos movimentos urbanos de compartilhamento de bens e
serviços.
b) pelo conflito jurídico na regulação do solo urbano, como resultado da conurbação entre as
cidades.
c) pelo registro de maior crescimento populacional em cidades médias, quando comparado ao das
metrópoles.
d) pela redução das manchas metropolitanas como resultado de uma saturação populacional.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1442681
441) 
e) pela fragmentação de metrópoles em sub-regiões, para otimizar recursos financeiros e
administrativos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/386913
CESGRANRIO - Ag PM (IBGE)/IBGE/2016
Geografia - Metropolização no Brasil
 
 
Disponível em: <http://i216.photobucket.com/albums/cc225/faelsim/RMNordeste.jpg>. Acesso em: 30 maio 2016.
 
Na Figura, as áreas urbanas destacadas nos estados do Nordeste correspondem, exclusivamente, a
a) regiões administrativas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/386913
b) centros regionais
c) regiões metropolitanas
d) capitais estaduais
e) regiões de integração
www.tecconcursos.com.br/questoes/299024
CESGRANRIO - Tecno (IBGE)/IBGE/Geografia/2013
Geografia - Metropolização no Brasil
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/299024
442) 
 
Em relação aos fluxos eletrônicos registrados no mapa acima, a região metropolitana de São Paulo se
impôs como o principal nó da rede, seguida pela região metropolitana do Rio de Janeiro.
443) 
De acordo com os níveis de hierarquia dos nós dessa rede, duas das cidades que ocupam o quarto nível
são
a) Natal e Maceió
b) Recife e Salvador
c) Belém e Fortaleza
d) Belo Horizonte e Brasília
e) Porto Alegre e Florianópolis
www.tecconcursos.com.br/questoes/298996
CESGRANRIO - Tecno (IBGE)/IBGE/Geografia/2013
Geografia - Metropolização no Brasil
TEXTO I
A segregação socioespacial e sua forma mais avançada e complexa de expressão, a fragmentação
socioespacial, são, contraditoriamente, os processos que negam e redefinem a centralidade.
Transformam-na em centralidade segmentada social e funcionalmente, dispersa no território e difusa na
representação que elaboramos sobre a própria cidade e sobre a rede urbana, visto que a centralidade
pode ser compreendida e apreendida em múltiplas escalas.
SPOSITO, M. A produção do espaço urbano, escalas, diferenças e desigualdades socioespaciais. In: Carlos, A. et al.
(Org.). A produção do espaço urbano. São Paulo: Contexto, 2011, p.138.
TEXTO II
Do ponto de vista dareprodução do capital, a metrópole transforma-se na “cidade dos negócios”, o
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/298996
444) 
centro da rede de lugares que se estrutura no nível mundial com mudanças constantes nas formas. A
silhueta dos galpões industriais dá lugar a novos usos, substituídos
por altos edifícios de vidro, centros de negócios, shopping centers, ou mesmo igrejas evangélicas, como
produto da migração do capital para outras atividades – turismo, lazer, cultura, informática etc.,
reforçando a centralização econômica, financeira e política de uma metrópole como São Paulo.
CARLOS, A. O espaço urbano. Novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2004, p.70. Adaptado.
A análise comparativa dos Textos I e II conduz à seguinte conclusão:
a) O Texto I nega metodologicamente o Texto II, ao hierarquizar as distintas escalas da urbanização.
b) O Texto I contradiz teoricamente o Texto II, ao contrapor os termos conceituais centralidade e
centralização.
c) O Texto II complementa empiricamente o Texto I, ao especificar processos e objetos espaciais da
metropolização.
d) O Texto II difere tematicamente do Texto I, ao equiparar segregação socioespacial a
fragmentação socioespacial.
e) Os Textos I e II rompem analiticamente com a concepção de cidade no contexto do contraditório
processo de urbanização difusa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2055633
CESGRANRIO - Prof (SEEC RN)/SEEC RN/Geografia/2011
Geografia - Metropolização no Brasil
A metropolização corresponde ao processo de formação de metrópoles, que é acompanhado do
crescimento acelerado de certas cidades, como reflexo da modernização e da concentração econômica
em alguns pontos do território.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2055633
445) 
Há, contudo, uma tendência atual de reversão no crescimento das grandes metrópoles porque indústrias
e empresas do setor de serviços passam a escolher localizações geográficas alternativas às saturadas
metrópoles, provocando redução nos índices de crescimento das grandes cidades e aumento dos índices
de crescimento das cidades médias.
 
Qual o nome desse fenômeno?
a) Megalópole
b) Desmetropolização
c) Metrópole expandida
d) Macrocefalia urbana
e) Região metropolitana
www.tecconcursos.com.br/questoes/177374
CESGRANRIO - Ana Amb (INEA)/INEA/Geógrafo/2008
Geografia - Metropolização no Brasil
Nos anos 1990, foi intenso o debate em torno da idéia de uma possível “desmetropolização” em
curso no Brasil. Analistas que se posicionaram contra aquela idéia apresentavam como argumento o fato
de que
a) várias regiões metropolitanas tiveram aumento da proporção demográfica em seus respectivos
estados.
b) a migração de retorno havia provocado o surgimento de novas metrópoles na região Nordeste.
c) a metrópole de São Paulo apresentava crescimento demográfico inferior ao do estado, porém era
exceção no País.
d) o crescimento vegetativo passava a ser o principal fator do crescimento das metrópoles do País.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/177374
446) 
447) 
e) involução metropolitana ou “desmetropolização” eram expressões aplicáveis somente às cidades
globais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/177367
CESGRANRIO - Ana Amb (INEA)/INEA/Geógrafo/2008
Geografia - Metropolização no Brasil
Consoante a atual classificação das metrópoles brasileiras apresentada pelo IBGE, as cidades de
Manaus, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre são classificadas, respectivamente, como metrópoles:
a) regional, regional, global e nacional.
b) regional, regional, nacional e regional.
c) regional, nacional, global e nacional.
d) regional, nacional, nacional e nacional.
e) local, regional, nacional e regional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314873
CESGRANRIO - Tec 1-I (IBGE)/IBGE/2006
Geografia - Metropolização no Brasil
A evidência empírica nos permite falar, no Brasil, de “involução metropolitana” devida, em boa
parte, à capacidade de atração dos pobres pela metrópole, onde vem engrossar uma demanda de
empregos formais e de serviços urbanos que a cidade do capital monopolista não atende.
 
Santos,M. Por uma economia política da cidade,1994
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/177367
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314873
448) 
Assinale a opção que apresenta o argumento em que está apoiada a idéia de involução metropolitana
defendida pelo autor.
a) Apesar de a população urbana continuar maior do que a rural, as metrópoles têm ritmo de
crescimento menor do que o campo.
b) O Brasil ultrapassou a fase da metropolização das capitais, formando-se metrópoles intermediárias
a partir de qualquer cidade média.
c) O País vive uma espécie de “ruralização urbana”, pois não cessa o intenso êxodo rural que assola
as áreas metropolitanas.
d) O interior modernizado se desenvolve e as metrópoles conhecem taxas de crescimento
relativamente menores.
e) A atitude dos governos que negligenciam as demandas da população pobre das metrópoles conduz
à noção de “involução”.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2392045
SUSTENTE - Prof (Pref Igarassu)/Pref Igarassu/Geografia/2023
Geografia - Questão Agrária
“Malditas sejam todas as cercas! Malditas todas as propriedades privadas que nos privam de viver
e de amar! Malditas sejam todas as leis, amanhadas por umas poucas mãos para ampararem cercas e
bois e fazer a Terra, escrava e escravos os humanos! Outra é a Terra nossa, homens, todos! A humana
Terra livre, irmãos!” (CASALDÁLIGA, 1978, p. 192).
 
Sobre a realidade atual da questão agrária no Brasil, apreendida pelo poema de Casaldáliga (1978), é
CORRETO afirmar que:
a) No Brasil, estudos apontam que a democratização da estrutura fundiária perpassa pela agricultura
familiar, os grandes projetos de reflorestamento e de mineração.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2392045
449) 
b) O Ministério do Desenvolvimento Agrário apresentou para a sociedade brasileira, em 2022, o Novo
Plano de Reforma Agrária.
c) Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), em virtude do Novo Plano de Reforma Agrária, foi
registrado, uma diminuição significativa dos conflitos no campo (por terra, pela água, trabalhistas e
outros).
d) Os Censos Agropecuários de 2006 e 2017 demonstram que a conjuntura agrária atual no Brasil
continua marcada pela profunda concentração fundiária.
e) Em virtude da conjuntura sanitária da COVID-19, para demonstrar a concentração fundiária
vigente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou o Índice de Desenvolvimento
Humano integrado aos dados do INCRA.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2345698
IBFC - Prof (SEC BA)/SEC BA/Educação Indígena/2023
Geografia - Questão Agrária
Dentre as inúmeras heranças recebidas da matriz indígena para a formação da Cultura
Brasileira, uma delas é uma técnica tradicional dos povos autóctones, absorvida
posteriormente pelos brancos, de derrubar o mato e queimá-lo para fazer a roça. Quando se
faz o desmatamento, retira-se a madeira que será aproveitada e, junta-se tudo o que não se
usará em um só lugar. Quando a área é muito grande o procedimento é o seguinte:
amontoa-se em linhas paralelas, ao secar as folhas e galhos, depois lança-se o fogo. No solo
são deixados os troncos carbonizados impossíveis de ser removidos, entre os quais as
plantas serão semeadas (adaptado de SILVA, 2010). Diante do exposto, assinale a
alternativa que apresenta a técnica agrícola de manejo do solo descrita no excerto.
a) Coivara
b) Associação de culturas
c) Plantio direto na capoeira
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2345698
450) 
d) Pousio
e) Cabruca
www.tecconcursos.com.br/questoes/1957951
IDECAN - Ag PT (IBGE)/IBGE/2022
Geografia - Questão Agrária
O processo de modernização do campo, ocorrido no Brasil na metade do século XX, produziu
alguns efeitos para quem dependia da economia rural. Analise o trecho do estudo realizado por Priori et
al (2012):
Assim, a modernização agrícola no Paraná alterou a estrutura fundiária do Estado principalmente em
função da concentração de terras, êxodo rural, desemprego no campo compopulações migrando para
cidades polos regionais, outros Estados e regiões de fronteira e até mesmo para outros países, como o
Paraguai, constituindo-se nos ‘brasiguaios’ (KLAUCK, 2012). Como consequência desse processo
excludente, proporcionado pela modernização agrícola no Paraná, principalmente a partir dos anos de
1970, ainda convivemos com conflitos sociais no cotidiano do campo paranaense, envolvendo atualmente
boias-frias, trabalhadores sem-terra nos assentamentos em áreas rurais, principalmente em relação a
reivindicações de auxílio governamental, desemprego no campo, direitos trabalhistas e disputas por
terras.
(Fonte: PRIORI et al, 2013. Disponível em: priori-9788576285878-10.pdf (scielo.org).
 
Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira, de acordo com a relação entre os impactos da
modernização agrícola paranaense e alguns efeitos decorrentes.
 
A Expansão de latifúndios.
B Desemprego no campo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1957951
451) 
C Necessidade de crédito rural.
D Expropriação de terras.
 
( ) Resultou na anexação de novas terras, transformando-as em grandes propriedades
monocultoras de exportação.
( ) Está atrelado ao aumento da tecnificação das formas de trabalho no campo.
( ) Como consequência ressaltou a necessidade de luta organizado pelo movimento dos
trabalhadores-semterra.
( ) A produção passa a atender critérios ditados pelo mercado externo, exigindo a adoção de
pacotes agrotecnológicos de alto custo, que necessitam subsídio.
 
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo.
a) C, B, A, D;
b) A, B, D, C;
c) B, A, C, D;
d) D, A, B, C;
e) A, C, D, B.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2359509
MS CONCURSOS - Prof (Pref M Mirim)/Pref Mogi-Mirim/Educação Básica/Geografia/2022
Geografia - Questão Agrária
De acordo com a dinâmica natural, a agricultura de vazante tem uma relação muito forte com a
natureza, são produzidas com técnicas simples e conhecimentos antigos, sobretudo por grupos que
vivem próximos às margens dos rios, sobrevivem da agricultura, da pesca, do extrativismo e da criação
de animais. Essa agricultura se dá de modo particular, acompanhando os ciclos de enchente, cheia,
vazante e seca dos rios. As comunidades que praticam a agricultura de vazante têm muita dificuldade de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2359509
452) 
resistência diante das políticas modernizadoras do Estado, visto que sua produção não é capitalista, pois
visa apenas o suficiente para a manutenção da vida.
 
À categoria conceituada e supracitada se enquadra a comunidade de:
a) Ribeirinhos.
b) Vazanteiros.
c) Quilombolas.
d) Indígenas.
e) Pescadores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1897806
CEPS UFPA - PROSEL (FORMA PARÁ)/FORMA PARÁ/2021
Geografia - Questão Agrária
A figura abaixo mostra dados da Comissão Pastoral da Terra sobre os conflitos no campo na
Amazônia no ano de 2020.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1897806
Sobre tais conflitos, é correto afirmar:
a) As políticas ambientais implementadas pelo governo federal em Roraima explicam o menor
número de conflitos nesse estado.
b) Os conflitos no estado do Maranhão são motivados pela expansão da atividade de garimpo por
terras quilombolas e indígenas.
c) No estado do Pará, os conflitos envolvem atividade mineradora, agropecuária, assentados,
quilombolas e indígenas, dentre outros agentes, por isso o maior número.
d) No estado do Mato Grosso, a expansão da monocultura da cana-de-açúcar pelo cerrado
desencadeia conflitos.
e) No estado do Tocantins, os conflitos envolvem a disputa por áreas de pesca e extrativismo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1920732
FGV - Prof (Pref Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Básica II/Geografia/2021
Geografia - Questão Agrária
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1920732
453) Analise a tabela a seguir.
DISTRIBUIÇÃO DOS IMÓVEIS RURAIS DO BRASIL
Dimensão dos
imóveis
Números de
proprietários Área ocupada
Menos de 10
hectares 49,7 % 2,3 %
De 10 a 100
hectares 39,6 % 17,7 %
De 100 a 1000
hectares 9,7 % 34,9 %
Mais de 1000
hectares 0,9% 45,1 %
A partir dos dados da tabela, analise as afirmações a seguir.
 
I. A estrutura fundiária vem se concentrando rapidamente e encurralando os pequenos produtores
que não conseguem, em sua maioria, concorrer em mercados cada vez mais competitivos.
 
II. O processo de diferenciação social vem se aprofundando, uma vez que o setor agropecuário é
dominado por grandes empresas, o que limita os espaços para os demais tipos de produtores.
 
III. O problema da concentração fundiária vem se agravando nas últimas décadas, graças à adoção
do modelo de agricultura empresarial nas novas áreas incorporadas ao espaço agrícola.
 
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
454) 
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1616071
CPCON UEPB - Prof (Pref Areial)/Pref Areial/Geografia/2021
Geografia - Questão Agrária
“O processo de desenvolvimento da agricultura ocorre através de formas articuladas pelos próprios
capitalistas, que se utilizam de relações de trabalho familiares para não ter que investir uma parte de seu
capital na contratação de mão-de-obra assalariada. Ao mesmo tempo, utiliza-se dessa relação sem
remunerá-la” Oliveira (2011, p.478).
 
(Fonte: OLIVEIRA, A. U. Agricultura Brasileira Transformações Recentes. In: Ross.
J. L. S. (org). Geografia do Brasil, 2011. São Paulo. Editora Edusp.)
 
O autor descreve a produção não capitalista do capital no campo brasileiro. Observe as assertivas abaixo
e identifique as relações de trabalho não remunerados relacionado ao contexto apresentado na citação.
 
I- Parceiro
 
II- Meeiro
 
III- Arrendatários
 
IV- Boia-fria
 
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
a) II, III e IV.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1616071
455) 
b) I, II e III.
c) III e IV.
d) I.
e) IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1924227
VUNESP - Vest (UNESP)/UNESP/2021
Geografia - Questão Agrária
Analise o mapa.
Assassinatos no campo no Brasil, 1986-2006
 
Considerando o mapa e conhecimentos sobre o campo brasileiro,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1924227
456) 
a) a ocorrência de assassinatos foi reduzida em áreas onde a agricultura comercial se fez
hegemônica.
b) o menor número de assassinatos na região Norte indica a eficiência das políticas de reforma
agrária no Brasil.
c) a área com maior ocorrência de assassinatos coincide com o avanço da fronteira agrícola.
d) o elevado número de assassinados em áreas interioranas é compreendido pela fragilidade dos
limites estaduais.
e) a insegurança nas áreas rurais reflete o desinteresse nacional pela população residente fora das
capitais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1864872
STRIX - Vest (EBMSP)/EBMSP/Medicina/2021
Geografia - Questão Agrária
A luta pela terra no Brasil é marcada por diversos aspectos históricos, econômicos, políticos e
sociais que chamam atenção. Um desses aspectos positivos é a grande perseverança dos movimentos
campesinos, e o negativo é a intensa violência decorrente dos conflitos agrários no Brasil. No final do
século XX os movimentos pela reforma agrária avançam em todo o território nacional conseguindo, de
maneira expressiva, a introdução do tema nas discussões sobre o acesso e uso da terra no Brasil.
OLIVEIRA, A.U. A longa macha do campesino brasileiro: movimentos sociais, conflitos e reforma agrária. Revista Estudos
avançados. Adaptado.
 
O mapa representa a distribuição espacial dos conflitos agrários e das mortes ocorridas em todas as
regiões do Brasil entre os anos de 1985 a 2016.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1864872
Com base nas informações do mapa e nos conhecimentos sobre os conflitos pela posse de terra no
Brasil, é correto o que se afirma em
a) Devido à mecanização da lavoura, o Norte de Mato Grosso tornou-se a região de maior
excludência fundiária no Brasil, o que explica os grandes conflitos registrados pela posse daterra.
b) A Zona da Mata mineira, devido ao clima semiárido, é a única região do Brasil onde não há
conflitos entre posseiros e grileiros.
c) Na Região Norte, a atuação da Pastoral da Terra, nas últimas décadas, impediu a ocorrência dos
conflitos fundiários.
d) O massacre de Eldorado representa uma das formas históricas de resistência dos camponeses
pela busca da posse da terra.
e) O desenvolvimento do agronegócio no país possibilitou a inclusão da agricultura familiar no
processo produtivo e a redução dos conflitos fundiários na Região Centro Oeste.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1897803
CEPS UFPA - PROSEL (FORMA PARÁ)/FORMA PARÁ/2021
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1897803
457) 
458) 
Geografia - Questão Agrária
A dinâmica de produção do espaço agrário brasileiro é heterogênea, caracterizando-se por uma
a) estrutura agrária concentrada, produtora de comodities cuja finalidade é atender às demandas do
mercado externo.
b) estrutura agrária marcada pela predominância da agricultura familiar no centro-sul do país.
c) cadeia produtiva da agroindústria de laticínio, grãos e óleos vegetais forte na região amazônica.
d) agropecuária intensiva direcionada à produção de proteína animal para o mercado interno.
e) estrutura agrária que fixou o homem no campo e configurou a agricultura e a pecuária como
principais pilares da economia brasileira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1363766
VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Administração/2020
Geografia - Questão Agrária
Segundo Théry e Mello-Théry (2018), as propriedades agrárias muito grandes (mais de 500 ha) e
as muito pequenas (menos de 1 ha) ocupam zonas distintas no Brasil. Para os autores, são exemplos de
áreas de concentração de propriedades muito grandes e muito pequenas, respectivamente:
a) Mato Grosso e Agreste pernambucano.
b) Bahia e Triângulo Mineiro.
c) Amazonas e Santa Catarina.
d) Goiás e Campanha Gaúcha.
e) Pará e São Paulo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1679833
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1363766
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1679833
459) 
460) 
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Regular/2020
Geografia - Questão Agrária
As estatísticas mais recentes do Brasil rural revelam um paradoxo que interessa a toda sociedade:
o emprego de natureza agrícola definha em praticamente todo o país, mas a população residente no
campo voltou a crescer; ou pelo menos parou de cair. Esses sinais trocados sugerem que a dinâmica
agrícola, embora fundamental, já não determina sozinha os rumos da demografia no campo. Esse novo
cenário é explicado em parte pelo incremento do emprego não agrícola no campo. Ao mesmo tempo,
aumentou a massa de desempregados, inativos e aposentados que mantêm residência rural.
 
SILVA, J. G. Velhos e novos mitos do rural brasileiro. Estudos Avançados, n. 43, dez. 2001.
 
Sobre o espaço brasileiro, o texto apresenta argumentos que refletem a
a) heterogeneidade do modo de vida agrário.
b) redução do fluxo populacional nas cidades.
c) correlação entre força de trabalho e migração sazonal.
d) indissociabilidade entre local de moradia e acesso à renda.
e) desregulamentação das propriedades nas zonas de fronteira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1781390
CEV UECE - Vest (UECE)/UECE/2020
Geografia - Questão Agrária
Em relação às dinâmicas territoriais atuais no espaço agrário brasileiro, assinale a afirmação
verdadeira.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1781390
461) 
a) Com o aumento das lutas camponesas e dos movimentos socioterritoriais, em função do apoio
político na maioria dos estados, o agronegócio enfrenta uma conjuntura desfavorável e perda de
apoio parlamentar nas câmaras estaduais e federal.
b) Mesmo com o advento da agroindústria, a terra continua sendo um dos principais fatores de
acumulação de capital. O agronegócio não concentra e domina apenas a terra, mas também a
tecnologia de produção e políticas de desenvolvimento, unindo latifundiários, governos neoliberais e
pós-liberais, da direita à esquerda, em defesa de um modelo hegemônico de produção no campo.
c) Considerado por muitos anos o celeiro do Brasil, o estado do Paraná, sinônimo de modernidade e
desenvolvimento no campo, detém a maior produção de soja em toneladas e o maior rebanho bovino
do país no último biênio.
d) A evolução técnica da agropecuária tem contribuído favoravelmente com o desmatamento
racionalizado, com a economia de água e energia e com uma maior diversificação alimentar mais
saudável para os brasileiros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1365732
VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Magistério/Geografia/2020
Geografia - Questão Agrária
Observe o mapa que representa os motores do desenvolvimento para o território nacional.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1365732
462) 
(THÉRY, H.; MELLO-THÉRY, N. A. Atlas do Brasil – Disparidades e dinâmicas do território)
 
Os números 1 e 2 representam localidades com motores de desenvolvimento impulsionados,
respectivamente, pelas atividades de
a) ecoturismo e agricultura familiar.
b) turismo de litoral e fruticultura.
c) fruticultura e agricultura familiar.
d) agronegócio e pecuária extensiva.
e) indústria e agroindústria.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1678683
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2020
Geografia - Questão Agrária
Grileiro de terra
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1678683
463) 
O jagunço falou com o caboclo
Conversando na sua varanda
Meu patrão vai tomar suas terras
Tá cercado por todas as bandas
Acho bom sair quanto antes
Pegue a sua família e se manda
Porque saibas que um mal acordo
É melhor do que boa demanda
TAVIANO & TAVARES. Disponível em: www.kboing.com.br.
Acesso em: 16 abr. 2015 (fragmento).
 
A situação de conflito descrita é característica de espaços rurais onde ocorre o processo de
a) formação de sistema de parceria.
b) homologação de reservas extrativistas.
c) falsificação de títulos de propriedades.
d) terceirização de mão de obra empregada.
e) desagregação de organizações cooperativistas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1679838
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Regular/2020
Geografia - Questão Agrária
A propriedade compreende, em seu conteúdo e alcance, além do tradicional direito de uso, gozo e
disposição por parte de seu titular, a obrigatoriedade do atendimento de sua função social, cuja definição
é inseparável do requisito obrigatório do uso racional da propriedade e dos recursos ambientais que lhe
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1679838
464) 
são integrantes. O proprietário, como membro integrante da comunidade, se sujeita a obrigações
crescentes que, ultrapassando os limites do direito de vizinhança, no âmbito do direito privado,
abrangem o campo dos direitos da coletividade, visando o bem-estar geral, no âmbito do direito público.
 
JELINEK, R. O princípio da função social da propriedade e sua repercussão sobre o
sistema do Código Civil. Disponível em: www.mp.rs.gov.br. Acesso em: 20 fev. 2013.
 
Os movimentos em prol da reforma agrária, que atuam com base no conceito de direito à propriedade
apresentado no texto, propõem-se a
a) reverter o processo de privatização fundiária.
b) ressaltar a inviabilidade da produção latifundiária.
c) defender a desapropriação dos espaços improdutivos.
d) impedir a produção exportadora nas terras agricultáveis.
e) coibir o funcionamento de empresas agroindustriais no campo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1549775
NUCEPE UESPI - Prof 2º C (Pref Teresina)/Pref Teresina/Geografia/2019
Geografia - Questão Agrária
 
O notável aumento do número de assentamentos rurais na década de 1990, conforme se verifica nos
mapas, reflete um contexto político com importantes medidas em nível federal, resultando em mudanças
significativas no campo brasileiro, momento em que há destaque para
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1549775
465) 
a) a política de Reforma Agrária da década de 1990 (governo FHC), que adotou estratégias
diferenciadas com efeitos positivos, sobretudo no que se refereao alinhamento às lutas do MST,
quanto a desapropriação de terras improdutivas e o combate à grilagem de terra pelos latifundiários.
b) as pressões dos movimentos sociais voltados para o acesso à terra, que levaram o Governo
Federal a ampliar os assentamentos rurais, incluindo as regularizações fundiárias (posses), os
remanescentes de quilombos, os assentamentos extrativistas, os projetos Casulo e Cédula Rural, e os
projetos de Reforma Agrária.
c) as importantes medidas governamentais de democratização do acesso à terra, como a criação do
Imposto Territorial Rural progressivo e do Projeto Célula da Terra e do Banco da Terra, projetos
fundamentais para dar suporte à implementação de atividades produtivas pelos pequenos
proprietários rurais e assentados.
d) as políticas do governo FHC de democratização do acesso à terra, apesar de movimentos de
oposição se posicionarem no sentido de manter a concentração de terras, provocando conflitos
violentes, como os casos do Pontal do Paranapanema, no estado de São Paulo, do massacre de
Corumbiara, em Rondônia e Eldorado do Carajás, no Pará.
e) as políticas de financiamento da pequena produção agrícola, sobretudo com a criação do PRONAF,
e o processo de modernização do campo implementada nas grandes propriedades, o que mostra uma
tendência de arrefecimento dos conflitos agrários no Brasil, em função do esvaziamento das principais
pautas dos movimentos sociais do campo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1162287
FADURPE - Vest (CESMAC)/CESMAC/Medicina/2019
Geografia - Questão Agrária
A Geografia Econômica do Brasil vem empregando, com frequência, sobretudo quando se refere ao
espaço agrário, o termo “AGROECOSSISTEMA”.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1162287
Sobre esse tema, é correto afirmar o que segue.
 
1) O agroecossistema é uma unidade básica empregada para análise da sustentabilidade.
2) O agroecossistema inclui de maneira explícita o homem, tanto como produtor como consumidor.
3) Os sistemas agroecológicos promovem a agrobiodiversidade e se relacionam com ela dentro de
um processo de relações e interações entre aspectos socioculturais, manejo ecológico de recursos
naturais e manejo integrado de ecossistemas.
4) No estudo dos agroecossistemas, realizado sob a ótica geográfica, deve-se levar em consideração
apenas as condições edáficas da área que serve de sustentáculo às atividades agrícolas.
5) O processo evoluído na definição de indicadores de sustentabilidade de agroecosssitemas requer
ações que objetivam definir e caracterizar a área de estudo e identificar os fatores críticos locais.
 
Estão corretos:
a) 1 e 4 apenas
b) 2 e 3 apenas
c) 1, 2 e 3 apenas
d) 1, 2, 3 e 5 apenas
e) 1, 2, 3, 4 e 5.
www.tecconcursos.com.br/questoes/931867
CONTEMAX - Prof (Conceição)/Pref Conceição/Geografia/2019
Geografia - Questão Agrária
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/931867
466) 
467) 
Sobre os efeitos das inovações tecnológicas industriais sobre a agricultura, assinale a alternativa
CORRETA:
a) As inovações tecnológicas no campo foram responsáveis pela ampla modernização do setor
produtivo, bem como pelo aumento da produção de alimentos e eficiente em todos os processos,
desde o plantio ao transporte.
b) A modernização tecnológica ampliou não apenas a produção de alimentos, mas também foi
responsável por manter no campo os trabalhadores rurais, acabando com o êxodo para as cidades.
c) O uso de tecnologias no campo possibilitou ao camponês, dono de pequenas propriedades, uma
concorrência, de igual para igual, com os grandes latifundiários.
d) As inovações tecnológicas possibilitaram o mapeamento das áreas produtivas e o melhor
aproveitamento das áreas não utilizadas, o que favoreceu o processo de reforma agrária.
e) O agronegócio não se vê inserido nas inovações tecnológicas devido à resistência dos
trabalhadores rurais em abandonar as atividades tradicionais de plantio e criação de animais a que já
estão habituados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1155009
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Regular/2019
Geografia - Questão Agrária
Localizado a 160 km da cidade de Porto Velho (capital do estado de Rondônia), nos limites da
Reserva Extrativista Jaci-Paraná e Terra Indígena Karipunas, o povoado de União Bandeirantes surgiu em
2000 a partir de movimentos de camponeses, madeireiros, pecuaristas e grileiros que, à revelia do
ordenamento territorial e diante da passividade governamental, demarcaram e invadiram terras na área
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1155009
468) 
rural fundando a vila. Atualmente, constitui-se na região de maior produção agrícola e leiteira do
município de
 
Porto Velho, fornecendo, inclusive, alimentos para a
Hidrelétrica de Jirau.
SILVA, R. G. C. Amazônia globalizada — o exemplo de Rondônia.
Confins, n. 23, 2015 (adaptado).
 
A dinâmica de ocupação territorial descrita foi decorrente da
a) mecanização do processo produtivo.
b) adoção da colonização dirigida.
c) realização de reforma agrária.
d) ampliação de franjas urbanas.
e) expansão de frentes pioneiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1461212
CEBRASPE (CESPE) - Vest (UNCISAL)/UNCISAL/2019
Geografia - Questão Agrária
O modelo de produção agrícola denominado Revolução Verde, implantado em países como a Índia
e o Brasil na segunda metade do século XX, procurou dominar uma variável natural, o solo, por meio da
correção de eventuais faltas de nutrientes e pelo acréscimo de defensivos que impedem a proliferação de
plantas que possam competir com a espécie comercial cultivada.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1461212
469) 
RIBEIRO, Wagner Costa. Em busca da qualidade de vida. In: PINSK, J.; PINSKY, B. (orgs). História da cidadania. 5.ª
ed.
São Paulo: Contexto, 2003. p.408 (adaptado).
No Brasil, a Revolução Verde ampliou a produtividade agrícola mas gerou impactos negativos para o
conjunto da população, principalmente por ter provocado
a) a degradação ambiental dos solos, água e do ar.
b) a extinção de técnicas tradicionais de trabalho agrícola.
c) a extinção dos espaços de plantio das áreas de vegetação nativa.
d) a emergência da crise de desemprego entre trabalhadores rurais.
e) a expulsão dos povos indígenas de seus territórios tradicionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1408176
VUNESP - Vest (FAMERP)/FAMERP/2019
Geografia - Questão Agrária
De acordo com o último Censo Agropecuário, esse modelo de agricultura é a base da economia de
90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Além disso, é responsável pela renda de 40%
da população economicamente ativa do País e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo —
84% dos estabelecimentos rurais respondem por essa lógica. “A tendência é esse número crescer cada
vez mais, principalmente com a procura por produtos agroecológicos”, afirma o secretário Jefferson
Coriteac, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
(www.mda.gov.br, 12.06.2018. Adaptado.)
 
O modelo de agricultura que reúne as características apresentadas no excerto corresponde
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1408176
470) 
a) à agricultura familiar, que se apresenta restrita em área, mão de obra e capital investidos.
b) à agricultura orgânica, que se baseia no uso sustentável da terra e dos insumos utilizados.
c) à agricultura patronal, que se baseia na contratação de mão de obra qualificada para seus
cultivos.
d) ao agronegócio, que se baseia no uso de tecnologia nas diferentes etapas do processo produtivo.
e) ao sistema agroflorestal, que se pauta no extrativismo de matérias-primas com alto valor
comercial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1389520
FUVEST - Vest (USP)/USP/2019
Geografia - Questão Agrária
Hervé Théry e Neli Aparecida Mello‐Théry. Atlas do Brasil: disparidades e
dinâmicas do território. 3ª edição, 2018. Adaptado.
 
Sobre a produção agrícola brasileira e os dados apresentados nos cartogramas, é correto afirmar:
a) A agricultura familiar, que utiliza a maior extensão de terras agricultáveis do país, foi responsávelpela produção da maior parte do volume agrícola exportado.
b) A agricultura familiar, que utiliza uma extensão de terras menor que a agricultura não familiar, tem
destaque na produção de alimentos para o mercado interno.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1389520
471) 
c) A agricultura não familiar, que detém a maior extensão de terras agricultáveis do país, consiste em
uma barreira ao desenvolvimento das atividades ligadas ao agronegócio.
d) A agricultura não familiar, que apresenta o maior número de estabelecimentos rurais no país, é
responsável pela produção de parte das chamadas commodities brasileiras.
e) A concentração fundiária foi superada no país em função de a agricultura familiar ocupar, com
seus estabelecimentos, a maior parte das terras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1484337
FAUSCS - Vest (USCS)/USCS/Medicina/2019
Geografia - Questão Agrária
Analise os gráficos e as preposições que tratam dos pontos básicos que definem o perfil da
estrutura fundiária e identifique a resposta correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1484337
Disponível em: https://infograficos.oglobo.globo.com/brasil/a-concentracao-de-terras-no-
pais.html.Fontes: Sistema de Cadastro Nacional Rural (Incra), Atlas da Terra Brasil 2015 (CNPQ/USP,
ainda inédito). Acesso em: 24/10/2019.
 
Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/curso-enem-play/atualidades-brasil-educacao/.
Acesso em: 24/10/2019.
 
I. A diferença entre a superfície territorial e terras cadastradas no país é uma consequência direta da
Lei de terras de 1850.
 
II. Estrutura fundiária brasileira é uma das mais concentradas do mundo, pois os minifúndios
representam 50% do total das propriedades rurais e ocupam uma área de cerca de 5% do espaço
agrário brasileiro e os latifúndios ocupam cerca de 70% da zona rural do Brasil.
 
III. O Estatuto da terra estabelece que o Módulo Rural é uma unidade de medida agrária, expressa
em hectares, que busca refletir a interdependência entre a dimensão, a situação geográfica do
imóvel rural, a forma e as condições do seu aproveitamento econômico.
 
472) 
IV. As propriedades rurais voltadas para agropecuária ocupam 41,13% do território nacional,
fazendo com que a estrutura agrária se concentre em três territórios: Mato Grosso, Minas Gerais e
Mato Grosso do Sul.
 
V. A área ocupada pelas grandes propriedades, que correspondem a pouco mais de 2% do total de
imóveis rurais, representando quase metade de toda a área rural.
 
Estão corretas as preposições:
a) II, III, IV, apenas.
b) I, IV, V, apenas.
c) I, III, V, apenas.
d) III, IV, V, apenas.
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2234065
CPV UFRR - Vest (UFRR)/UFRR/Educação do Campo (LEDUCARR)/2019
Geografia - Questão Agrária
Dá para viver bem de agricultura familiar na Amazônia
 
Qual é o padrão de vida que pequenos agricultores familiares, produtores de cacau e/ou gado, podem
alcançar em termos de bem-estar econômico? Essa é a pergunta que Daniel Braga procurou responder
em sua tese, realizada no Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais da Escola Superior de
Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.
 
O trabalho concluiu que produtores de cacau em sistemas agroflorestais (SAFs) podem ser tão bem-
sucedidos quanto produtores de gado, considerando que o cacau gerou, no mínimo, seis vezes mais
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2234065
473) 
renda que o gado (por hectare). Mais que isso: os produtores de cacau também tendem a ocupar
menores áreas e conservar mais florestas. Segundo ele, além do cacau, os SAFs diversificam a renda
familiar e, no melhor dos casos, podem incluir o uso de plantas nativas, adaptadas à menor fertilidade.
No entanto, para difundir tais sistemas produtivos mais complexos, é necessário reforçar políticas
direcionadas às condições e populações locais, com suporte à agricultura familiar.
 
Além disto, é fundamental consolidar mercados atrativos para uma diversa gama de produtos nativos,
como castanha-dobrasil, açaí, babaçu, cajá, cupuaçu, bacaba, buriti e muitos outros. Portanto, é urgente
estabelecer novas estratégias de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, finalizou o pesquisador.
 
Adaptado de: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-agrarias/da-para-viverbem- de-agricultura-familiar-na-amazonia/
 
A partir do texto acima, marque a alternativa correta. O texto leva a inferir que:
a) É possível viver bem e melhorar a renda com agricultura familiar.
b) A agricultura familiar é um dos prejuízos para a produção de gado em Roraima.
c) Os produtores de cacau destroem as florestas.
d) A produção de cacau é responsável pela alimentação de gados na Amazônia.
e) Os produtores de cacau ocupam a maior parte da área florestal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1109248
FAUEL - Geog (Mandaguari)/Pref Mandaguari/2019
Geografia - Questão Agrária
Analise as afirmativas a seguir sobre a agricultura brasileira:
 
I - A modernização agrícola se deu em função da mecanização da agricultura e trouxe como
consequência o êxodo rural.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1109248
474) 
 
II - Uma característica marcante da estrutura fundiária brasileira é a de ser excludente, pois
privilegia os latifúndios e as culturas de exportação em detrimento da agricultura familiar.
 
III - A Reforma Agrária objetiva garantir uma redistribuição da terra, a partir de alterações no
regime de posse e uso da terra, com o intuito de promover os princípios de justiça social,
desenvolvimento rural sustentável e aumento da produtividade.
 
Quais afirmativas estão CORRETAS?
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1871847
STRIX - Vest (EBMSP)/EBMSP/Medicina/2019
Geografia - Questão Agrária
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anulou, por 12 votos a 1, uma portaria administrativa do
Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) que transferia a um único homem, José Valter Dias, uma propriedade
de 366 mil hectares de terra. A área, que equivale a cinco vezes o tamanho de Salvador, C alvo de
processos há anos, tendo sido batizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra,
como o maior processo de grilagem de terras do País.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1871847
475) 
José Valter Dias alega ter comprado os direitos sucessórios de terras na região dos herdeiros de um
antigo fazendeiro. A alegação tem como base um inventário de 1915.
 
Disponível em: <http //www.correiobraziliense.com br>. Acesso em: mai, 2019. Adaptado.
 
A ocupação do espaço rural brasileiro sempre foi alvo de muitas indagações, principalmente, no que se
refere ao processo de grilagem de terras. Sobre essa forma de ocupação do espaço rural brasileiro, pode-
se afirmar:
a) Auxilia na promoção· de assentamentos rurais oriundos da política federal para a Reforma Agrária.
b) Dificulta a elaboração de uma legislação que torne essa prática ilegal, por ser um processo
recente no País.
c) Amplia a formação de uma estrutura latifundiária no Brasil devido à facilitação de acesso à terra
pela agricultura familiar.
d) Acompanha o processo histórico brasileiro de concentração de terras e renda, utilizando-se de
meios escusos.
e) Proporciona aos posseiros uma maior participação nas unidades agrícolas, reduzindo a
concentração fundiária no Brasil.
www.tecconcursos.com.br/questoes/970481
FGV - Prof (Salvador)/Pref Salvador/Geografia/2019
Geografia - Questão Agrária
Segundo dados da Comissão da Pastoral da Terra, em 2018 houve um aumento no número de
conflitos pela terra na Região Amazônica. Segundo a CPT, os conflitos sinalizam o avanço da fronteira
agrícola.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/970481
476) 
 
 
Sobre a elevação do número de pessoas envolvidas em conflitos na Região Amazônica, é correto afirmar
que as populações mais atingidas pela violência são
a) os sem-terra, as populações tradicionais, os indígenas e os posseiros.b) os mineradores, os campesinos, os empresários e os banqueiros.
c) os quilombolas, os indígenas, os caiçaras e os grileiros.
d) os fazendeiros, os mineradores, os posseiros e os silvícolas.
e) os posseiros, os caiçaras, os grileiros e os madeireiros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/825481
FUNRIO - Prof (Alta Floresta)/Pref Alta Floresta/Habilitação/Geografia/2019
Geografia - Questão Agrária
A nova paisagem e os processos produzidos pela integração de atividades não agrícolas nos
estabelecimentos rurais e pela pluriatividade dos agricultores e seus familiares, o aumento de uma
população rural não agrícola e de aposentados que moram no campo, trazem um fenômeno de:
a) Lateralização do meio rural.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/825481
477) 
b) Uniformização agrária.
c) Diversificação no meio rural.
d) Uniformização vertical.
e) Diversificação horizontal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1678807
DSEA UERJ - Vest (UERJ)/UERJ/2019
Geografia - Questão Agrária
COMO A REFORMA AGRÁRIA VEM OCORRENDO NO BRASIL
 
O processo de reforma agrária com contornos similares aos atuais se iniciou em 1985, sob o governo de
José Sarney. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária disponibiliza dados sobre a forma
como esse processo vem se dando no Brasil até 2018. No que diz respeito a desapropriações, a reforma
agrária ocorreu de forma mais acentuada no primeiro governo do presidente Fernando Henrique Cardoso
(1995-2003), mas perdeu fôlego já na metade de seu segundo mandato. O governo Lula (2004-2011)
realizou muitos assentamentos, sem retomar, no entanto, as desapropriações.
 
As informações do texto e a comparação dos dados dos gráficos permitem reconhecer um processo
socioespacial, para o conjunto do campo brasileiro, cujo efeito é:
a) ampliação da pecuária intensiva
b) declínio da produtividade laboral
c) manutenção da concentração fundiária
d) redirecionamento da exportação primária
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1678807
478) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1160023
FUNDEP - Geo (Uberlândia)/Pref Uberlândia/2019
Geografia - Questão Agrária
As problemáticas agrárias, agrícolas e urbanas no Brasil contemporâneo estão marcadas por
diversas disputas e debates. Nesse contexto, surgem práticas espaciais que são diferentes e, ao mesmo
tempo, inovadoras. Leia o trecho a seguir.
 
“[Esse tipo de atividade abarca] um conceito multidimensional que inclui a produção, a transformação e a
prestação de serviços, de forma segura, para gerar produtos agrícolas (hortaliças, frutas, plantas
medicinais, ornamentais, cultivados ou advindos do agroextrativismo, etc.) e pecuários (animais, de
pequeno, médio e grande porte) voltados para o autoconsumo, trocas e doações ou comercialização,
(re)aproveitando-se, de forma eficiente e sustentável, os recursos e insumos locais (solo, água, resíduos,
mão de obra, saberes, etc.) Essas atividades podem ser praticadas nos [espaços da cidade, ligados às
dinâmicas das regiões metropolitanas] [...]. Essas atividades devem se pautar pelo respeito aos saberes
e conhecimentos locais, pela promoção da equidade de gênero, através do uso de tecnologias
apropriadas e processos participativos promovendo a gestão social e ambiental das cidades, contribuindo
para a melhoria da qualidade de vida da população [...] e para a sustentabilidade.”
 
COSTA, Geraldo Magela; COSTA, Heloísa Soares de Moura; MONTE-MÓR, Roberto de Melo. Teorias e práticas
urbanas: condições
para a sociedade urbana. Belo Horizonte: C/Arte, 2015, p. 421-422 (Adaptação).
 
 
O trecho refere-se às características da agricultura
a) patronal.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1160023
479) 
b) urbana.
c) de jardinagem.
d) moderna.
www.tecconcursos.com.br/questoes/960629
Instituto AOCP - PEB 3 (SEECT PB)/SEECT PB/Geografia/2019
Geografia - Questão Agrária
Na geografia, as transformações geradas pelo “Estatuto da Terra”, (designação dada à Lei nº
4.504) de 30 de novembro de 1964, são fundamentais para a discussão das práticas agrícolas e a
questão fundiária brasileira. Com esse estatuto se criou, formalmente, o instrumento institucional,
destinado a adequar a estrutura agrária brasileira às necessidades do desenvolvimento econômico e
social do país. Sobre suas providências, é correto afirmar que
a) define o "Minifúndio" como o imóvel rural de área entre 10 e 15 módulos rurais.
b) somente as “Empresas Rurais” podem ocupar área destinada à Reforma Agrária ou à colonização
pública ou privada.
c) não se considera latifúndio o imóvel rural, qualquer que seja a sua dimensão, cujas características
recomendem, sob o ponto de vista técnico e econômico, a exploração florestal racionalmente
realizada, mediante planejamento adequado.
d) se elimina o imposto territorial rural em detrimento da criação do imposto único agrícola
incumbindo ao Município o controle da cobrança.
www.tecconcursos.com.br/questoes/756991
UFMT - Tec DES (Pref VG)/Pref VG (MT)/Geógrafo/2018
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/960629
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/756991
480) 
Geografia - Questão Agrária
De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), em 2016 foram registrados diversos conflitos
por terras no Centro-Oeste brasileiro, assim como demonstrado pelo quadro abaixo:
 
 Conflito por Terra*
 Ocorrências Famílias
 
 
DF 
GO 10 2296
MS 32 1555
MT 50 5596
Subtotal 92 9447
 
 
(Disponível em: https://www.cptnacional.org.br/component/jdownloads/
send/41-conflitos-no-campo-brasil-publicacao/14061-conflitos-no-campobrasil- 2016. Acesso em: 02/11/2017.)
Sobre os conflitos por terras no Centro-Oeste, a partir da conjuntura exposta, assinale a afirmativa
correta.
a) Possuem raízes na reivindicação de movimentos patronais, que buscam implantar a reforma
agrária na região, mas são combatidos por minorias. Isto fica bem demarcado pela baixa
produtividade da agricultura familiar face ao agronegócio.
b) Estão vinculados ao processo de oferecimento de lotes pelo Governo Militar às populações do
Norte do país, o que marginalizou migrantes provindos da região Sul.
c) Estão ligados ao processo histórico de desigualdade que demarca a estrutura regional e à
complementação territorial entre duas perspectivas paradigmáticas de desenvolvimento similares, o
481) 
capitalismo agrário e a questão agrária.
d) Estão ligados ao processo histórico de desigualdades que demarca a estrutura socioterritorial
regional e, conjuntamente, ao conflito latente entre duas perspectivas paradigmáticas de
desenvolvimento contrastantes, sendo elas o capitalismo agrário e a questão agrária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/730205
NC UFPR (FUNPAR) - Cad (PM PR)/PM PR/2018
Geografia - Questão Agrária
O meio rural brasileiro protagoniza, desde longa data, uma série de questões, algumas das quais
contadas em “verso e prosa”, como no clássico Urupês, em que Monteiro Lobato tece uma crítica social
ao “Brasil agrário” por meio do imortalizado Jeca Tatu, um personagem indolente, desleixado, ingênuo e
desprovido de educação. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
a) O Jeca Tatu não apenas simbolizava o caipira numa perspectiva negativa, como também um país
pobre, injusto e atrasado, baseado em uma economia agroexportadora.
b) O descaso do governo com os moradores do campo, somente lembrados pelas autoridades
públicas nos tempos das eleições, está na raiz do êxodo rural, destacadamente no Sudeste do país,
na primeira metade do século XX.
c) A chegada de imigrantes de origem europeia, notadamente italianos, alemães e ucranianos,
promoveu, a um só tempo, a modernização do campo no Brasil meridional e a superação da figura
social do Jeca.
d) Apesar de adoção de modelos urbanos de administração dos negócios agrários, penetração de
equipamentos urbanos no espaço rural e irradiação do modelo de consumo urbano no campo já
serem uma realidade no Centro-Sul, o Nordeste permanece agrário e rural.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/730205
482) 
e) A população rural no Brasilaté a primeira metade do século XX assemelhava-se à figura do Jeca
Tatu, o que explica a modernização tardia do campo brasileiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/732840
IBADE - Sold (PM RN)/PM RN/QPPM (Praças)/2018
Geografia - Questão Agrária
Analise a tabela a seguir:
 
Fonte: INCRA. Sistema Nacional de Cadastro Rural (2012).
 
A partir da leitura da tabela e do conhecimento sobre os principais aspectos da geografia agrária
brasileira, pode-se afirmar que:
a) houve uma diminuição do tamanho das propriedades, marcado por processos de redistribuição de
terras, no contexto de uma reforma agrária que vem sendo acordada e tramitada com a conivência
pacifica de diferentes agentes sociais, conscientes da necessidade de reparação de injustiças
históricas no acesso à terra no Brasil.
b) há uma maior quantidade de pequenos imóveis, porém, em termos de ocupação de área,
predominam os latifúndios, marcando uma estrutura fundiária concentrada e desigual, em que
parcela significativa da produção das lavouras é destinada ã produção de commodities para
exportação.
c) grandes propriedades rurais ocupam mais da metade das terras brasileiras e predominam em
quantidade de imóveis, demonstrando a necessidade de se pensar e discutir uma reforma agrária
que, além de distributivista, atenda às necessidades dos pequenos produtores em termos de acesso
ao crédito agrícola, de capacitação técnica e autonomia para a produção.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/732840
483) 
d) apresenta uma boa distribuição de terras, possuindo uma diversificação de imóveis de todos os
tamanhos, dos minifúndios aos latifúndios, e, consequentemente, dos tipos de produção, presentes
na estrutura fundiária.
e) a estrutura fundiária brasileira conta com a presença de uma quantidade maior de pequenas
propriedades rurais, que, consequentemente, ocupam, juntas, a maior fatia das terras brasileiras ,
combinando produção para o abastecimento interno e externo de forma equilibrada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2324366
Instituto AOCP - Vest (UEMG)/UEMG/Tradicional/2018
Geografia - Questão Agrária
Sobre a Estrutura Fundiária Brasileira, assinale a alternativa correta.
a) As pequenas propriedades rurais são em maior número e ocupam mais da metade das terras do
território brasileiro.
b) A maior parte dos latifúndios está situada em áreas de expansão das fronteiras agrícolas,
pecuárias e de exploração mineral.
c) A média propriedade rural é numericamente predominante na Região Sul, nomeadamente nos
Estados do Paraná e de Santa Catarina.
d) A Sub-região do Nordeste, o Agreste, é caracterizada pela predominância quantitativa das médias
e grandes propriedades rurais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/756998
UFMT - Tec DES (Pref VG)/Pref VG (MT)/Geógrafo/2018
Geografia - Questão Agrária
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2324366
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/756998
484) 
485) 
No desenvolvimento da Geografia Agrária brasileira, diferentes aspectos teórico-metodológicos se
levantam para a melhor aferição de dados e interpretações sobre realidade nacional e, conjuntamente,
suas ligações com os cenários globais. Sobre a Geografia Agrária no Brasil e suas perspectivas analíticas,
assinale a assertiva correta.
a) O pensamento em Geografia Agrária no Brasil tem avançado significativamente em termos
práticos e analíticos, visto a monotonia dos processos ligados ao 1º setor da economia no país e a
homogeneização da vertente capitalista no campo nacional.
b) Uma grande contribuição em Geografia Agrária no Brasil é o conceito de "paisagem concreta",
tendo como referência dessa escola de pensamento os centros de pesquisas da região Centro-Oeste
do país. Tal conceituação dispõe da paisagem como determinante do escopo teórico para a
compreensão das relações de poder entre grupos sociais divergentes.
c) A Geografia Agrária brasileira tem contribuído para o fortalecimento de análises quantitativas em
Geografia, uma vez que a abordagem teorética, pautada no materialismo histórico, é predominante
nesse escopo analítico.
d) Uma grande contribuição do pensamento em Geografia Agrária no Brasil tem sido os trabalhos
relacionados ao conceito de movimentos socioterritoriais. Essa abordagem procura dimensionar
manifestações geográficas considerando a totalidade dos territórios, incluindo nela as conflitualidades.
www.tecconcursos.com.br/questoes/724249
FUNDATEC - Pro E (Pref Corumbá)/Pref Corumbá/Professor/Geografia/2018
Geografia - Questão Agrária
Ao analisar os conflitos no campo brasileiro, Almeida (2013) destaca que na década de 1970
surgiram os primeiros movimentos dos trabalhadores rurais sem terra no _________ que acabaram por
se espalhar mais tarde por outros estados do país.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/724249
486) 
a) Pará
b) Mato Grosso
c) Mato Grosso do Sul
d) Rio Grande do Sul
e) Rio de Janeiro
www.tecconcursos.com.br/questoes/1872023
STRIX - Vest (EBMSP)/EBMSP/Medicina/2018
Geografia - Questão Agrária
Durante o século passado, a agropecuária comercial moderna se expandiu pelo espaço geográfico,
modificou as práticas agrícolas, os ecossistemas e os hábitos da população. Embora a agricultura de
subsistência ainda seja praticada em algumas regiões, a monocultura ocupa cada vez mais espaços.
 
Considerando-se essa temática, no contexto mundial, pode-se afirmar:
a) O modelo agrário adotado tem provocado a exaustão do solo e a proliferação de pragas.
b) O trabalho do agricultor passou a ser assalariado e permanente, fato que explica o aumento do
IDH no espaço rural, principalmente, na Região Nordeste do Brasil.
c) A biota do solo aumentou, consideravelmente, causando grande proliferação dos micro-
organismos.
d) O uso da tecnologia de ponta, como a sucção da água da chuva no solo associada ao escoamento
superficial, impede que os cursos d’ água sejam contaminados por agrotóxicos.
e) A agricultura itinerante comercial foi a solução encontrada pelos países centrais para não
contaminar o solo nem os recursos hídricos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1872023
487) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1416831
CEV URCA - Vest (URCA)/URCA/2018
Geografia - Questão Agrária
Patativa do Assaré escreveu A Terra É Naturá (1995).
“ [...] Se a terra foi Deus quem fez,
Se é obra da criação,
Deve cada Camponês
Ter um pedaço de Chão,
Quando um agregado solta
O seu gripo de revolta,
Tem razão de reclamá,
Não há maió padicê,
De que Camponês vive
Sem Terra pra trabaiá
“[...]Não invejo seu tisoro,
Suas mala de dinheiro,
A sua prata e seu ouro,
O seu boi e o seu Carnêro,
Seu repôzo e seu recreio,
Seu bom carro de passeio,
Sua casa de mora
E a sua loja surtida,
O que eu quero nesta vida
É Terra pra trabaiá”. [... ]
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1416831
I- O Trecho da poesia de Patativa do Assaré fala do sertanejo pobre, camponês, agregado que não
tem acesso a terra para trabalhar, produzir e manter sua família;
II- Esse trecho aborda sobre a alegria de ter camponeses que herdaram terras para trabalhar do
patrão;
III- O trecho destacado da poesia continua atualizado uma vez que milhares de camponeses
brasileiros continuam sem acesso a terra do trabalho no Brasil;
IV- O Trecho da poesia fala do Brasil rural da década de 80 e 90 quando camponeses empobrecidos
ocuparam terras em vinte três estados brasileiros no sonho de conquistar a terra do trabalho, mas na
atualidade não tem mais sentido;
V- O trecho relata o conflito e o lamento de camponeses sem terra que lutam pelo direito de
conquistar a terra do trabalho no Brasil.
Após análise do enunciado da questão marque a opção correta:
a) As alternativas I, III e V estão corretas;
b) As alternativas II e IV estão corretas;
c) Apenas a alternativa IV está correta;
d) Todas as alternativas estão corretas;
e) As alternativas I, III e V estão erradas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/641546
IBFC - PAAFEF (Divinópolis)/Pref Divinópolis/Ciências Humanas/Geografia/2018https://www.tecconcursos.com.br/questoes/641546
488) 
489) 
Geografia - Questão Agrária
O debate acerca da eficiência dos mecanismos de reformas agrárias postas em prática no Brasil
reside principalmente, no ponto de vista dos assentados na características física, localização e suporte
aos mesmos para obterem condições de produzirem para além da subsistência.
 
Assinale a alternativa correta:
a) Os assentamentos se dão em propriedades que atendiam os parâmetros de produtividade,
respeito as leis ambientais e trabalhistas, por isso foram desapropriadas e destinadas aos
despossuídos
b) Na perspectiva de Marx os assentados garantem a extração da renda absoluta da terra, o que não
é suficiente se considerado o grau de inovação no campo
c) Os assentados, a partir do momento que recebem a concessão da terra automaticamente têm
acesso à assistência técnica e financeira
d) Na perspectiva do Lugares Centrais os assentamentos estão em localizações de primeira ordem
www.tecconcursos.com.br/questoes/988477
FCC - Vest (IBMEC)/IBMEC/Ciências Econômicas/2018
Geografia - Questão Agrária
Leia o quadro abaixo, elaborado a partir de resultados preliminares do Censo Agropecuário 2017
realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/988477
 
A análise dos dados e os conhecimentos sobre a estrutura fundiária brasileira permitem afirmar que o
quadro
a) mostra que a maior parte dos estabelecimentos, assim como a maior parte das terras, está na
faixa de até menos 100 hec tares, embora a produção de alimentos básicos seja garantida pelas
propriedades com pelo menos 500 hectares.
b) revela alterações na estrutura fundiária brasileira quanto ao histórico, considerando a
desconcentração da terra como marca de uma nova sociedade, tendo em vista que mais de 60% dos
estabelecimentos têm entre 1 e 50 hectares.
c) mostra um reduzido número de propriedades com mais de 100 hectares e detentoras da maior
parte das terras destinadas à agropecuária, indicando que a expansão da fronteira agrícola nas
últimas décadas tem conservado elementos fundamentais da estrutura fundiária no país.
d) revela que a situação fundiária brasileira tem acompanhado convenções internacionais a despeito
do uso social da terra, tendo em vista o reduzido número de propriedades com 10.000 hectares ou
mais, mostrando tendência na redução de latifúndios.
e) confirma mudanças estruturais que o país vem sofrendo desde a redemocratização, com aumento
expressivo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) impulsionado por uma nova política
fundiária de caráter social.
490) 
491) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/641550
IBFC - PAAFEF (Divinópolis)/Pref Divinópolis/Ciências Humanas/Geografia/2018
Geografia - Questão Agrária
“A engenharia genética levará à perda de milhares de variedades de plantas, ao se cultivar só
algumas poucas com alta produtividade, para não falar de muitos perigos, agravando os efeitos da
revolução verde das décadas passadas” (SANTAMARTA, 2002 apud OLIVEIRA, 2004, p. 209). A respeito
da dinâmica agrária brasileira, assinale a alternativa incorreta:
a) A segurança alimentar encontra-se ameaçada diante da monopolização da oferta de sementes e
insumos
b) A “revolução verde” ratifica a tese malthusiana, garantindo a oferta de alimentos para demanda
da sociedade
c) Há uma relação entre desenvolvimento do moderno sistema produtivo altamente tecnicizado e a
concentração de terras
d) A busca por obtenção de divisas fez com que as políticas de desenvolvimento privilegiassem e
perpetuassem o modelo agroexportador de commodities
www.tecconcursos.com.br/questoes/988797
FCC - Vest (IBMEC)/IBMEC/Arquitetura e Urbanismo/2018
Geografia - Questão Agrária
Em 2017, havia 15.036.978 pessoas ocupadas nos estabelecimentos agropecuários no dia 30/09,
uma média de 3 pessoas por estabelecimento, entre produtores e pessoas com laços de parentesco com
eles, além de trabalhadores temporários e permanentes.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/641550
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/988797
492) 
Na comparação com o Censo Agropecuário 2006, houve redução de 1.530.566 pessoas no total de
ocupados, que era de 16.567.544 no dia 31/12 daquele ano. A média de ocupados por estabelecimento
também caiu, de 3,2 pessoas, em 2006, para 3, em 2017, assim como o percentual e o total de
produtores e trabalhadores com laços de parentesco com eles, que foi de 77% (12.801.179 pessoas), em
2006, para 73% (10.958.787) em 2017.
(Disponível em: agenciadenoticias.ibge.gov)
A redução do número de pessoas ocupadas no campo está relacionada, entre outros fatores,
a) à introdução de transgênicos que dispensam mão de obra.
b) à erosão dos solos que reduz as áreas cultiváveis.
c) à substituição de lavouras pela pecuária.
d) ao fim das políticas de apoio à agricultura familiar.
e) à significativa ampliação do número de tratores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/386922
CESGRANRIO - Ag PM (IBGE)/IBGE/2016
Geografia - Questão Agrária
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/386922
 
Disponível em: <https://rccs.revues.org/docannexe/image/908/img-6-small580.jpg>. Acesso em: 31 maio 2016.
 
No Nordeste, o estado que apresenta o mais elevado índice de envolvimento da sociedade em conflitos
no campo é
a) Rio Grande do Norte
b) Sergipe
c) Pernambuco
493) 
d) Paraíba
e) Alagoas
www.tecconcursos.com.br/questoes/277265
CESGRANRIO - Ag PM (IBGE)/IBGE/2014
Geografia - Questão Agrária
Segundo dados do IBGE, cerca de 28% da PEA (população economicamente ativa) brasileira
trabalha no setor primário, sendo a agropecuária responsável por apenas 9,1% do nosso produto interno
bruto (PIB). Levando em conta que ainda grande parte dos trabalhadores agrícolas mora na periferia das
cidades e que eles se deslocam diariamente ao campo para trabalhar como boias-frias em modernas
agroindústrias, percebemos que, apesar da modernização verificada nas técnicas agrícolas, ainda
persistem o subemprego, a baixa produtividade e a pobreza no campo.
SENE, E. e MOREIRA, J. Geografi a geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2000. p. 276. Adaptado.
 
Essa modernização técnica do campo provoca a seguinte consequência socioespacial:
a) reforma agrária
b) assentamento fundiário
c) redução das exportações
d) emigração estrangeira
e) êxodo rural
www.tecconcursos.com.br/questoes/299022
CESGRANRIO - Tecno (IBGE)/IBGE/Geografia/2013
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/277265
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/299022
494) 
Geografia - Questão Agrária
 
No mapa acima, registram-se as maiores concentrações de pequenas propriedades no Nordeste e na
Amazônia.
Propriedades com as mesmas dimensões também se concentram, em menor escala, nas áreas mais
pobres dos estados de
495) 
a) Roraima e Rondônia
b) Mato Grosso e Goiás
c) São Paulo e Rio de Janeiro
d) Mato Grosso do Sul e Acre
e) Tocantins e Rio Grande do Sul
www.tecconcursos.com.br/questoes/2055663
CESGRANRIO - Prof (SEEC RN)/SEEC RN/Geografia/2011
Geografia - Questão Agrária
A modernização é uma realidade no campo brasileiro, baseada nas mudanças da base técnica da
produção agrária. No entanto, há quem afirme que a distribuição de terras custa mais caro do que as
políticas focadas na agricultura familiar. Tal pensamento representa uma dificuldade para realizar a
Reforma Agrária — uma reivindicação justa, segundo outros segmentos de pensamento.
 
Diante do exposto, é possível concluir que, no país, a
a) concentração de terras é uma realidade inconteste, mas a reforma agrária é vista por alguns
estudiosos e políticos como uma bandeira obsoleta.
b) concentração de terras aumentou nas últimas décadas de forma acelerada, entretanto muitos
estudiosos consideram que a agricultura para o mercado externo deve ser privilegiada.
c) concentração de terras vem diminuindo de forma expressiva, e, por isso, alguns estudiosos e
políticos consideram que a reforma agrária não é mais necessidade.
d) justa distribuição de terras aconteceude forma natural, e muitos estudiosos consideram que a
razão para tal situação foi o processo de modernização.
e) justa distribuição de terras não aconteceu porque muitos estudiosos consideram que os
trabalhadores e o MST desistiram de lutar.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2055663
496) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2055648
CESGRANRIO - Prof (SEEC RN)/SEEC RN/Geografia/2011
Geografia - Outros temas de Geografia Econômica do Brasil
Em relação ao Brasil, considere o texto a seguir.
 
Em pouco mais de 40 anos, deixamos a condição de sociedade agrária. Rapidamente, o país vence a
etapa da inclusão – mais crianças nas escolas, mais trabalhadores nas cidades, mais consumidores
no mercado. O desafio à frente é transformar crescimento em desenvolvimento.
 
Revista Exame. São Paulo: Abril, Edição Especial n. 17, p. 52-54, 21 set. 2011. Adaptado.
 
O desafio de transformar crescimento em desenvolvimento a ser enfrentado tem relação mais estreita
com a necessidade de
a) aumento do volume da produção nos setores do mercado interno
b) crescimento da quantidade de bens de produção da pauta de exportações
c) melhoria das condições de crédito para produtores do setor agrário
d) aceleração da capacidade tecnológica nos setores produtivos de alta tecnologia
e) maior preocupação com qualidade no lugar de quantidade, na perspectiva do atendimento das
necessidades da população
www.tecconcursos.com.br/questoes/2674979
CESGRANRIO - Prof (Salvador)/Pref Salvador/Geografia/2010
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2055648
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2674979
497) 
Geografia - Questão Agrária
Para que a agricultura familiar se torne uma realidade bem-sucedida no cenário agrário brasileiro,
há a necessidade de vencer um mito historicamente construído.
 
Disponível em: www.google.com.br/imagem
 
Para analisar a afirmativa acima, considere os itens a seguir.
 
I - Apenas a agricultura patronal e empresarial é capaz de produzir, em bases sólidas, quantidades
elevadas de produtos agropecuários para atender às demandas interna e externa.
 
II - O modelo da agricultura familiar é insuficiente, do ponto de vista produtivo, seja por falta de
tecnologia ou de capital, seja por não ter domínio dos princípios da administração empresarial.
 
III - O debate em torno do que deve predominar, se a grande propriedade patronal ou a agricultura
familiar são inúteis, sendo o importante combinar diferentes alternativas de produção, tanto para o
mercado externo como para o mercado interno.
 
É(São) aspecto(s) do mito historicamente construído, que merece(m) ser vencido(s) para a valorização e
o sucesso da agricultura familiar no Brasil, o(s) apresentado(s) em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/295335
CESGRANRIO - APE (EPE)/EPE/Meio Ambiente/Desenvolvimento Regional -
Socioeconomia/2010
Geografia - Questão Agrária
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/295335
498) 
 
A análise do mapa sobre assassinatos ligados a conflitos rurais conduz ao reconhecimento da maior
densidade territorial desses crimes na área conhecida como
a) Região de Carajás.
b) Terra do Meio.
c) Bico do Papagaio.
d) Alto Xingu.
e) Zona Bragantina.
www.tecconcursos.com.br/questoes/295331
CESGRANRIO - APE (EPE)/EPE/Meio Ambiente/Desenvolvimento Regional -
Socioeconomia/2010
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/295331
499) 
Geografia - Questão Agrária
Examine o Mapa I sobre a proporção de solos e de superfícies ociosos, comparando-o com o Mapa
II sobre a proporção dos ocupantes sem título entre os responsáveis pelos estabelecimentos.
 
 
A associação entre as condições do território, consideradas as maiores proporções expressas nos Mapas
I e II, permite identificar como sua consequência mais direta e explícita o processo de
a) conflitos fundiários, no Nordeste.
b) migração de retorno, no Nordeste.
c) irrigação do semiárido, no Nordeste.
d) frentes agrícolas, no Centro-Oeste.
e) monopolização da terra, no Centro-Oeste.
www.tecconcursos.com.br/questoes/295336
CESGRANRIO - APE (EPE)/EPE/Meio Ambiente/Desenvolvimento Regional -
Socioeconomia/2010
Geografia - Questão Agrária
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/295336
500) 
 
No mapa é destacado um aspecto econômico da organização do território nacional, com referência à
dinâmica agrícola.
Tendo o mapa como referência, conclui-se que os investimentos mais elevados se destacam na Região
a) Nordeste, devido à reestruturação dos latifúndios improdutivos.
b) Nordeste, em função do avanço das empresas rurais produtivas.
c) Centro-Oeste, tendo em vista a concentração de grandes propriedades.
d) Centro-Oeste, em decorrência da expansão das pequenas propriedades.
501) 
e) Centro-Oeste, resultante do assentamento de pequenos e médios colonos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/295339
CESGRANRIO - APE (EPE)/EPE/Meio Ambiente/Desenvolvimento Regional -
Socioeconomia/2010
Geografia - Questão Agrária
 
No Brasil, projetos oficiais e privados de colonização, ao longo das décadas de 1970 e 1980,
principalmente, redefiniram o uso social do território, reorganizando-o, em especial na Amazônia. O
assentamento de famílias é uma das variáveis que expressam essa redefinição.
A leitura do mapa sobre famílias de assentados na Amazônia Legal permite concluir que os eixos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/295339
502) 
territoriais com maior densidade dessas famílias estão localizados, respectivamente, ao longo das
rodovias
a) Belém – Brasília e Cuiabá – Porto Velho.
b) Belém – Brasília e Cuiabá – Santarém.
c) Cuiabá – Santarém e Cuiabá – Porto Velho.
d) Cuiabá – Santarém e Transamazônica.
e) Transamazônica e Belém – Brasília.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2693131
CESGRANRIO - Prof (Pref Manaus)/Pref Manaus/Geografia/2004
Geografia - Questão Agrária
Leia o trecho da canção de Jorge Pereira Lima:
 
“Eu sou roceiro, vivo de cavar o chão
Tenho as mãos calejadas, meu senhor
Me falta terra, falta casa e falta pão
Não sei onde é o Brasil do lavrador
Só tenho a enxada e o título de eleitor
Para votar em seus fulanos educados
Que não fazem nada pelo pobre agricultor
Que não tem terra para fazer o seu roçado”
 
In CARIRY, R. & BARROSO, Cultura insubmissa.
Fortaleza: Nação Cariri Editora, 1982, p. 110-111
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2693131
503) 
Este trecho da canção pode ser aproveitado como incentivação para aulas sobre diversos assuntos,
EXCETO:
a) expropriação do pequeno proprietário no país.
b) reivindicação pela reforma agrária.
c) conseqüências da modernização do latifúndio.
d) movimentos camponeses no Nordeste.
e) movimentos emigratórios para os EUA.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2620329
VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Administração/2023
Geografia - Agronegócio
Observe o mapa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2620329
(ROSS, J.L.S. Ecogeografia do Brasil, 2006, p.141).
A respeito dos processos produtivos e das características socioeconômicas do território brasileiro, é
correto afirmar que as áreas em destaque no mapa representam as áreas produtoras de
a) girassol.
b) café.
c) soja.
d) milho.
e) algodão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2235710
FGV - Cuid (SEAD AP)/SEAD AP/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2235710
504) 
505) 
Geografia - Agronegócio
Leia o fragmento a seguir.
 
“A prática de atear fogo à mata para limpar e preparar o terreno para o cultivo, somada à ação das
chuvas, leva ao esgotamento precoce do solo. Com isso, o agricultor abandona essa terra e reinicia a
mesma prática em outra área. Esse tipo de produção agrícola autossuficiente tem pequeno envolvimento
com transações de mercado”.
 
O fragmento apresenta as características da agricultura
a) familiar.
b) itinerante.
c) de mercado.
d) de jardinagem.
e) em curvas de nível.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1908426
Com. Exam. (MPE GO) - Aux MP (MPE GO)/MPE GO/Secretário Auxiliar/2022
Geografia- Agronegócio
Segundo a Embrapa, a pecuária extensiva de corte é predominante no Brasil, concentrando mais
de 50% de todo o gado cultivado no país. Essa predominância da pecuária extensiva sobre a intensiva no
território brasileiro se deve:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1908426
506) 
a) à grande pressão do agronegócio para a melhoria de seus produtos.
b) ao fato de a maior parte das atividades pecuárias ser executada por pequenos produtores.
c) à dinâmica comercial do Brasil que demanda um rápido processo de cultivo e direcionamento para
o mercado.
d) à grande disponibilidade de terra e ao baixo custo desse tipo de produção.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2411742
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2022
Geografia - Agronegócio
As inovações no preparo do solo e na engenharia genética (variedades adaptadas ao clima do
Cerrado) permitiram incorporar o pacote técnico herdado da Revolução Verde a um ambiente até então
considerado hostil para a atividade. Dessa forma, o Cerrado apenas foi incorporado à dinâmica do
agronegócio na medida em que os processos produtivos existentes não precisavam passar por
modificações substanciais para serem reproduzidos nesse novo ambiente.
 
OLIVEIRA, V. L.; BÜHLER, È. A. Técnica e natureza no desenvolvimento do “agronegócio”. Caderno CRH, n. 77,
maio-ago. 2016.
 
Essas inovações produtivas tiveram como consequência a:
a) Expansão das áreas de cultivo.
b) Manutenção da empregabilidade rural.
c) Priorização da adubação orgânica.
d) Preservação das nascentes de rios.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2411742
507) 
e) Estagnação da mecanização agrícola.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2260765
CPV UFRR - Vest (UFRR)/UFRR/Prova Integral (PI)/2022
Geografia - Agronegócio
Sobre a questão do Agronegócio no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
a) Associada à difusão do agronegócio no Brasil, ocorre a intensa substituição dos sistemas técnicos,
com alta densidade de capital e tecnologia, produto também do avanço do meio técnico-científico-
informacional.
b) Um dos processos inerentes ao agronegócio é a substituição da produção de alimentos pela
produção de commodities, como a soja, milho e cana de açúcar, difundindo especializações produtivas
em porções do território.
c) Em decorrência da atividade do agronegócio, surgem também cidades que, inseridas em Regiões
Produtivas Agrícolas, se organizam e atendem demandas do agronegócio globalizado, a exemplo de
Luís Eduardo Magalhães (BA), Uruçuí (PI), Rondonópolis (MT).
d) O avanço do agronegócio vem aumentando a concentração fundiária e êxodo rural, promovendo a
expulsão e expropriação de pequenos agricultores, e daqueles que não detinham a propriedade da
terra.
e) Apesar do intenso uso de mão de obra especializada, os profissionais especializados para o
agronegócio seguem concentrados exclusivamente em metrópoles, sem alteração na divisão social e
territorial do trabalho agropecuário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2194557
FGV - APPGG (Pref S André)/Pref Santo André/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2260765
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2194557
508) 
Geografia - Agronegócio
A respeito da produção agrícola brasileira e da expansão da área plantada, analise o gráfico a
seguir.
 
 
A partir do gráfico, assinale a afirmativa correta.
a) O aumento da produção agrícola é explicado pela ampliação da área cultivada.
b) O decréscimo da área cultivada na última década é explicado pelas pressões dos grupos
ambientalistas.
c) A instabilidade das safras está relacionada às crises do mercado externo, devido à desvalorização
do real frente ao dólar.
d) O aumento da produção agrícola deveu-se à intensificação das técnicas agrícolas (aumento da
produção por hectare).
e) O aumento da produção está relacionado ao crescimento do mercado interno, devido ao aumento
do nível de renda da população.
509) 
510) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2302110
VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Magistério/Geografia/2022
Geografia - Agronegócio
A rápida expansão da agricultura tecnificada de grãos e fibras no cerrado brasileiro se deve a um
conjunto de fatores, sendo um deles
a) a antiga e densa rede urbana que garantiu a formação de empresas de agronegócios de
importância nacional.
b) à possibilidade de ocupar os solos, elevar a produtividade e não provocar fortes impactos
ambientais.
c) o baixo valor das terras nos campos limpos e cerrados, ocupados anteriormente pela pecuária
extensiva.
d) a presença de grupos de goianos e mato-grossenses com grandes somas de capitais para investir
localmente.
e) a alta qualidade dos solos agrícolas que apresentam forte concentração de argilas, calcários e
nutrientes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1957942
IDECAN - Ag PT (IBGE)/IBGE/2022
Geografia - Agronegócio
Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na safra de
2020/2021, foram produzidas mais de 362,900 milhões de toneladas de soja no mundo todo, em uma
área de 127,842 hectares.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2302110
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1957942
(Fonte: EMBRAPA, 2021. Disponível em: Dados econômicos - Portal Embrapa.
 
A organização produtiva da soja pode ser especificada em áreas que se destacam como maiores
produtoras, que geram tecnologias exportadas para o mundo todo.
 
Associe as opções destacadas com sua correta participação na produção mundial da soja:
 
A Brasil.
B Illinois.
C Mato Grosso.
D EUA
 
( ) Estado com produção superior a 20 milhões de toneladas entre 2020/2021, compondo um
importante cinturão agropecuário em seu país.
 
( ) Maior produtor mundial de soja, atingindo em 2020/2021 o total de 135,409 milhões de
toneladas.
 
( ) Estado com maior produção de soja de seu país, atingindo 35,947 milhões de toneladas em
2020/2021.
 
( ) Segundo maior produtor mundial de soja, atingindo em 2020/2021 o total de 112,549 milhões
de toneladas.
 
Assinale a alternativa que indique a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo.
a) C, B, A, D;
b) A, B, D, C;
c) D, A, B, C;
511) 
d) A, C, D, B.
e) B, A, C, D;
www.tecconcursos.com.br/questoes/1957921
IDECAN - Ag PT (IBGE)/IBGE/2022
Geografia - Agronegócio
A produtividade agrícola tem diferentes características, acordante suas finalidades de
abastecimento (subsistência) ou exportação (commodities). Sobre a agricultura familiar, responsável por
23% da produção de dos estabelecimentos rurais brasileiros em 2019 (BRASIL, 2020), podemos destacar
uma série de características distintas da agricultura de exportação.
 
Levando em conta o perfil das atividades econômicas produtivas da agricultura familiar brasileira, indique
“V” para verdadeira e “F” para falsa nas afirmativas a seguir.
 
( ) Especialização produtiva altamente tecnológica, com utilização de pacotes de insumos e
maquinários, voltados a regiões como o circuito produtivo da soja no Triângulo Mineiro e no interior
do Estado de São Paulo.
 
( ) Concentra o maior percentual fundiário do país em hectares, dado que 77% dos
estabelecimentos rurais no Brasil são de agricultura familiar.
 
( ) Reflete as condições de subemprego e desemprego frequente no campo, pois, ainda que haja
grande participação produtiva no país, a empregabilidade formal em atividades rurais é voltada ao
setor pecuário, sucroenergético e de oleaginosas (agricultura de exportação).
 
( ) É responsável pela maior parte das produções latifundiárias, exigindo alto contingente
populacional no processo produtivo, sendo os principais produtos voltados ao abastecimento da
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1957921
512) 
mesa dos brasileiros (carne, milho, feijão, laranja, mandioca, por exemplo).
 
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo.
a) F, V, F, F.
b) V, V, V, V.
c) F, F, F, F.
d) V, F, V, F.
e) F, F, F, V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1957922
IDECAN - Ag PT (IBGE)/IBGE/2022
Geografia - AgronegócioO texto a seguir introduz um dos princípios da alta produtividade agrícola, o uso de organismos
geneticamente modificados (OGMs). Ao lado de fertilizantes, herbicidas e pesticidas, são criados para
diminuir os riscos de improdutividade, os agrotóxicos.
Entre 1998 e 2019, foram aprovados 152 produtos geneticamente modificados no país, entre plantas,
vacinas, medicamentos, microrganismos e até insetos, como um mosquito transgênico para ajudar a
combater a disseminação dos vetores da dengue. A agricultura foi um dos segmentos da economia mais
beneficiados. Um levantamento feito em 2019 pela organização Serviço Internacional para Aquisição de
Aplicações de Agrobiotecnologia (Isaaa) mostrou que 53 milhões de hectares são cultivados no Brasil
com transgênicos, extensão inferior apenas à dos Estados Unidos, com 75 milhões de hectares. Eles
ocupam aqui no país quase 95% da área plantada de soja, 88% da de milho e 85% da de algodão e
avançam em culturas como cana e eucalipto.
 
Fonte: Pesquisa FAPESP, 2021
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1957922
513) 
Considerando o excerto, assinale a alternativa correta que estabeleça a relação lógica entre a
produtividade no campo, uso de biotecnologia e os impactos socioambientais:
a) A tendência agroexportadora da economia rural brasileira, atrelada ao mercado internacional,
necessita atender os padrões internacionais de qualidade e, para isso, restringem cada vez mais a
aplicação de glifosatos e derivados, evitando contaminação do solo e lençol freático, erosão hídrica e
superficial.
b) Com as novas regulamentações deliberadas no Acordo de Paris e na COP-26, houve grandes
mudanças na legislação ambiental que impactarão no uso de transgênicos, no sentido de aumentar o
rigor proibitivo de práticas agroecológicas que sejam nocivas ao meio ambiente.
c) No intuito de aumentar as áreas de agricultura familiar no país, associadas a técnicas mais
tradicionais, os transgênicos se colocam como boa alternativa na redução dos impactos
socioambientais, sobretudo em termos econômicos.
d) Diversas áreas das ciências biológicas e da Terra apontam que o aumento do uso de transgênicos
e defensivos agrícolas levam a aumento exponencial da produtividade em detrimento do aumento da
perda de nutrientes do solo, extinção de ecossistemas locais-regionais e comprometimento da saúde
humana.
e) Práticas agrícolas sustentáveis dependem do uso de fungicidas, herbicidas e bactericidas, pois
muitos microrganismos atuam como ameaça às espécies vegetais e cereais, o que reduz a vida útil
das plantas e impacta negativamente na produção agrícola, dificultando a vida de pessoas que
dependem dessa fonte de renda.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2411836
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2022
Geografia - Agronegócio
Uma mancha esverdeada se destaca na paisagem ondulada dos arredores de Poções, pequeno
município no Semiárido baiano. Ali, a profusão de cactos e árvores da Caatinga contrasta com a
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2411836
514) 
pastagem e os solos nus do entorno. O responsável pelo “oásis” é o engenheiro aposentado Nelson
Araújo Filho, de 66 anos. “Quando comecei aqui, o solo era compactado e não produzia nada”. Sentado à
sombra de um umbuzeiro, Araújo conta que por muitos anos aquela área, que pertence a seu pai,
abrigou roças de milho e aipim. Depois, virou pasto para gado. Mas os anos de uso esgotaram o solo e o
deixaram em vias de virar deserto — fenômeno que atinge cerca de 13% das terras do Semiárido
brasileiro. Araújo começou a reverter o processo há três anos com a implantação de um sistema
agroflorestal em 1,8 hectare, espaço equivalente a dois campos de futebol. A técnica, que tem sido
adotada em várias regiões brasileiras e do mundo, se espelha no funcionamento dos ecossistemas
originais de cada região.
 
FELLET, J.; LIMA, F. Agricultores transformam deserto em floresta no Semiárido. Disponível em: www.bbc.com.
Acesso em: 10 nov. 2021 (adaptado).
 
A iniciativa de uso agrícola do solo descrita no texto promove a
a) inversão de equilíbrio ecológico.
b) preservação de cultivos orgânicos.
c) recuperação de biomas degradados.
d) expansão de métodos mecanizados.
e) recomposição de lavouras itinerantes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2303842
VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Magistério/Geografia/2022
Geografia - Agronegócio
No Sul e Sudeste, há lavouras que se destacam no consumo global de agrotóxicos. Nessas
lavouras, o volume aplicado por hectare é relativamente baixo, mas o consumo global é extremamente
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2303842
515) 
elevado. Há também o grupo das culturas menos expressivas em área plantada, mas que empregam
doses altíssimas de agrotóxicos por hectare.
 
(RIBEIRO, WAGNER COSTA. Patrimônio Ambiental Brasileiro. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado de São
Paulo, 2003. p. 321)
 
A alternativa que apresenta exemplos de culturas que empregam doses altíssimas de agrotóxico por
hectare é:
a) citros e café.
b) tomate e morango.
c) soja e cana-de-açúcar.
d) algodão e milho.
e) arroz irrigado e soja.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1594303
CEBRASPE (CESPE) - Sup C Qual (IBGE)/IBGE/2021
Geografia - Agronegócio
 
Internet: <www.todamateria.com.br>.
 
A crítica feita na figura precedente à agropecuária brasileira está relacionada
a) ao volume de produção dos produtos orgânicos.
b) à industrialização dos produtos agropecuários.
c) à contaminação do solo pela irrigação mecânica.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1594303
516) 
d) às pragas crescentes que infestam a agricultura do país.
e) ao uso cada vez maior de defensivos agrícolas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1895044
FADESP - PROSEL (FORMA PARÁ)/FORMA PARÁ/2021
Geografia - Agronegócio
A região geoeconômica amazônica se destaca internacionalmente pela sua riqueza em termos de
recursos naturais. Ocupa quase metade do território brasileiro, abrange a maior bacia hidrográfica do
planeta, abriga, aproximadamente, ⅕ das espécies de fauna e flora conhecidas pela ciência, possui
grandes reservas minerais e uma importância estratégica para o processo de sequestro de carbono da
atmosfera. Diante disso,
a) seu uso para suprir as necessidades da economia global e nacional é um fator que não deveria
gerar tanta preocupação da comunidade internacional, pois a quantidade de recursos naturais dessa
região é a maior do mundo.
b) o Brasil precisa atrair cada vez mais população para a região a fim de preencher os vazios
demográficos e garantir a soberania nacional desse território tão cobiçado por nações e empresas
estrangeiras.
c) a exploração mineral e madeireira, a expansão de extensas áreas de monoculturas e de atividade
pecuária na região representam hoje uma grande ameaça aos potenciais naturais amazônicos.
d) por se destacar, principalmente, pela floresta amazônica e pelo setor primário agro- extrativista, é
uma região que possui a maior parte da sua população vivendo em áreas rurais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1867915
Marinha - Alun (CN)/CN/2021
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1895044
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1867915
517) 
Geografia - Agronegócio
Observe as imagens abaixo.
Ao discorrer sobre o processo de modernização da agricultura brasileira, é preciso considerar a existência
de opiniões distintas e até divergentes sobre o tema. Nesse sentido, o desenvolvimento do agronegócio
apresenta diversas interpretações.
 
Martinez, Rogério. - 1. ed. - Contato Geografia. São Paulo: Quinteto Editorial, 2016, p. 250.
 
Com base nas informações acima, analise as afirmativas a seguir.
 
I- A modernização da agricultura nacional, para muitos analistas, pode ser analisada através de um
viés calcado apenas nas modificações de base técnica, o que :nesse caso significa a utilização
intensiva de máquinas e insumos agrícolas. Nesse sentido, a modernização agrícola pode ser
considerada sinônimo de mecanização ou tecnificação do campo.
 
II- Alguns teóricos defendem que oprocesso de modernização do campo não pode ser analisado
apenas pelo aspecto dos avanços técnicos. Eles se apoiam no fato de que, mesmo nas regiões em
que as técnicas de produção foram modernizadas, ainda persistem problemas que não condizem
com a modernização do campo, como baixa produtividade e subempregos.
 
III- Independentemente do ponto de vista adotado é certo que o processo de modernização da
agricultura brasileira começa por volta da década de 1950, com a importação de máquinas e
518) 
insumos agrícolas, tornando-se mais efetiva na década seguinte, quando se instala no país um setor
industrial especializado em equipamentos e insumos necessários.
 
IV- A partir dos anos 1950, com o intuito de acelerar o avanço da mecanização no campo, o Estado
passa a conceder linhas de créditos e financiamentos bancários, o chamado crédito rural, de forma
que os produtores rurais pudessem investir na modernização de suas propriedades, o que acabou
privilegiando vários produtores de commodities.
 
É correto o que se afirma em:
a) I apenas.
b) I e II apenas.
c) III e IV apenas.
d) II, III e IV apenas.
e) I, II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1802860
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Digital/2021
Geografia - Agronegócio
Atualmente, o Programa de Melhoramento "Uvas do Brasil" utiliza métodos clássicos de
melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de
seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhoramento, no sentido
de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para
executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da
vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1802860
519) 
viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da
região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem.
 
Programa de Melhoramento Genético "Uvas do Brasil". Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 24 nov. 2018
(adaptado).
 
Para melhorar a produção agrícola nas regiões mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram
adaptar o cultivo aos(às)
a) espécies nativas ameaçadas.
b) cadeias econômicas autônomas.
c) estruturas fundiárias tradicionais.
d) elementos ambientais singulares.
e) mercados consumidores internos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1920726
FGV - Prof (Pref Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Básica II/Geografia/2021
Geografia - Agronegócio
A região considerada a nova fronteira agrícola, o MATOPIBA, compreende o bioma Cerrado dos
estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Até o final da década de 1980, a região se baseava
fortemente na pecuária extensiva; hoje, ela responde por parte significativa da produção brasileira de
grãos e fibras.
Sobre a região do MATOPIBA, assinale a afirmativa incorreta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1920726
520) 
a) A região possui uma densa malha ferroviária capaz de atender às diferentes áreas produtoras, o
que garante o escoamento da produção a custos competitivos.
b) A região apresenta extensas superfícies planas, o que favorece o uso de máquinas, solos
potencialmente produtivos e regime de chuvas previsível.
c) A região foi ocupada por posseiros e, depois, pelos fluxos migratórios vindos das regiões Sul e
Sudeste, que usufruíam a vantagem do menor custo do fator terra.
d) A região foi ocupada por atividades agrícolas com alto conteúdo tecnológico, em substituição à
pecuária extensiva, às formas tradicionais de cultura e à cobertura vegetal original.
e) A região foi incorporada à dinâmica do agronegócio na medida em que a agricultura tecnificada
não precisou passar por modificações substanciais para se adaptar a esse novo ambiente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1755764
CEBRASPE (CESPE) - Prof (SEED PR)/SEED PR/Geografia/2021
Geografia - Agronegócio
O Brasil é um dos grandes exportadores agrícolas e figura entre os principais exportadores
mundiais de uma série de commodities. No que se refere aos commodities agrícolas brasileiros, o
produto mais exportado é
a) o trigo.
b) o milho.
c) a soja.
d) a laranja.
e) o algodão.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1755764
521) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1920723
FGV - Prof (Pref Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Básica II/Geografia/2021
Geografia - Agronegócio
A agricultura de corte e queima é o sistema agrícola contínuo no qual clareiras são abertas para
serem cultivadas por períodos mais curtos de tempo do que aqueles destinados ao pousio. Uma
estratégia de manejo de recursos, onde os campos são rotados de forma a explorar o capital energético
e nutritivo do complexo natural solo-vegetação da floresta, muitas vezes constituindo a única fonte de
nutrientes para as roças. A agricultura de corte e queima é uma adaptação altamente eficiente às
condições onde o trabalho, e não a terra, é o fator limitante mais significativo na produção agrícola.
 
PEDROSO JÚNIOR, Nelson, Adaptado de, Rui S., ADAMS, Cristina. A agricultura de corte e queima: um sistema em
transformação. Museu Paraense Emilio Goeldi - Ciências Humanas. Belém. 2008.
 
Sobre os impactos negativos da agricultura de corte e queima, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O corte e a queima da vegetação seguidos do cultivo acabam por desestabilizar a dinâmica da
ciclagem de nutrientes pelo sistema solo-vegetação.
 
II. O corte e a queima da vegetação seguidos do cultivo podem resultar em processos erosivos e na
degradação do solo, dependendo do tamanho da área aberta.
 
III. A agricultura de corte e queima é tida como a principal causa do desmatamento nas regiões
tropicais, embora subjacente a ela existam causas políticas e socioeconômicas.
 
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1920723
522) 
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1919511
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2021
Geografia - Agronegócio
Os agrotóxicos estão entre os principais instrumentos do atual modelo da agricultura brasileira,
centrado em ganhos de produtividade. Tendem a acumular-se no solo e na biota, e seus resíduos podem
chegar às águas superficiais, por escoamento, e às subterrâneas, por lixiviação. O uso intensivo dos
agrotóxicos está associado a agravos à saúde da população, tanto dos consumidores dos alimentos
quanto dos trabalhadores que lidam diretamente com os produtos, à contaminação de alimentos e à
degradação do meio ambiente.
IBGE. Indicadores de desenvolvimento sustentável: Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015 (adaptado).
 
Uma ação com potencial para atenuar os problemas socioambientais apresentados é a
a) adoção de energias limpas.
b) fiscalização de fontes hídricas.
c) utilização de controle biológico.
d) formação de cooperativas rurais.
e) conservação de parques naturais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1919511
523) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1698674
VUNESP - Vest (UNESP)/UNESP/2021
Geografia - Agronegócio
A agricultura 4.0 é a conexão em tempo real dos dados coletados pelas tecnologias digitais com o
objetivo de otimizar a produção em todas as suas etapas. Representará a chegada da Internet das Coisas
ao campo. “No futuro, a agricultura será autonômica, independente. Os equipamentos conectados, com
apoio de inteligência artificial e aprendizado de máquina, irão analisar os dados da cadeia produtiva e
tomar as decisões. Caberá ao agricultor acompanhar, monitorar e endossar os processos em curso”, diz
Fernando Martins, conselheiro de empresas de tecnologia voltadas ao agronegócio.
 
(Domingos Zaparolli. “Agricultura 4.0”. Pesquisa Fapesp, janeiro de 2020.)
 
Caso se concretize no cenário brasileiro, a agricultura 4.0 tem potencial para promover
a) a qualificaçãoprofissional da mão de obra, ainda que possa promover mudanças na estrutura
fundiária.
b) a superação do campesinato, embora deva permanecer ligada às práticas de cultivo tradicionais.
c) a ampliação dos cultivos, a despeito dos baixos recursos comumente destinados aos insumos.
d) o aumento da produtividade, embora tenda a reforçar as desigualdades no campo.
e) o aumento das exportações, ainda que possa desabastecer o mercado interno.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1969572
FGV - Vest (FEMPAR)/FEMPAR/Medicina/2021
Geografia - Agronegócio
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1698674
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1969572
524) Os impactos ambientais causados pela atividade agropecuária decorrem principalmente do
desmatamento, da conversão de ecossistemas naturais em áreas cultivadas e da degradação das áreas
cultivadas, causada por práticas de manejo inadequadas. A esses fatores somam-se também os impactos
ambientais negativos causados pelas queimadas e pela contaminação ambiental decorrente do uso
excessivo de fertilizantes e agrotóxicos nas lavouras.
 
SAMBUICHI, R. H., et alii. A sustentabilidade ambiental da agropecuária
brasileira. IPEA. Rio de Janeiro. 2012. Adaptado.
 
Sobre os impactos ambientais causados pela atividade agropecuária, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Os fertilizantes químicos aplicados intensivamente causam impactos significativos ao ambiente,
podendo levar à eutrofização dos rios, à acidificação dos solos e à contaminação dos corpos hídricos.
 
II. As queimadas são responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa que podem levar ao
aumento do período de secas em regiões de maior pluviosidade, como a Amazônia, e alterar a
frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos.
 
III. O desmatamento leva à redução da infiltração da água e ao aumento da velocidade do
escoamento superficial, causando o abaixamento do lençol freático, a perda de nascentes e o
assoreamento de rios e reservatórios.
 
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
525) 
526) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1898240
DECEx - CFGS (ESA)/ESA/Geral/2021
Geografia - Agronegócio
Em relação à dinâmica recente e às características do agronegócio praticado no Brasil, a única
afirmação que condiz com a realidade é:
a) A produção de frango nunca teve uma participação expressiva no cenário brasileiro.
b) Entre 1996 e 2006, o aumento das áreas destinadas às pastagens superou o aumento das áreas
de lavouras.
c) Considerando-se o aumento das áreas de lavouras entre 1996 e 2006, os melhores resultados
vieram da região Sul.
d) Estudos recentes apontam uma tendência de diminuição do número de estabelecimentos rurais
especializados.
e) No que diz respeito à pecuária bovina, percebeu-se uma tendência de interiorização nas últimas
décadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1602294
FGV - Alun Of (PM SP)/PM SP/2021
Geografia - Agronegócio
A agricultura brasileira, a partir de meados do século XX, passou por um acelerado processo de
modernização. As alterações nos mecanismos produtivos, que levaram à formação dos complexos
agroindustriais (CAI), acarretaram não só mudanças na organização da agricultura nacional, mas
também na distribuição territorial da produção e na inserção do país no comércio internacional.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1898240
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1602294
527) 
Sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos provocados pelos complexos agroindustriais (CAI),
assinale a afirmativa incorreta.
a) O desenvolvimento tecnológico e o investimento de capital permitiram a inserção da agricultura
em uma cadeia produtiva que engloba indústrias e serviços à montante e à jusante da produção
agrícola.
b) O uso de insumos e fertilizantes pelos complexos agroindustriais possibilitou a superação das
condições pedológicas, como a baixa produtividade dos latossolos, o que viabilizou sua expansão
territorial.
c) A pesquisa agrícola criou novas tecnologias para o processo produtivo, o que aumentou o
rendimento por hectare e a produtividade homem/dia, e desenvolveu cultivares mais tolerantes às
pragas do mundo tropical.
d) A expansão territorial dos complexos agroindustriais implicou o manejo eficiente dos recursos
disponíveis e o atendimento da crescente demanda do mercado interno por produtos certificados por
seu baixo impacto ambiental.
e) O uso de máquinas e equipamentos reduziu o emprego de mão de obra nas atividades agrícolas,
que passaram a depender de trabalhadores mais qualificados, capazes de realizar os procedimentos
rurais tecnificados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1919498
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2021
Geografia - Agronegócio
A partir da década de 1990, parte significativa da agricultura brasileira sofreu grandes
transformações com a adoção de novas tecnologias de informação, menor intervenção estatal e maior
regulação das empresas mundiais de insumos e comércio agrícola. Trata-se da emergência de uma
agricultura científica e globalizada.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1919498
528) 
FEDERICO, S. Agricultura científica globalizada e fronteira agrícola no mundo moderno. Disponível em:
www.confins.revues.org. Acesso em: 11 fev. 2015 (adaptado).
 
No campo brasileiro, as transformações descritas no texto tiveram como efeito o(a)
a) primazia do cultivo orgânico.
b) superação do modelo exportador.
c) valorização de saberes tradicionais.
d) abrandamento dos conflitos violentos.
e) fortalecimento de atividades monocultoras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1841876
CEBRASPE (CESPE) - Ag PT (IBGE)/IBGE/2021
Geografia - Agronegócio
O potencial exportador do Brasil é muito grande, principalmente no setor de produção de
commodities. A lista dos principais produtos exportados pelo Brasil indica a forte participação do setor do
agronegócio na balança comercial brasileira. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
a) A partir do processo de privatizações e da participação de empresas estrangeiras, petróleo, gás e
derivados passaram a ocupar o lugar de principais itens da pauta de exportações do Brasil.
b) A retração da economia global na última década diminuiu a exportação brasileira de minério de
ferro, principalmente para o mercado europeu, maior consumidor do minério brasileiro.
c) O rebanho bovino brasileiro é o maior em escala global e a exportação de carne é principalmente
destinada aos mercados norte-americano e europeu.
d) A soja tem sido o principal produto de exportação do Brasil, principalmente para o abastecimento
do mercado chinês.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1841876
529) 
e) O potencial de exportação do Brasil tem caído nos últimos anos em razão da crise que o país
atravessa em diversos setores: ambiental, político e cambial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2363504
MS CONCURSOS - Prof (Pref Campo Gd)/Pref Campo Grande/Geografia/2021
Geografia - Agronegócio
No contexto ambiental a agropecuária é a conexão crucial dos dois principais
compromissos assumidos pelo Brasil na Conferência Climática da ONU (COP-26) – a redução
de 30% das emissões de gás metano até 2030 e o desmatamento zero até 2028.
(OESP/25/11/21)
 
Assinale a alternativa incorreta das afirmações seguintes;
a) A pecuária responde por 70% das emissões de metano do País. Metade das emissões de CO2 é
provocada pelo desmatamento e 95% das áreas desmatadas são destinadas à agropecuária. Hoje,
57% dos pastos brasileiros apresentam alguma degradação – 26% em um grau severo.
b) A perenidade das graves contradições históricas quanto às questões relativas às posses de terras
públicas, ‘territórios’ indígenas, conflitos e agrotóxicos, além dos desmatamentos e queimadas, estão
praticamente superadas pelas medidas eficientes tomadas para coibi-las.
c) O Brasil destaca-se no plano mundial como o mais importante no setor agropecuário, não só pela
enorme e crescente produção, mas também pelaqualidade e constante modernização. Estas contam
com o suporte científico da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), EMATER
(Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), universidades e demais centros de pesquisas
relacionados a todas as atividades do setor.
d) O agronegócio (agribusiness) é o conjunto de atividades que, direta e indiretamente, são
responsáveis pela integração e funcionamento da cadeia produtiva dos setores ligados às atividades
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2363504
530) 
agrícola e pecuária, isto é, desde o cultivo até a disponibilidade para o consumo, por meio de todas
as etapas inter-relacionadas, entre os quais, os bancos, o comércio e os transportes.
e) As medidas de controle das ações negativas no quesito ambiental, estão sendo determinante nas
relações internacionais e pelas pressões exercidas sobre a economia de exportação, mais pelos países
europeus, como meio de preservar as matas tropicais e maior controle sobre o ‘aquecimento global’.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1897734
FADESP - PROSEL (FORMA PARÁ)/FORMA PARÁ/2021
Geografia - Agronegócio
O termo inglês commodities é largamente utilizado nos dias de hoje para designar um grupo de
mercadorias, principalmente produzidas pelo setor primário da economia e transacionadas em nível
global. Com relação a tais mercadorias é correto afirmar que
a) o açaí é hoje uma commodity fundamental para a economia da região amazônica brasileira.
b) embora o Brasil seja um dos grandes exportadores de commodities do mundo, a indústria
nacional ainda é mais representativa na composição do PIB nacional do que os produtos de origem
primária.
c) o complexo geoeconômico do Nordeste é o principal produtor de commodities no território
brasileiro.
d) economias nacionais pautadas em produção de commodities são pobres devido ao fato de essas
mercadorias primárias apresentarem baixo valor agregado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1284287
FUNDATEC - Prof (Sto Augusto)/Pref Sto Augusto/Geografia/2020
Geografia - Agronegócio
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1897734
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1284287
531) 
532) 
A região denominada Matopiba é responsável pela produção nacional de:
a) Algodão, cana-de-açúcar, milho e soja.
b) Arroz, fumo e pecuária.
c) Hortaliças, uva e arroz.
d) Laranja, feijão e mandioca.
e) Pecuária, uva e cítricos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1681742
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Digital/2020
Geografia - Agronegócio
Vive-se a Revolução Verde. Trata-se da disseminação de novas práticas, permitindo um vasto
aumento na produção. O modelo baseia-se na intensiva utilização de sementes melhoradas
(particularmente das híbridas), assim como no uso sistemático de insumos industriais (fertilizantes e
agrotóxicos), no recurso à irrigação e na mecanização do trabalho.
 
DEL PRIORE, M.; VENÂNCIO, R. Uma história da vida rural no Brasil.
Rio de Janeiro: Ediouro, 2006 (adaptado).
 
No Brasil, uma desvantagem para o pequeno produtor provocada pela expansão do modelo agrícola
descrito é a
a) estagnação da atividade agroindustrial.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1681742
533) 
b) diminuição da lavoura monocultora.
c) restrição do controle de pragas.
d) elevação do custo de cultivo.
e) redução do emprego formal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1678589
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2020
Geografia - Agronegócio
No fim da década de 1950, a agricultura intensiva começou a ser disseminada nos países em
desenvolvimento. Esse fato marcou o início da Revolução Verde — um período de 30 anos de grandes
colheitas que permitiram a muitos países pobres tornarem-se autossuficientes em alimentos. Com esse
incrível aumento na produção, observado especialmente nos países da América Latina, veio uma
crescente dependência dos produtos químicos agrícolas — e também problemas ecológicos em escala
global. No Brasil, os resultados dessa revolução são visíveis e colocaram o país entre os mais importantes
da agropecuária mundial.
 
BURNIE, D. Fique por dentro da ecologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2001 (adaptado).
 
A expansão da capacidade produtiva brasileira, no contexto indicado, também resultou em
a) queda nos níveis de contaminação do solo.
b) retomada das técnicas tradicionais de plantio.
c) desvalorização financeira das propriedades rurais.
d) inibição do fluxo migratório campo-cidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1678589
534) 
e) crescimento da demanda por trabalhadores qualificados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1679821
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Regular/2020
Geografia - Agronegócio
Zona de pastoreio e cultura do algodão e cereais do agreste (1963)
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1679821
535) 
A dinâmica produtiva apresentada na imagem tem como estratégia central a
a) separação pelo tipo de solo.
b) exportação da colheita sazonal.
c) priorização da tecnologia moderna.
d) adequação pelo tempo da natureza.
e) intensificação da atividade pecuária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1681309
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Digital/2020
Geografia - Agronegócio
O processo de modernização da agricultura brasileira resultou em profundas modificações nas
relações sociais, no mundo do trabalho e da produção. Mas a modernização teve também como
consequência, num modelo social perverso como o nosso, a permanência da concentração da terra, o
êxodo rural, aumentou o processo de assalariamento para o homem rural, concentrou capitais e gerou
um processo de industrialização da agricultura, direcionada para atender às demandas do capital
nacional e internacional.
 
MENEZES NETO, A. J. Educação, sindicalismo e novas tecnologias nos processos sociais agrários. Disponível em:
www.senac.br. Acesso em: 10 fev. 2014.
 
Nesse contexto, o processo apresentado revela contradições no espaço agrário brasileiro decorrentes da
expansão da
a) produção familiar.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1681309
536) 
b) reforma fundiária.
c) lavoura comercial.
d) pastagem extensiva.
e) segurança alimentar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1681326
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Digital/2020
Geografia - Agronegócio
A trilha de expansão traçada pela soja brasileira nas últimas duas décadas começa a ser seguida
pelo trigo. Com o cultivo consagrado e concentrado na Região Sul, agora o cereal se ampara na pesquisa
para conquistar áreas de cultivo no Centro-Oeste brasileiro. Nas últimas cinco safras, a triticultura
cresceu 33% em área e 76% em volume de produção na região. O quadro desperta otimismo do setor
para investir em inovação, mirando uma expansão ainda maior do plantio nos próximos anos.
 
Disponível em: http://sfagro.uol.com.br. Acesso em: 30 nov. 2017.
 
O fator que explica a expansão do cereal em destaque no texto pelo território nacional é a
a) inserção de agricultura orgânica.
b) utilização de trabalho familiar.
c) admissão de irrigação tradicional.
d) introdução de sementes adaptadas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1681326
537) 
e) inclusão de culturas itinerantes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1681693
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Digital/2020
Geografia - Agronegócio
TEXTO I
 
De modo geral, para a Região Norte, o fato contundente é a expansão dos padrões motivados pela
pecuária. Hoje, as pastagens se estendem como uma frente pecuarista para o interior do Pará, com São
Félix do Xingu contabilizando um dos maiores rebanhos do país.
 
IBGE. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.
 
TEXTO II
 
As várzeas dos rios são os principais espaços de aproveitamento para o cultivo de uma lavoura
rudimentar dedicada ao consumo local, com produção de pouca extração e baixo nível tecnológico,
induzindo a aquisição monetária à complementaridade através da pesca e da extração vegetal.
 
IBGE. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.
 
De acordo com os textos, observa-se na Região Norte a coexistência de dois modelos agrários baseados,
respectivamente,no(a)
a) mercado de exportação e na subsistência.
b) agricultura familiar e na agroecologia.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1681693
538) 
c) sistema de arrendamento e no agronegócio.
d) produção orgânica e na sustentabilidade.
e) abastecimento interno e na transumância.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1681583
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Digital/2020
Geografia - Agronegócio
Somada à produção voltada para o mercado interno está a expansão das culturas de exportação,
via de regra financiadas com incentivos fiscais oriundos das políticas territoriais do Estado. Combinando
mercado interno e externo, o Estado atuou no sentido de incrementar a produção, principalmente de
grãos.
 
OLIVEIRA, A. U. Agricultura brasileira: transformações recentes. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil.
São Paulo: Edusp, 2008 (adaptado).
 
A atuação do Estado brasileiro na atividade descrita ocasionou mudanças socioespaciais marcadas pela
a) contenção do fluxo migratório.
b) alteração da estrutura fundiária.
c) priorização do abastecimento local.
d) reconfiguração da fronteira agrícola.
e) concentração da produção sustentável.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1681583
539) 
540) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1678679
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2020
Geografia - Agronegócio
A soja é a cultura agrícola brasileira que mais cresceu nas últimas três décadas e corresponde a
49% da área plantada em grãos do país. O aumento da produtividade está associado aos avanços
tecnológicos, ao manejo e à eficiência dos produtores. O grão é componente essencial na fabricação de
rações animais e, com uso crescente na alimentação humana, encontra-se em franco crescimento.
 
Disponível em: www.agricultura.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
 
Uma causa para o crescimento, no Brasil, da produção agrícola especificada no texto é o(a)
a) ampliação da qualidade de vida no campo.
b) priorização do crédito ao pequeno produtor.
c) aumento do emprego de mão de obra informal.
d) aplicação de leis que viabilizam a distribuição de terras.
e) desenvolvimento de métodos que incrementam o cultivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2198960
COMVEST UNICAMP - Vest (UNICAMP)/UNICAMP/Vestibular Indígena (VI)/2019
Geografia - Agronegócio
A modernização da agricultura brasileira, ocorrida durante o século XX, especialmente a partir de
1960, permitiu a consolidação de um novo padrão de desenvolvimento da sociedade nacional, alicerçado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1678679
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2198960
541) 
nos setores urbanos e industriais. Assinale a alternativa correta sobre o período mencionado.
a) Com a urbanização do país, o abastecimento interno foi priorizado, em detrimento do modelo
agroexportador, vigente anteriormente.
b) Com a urbanização do país, a demanda por alimentos no mercado interno e externo levou à
expansão da agroindústria para o interior do território nacional.
c) Os monocultivos agrícolas absorveram a população expulsa do campo, a qual foi empregada em
atividades produtivas especializadas no espaço rural.
d) O aumento da população nas cidades demandou maior produção de alimentos; entretanto, o
incremento da agroindústria ainda não se efetivou no Brasil.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1461089
CEBRASPE (CESPE) - Vest (UNCISAL)/UNCISAL/2019
Geografia - Agronegócio
O agronegócio intensivo no Brasil foi organizado com a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa
Agropecuária (EMBRAPA) em 1973. As inovações tecnológicas induzidas institucionalmente foram
decisivas para tornar o Brasil um grande exportador de alimentos a partir de 1990. A expansão da
fronteira agrícola ocorreu no período de 1970 a 2000. Entre outros aspectos, essa expansão ocorreu via
incorporação do bioma Cerrado à área de produção.
Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br. Acesso em: 2 nov. 2018 (adaptado).
No referido período, a expansão da fronteira agrícola via incorporação do Cerrado
a) ocorreu em direção ao litoral.
b) prejudicou a sustentabilidade ambiental.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1461089
542) 
c) foi financiada integralmente pelo Estado.
d) foi realizada majoritariamente por pequenos proprietários de terra.
e) ocorreu devido ao desenvolvimento de infraestrutura no interior do país.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2159053
IBGP - Vest (UNIPAC)/UNIPAC/Medicina/2019
Geografia - Agronegócio
A produção agrícola e pecuária no Brasil e no mundo envolve diferentes dimensões, desde as
naturais, passando pelas socioeconômicas e políticas. Sobre os processos de produção, analise as
afirmativas a seguir:
 
I- Existem dois tipos de classificação dos sistemas de produção agrícola e pecuária, denominados
intensivos (aplicação de modernas técnicas de produção, com elevada produtividade) e extensivos
(pouco investimento, uso de técnicas rudimentares e baixos índices de produtividade).
 
II- O cultivo na agricultura familiar de subsistência pode ser realizado em parceria, por
arrendamento ou pelo regime de posse da terra, sendo esse último quando os agricultores ocupam
terras devolutas para produzir.
 
III- Na agricultura empresarial, predomina a contratação de trabalhadores, que muitas vezes estão
desvinculados da família dos administradores do negócio ou dos donos da terra. Nesse tipo de
agricultura, verifica-se uma elevada produtividade, devido ao uso de técnicas modernas de produção.
 
Estão CORRETAS as afirmativas:
a) I, II e III.
b) I e II apenas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2159053
543) 
c) I e III apenas.
d) II e III apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1853635
UFMT - Prof (CN Parecis)/Pref CN Parecis/Geografia/2019
Geografia - Agronegócio
Campo Novo do Parecis se localiza na mesorregião Norte e microrregião do Parecis, tem em seus
aspectos históricos relações diretas com a história do marechal Cândido Rondon. Em 1907, Cândido
Rondon passou pela região em busca do rio Juruena, atingiu o Rio Verde e seguiu para o norte em busca
do Salto Utiariti, fronteando o sítio onde nasceria o futuro município. A ocupação efetiva da região deu-se
na década de setenta, com abertura de fazendas e a instalação de famílias de migrantes sulistas.
Somente em 1988, através da Lei nº 5.315 de 04 de julho, é que o município foi criado e recebeu a
nomenclatura atual.
(Disponível em: http://www.camponovodoparecis.mt.gov.br/A-Cidade/Historia. Acesso em: 28/09/2019.)
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o município de Campo Novo do
Parecis está entre os 5 maiores produtores agrícolas do país. O município é bem diversificado na
produção, sendo o cultivo de soja o carro chefe para o agronegócio, contando com 400 mil hectares
plantados. Marque a alternativa que apresenta a menor produtividade do município.
a) Cana-de-açúcar
b) Girassol
c) Milho
d) Algodão
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1853635
544) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1773190
CEV UECE - Vest (UECE)/UECE/2019
Geografia - Agronegócio
Atente para as seguintes afirmações sobre a organização da produção agropecuária
contemporânea:
 
I. Os sistemas agrícolas e a produção pecuária podem ser classificados como intensivos e
extensivos, de acordo com o grau de capitalização, a maquinaria e o índice de produtividade neles
apresentados.
 
II. Na agricultura familiar, os circuitos produtivos estão envolvidos com setores industriais e de
serviços nos quais é imprescindível o uso de agrotóxicos, colheitadeiras, sistemas de irrigação e
estruturas complexas de armazenagem e transporte.
 
III. O cultivo de espécies vegetais únicas em grandes extensões de terra, tais como soja, trigo e
milho, favorecem a biodiversidade e impedem a proliferação de pragas na agricultura.
 
Está correto somente o que se afirma em
a) I.
b) I e II.
c) III.
d) II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1771685
CEV UECE - Vest (UECE)/UECE/2019
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1773190
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1771685545) 
546) 
Geografia - Agronegócio
Sobre o grande setor agropecuário e alimentar do Brasil, é correto afirmar que
a) na divisão territorial do trabalho agropecuário, as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste foram as
menos atingidas pelos processos de modernização, razão pela qual ainda dependem de uma
agricultura de sequeiro.
b) a soja é hoje uma das principais commodities do agronegócio brasileiro, com sua produção
ocupando regiões tradicionais de plantio, no Sul do país, que se estenderam aos cerrados do Centro-
Oeste e do Nordeste.
c) a modernização da agropecuária brasileira não apenas amplia os padrões de produção agrícola e
industrial nas zonas rurais, mas também estabelece uma dicotomia cada vez maior entre campo e
cidade.
d) no que tange à produção de alimentos para as famílias mais pobres, o advento das inovações
tecnológicas e o amplo desenvolvimento de pesquisas em biotecnologia fizeram o país substituir as
lavouras da agricultura familiar pelas do agronegócio.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1549768
NUCEPE UESPI - Prof 2º C (Pref Teresina)/Pref Teresina/Geografia/2019
Geografia - Agronegócio
A região Nordeste, historicamente marcada por aspectos socioecômicos desfavoráveis, vem, há
algumas décadas, apresentando importantes dinâmicas na economia brasileira. Tendências de
acumulação privada reforçadas pela ação estatal, quando não comandadas pelo Estado brasileiro, fizeram
surgir e se desenvolver no Nordeste diversos subespaços dotados de estruturas econômicas modernas e
ativas, focos de dinamismo em grande parte responsáveis pelo desempenho relativamente positivo
apresentado pela atividade econômica na região. Observe, então, a representação abaixo, onde se
apontam alguns desses subespaços que se vêm destacando do ponto de vista econômico:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1549768
547) 
 
 
Os subespaços de desenvolvimento apontados pelos numerais de 1 a 5 destacam-se, respectivamente,
como polos (de)
a) agricultura de grãos, agricultura irrigada, químico, pecuária intensiva, pesqueiro.
b) pecuária intensiva, fruticultura, turismo, agricultura de grãos, siderúrgico.
c) apicultura, agroindústria, carcinicultura, fruticultura, petroquímico.
d) agricultura de grãos, fruticultura, turismo, agricultura irrigada, têxtil.
e) agricultura de grãos, agroindústria, têxtil e de confecções, fruticultura irrigada, petroquímico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1853632
UFMT - Prof (CN Parecis)/Pref CN Parecis/Geografia/2019
Geografia - Agronegócio
(...) a soja é a cultura mais importante do agronegócio brasileiro. A expansão da produção de soja
pode ser tomada como um indicador na territorialização do agronegócio. A grande questão em debate
atualmente é a expansão das culturas do agronegócio sobre a Amazônia. A área plantada de soja no Sul,
onde foi primeiramente cultivada no país, apresentou diminuição desde o início da década de 1990. A
produção se territorializou em direção ao Centro-Oeste, hoje responsável pela maior parte da produção
da oleaginosa. (...) Ela é predominante principalmente em municípios do Centro-Oeste, oeste da Bahia e
sul dos estados do Piauí e do Maranhão. Todos os dez municípios que mais produziram soja em 2006
apresentaram mais de 58% da área de lavouras (temporárias e permanentes) plantada com soja: Sorriso
- MT (83,2%), Nova Mutum - MT (79,1%), Sapezal - MT (76,23%), Campo Novo do Parecis - MT
(73,7%), Diamantino - MT (76,12), Lucas do Rio Verde - MT (58,3%), Nova Ubiratã - MT (82%), Jataí -
GO (61,4%), São Desidério - BA (61,9) e Rio Verde - GO (72,5%).
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1853632
548) 
(GIRARDI, E. P. Atlas da questão agrária brasileira. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br. Acesso em:
30/09/2019.)
 
Sobre a dinâmica do uso do território brasileiro pela cultura da soja, é correto afimar:
a) Nas regiões produtoras de soja, as tradings (geralmente grandes corporações internacionais), têm
pequena importância: o local é totalmente independente do global, já que a monocultura para
exportação tem pouca influência no crescimento econômico local.
b) A maior parte da produção (perto de 75%) é exportada para alimentar os rebanhos,
principalmente de países europeus e da China, e a cadeia produtiva é dominada por um pequeno
grupo de empresas nacionais.
c) O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo (dados da safra 2018/2019) e a maior
parte da produção concentra-se em estabelecimentos médios e grandes, com mais de 200 ha.
d) Criada em 2006, a Moratória da Soja representa um acordo entre entidades representativas dos
produtores, organizações não governamentais e o governo brasileiro no combate ao desflorestamento
relacionado à produção de soja no bioma Cerrado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1773178
CEV UECE - Vest (UECE)/UECE/2019
Geografia - Agronegócio
A FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – conceitua floresta
como “qualquer área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de
copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros in situ. Isso não inclui terra que
está predominantemente sob uso agrícola ou urbano”.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1773178
549) 
 
FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação FAO (2004).
http://www.fao.org/forestry/media/7797/1/0/
 
Considerando o estado atual das áreas florestais brasileiras, é correto afirmar que
a) o Brasil possui cerca de 1,2 milhões de hectares de florestas plantadas, principalmente
seringueira, que representam 93% do total.
b) o Brasil é um país florestal com aproximadamente 524 milhões de hectares e 61,5% do seu
território de florestas naturais e plantadas.
c) o conjunto das formações florestais brasileiras, abrange uma área de 4,2 milhões de km2, o que
representa 30% de todas as florestas tropicais do mundo.
d) a Mata Atlântica abriga florestas densas e abertas, além de uma diversidade de ecossistemas,
como florestas estacionais, florestas de igapó e campos alagados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1461098
CEBRASPE (CESPE) - Vest (UNCISAL)/UNCISAL/2019
Geografia - Agronegócio
As atividades humanas, como a agricultura, por exemplo, frequentemente provocam alterações
danosas no meio natural. Há, entretanto, técnicas agrícolas, como a mostrada na foto abaixo, que visam
evitar danos ao meio natural, chamadas de técnicas conservacionistas.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1461098
 
Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 15 nov. 2018.
A foto anterior ilustra a técnica agrícola com fins conservacionistas denominada
a) terraceamento, que permite cultivar em declives sem a perda de partículas de solo.
b) plantação em linhas espaçadas, em um mesmo nível no terreno, que evita perda de solo por
erosão.
c) sistema de cultivo em faixas, que permite o uso controlado de fertilizantes, de modo a evitar
alterações químicas no solo.
d) plantio em curvas de nível, que diminui a perda de umidade por evaporação, ao concentrar as
mudas em faixas espaçadas.
e) desmatamento seletivo, em linhas espaçadas, que inibe o escoamento da água superficialmente e
favorece a infiltração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1449648
CEBRASPE (CESPE) - Vest (UNCISAL)/UNCISAL/2019
Geografia - Agronegócio
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1449648
550) 
551) 
 A partir de meados da década de 90 do século passado, a cotonicultura brasileira seguiu o
caminho aberto pela expansão da cultura da soja em direção ao Cerrado brasileiro. Influenciaram esse
processo as estruturas de transferência (transporte, comunicação e energia), as condições naturais e
geoeconômicas, os programas governamentais de incentivos fiscais, o desenvolvimento de novas
tecnologias e a pesquisa biotecnológica de novos cultivares adaptados e resistentes.
 
BARCHET, I. et. al. Mudança estrutural no setor cotonicultor brasileiro: uma análise da
territorialização no cerrado brasileiro e do impacto do contencioso do algodão. Revista Brasileira dePlanejamento e Desenvolvimento. Curitiba, v. 5, n.º 1, p. 6-25, jan./abr. 2016 (adaptado).
 
No período referido no texto, a expansão do algodão para o Centro-Oeste brasileiro foi influenciada
a) pelas técnicas agrícolas instaladas na região.
b) pela recuperação da rede ferroviária surgida no país.
c) pelo incentivo à conservação da biodiversidade desenvolvida na região.
d) pela otimização do sistema de informação adotado por bancos e governo.
e) pela reformulação do parque agroindustrial então recém-implantado na região.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1449157
CEBRASPE (CESPE) - Vest (UNCISAL)/UNCISAL/2019
Geografia - Agronegócio
Nos últimos 40 anos, o Brasil saiu da condição de importador de alimentos para se tornar um
grande provedor para o mundo. Foram conquistados aumentos significativos na produção e na
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1449157
produtividade agrícola. O preço da cesta básica, no Brasil, reduziu-se consideravelmente, e o país tornou-
se um dos principais players do agronegócio mundial. Hoje se produz mais em cada hectare de terra,
aspecto importantíssimo para a preservação dos recursos naturais. Entre os indicadores mais ilustrativos
da trajetória recente da agricultura brasileira estão os números de produção e os índices de
produtividade. Entre 1975 e 2017, a produção de grãos, que era de 38 milhões de toneladas, cresceu
mais de seis vezes, atingindo 236 milhões de toneladas, enquanto a área plantada apenas dobrou. O
maior crescimento da produção em comparação à área pode ser observado por meio da evolução do
rendimento médio (quilos por hectare) das lavouras de arroz, feijão, milho, soja e trigo, no período de
1975 a 2017. Destacam-se, ainda, os aumentos de rendimento de 346% para o trigo, de 317% para o
arroz e de 270% para o milho. O rendimento da soja e do feijão praticamente dobrou no período
analisado.
 
Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: nov. 2019 (adaptado).
 
Qual dos seguintes fatores proporcionou, em grande parte, o acréscimo verificado na produção agrícola
brasileira?
a) Introdução de novas terras produtivas.
b) Implementação de novas tecnologias nas lavouras.
c) Diminuição do controle químico de doenças por fungicidas.
d) Contratação de maior efetivo de mão de obra pelas empresas rurais.
e) Posse democrática da maior parte das terras no espaço rural do país.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2234071
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2234071
552) 
CPV UFRR - Vest (UFRR)/UFRR/Educação do Campo (LEDUCARR)/2019
Geografia - Agronegócio
O Brasil registrou 131.327 queimadas florestais até o mês de agosto em 2019. Só na Amazônia,
foram registrados 43.573 focos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A origem do
fogo na floresta tem sido alvo de debate nas últimas semanas, repercutindo na imprensa nacional e
internacional, aumentando ainda mais a pressão sobre o governo federal para soluções que freiem as
chamas. Uma nota técnica realizada pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), a relação
entre as queimadas e o desmatamento da Amazônia torna-se evidente. O instituto comparou os
municípios com maior índice de desmatamento com os de maior índice de queimadas - Altamira (PA),
Porto Velho (RO), entre outras São Félix do Xingu (PA), Lábrea (AM), Colniza (MT) e Novo Progresso (PA)
estão nas duas listas. E, as queimadas registradas no mês de agosto de 2019 as cidades com maiores
focos foram: Corumbá (MT) 3.752 focos, Altamira (PA) 3.405 focos, São Félix do Xingu (PA) 3.374 focos,
Porto Velho (RO) 3.331 focos, entre outras. A relação entre queimadas e o desmatamento não é nova.
 
(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/09/30/campeoes-dedesmatamento- e-queimadas-na-
amazonia-sao-dominados-pelo-gado-e-pela-soja/)
 
As queimadas são uma prática primitiva de limpar terras desmatadas para torná-las agricultáveis. Ambas
— queimadas e desmatamento — práticas bem conhecidas na dinâmica:
a) Desenvolvimento Sustentável.
b) Agricultura extensiva do agronegócio.
c) Agricultura extensiva familiar.
d) Agricultura de Subsistência.
e) Agricultura extensiva da policultura.
www.tecconcursos.com.br/questoes/386924
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/386924
553) 
CESGRANRIO - Ag PM (IBGE)/IBGE/2016
Geografia - Agronegócio
 
Disponível em: <http://s1.static.brasilescola.uol.com.br/img/2014/08/mapa-da-soja-no-brasil.jpg>. Acesso em: 31
maio 2016.
 
A partir da década de 1980, o cultivo da soja passa a ocupar predominantemente terras da seguinte
porção do território:
a) Planalto das Guianas
b) Borda da Amazônia
c) Interior do Nordeste
d) Campanha Gaúcha
e) Chapada Diamantina
www.tecconcursos.com.br/questoes/275482
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/275482
554) 
555) 
CESGRANRIO - Tec IGE (IBGE)/IBGE/2013
Geografia - Agronegócio
A economia brasileira cresceu com força no segundo trimestre. Com a ajuda da safra recorde, a
agropecuária foi um dos principais destaques do PIB, com a soja à frente desse desempenho. A previsão
do IBGE é de aumento de 23,7% na quantidade produzida em 2013, para um crescimento de 10,8% da
área plantada. Somente de soja, foram exportadas 17,5 bilhões de toneladas no início do ano. A soja,
sozinha, respondeu por 12,6% das exportações totais.
 
ALMEIDA, C., CARNEIRO, L. e VIEIRA, S. PIB surpreende e cresce 1,5% O Globo, 31 ago. 2013. p. 29. Adaptado.
 
Na fronteira agrícola brasileira, o desempenho dessa produção para a exportação está mais consolidado
na agricultura modernizada da região
a) Sul
b) Norte
c) Sudeste
d) Nordeste
e) Centro-Oeste
www.tecconcursos.com.br/questoes/299011
CESGRANRIO - Tecno (IBGE)/IBGE/Geografia/2013
Geografia - Agronegócio
No Centro-Oeste, na BR-163, uma das principais fronteiras consolidadas da agricultura moderna no
estado de Mato Grosso, particularmente na área por nós denominada de área concentrada da soja,
representada por Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Tapurah, Nova Ubiratã e Diamantino, vem-se
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/299011
instalando recentemente uma nova cadeia produtiva, a de carnes. A base do novo front é constituída por
cadeias identificadas com produtos agrícolas específicos, como a soja e o milho.
BERNARDES, J. O novo tempo do capital no cerrado: a criação de novos territórios produtivos. In:
Bernardes, J. e Aracri, L. (Org.). Espaço e circuitos produtivos. Rio de Janeiro: Arquimedes, 2010, p.16.
Adaptado.
Na base desse novo front, a cadeia produtiva mencionada é identificada também pelo cultivo agrícola de
a) açaí
b) café
c) dendê
d) algodão
e) erva-mate
www.tecconcursos.com.br/questoes/292668
CESGRANRIO - APE (EPE)/EPE/Meio Ambiente/Desenvolvimento Regional -
Socioeconomia/2012
Geografia - Agronegócio
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/292668
556) 
 
 
Nos mapas, estão representadas as áreas ocupadas por cultivos comerciais com padrão de uso extensivo
do solo agrícola. Os cultivos agrícolas comerciais representados, respectivamente, nos Mapas I e II são:
a) cana-de-açúcar e soja
b) cana-de-açúcar e café
c) laranja e café
d) algodão e soja
e) algodão e laranja
557) 
558) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2058119
CESGRANRIO - Prof (SEEC RN)/SEEC RN/Pedagogia/Sem Especialidade/2011
Geografia - Agronegócio
Existem alguns fatores condicionantes ao surgimento das voçorocas, que são profundos e extensos
sulcos na terra resultantes das enxurradas, que alteram totalmente as paisagens. Há propensão ao
surgimento do fenômeno em algumas regiões.
 
Algumas práticas econômicas têm um profundo impacto sobre o meio ambiente e algumas delas são
ainda mais devastadoras. Quando o solo é submetido a longos períodos de certas práticas, podem
ocorrer as voçorocas.
 
Considerando os fatores antrópicos, uma prática econômica que pode contribuir, de forma mais
expressiva, para a ocorrência das voçorocas é a(o)
a) monocultura
b) cultura de hortaliças
c) rotação de culturas
d) reflorestamento
e) plantio em curvas de nível
www.tecconcursos.com.br/questoes/295308CESGRANRIO - APE (EPE)/EPE/Meio Ambiente/Geoprocessamento - Meio Físico/2010
Geografia - Agronegócio
Analise o mapa sobre a proporção do território de cada município modificado pela agricultura.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2058119
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/295308
 
A leitura do mapa permite verificar que, em poucas áreas do país, a taxa de ocupação humana atinge ou
ultrapassa 12% do território de cada município e que são áreas de agricultura intensiva.
As áreas ocupadas pelo tipo de agricultura e a proporção indicadas acima correspondem
predominantemente a
a) extensões da Amazônia Oriental.
b) porções de terra do Sul-Sudeste.
c) faixas da Amazônia Ocidental.
d) pontos interioranos do Nordeste.
e) bordas da região Centro-Oeste.
www.tecconcursos.com.br/questoes/295289
CESGRANRIO - APE (EPE)/EPE/Meio Ambiente/Geoprocessamento - Meio Físico/2010
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/295289
559) 
Geografia - Agronegócio
 
No mapa ao lado é destacado um aspecto econômico da organização do território nacional, com
referência à dinâmica agrícola.
Tendo o mapa como essa referência, conclui-se que os investimentos mais elevados se destacam na
região
a) Nordeste, devido à reestruturação dos latifúndios improdutivos.
b) Nordeste, em função do avanço das empresas rurais produtivas.
c) Centro-Oeste, tendo em vista a concentração de grandes propriedades.
560) 
d) Centro-Oeste, em decorrência da expansão das pequenas propriedades.
e) Centro-oeste, resultante do assentamento de pequenos e médios colonos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/295333
CESGRANRIO - APE (EPE)/EPE/Meio Ambiente/Desenvolvimento Regional -
Socioeconomia/2010
Geografia - Agronegócio
Analise o mapa sobre a proporção do território de cada município modificado pela agricultura.
 
 
A leitura do mapa permite verificar que, em poucas áreas do país, a taxa de ocupação humana atinge ou
ultrapassa 12% do território de cada município e que são áreas de agricultura intensiva.
 
As áreas ocupadas pelo tipo de agricultura e a proporção indicadas acima correspondem
predominantemente a
a) extensões da Amazônia Oriental.
b) porções de terra do Sul-Sudeste.
c) faixas da Amazônia Ocidental.
d) pontos interioranos do Nordeste.
e) bordas da região Centro-Oeste.
www.tecconcursos.com.br/questoes/295311
CESGRANRIO - APE (EPE)/EPE/Meio Ambiente/Geoprocessamento - Meio Físico/2010
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/295333
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/295311
561) 
562) 
Geografia - Agronegócio
 
No Brasil, projetos oficiais e privados de colonização, ao longo das décadas de 1970 e 1980,
principalmente, redefiniram o uso social do território, reorganizando-o, em especial na Amazônia. O
assentamento de famílias é uma das variáveis que expressam essa redefinição.
 
A leitura do mapa sobre famílias de assentados na Amazônia Legal permite concluir que os eixos
territoriais com maior densidade dessas famílias estão localizados, respectivamente, ao longo das
rodovias
a) Belém – Brasília e Cuiabá – Porto Velho.
b) Belém – Brasília e Cuiabá – Santarém.
c) Cuiabá – Santarém e Cuiabá – Porto Velho.
d) Cuiabá – Santarém e Transamazônica.
e) Transamazônica e Belém – Brasília.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314877
CESGRANRIO - Tec 1-I (IBGE)/IBGE/2006
Geografia - Agronegócio
Analise a tabela abaixo.
 
BRASIL: NÚMERO DE TRATORES POR REGIÃO,
NO PERÍODO DE 1920 A 1985
Região 1920 1960 1985 Incrementono período
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314877
Norte 07 430 6082 869
Nordeste 72 3130 38278 532
Sudeste 619 34135 236580 382
Sul 1006 21456 281295 280
Centro-Oeste 02 2194 89814 44907
Total 1706 61345 652049 382
 
Sinopse preliminar do censo agropecuário - 1985. IBGE
 
Os dados da tabela referem-se à evolução do número de tratores, no Brasil, por regiões. Com base nos
dados, é correto afirmar que:
a) até 1920, o Centro-Oeste apresentava número irrisório de máquinas, pois não detinha expressão
nacional como fronteira agrícola.
b) em 1985, a Região Norte teve forte incremento do número de máquinas, apesar de não se
constituir, à época, como fronteira agrícola.
c) a Região Sul liderou o quantitativo de tratores durante todos os momentos do período
demonstrado na tabela.
d) a região Sudeste, devido à modernização agrícola, apresentou um incremento acima da média
nacional no período.
e) no Nordeste, registrou-se um incremento inferior à média nacional, em função do atraso agrário
que marca a região.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314875
CESGRANRIO - Tec 1-I (IBGE)/IBGE/2006
Geografia - Agronegócio
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314875
563) 
564) 
 
 
Sene e Moreira, 1999, p. 296
 
O produto agrícola cuja evolução está representada nos mapas acima e a destinação principal de sua
produção, respectivamente, são:
a) soja/mercado interno.
b) soja/exportação.
c) café/exportação.
d) café/mercado interno.
e) milho/mercado interno.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2333196
NC UFPR (FUNPAR) - Cad (PM PR)/PM PR/2022
Geografia - Geopolítica do Brasil
A geografia política pode ser definida, em essência, como o estudo das relações entre espaço e
poder, ao passo que a geopolítica pode ser definida como a aplicação estratégica de conhecimentos
geográfico políticos com o fim de atender aos projetos de poder dos Estados Nacionais. Sobre o tema, é
correto afirmar:
a) A geopolítica é uma forma de pensamento estratégico própria de regimes totalitários, uma vez
que as democracias prescindem da aplicação de estratégias geopolíticas para impor projetos de
poder.
b) O pensamento geopolítico não se desenvolveu no Brasil porque o tamanho do território nacional e
a sua abundância de recursos naturais tornou o expansionismo territorial desnecessário.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2333196
565) 
c) Nos anos 1930 e 1940, o conceito geográfico político de "espaço vital" foi utilizado como
justificativa para o expansionismo territorial por parte de nações com regimes políticos imperialistas.
d) O pequeno sucesso obtido por Alemanha e Itália em estabelecer colônias deixava as indústrias
desses países com poucos mercados para crescer, o que levou o nazifascismo a utilizar a geopolítica
como justificativa para o expansionismo.
e) O acesso ao mar é uma das condições necessárias para o desenvolvimento econômico nacional, o
que motivou conflitos como a Guerra do Paraguai.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1594363
CEBRASPE (CESPE) - Ag PM (IBGE)/IBGE/2021
Geografia - Geopolítica do Brasil
Nos anos 90 do século passado, o Brasil era reconhecido como nova potência regional na economia
do mundo. No ano de 2018, estudos do FMI apontaram o sétimo ano seguido de queda na economia
internacional. Em que pese o cenário de crise mundial, pode-se destacar que o Brasil desempenha um
papel geopolítico no cenário mundial. Assinale a opção correta acerca da geopolítica brasileira no século
XXI.
a) No cenário geopolítico global atual, a China tem exercido uma influência cada vez maior nas
relações internacionais do Brasil e em sua balança comercial.
b) O Mercosul, enquanto projeto geopolítico de integração latino-americana, estabeleceu fortes
parcerias e relações entre o Brasil e os demais países do bloco, bem como acordos com o NAFTA,
OCDE e União Europeia.
c) O crescimento da produção industrial e de commodities da economia brasileira nas últimas décadas
tem colocado o Brasil como potência mundial em situação de desenvolvimento tecnológico na
denominada economia do conhecimento.
d) A posição de centro financeiro, industrial e econômico na América do Sul reforça o papel do Brasil
de potência regional na América do Sul e o papel do bloco geoeconômico Mercosul no cenário global.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1594363
566) 
e) O Brasil tem ocupado lugar de destaque no cenário geopolítico latino-americano, pois se
transformou em um importador de peso da produção de países do Mercosul, o que o coloca como
deficitário na balança comercial do bloco.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1154952INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Regular/2019
Geografia - Geopolítica do Brasil
Tratava-se agora de construir um ritmo novo. Para tanto, era necessário convocar todas as forças
vivas da Nação, todos os homens que, com vontade de trabalhar e confiança no futuro, pudessem
erguer, num tempo novo, um novo Tempo. E, à grande convocação que conclamava o povo para a
gigantesca tarefa, começaram a chegar de todos os cantos da imensa pátria os trabalhadores: os
homens simples e quietos, com pés de raiz, rostos de couro e mãos de pedra, e no calcanho, em carro
de boi, em lombo de burro, em paus-de-arara, por todas as formas possíveis e imagináveis, em sua
mudez cheia de esperança, muitas vezes deixando para trás mulheres e filhos a aguardar suas
promessas de melhores dias; foram chegando de tantos povoados, tantas cidades cujos nomes pareciam
cantar saudades aos seus ouvidos, dentro dos antigos ritmos da imensa pátria... Terra de sol, Terra de
luz... Brasil! Brasil! Brasília!
 
MORAES, V.; JOBIM, A. C. Brasília, sinfonia da alvorada. III — A chegada
dos candangos. Disponível em: www.viniciusdemoraes.com.br.
Acesso em: 14 ago. 2012 (adaptado).
 
No texto, a narrativa produzida sobre a construção de Brasília articula os elementos políticos e
socioeconômicos indicados, respectivamente, em:
a) Apelo simbólico e migração inter-regional.
b) Organização sindical e expansão do capital.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1154952
567) 
568) 
c) Segurança territorial e estabilidade financeira.
d) Consenso partidário e modernização rodoviária.
e) Perspectiva democrática e eficácia dos transportes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1683488
DSEA UERJ - Vest (UERJ)/UERJ/2019
Geografia - Geopolítica do Brasil
No terceiro quadrinho, a afirmação do personagem contradiz o seguinte princípio do valor fundamental
enunciado no primeiro quadrinho:
a) igualdade jurídica
b) estabilidade partidária
c) liberdade de expressão
d) neutralidade do parlamento
www.tecconcursos.com.br/questoes/1678802
DSEA UERJ - Vest (UERJ)/UERJ/2019
Geografia - Geopolítica do Brasil
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ENTRA NO JOGO DA POLÍTICA
 
O uso de tecnologias para influenciar o debate político não é novidade. Na eleição presidencial brasileira
de 2014, 10% das interações no Twitter foram feitas por máquinas. Desde então, os cientistas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1683488
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1678802
569) 
encontraram evidências da influência de robôs em todos os grandes debates. Uma pesquisa da USP, com
participantes de um protesto em São Paulo contra o governo Dilma, em 2015, mostrou que 64%
acreditavam que o PT queria implantar um regime comunista, 71% que o filho de Lula é um dos sócios
da Friboi e 53% que o PCC é um braço armado do PT. Já em manifestação contra o impeachment, no
ano seguinte, 56,7% afirmavam que os protestos contra a corrupção foram articulados pelos E.U.A. e
55,7% diziam que o juiz Sergio Moro é filiado ao PSDB. Nenhum dos pontos mencionados nas enquetes
é fato.
 
FELIPE FLORESTI
Adaptado de revistagalileu.globo.com, 27/02/2018.
 
A influência da inteligência artificial no debate político tornou-se eficaz após a ocorrência do seguinte
processo social:
a) ampliação da inclusão digital
b) enfraquecimento da ação legal
c) eliminação da regulação estatal
d) crescimento da competição empresarial
www.tecconcursos.com.br/questoes/791755
Instituto Excelência - AuDI (Pref Tremembé)/Pref Tremembé/2019
Geografia - Geopolítica do Brasil
A bandeira atual do Brasil, aprovada pelo Decreto nº 4 de 19 de novembro de 1889, manteve a
tradição das cores. Sobre o significado da cor azul assinale a alternativa CORRETA,
a) cor do brasão da família Bragança, monarcas e Portugal.
b) homenagem à Maria, padroeira de Portugal.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/791755
570) 
c) desejo de paz.
d) Nenhuma das alternativas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1864420
STRIX - Vest (FBD)/FBD/2019
Geografia - Geopolítica do Brasil
O Marco Civil da Internet é uma lei federal (nº 12.965/14) que regulamenta a utilização da internet,
estabelecendo princípios e garantias que tornam a rede livre e democrática no Brasil. Em vigor desde 23
de junho de 2014, ela assegura os direitos e os deveres dos usuários e das empresas provedoras de
acesso e serviços online.
MARTINS, Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-o-marco-civil-da-internet>. Acesso em:
out. 2019.
 
A regulamentação do uso da internet, como explicitada no texto, e sugerida na imagem, permite afirmar
que, no Brasil atual
a) os projetos e estratégias do Estado brasileiro estarão protegidos contra a espionagem de outros
países e contra o ataque de hackers que atuam a serviço de facções criminosas.
b) o acesso à internet por populações de territórios remotos depende do estabelecimento de taxas
adicionais de consumo para garantir a continuidade e estabilidade das transmissões.
c) o Estado brasileiro, beneficiário exclusivo dessa lei, disporá de mecanismos de defesa e de
controle contra grupos de oposição que atentem contra a estabilidade fiscal e econômica do país.
d) a liberdade de expressão, garantida ao cidadão, está atrelada à responsabilidade que cada um
deve assumir quanto ao conteúdo de dados pessoais na Internet, ou aqueles que sejam por ele
compartilhados ou produzidos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1864420
571) 
e) a utilização da internet como ferramenta de aprendizagem torna-se obrigatória em todo o sistema
da educação básica do país.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1690696
DSEA UERJ - Vest (UERJ)/UERJ/2018
Geografia - Geopolítica do Brasil
Preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil (1988)
 
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um
Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a
segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma
sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem
interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus,
a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil.
 
planalto.gov.br
 
A Constituição brasileira vigente promoveu mudanças que visam a assegurar o exercício dos direitos
sociais e individuais, como menciona seu preâmbulo.
 
A premissa de garantir e valorizar esses direitos está relacionada ao seguinte aspecto naquela conjuntura
do país:
a) atendimento de pressões externas pela abertura do regime
b) aumento do extremismo ideológico pelos partidos políticos
c) crise da economia nacional causada pela escalada da inflação
d) crítica da repressão política instituída pelos governos autoritários
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1690696
572) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2410214
CETREDE - Prof (Pref Caucaia)/Pref Caucaia/Geografia/2023
Geografia - Formação Territorial do Brasil
Os processos de formação e ocupação do território brasileiro justificam as raízes da desigualdade
social, uma história baseada na forma de colonização exploratória, a profunda dependência externa do
País, a acumulação de riquezas pelas camadas mais favorecidas da população. Considerando o quadro de
desigualdades brasileiras, marque a alternativa CORRETA.
a) As desigualdades atravessam a saúde, a educação e chegam a serviços como saneamento básico,
porém a maior parte da população tem acesso a alimentação saudável.
b) A desigualdade social brasileira reduziu durante a pandemia, com a redução do número de
pessoas em situação de extrema pobreza e de pessoas sem trabalho.
c) A desigualdade social brasileira não apresenta associação com cor/raça, região fisiográfica de
residência e idade do cidadão.
d) Os segmentos sociais que alcançam menor renda são também os que têm menor acesso aos
benefícios das políticas públicas e menor participação política. Tais desigualdadessão persistentes.
e) Quando analisamos os quadros econômicos brasileiros, constatamos que a desigualdade social
tem apresentado melhoras significativas pós pandemia, resultado da disponibização de rendas
emergenciais para toda a população brasileira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2404909
AVANÇASP - Prof (Americana)/Pref Americana/Educação Básica 2/Geografia/2023
Geografia - Formação Territorial do Brasil
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2410214
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2404909
573) 
574) 
Sobre o histórico de ocupação do território Brasileiro, no século XX, assinale a alternativa
incorreta:
a) A inicialização das obras, em Brasília acarretou, diretamente, a ocupação do Brasil Central. A
necessidade de alterações na malha rodoviária nacional corroborou para a incorporação de novas
áreas na dinâmica da economia brasileira, evidenciando ainda mais oportunidades de crescimento no
ritmo, no interior do País.
b) O governo facilitou a ocupação da Amazônia incentivando o povoamento da região pela tentativa
de integração nacional.
c) A topografia plana que compõe as terras do cerrado culminou no povoamento dessas regiões,
principalmente, pela facilidade implantar a mecanização das atividades em solos pouco acidentados.
d) O incentivo governamental a expansões produções agrícolas exportáveis corroborou para o
desenvolvimento de terras cada vez mais ao interior brasileiro.
e) A industrialização e a rápida ascensão econômica, nas regiões interiores do Brasil foram o
principal motivo do abandono populacional das porções litorâneas, gerando crises por falta de mão de
obra.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2404916
AVANÇASP - Prof (Americana)/Pref Americana/Educação Básica 2/Geografia/2023
Geografia - Formação Territorial do Brasil
A ocupação territorial urbana cresce, desenfreadamente, ao longo do território brasileiro. A falta de
fiscalização e de políticas reguladoras contribui, diretamente, na carência de planejamento urbano. Esse
cenário abarca uma série de problemas que colocam em risco a vida e integridade do cidadão. São
consequências do crescimento desordenado, exceto:
a) Enchentes
b) Poluição
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2404916
575) 
c) Sucateamento da saúde pública
d) Favelização
e) Violência Urbana
www.tecconcursos.com.br/questoes/2361951
FUNDATEC - Prof (Pref Sta Rosa)/Pref Santa Rosa/Geografia/2023
Geografia - Formação Territorial do Brasil
O Brasil é um dos países com maior extensão territorial em todo o planeta. Isso possibilita que
tenhamos no país quatro horas diferentes – com, obviamente, quatro fusos diferentes. Sobre isso,
analise as assertivas a seguir:
 
I. O Brasil apresenta todo o seu território no hemisfério ocidental. Isso faz com que suas horas
sejam atrasadas quando comparadas com a hora do meridiano central de Greenwich.
 
II. A hora oficial do Brasil é a hora do segundo fuso, que está mais a oeste do território brasileiro.
 
III. Uma família que viaja de Porto Alegre para Recife deverá, ao chegar em seu destino, adiantar
seus relógios em uma hora já que os estados citados estão localizados em fusos distintos.
 
IV. Uma família que residia em Rio Branco, capital do Acre, ao decidir passar o natal de 2018 na
cidade gaúcha de Gramado, precisou, ao chegar no Aeroporto Salgado Filho, adiantar seus relógios
em duas horas.
 
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2361951
576) 
c) Apenas I e IV.
d) Apenas II e III.
e) Apenas II e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1957994
IDECAN - Ag PT (IBGE)/IBGE/2022
Geografia - Formação Territorial do Brasil
Para consolidar territórios, políticas territoriais são criadas, atraindo atividades econômicas,
população etc. O Oeste da Bahia, região também chamada de Além São Francisco, foi analisada no
estudo de Oliveira (2014). Veja o quadro a seguir:
 
Quadro 2 - Políticas Territoriais e iniciativas privadas voltadas para o Além São Francisco-
Séculos
XIX e XX
Ação/política Agente Período Observação Fonte
Navegação GovernoProvincial 1865
Participação do governo na Empresa Viação do
Brasil Babia(2007)
Ferrovia União 1896 Estrada de ferro Bahia- São Francisco interligandoSalvador à Juazeiro IBGE (1990)
Navegação Privado 1865
Embarcações de comerciantes locais faziam o
translado de pessoas e mercadorias entre as
cidades ribeirinhas
Bahia(2007)
Aeroporto Privado 1940 Base para rebastecimento de voos de companhiasamericanas Base militar na II Guerra Mundial
Santos
Filho(1989)
CVSF Federal 1948 Projetos de expansão agrícola, hidrelétricas,barragens Lopes (1955)
Elaboração: A autora
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1957994
577) 
(Fonte: Oliveira, 2014. Disponível em: A formação territorial do oeste da Bahia e as políticas territoriais do estado no
período de 1889 - 1955 (unam.mx)
 
O processo de formação territorial da região do Além São Francisco, na Bahia:
a) Desenvolveu-se por políticas territoriais baseadas na ferrovia durante o século XX, industrializando
a região desde os primórdios.
b) Concentrou desde o século XIX atividades do setor energético, sustentando todo o estado
nordestino, inclusive as atividades agrícolas.
c) Teve pouca importância na formação do Estado da Bahia e do sertão brasileiro, sendo a última
região ocupada, já que não faz parte da Bacia do Rio São Francisco, nem da Região de Salvador.
d) Passou por diferentes etapas e tipos de empreendimentos, variando de modais de transporte (séc.
XIX-XX) e fontes de geração de energia.
e) Representa pouca diversificação de atividades econômicas, com predomínio de empreendimentos
territoriais com positivos impactos agropecuários e energéticos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2170109
CEBRASPE (CESPE) - Tec Necro (PC RO)/PC RO/2022
Geografia - Formação Territorial do Brasil
O antigo Território Federal do Guaporé, criado no governo de Getúlio Vargas, em 1943, era
composto
a) por parte dos estados do Amazonas e do Pará.
b) por parte dos estados do Acre e do Mato Grosso.
c) pelo atual território do Acre.
d) por parte dos estados do Amazonas e do Mato Grosso.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2170109
578) 
579) 
e) pelo atual departamento de Beni, na Bolívia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1987143
AMEOSC - ASG (CM Bandeirante)/CM Bandeirante/2022
Geografia - Formação Territorial do Brasil
Considerado o quinto maior país do mundo, o território brasileiro se estende por quase toda a
região onde se encontra no continente americano, que é a:
a) América do Sul.
b) América do Norte.
c) América Meridional.
d) América Central.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1957944
IDECAN - Ag PT (IBGE)/IBGE/2022
Geografia - Formação Territorial do Brasil
Durante os primeiros séculos o futuro território brasileiro foi dividido em Capitanias Hereditárias,
como o mapa a seguir representa:
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1987143
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1957944
(Fonte: Multi Rio. Disponível em: Mapa_Luis_Teixeira_t.jpg (560×774) (rio.rj.gov.br)
 
A configuração territorial das Capitanias Hereditárias apresentava alguns desafios e obstáculos a serem
transpostos. Dentre eles, pode-se destacar, principalmente:
a) A necessidade de ocupar cada vez mais faixas interioranas do território, controlando algumas das
principais bacias hidrográficas da América do Sul.
580) 
b) A grande extensão costeira do Brasil, que era uma enorme desvantagem militar e econômica,
devido a necessidade de defendê-la de invasores estrangeiros.
c) Uma concentração de terras continentais, mais para o interior do país, imprimindo dificuldades
para quem quisesse criar instalações de navegação.
d) A proximidade das primeiras vilas e cidades em áreas de relevo rebaixadas, em planícies de
inundação que constantemente causavam enchentes e perdas materiais.
e) Florestas Equatoriais e Tropicais muito densas, que não permitiam adentrar o território, obrigando
o Tratado de Tordesilhas a limitar-se na foz do Rio Amazonas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2170129CEBRASPE (CESPE) - Tec Necro (PC RO)/PC RO/2022
Geografia - Formação Territorial do Brasil
O Tratado de Petrópolis, assinado em 17 de novembro de 1903, estabeleceu marcos regulatórios e
jurídicos sobre territórios da Amazônia ocidental. Considerando esse tratado, assinale a opção correta.
a) Com a assinatura do Tratado de Petrópolis, resolveu-se o litígio sobre a demarcação das terras da
Amazônia ocidental, que envolvia conflitos entre Brasil, Bolívia, Peru e Colômbia.
b) O Tratado de Petrópolis incorporou o território do Acre ao Brasil, em um litígio internacional
envolvendo a Bolívia.
c) Até o início do século XX, os territórios da Amazônia ocidental não haviam sido definidos e
delimitados formalmente entre os países sul-americanos.
d) A incorporação do Acre e de Rondônia ao território brasileiro foi vista pela opinião pública brasileira
como um perigo às boas relações de vizinhança na América do Sul.
e) A exploração de madeiras tropicais, de castanha e de reservas minerais motivou a assinatura do
tratado em questão, para evitar conflito entre o Brasil e os países sul-americanos vizinhos no arco
ocidental da fronteira.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2170129
581) 
582) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1924491
VUNESP - Vest (UNESP)/UNESP/2021
Geografia - Formação Territorial do Brasil
Na formação do território brasileiro, nos séculos XVII e XVIII, as atividades econômicas da pecuária
e da mineração foram responsáveis pela
a) construção de feitorias no litoral.
b) conquista dos sertões.
c) grilagem de terras.
d) elaboração de políticas aduaneiras.
e) realocação espacial das agroindústrias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1919493
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2021
Geografia - Formação Territorial do Brasil
Em regiões antes consideradas periféricas, a exemplo do Centro-Oeste, sob o impulso da técnica,
há condições para atividades com alto nível de capital, tecnologia e organização, dando lugar a
fenômenos de descentralização seletiva. Ainda que as atividades de comando tendam a se manter
concentradas, a rede de atividades produtivas mais modernas tende a se expandir territorialmente.
BERNARDES, J. A. As estratégias do capital no complexo da soja. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.;
CORREA, R. L. (Org.). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,
2008 (adaptado).
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1924491
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1919493
583) 
O processo característico do espaço rural responsável pela forma descrita de ocupação produtiva do
Centro-Oeste brasileiro foi o(a)
a) difusão de sistemas extensivos.
b) propagação do cultivo itinerante.
c) introdução de práticas ecológicas.
d) fortalecimento do trabalho familiar.
e) desenvolvimento do setor agroindustrial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1702486
FUVEST - Vest (USP)/USP/2021
Geografia - Formação Territorial do Brasil
A criação do Banco da Amazônia e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia
(SUDAM) preconizou uma política de concessão de incentivos fiscais aos empresários, especialmente das
regiões mais ricas do país, para que deixassem de pagar 50% do imposto de renda, desde que o dinheiro
fosse depositado naquele banco para financiar projetos de desenvolvimento no estado do Amazonas. Os
investimentos orientaram-se de preferência para a agropecuária, de modo que um grande número de
empresários e de empresas, especialmente do Sudeste do Brasil, sem tradição no ramo, tornaram-se
proprietários de terras e empresários rurais. Em princípio a aquisição de terras pelos grandes capitalistas
do Sudeste animou o mercado imobiliário.
 
José de Sousa Martins. O Poder do Atraso. Adaptado.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1702486
Assinale a alternativa que apresenta a combinação correta entre o período a que se refere o texto e as
implicações, territoriais e sociais, observadas nas áreas onde a política de incentivos fiscais entrou em
operação.
 
Período ImplicaçõesTerritoriais Sociais
a) 
Brasil
Império
Expansão dos
sistemas
agroflorestais e
preservação da
vegetação nativa
 Aprovação do
direito de
sindicalização do
trabalhador rural
b) 
Primeira
República
Expansão da
área voltada à
pecuária e
redução da
Mata- Atlântica
Aumento do
número de
assalariados no
campo
c) 
Estado Novo
Expansão da
economia
Eliminação dos
direitos
584) 
extrativista e
concentração
fundiária
trabalhista na
cidade e no
campo
 
d) 
Ditadura Militar
Aumento da
grilagem
e avanço do
desmatamento
Aumento dos
conflitos
violentos no
campo
e) 
Nova Republica
Aumento da área
de vegetação
nativa e reforma
agrária massiva
Melhora na
distribuição
fundiária e dos
níveis de
consumo interno
www.tecconcursos.com.br/questoes/2246272
CPV UFRR - Vest (UFRR)/UFRR/Indígena/2021
Geografia - Formação Territorial do Brasil
TEXTO III
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2246272
585) 
 
Leia atentamente o texto e assinale a alternativa correta:
 
Terras indígenas, conforme o 1º parágrafo do Art. 231 da Constituição Federal, são terras
tradicionalmente ocupadas pelos índios, definidas como sendo: aquelas “por eles habitadas em caráter
permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos
ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus
usos, costumes e tradições”.
 
(https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/95/cd_2010_indigenas_universo.pdf/ac. Acesso em
28.05.2021).
 
Considerando os seus conhecimentos sobre o processo de ocupação territorial brasileira, a região e o
estado brasileiro que concentram o maior número de localidades indígenas na atualidade é
respectivamente:
a) o Centro-Oeste e o Amapá
b) o Norte e Roraima
c) o Norte e o Amazonas
d) o Nordeste e a Bahia
e) o Sudeste e o Rio de Janeiro
www.tecconcursos.com.br/questoes/1924493
VUNESP - Vest (UNESP)/UNESP/2021
Geografia - Formação Territorial do Brasil
A união entre ciência e técnica que, a partir dos anos 70, havia transformado o território brasileiro
revigora-se com os novos e portentosos recursos da informação, a partir do período da globalização e
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1924493
586) 
sob a égide do mercado. E o mercado, graças exatamente à ciência, à técnica e à informação, torna-se
um mercado global. O território ganha novos conteúdos e impõe novos comportamentos, graças às
enormes possibilidades da produção e, sobretudo, da circulação dos insumos, dos produtos, do dinheiro,
das ideias e informações, das ordens e dos homens. É a irradiação do meio técnico-científico-
informacional que se instala sobre o território […].
 
(Milton Santos e María L. Silveira. O Brasil, 2006.)
 
No território brasileiro, a irradiação apresentada ocorreu
a) restrita às sedes dos estados que dispunham de capital e influência política para receber as
novidades do mercado externo.
b) estruturada em arquipélagos de modernidade alheios às heranças socioeconômicas regionais.
c) de modo homogêneo pelas regiões do país ao receber, constantemente, recursos federais para o
desenvolvimento nacional.
d) estimulada pelo desejo de cooperação internacional para superar fragilidades de renda, educação
e saúde nas esferas locais.
e) de maneira espacialmente contínua nas regiões Sudeste e Sul e de modo pontual nas demais
regiões do país.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1425814
MÉTODO - Eng (Alto B Vista)/Pref Alto Boa Vista/Civil/2020
Geografia - Formação Territorial do Brasil
América do Sul é composta por 12 países. Desses, apenas dois não fazem fronteira com o Brasil:
a) Guiana Francesa e Venezuela;
b) Suriname e Equador;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1425814
587) 
588) 
c) Peru e Suriname;
d) Chile e Equador.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2098912
Nucvest PUC SP - Vest (FICSAE)/FICSAE/2020
Geografia - Formação Territorial do Brasil
Durante o período militar, as políticas territoriaispara a Amazônia concebiam a região como uma
fronteira
a) demográfica, pois estimulavam a ocupação da região por imigrantes oriundos de diferentes
regiões.
b) dos povos tradicionais, pois estimulavam a regularização dos territórios indígenas.
c) do capital, pois atraiam investimentos nacionais e estrangeiros voltados para o setor terciário.
d) agrária, pois possibilitavam a criação de unidades de conservação.
e) política, pois facilitavam o exercício de poder nas faixas fronteiriças muito povoadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1226483
Instituto AOCP - Prof (Pref Betim)/Pref Betim/Geografia/2020
Geografia - Formação Territorial do Brasil
A evolução territorial do Brasil remonta ao passado, ao início da chamada Era dos Descobrimentos,
quando se impôs a partilha das terras descobertas entre as monarquias ibéricas, pioneiras nas Grandes
Navegações. A partir de então, uma série de acontecimentos históricos levaram o Brasil à sua atual
configuração territorial. Sobre a formação territorial do Brasil e seus resultados geográficos, assinale a
alternativa correta.
a) O Brasil é um país tropical, já que toda sua extensão territorial encontra-se entre os trópicos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2098912
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1226483
589) 
b) Devido à sua extensão territorial, o Brasil possui oficialmente 4 fusos horários, regulamentados
pelo Decreto nº 2784, de 18 de junho de 1913, alterado pela Lei nº12876/ 2013.
c) A Ilha de Guajará-mirim (nome brasileiro), ou Isla Suárez (nome venezuelano), uma ilha fluvial no
rio Negro, é reivindicada tanto pela Venezuela quanto pelo Brasil.
d) O Brasil faz fronteira com 11 países, entre eles Argentina, França (Guiana Francesa) e Equador.
e) O Tratado de Badajós, assinado em 1751, concedeu o Suriname à Holanda e o Brasil foi restituído
com terras que hoje formam o Estado de Roraima.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1226447
Instituto AOCP - Prof (Pref Betim)/Pref Betim/Geografia/2020
Geografia - Formação Territorial do Brasil
O território do Brasil possui mais de 8 milhões de km2 , resultado, dentre outros fatores, de
diversos Tratados Internacionais. Um Tratado em especial, de 1750, firmado por D. João V de Portugal e
D. Fernando VI da Espanha, redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola. Tinha
como objetivo substituir o Tratado de Tordesilhas, o que acabou por dar às possessões e conquistas do
rei português na América do Sul uma configuração muito próxima à atual configuração territorial do
Brasil. Esse acordo de limites territoriais entre Espanha e Portugal ficou conhecido como
a) Tratado de Lisboa.
b) Tratado de Utrecht.
c) Tratado do Rio de Janeiro.
d) Tratado de Madri.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1226447
590) 
e) Tratado de Petrópolis.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1502524
EDUCA PB - Prof (Pref Cabedelo)/Pref Cabedelo/Educação Básica II Geografia/2020
Geografia - Formação Territorial do Brasil
O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o
Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. Até o século XVI, o
Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e
Espanha.
Podemos citar como os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do
Brasil.
I. No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi
o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era
destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com
força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no
litoral, as cidades portuárias.
II. Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e
também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato
Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades.
III. Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café,
principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa
atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1502524
591) 
Está(ão) CORRETA(S):
a) I.
b) I, II.
c) I, III.
d) II, III.
e) I, II, III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1759419
DECEx - CHQAO (EsIE)/EsIE/2020
Geografia - Formação Territorial do Brasil
A ocupação do território brasileiro pelos europeus, iniciada no século XVI, se deu por meio das
principais atividades econômicas aqui desenvolvidas. Ao longo de cinco séculos, desde a ocupação
europeia, a configuração do território brasileiro se modificou e a extensão das terras pertencentes ao
Brasil se ampliou.
 
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de e RIGOLIN, Tércio Barbosa – Fronteiras da Globalização, volume 3, 3ª edição.
Página: 19.
 
Com base no texto acima e nos conhecimentos acerca da formação e ocupação do território brasileiro,
julgue as afirmativas abaixo:
 
I. A primeira riqueza explorada em solo brasileiro foi o pau-brasil, uma das espécies florestais da
mata Atlântica. Foi muito procurado nessa época porque sua madeira era utilizada pelos europeus na
fabricação de um corante.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1759419
II. A cana-de-açúcar transformou o litoral do Sudeste na mais importante região econômica da
colônia até o início do século XVIII. A atividade açucareira passou a constituir a principal atividade
econômica, e o Brasil tornou-se colônia do açúcar.
 
III. A pecuária foi a responsável pelo povoamento do Sertão nordestino e complementou a lavoura
de cana-de-açúcar, que dominava o litoral, fornecendo carne para a alimentação e animais de tração
para o trabalho nos engenhos. Mais tarde foi fundamental para o povoamento do sul das regiões dos
atuais estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, e, ao mesmo tempo, das áreas de
mineração.
 
IV. Em virtude da atividade mineradora no século XVIII, várias vilas e cidades foram fundadas,
ampliando as posses territoriais da Coroa portuguesa.
 
V. A exploração e a comercialização das drogas do Sertão foram responsáveis pela incorporação de
grande parte da Amazônia ao domínio português. Quanto a essas afirmações:
a) Somente a I, a II, a III e a IV estão corretas.
b) Somente a I, a II, a III e a V estão corretas.
c) Somente a I, a III, a IV e a V estão corretas
d) Somente a I, a II e a III estão corretas
e) Todas as alternativas estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1060688
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1060688
592) 
593) 
IBFC - Almo (MGS)/MGS/2019
Geografia - Formação Territorial do Brasil
Quanto às atividades econômicas que estão relacionadas com o período de formação do território
brasileiro, leia as alternativas abaixo e assinale a incorreta:
a) No século XVI a economia se voltava, principalmente, à produção de cana-de-açúcar e, neste
período, o povoamento se deu na faixa litorânea
b) No final do século XVII, a mineração foi fundamental para a interiorização do país e, também foi
uma atividade urbanizadora
c) A demanda mineira foi responsável pelo crescimento da atividade pecuária que avançou, inclusive
em direção ao sul do país
d) No século XX, a produção do café contribuiu para o processo de urbanização, especialmente nos
estados da Bahia, Sergipe e Alagoas
www.tecconcursos.com.br/questoes/825468
FUNRIO - Prof (Alta Floresta)/Pref Alta Floresta/Habilitação/Geografia/2019
Geografia - Formação Territorial do Brasil
Não corresponde a uma Capitania Hereditária:
a) Maranhão.
b) Ceará.
c) São Vicente.
d) Rio Grande.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/825468
594) 
595) 
e) Pará.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1535941
FUNTEF - Vest (IF PR)/IF PR/Nível Médio/2019
Geografia - Formação Territorial do Brasil
Região é uma área do espaço terrestrecom características comuns. No Brasil, as regionalizações
do IBGE e a Geoeconômica têm algumas diferenças importantes, assim como a Divisão Norte-Sul da
Terra. Nesse caso, podemos afirmar que:
a) enquanto o IBGE é uma divisão política, pois segue as fronteiras dos Estados, a Geoeconômica
procura diferenças físicas e sociais.
b) a divisão Norte-Sul é muito precisa, pois todos os países ricos do planeta estão no Norte,
enquanto os mais pobres ficam no Sul.
c) no Brasil, não há importantes diferenças entre elas, pois procuram as melhores caracterísitcas que
definem a regionalização.
d) ao Norte do Equador, estão os países definidos como subdesenvolvidos, ou seja, que têm
dependência econômica e problemas sociais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2198946
COMVEST UNICAMP - Vest (UNICAMP)/UNICAMP/Vestibular Indígena (VI)/2019
Geografia - Formação Territorial do Brasil
O artigo 231 do capítulo “Dos Índios” da Constituição Federal de 1988 diz: “São reconhecidos aos
índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as
terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcálas, proteger e fazer respeitar todos os
seus bens.”
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1535941
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2198946
596) 
 
A partir do texto constitucional e de seus conhecimentos mais amplos, assinale a alternativa correta.
a) O Estado brasileiro estabelece que os povos indígenas devem viver em territórios demarcados
para não perderem suas culturas, línguas, crenças e tradições.
b) O Estado brasileiro não tem a obrigação de garantir a demarcação das terras tradicionalmente
ocupadas pelos povos indígenas.
c) Os povos indígenas devem se integrar à sociedade brasileira, o que implica modificarem seus
costumes, línguas, crenças e tradições.
d) O Estado brasileiro reconhece aos povos indígenas o direito às terras que tradicionalmente
ocupam, ficando obrigado a demarcá-las.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1683330
DSEA UERJ - Vest (UERJ)/UERJ/2019
Geografia - Formação Territorial do Brasil
A partir da análise do mapa, constata-se que o uso da metáfora do “arquipélago” no título da imagem
expressa a seguinte característica da organização espacial do Brasil naquele momento:
a) reduzida integração econômica do território colonial
b) desigual distribuição regional da atividade industrial
c) excessiva diluição política do poder governamental
d) acentuada fragmentação fundiária da propriedade rural
www.tecconcursos.com.br/questoes/975299
IBFC - Ad Adm (SESACRE)/SESACRE/2019
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1683330
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/975299
597) 
598) 
Geografia - Formação Territorial do Brasil
No período colonial, o território que hoje corresponde ao Acre pertencia à Bolívia, e o Peru também
se considerava pertencente a uma pequena parcela dessa área. Após assinaturas de alguns acordos
referentes à legitimidade desse território, o Brasil adquiriu a região do Acre, em 1903, através da
assinatura do Tratado de .
(Mundo Educação, 2019)
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
a) Petrópolis
b) Versalhes
c) Rio Branco
d) Tordesilhas
www.tecconcursos.com.br/questoes/881251
FUNDEP - PEB (SJ Del Rei)/Pref SJ Del Rei/Geografia/2018
Geografia - Formação Territorial do Brasil
Uma estrutura espacial reflete o nível de organização ou de desenvolvimento de uma economia.
 
Sobre a estrutura espacial do território brasileiro no Período Colonial e a influência sobre a evolução da
economia, é incorreto afirmar:
a) A organização do espaço brasileiro se deu, em primeiro lugar, em ”ilhas” isoladas, diretamente
conectadas com a metrópole europeia e se mobilizavam para atender ao conjunto da demanda
externa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/881251
599) 
b) A autonomia das ilhas econômicas, que se formaram no espaço brasileiro durante a colonização,
favoreceu a formação de um mercado interno para a indústria no século XX.
c) As “ilhas” se autoabasteciam de alimentos e condicionaram a utilização dos fatores produtivos
nessa tarefa às oscilações da demanda do produto principal no mercado externo.
d) A renda das exportações do produto principal de cada “ilha” era utilizada em importações de
produtos supérfluos destinados a um percentual insignificante da população.
www.tecconcursos.com.br/questoes/648870
IAUPE - Soc Ext (CEP OS)/CEP/OS/Nível Fundamental/2018
Geografia - Formação Territorial do Brasil
Analise as proposições acerca da população e atividades econômicas do Brasil:
 
I. Em linhas gerais, podemos dizer que a ocupação do território brasileiro ocorreu de Leste para
Oeste.
 
II. O primeiro grande ciclo econômico do Brasil foi o da borracha na região Norte.
 
III. As desigualdades socioeconômicas foram sanadas a partir da distribuição populacional
homogênea, em todas as regiões do Brasil, na segunda metade do século XX.
 
IV. Para compreender a estrutura da população do Brasil, é necessário considerar a imigração e
miscigenação ao longo da história do País.
 
Estão CORRETAS
a) I e II, apenas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/648870
600) 
b) I, III e IV, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2324381
Instituto AOCP - Vest (UEMG)/UEMG/Tradicional/2018
Geografia - Formação Territorial do Brasil
Texto referente à questão nº 47.
 
DESENREDO
Adélia Prado
 
Grande admiração me causam os navios e a letra de certas pessoas que esforço por imitar. Dos meus, só
eu conheço o mar. Conto e reconto, eles dizem “anh”. E continuam cercando o galinheiro de tela. Falo da
espuma, do tamanho cansativo das águas, eles nem lembram que tem o Quênia, nem de leve adivinham
que estou pensando em Tanzânia. Afainosos me mostram o lote: aqui vai ser a cozinha, logo ali a horta
de couve. Não sei o que fazer com o litoral. Fazia tarde bonita quando me inseri na janela, entre meus
tios, e vi o homem com a braguilha aberta, o pé de rosa-doida enjerizado de rosas. Horas e horas
conversamos inconscientemente em português como se fora esta a única língua do mundo. Antes e
depois da fé eu pergunto cadê os meus que se foram, porque sou humana, com capricho tampo o
restinho de molho na panela.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2324381
Saberemos viver uma vida melhor que esta, quando mesmo chorando é tão bom estarmos juntos? Sofrer
não é em língua nenhuma. Sofri e sofro em Minas Gerais e na beira do oceano. Estarreço de estar viva. Ó
luar do sertão, ó matas que não preciso ver pra me perder, ó cidades grandes, Estados do Brasil que amo
como se os tivesse inventado. Ser brasileiro me determina de modo emocionante e isto, que posso
chamar de destino, sem pecar, descansa meu bem querer. Tudo junto é inteligível demais e eu não
suporto. Valha-me noite que me cobre de sono. O pensamento da morte não se acostuma comigo.
Estremecerei de susto até dormir. E no entanto é tudo tão pequeno. Para o desejo do meu coração o mar
é uma gota.
 
Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2017.
Ao ler o poema apresentado, que faz uma leitura do Brasil considerando vários elementos da paisagem,
do território e da formação do País a partir da perspectiva de uma geografia histórica, é correto afirmar
que
a) a oposição entre Sertão e Litoral teve papel determinante no pensamento social brasileiro.
b) os “Estados do Brasil” resultam de um processo natural, não podendo ter sido inventados.
c) a natureza foi desconsiderada no processo de formação identitária da nação brasileira.
d) Minas Gerais, distante do Mar, não manteve relações com a África em sua formação
socioterritorial.
Gabarito
401) C 402) D 403) B 404) D 405) B 406) E 407) A
408) A 409) C 410) B 411) C 412) C 413) A 414) C
415) A 416) A 417) C 418) A 419) D 420) E 421) A
422) C 423) D 424) C 425) D 426) D 427) B 428) E
429) C 430) C 431) A 432) B 433) D 434) E 435) E
436) E 437) A 438) A 439) C 440) C 441) C 442)B
443) C 444) B 445) A 446) C 447) D 448) D 449) A
450) B 451) B 452) C 453) E 454) B 455) C 456) D
457) A 458) A 459) A 460) B 461) C 462) C 463) C
464) B 465) D 466) A 467) E 468) A 469) A 470) B
471) C 472) A 473) D 474) C 475) A 476) C 477) C
478) B 479) C 480) D 481) A 482) B 483) B 484) D
485) D 486) A 487) A 488) B 489) C 490) B 491) E
492) B 493) E 494) C 495) A 496) E 497) C 498) C
499) A 500) C 501) A 502) E 503) B 504) B 505) D
506) A 507) E 508) D 509) C 510) E 511) C 512) D
513) C 514) B 515) E 516) C 517) E 518) D 519) A
520) C 521) E 522) C 523) D 524) E 525) E 526) D
527) E 528) D 529) B 530) B 531) A 532) D 533) E
534) D 535) C 536) D 537) A 538) D 539) E 540) B
541) B 542) A 543) A 544) A 545) B 546) E 547) C
548) B 549) B 550) A 551) B 552) B 553) B 554) E
555) D 556) A 557) A 558) B 559) C 560) B 561) B
562) A 563) B 564) C 565) A 566) A 567) A 568) A
569) D 570) D 571) D 572) D 573) E 574) C 575) A
576) D 577) D 578) A 579) A 580) B 581) B 582) E
583) D 584) C 585) E 586) D 587) A 588) B 589) D
590) E 591) C 592) D 593) E 594) A 595) D 596) A
597) A 598) B 599) C 600) A

Mais conteúdos dessa disciplina