Buscar

Atividade Prática - Organização, Sistemas e Métodos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Organização, Sistemas e Métodos 
 
Aluno (a): 	
Data: 
Avaliação Pratica Final 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Adilson e Maira mal se conheciam até poucos meses atrás. Ele era vendedor; ela, assistente de logística. Um era para o outro apenas uma voz na outra ponta da linha telefônica. O assunto quase sempre era algum problema na entrega de determinado produto. Para vender, Adilson oferecia os prazos de entrega que o cliente pedisse. Maira entregava, mas dentro dos limites de custos e das possibilidades da fábrica. Era comum que a encomenda, definida sem a participação do pessoal de logística, esbarrasse em algumas dessas limitações. Adilson só sabia que o pedido não havia sido entregue dentro do prazo combinado quando o próprio cliente lhe telefonava para reclamar.
Embora trabalhassem na mesma empresa – a divisão de produtos de consumo da Johnson & Johnson –, os dois colegas cumpriam suas tarefas de forma isolada e só se comunicavam se algo "enroscasse". Quando isso acontecia, o cliente esperava até que os dois encontrassem uma solução.
Esse episódio é apenas parte do tortuoso caminho de um pedido de compra em uma organização tradicional, compartimentada por funções, até chegar ao cliente final. Agora, assuma o papel de gestor e explique quais são os seus principais desafios para integrar áreas antes rigidamente separadas. Você pode utilizar exemplos, criar uma situação ou indicar tópicos que representem as dificuldades encontradas no processo de integração. Não esqueça de utilizar os conceitos estudados nesta unidade.
R: Esta é uma situação concreta em que a mudança representou verdadeiramente um desafio para a subsidiária brasileira da J&J. Em abril de 2003, os 220 colaboradores envolvidos no processo de atendimento ao cliente – abrangendo vendas, marketing, logística e crédito e cobrança – foram consolidados em uma equipe única. O diretor, anteriormente responsável apenas pela direção de vendas, passou a liderar toda a equipe. Ele observa: "Ninguém olhava além das próprias tarefas". Contudo, após as alterações, as informações começaram a fluir, e as pessoas passaram a trabalhar em conjunto com um objetivo comum.
Nesse contexto, espera-se que o estudante demonstre criatividade. Ele pode conceber situações plausíveis com base no texto, mas que não tenham ocorrido necessariamente. Em outras palavras, pode criar um cenário ou situação ilustrativa. Pode abordar questões relacionadas à complexidade da integração entre diferentes áreas, a relevância da colaboração entre equipes, a avaliação de processos para identificar os desnecessários, e as novas demandas organizacionais que exigem uma visão sistêmica das operações.
Além disso, é recomendável que o aluno faça referência às estruturas organizacionais orgânicas, discutidas nesta unidade. Ele pode também incorporar em sua resposta a reflexão sobre os processos que possibilitaram a aproximação entre o setor de compras e o de logística.
Organização, Sistemas e Métodos
Solidworks Montagem Básica

Outros materiais