Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO2 - Bloco 7 - Administração Financeira e Orçamentária e Contabilidade Pública para Concurso Nacional Unificado - 2024

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Analise as informações a seguir:

I. A Lei Orçamentária Anual, LOA, projeta parâmetros macroeconômicos, como o Produto Interno Bruto (PIB), a inflação e a taxa de juros. Ademais, a LOA prevê a arrecadação do governo com tributos e outras fontes de recursos.

II. A LOA prevê as receitas e fixa as despesas do governo federal para o ano seguinte, indicando quanto será aplicado em cada área e de onde virão os recursos. Pode-se afirmar também que a LOA define despesas determinadas por sentenças judiciais, chamadas precatórios.

Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.

São vedadas, expressamente na Lei nº 4.320/64, as emendas ao projeto da Lei de Orçamento que:

I. Objetivem conceder dotação para instalação ou funcionamento de serviço que não esteja anteriormente criado.

II. Objetivem conceder dotação para o início de obra cujo projeto não esteja aprovado pelos órgãos competentes.

III. Objetivem alterar a dotação solicitada para despesa de custeio, salvo quando provada, nesse ponto a inexatidão da proposta.

Está(ão) CORRETA(S):
a) Apenas I e II.
b) I, II e III.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II.
e) Apenas III.

Sobre o conteúdo do Orçamento Público, a Constituição da República Federativa do Brasil determina que a Lei Orçamentária Anual (LOA) conterá o orçamento
a) da seguridade social, abrangendo as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, exceto os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.
b) da previdência social, abrangendo as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.
c) de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha cota do capital social.
d) fiscal, referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
e) contábil, referente aos Poderes da União, dos Estados e do Distrito Federal, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, exceto fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

O primado do ordenamento constitucional democrático assentado no Estado de Direito pressupõe uma transparente responsabilidade do Estado e, em especial, do Governo. (STF – MS nº 33.340, rel. Min. Luiz Fux, DJe 03/08/2015).

A atividade financeira do Estado, portanto, não se exime do crivo do controle externo e interno, como fator de validade e legitimidade, de sorte que a ordem normativa, em especial, a Carta Magna de 1988 estabeleceu um sistema de acompanhamento e fiscalização do orçamento público. A Lei de Responsabilidade Fiscal dispôs, igualmente, de uma série de instrumentos visando disciplinar o limite de gastos, a realização de despesas, o endividamento, a lisura e integridade na prestação das contas, sob pena de responsabilização institucional, ao próprio Ente federativo, bem como sanções pessoais ao agente público, de ordem política, administrativa ou penal.

É neste cenário, na administração de recursos públicos, que se revelam significativas as alterações referentes às emendas impositivas destinadas aos parlamentares para apresentação ao projeto de lei orçamentária anual e destinação aos Estados e Municípios. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os recursos transferidos aos Estados e Municípios por meio das emendas individuais impositivas integrarão a receita dos respectivos Entes para fins de endividamento, repartição e para o cálculo dos limites da despesa com pessoal ativo e inativo.
b) Em casos excepcionais, devidamente motivados pelo gestor público, é possível a aplicação dos recursos provenientes das emendas parlamentares individuais para o pagamento de despesas com pessoal e encargos sociais relativas aos ativos e inativos, bem como pensionistas.
c) Os recursos advindos das emendas individuais impositivas serão alocados por meio de transferência especial, sendo que o montante será repassado diretamente ao ente federado beneficiado, independentemente de celebração de convênio ou de instrumento congênere; ou, então, por meio de transferência com finalidade definida, sendo que os recursos serão vinculados à programação estabelecida na emenda.
d) As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 2% (dois por cento) da receita corrente líquida do exercício anterior ao do encaminhamento do projeto, devendo a totalidade desse percentual ser destinada a ações e serviços públicos de saúde.

Sobre a lei orçamentária anual, nas esferas Federal, Estadual, Distrital e Municipal, é correto afirmar que:
a) seu projeto deverá ser acompanhado de demonstrativo do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrentes da concessão de anistia de tributos.
b) poderá prever a desvinculação de receitas legalmente vinculadas a finalidade específica.
c) poderá prever, independentemente do plano plurianual ou de lei específica, a dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro.
d) no valor de até 10% (dez por cento) do limite de gastos previstos para o exercício, poderá cons

A respeito da Lei Orçamentária Anual, marque a opção CORRETA.
O orçamento da seguridade social refere-se às empresas em que o Estado, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
O orçamento de investimentos abrange todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.
O orçamento fiscal refere-se aos poderes Executivo Legislativo e Judiciário, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público.
Obedecida a Lei de Responsabilidade Fiscal, elabora-se o Orçamento Anual, onde são programadas as ações a serem executadas, visando a alcançar os objetivos determinados.
a) V - F - V.
b) F - V - F.
c) V - F - F.
d) F - F - V.
e) F - V - V.

As disposições legais relativas ao orçamento anual dos entes públicos estabelecem que, para fins de execução orçamentária, o exercício financeiro deve coincidir com o calendário civil. Mais recentemente a LRF reforçou a necessidade de compatibilidade da Lei Orçamentária Anual (LOA) com o PPA, atendendo ao princípio do planejamento. Nesse contexto, a LOA de um dado exercício:

a) deve especificar reserva de contingência, desde que alinhada aos programas previstos no PPA;
b) deve priorizar as despesas correntes obrigatórias de caráter continuado, conforme critérios previstos na LDO;
c) não pode conter despesas incrementalistas em relação ao exercício anterior;
d) pode autorizar a abertura de créditos adicionais especiais relativos a programas previstos no PPA;
e) pode conter previsões de despesas para exercícios seguintes, especificando investimentos plurianuais e em andamento.

No Projeto de Lei Orçamentária Anual, os recursos e autorizações de despesas referentes a uma entidade autárquica que regula a área de inovação e tecnologia devem constar no orçamento

a) financeiro
b) especial
c) setorial
d) fiscal
e) de investimento

A lei orçamentária anual tem limitações na sua elaboração estabelecidas por

a) decreto do Poder Executivo
b) resolução da Câmara dos Deputados
c) decreto legislativo do Senado
d) lei de diretrizes orçamentárias
e) regulamento administrativo

A Lei Orçamentária Anual estabelece as ações a serem executadas para viabilizar as diretrizes, objetivos e metas do Plano Plurianual (PPA).
Em consequência, essa lei

a) compreende o orçamento da seguridade social e de todos os órgãos e entidades a ela relacionados.
b) inclui os investimentos de todas as empresas no país, públicas e privadas.
c) orienta a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
d) possui vigência plurianual como o PPA.
e) substitui a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Um cidadão, preocupado com as questões orçamentárias, procura entender o mecanismo de transferência de valores entre entidades públicas.
Ele constata que, em termos orçamentários, as cotas de receita que uma entidade pública deve transferir a outra devem ser incluídas no orçamento da entidade obrigada a transferência como

a) receita
b) crédito
c) despesa
d) suplemento
e) complemento

A elaboração do orçamento determina a apresentação de tabelas com receitas e despesas para análise e aprovação dos órgãos que irão participar do ato decisório final.
Dentre os itens obrigatórios da proposta, deve constar a receita

a) prevista para o exercício a que se refere a proposta.
b) prevista para os dois exercícios posteriores à proposta.
c) referida para o triênio posterior à proposta.
d) referida para o quadriênio posterior à proposta.
e) projetada para os cinco anos posteriores ao orçamento.

Dos três orçamentos que compõem o Orçamento Geral da União (OGN), aquele que envolve impostos e despesas da administração pública, englobando as Fundações, mantidas pelo Estado, e os Três Poderes, é o

a) Orçamento de Investimentos das Empresas Estatais Federais
b) Orçamento Fiscal
c) Orçamento da Seguridade Social
d) Orçamento-Programa
e) Orçamento Plurianual

De acordo com o § 7º do art. 165 da Constituição Federal de 1988 e suas atualizações, uma das funções dos orçamentos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) é a de reduzir as desigualdades inter-regionais.
O orçamento que está EXCLUÍDO desse propósito é o

a) econômico
b) fiscal
c) plurianual
d) da seguridade social
e) de investimento das empresas estatais

A Lei Orçamentária Anual (LOA) conterá os orçamentos fiscais, de investimento das empresas estatais e da seguridade social.
Em relação ao orçamento da seguridade social, a maior fonte de financiamento (receita) desse orçamento é

a) patrimonial
b) tributária
c) transferências correntes
d) de contrib

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Analise as informações a seguir:

I. A Lei Orçamentária Anual, LOA, projeta parâmetros macroeconômicos, como o Produto Interno Bruto (PIB), a inflação e a taxa de juros. Ademais, a LOA prevê a arrecadação do governo com tributos e outras fontes de recursos.

II. A LOA prevê as receitas e fixa as despesas do governo federal para o ano seguinte, indicando quanto será aplicado em cada área e de onde virão os recursos. Pode-se afirmar também que a LOA define despesas determinadas por sentenças judiciais, chamadas precatórios.

Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.

São vedadas, expressamente na Lei nº 4.320/64, as emendas ao projeto da Lei de Orçamento que:

I. Objetivem conceder dotação para instalação ou funcionamento de serviço que não esteja anteriormente criado.

II. Objetivem conceder dotação para o início de obra cujo projeto não esteja aprovado pelos órgãos competentes.

III. Objetivem alterar a dotação solicitada para despesa de custeio, salvo quando provada, nesse ponto a inexatidão da proposta.

Está(ão) CORRETA(S):
a) Apenas I e II.
b) I, II e III.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II.
e) Apenas III.

Sobre o conteúdo do Orçamento Público, a Constituição da República Federativa do Brasil determina que a Lei Orçamentária Anual (LOA) conterá o orçamento
a) da seguridade social, abrangendo as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, exceto os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.
b) da previdência social, abrangendo as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.
c) de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha cota do capital social.
d) fiscal, referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
e) contábil, referente aos Poderes da União, dos Estados e do Distrito Federal, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, exceto fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

O primado do ordenamento constitucional democrático assentado no Estado de Direito pressupõe uma transparente responsabilidade do Estado e, em especial, do Governo. (STF – MS nº 33.340, rel. Min. Luiz Fux, DJe 03/08/2015).

A atividade financeira do Estado, portanto, não se exime do crivo do controle externo e interno, como fator de validade e legitimidade, de sorte que a ordem normativa, em especial, a Carta Magna de 1988 estabeleceu um sistema de acompanhamento e fiscalização do orçamento público. A Lei de Responsabilidade Fiscal dispôs, igualmente, de uma série de instrumentos visando disciplinar o limite de gastos, a realização de despesas, o endividamento, a lisura e integridade na prestação das contas, sob pena de responsabilização institucional, ao próprio Ente federativo, bem como sanções pessoais ao agente público, de ordem política, administrativa ou penal.

É neste cenário, na administração de recursos públicos, que se revelam significativas as alterações referentes às emendas impositivas destinadas aos parlamentares para apresentação ao projeto de lei orçamentária anual e destinação aos Estados e Municípios. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os recursos transferidos aos Estados e Municípios por meio das emendas individuais impositivas integrarão a receita dos respectivos Entes para fins de endividamento, repartição e para o cálculo dos limites da despesa com pessoal ativo e inativo.
b) Em casos excepcionais, devidamente motivados pelo gestor público, é possível a aplicação dos recursos provenientes das emendas parlamentares individuais para o pagamento de despesas com pessoal e encargos sociais relativas aos ativos e inativos, bem como pensionistas.
c) Os recursos advindos das emendas individuais impositivas serão alocados por meio de transferência especial, sendo que o montante será repassado diretamente ao ente federado beneficiado, independentemente de celebração de convênio ou de instrumento congênere; ou, então, por meio de transferência com finalidade definida, sendo que os recursos serão vinculados à programação estabelecida na emenda.
d) As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 2% (dois por cento) da receita corrente líquida do exercício anterior ao do encaminhamento do projeto, devendo a totalidade desse percentual ser destinada a ações e serviços públicos de saúde.

Sobre a lei orçamentária anual, nas esferas Federal, Estadual, Distrital e Municipal, é correto afirmar que:
a) seu projeto deverá ser acompanhado de demonstrativo do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrentes da concessão de anistia de tributos.
b) poderá prever a desvinculação de receitas legalmente vinculadas a finalidade específica.
c) poderá prever, independentemente do plano plurianual ou de lei específica, a dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro.
d) no valor de até 10% (dez por cento) do limite de gastos previstos para o exercício, poderá cons

A respeito da Lei Orçamentária Anual, marque a opção CORRETA.
O orçamento da seguridade social refere-se às empresas em que o Estado, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
O orçamento de investimentos abrange todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.
O orçamento fiscal refere-se aos poderes Executivo Legislativo e Judiciário, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público.
Obedecida a Lei de Responsabilidade Fiscal, elabora-se o Orçamento Anual, onde são programadas as ações a serem executadas, visando a alcançar os objetivos determinados.
a) V - F - V.
b) F - V - F.
c) V - F - F.
d) F - F - V.
e) F - V - V.

As disposições legais relativas ao orçamento anual dos entes públicos estabelecem que, para fins de execução orçamentária, o exercício financeiro deve coincidir com o calendário civil. Mais recentemente a LRF reforçou a necessidade de compatibilidade da Lei Orçamentária Anual (LOA) com o PPA, atendendo ao princípio do planejamento. Nesse contexto, a LOA de um dado exercício:

a) deve especificar reserva de contingência, desde que alinhada aos programas previstos no PPA;
b) deve priorizar as despesas correntes obrigatórias de caráter continuado, conforme critérios previstos na LDO;
c) não pode conter despesas incrementalistas em relação ao exercício anterior;
d) pode autorizar a abertura de créditos adicionais especiais relativos a programas previstos no PPA;
e) pode conter previsões de despesas para exercícios seguintes, especificando investimentos plurianuais e em andamento.

No Projeto de Lei Orçamentária Anual, os recursos e autorizações de despesas referentes a uma entidade autárquica que regula a área de inovação e tecnologia devem constar no orçamento

a) financeiro
b) especial
c) setorial
d) fiscal
e) de investimento

A lei orçamentária anual tem limitações na sua elaboração estabelecidas por

a) decreto do Poder Executivo
b) resolução da Câmara dos Deputados
c) decreto legislativo do Senado
d) lei de diretrizes orçamentárias
e) regulamento administrativo

A Lei Orçamentária Anual estabelece as ações a serem executadas para viabilizar as diretrizes, objetivos e metas do Plano Plurianual (PPA).
Em consequência, essa lei

a) compreende o orçamento da seguridade social e de todos os órgãos e entidades a ela relacionados.
b) inclui os investimentos de todas as empresas no país, públicas e privadas.
c) orienta a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
d) possui vigência plurianual como o PPA.
e) substitui a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Um cidadão, preocupado com as questões orçamentárias, procura entender o mecanismo de transferência de valores entre entidades públicas.
Ele constata que, em termos orçamentários, as cotas de receita que uma entidade pública deve transferir a outra devem ser incluídas no orçamento da entidade obrigada a transferência como

a) receita
b) crédito
c) despesa
d) suplemento
e) complemento

A elaboração do orçamento determina a apresentação de tabelas com receitas e despesas para análise e aprovação dos órgãos que irão participar do ato decisório final.
Dentre os itens obrigatórios da proposta, deve constar a receita

a) prevista para o exercício a que se refere a proposta.
b) prevista para os dois exercícios posteriores à proposta.
c) referida para o triênio posterior à proposta.
d) referida para o quadriênio posterior à proposta.
e) projetada para os cinco anos posteriores ao orçamento.

Dos três orçamentos que compõem o Orçamento Geral da União (OGN), aquele que envolve impostos e despesas da administração pública, englobando as Fundações, mantidas pelo Estado, e os Três Poderes, é o

a) Orçamento de Investimentos das Empresas Estatais Federais
b) Orçamento Fiscal
c) Orçamento da Seguridade Social
d) Orçamento-Programa
e) Orçamento Plurianual

De acordo com o § 7º do art. 165 da Constituição Federal de 1988 e suas atualizações, uma das funções dos orçamentos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) é a de reduzir as desigualdades inter-regionais.
O orçamento que está EXCLUÍDO desse propósito é o

a) econômico
b) fiscal
c) plurianual
d) da seguridade social
e) de investimento das empresas estatais

A Lei Orçamentária Anual (LOA) conterá os orçamentos fiscais, de investimento das empresas estatais e da seguridade social.
Em relação ao orçamento da seguridade social, a maior fonte de financiamento (receita) desse orçamento é

a) patrimonial
b) tributária
c) transferências correntes
d) de contrib

Prévia do material em texto

401) 
Administração Financeira e Orçamentária e Contabilidade Pública para Concurso Nacional
Unificado - 2024
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3JnoZ
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/2604609
ADM&TEC - Tec (CM Toritama)/CM Toritama/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Analise as informações a seguir:
 
I. A Lei Orçamentária Anual, LOA, projeta parâmetros macroeconômicos, como o Produto Interno
Bruto (PIB), a inflação e a taxa de juros. Ademais, a LOA prevê a arrecadação do governo com
tributos e outras fontes de recursos.
 
II. A LOA prevê as receitas e fixa as despesas do governo federal para o ano seguinte, indicando
quanto será aplicado em cada área e de onde virão os recursos. Pode-se afirmar também que a LOA
define despesas determinadas por sentenças judiciais, chamadas precatórios.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3JnoZ
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2604609
402) 
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2612596
Legalle - AnaDP (DPE PA)/DPE PA/Ciências Contábeis/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
São vedadas, expressamente na Lei nº 4.320/64, as emendas ao projeto da Lei de Orçamento que:
I. Objetivem conceder dotação para instalação ou funcionamento de serviço que não esteja
anteriormente criado.
 
II. Objetivem conceder dotação para o início de obra cujo projeto não esteja aprovado pelos órgãos
competentes.
 
III. Objetivem alterar a dotação solicitada para despesa de custeio, salvo quando provada, nesse
ponto a inexatidão da proposta.
Está(ão) CORRETA(S):
a) Apenas I e II.
b) I, II e III.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II.
e) Apenas III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2634367
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2612596
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2634367
403) 
404) 
FUVEST - TAA (USP)/USP/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Sobre o conteúdo do Orçamento Público, a Constituição da República Federativa do Brasil
determina que a Lei Orçamentária Anual (LOA) conterá o orçamento
a) da seguridade social, abrangendo as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta
ou indireta, exceto os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.
b) da previdência social, abrangendo as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração
indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.
c) de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha cota do capital
social.
d) fiscal, referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e
indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
e) contábil, referente aos Poderes da União, dos Estados e do Distrito Federal, seus fundos, órgãos e
entidades da administração direta e indireta, exceto fundações instituídas e mantidas pelo Poder
Público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2579853
FUNDEP - PJ (MPE MG)/MPE MG/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
O primado do ordenamento constitucional democrático assentado no Estado de Direito pressupõe
uma transparente responsabilidade do Estado e, em especial, do Governo. (STF – MS nº 33.340, rel. Min.
Luiz Fux, DJe 03/08/2015).
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2579853
A atividade financeira do Estado, portanto, não se exime do crivo do controle externo e interno, como
fator de validade e legitimidade, de sorte que a ordem normativa, em especial, a Carta Magna de 1988
estabeleceu um sistema de acompanhamento e fiscalização do orçamento público. A Lei de
Responsabilidade Fiscal dispôs, igualmente, de uma série de instrumentos visando disciplinar o limite de
gastos, a realização de despesas, o endividamento, a lisura e integridade na prestação das contas, sob
pena de responsabilização institucional, ao próprio Ente federativo, bem como sanções pessoais ao
agente público, de ordem política, administrativa ou penal.
É neste cenário, na administração de recursos públicos, que se revelam significativas as alterações
referentes às emendas impositivas destinadas aos parlamentares para apresentação ao projeto de lei
orçamentária anual e destinação aos Estados e Municípios. Neste sentido, assinale a alternativa
CORRETA:
a) Os recursos transferidos aos Estados e Municípios por meio das emendas individuais impositivas
integrarão a receita dos respectivos Entes para fins de endividamento, repartição e para o cálculo dos
limites da despesa com pessoal ativo e inativo.
b) Em casos excepcionais, devidamente motivados pelo gestor público, é possível a aplicação dos
recursos provenientes das emendas parlamentares individuais para o pagamento de despesas com
pessoal e encargos sociais relativas aos ativos e inativos, bem como pensionistas.
c) Os recursos advindos das emendas individuais impositivas serão alocados por meio de
transferência especial, sendo que o montante será repassado diretamente ao ente federado
beneficiado, independentemente de celebração de convênio ou de instrumento congênere; ou, então,
por meio de transferência com finalidade definida, sendo que os recursos serão vinculados à
programação estabelecida na emenda.
d) As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 2% (dois por
cento) da receita corrente líquida do exercício anterior ao do encaminhamento do projeto, devendo a
totalidade desse percentual ser destinada a ações e serviços públicos de saúde.
405) 
406) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2558546
FGV - APO (Pref RJ)/Pref RJ/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Um deputado estadual apresentou, junto à Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa e
dentro do prazo adequado, emenda ao projeto de lei orçamentária anual (Ploa) do Estado Alfa que
acarretava aumento de despesa. O deputado estava ciente de que tal emenda somente poderia ser
aprovada caso indicasse os recursos necessários a custear esses novos gastos, os quais deveriam ser
provenientes de anulação de outras dotações.
 
A dotação que pode ser objeto de anulação para fins de custeio do aumento previsto nessa emenda
parlamentar é a anulação de despesa que recaia sobre dotação referente a:
a) transferências de parcela do ICMS do Estado para os Municípios;
b) pagamento do serviço da dívida pública estadual;
c) pagamento dos servidores públicos estaduais inativos;
d) pagamento dos pensionistas de servidores públicos estaduais falecidos;
e) obras de infraestrutura.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2560243
IBADE - Proc JP (RBPREV)/RBPREV/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Os entes federados têm a obrigação de, por lei, definir o orçamento público anual. Sobre a lei
orçamentária anual, nas esferas Federal, Estadual, Distrital e Municipal, é correto afirmar que:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2558546
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2560243
407) 
a) seu projeto deverá ser acompanhado de demonstrativo do efeito, sobre as receitas e despesas,
decorrentes da concessão de anistia de tributos.
b) poderá prever a desvinculação de receitas legalmente vinculadas a finalidade específica.
c) poderá prever, independentemente do plano plurianual ou de lei específica, a dotação para
investimento com duração superior a um exercício financeiro.
d) no valor de até 10% (dez por cento) do limite de gastos previstos para o exercício, poderá
consignar crédito com finalidade não especificada,além da reserva de contingência.
e) a reserva de contingência será estabelecida conforme a receita corrente bruta e de acordo com o
previsto no plano plurianual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2657971
IPPEC - CI (Mampituba)/Pref Mampituba/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
A respeito da Lei Orçamentária Anual, marque a opção CORRETA.
a) O orçamento da seguridade social refere-se às empresas em que o Estado, direta ou
indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
b) O orçamento de investimentos abrange todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da
administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder
Público.
c) O orçamento fiscal refere-se aos poderes Executivo Legislativo e Judiciário, seus fundos, órgãos e
entidades da administração direta e indireta inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder
público.
d) Obedecida a Lei de Responsabilidade Fiscal, elabora-se o Orçamento Anual, onde são
programadas as ações a serem executadas, visando a alcançar os objetivos determinados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2657971
408) 
e) Integrará a Lei Orçamentária Anual o Anexo de Metas Fiscais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2558524
FGV - APO (Pref RJ)/Pref RJ/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Um ente municipal foi notificado de que o Município foi contemplado com uma emenda
parlamentar inserida no orçamento da União, obtida por um deputado federal com base eleitoral na
região. Os recursos relativos à emenda serão alocados ao Município por meio de uma transferência
especial.
 
Para executar os referidos recursos, o ente municipal, resguardadas disposições e vedações legais
específicas, deve:
a) alocar pelo menos 70% dos recursos em despesas de capital;
b) aplicar pelo menos 50% dos recursos nas áreas de saúde e educação;
c) apresentar plano de aplicação e prestação de contas ao Tribunal de Contas da União;
d) celebrar um convênio ou instrumento congênere com a União;
e) vinculá-los à programação estabelecida na emenda parlamentar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2587009
FURB - FTri (Dr Pedrinho)/Pref Dr Pedrinho/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2558524
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2587009
409) 
410) 
No final do ano de 2022, foi sancionada e publicada pelo Governador do Estado a Lei Orçamentária
Anual para o Exercício de 2023. Considerando o conteúdo do orçamento anual estadual, é correto
afirmar que ela:
a) Estima a receita e fixa a despesa do Poder Executivo e do Poder Legislativo do Estado e dos
Municípios.
b) Estima a receita e fixa a despesa somente do Poder Executivo Estadual.
c) Estima a receita e fixa a despesa do Poder Executivo do Estado e dos Municípios.
d) Fixa a receita e estima a despesa do Poder Executivo Estadual, assim como do Poder Legislativo,
do Tribunal de Contas do Estado e das Organizações Sociais.
e) Estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2023.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2656807
AVANÇASP - FTrib (SL da Serra)/Pref SL da Serra/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Ainda de acordo com a Lei nº 4.320/1964, julgue as afirmativas a seguir entre falsas (F) ou
verdadeiras, assinalando a alternativa com a sequência correta.
 
( ) A Lei do Orçamento poderá sofrer alterações durante a execução orçamentária através de
créditos adicionais, os quais podem ser classificados em complementares, especiais e ordinários.
 
( ) As receitas e despesas são classificadas, segundo sua categoria econômica, em correntes, de
capital e neutras.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2656807
411) 
( ) A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a
política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de
unidade universalidade e anualidade.
a) V - F - V.
b) F - V - F.
c) V - F - F.
d) F - F - V.
e) F - V - V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2558505
FGV - APO (Pref RJ)/Pref RJ/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
As disposições legais relativas ao orçamento anual dos entes públicos estabelecem que, para fins
de execução orçamentária, o exercício financeiro deve coincidir com o calendário civil. Mais recentemente
a LRF reforçou a necessidade de compatibilidade da Lei Orçamentária Anual (LOA) com o PPA,
atendendo ao princípio do planejamento.
 
Nesse contexto, a LOA de um dado exercício:
a) deve especificar reserva de contingência, desde que alinhada aos programas previstos no PPA;
b) deve priorizar as despesas correntes obrigatórias de caráter continuado, conforme critérios
previstos na LDO;
c) não pode conter despesas incrementalistas em relação ao exercício anterior;
d) pode autorizar a abertura de créditos adicionais especiais relativos a programas previstos no PPA;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2558505
412) 
413) 
e) pode conter previsões de despesas para exercícios seguintes, especificando investimentos
plurianuais e em andamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2558508
FGV - APO (Pref RJ)/Pref RJ/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Um ente público municipal recebeu recursos decorrentes de uma emenda individual impositiva
apresentada ao projeto de lei orçamentária da União.
 
A modalidade da emenda foi transferência especial, na qual o ente deve observar que os recursos:
a) deverão ser aplicados integralmente em despesas de capital pelo ente beneficiado;
b) não integrarão a receita do ente beneficiado para o cálculo dos limites de endividamento;
c) poderão ser aplicados em despesas correntes, desde que nas áreas de saúde e educação;
d) serão aplicados nas áreas de competência constitucional da União;
e) serão repassados ao ente beneficiado mediante celebração de convênio ou de instrumento
congênere.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2612919
Legalle - AnaDP (DPE PA)/DPE PA/Ciências Econômicas/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Afirma-se que o orçamento público é o instrumento de planejamento que detalha a previsão dos
recursos a serem arrecadados e a destinação desses recursos a cada ano. Nesse sentido, é o dispositivo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2558508
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2612919
414) 
legal pelo qual se apresenta a programação dos gastos governamentais, bem como a previsão das
receitas para custear esses gastos, composto pelo Orçamento Fiscal, pelo Orçamento da Seguridade
Social e pelo Orçamento de Investimento das Empresas Estatais:
a) Código Tributário Nacional.
b) Lei de Diretrizes Orçamentárias.
c) Plano Plurianual.
d) Lei Orçamentária Anual.
e) Lei de Responsabilidade Fiscal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2669501
CESGRANRIO - Prof Jr (LIQUIGÁS)/LIQUIGÁS/Ciências Econômicas/2015
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
No Brasil, a Lei Orçamentária Anual (LOA)
a) contém um Anexo de Metas Fiscais, estabelecendo os objetivos fiscais anuais em valores
monetários correntes e constantes.
b) contém uma Avaliação do cumprimento das Metas Fiscais relativas ao ano anterior.
c) contém um Anexo de Riscos Fiscais com a situação de passivos contingentes capazes de afetar as
contas públicas.
d) compreende o Orçamento Fiscal, o Orçamento de Investimento das empresas, nas quais a união
detém a maioria do capital social votante, e o Orçamento da Seguridade Social.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2669501415) 
416) 
e) define os critérios para a concessão ou ampliação de incentivos e benefícios fiscais que impliquem
renúncia fiscal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2322779
CESGRANRIO - Aud (CEFET RJ)/CEFET RJ/2014
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
No Projeto de Lei Orçamentária Anual, os recursos e autorizações de despesas referentes a uma
entidade autárquica que regula a área de inovação e tecnologia devem constar no orçamento
a) financeiro
b) especial
c) setorial
d) fiscal
e) de investimento
www.tecconcursos.com.br/questoes/286498
CESGRANRIO - AGC (EPE)/EPE/Contabilidade/2014
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
A Lei nº 12.919, de 24 de setembro de 2013, dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e
execução da Lei Orçamentária de 2014 e dá outras providências.
A aludida Lei, no Capítulo II, trata da estrutura e organização dos orçamentos, apresentando no seu Art.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2322779
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/286498
417) 
5º alguns entendimentos para efeitos da Lei, sendo um deles a “quantidade estimada para o produto no
exercício financeiro”.
Tal conceito reporta-se diretamente ao entendimento de
a) concedente
b) meta física
c) subtítulo
d) unidade de medida
e) unidade orçamentária
www.tecconcursos.com.br/questoes/2405724
CESGRANRIO - Prof Jr (LIQUIGÁS)/LIQUIGÁS/Auditoria/2013
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
A lei orçamentária anual tem limitações na sua elaboração estabelecidas por
a) decreto do Poder Executivo
b) resolução da Câmara dos Deputados
c) decreto legislativo do Senado
d) lei de diretrizes orçamentárias
e) regulamento administrativo
www.tecconcursos.com.br/questoes/297713
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Orçamento e Finanças/2013
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2405724
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/297713
418) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Observe as afirmações a seguir concernentes à Lei Orçamentária Anual (LOA).
I – A LOA define a gestão dos recursos públicos, ou seja, as despesas do exercício são executadas
com base nas autorizações feitas por meio dela, salvo por mecanismo de créditos adicionais.
II – O projeto de lei da LOA deve ser aprovado até o fim do período da sessão legislativa (22 de
dezembro).
III – O projeto de lei da LOA é orientado pela Lei de Diretrizes Orçamentárias, a fim de contemplar
as prioridades contidas no Plano Plurianual (PPA) e perseguir as metas definidas no exercício
financeiro.
Está correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2407375
CESGRANRIO - Prof Jr (LIQUIGÁS)/LIQUIGÁS/Ciências Econômicas/2013
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2407375
419) 
420) 
A Lei Orçamentária Anual estabelece as ações a serem executadas para viabilizar as diretrizes,
objetivos e metas do Plano Plurianual (PPA).
 
Em consequência, essa lei
a) compreende o orçamento da seguridade social e de todos os órgãos e entidades a ela
relacionados.
b) inclui os investimentos de todas as empresas no país, públicas e privadas.
c) orienta a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
d) possui vigência plurianual como o PPA.
e) substitui a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2405710
CESGRANRIO - Prof Jr (LIQUIGÁS)/LIQUIGÁS/Auditoria/2013
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Um cidadão, preocupado com as questões orçamentárias, procura entender o mecanismo de
transferência de valores entre entidades públicas.
 
Ele constata que, em termos orçamentários, as cotas de receita que uma entidade pública deve transferir
a outra devem ser incluídas no orçamento da entidade obrigada a transferência como
a) receita
b) crédito
c) despesa
d) suplemento
e) complemento
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2405710
421) 
422) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/297732
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Orçamento e Finanças/2013
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
A elaboração do orçamento determina a apresentação de tabelas com receitas e despesas para
análise e aprovação dos órgãos que irão participar do ato decisório final.
Dentre os itens obrigatórios da proposta, deve constar a receita
a) prevista para o exercício a que se refere a proposta.
b) prevista para os dois exercícios posteriores à proposta.
c) referida para o triênio posterior à proposta.
d) referida para o quadriênio posterior à proposta.
e) projetada para os cinco anos posteriores ao orçamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/199523
CESGRANRIO - Ana (FINEP)/FINEP/Crédito, Finanças e Orçamento/2011
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Dos três orçamentos que compõem o Orçamento Geral da União (OGN), aquele que envolve
impostos e despesas da administração pública, englobando as Fundações, mantidas pelo Estado, e os
Três Poderes, é o
a) Orçamento de Investimentos das Empresas Estatais Federais
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/297732
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/199523
423) 
b) Orçamento Fiscal
c) Orçamento da Seguridade Social
d) Orçamento-Programa
e) Orçamento Plurianual
www.tecconcursos.com.br/questoes/199863
CESGRANRIO - Ana (FINEP)/FINEP/Auditoria/2011
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
De acordo com o § 7º do art. 165 da Constituição Federal de 1988 e suas atualizações, uma das
funções dos orçamentos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) é a de reduzir as desigualdades
inter-regionais.
 
O orçamento que está EXCLUÍDO desse propósito é o
a) econômico
b) fiscal
c) plurianual
d) da seguridade social
e) de investimento das empresas estatais
www.tecconcursos.com.br/questoes/199861
CESGRANRIO - Ana (FINEP)/FINEP/Auditoria/2011
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/199863
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/199861
424) 
425) 
A Lei Orçamentária Anual (LOA) conterá os orçamentos fiscais, de investimento das empresas
estatais e da seguridade social.
 
Em relação ao orçamento da seguridade social, a maior fonte de financiamento (receita) desse
orçamento é
a) patrimonial
b) tributária
c) transferências correntes
d) de contribuições
e) de serviços
www.tecconcursos.com.br/questoes/199525
CESGRANRIO - Ana (FINEP)/FINEP/Crédito, Finanças e Orçamento/2011
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
O Executivo tem a responsabilidade e a iniciativa de propor, em relação ao Sistema de
Planejamento e Orçamento, o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei de
Orçamento Anual (LOA). A LOA trata de
a) definir as metas e prioridades em termos de programas a executar pelo Governo, estabelecendo,
entre outras coisas, as metas e prioridades para o exercício financeiro subsequente.
b) definir as responsabilidades do administrador público em relação aos orçamentos da União,
Estados e Municípios.
c) definir os propósitos, objetivos e metas para as quais a administração solicita os fundos
necessários e de identificar os custos dos programas propostos para seu alcance.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/199525
426) 
427) 
d) disciplinar todos os programas e ações do governo federal no exercício, sendo responsável pela
estimativa dasreceitas e autorização das despesas do Governo de acordo com a previsão de
arrecadação.
e) estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração para as
despesas de capital e outras delas decorrentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2690226
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Planejamento, Orçamento e Finanças/2010
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
De acordo com o disposto na atual Constituição da República Federativa do Brasil, a lei
orçamentária anual contempla os seguintes orçamentos:
a) participativo, previdenciário e atuarial.
b) misto, derivado e legislativo.
c) plurianual, monetário e de investimentos.
d) previdenciário, monetário e social.
e) fiscal, da seguridade social e de investimento das estatais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2690207
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Planejamento, Orçamento e Finanças/2010
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
O Orçamento Geral da União (OGN) é composto por três orçamentos. Aquele que engloba os
impostos e despesas da administração pública, aí incluídas as fundações mantidas pelo Estado e os três
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2690226
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2690207
428) 
poderes, constitui o Orçamento
a) de Investimento das Empresas Estatais.
b) da Seguridade Social.
c) Fiscal.
d) Plurianual.
e) Programa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2689067
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Gestão e Infraestrutura/2010
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
O Orçamento Geral da União (OGN) é composto por três orçamentos. Aquele que engloba os
impostos e despesas da administração pública, aí incluídas as fundações mantidas pelo Estado e os três
poderes, constitui o Orçamento
a) de Investimento das Empresas Estatais.
b) da Seguridade Social.
c) Fiscal.
d) Plurianual.
e) Programa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2689084
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Gestão e Infraestrutura/2010
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2689067
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2689084
429) 
430) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
De acordo com o disposto na atual Constituição da República Federativa do Brasil, a lei
orçamentária anual contempla os seguintes orçamentos:
a) participativo, previdenciário e atuarial.
b) misto, derivado e legislativo.
c) plurianual, monetário e de investimentos.
d) previdenciário, monetário e social.
e) fiscal, da seguridade social e de investimento das estatais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2680706
CESGRANRIO - Cont (FUNASA)/FUNASA/2009
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
A Lei Orçamentária Anual (LOA) engloba o(s)
a) Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o orçamento-programa.
b) Plano Plurianual e o orçamento base-zero.
c) orçamento de receitas e despesas, o orçamento de créditos adicionais e o orçamento de reservas
especiais.
d) orçamento fiscal, o orçamento de investimentos das estatais e o orçamento da seguridade social.
e) orçamentos dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2681502
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2680706
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2681502
431) 
CESGRANRIO - Cont (FUNASA)/FUNASA/2009
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Pode-se conceituar orçamento como ferramenta legal de planejamento, em que são apresentadas
as receitas e despesas que serão realizadas pelo ente, em um determinado período, objetivando a
execução de programas de governo (manutenção e investimentos), bem como as transferências legais e
voluntárias, os pagamentos de dívidas e outros encargos decorrentes da atividade estatal.
As receitas e despesas descritas neste conceito referem-se a
Receitas Despesas
a) 
previstas fixadas
b) 
previstas previstas
c) 
orçadas previstas
432) 
d) 
recebidas diferidas
e) 
arrecadadas empenhadas
www.tecconcursos.com.br/questoes/519266
CESGRANRIO - Ass Tec (DETRAN AC)/DETRAN AC/2009
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
O Orçamento Geral da União é iniciado com um texto elaborado pelo Poder Executivo e entregue
ao Poder Legislativo para discussão, aprovação e conversão em lei, sendo composto pelo Orçamento
Fiscal, Orçamento da Seguridade Social e Orçamento de Investimento das Empresas Estatais Federais.
 
Neste caso, entende-se por Orçamento Fiscal
a) previsão orçamentária dos impostos a serem pagos ou a serem recolhidos pelos diferentes tipos
de empresas e instituições.
b) documento legal que contém programas e ações vinculados a um processo de planejamento
público, com objetivos e metas a alcançar no exercício, ultrapassando um mero documento de
previsão da arrecadação e autorização do gasto.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/519266
433) 
c) o que trata das empresas em que o Estado detenha a maioria do capital social com direito a voto,
responsável pelo montante total das receitas de capital a ser investido pelos órgãos públicos.
d) aquele relativo às entidades de Seguridade Social a ela vinculadas, fundos e fundações mantidas
pelo poder público, correspondendo à ação do governo em três setores: saúde, previdência e
assistência social.
e) aquele que abrange os impostos e as despesas de toda a administração pública, incluindo os três
Poderes e as fundações mantidas pelo Estado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/82282
CESGRANRIO - PB (BNDES)/BNDES/Contabilidade (Ciências Contábeis)/2009
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
A Lei de Diretrizes Orçamentárias compreende as metas e prioridades da administração, incluindo
as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.
A Lei Orçamentária Anual obedecerá à orientação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e compreenderá:
orçamento fiscal;
orçamento de investimentos das empresas estatais;
orçamento de seguridade social.
O orçamento fiscal demonstrará a ação governamental referente à(aos)
a) identificação das necessidades de curto prazo das entidades de economia mista e autarquias
vinculadas ao sistema financeiro nacional, bem como aos órgãos de seguridade social.
b) União, aos Estados e aos Municípios, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e
indireta, aos investimentos das empresas e aos órgãos, fundos e entidades vinculados ao sistema de
seguridade social.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/82282
434) 
c) poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta
e indireta, excluídos os investimentos das empresas e os órgãos, fundos e entidades vinculados ao
sistema de seguridade social.
d) órgãos responsáveis pela saúde, previdência social e assistência social, tendo em vista as metas e
prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias, assegurada a cada área a gestão de
seus recursos.
e) órgãos responsáveis pela saúde, previdência social e assistência social, seus fundos, órgãos e
entidades da administração direta e indireta, excluídos os investimentos das empresas e as aplicações
financeiras de curto prazo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2680955
CESGRANRIO - AA (ANP)/ANP/Contabilidade/2008
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Os créditos orçamentários representam o
a) processo de gestão aplicada sobre os recursos orçamentários.
b) processo de aplicação de recursos em gastos que representem a essência da ação do governo.
c) instrumento utilizado pelo governo para especificar os recursos para execução dos programasde
trabalho.
d) modo de autorização de despesas não orçamentárias ou insuficientemente dotadas no orçamento.
e) conjunto de procedimentos que caracterizam a estrutura do orçamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/176819
CESGRANRIO - Ana Amb (INEA)/INEA/Contador/2008
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2680955
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/176819
435) 
436) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
O Artigo 15 da Lei 4.320/64 determina que, na Lei do Orçamento, a discriminação da despesa
deverá ser feita, no mínimo, por elementos. O parágrafo 1º do mesmo artigo desdobra elementos em
despesa com
a) aquisição de patrimônio, reforma de logradouros públicos, pagamento da dívida ativa e re-
equipamento de órgãos estatais.
b) pessoal, material, serviços, obras e outros meios de que se serve a administração pública para
consecução dos seus fins.
c) pessoal terceirizado, aquisição de patrimônio e reforma de logradouros.
d) construção de escolas, pagamento de dívida ativa, reposição de deficit de caixa.
e) serviços, manutenção de prédios públicos e praças, bens móveis para entes estatais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2681165
CESGRANRIO - AA (ANP)/ANP/Geral/2008
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Considere os elementos a seguir.
 
I – União
 
II – Estados
 
III – Municípios
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2681165
437) 
IV – Algumas entidades privadas
 
O Orçamento Público abrange:
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2700629
CESGRANRIO - PPNS (PETROBRAS)/PETROBRAS/Direito/2006
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
O orçamento fiscal previsto na Constituição Federal se caracteriza por conter:
a) o orçamento monetário.
b) o plano plurianual e as diretrizes orçamentárias.
c) a previsão das despesas de capital, bem como as relativas aos programas de duração continuada,
estabelecendo os programas e as metas governamentais de longo prazo.
d) as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o
exercício subseqüente, dispondo, ainda, sobre as alterações na legislação tributária e a política de
aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2700629
438) 
e) todas as receitas e despesas da União, nas esferas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário,
bem como os seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações
instituídas e mantidas pelo Poder Público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1817540
CESGRANRIO - AA (ANM)/ANM/Gestão Institucional/2006
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Analisando as características da Lei Orçamentária Anual (LOA), NÃO é possível afirmar que:
a) é instrumento de planejamento orçamentário de longo prazo.
b) compreende 3 sub-orçamentos: orçamento fiscal, de investimentos e da seguridade social.
c) tem seus prazos de encaminhamento fixados, no âmbito da União, pelo Ato das Disposições
Constitucionais Transitórias (ADCT), até a entrada em vigor de lei complementar prevista na
Constituição.
d) terá seu projeto acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e
despesas, decorrentes de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira,
tributária e creditícia.
e) no que concerne aos sub-orçamentos fiscal e de investimentos, estes terão a função de reduzir
desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1817493
CESGRANRIO - AA (ANM)/ANM/Contabilidade/2006
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1817540
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1817493
439) 
440) 
O orçamento fiscal deve demonstrar a ação governamental dos Poderes Legislativo, Executivo e
Judiciário, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, sendo, entretanto,
excluídos:
a) exclusivamente o orçamento da Petrobras, em virtude de possuir vínculo próprio conhecido como
“Conta Petróleo”.
b) as agências reguladoras, agências de fomento, Banco Central e BNDES.
c) os investimentos das empresas e os órgãos, fundos e entidades vinculados ao sistema de
seguridade social.
d) os Tribunais de Contas da União, Estados e Municípios, que possuem orçamento próprio vinculado
a créditos adicionais.
e) programas sociais como Bolsa Família, Bolsa Escola e outros, que têm designação orçamentária
específica oriunda de créditos suplementares.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2693415
CESGRANRIO - ES (SEMSA Manaus)/Pref Manaus/Contador/2005
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Os recursos para execução dos programas de trabalho do governo são especificados por meio de:
a) créditos orçamentários.
b) lançamentos especiais.
c) fluxo de caixa projetado.
d) receita arrecadada.
e) autorizações de despesas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2693415
441) 
442) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2667979
CESGRANRIO - AA (ANP)/ANP/Contabilidade/2005
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
A Lei Orçamentária Anual – LOA obedecerá à orientação da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO
e compreenderá os orçamentos:
a) plurianual, anual e semestral.
b) tributário, de investimentos dos órgãos públicos e da assistência social.
c) fiscal, de investimentos das empresas estatais e de seguridade social.
d) do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.
e) da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2685580
CESGRANRIO - Cont (CP II)/CP II/2004
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
O Artigo 23 da Lei 4.320/64 reza que as receita-se despesas de capital serão objeto de um quadro
de recursos e de aplicação de capital, aprovado por decreto do Poder Executivo, abrangendo, no mínimo,
um:
a) quinquênio.
b) quadriênio.
c) triênio.
d) biênio,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2667979
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2685580
443) 
444) 
e) exercício.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2685531
CESGRANRIO - Cont (CP II)/CP II/2004
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
De acordo com o Artigo 26 da Lei 4.320/64, a proposta orçamentária conterá;
a) o programa anual atualizado dos investimentos, inversões financeiras e transferências previstas no
Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital.
b) os empenhos que corem à conta de créditos com vigência plurianual que não tenham sido
liquidado se que serão computados como restos a pagar no último ano de vigência do crédito.
c) a justificação pormenorizada de cada dotação solicitada, com a indicação dos atos de aprovação
de projetos & orçamentos de obras públicas, para cujo Início ou prosseguimento ela se destina.
d) as dotações superiores aos quantitativos previamente fixados em resolução do Poder Legislativo
para concessão de auxílios e subvenções.
e) tabelas explicativas da despesa prevista, segregada da despesa empenhada, e as receitas
necessárias para sua execução.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2685528
CESGRANRIO - Cont (CP II)/CP II/2004
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - LOA - Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e
Lei nº 4.320/1964)
Nos termos da Lei 4.320/64, Art. 2º, o orçamento conterá a discriminação da receita e da despesa,
de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho doGoverno, obedecidos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2685531
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2685528
445) 
os princípios de:
a) substancialidade, formalidade e legalidade.
b) equilibrio, exclusividade e uniformidade.
c) subjetividade, objetividade e funcionalidade.
d) unidade, universalidade e anualidade.
e) especificidade, publicidade e clareza.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2549878
SUSTENTE - Estag (TCE PE)/TCE PE/Ciências Contábeis/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Analise as assertivas e responda.
 
I – Plano Plurianual.
 
II – Lei Orçamentária Anual.
 
III – Lei de Diretrizes Orçamentárias.
 
A execução orçamentária trata do processo de arrecadação das receitas e de realização das despesas
autorizadas pelos instrumentos de planejamento e de orçamento. Nesse sentido, é CORRETO afirmar
que, das assertivas dispostas, seja instrumento de planejamento e gestão orçamentária no Brasil.
a) I apenas.
b) II e III apenas.
c) II apenas.
d) I e II apenas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2549878
446) 
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2645731
AVANÇASP - CI (DAE SBO)/DAE SBO/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Com base nas disposições constitucionais acerca das finanças públicas e do orçamento, julgue as
afirmativas a seguir, atribuindo (V) para verdadeiro e (F) para falso, e assinale a alternativa que
contenha a sequência correta.
 
( ) A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos
e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e
para as relativas aos programas de duração continuada.
 
( ) A Lei Orçamentária Anual compreenderá o orçamento fiscal, o orçamento monetário das
instituições financeiras oficiais, o orçamento de investimento das estatais e o orçamento do Sistema
Único de Saúde.
 
( ) No âmbito da União, as emendas individuais impositivas apresentadas ao projeto de lei
orçamentária anual poderão alocar recursos a Estados, ao Distrito Federal e a Municípios por meio
de transferência especial ou transferência com finalidade definida.
a) V – F – V.
b) V – V – F.
c) F – F – V.
d) V – F – F.
e) F – V – V.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2645731
447) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2651084
COMPEC UFAM - Adm (UFAM)/UFAM/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
De acordo com a Constituição Federal de 1988, o processo orçamentário compreende a elaboração
e a execução de três leis: o plano plurianual (PPA), as diretrizes orçamentárias (LDO) e os orçamentos
anuais (LOA). Sobre essas leis, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O PPA estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para as despesas
de capital e outras delas decorrentes e para a s relativas aos programas de duração continuada.
 
II. A LDO dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das
agências financeiras oficiais de fomento.
 
III. A LOA compreende o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e
entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder
Público.
 
IV. A LOA deve ser elaborada de forma compatível com o PPA e a LDO, atendendo aos princípios
orçamentários da unidade, universalidade, anualidade, equilíbrio, exclusividade e especificação.
 
V. A LDO orienta a elaboração da LOA, definindo as metas e prioridades da administração pública
federal para o exercício financeiro subsequente, incluindo as despesas de capital para o exercício
posterior ao seguinte.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2651084
448) 
c) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2620246
FGV - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Ciências Sociais/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
A formulação das políticas públicas governamentais vale-se de instrumentos de planejamento
próprios do setor público, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei
Orçamentária Anual (LOA).
 
A respeito desses instrumentos de planejamento e orçamento, assinale a afirmativa correta.
a) O PPA tem como principais objetivos estimar a receita e fixar a programação das despesas para o
exercício financeiro.
b) A LDO fiscaliza as políticas públicas e avalia se as metas do exercício anterior foram alcançadas.
c) A LOA tem como função estabelecer diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração
pública.
d) O PPA tem uma vigência que não coincide com a do mandato presidencial, para garantir que os
programas não sejam interrompidos.
e) A LDO estabelece a transparência da gestão fiscal, para prevenir desvios capazes de afetar o
equilíbrio das contas públicas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2601964
FURB - Cont (SAMAE JS)/SAMAE JS/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2620246
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2601964
449) 
450) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Em relação aos pilares do planejamento governamental que são o Plano Plurianual (PPA), a Lei de
Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), é correto afirmar que:
a) A lei orçamentária anual compreenderá as metas e prioridades da administração pública, exceto
as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, disporá sobre as alterações na
legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de
fomento.
b) A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá o orçamento fiscal, o orçamento de investimento e
o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da
administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder
Público.
c) Os orçamentos fiscais e de investimento, compatibilizados com a lei de diretrizes orçamentárias,
terão entre suas funções a de reduzir desigualdades regionais, segundo critério populacional.
d) O projeto de lei do Plano Plurianual será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito,
sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de
natureza financeira, tributária e creditícia.
e) A lei orçamentária anual não contém as despesas que se pretende executar nos exercícios
seguintes, programadas como investimentos plurianuais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2629036
ADM&TEC - AAd (Pref Timbaúba)/Pref Timbaúba/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Analise as afirmativas a seguir:
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2629036
451) 
I. A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da
despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e
contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.
 
II. O Plano Plurianual (PPA) é um dos principais instrumentos de planejamento governamental e
compreenderá o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente,
detenha a maioria do capital social com direito a voto.
 
III. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada mensalmente e objetiva detalhar as metas
e prioridades da administração para o ano subsequente, além de orientar a Lei Orçamentária Anual
(LOA).
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Nenhuma afirmativa está correta.
c) Apenas uma afirmativa está correta.
d)Apenas duas afirmativas estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2558536
FGV - APO (Pref RJ)/Pref RJ/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
A lei complementar tem papel de destaque no Direito Financeiro, uma vez que diversas matérias
desse ramo do Direito devem ser exclusivamente por ela regulamentadas.
 
Dentre as opções abaixo, à luz da Constituição da República de 1988, exige lei complementar para sua
edição a lei que:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2558536
452) 
a) institui o plano plurianual;
b) institui as diretrizes orçamentárias;
c) institui o orçamento anual;
d) abre créditos adicionais suplementares;
e) estabelece condições para a instituição e o funcionamento de fundos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2651617
CPCON UEPB - FTri (Pref Catolé R)/Pref Catolé do Rocha/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Sobre a Constituição Federal, a Lei nº 4.320/64 e a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de
2000:
 
( ) A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) compreenderá as metas e prioridades da administração
pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com
a trajetória sustentável da dívida pública.
 
( ) O sistema orçamentário brasileiro é composto de leis orçamentárias, dos órgãos envolvidos no
processo orçamentário e das normas que regem a elaboração e execução dessas leis.
 
( ) São leis orçamentárias: Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei
Orçamentária Anual (LOA).
 
( ) A LDO é a lei orçamentária que faz a ligação entre o PPA e a LOA. Ela cumpre diversas funções
definidas pela Constituição Federal e pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2651617
453) 
( ) Os planos, orçamentos e as leis de diretrizes orçamentárias são instrumentos de transparência
da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso
público.
 
Julgue as assertivas em (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa CORRETA:
a) V, V, F, V, F.
b) V, F, V, F, V.
c) V, V, V, F, F.
d) F, V, V, F, V.
e) V, V, V, V, V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2655825
AVANÇASP - CCI (SL da Serra)/Pref SL da Serra/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
A Constituição da República de 1988 determinou que são três os instrumentos de planejamento e
execução dos programas de governo: O Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei
Orçamentária Anual.
 
Sobre estes instrumentos, analise as afirmativas a seguir, julgando-as entre verdadeira (V) ou falsa (F), e
assinale a alternativa que contém a sequência correta.
 
( ) A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelecerá as diretrizes, objetivos e metas da administração
para as despesas de capital e outras dela decorrentes.
 
( ) A Lei Orçamentária Anual poderá conter autorização para abertura de créditos suplementares e
operações de crédito, hipótese que configura uma exceção ao princípio orçamentário da
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2655825
454) 
exclusividade.
 
( ) O Plano Plurianual compreenderá as metas e prioridades da administração, incluindo as despesas
de capital para o exercício subsequente.
a) F - V - V.
b) F - V - F.
c) V - V - F.
d) F - F - V.
e) V - F - F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2629067
ADM&TEC - Aux (Pref Timbaúba)/Pref Timbaúba/Contábil/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Analise as afirmativas a seguir:
 
I. A lei orçamentária anual compreenderá o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as
entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e
fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.
 
II. A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública
federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a
elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e
estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
 
Marque a alternativa CORRETA:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2629067
455) 
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é a falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2629064
ADM&TEC - Aux (Pref Timbaúba)/Pref Timbaúba/Contábil/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Analise as afirmativas a seguir:
 
I. O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 e é composto por
três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei
Orçamentária Anual - LOA.
 
II. Cabe ao PPA, anualmente, enunciar as políticas públicas e respectivas prioridades para o
exercício seguinte.
 
III. A LDO com vigência de quatro anos, tem como função estabelecer as diretrizes, objetivos e
metas de médio prazo da administração pública.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Nenhuma afirmativa está correta.
c) Apenas uma afirmativa está correta.
d) Apenas duas afirmativas estão corretas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2629064
456) 
457) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2604289
ADM&TEC - Ag (CM Toritama)/CM Toritama/Administrativo/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Analise as informações a seguir:
 
I. À luz da Constituição Federal de 1988, as leis de iniciativas do poder executivo estabelecerão o
plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais.
 
II. A Lei Orçamentária Anual proverá recursos para a execução das ações necessárias ao alcance
das metas e contempla apenas o orçamento fiscal e da seguridade social.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2569969
NOSSO RUMO - PMun (sSão Carlos)/Pref São Carlos/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Assinale a alternativa correta.
a) A proposta de lei orçamentária anual deve ser encaminhada pelo Governo Federal ao Congresso
Nacional até o dia 15 de abril de cada ano.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2604289
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2569969
458) 
b) A proposta da lei de diretrizes orçamentárias deve ser encaminhada pelo Governo Federal ao
Congresso Nacional até o dia 15 de abril de cada ano.
c) A proposta da lei de diretrizes orçamentárias deve ser encaminhada pelo Governo Federal ao
Congresso Nacional até o dia 31 de agosto de cada ano.
d) A proposta da lei de diretrizes orçamentárias deve ser encaminhada pelo Governo Federal ao
Congresso Nacional até o dia 31 de dezembro de cada ano.
e) O Governo Federal não tem prazo para envio ao Congresso Nacional da proposta da lei de
diretrizes orçamentárias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2654221
COMPEC UFAM - Tec (UFAM)/UFAM/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Em relação ao Orçamento Público, assinale V, para verdadeiro, ou F, para falso, nas afirmativas a
seguir:
 
( ) O orçamento da Seguridade Social abrange as áreas da previdência, assistência social e saúde.
 
( ) A Constituição Federal de 1988 não devolveu ao Congresso Nacional a prerrogativa de participar
efetivamente do orçamento.
 
( ) Todas as despesas constantes na lei orçamentária devem ser obrigatoriamente realizadas pelos
governantes.
 
( ) Não é permitida a execução de nenhuma obra, pagamento de serviços e de outras despesasque
não estejam autorizadas pela lei orçamentária.
 
Assinale a alternativa que preenche, CORRETAMENTE, com V ou F, de cima para baixo:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2654221
459) 
a) V – F – F – V
b) V – F – V – F
c) F – F – V – V
d) V – F – F – F
e) V – V – V – F
www.tecconcursos.com.br/questoes/2581062
VUNESP - Ana (Pref SP)/Pref SP/Planejamento e Desenvolvimento Organizacional/Ciências
Contábeis/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Assinale a alternativa correta sobre os instrumentos de planejamento públicos.
a) A Lei Orçamentária, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei de Responsabilidade Fiscal devem
ser aprovadas anualmente pelo Congresso Nacional.
b) A Lei de Diretrizes Orçamentárias contém, entre outros temas, as metas e prioridades do Governo
Judiciário Federal.
c) O Plano Plurianual é composto pelo orçamento fiscal, orçamento da seguridade social e o
orçamento de investimentos das empresas.
d) No Governo Federal, o Projeto de Lei Orçamentária deve ser enviado até 31 de agosto de cada
ano.
e) Apesar de não ser instituído por lei, o Plano Plurianual faz parte do processo orçamentário e deve
ser proposto pelo Poder Executivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2622378
FUNDATEC - Ana Sup (CAU RS)/CAU RS/Sem Área/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2581062
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2622378
460) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Joana Santos recentemente iniciou as aulas de um curso de orçamento público, visto que foi
designada para atuar no departamento de orçamento e finanças de uma determinada entidade pública. A
primeira lição tratou dos instrumentos de planejamento e orçamento da Administração Pública. Sendo
assim, a estudante fez anotações sobre os instrumentos e seus conceitos. Relacione a Coluna 1 à Coluna
2, associando cada instrumento à sua descrição.
 
Coluna 1
 
1. Plano Plurianual.
2. Lei de Diretrizes Orçamentárias.
3. Lei Orçamentária Anual.
 
Coluna 2
 
( ) É o instrumento de planejamento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes,
objetivos e metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas
decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
 
( ) Compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas
de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária
anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação
das agências financeiras oficiais de fomento.
 
( ) Deve estar acompanhado(a) de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e
despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza
financeira, tributária e creditícia.
 
461) 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 1 – 3 – 2.
b) 3 – 2 – 1.
c) 1 – 2 – 3.
d) 2 – 3 – 1.
e) 2 – 1 – 3.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2707148
FGV - AL (CAM DEP)/CAM DEP/Técnica Legislativa/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
A Constituição Federal de 1988 introduziu diretrizes inovadoras para a gestão pública. A instituição
de novos mecanismos, como o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO),
enfatizam a importância do planejamento, exigindo que as administrações desenvolvam planos de médio
prazo que estejam estritamente relacionados com os orçamentos anuais.
Sobre os processos de planejamento orçamentário, assinale a afirmativa correta. 
a) O PPA dispõe os parâmetros e as projeções para seus principais agregados e variáveis, e ainda as
metas de inflação, para o exercício subsequente.
b) A LDO orienta a elaboração dos demais planos e programas de governo, assim como do próprio
orçamento anual. 
c) O processo de planejamento orçamentário, nas três esferas de governo, foi minimamente afetado
pelas disposições introduzidas pela Constituição Federal de 1988.
d) O PPA orienta a elaboração dos demais planos e programas de governo, assim como do próprio
orçamento anual.
e) A LDO abrange três orçamentos: fiscal, seguridade social e investimentos das empresas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2707148
462) 
463) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2714328
SELECON - Adm (CRA MS)/CRA MS/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
A Constituição Federal/1988, em seu Art. 165 cria os documentos institucionais que estabelecem a
ligação entre o orçamento e o planejamento. Assim, o documento que define as diretrizes de política
fiscal e suas metas, em acordo com a trajetória sustentável da dívida pública e que também estabelece a
política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento; e, o instrumento que regionaliza as
diretrizes e metas da administração pública federal são, respectivamente:
a) o Plano Plurianual e a Lei de Orçamentos Anuais
b) a Lei de Orçamentos Anuais e o Orçamento Fiscal
c) o Orçamento fiscal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias
d) a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Plano Plurianual
www.tecconcursos.com.br/questoes/2569967
NOSSO RUMO - PMun (sSão Carlos)/Pref São Carlos/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Considere os itens a seguir.
 
I. Compete ao Senado Federal a iniciativa de lei sobre diretrizes orçamentárias.
II. Compete ao Poder Executivo a iniciativa de lei sobre os orçamentos anuais.
III. Compete ao Poder Judiciária a iniciativa de lei sobre o plano plurianual.
 
Estão INCORRETOS os itens:
a) II, apenas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2714328
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2569967
464) 
b) II e III, apenas.
c) I, apenas.
d) III, apenas.
e) I e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2604286
ADM&TEC - Ag (CM Toritama)/CM Toritama/Administrativo/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Analise as informações a seguir:
 
I. A lei de diretrizes orçamentária deve ser compatível com o plano plurianual e estabelece, entre
outros, os Orçamentos Fiscal, da Seguridade Social e de Investimentos das Estatais.
 
II. O Orçamento Público é o ato pelo qual o Poder Executivo prevê a arrecadação de receitas e fixa a
realização de despesas para o período normalmente de um ano.
 
III. A função alocativa do setor público está relacionada às ações empreendidas no fornecimento de
bens e serviços não disponibilizados pela economia de mercado.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Nenhuma afirmativa está correta.
c) Apenas uma afirmativa está correta.
d) Apenas duas afirmativas estão corretas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2604286
465) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/350398
CESGRANRIO - Prof Jun (BR)/BR/Direito/2012
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Associe as espécies de leis orçamentárias ao seu conteúdo.
 
I - Plano plurianual
II - Lei de diretrizes orçamentárias
III - Lei orçamentária anual
 
P - É o conjunto normativo que fi xa metas e prioridades da Administração pública federal, incluindo
as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente e orienta para a elaboração da lei
orçamentária anual.
Q - É o conjunto normativo que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração pública
federal, de forma regionalizada, bem como estabelece as despesas de capital para os programas que
ultrapassem um exercício financeiro.
R - É o conjunto normativo de disposições sobre previsão de receitas (de forma estimativa) e fixação
de despesas, e que estabelece, dentre outros, o orçamento de investimento das empresas em que a
União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
S - Estabelece normas de gestão financeira e patrimonial da administraçãodireta e indireta, bem
como condições para a instituição e funcionamento de fundos.
 
As associações corretas são:
a) I - Q , II - P , III - R
b) I - Q , II - R , III - P
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/350398
466) 
c) I - Q , II - S , III - R
d) I - R , II - S , III - Q
e) I - S , II - R , III - Q
www.tecconcursos.com.br/questoes/14065
CESGRANRIO - Ana (BACEN)/BACEN/Gestão e Análise Processual/2010
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
A Constituição Federal de 1988 alterou profundamente os processos de elaboração do
planejamento e do orçamento públicos, no Brasil. Essas alterações implicaram reformulações tanto nos
próprios processos de planejamento quanto em processos de trabalho, modelos gerenciais, sistemas de
informação e mecanismos de contabilidade e controle na administração pública.
Sobre esses processos, avalie as afirmativas a seguir.
I - O Plano Plurianual deve definir as prioridades do governo durante o período que vai do primeiro
ao quarto ano de um mandato presidencial.
II - As prioridades dispostas no Plano Plurianual são estabelecidas com base em Projeto de Lei
Orçamentária Anual (LOA), anteriormente aprovado pelo Congresso Nacional.
III - A Lei Orçamentária autoriza as despesas, de acordo com a estimativa de receitas e a previsão
de arrecadação, definindo que o Poder Executivo deve submeter ao Congresso Nacional projeto de
lei de crédito adicional, caso necessite incorrer em despesas acima do limite que está previsto na
LOA.
IV - A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é uma lei ordinária, válida apenas para um exercício.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/14065
467) 
Estão corretas APENAS as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/294077
CESGRANRIO - AGC (EPE)/EPE/Finanças e Orçamento/2010
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Sobre conceitos, classificação e características do orçamento público, considere a legislação
pertinente e analise as assertivas a seguir.
 
I - A lei orçamentária anual define os objetivos e as metas da administração pública, por meio do
orçamento de investimento das estatais.
II - No plano plurianual, é estabelecida a política de aplicação das agências financeiras oficiais de
fomento.
III - Na técnica de elaboração do orçamento-programa, devem ser considerados todos os custos dos
programas, inclusive os que extrapolam o exercício.
IV - A Lei de Diretrizes Orçamentárias não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à
fixação da despesa.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/294077
468) 
469) 
É(São) correta(s) APENAS a(s) assertiva(s)
a) III.
b) IV.
c) I e III.
d) III e IV.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/519291
CESGRANRIO - Cont (DETRAN AC)/DETRAN AC/2009
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Segundo a Constituição Federal, cabe ao Poder Executivo a iniciativa de propor os instrumentos de
planejamento governamental em forma de Lei, na seguinte ordem hierárquica:
a) Lei do Plano Plurianual – Lei de Diretrizes Orçamentárias – Lei do Orçamento Anual.
b) Lei do Plano Plurianual – Lei dos Recursos Disponíveis – Lei de Plano de Trabalho.
c) Lei do Plano Quinquenal – Lei dos Rendimentos Tributáveis – Lei do Fundo de Reserva.
d) Lei do Plano Quinquenal – Lei das Metas Orçamentárias – Lei do Orçamento Anual.
e) Lei das Diretrizes Orçamentárias – Lei do Orçamento Anual – Lei de Projetos e Metas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2687199
CESGRANRIO - Ana (CMB)/CMB/Auditoria/2009
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Sobre os instrumentos de planejamento e orçamento, analise as afirmações a seguir, na ótica da
legislação pertinente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/519291
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2687199
470) 
 
I – No início de um novo mandato, o novo plano plurianual terá vigência a partir do primeiro ano de
gestão do chefe do Poder Executivo.
 
II – A lei de diretrizes orçamentárias definirá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as
metas da administração pública para as despesas totais, conforme regulamentação a ser
estabelecida em lei complementar.
 
III – Compete ao Poder Executivo a iniciativa e a promulgação de leis para o plano plurianual, as
diretrizes orçamentárias e o orçamento anual.
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões)
a) II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2680339
CESGRANRIO - Aud (FUNASA)/FUNASA/2009
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Conforme dispõe a Constituição de 1988, a lei que instituir o Plano Plurianual-PPA, no âmbito da
União, abrangerá os respectivos Poderes. Neste contexto, considere o Plano Plurianual (PPA), a Lei de
Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) e indique a afirmativa correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2680339
471) 
a) A Lei Orçamentária Anual possui vigência quadrieanal, fixa as despesas e estima as receitas
orçamentárias e extraorçamentárias.
b) A Lei que instituir o Plano Plurianual será elaborada no segundo ano do mandato do Executivo e
terá vigência de três anos.
c) A Lei de Diretrizes Orçamentárias compreende as metas e prioridades da administração, e ainda
contém dispositivo que estabelece a política de aplicação das agências oficiais de fomento.
d) O Plano Plurianual dispõe sobre as alterações na legislação tributária e ainda define diretrizes para
execução do orçamento.
e) Com base no Plano Plurianual, o governo elaborará e enviará ao Poder Judiciário o projeto de Lei
de Diretrizes Orçamentárias até o dia 15 de abril.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2667021
CESGRANRIO - Tec DACTA (DECEA)/DECEA/Ciências Contábeis/2009
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
No Brasil, a Lei do Orçamento Anual, bem como a Lei do Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes
Orçamentárias são encaminhadas pelo Poder Executivo, obedecidos os prazos determinados na
Constituição ou em lei complementar. Em virtude da característica apresentada, esse procedimento é
denominado
a) empoderamento processual.
b) empenho orçamentário.
c) iniciativa vinculada.
d) levantamento de expectativas.
e) planejamento preliminar.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2667021
472) 
473) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2680702
CESGRANRIO - AA (ANP)/ANP/Arquivologia/2008
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
A partir da Constituição da República Federativa do Brasil, ficou determinado, entre seus
dispositivos, que cabe ao Congresso Nacional a fiscalização financeira, contábil e orçamentária da União
e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legitimidade, legalidade, economicidade,
aplicação das subvenções e renúncias de receitas.
 
Com este texto constitucional, houve uma significativa inovação em relação à sistemática de elaboração e
apreciação dos instrumentos do “modelo orçamentário”. Nesse sentido, verifica-se que o processo de
planejamento e orçamento público está inscrito nos artigos de 165 a 169 da Constituição Federal, tendo
como instrumento formal três documentos interdependentes, que são:
a) Lei do Modelo Orçamentário, Plano Decenal e Lei Complementar Anual.
b) Lei Orçamentária Pública, Plano de Desenvolvimento Financeiro e Lei Orçamentária Bienal.
c) Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.
d) Plano Federal Anual, Lei de Orçamento Público e Lei Financeira Anual.
e) Plano Decenal, Lei Orçamentária Pública e Lei Federal Anual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2681161
CESGRANRIO - AA (ANP)/ANP/Geral/2008
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
O OrçamentoPúblico compreende a elaboração e a execução de três leis que, em conjunto,
materializam o planejamento e a execução das políticas públicas federais. São elas as referentes a:
a) plano plurianual (PPA), diretrizes orçamentárias (LDO) e orçamento anual (LOA).
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2680702
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2681161
474) 
b) plano plurianual (PPA), diretrizes e bases (LDB) e orçamento anual (LOA).
c) plano plurianual (PPA), diretrizes orçamentárias (LDO) e anuário organizacional (LAO).
d) plano participativo de orçamento (PPO), diretrizes orçamentárias (LDO) e anuário organizacional
(LAO).
e) plano participativo de orçamento (PPO), diretrizes e bases (LDB) e orçamento anual (LOA).
www.tecconcursos.com.br/questoes/156040
CESGRANRIO - TCE (TCE-RO)/TCE RO/Engenharia Elétrica/2007
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
A Constituição de 1988 trouxe diversas mudanças na formulação do orçamento público. Em relação
às novas leis que surgiram para definir planejamento e execução do orçamento público, é correto afirmar
que o(a):
a) plano plurianual contém as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as
despesas de capital e outras delas decorrentes.
b) Lei Orçamentária anual determina que as despesas de juros da dívida pública não devem
ultrapassar 5% das despesas correntes.
c) Lei de Diretrizes Orçamentárias surgiu em 1988 para substituir a Lei Orçamentária na execução e
planejamento do orçamento plurianual.
d) Lei de Diretrizes Orçamentárias tem o papel de determinar o percentual de impostos a serem
cobrados de empresas strangeiras no exercício atual.
e) Comissão Mista de Orçamentos e Planos é responsável pela redação do orçamento que é, então,
encaminhado para o veto do Ministro da Fazenda.
www.tecconcursos.com.br/questoes/155582
CESGRANRIO - AgCE (TEC-RO)/TCE RO/2007
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/156040
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/155582
475) 
476) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
A Constituição Brasileira de 1988 introduziu uma série de mudanças no planejamento do
orçamento público no Brasil. Uma dessas mudanças se deve ao(à):
a) envolvimento do Legislativo na fixação de metas e prioridades para a administração pública e na
formulação das políticas públicas de arrecadação e de alocação de recursos.
b) desdobramento da Lei Orçamentária Anual em três orçamentos distintos: de curto, médio e longo
prazos.
c) separação do orçamento plurianual em orçamentos anuais, para que não haja decisões
orçamentárias e de planejamento que envolvam períodos acima de um ano.
d) necessidade de correspondência entre as determinações do Plano Plurianual do Executivo com as
votações da Lei Orçamentária Anual, de responsabilidade dos governos estaduais.
e) alocação de recursos para os municípios, determinada pelo Poder Judiciário através da Lei de
Diretrizes Orçamentárias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2692103
CESGRANRIO - Adm (SECAD TO)/SECAD TO/2004
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
A Constituição Federal prevê, como instrumento(s) de planejamento orçamentário:
 
I - o plano plurianual;
 
II - as diretrizes orçamentárias;
 
III - o orçamento anual;
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2692103
477) 
IV - o plano diretor.
 
Estão corretos os itens:
a) I e II, apenas.
b) III e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2694114
CESGRANRIO - Cont (SECAD TO)/SECAD TO/2004
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA
Observe os seguintes elementos:
 
I - Lei de Programação Orçamentária.
 
II - Lei Orçamentária Anual.
 
III - Decreto de Programação Orçamentária e Financeira.
 
IV - Plano de Investimento e Desenvolvimento.
 
V - Instruções Normativas e Normas de Execução.
 
VI - Normas do Orçamento de Seguridade Social.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2694114
478) 
VII - Cronograma de liberação de parcelas orçadas.
 
VIII -Cronograma de desembolso.
 
Dos elementos acima, são instrumentos da execução orçamentária e financeira:
a) I, II e III, apenas.
b) II, III e V, apenas.
c) I, III, V e VII, apenas.
d) II, III, V e VIII, apenas.
e) I, III, IV, VI e VII, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2673610
CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE SE)/PGE SE/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
A Constituição Federal de 1988 prevê que o regramento do direito financeiro se faça por meio de
lei complementar, restando algumas matérias para a lei ordinária. Conforme o texto constitucional, a lei
ordinária pode dispor sobre
a) a instituição de fundos de qualquer natureza.
b) o exercício financeiro.
c) a vigência do plano plurianual.
d) os prazos da lei de diretrizes orçamentárias.
e) a elaboração e a organização da lei orçamentária anual.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2673610
479) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2513614
FEPESE - Cont (BCPREVI)/BCPREVI/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
Assinale a alternativa correta.
a) Quando superada a relação entre despesa corrente e receita corrente do ente federado em 85%,
até o limite de 95%, as medidas de ajuste fiscal indicadas nos incisos I a X do art. 167-A da
Constituição Federal poderão ser implementadas por atos do Chefe do Poder Executivo e serão
observadas também pelo Poder Legislativo.
b) As vantagens e adequações de remuneração a servidores e empregados públicos, e também a
membros de Poder e órgão, não concedidas quando da aplicação do mecanismo de ajuste fiscal de
que trata o art. 167-A, serão objeto de cumprimento de obrigação de pagamento futuro pelo ente da
Federação.
c) Alcançado o percentual de 95% na relação entre despesas correntes e receitas correntes, do
Estado, Município ou Distrito Federal, é obrigatório aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ao
Ministério Público, ao Tribunal de Contas e à Defensoria Pública do respectivo ente, enquanto
permanecer a situação, aplicar os mecanismos de ajuste fiscal previstos no art, 167-A da Constituição
Federal.
d) As proposições legislativas e os atos do Poder Executivo com propósito de enfrentar a calamidade
e suas consequências sociais e econômicas, com vigência e efeitos restritos à sua duração, mesmo
que impliquem despesa obrigatória de caráter continuado, ficam dispensadas da observância das
limitações legais quanto à criação, à expansão ou ao aperfeiçoamento de ação governamental que
acarrete aumento de despesa.
e) Durante a integralidade do exercício financeiro em que vigore a calamidade pública de âmbito
nacional podem ser realizadas operações de crédito que excedam o montante da despesa de capital.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2513614
480) 
481) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2439429
AVANÇASP - PJur (SM Arcanjo)/Pref SM Arcanjo/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
Assinale a alternativa correta de acordo com as disposições constitucionais acerca dos
Orçamentos:
a) É permitido o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual.
b) É permitida a concessão ou utilização de créditos ilimitados.
c) É vedada a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem
indicação dos recursos correspondentes.
d) O Poder Executivo publicará, até sessenta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório
resumido da execução orçamentária.
e) Os investimentos cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderão ser iniciados sem
prévia inclusão no plano plurianual, ou mesmo sem lei que autorize a inclusão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2620337VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Administração/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
Com relação ao orçamento no setor público, permite-se
a) a realização de todas as operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2439429
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2620337
482) 
b) a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de
programação para outra ou de um órgão para outro, apenas com prévia autorização legislativa.
c) o início de programas ou projetos mesmo que não incluídos na lei orçamentária anual (LOA).
d) a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos
orçamentários ou adicionais.
e) a abertura de crédito suplementar ou especial, independentemente de prévia autorização
legislativa, desde que haja indicação dos recursos correspondentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2390676
Instituto CONSULPAM - ACE (TCM PA)/TCM PA/Jurídica/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
Sobre a temática dos “orçamentos” na Constituição Federal, analise os itens com C (Correto) ou E
(Errado), no que se relaciona às vedações previstas no art. 167 da referida norma, para então assinalar a
alternativa que corresponde ao disposto, constitucionalmente.
 
(__) É vedada a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de
capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade
precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.
 
(__) É vedada a instituição de fundos de qualquer natureza, sem prévia autorização legislativa.
 
(__) É vedada a criação de fundo público, quando seus objetivos puderem ser alcançados mediante
a vinculação de receitas orçamentárias específicas ou mediante a execução direta por programação
orçamentária e financeira de órgão ou entidade da administração pública.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2390676
483) 
a) E-E-E.
b) C-E-C.
c) C-C-C.
d) E-C-C.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2390791
Instituto CONSULPAM - ACE (TCM PA)/TCM PA/Contábil/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
Uma das poucas regras fiscais constantes do texto permanente da Constituição de 1988, a regra de
ouro foi, durante décadas, cumprida sem gerar maiores debates acerca de seu resultado e de seu
impacto sobre as finanças públicas.
 
A respeito desse assunto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Busca-se, por meio dessa regra, simultaneamente manter um rígido controle sobre o orçamento
de capital, promovendo o crescimento de déficits correntes, e fomentar a realização de investimentos,
entendidos como mais favoráveis ao crescimento econômico.
b) A ideia central da regra é vedar o endividamento público para a realização de despesas correntes,
permitindo-o apenas para o financiamento de investimentos.
c) A regra de ouro veda que, em um exercício financeiro, sejam realizadas operações de crédito em
montante inferior ao total das despesas de capital, as quais incluem investimentos, inversões
financeiras e amortização da dívida.
d) O objetivo central da regra é manter o orçamento corrente equilibrado, uma vez que as despesas
correntes podem ser custeadas por recursos oriundos de operações de crédito.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2390791
484) 
485) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2656549
Instituto Consulplan - Cont (CM PA)/CM PA/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
Sobre as finanças públicas, em normas gerais, o Art. nº 167 da Constituição Federal apresenta
algumas vedações para os entes federados. Assinale a afirmativa que está em DESACORDO com o texto
constitucional.
a) O início de programas ou projetos não incluídos na Lei Orçamentária Anual.
b) A realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos
orçamentários ou adicionais.
c) A abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação
dos recursos correspondentes.
d) A abertura de crédito adicional extraordinário para atender despesas urgentes e imprevisíveis,
como em caso de guerra, comoção interna e calamidade pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2715298
FAFIPA - Cont (CM Nova Fátima (PR))/CM Nova Fátima (PR)/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
O ciclo orçamentário brasileiro obedece a disposições da Constituição Federal, dentre elas a
conhecida "Regra de Ouro", insculpida no art. 167, III da CF/1988, a qual estabelece que é vedada:
a) a realização de receitas de capital que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas
as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo
Poder Legislativo por maioria absoluta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2656549
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2715298
486) 
b) a realização de operações de créditos que excedam o montante dos investimentos, ressalvadas as
autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo
Poder Legislativo por maioria absoluta.
c) a realização de operações de créditos que excedam o montante das amortizações da dívida,
ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa,
aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.
d) a realização de inversões financeiras que excedam o montante das despesas de capital,
ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa,
aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.
e) a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital,
ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa,
aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2512084
FEPESE - Cont (BC Trânsito)/BC Trânsito/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
No que se refere à vinculação de receitas, analise as afirmativas abaixo e identifique abaixo as
verdadeiras ( V ) e as falsas ( F )
 
( ) É permitida a vinculação de impostos instituídos pelos Estados, Distrito Federal e Municípios
apenas para pagamento de débitos com a União.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2512084
( ) É permitida vinculação de receita e impostos para atender à repartição do produto da
arrecadação de impostos a que se referem os arts. 158 e 159 da Constituição Federal, a destinação
de recursos para ações e serviços públicos de saúde, para manutenção do desenvolvimento do
ensino, para realização de atividades da administração tributária e para prestação de garantias às
operações de crédito por antecipação de receita.
 
( ) É vedada a criação de fundo público, quando seus objetivos puderem ser alcançados mediante a
vinculação de receitas orçamentárias específicas ou mediante a execução direta por programação
orçamentária e financeira de órgão ou entidade da administração pública.
 
( ) O percentual distribuído pela União, do produto da arrecadação do imposto sobre produtos
industrializados, aos Estados e Distrito Federal, conforme previsto no inciso II do art. 159 da
Constituição Federal, pode ser vinculado ao pagamento de débitos com a União.
 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a) V • F • V • F
b) V • F • V • V
c) F • V • V • V
d) F • V • V • F
e) F • V • F • V
www.tecconcursos.com.br/questoes/2645751
AVANÇASP - CI (DAE SBO)/DAE SBO/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - VedaçõesConstitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2645751
487) 
488) 
Com base na disciplina constitucional sobre finanças e orçamento público, assinale a alternativa
INCORRETA:
a) É vedada a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de
programação para outra ou de um órgão para outro, sem prévia autorização legislativa.
b) Os recursos provenientes de emendas impositivas do orçamento da União não integrarão a receita
do Estado, do Distrito Federal e dos Municípios para fins de repartição e para o cálculo dos limites da
despesa com pessoal ativo e inativo e de endividamento do ente federado.
c) É vedado o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual.
d) É vedada a realização de operações de créditos que excedam o montante da Amortização da
Dívida, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade
precisa.
e) O saldo financeiro decorrente dos duodécimos entregues aos Poderes deve ser restituído ao caixa
único do Tesouro do ente federativo, ou terá seu valor deduzido das primeiras parcelas duodecimais
do exercício seguinte.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2496722
Instituto Consulplan - Tecno (IF PA)/IF PA/Gestão Financeira/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
Considere os dados fornecidos, relativos à execução orçamentária do município de Água Viva
(dados consolidados) no exercício de 2022, para resolução da questão.
Receitas Orçamentárias Arrecadadas
Receitas Patrimoniais R$ 70.000,00
Receitas de Contribuições R$ 130.000,00
Transferências de Capital R$ 125.000,00
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2496722
Multa e Juros sobre Receitas de Capital R$ 35.000,00
Alienação de Bens Imóveis R$ 45.000,00
Remuneração das disponibilidades R$ 40.000,00
Receita de Inscrições em Testes Seletivos R$ 65.000,00
Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria R$ 195.000,00
Amortização de Empréstimos R$ 60.000,00
Fundo de Participação dos Municípios R$ 255.000,00
Cota-Parte do IPVA R$ 45.000,00
Operações de Crédito R$ 170.000,00
 
Despesas Orçamentárias
Rubrica Elemento da Despesa Valor Empenhado Liquidado ePago
3.1.90.04.00 Contratação por Tempo Determinado R$ 45.000,00
4.4.90.51.00 Obras e Instalações R$ 90.000,00
4.5.90.63.00 Aquisição de Títulos de Crédito R$ 35.000,00
3.3.90.37.00 Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Física R$ 20.000,00
3.1.90.34.00 Outras Despesas de Pessoal decorrentes de Contratos deTerceirização R$ 40.000,00
4.5.90.52.00 Equipamentos e Material Permanente R$ 30.000,00
3.2.90.23.00 Juros, Deságios e Descontos da Dívida Mobiliária R$ 25.000,00
3.3.90.39.00 Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica R$ 65.000,00
3.1.90.11.00 Vencimentos e Vantagens Fixas – Pessoal Civil R$ 265.000,00
4.4.90.37.00 Locação de Mão de Obra R$ 45.000,00
3.1.90.13.00 Obrigações Patronais R$ 65.000,00
4.5.90.65.00 Aumento de Capital de Empresas R$ 40.000,00
3.3.90.33.00 Despesas com Locomoção R$ 25.000,00
Informações complementares:
 
• Toda a despesa liquidada foi reconhecida patrimonialmente no exercício de 2022.
 
• Das receitas de contribuições, 50% se tratam de contribuições previdenciárias patronais pagas
pelos poderes Executivo e Legislativo ao Regime Próprio de Previdência dos Servidores Municipais,
sendo, portanto, receitas intraorçamentárias.
 
Quanto ao cumprimento da “Regra de Ouro”, prevista no Art. 167, III, da Constituição da República
Federativa do Brasil de 1988, com base nos dados fornecidos é correto afirmar que o Município de Água
Viva
a) atendeu à disposição constitucional, uma vez que o total das operações de crédito arrecadadas é
inferior ao total dos investimentos realizados.
b) atendeu à disposição constitucional, uma vez que o total das receitas de capital realizadas é igual
ao total das despesas de capital empenhadas.
c) descumpriu a determinação constitucional, uma vez que o total das despesas de capital
empenhadas é superior às receitas de capital arrecadadas.
d) atendeu à disposição constitucional, uma vez que o total das operações de crédito arrecadadas é
inferior ao total das despesas de capital realizadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2509108
Instituto AOCP - Ana (MPE MS)/MPE MS/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2509108
489) 
490) 
Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – 9ª edição, é admitida a
transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos sem necessidade de autorização
orçamentária no âmbito de atividade de
a) Ciência, Tecnologia e Inovação.
b) Saúde.
c) Educação.
d) Assistência Social.
e) Segurança Pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2558544
FGV - APO (Pref RJ)/Pref RJ/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
Acerca das vedações previstas na Constituição da República de 1988 em matéria orçamentária e
suas exceções, analise as afirmativas a seguir.
 
I. É permitida a vinculação das receitas recebidas por meio do Fundo de Participação dos Municípios
para prestar contragarantia à União.
 
II. Não se admite qualquer transferência de recursos de uma categoria de programação para outra
por meio de Decreto.
 
III. É vedada a vinculação de receita de impostos para a realização de atividades da administração
tributária.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2558544
491) 
Está correto o que se afirma em:
a) somente I;
b) somente II;
c) somente III;
d) somente I e II;
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2518883
FGV - JF TRF1/TRF 1/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
No Brasil, pode-se falar na existência de uma “Constituição Orçamentária”, isto é, um conjunto de
princípios e regras presentes em nossa atual Constituição Federal versando sobre os mais diversos
aspectos do orçamento público.
 
Acerca dessa temática, dentre as opções abaixo, a única que configura exceção às proibições
constitucionais em matéria orçamentária é:
a) a concessão ou utilização de créditos ilimitados;
b) o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual;
c) a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos
orçamentários ou adicionais;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2518883
492) 
d) a concessão de empréstimos, pelo Governo Federal e suas instituições financeiras, para
pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista dos Estados, do Distrito Federal e
dos Municípios;
e) a transposição de recursos de uma categoria de programação para outra, no âmbito das
atividades de ciência, tecnologia e inovação, com o fim de viabilizar os resultados de projetos restritos
a essas funções, mediante ato do Poder Executivo, sem prévia autorização legislativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2350055
CEBRASPE (CESPE) - TJ TRT8/TRT 8/Administrativa/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
Com base nas disposições da Constituição Federal de 1988 (CF) acerca do orçamento público,
julgue os itens a seguir.
 
I As emendas ao projeto de lei do orçamento anual no Congresso Nacional podem ser aprovadas
caso indiquem a anulação de despesa, incluídas as que incidam sobre o serviço da dívida pública.
 
II A CF veda o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual, assim como
a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos
orçamentários ou adicionais.
 
III Os tribunais de justiça poderão criar fundo público que tenha por objetivo a promoção da justiça
social, mediante a vinculação de receitas orçamentárias específicasprovenientes de impostos e
contribuições sociais.
 
Assinale a opção correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2350055
493) 
a) Nenhum item está certo.
b) Apenas o item I está certo.
c) Apenas o item II está certo.
d) Apenas o item III está certo.
e) Todos os itens estão certos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2274888
CEBRASPE (CESPE) - Proc Jud (Recife)/Pref Recife/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
A Câmara Municipal do Recife aprovou projeto de lei cujo artigo 1.º está assim redigido:
 
Art. 1.º Fica destinado o percentual de 10% (dez por cento) de recursos do Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) ao
combate da pandemia de covid-19.
 
O prefeito do Recife encaminhou demanda à Procuradoria do Município do Recife solicitando análise do
texto do projeto para fim de sanção ou veto.
 
Consoante a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o dispositivo do projeto de lei mencionado na
situação hipotética é
a) inconstitucional, haja vista que os recursos do FUNDEB possuem destinação específica e não
podem ser utilizados para despesas não destinadas à educação.
b) legal, pois a lei de criação do FUNDEB permite a destinação de seus recursos à saúde mediante
autorização legislativa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2274888
494) 
c) constitucional e legal, uma vez que compete ao município prioritariamente atender à saúde da
população.
d) constitucional e legal, haja vista o caráter de excepcionalidade e emergência da pandemia.
e) constitucional, haja vista que a Constituição Federal de 1988 possibilita a destinação de recursos
do FUNDEB à saúde mediante autorização legislativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2268648
CEBRASPE (CESPE) - AnMun (Pref Maringá)/Pref Maringá/Contabilidade/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
No âmbito da disciplina orçamentária, conforme disposto na CF, é permitida a
a) concessão de créditos ilimitados.
b) realização de operações de crédito em valor superior ao montante das despesas de capital.
c) abertura de crédito suplementar, independentemente de autorização legislativa.
d) utilização de recursos do orçamento da seguridade social para cobrir déficit de empresas, por meio
de decreto do Poder Executivo.
e) transferência de recursos de uma categoria de programação para outra, no âmbito da ciência e
tecnologia, buscando-se viabilizar os respectivos projetos, mediante ato do Poder Executivo, ainda
que ausente autorização legislativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2268656
CEBRASPE (CESPE) - AnMun (Pref Maringá)/Pref Maringá/Contabilidade/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2268648
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2268656
495) 
496) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
Para realizar operação de crédito que exceda o montante da despesa de capital, um município deve
obter autorização
a) do Senado Federal, por maioria absoluta e desde que autorizada mediante crédito suplementar.
b) da Assembleia Legislativa estadual, por maioria simples e desde que autorizada mediante crédito
suplementar.
c) da Câmara dos Deputados, por maioria absoluta e desde que autorizada mediante crédito
extraordinário.
d) da Corte de Contas estadual, por maioria absoluta e desde que autorizada mediante crédito
especial.
e) da Câmara Municipal, por maioria absoluta e desde que autorizada mediante crédito especial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2225035
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Política Econômica e Finanças
Públicas/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
A Regra de Ouro das Finanças Públicas é definida
a) pela vedação das operações de crédito serem superiores às despesas de capital.
b) diferentemente da meta de resultado primário e do teto dos gastos, cuja avaliação do
cumprimento ocorre ao final de cada PPA.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2225035
497) 
c) pela soma dos investimentos, inversões financeiras e amortização da dívida não ser superior aos
ingressos financeiros oriundos do endividamento.
d) pelo impedimento de governos se endividarem para o pagamento de despesas de custeio da
máquina pública, com exceção da folha do funcionalismo.
e) pelo impedimento do uso de créditos suplementares ou especiais, mesmo com finalidade aprovada
pelo Congresso Nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2564595
VUNESP - CInt (P Prudente)/Pref Pres Prudente/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
De acordo com as disposições constitucionais a respeito, é permitida a
a) realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos
orçamentários ou adicionais.
b) realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital apenas
quando autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados
pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.
c) abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa, mas com indicação
dos recursos correspondentes.
d) transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de
receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de
despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
e) transferência voluntária de recursos, a concessão de avais, as garantias e as subvenções pela
União e a concessão de empréstimos e de financiamentos por instituições financeiras federais aos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2564595
498) 
Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios na hipótese de descumprimento das regras gerais de
organização e de funcionamento de regime próprio de previdência social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2231414
COPEVE (UFAL) - ATA (TCE AL)/TCE AL/Agente de Controle Interno/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
No âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, apurado no período de doze meses
que a relação entre despesas correntes e receitas correntes supera 95%, é facultado aos Poderes
Executivo, Legislativo e Judiciário, ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas e à Defensoria Pública do
ente, enquanto permanecer a situação, aplicar o mecanismo de
a) criação ou expansão de programas e linhas de financiamento, bem como remissão, renegociação
ou refinanciamento de dívidas que impliquem ampliação das despesas com subsídios e subvenções.
b) concessão de incentivo ou benefício de natureza tributária, admitida, porém, a ampliação de tais
incentivos ou benefícios.
c) criação de cargo, emprego ou função, desde que não implique aumento de despesa.
d) alteração de estrutura de carreira, ainda que não implique aumento de despesa.
e) realização de concurso público, inclusive para reposições de vacâncias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2230243
FGV - Proc (PGE SC)/PGE SC/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2231414
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2230243
499) Acerca do regramento do orçamento público previsto na Constituição da República de 1988, analise
as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) O Poder Executivo publicará, até 45 dias após o encerramento de cada bimestre, relatório
resumido da execução orçamentária.
( ) Aplica-se exclusivamente às despesas primárias discricionárias o dever da Administração de
executar as programaçõesorçamentárias, adotando os meios e as medidas necessários, com o
propósito de garantir a efetiva entrega de bens e serviços à sociedade.
( ) A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de
programação para outra poderão ser admitidos, no âmbito das atividades de ciência, tecnologia e
inovação, com o objetivo de viabilizar os resultados de projetos restritos a essas funções, mediante
ato do Poder Executivo, sem necessidade da prévia autorização legislativa.
A sequência correta é:
a) V, V e V;
b) V, V e F;
c) F, V e V;
d) F, V e F;
e) F, F e F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2219614
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2219614
500) 
Marinha - QT (Marinha)/Marinha/Direito/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
Para enfrentar uma calamidade pública de âmbito nacional no setor da saúde, decretada pelo
Congresso Nacional durante o exercício financeiro de 2022, a União realizou operações de créditos que
excederam o montante das despesas de capital fixados na lei orçamentária anual. Essa atitude da União
é:
a) inconstitucional, haja vista que as operações de crédito não podem ultrapassar o montante das
despesas de capital.
b) inconstitucional, uma vez que apenas os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem realizar
operações de crédito para o fim exposto.
c) inconstitucional, dado que as operações de créditos extrapolam o percentual de receitas fixado
pela própria Constituição Federal para financiar ações e serviços públicos de saúde.
d) constitucional, visto que a Constituição Federal autoriza a realização de operações de créditos que
excedam o montante das despesas de capital mediante créditos suplementares e especiais com
finalidade precisa, aprovados mediante Lei Complementar.
e) constitucional, já que a Constituição Federal autoriza a realização de operações de créditos que
excedam o montante das despesas de capital durante o exercício financeiro em que vigore a
calamidade pública de âmbito nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2255758
Unifil - Aud (SOMAR)/SOMAR/Controle Interno/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2255758
501) 
502) 
Ao tratar dos orçamentos, a Constituição Federal de 1988 impõe algumas vedações gerais ao ciclo
orçamentário no art. 167. Não é uma delas:
a) a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de
programação para outra ou de um órgão para outro, sem prévia autorização legislativa.
b) a abertura de crédito extraordinário para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as
decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, pelo Presidente da República, por
meio de medida provisória.
c) a utilização, sem autorização legislativa específica, de recursos dos orçamentos fiscal e da
seguridade social para suprir necessidade ou cobrir déficit de empresas, fundações e fundos.
d) a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos
orçamentários ou adicionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2424654
AVANÇASP - CPub (Pref Amparo)/Pref Amparo/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
No ordenamento vigente, o princípio do equilíbrio orçamentário está materialmente tratado no art.
167, III, da Constituição Federal/1988, que define a chamada “Regra de Ouro”, a qual prevê que (salvo
uma única exceção prevista também em texto constitucional):
a) É vedada a contratação de operações de crédito por antecipação da receita orçamentária em
montante superior ao das despesas de capital.
b) É vedada a alienação de bens móveis e imóveis em montante superior ao dos Investimentos.
c) É vedada a contratação de operações de crédito em montante superior ao da Amortização da
Dívida.
d) É vedada a alienação de bens móveis e imóveis em montante superior ao das despesas de capital.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2424654
503) 
e) É vedada a contratação de operações de crédito em montante superior ao das despesas de
capital.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2236038
FCC - AFTE (SEFAZ PE)/SEFAZ PE/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
Supondo que em uma determinada prefeitura, a relação entre despesas correntes e receitas
correntes, no período de 12 (doze) meses, seja superior a 95%, razão pela qual o Poder Executivo
adotou um ajuste fiscal, sendo, por isso,
a) vedada a alteração da estrutura das carreiras públicas mesmo que não implique aumento de
despesa.
b) vedadas as reposições decorrentes de vacância de cargos efetivos ou vitalícios.
c) vedada a reposição de cargos de chefia e de direção que não acarretem aumento de despesas.
d) vedada a concessão, a qualquer título, de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de
remuneração de servidores públicos, inclusive dos derivados de sentença judicial transitada em
julgado.
e) vedada a adoção de medida que implique reajuste de despesa obrigatória acima da variação da
inflação, observada a preservação do salário mínimo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2220284
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento em Orçamentos/Orçamento e Análise Econômica/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2236038
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2220284
504) 
505) 
Apurou-se que, em um período de 12 meses, a relação entre despesas correntes e receitas
correntes no Estado Alfa ficou em 90%.
 
Diante desse cenário, e à luz do atual texto da Constituição Federal de 1988, assinale a afirmativa
correta.
a) O Tribunal de Contas Estadual fica proibido de conceder, a qualquer título, vantagem, aumento,
reajuste ou adequação de remuneração a seus membros.
b) A Defensoria Pública estadual fica proibida de criar cargo, emprego ou função que implique
aumento de despesa.
c) O Ministério Público Estadual fica proibido de alterar a sua estrutura de carreira se tal alteração
implicar aumento de despesa.
d) O Governador poderá, por decreto com vigência imediata, proibir a alteração de estrutura de
carreira que implique aumento de despesa apenas do Poder Executivo, sem que o Legislativo possa
alterar tal decisão.
e) Ao Estado Alfa poderá ser concedida garantia por parte da União.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2512706
Instituto ACCESS - ALeg (CM S Parnaíba)/CM S de Parnaíba/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
Como baliza constitucional em matéria orçamentária, não é permitida a realização de despesas ou
a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais. Considerando tal
regra e a possibilidade de o Estado financiar suas despesas de capital mediante receitas de operações de
crédito, é correto afirmar que
a) é vedada a contratação de operações de crédito para o custeio das operações correntes.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2512706
506) 
b) é permitido que o Estado financie suas despesas de capital mediante receitas de operações de
crédito, ainda que estas excedam as despesas de capital.
c) é vedada a alocação das receitas obtidas com instituições financeiras estatais para o custeio de
pessoal ativo e inativo.
d) é permitida a realização de empréstimos com instituições financeiras estatais e privadas para
pagamento de despesas com pessoal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2255702
Unifil - Aud (SOMAR)/SOMAR/Controle Interno/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
Considere as informações abaixo, de onde se extraem dados consolidados do Município de SantaCruz, relativos à execução orçamentária do exercício de 2021 (em R$).
 
Receitas
Orçamentárias:Previstas Lançadas Arrecadadas
Contribuições
de Melhoria 9.250,00 8.000,00 7.600,00
Imposto
sobre
Serviços de
Qualquer
Natureza
23.250,00 22.500,00 21.100,00
Amortização
de
Empréstimos
concedidos
13.250,00 13.250,00 13.250,00
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2255702
Taxa de
Fiscalização
de
Comércios
7.750,00 7.000,00 6.600,00
Remuneração
de Depósitos
Bancários
4.250,00 4.250,00 4.250,00
Contribuição
para o
Custeio do
Serviço de
Iluminação
Pública
9.750,00 9.200,00 9.100,00
Operações
de Crédito 10.250,00 10.250,00 10.250,00
Aluguéis e
Arrendamentos 5.750,00 5.000,00 4.800,00
Imposto
sobre
Transmissão
de Bens
Imóveis
8.250,00 7.500,00 6.600,00
Alienação de
Bens Móveis 6.750,00 6.750,00 6.750,00
Receitas de
Inscrições
em
Processos
Seletivos
7.250,00 6.000,00 5.900,00
 
*Os valores lançados têm prazo de pagamento previsto na legislação municipal estipulado em
31/12/2021.
 
Despesas
Orçamentárias:Fixadas
Empenhadas/
Liquidadas Pagas
3.1.90.04.00
Contratação
por tempo
determinado
15.000,00 14.000,00 13.500,00
3.3.90.91.00
Sentenças
Judiciais
8.500,00 7.000,00 7.000,00
3.1.90.18.00
Vencimentos
e vantagens
fixas
21.000,00 20.000,00 19.500,00
3.3.50.43.00
Subvenções
Sociais
3.000,00 3.000,00 3.000,00
4.4.90.37.00
Locação de
Mão de Obra
7.000,00 6.500,00 6.000,00
3.1.90.03.01
Pensões
Civis
6.000,00 4.000,00 3.500,00
3.3.90.36.00
Outros
serviços De
terceiros –
pessoa física
4.500,00 4.500,00 4.000,00
4.5.90.61.00
Aquisição de
Imóveis
20.000,00 18.500,00 16.000,00
3.2.90.22.01
Encargos da
Dívida
Contratual
2.000,00 2.000,00 2.000,00
3.1.90.94.00
Indenizações
e
Restituições
Trabalhistas
5.000,00 4.000,00 3.000,00
 
No que diz respeito ao cumprimento da Regra de Ouro prevista no art. 167, III, da Constituição Federal
de 1988 pelo Munícipio de Santa Cruz no exercício de 2021, é correto afirmar que
a) o Município cumpriu a regra de ouro constitucional, tanto na elaboração quanto na execução da
Lei Orçamentária Anual.
b) o Município cumpriu a regra de ouro constitucional na etapa de elaboração da Lei Orçamentária
Anual, no entanto, houve descumprimento à regra na execução da LOA.
c) ao elaborar a Lei Orçamentária Anual o Município não observou a regra constitucional, no entanto,
na etapa de execução os valores empenhados respeitaram tal regra.
d) da análise dos números do Município de Santa Cruz, houve descumprimento da regra de ouro
constitucional, tanto na etapa de elaboração quanto na execução da Lei Orçamentária Anual de 2021.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2235777
FCC - AFTE (SEFAZ PE)/SEFAZ PE/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2235777
507) 
508) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
Em relação à chamada regra de ouro no campo orçamentário, a Constituição Federal
a) possibilita ressalvas, desde que mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade
precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.
b) objetiva impedir que as operações de crédito sejam contratadas para financiar despesas de
capital.
c) viabiliza, em caráter ordinário, a realização de operações de crédito necessárias ao financiamento
das despesas correntes.
d) garante que as operações de crédito sejam superiores às despesas de capital.
e) impõe limite às despesas de capital, de modo que não sejam superiores às despesas correntes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/156149
CESGRANRIO - TCE (TCE-RO)/TCE RO/Ciências Jurídicas/2007
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Vedações Constitucionais em Matéria
Orçamentária (Art. 167 da CF/1988)
Quanto ao orçamento público, é uma conduta admitida o(a):
a) início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual.
b) realização de despesas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais.
c) abertura de crédito suplementar sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos
correspondentes.
d) concessão ou utilização de créditos ilimitados.
e) instituição de fundos de qualquer natureza, mediante prévia autorização legislativa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/156149
509) 
510) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2454467
AVANÇASP - Tes (SM Arcanjo)/Pref SM Arcanjo/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
Acerca dos Fundos Especiais, e na forma da legislação vigente, informe se é verdadeiro (V) ou
falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.
 
( ) Constitui fundo especial o produto de receitas especificadas que por lei se vinculam à realização
de determinados objetivos ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação.
 
( ) Diante desta peculiaridade, a aplicação das receitas orçamentárias vinculadas a fundos especiais
não está sujeita aos trâmites ordinários da execução orçamentária.
 
( ) Salvo determinação em contrário da lei que o instituiu, o saldo positivo do fundo especial
apurado em balanço será transferido para o exercício seguinte, a crédito do mesmo fundo.
a) V – F – F.
b) F – V – V.
c) V – V – F.
d) F – F – V.
e) V – F – V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2632181
VUNESP - Proc Mun (Pref SJRP)/Pref SJRP/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
Constitui fundo especial
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2454467
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2632181
511) 
a) os créditos que sejam destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária
específica.
b) os valores destinados a reforço de dotação orçamentária.
c) as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.
d) o produto de receitas especificadas que por lei se vinculam à realização de determinados objetivos
ou serviços.
e) os fundos destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou
calamidade pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2646005
VUNESP - Proc (Araçatuba)/Pref Araçatuba/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
Nos termos da Lei no 4.320/64, o produto de receitas especificadas que por lei se vinculam à
realização de determinados objetivos ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação,
corresponde à definição de
a) transferência voluntária.
b) subvenção social.
c) subvenção econômica.
d) operação de crédito.
e) fundo especial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2113375
VUNESP - ProcJu (CM Orlândia)/CM Orlândia/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2646005
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2113375
512) 
513) 
Considere que foi proposto projeto de lei que visa instituir um fundo de fomento à cultura. A
intenção da proposição é individualizar recursos e direcioná-los para que sejam alocados nessa área. A
proposta estabelece que o fundo será dotado de personalidade jurídica e autoriza que um percentual dos
impostos municipais seja a ele vinculado. É previsto, ainda, que o saldo positivo do fundo especial
apurado em balanço será transferido para o exercício seguinte, a crédito do mesmo fundo. Tendo por
base essa situação hipotética, a respeito dos fundos, assinale a alternativa correta.
a) A proposta constitui um mecanismo de concretização ao princípio da unidade de tesouraria.
b) A proposta é inconstitucional, pois a criação de fundos especiais, com esse fim, deverá ser feita
por decreto.
c) É válida a regra que autoriza que saldo positivo do fundo especial apurado em balanço seja
transferido para o exercício seguinte, a crédito do mesmo fundo.
d) Na parte em que autoriza a vinculação de impostos a fundos, a proposta é inconstitucional, pois a
Constituição Federal veda qualquer tipo de vinculação.
e) A aplicação das receitas do fundo será realizada pelo seu órgão gestor, desnecessária a previsãoem lei orçamentária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2473100
OBJETIVA CONCURSOS - Cont (Pref Herval)/Pref Herval/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
De acordo com a Lei nº 4.320/1964 - Normas Gerais do Direito Financeiro, sobre os fundos
especiais, assinalar a alternativa INCORRETA:
a) Constitui fundo especial, o produto de receitas especificadas que por lei se vinculam à realização
de determinados objetivos ou serviços, vedada a adoção de normas peculiares de aplicação.
b) A aplicação das receitas orçamentárias, vinculadas a fundos especiais, far-se-á por meio de
dotação consignada na Lei de Orçamento ou em créditos adicionais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2473100
514) 
c) Salvo determinação em contrário da lei que o instituiu, o saldo positivo do fundo especial apurado
em balanço será transferido para o exercício seguinte, a crédito do mesmo fundo.
d) A lei que instituir fundo especial poderá determinar normas peculiares de controle, prestação e
tomada de contas, sem, de qualquer modo, elidir a competência específica do Tribunal de Contas ou
órgão equivalente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2223501
FCC - ACE (TCE-GO)/TCE GO/Contabilidade/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
Considere que, ao final do exercício orçamentário- financeiro, tenha sido verificado superávit
apurado em balanço de fundo de despesa do Poder Executivo instituído para apoio a ações de
fiscalização de atividade agropecuária, proveniente de receitas legalmente vinculadas a tal fundo. De
acordo com a atual disciplina constitucional e legal, tais recursos
a) permanecerão à disposição do fundo no exercício subsequente, salvo previsão em sentido
contrário em sua lei instituidora, podendo, contudo, ser alcançados pela desvinculação de receitas
estabelecida pela Constituição Federal, observado o limite de 30%.
b) deverão retornar à livre disposição do Poder Executivo, vedada a retenção de tais receitas para
utilização pelo fundo no exercício subsequente, considerando o princípio da unidade de tesouraria que
rege o Orçamento Público.
c) somente poderão permanecer a crédito do fundo se destinados à cobertura de restos a pagar
gerados no exercício findo, devidamente processados e não liquidados.
d) permanecem como receita do fundo em razão da destinação legal, constituindo receita não
passível de desvinculação para aplicação em finalidade diversa, salvo em situação de calamidade
pública.
e) somente poderão permanecer à disposição do fundo no exercício subsequente se oriundos de
cobrança de taxas, não sendo alcançados, neste caso, pelo mecanismo de desvinculação de receitas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2223501
515) 
estabelecido pela Constituição Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2022781
FCC - Proc (PGE AM)/PGE AM/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
Considere que o Estado pretenda destinar o produto de taxas de fiscalização ambiental a um fundo
especial constituído para financiar a modernização das atividades do órgão encarregado de tal
fiscalização. Pretende, ainda, que as receitas arrecadadas anualmente com o pagamento de tais taxas
permaneçam sob a titularidade do referido fundo, como disponibilidades financeiras para os exercícios
subsequentes. De acordo com a disciplina estabelecida pela Constituição Federal, pela Lei de
Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar federal no 101/2000) e pela Lei no 4.320/1964, tal pretensão
afigura-se juridicamente
a) inviável, pois viola o princípio de unidade de tesouraria, que preconiza que todas as receitas não
tributárias permaneçam como disponibilidades de caixa do Tesouro.
b) vedada, por afronta à regra constitucional que impede a vinculação de receita de tributos a órgão
ou fundo.
c) vedada, pois viola a regra da anualidade orçamentária, que preconiza que as receitas pertencem
ao exercício em que arrecadadas.
d) viável, desde que se trate de taxa pelo exercício de poder de polícia, cuja receita não transita pelo
orçamento, devendo ser aplicada na finalidade para a qual instituída.
e) viável, salvo se a lei instituidora do referido fundo vedar a transferência do saldo apurado em
balanço para o exercício seguinte.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2160861
FCC - AJ TRT23/TRT 23/Administrativa/Contabilidade/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2022781
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2160861
516) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
Considere que tenha sido instituído, por lei específica, fundo especial para custear a modernização
de atividades de arrecadação tributária, tendo como fonte de receita taxa cobrada de contribuintes pela
expedição de certidões e outros serviços específicos.
 
Ao final do exercício, verificando-se a existência de saldo financeiro apurado em balanço patrimonial do
fundo,
a) o superavit financeiro apurado poderá permanecer à disposição do Fundo apenas por dois
exercícios consecutivos, após o que deverá ser objeto de cancelamento, incorporando-se o montante
correspondente às disponibilidades de caixa do Tesouro.
b) o excesso de receitas deve ser integralmente arrecadado e destinado à conta única do Tesouro,
em atendimento ao princípio da anualidade, salvo em relação a despesas já empenhadas e não
liquidadas.
c) o fundo deverá ser dissolvido, vertendo seu patrimônio para outro fundo especial de despesa com
finalidade semelhante ou, na inexistência de tal alternativa, computando-se o saldo financeiro como
superavit orçamentário do ente instituidor.
d) o valor remanescente permanece à disposição do fundo e vinculado às atividades que constituem
seu objeto, salvo se a lei instituidora contiver disposição em sentido contrário e observado o
percentual constitucional de desvinculação de receitas.
e) os recursos poderão ser integralmente desvinculados, para suportar despesas diversas daquelas
objeto do Fundo, vedada a destinação para pagamento de despesas de pessoal do ente instituidor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1934753
FGV - Ana Esp (IMBEL)/IMBEL/Analista de Custos/2021
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1934753
517) 
518) 
De acordo com o Decreto nº 93.872/1986, constitui fundo especial de natureza contábil ou
financeira a modalidade de gestão de parcela de recursos do Tesouro Nacional, vinculados por lei à
realização de determinados objetivos de política econômica, social ou administrativa do Governo.
 
Em relação aos fundos especiais, assinale a afirmativa correta.
a) A aplicação de recursos através de fundos especiais constará de programação e será especificada
em orçamento próprio, aprovado após o exercício financeiro a que se referir.
b) Os fundos especiais de natureza financeira são constituídos por disponibilidades financeiras
evidenciadas em registros contábeis, destinados a atender a saques a serem efetuados diretamente
contra a caixa do Tesouro Nacional.
c) Os fundos especiais de natureza contábil são constituídos mediante movimentação de recursos de
caixa do Tesouro Nacional para depósitos em estabelecimentos oficiais de crédito, segundo
cronograma aprovado, destinados a atender aos saques previstos em programação específica.
d) A utilização de recursos vinculados a fundo especial para despesas, que não se identifiquem
diretamente com a realização de seus objetivos ou serviços determinados, não será permitida.
e) O fundo especial extingue-se após o exercício financeiro, de modo que o saldo financeiro apurado
em balanço de fundo especial não poderá ser utilizado em exercício subsequente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1767777
VUNESP - Proc Mu (PGM Santos)/Pref Santos/2021
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
Em relação aos fundos especiais, dispõe a Lei nº 4.320/64:
a) constitui fundo especial o produto de receitas especificadas que por lei não se vinculam à
realização de determinados objetivos ou serviços,obrigatória a adoção de normas peculiares de
aplicação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1767777
519) 
b) a aplicação das despesas orçamentárias vinculadas a fundos especiais far-se-á através de dotação
consignada na Lei de Orçamento ou previstas em despesas públicas ou créditos suplementares.
c) independentemente da lei que o instituiu, o saldo positivo do fundo especial apurado em balanço
será transferido para o exercício seguinte, a crédito de um novo ou mesmo fundo.
d) a Lei de Orçamento não consignará auxílio para investimentos que se devam incorporar ao
patrimônio das empresas privadas de fins lucrativos, não se aplicando tal situação às transferências
de capital à conta de fundos especiais ou dotações sob regime excepcional de aplicação, salvo por ato
do executivo.
e) a lei que instituir fundo especial poderá determinar normas peculiares de controle, prestação e
tomada de contas sem, de qualquer modo, elidir a competência específica do Tribunal de Contas ou
órgão equivalente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1506982
Unifil - FTM (Itambaracá)/Pref Itambaracá/2021
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
Conforme disposto na lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, dos fundos especiais, assinale a
alternativa incorreta.
a) A aplicação das receitas orçamentárias vinculadas a fundos especiais far-se-á através de dotação
consignada na Lei de Orçamento ou em créditos adicionais.
b) A lei que instituir fundo especial poderá determinar normas peculiares de controle, prestação e
tomada de contas, elidindo a competência específica do Tribunal de Contas ou órgão equivalente.
c) Salvo determinação em contrário da lei que o instituiu, o saldo positivo do fundo especial apurado
em balanço será transferido para o exercício seguinte, a crédito do mesmo fundo.
d) Constitui fundo especial o produto de receitas especificadas que por lei se vinculam à realização
de determinados objetivos ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1506982
520) 
521) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1751612
FURB - Cont (Massaranduba)/Pref Massaranduba/2020
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
É o instrumento criado para receber o produto de receitas especificadas que, por lei, vincula-se à
realização de determinados objetivos ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação.
Isso posto, a descrição se refere à/ao:
a) Fundo Especial.
b) Órgão Público.
c) Secretaria de Estado.
d) Unidade Administrativa.
e) Programa de Trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1874676
UFMT - API (CN Parecis)/Pref CN Parecis/2020
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
Em consonância com as normas de direito financeiro aplicáveis à instituição e funcionamento de
fundos, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Constitui fundo especial o produto de receitas especificadas que por lei se vinculam à realização
de determinados objetivos ou serviços.
b) É vedada a instituição de fundos de qualquer natureza, sem prévia autorização legislativa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1751612
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1874676
522) 
c) A aplicação das receitas vinculadas a fundos especiais far-se-á por meio de dotação prevista na Lei
Orçamentária Anual ou em créditos adicionais.
d) O saldo positivo do fundo especial apurado em balanço será sempre transferido para o exercício
seguinte, a crédito do mesmo fundo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/781851
VUNESP - ContJ (TJ SP)/TJ SP/2019
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
De acordo com as disposições da Lei nº 4.320/64, é correto afirmar, a respeito dos fundos
especiais de despesa, que
a) a lei que instituir fundo especial não poderá determinar normas peculiares de controle, prestação
e tomada de contas.
b) a Lei de Orçamento consignará as transferências de capital a conta de fundos especiais.
c) a aplicação das receitas orçamentárias vinculadas a fundos especiais far-se-á através de dotação
consignada na Lei de Orçamento ou em créditos adicionais.
d) são constituídos pelo produto de receitas especificadas que por decreto se vinculam à realização
de determinados objetivos ou serviços.
e) o saldo positivo do fundo especial apurado em balanço será transferido para o exercício seguinte,
a crédito do mesmo fundo, se houver previsão expressa na lei que o instituiu.
www.tecconcursos.com.br/questoes/851843
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/781851
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/851843
523) 
524) 
VUNESP - Proc Leg (CM Tatuí)/CM Tatuí/2019
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
De acordo com a Lei Federal nº 4.320/64, fundos especiais são constituídos
a) pelo produto de receitas especificadas que por lei se vinculam à realização de determinados
objetivos ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação.
b) pelas dotações atribuídas às diversas unidades orçamentárias que poderão, quando
expressamente determinado na Constituição Federal ser movimentadas por órgãos centrais de
administração pública geral.
c) pelos créditos suplementares e especiais autorizados e abertos por lei federal.
d) pela diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os
saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de crédito a eles vinculadas.
e) pelas receitas de capital provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de
constituição de dívidas, da conversão, em espécie, de bens e direitos e dos recursos recebidos de
outras pessoas de direito público, destinados a atender despesas extraordinárias das pessoas
políticas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2429832
AMEOSC - Ag Ad (Descanso)/Pref Descanso/2019
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
Adriano, estudante de Direito da Universidade XPTO, estava em dúvida após a aula de Direito
Financeiro, pois não entendeu um conceito previsto na Lei n. 4320/1964. Adriano não entendeu a
conceituação do produto de receitas especificadas que por lei se vinculam à realização de determinados
objetivos ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação. Para sanar sua dúvida,
buscou auxílio do professor João Mário que prontamente lhe informou que constitui:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2429832
525) 
a) Fundo especial.
b) Fundo comum.
c) Fundo ordinário.
d) Fundo extraordinário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/758739
FCC - APOG (Pref Recife)/Pref Recife/2019
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
Suponha que o Município pretenda instituir um Fundo Especial para destinar recursos provenientes
de taxa pelo exercício de poder de polícia ao suporte das atividades de fiscalização desempenhadas pelo
órgão administrativo competente. De acordo com as disposições da Constituição Federal e da Lei nº
4.320/1964, tal pretensão afigura-se juridicamente
a) inviável, por afronta ao princípio da unidade de caixa ou tesouraria, que determina que todos os
ingressos de receita devem ser direcionados a conta única administrada por instituição financeira
oficial.
b) inviável, em face do princípio da não vinculação ou não afetação, que impede a destinação de
tributos a órgãos ou atividades específicas.
c) viável apenas se o órgão em questão for vinculado à área de Segurança Pública, computando-se
tal montante no limite mínimo de destinação fixado constitucionalmente.
d) viável, devendo o Fundo ser constituído por lei específica, a qual poderá estabelecer normas
peculiares de aplicação das receitas a ele destinadas.
e) viável, desde que conte com autorização na Lei Orçamentária Anual, sendo vedado o
redirecionamento de eventuais saldos financeiros a outros fundos ou ao Tesouro.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/758739
526) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1053624
VUNESP - Proc Jur (DAEM)/DAEM/2019
AFO, Direito Financeiroe Contabilidade Pública - Fundos Especiais
A utilização de fundos especiais é muito popular como instrumento financeiro à disposição do
Estado na realização de objetivos precisos de políticas públicas. Isto ocorre, pois:
a) constitui fundo especial o produto de receitas especificadas que por lei se vinculam à realização de
determinados objetivos ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação.
b) a aplicação das receitas vinculadas a fundos especiais não é registrada como receita orçamentária,
sendo controlada de forma segregada e paralela em relação às receitas orçamentárias.
c) em geral, o saldo positivo do fundo especial apurado em balanço não é transferido para o exercício
seguinte, a crédito do mesmo fundo, permitindo a sua desvinculação a partir do ano subsequente à
arrecadação.
d) a lei que instituir fundo especial poderá determinar normas peculiares de controle, prestação e
tomada de contas, tornando despicienda a atuação específica do Tribunal de Contas ou órgão
equivalente.
e) os fundos especiais detém sempre personalidade jurídica própria em relação ao seu ente
instituidor, permitindo maior flexibilidade na contratação de pessoal, bens e serviços.
www.tecconcursos.com.br/questoes/961147
VUNESP - Adv (CM Piracicaba)/CM Piracicaba/2019
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1053624
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/961147
527) 
528) 
Estabelece a Lei nº 4.320/64 que
a) salvo determinação em contrário da lei que o instituiu, o saldo positivo do fundo especial apurado
em balanço não será transferido para o exercício seguinte, a crédito do mesmo fundo.
b) as entidades autárquicas ou paraestatais, exceto de previdência social ou investidas de delegação
para arrecadação de contribuições parafiscais da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito
Federal terão seus orçamentos aprovados por lei do Poder Legislativo, salvo se disposição legal
expressa determinar que o sejam pelo Poder Executivo.
c) as previsões para depreciação não serão computadas para efeito de apuração do saldo líquido das
entidades autárquicas e paraestatais.
d) o controle da execução orçamentária não compreenderá o cumprimento do programa de trabalho
expresso em termos monetários e em termos de realização de obras e prestação de serviços.
e) constitui fundo especial o produto de receitas especificadas que por lei se vinculam à realização de
determinados objetivos ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/826350
VUNESP - Proc Jur (UNIFAI)/UNIFAI/2019
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
Assinale a alternativa correta no que se refere a fundos especiais.
a) A aplicação das receitas orçamentárias vinculadas a fundos especiais far-se-á exclusivamente
através de dotação consignada na Lei de Orçamento.
b) Constitui fundo especial o produto de receitas especificadas que por lei se vinculam à realização
de determinados objetivos ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação.
c) O saldo positivo do fundo especial apurado em balanço não poderá ser transferido para o exercício
seguinte, devendo ser creditado na conta de Receitas Correntes.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/826350
529) 
d) A lei que instituir fundo especial poderá determinar normas peculiares de controle minudente de
prestação e tomada de contas, podendo elidir a competência específica do Tribunal de Contas ou
órgão equivalente.
e) São fundos especiais os créditos da Fazenda Públicade natureza não tributária exigíveis pelo
transcurso do prazo para pagamento, inscritos, na forma da legislação própria, como Dívida Ativa, em
registro próprio, após apurada a sua liquidez e certeza.
www.tecconcursos.com.br/questoes/630813
VUNESP - Proc (PGE SP)/PGE SP/2018
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
Considere que tenha sido instituído, por lei específica, um fundo especial de despesa com a
finalidade de dar suporte ao exercício do poder de polícia a cargo de determinado órgão público,
vinculando ao referido fundo a receita proveniente da cobrança de taxas pela fiscalização e licenciamento
das atividades correspondentes. Ao final do exercício, verificou-se que a receita vinculada efetivamente
arrecadada superou as despesas incorridas pelo fundo para a consecução das suas finalidades no mesmo
período.
Considerando a legislação de regência, notadamente as disposições da Lei Federal nº 4.320/64,
a) o saldo positivo do fundo, apurado em balanço, será transferido para o exercício seguinte, a
crédito do mesmo fundo, salvo se a lei que o instituiu contiver disposição em contrário.
b) é vedada a transferência de saldo financeiro do fundo para o exercício subsequente àquele em
que as receitas correspondentes tenham sido arrecadadas por força do princípio da anualidade.
c) o saldo financeiro verificado ao final do exercício poderá ser utilizado, pelo próprio fundo ou pelo
Tesouro, como fonte para abertura de créditos adicionais especiais, independentemente de
autorização legislativa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/630813
530) 
d) as receitas que não tenham sido utilizadas em empenhos de despesas do fundo pertencem ao
Tesouro por força do princípio da não afetação, que veda a vinculação de impostos e taxas a
despesas específicas.
e) as receitas que sobejarem às despesas incorridas pelo fundo no curso do exercício orçamentário
poderão ser destinadas a outros fundos de despesa ou investimento, mediante decreto do Chefe do
Executivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/594494
CEBRASPE (CESPE) - Aud (CAGE RS)/SEFAZ RS/2018
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
A respeito da contabilização da remuneração dos depósitos bancários e aplicações financeiras do
FUNDEB, assinale a opção correta.
a) No reconhecimento da remuneração de depósitos bancários, é necessário realizar apenas dois
lançamentos contábeis: de natureza orçamentária e de controle.
b) Os recursos advindos da remuneração de depósitos e aplicações financeiras devem receber efetivo
controle: esses valores devem ser utilizados para a mesma finalidade que o valor principal.
c) O controle da remuneração será feito pelo mecanismo de destinação de recursos e todos os entes
deverão realizar procedimentos contábeis idênticos, sem desdobramentos de contas.
d) O reconhecimento da remuneração decorrente dos depósitos bancários é contabilizado por meio
de débito em caixa, e o crédito, em receitas a realizar.
e) No lançamento de natureza orçamentária, receita realizada será debitada em contrapartida do
ingresso de recursos nas disponibilidades do fundo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/667677
VUNESP - Pro (CM Campo Limpo)/CM Campo Limpo Pta/2018
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/594494
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/667677
531) 
532) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
O Prefeito do Município X gostaria de vincular recursos orçamentários, de modo permanente, ao
que ele chama de “setor de tecnologia e inovação empreendedora”, com a finalidade de estimular a
geração de negócios, renda e emprego no Município. Diante desse quadro, a ação e o instrumento
financeiro mais adequados a serem utilizados pelo Prefeito, com essa finalidade, é
a) a publicação de um decreto vinculando parcela das receitas de impostos geradas com a instalação
de novos negócios no Município a ações voltadas a políticas públicas para o setor alvo.
b) o envio à Câmara de Vereadores de projeto de lei criando fundo municipal, o qual terá como
receita percentual a ser vinculado das receitas do município, respeitada a vedação à vinculação de
impostos.
c) o envio à Câmara de Vereadores de projeto de lei criando fundo municipal, o qual terá como
receita permanente percentual a ser vinculado das receitas de impostos do município.
d) a publicação de um decreto concedendo redução da alíquota do imposto sobreserviços para os
setores a serem incentivados.
e) o envio anual à Câmara de Vereadores de projeto de lei orçamentária contendo dotações
específicas ligadas às ações públicas de incentivo ao setor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/599725
FUNRIO - Aud CI (CGE RO)/CGE RO/2018
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
O recurso financeiro recebido pelo Estado relativo a sua participação no FUNDEB, será classificado,
de acordo com a categoria econômica e origem, como:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/599725
533) 
534) 
a) receita corrente – transferências de capital.
b) receita corrente – outras receitas.
c) receita de capital – transferências de capital.
d) receita corrente – tributária.
e) receita corrente – transferências correntes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2441175
VUNESP - Adv (CM Tanabi)/CM Tanabi/2018
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
O produto de receitas especificadas que por lei se vinculam à realização de determinados objetivos
ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação, constitui
a) investimento.
b) inversão financeira.
c) empréstimo público.
d) empréstimo compulsório.
e) fundo especial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/625121
VUNESP - Proc (CM Indaiatuba)/CM Indaiatuba/2018
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
Nos termos da Lei nº 4.320/64, o produto de receitas especificadas que, por lei, se vinculam à
realização de determinados objetivos ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação,
constitui
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2441175
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/625121
535) 
a) reserva vinculada.
b) reserva ordinária.
c) reserva obrigatória.
d) fundo especial.
e) fundo vinculado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/625143
VUNESP - Tec (CM Indaiatuba)/CM Indaiatuba/Contabilidade/2018
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
Constitui fundo especial, segunda a Lei nº 4.320/64
a) a aplicação das receitas orçamentárias oriundas de turnos especiais mediante dotação consignada
na Lei de Orçamento ou em créditos adicionais.
b) os recursos resultantes da arrecadação da receita ou a realização da despesa, com o nascimento
ou a extinção de direitos e obrigações.
c) o produto de receitas especificadas que por lei se vinculam à realização de determinados objetivos
ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação.
d) a fidelidade funcional dos agentes da administração, responsáveis por bens e valores públicos.
e) a recuperação de despesas especificadas, que foram aprovadas por força de lei orçamentária, bem
como os recursos recuperados de fundos perdidos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/618726
FCC - TJ TRT6/TRT 6/Administrativa/"Sem Especialidade"/2018
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/625143
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/618726
536) 
537) 
Suponha que a União tenha instituído, por lei específica, fundo especial de despesa com o objetivo
de apoiar inovação tecnológica e desenvolvimento de determinados setores produtivos. Para tanto,
destinou ao referido fundo, na forma prevista na lei instituidora, receitas provenientes do licenciamento
de patentes. Ocorre que, ao final do exercício financeiro, parcela da referida receita do fundo não foi
aplicada, dado o pequeno número de projetos aprovados por seus órgãos gestores, restando recursos
financeiros em caixa. De acordo com as disposições da Lei n° 4.320/1964, tais recursos 
a) constituem superávit do fundo, ensejando redução, na mesma proporção, das receitas próprias
auferidas no exercício seguinte e sua destinação ao caixa único do Tesouro. 
b) devem ser recolhidos à União, vedada a manutenção de recursos orçamentários ou financeiros
não utilizados no mesmo exercício na conta de fundo de despesa. 
c) pertencem ao fundo, devendo o saldo positivo apurado em balanço ser transferido para o exercício
seguinte, a crédito do mesmo fundo, salvo determinação em contrário da lei que o instituiu. 
d) poderão ser aplicados, excepcionalmente, em finalidades diversas daquelas previstas na lei
instituidora do fundo, mediante convênio com a União. 
e) poderão ser arrecadados pela União, mediante decreto, para destinação a outros fundos de
despesa instituídos por lei específica. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/594492
CEBRASPE (CESPE) - Aud (CAGE RS)/SEFAZ RS/2018
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
A respeito do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB.), assinale a
opção correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/594492
538) 
a) É composto de percentual da arrecadação de impostos estaduais, como IPVA e ICMS.
b) A repartição dos valores do FUNDEB aos entes federativos municipais é realizada a partir da
contagem da população em idade escolar pelo Ministério da Educação.
c) Os valores destinados à formação do fundo pelos estados e municípios devem ser registrados
contabilmente como variação patrimonial aumentativa e financeiramente como acréscimo da receita
orçamentária prevista.
d) É um fundo de natureza financeira formado com recursos federais decorrentes da arrecadação
tributária.
e) É formado a partir da arrecadação de impostos federais e tem natureza contábil.
www.tecconcursos.com.br/questoes/696919
FCC - Con Tec Leg (CL DF)/CL DF/Administrador/2018
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Fundos Especiais
Uma unidade de tesouraria constituiu a regra no que concerne aos ingressos de receitas públicas, o
que não impede, contudo, a instituição de fundos especiais, os quais, de acordo com a disciplina
estabelecida pela Constituição da República e pela Lei federal nº 4.320/1964,
a) possuem contabilidade e escrituração próprias, porém não podem realizar empenhos, devendo os
mesmos ser realizados pelo órgão a que o Fundo esteja vinculado, onerando as dotações deste.
b) possuem receitas que lhe são destinadas por lei instituidora, vedada a vinculação de produto de
imposto, as quais somente revertem para o Tesouro ao final de cada exercício se expressamente
previsto na lei de criação do fundo.
c) executam as programações orçamentárias-financeiras decorrentes das dotações que lhes são
cometidas anualmente, porém não podem assumir obrigação de despesas não passíveis de liquidação
em até dois exercícios.
d) constituem unidade orçamentária autônoma para fins de recebimento de tributos cuja destinação
lhe seja cometida por lei, podendo executar as despesas necessárias para a consecução de seus
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/696919
539) 
objetivos.
e) constituem unidade de despesa específica, dotada de capacidade para assumir obrigações
autonomamente e realizar os correspondentes empenhos, não possuindo, contudo, receitas
orçamentárias próprias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2337993
IADES - GPPGG (SEPLAD DF)/SEPLAD DF/Administração/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
 
A figura apresentada retrata o processo orçamentário, considerando a etapa de elaboração da Proposta
de Lei Orçamentária Anual (PLOA) no Brasil.
 
De acordo com a Lei no 4.320/1964, a competência dessa elaboração é do
a) Poder Judiciário.
b) Poder Legislativo.
c) Tribunal de Contas.
d) Ministério Público.
e) Poder Executivo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2337993
540) 
541) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2390615
Instituto CONSULPAM - ACE (TCM PA)/TCM PA/Jurídica/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
A respeito do ciclo orçamentário, assinale a alternativa CORRETA.
a) Encerra-se na execução.
b) Tem início antes do exercício financeiro a que se refere o orçamento.
c) Tem início com a aprovação da LOA.
d) Coincide com o exercício financeiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2629196
FAUEL - Cont (Pref Cambé)/Pref Cambé/2023
AFO, Direito Financeiro e ContabilidadePública - Ciclo Orçamentário
Em relação ao controle da execução orçamentária, assinale a alternativa que indica o poder
responsável pelo controle da execução orçamentária com objetivo de verificar a probidade da
administração, a guarda e legal emprego dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento.
a) Poder Legislativo.
b) Poder Executivo.
c) Poder Judiciário.
d) Poder Administrativo.
e) Poder de Apoio.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2390615
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2629196
542) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2662631
CPCON UEPB - ACI (Pref Dona Inês)/Pref Dona Inês/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Sobre o controle da execução orçamentária, em conformidade com o artigo 75 da Lei nº 4.320/64,
é CORRETO afirmar que:
a) Compreenderá a moralidade dos atos e fatos de que resultem a arrecadação da receita ou a
realização da despesa, o nascimento e/ou a extinção de direitos e obrigações; a fidelidade funcional
dos agentes da administração, responsáveis por bens e valores públicos e o cumprimento do
programa de trabalho expresso em termos financeiros, monetários e em termos de realização de
obras e prestação de serviços.
b) Compreenderá a legalidade dos atos de que resultem a arrecadação da receita ou a realização da
despesa, o nascimento ou a extinção de direitos e obrigações; a fidelidade funcional dos agentes da
administração, responsáveis por bens e valores públicos e o cumprimento do programa de trabalho
expresso em termos monetários e em termos de realização de obras e prestação de serviços.
c) Compreenderá a legalidade dos atos de que resultem a arrecadação da receita e/ou a realização
da despesa, o nascimento ou a extinção de direitos e obrigações; a fidelidade funcional dos agentes
da administração, responsáveis por bens e valores públicos e o cumprimento do programa de trabalho
expresso em termos financeiros, monetários e em termos de realização de obras e prestação de
serviços.
d) Compreenderá a moralidade dos fatos de que resultem a arrecadação da receita ou a realização
da despesa, o nascimento ou a extinção de direitos e obrigações; a fidelidade funcional dos agentes
da administração, responsáveis por bens e valores públicos e o cumprimento do programa de trabalho
expresso em termos monetários e em termos de realização de obras e prestação de serviços.
e) Compreenderá a legalidade dos atos de que resultem a arrecadação da receita e/ou a realização
da despesa, o nascimento e/ou a extinção de direitos e obrigações; a fidelidade funcional dos agentes
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2662631
543) 
544) 
da administração, responsáveis por bens e valores públicos e o cumprimento do programa de trabalho
expresso em termos econômicos, monetários e em termos de realização de obras e prestação de
serviços.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2620420
VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Ciências Contábeis/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
A aprovação do Orçamento é formalizada por
a) decretação do Poder Legislativo, Sanção do Poder Executivo e Promulgação por um ou outro
Poder.
b) decretação do Poder Legislativo, Sanção do Poder Executivo e Publicação da Lei.
c) decretação do Poder Legislativo, Medida Provisória do Poder Executivo e Promulgação por um ou
outro Poder.
d) promulgação do Poder Legislativo, Sanção do Poder Executivo e Publicação do Poder Judiciário.
e) decretação do Poder Legislativo, Instrução Normativa do Poder Executivo e Publicação da Lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2612920
Legalle - AnaDP (DPE PA)/DPE PA/Ciências Econômicas/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O ciclo orçamentário pode ser entendido como o período de tempo no qual são processadas as
atividades costumeiras do orçamento público, desde sua concepção até sua avaliação final. Considere as
seguintes etapas do ciclo e assinale a alternativa que apresenta sua ordenação mais indicada: I.
Avaliação; II. Apreciação legislativa; III. Controle; IV. Execução; V. Elaboração da proposta
a) I; II; III; IV; V.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2620420
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2612920
545) 
b) V; III; I; II; IV.
c) I; III; IV; II; V.
d) III; II; IV; V; I.
e) V; II; IV; III; I.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2555156
IBADE - Cont (Pref RB)/Pref Rio Branco/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Uma prefeitura está no processo de elaboração e execução do seu orçamento público.
Considerando as etapas descritas no enunciado, indique a alternativa correta que corresponde a uma
atividade realizada na etapa de acompanhamento e avaliação do orçamento.
a) Definição das metas e objetivos a serem alcançados
b) Registro e controle das receitas e despesas
c) Discussão e votação do orçamento pelos representantes do legislativo municipal
d) Realização de ajustes quando necessário
e) Elaboração da proposta orçamentária
www.tecconcursos.com.br/questoes/2611087
Ibest - Cont (CRF SC)/CRF SC/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2555156
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2611087
546) 
547) 
Entre as etapas ou fases que compõem o processo ou o chamado ciclo orçamentário,
menciona(m)-se
a) a definição das políticas de governo em cada gestão.
b) a aplicação da política tributária.
c) a discussão e a aprovação da proposta pelo Legislativo.
d) a fixação das diretrizes que norteiam as nomeações na Administração.
e) o estabelecimento das normas que regem as contratações no Serviço Público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2620520
FGV - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Contador/Finanças Públicas/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O projeto de Lei Orçamentária Anual é enviado ao Presidente da República para sanção e
publicação no Diário Oficial da União após a seguinte fase do ciclo orçamentário:
a) Controle.
b) Execução.
c) Avaliação.
d) Aprovação.
e) Planejamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2707150
FGV - AL (CAM DEP)/CAM DEP/Técnica Legislativa/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2620520
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2707150
548) 
549) 
Na apreciação das matérias orçamentárias, os integrantes das Casas Legislativas cumprem variada
agenda que envolve estudos e análises, discussões e consultas, solicitações de informações e
participação em audiências públicas realizadas com autoridades e especialistas com o objetivo de
esclarecer a matéria em apreciação.
Sobre o ciclo orçamentário, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A iniciativa da apresentação do projeto de lei orçamentária é privativa do chefe do Poder
Executivo.
II. A autoridade legislativa pode realizar emendas ao projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA),
especialmente no que diz respeito ao aumento ou à criação de novas despesas.
III. Ao receber o projeto de lei aprovado, o presidente da República deve vetá-lo, total ou
parcialmente, se o julgar, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público.
Está correto o que se afirma em 
a) I, apenas. 
b) I e II, apenas. 
c) I e III, apenas.
d) II e III apenas. 
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2474025
Instituto Consulplan - Cont (CRF MG)/CRF MG/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O ciclo orçamentário é um processo contínuo, dinâmico e flexível que não se confunde com o
exercício financeiro; trata-se do período durante o qual se executa o orçamento, correspondendo,
portanto, a um período muito maior.
(GIACOMONI, 2008.)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2474025
 
Em relação às fases do ciclo orçamentário, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A fase do Planejamento e Elaboração abrange as discussões realizadas no Legislativo sobre os
temas na proposta abordados,com o objetivo de aprová-los e encaminhar novamente ao Executivo.
 
II. A fase de Discussão, Estudo e Aprovação abrange a confecção da Proposta Orçamentária (PLOA),
a qual compreende a fixação de objetivos concretos distribuídos em diretrizes e metas, bem como a
estimativa de receitas e fixação das despesas.
 
III. A fase de Execução corresponde ao período no qual a proposta, já convertida em lei, deverá ser
posta em prática com a finalidade de concretizar todos os objetivos estabelecidos.
 
IV. A fase de Avaliação consiste na verificação da implementação do orçamento, na constatação da
real materialização do que se havia planejado e aprovado.
 
Está correto o que se afirma apenas em
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2336610
FGV - ACE (TCE ES)/TCE ES/Auditoria Governamental/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2336610
550) 
551) 
O processo orçamentário brasileiro se configura a partir de disposições constitucionais e legais,
aplicáveis a todas as esferas de governo.
 
No âmbito do orçamento federal, uma das funções definidas na Constituição da República de 1988 para a
comissão mista permanente é:
a) aprovar regras para apresentação de emendas de natureza impositiva;
b) compatibilizar as emendas apresentadas com as disposições do PPA em vigor;
c) definir critérios para execução de despesas decorrentes de emendas do relator;
d) emitir parecer sobre as emendas apresentadas ao projeto de lei do orçamento;
e) indicar as fontes de recursos para cobertura das emendas apresentadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2555203
IBADE - Cont (Pref RB)/Pref Rio Branco/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O acompanhamento da execução orçamentária e financeira é fundamental para a gestão financeira
dos entes públicos. Quais são os principais aspectos a serem monitorados nesse acompanhamento?
a) Controle das despesas e receitas públicas, execução de projetos e programas externos ao
município, e indicadores de desempenho.
b) Controle dos gastos públicos, identificação de desvios em relação ao planejamento inicial e
avaliação da efetividade das ações governamentais.
c) Transparência na gestão público-privada, cumprimento das metas de arrecadação e ajustes e
realocações de recursos.
d) Acompanhamento da utilização dos recursos públicos, priorização de áreas de maior necessidade
e transações financeiras realizadas por entidades externas ao município.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2555203
552) 
553) 
e) Controle efetivo dos recursos públicos em conformidade com o orçamento aprovado e além, e
doações espontâneas de particulares.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2555159
IBADE - Cont (Pref RB)/Pref Rio Branco/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O ciclo orçamentário é um processo fundamental na gestão das finanças públicas municipais. Sobre
esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
a) O ciclo orçamentário é composto por quatro fases: elaboração, aprovação, execução e controle
b) O ciclo orçamentário é um processo contínuo, composto por três fases: elaboração, execução e
controle
c) O ciclo orçamentário é dividido em cinco fases: planejamento, elaboração, aprovação, execução e
avaliação
d) O ciclo orçamentário é uma atividade única, compreendendo a elaboração do orçamento e sua
execução
e) O ciclo orçamentário é uma etapa exclusiva do setor público federal, não sendo aplicável a outros
entes e esferas governamentais
www.tecconcursos.com.br/questoes/2619339
FGV - Cons Leg (ALEMA)/ALEMA/Direito Constitucional/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado Alfa foi informado por sua assessoria que já era o
momento de serem adotadas as providências relacionadas ao orçamento do ano vindouro, uma vez que
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2555159
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2619339
o denominado “ciclo orçamentário”, que abrange o conjunto de medidas que culminarão com a
elaboração da lei orçamentária anual do próximo exercício financeiro, estava prestes a se iniciar.
 
Em relação às medidas relacionadas ao referido “ciclo orçamentário”, a assessoria respondeu
corretamente que
a) o Tribunal de Justiça deve estipular, juntamente com os demais Poderes, na lei de diretrizes
orçamentárias, os limites de sua proposta orçamentária.
b) a proposta orçamentária do Tribunal de Justiça deve ser submetida ao Poder Legislativo no prazo
estabelecido pela ordem constitucional, observados os limites estabelecidos pela lei de diretrizes
orçamentárias.
c) a proposta orçamentária será encaminhada, pelo Tribunal de Justiça, ao Poder Executivo, que a
compatibilizará com as propostas das estruturas estatais de poder, de modo a assegurar o equilíbrio
orçamentário.
d) caso o Tribunal de Justiça não encaminhe sua proposta orçamentária no prazo estabelecido pela
lei de diretrizes orçamentárias, o Poder Legislativo irá considerar os valores da lei orçamentária
vigente, corrigidos monetariamente.
e) a proposta orçamentária do Tribunal de Justiça deve observar a desvalorização da moeda desde a
aprovação da última lei orçamentária, devendo ser encaminhada ao Poder Legislativo após
manifestação da Secretaria de Estado competente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2550839
IAUPE - AAEB (Pref SJCG)/Pref SJCG/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2550839
554) 
555) 
“O orçamento público é o instrumento de planejamento que detalha a previsão dos recursos a
serem arrecadados (impostos e outras receitas estimadas) e a destinação desses recursos (ou seja, em
quais despesas esses recursos serão utilizados) a cada ano.”
 
O orçamento público é elaborado pelo Poder Executivo e autorizado pelo
a) Poder Judiciário.
b) Poder Legislativo.
c) Poder Discricionário.
d) Poder Comunitário.
e) Poder das Comissões.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2415848
FAFIPA - Ass Adm (PREVISCAM)/PREVISCAM/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das 4 etapas do Ciclo Orçamentário no Brasil:
a) Elaboração e planejamento.
b) Controle e avaliação.
c) Apreciação legislativa.
d) Extinção e exclusão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2358145
VUNESP - Ana (PRUDENCO)/PRUDENCO/Fiscal Júnior/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2415848
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2358145
556) 
557) 
O ciclo orçamentário consiste no conjunto de etapas ordenadas necessárias ao atingimento das
finalidades do orçamento público, enquanto fenômeno jurídico, político, contábil e econômico.
 
A respeito do ciclo orçamentário, é correto afirmar que este compreende a seguinte etapa, corretamente
explicada:
a) Planejamento de curto prazo, mediante aprovação do Plano Plurianual, envolvendo o ano presente
e os próximos 5 (cinco) exercícios orçamentários.
b) Planejamento de médio prazo, mediante aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, contendo
os limites máximos para a dívida pública fundada bruta.
c) Execução do orçamento público, mediante as fases de arrecadação e recolhimento das receitas
públicas e de empenho, liquidação e pagamento das despesas públicas.
d) Monitoramento e avaliação do orçamento público, mediante realização de auditorias
independentes pelos órgãos de controle interno do ente público responsável pela orçamentação.
e) Aprovação do orçamento público, mediante outorga da Lei Orçamentária pelo Poder Executivo,
consultados previamente o Tribunal de Contas e o Poder Legislativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2232353
FGV - ContLeg (CM Taubaté)/CM Taubaté/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Em relação ao ciclo orçamentário, a fase em quesão definidas as prioridades, fixados os objetivos
e estimados os recursos financeiros necessários à realização das políticas públicas inseridas no
orçamento sob a forma de programas é a de
a) Elaboração.
b) Aprovação.
c) Execução.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2232353
558) 
559) 
d) Controle.
e) Avaliação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2710571
SELECON - Ana (LIMPURB)/LIMPURB Cuiabá/Gestão Pública/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Há uma fase do ciclo orçamentário que, de acordo com o disposto na Lei de Diretrizes
Orçamentárias, compreende a fixação de objetivos para o período considerado, bem como o cálculo dos
recursos humanos, materiais e financeiros necessários à sua materialização e concretização. Essa fase
refere-se à de:
a) avaliação
b) execução
c) elaboração
d) aprovação
www.tecconcursos.com.br/questoes/2217040
FGV - AL (SEN)/SEN/Administração/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Relacione as etapas do ciclo orçamentário anual listadas a seguir às atividades descritas.
 
1. Elaboração
2. Discussão, votação e aprovação
3. Execução
4. Controle e Avaliação
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2710571
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2217040
 
( ) Há o interno e o externo, sendo o primeiro, no caso do Governo Federal, realizado pela
Controladoria-Geral da União e o segundo, pelo Congresso Nacional, com auxílio do Tribunal de
Contas da União.
 
( ) O projeto de lei orçamentária anual é enviado pelo Executivo e, após apreciação do Congresso
Nacional, retorna ao Presidente da República para sanção e publicação.
 
( ) É desenvolvida dentro do exercício financeiro, que corresponde ao ano civil, e registrada no
Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).
 
( ) Com base em estudos preliminares e na integração das propostas dos demais Poderes, Ministério
Público e Tribunal de Contas, consolida o quadro de receitas e despesas necessárias para execução
dos programas previstos.
 
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
a) 4, 2, 3 e 1.
b) 4, 3, 1 e 2.
c) 2, 1, 3 e 4.
d) 2, 1, 4 e 3.
e) 3, 2, 4 e 1.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2268305
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2268305
560) 
561) 
CEBRASPE (CESPE) - TJ TRT8/TRT 8/Administrativa/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
No que se refere ao ciclo orçamentário, assinale a opção correta.
a) O plano plurianual traz o planejamento, associado a metas e prioridades, das contas públicas, com
as estimativas de receitas e despesas do governo para quatro anos.
b) Os programas e as ações estabelecidos no plano plurianual devem ser implementados devido ao
caráter impositivo do orçamento brasileiro.
c) O sistema de justiça não vota nem aprova o orçamento público, mas pode ser chamado a intervir
quando alguma irregularidade é encontrada pelos órgãos do controle interno, controle externo ou
social, como o conselho de políticas públicas.
d) A lei de diretrizes orçamentárias, que deve ser aprovada posteriormente à lei orçamentária anual,
deve conter o ajuste das metas fiscais previstas no orçamento.
e) A lei orçamentária anual deve conter os créditos suplementares da dotação orçamentária
estabelecida na lei de diretrizes orçamentárias, os quais devem ser estruturados por programas,
ações de grupo de natureza de despesa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2415459
FAFIPA - Cont (TIBAGIPREV)/TIBAGIPREV/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O ciclo orçamentário é o conjunto de etapas que são efetuadas para que ocorra a efetivação do
orçamento público. Assim, não podemos considerar o orçamento uma programação financeira de um ano
apenas, apesar de ser este o prazo de vigência da lei orçamentária. Isso porque ele é afetado pelo
orçamento do ano anterior e influencia o orçamento do ano seguinte, criando uma sequência ininterrupta
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2415459
de programas que se ajustam constantemente de acordo com as necessidades públicas e conforme as
políticas estabelecidas por cada governante.
 
Considerando as etapas do ciclo orçamentário, analise o rol listado a seguir:
 
( ) Controle da execução do orçamento e parecer final sobre as contas por parte do Tribunal de
Contas.
 
( ) Proposta do Poder Executivo, sob a supervisão política do presidente da República.
 
( ) Julgamento das contas pelo Congresso Nacional, podendo rejeitá-las ou aprová-las.
 
( ) Sanção pelo presidente da República.
 
( ) Discussão e aprovação do projeto no Congresso Nacional.
 
Assinale a alternativa que contenha a ordem CORRETA do ciclo orçamentário:
a) 4, 1, 5, 3, 2.
b) 4, 1, 2, 5, 3.
c) 4, 1, 3, 5, 2.
d) 5, 1, 4, 3, 2.
e) 5, 1, 3, 2, 4.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2577636
NOSSO RUMO - Contr (Pref SJBV)/Pref SJBV/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2577636
562) 
563) 
O processo de planejamento orçamentário envolve várias etapas, porém três delas se destacam: a
aprovação da Lei do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei
Orçamentária Anual (LOA). Cada uma dessas leis é proposta pelo _ , a partir de objetivos específicos, e
depende da aprovação do _.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
a) Poder Legislativo / Conselho Nacional
b) Poder Judiciário/ Conselho Orçamentário
c) Poder Púbico/ Conselho de Ética
d) Poder Administrativo/ Estado
e) Poder Executivo/ Congresso Nacional
www.tecconcursos.com.br/questoes/2254072
Unifil - Ana (SOMAR)/SOMAR/Administrador/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Das etapas desenvolvidas pelo processo orçamentário, qual é a etapa que constitui a concretização
anual dos objetivos e metas determinadas para o setor público, no processo de planejamento integrado,
e implica a mobilização de recursos humanos, materiais e financeiros?
a) Avaliação.
b) Execução.
c) Elaboração.
d) Estudo e aprovação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2302179
VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Ciências Contábeis/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2254072
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2302179
564) 
565) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O ciclo orçamentário é determinado em quatro etapas, sendo elas, em ordem,
a) elaboração, estudo e aprovação, execução e avaliação.
b) planejamento, elaboração, captação e avaliação.
c) planejamento, preparação, aplicação e execução.
d) estudo do mercado, análise da cobertura, preparação e execução.
e) planejamento, cobrança, recolhimento e comparação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2461675
IBADE - API (B S Francisco)/Pref B São Francisco/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Assinale a alternativa que esteja em desacordo com as fases do ciclo orçamentário.
a) estimativa das receitas e fixação das despesas
b) aprovação dos projetos de leis orçamentários por maioria simples.
c) controle da execução orçamentária, com o auxílio do Tribunal de Justiça.
d) planejamento da proposta orçamentária
e) a execução do orçamento consiste na arrecadação de receitas e realização de despesas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2237024
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2461675
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2237024
566) 
567) 
FEPESE - Adm (FCEE)/FCEE/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O ciclo orçamentário inicia-se a partir de:
a) Execução Orçamentária.
b) Controle da Execução Orçamentária.
c) Avaliação da Execução Orçamentária.
d) Elaboração da Proposta Orçamentária.
e) Discussão, votação e aprovação da Lei Orçamentária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2230897
COPEVE (UFAL) - ACE (TCE AL)/TCE AL/Ciências Contábeis/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - CicloOrçamentário
Em relação ao conceito de orçamento público, às técnicas orçamentárias, ao ciclo, aos princípios e
ao processo orçamentários, assinale a alternativa correta.
a) O ciclo orçamentário compreende as etapas de elaboração, estudo e aprovação, execução e
avaliação.
b) O princípio orçamentário da universalidade estabelece que cada Poder deve possuir apenas um
orçamento anual.
c) O orçamento tradicional ou clássico é o documento que prevê a receita e autoriza as despesas,
com ênfase no planejamento da previsão de receitas e fixação de despesas.
d) Uma evidente modificação estabelecida pela Constituição Federal de 1988 no processo
orçamentário foi a integração entre plano e orçamento, por meio da criação do orçamento plurianual,
da lei de diretrizes orçamentárias e da lei de orçamento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2230897
568) 
e) O orçamento anual constitui-se em instrumento, de curto prazo, que operacionaliza os programas
setoriais e regionais de longo prazo, os quais, por sua vez, cumprem o marco fixado pelos planos em
que estão definidos os grandes objetivos e metas, os projetos estratégicos e as políticas básicas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2412794
FADCT - Cont (Pref Ibema)/Pref Ibema/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O ciclo orçamentário é um processo dinâmico e contínuo, com várias etapas articuladas entre si,
por meio das quais os orçamentos são discutidos, elaborados, aprovados, executados, avaliados e
julgados. Sobre o orçamento público, cada poder exerce um papel específico no processo orçamentário,
sendo correto afirmar.
a) Tanto o executivo quanto o legislativo têm competência de elaboração e execução dos projetos de
leis orçamentarias.
b) Ao Legislativo cabe elaborar os projetos de lei e executá-los, e ao Executivo compete discutir,
propor emendas, aprovar as propostas orçamentárias e depois julgar as contas apresentadas.
c) O Poder Executivo tem a competência para elaboração e execução dos projetos de leis
orçamentárias, e o Poder Legislativo, tem competência para sua discussão e aprovação.
d) Somente o poder Judiciário tem competência para elaboração e execução do projeto
orçamentário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2252779
Unifil - Adm (SOMAR)/SOMAR/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2412794
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2252779
569) 
570) 
Assinale a alternativa incorreta a respeito da etapa de orçamentação no âmbito da Gestão
Pública.
a) Contém expressamente as ações governamentais.
b) É dispostas em metas físicas.
c) É a programação orçamentária, conhecido como ciclo orçamentário.
d) Estabelece os meios necessários à viabilizações das ações governamentais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2121941
CEPERJ - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Controlador/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O ciclo orçamentário pode ser definido como um rito legalmente estabelecido, não autossuficiente,
com etapas que se repetem periodicamente. No Brasil, o ciclo orçamentário se divide nas etapas de:
a) Elaboração / planejamento da proposta orçamentária; execução orçamentária / financeira;
discussão / estudo / aprovação; avaliação / controle.
b) Elaboração / planejamento da proposta orçamentária; discussão / estudo / aprovação; execução
orçamentária / financeira; avaliação / controle.
c) Discussão / estudo / aprovação; elaboração / planejamento da proposta orçamentária; execução
orçamentária / financeira; avaliação / controle.
d) Discussão / estudo / aprovação; elaboração / planejamento da proposta orçamentária; avaliação /
controle; execução orçamentária / financeira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2156885
FAFIPA - CM (Pref Ivinhema)/Pref Ivinhema/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2121941
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2156885
571) 
572) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Com base no Ciclo Orçamentário ampliado e suas oito etapas, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A formulação do planejamento plurianual é competência do poder Executivo.
b) A apreciação e adequação da LDO, é competência do poder Legislativo.
c) A apreciação e adequação do plano é competência do poder Executivo.
d) A proposição de metas e prioridades para a administração e da política de alocação de recursos é
competência do poder Executivo.
e) A elaboração da proposta de orçamento é competência do poder Executivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2156882
FAFIPA - CM (Pref Ivinhema)/Pref Ivinhema/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O Ciclo Orçamentário ampliado é composto por oito etapas. Assinale a alternativa que apresenta
CORRETAMENTE as duas últimas fases deste processo:
a) Apreciação e adequação da LDO/ Avaliação da execução e julgamento das contas
b) Apreciação, adequação e autorização legislativa/ Execução dos orçamentos aprovados.
c) Elaboração da proposta de orçamento/ Avaliação da execução e julgamento das contas.
d) Execução dos orçamentos aprovados/ Avaliação da execução e julgamento das contas.
e) Apreciação, adequação e autorização legislativa/ Avaliação da execução e julgamento das contas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2174450
FAUEL - Econ (PARANACIDADE)/PARANACIDADE/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2156882
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2174450
573) 
574) 
Dentre as quatro fases que compõem o ciclo orçamentário é possível afirmar que:
a) Na primeira fase há a análise e a discussão sobre o orçamento em construção, pelo poder
legislativo, por meio de uma comissão.
b) Na primeira etapa são estimadas as receitas e fixadas as despesas, de forma padronizada e
discriminada.
c) A segunda fase é destinada à arrecadação da receita, delimitando dessa forma um teto de gastos
para a terceira etapa.
d) A quarta etapa é composta pela finalização orçamentária, ou, realização da despesa e avaliação
da legalidade dos atos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2174421
Instituto AOCP - Ag (AGESAN RS)/AGESAN RS/Administrativo/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
De uma forma geral, é possível afirmar que a atividade financeira do Estado consiste no conjunto
de atos voltados para a obtenção e administração de recursos financeiros com o objetivo de viabilizar a
satisfação das necessidades públicas. A atividade financeira é um instrumento para o alcance de
determinado fim, na medida em que é através dela que o Estado viabiliza a consecução de suas
finalidades. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
a) O orçamento público estabelece todas as despesas que poderão ser feitas pelo poder público, com
base em uma estimativa de receita.
b) O ciclo orçamentário se inicia com a análise do projeto de lei do Plano Plurianual, o PPA.
c) O princípio da unicidade prevê que o orçamento deve conter todas as despesas e receitas do
Estado. É esse princípio que permite ao Legislativo exercer o controle sobre as finanças públicas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2174421
575) 
d) A etapa seguinte da aprovação do PPA é a aprovação do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA).
e) A LOA dispõe também sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de
aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2174424
Instituto AOCP - Ag (AGESAN RS)/AGESAN RS/Administrativo/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Você, como agente administrativo da AGESAN, foi alocado para acompanhar a elaboração do ciclo
orçamentário. Algumas fases do ciclo já foram realizadas e o projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) foi
aprovado. Assinale a alternativa que apresenta a próxima etapa do ciclo.
a) Elaboração do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
b) Elaboração do projetode Lei Orçamentária Anual (LOA).
c) Execução do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA).
d) Elaboração da LDO pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).
e) Execução do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
www.tecconcursos.com.br/questoes/2238236
Instituto Consulplan - Adm (PGE SC)/PGE SC/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2174424
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2238236
576) 
577) 
Ciclo orçamentário: sequência de fases ou etapas que compõem o processo orçamentário [...]
Corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público,
desde sua concepção até a avaliação final.
 
(BRASIL. Congresso Nacional. Legislações e Publicações. Glossário de Termos Orçamentário. Ciclo Orçamentário.
Disponível em: https://www.Congres sonacional.leg.br/legislacao-e-publicacoes/glossario-orcamentario/-
/orcamentario/termo/ciclo_orcamentario.)
 
As fases ou as etapas que compõem o ciclo orçamentário estão corretamente apresentadas em:
a) Planejamento; empenho; liquidação; e, pagamento.
b) Elaboração do PPA; aprovação da LDO; e, execução da LOA.
c) Formação da agenda; formulação; implementação; e, avaliação.
d) Previsão de arrecadação; lançamento; arrecadação; e, recolhimento.
e) Elaboração da proposta; aprovação legislativa; execução; e, controle e avaliação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2125351
VUNESP - APrev (PERUÍBEPREV)/PERUÍBEPREV/Financeira e Investimentos/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Das fases do ciclo orçamentário, aquela que consiste na efetiva arrecadação da receita e realização
da despesa é denominada
a) elaboração.
b) planejamento.
c) aprovação.
d) execução.
e) controle.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2125351
578) 
579) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2570139
NOSSO RUMO - Cont (CRF SP)/CRF SP/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Assinale a alternativa NÃO apresenta uma fase do ciclo orçamentário.
a) Elaboração.
b) Apreciação legislativa.
c) Execução e acompanhamento.
d) Gestão de recursos financeiros.
e) Controle e avaliação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/668114
CESGRANRIO - Prof Jr (LIQUIGÁS)/LIQUIGÁS/Administração/2018
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
As entidades da administração pública elaboram seus orçamentos em bases anuais e prestam
contas em períodos menores, para permitir melhor acompanhamento da execução orçamentária.
 
A periodicidade da elaboração e execução orçamentária
a) baseia-se no calendário civil.
b) tem vigência plurianual.
c) coincide com o mandato eleitoral.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2570139
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/668114
580) 
581) 
d) é definida no decreto de programação financeira.
e) depende do ciclo de atividade financeira da entidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/297727
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Orçamento e Finanças/2013
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O ciclo orçamentário constitui-se de diversas etapas relacionadas ao orçamento público. Inicia-se
com a elaboração do orçamento, passando por sua discussão e aprovação; execução e alterações
orçamentárias; e, por fim, pelo controle e avaliação.
Na etapa de controle e avaliação, utiliza-se
a) metodologia de projeção de receitas e despesas.
b) limitação de empenho e movimentação financeira.
c) licitação para execução de obras e compra de bens.
d) emissão de pareceres sobre as diretrizes orçamentárias.
e) projeto de lei de créditos adicionais ao Congresso Nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/297745
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Orçamento e Finanças/2013
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Os instrumentos de planejamento previstos na Constituição Federal são elaborados periodicamente
de forma cíclica, contemplando fases e atividades sob responsabilidades de diferentes poderes e órgãos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/297727
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/297745
582) 
Uma das características do ciclo orçamentário é que ele
a) se restringe às atividades de elaboração, aprovação, execução e avaliação do orçamento anual.
b) prevê o acompanhamento do controle interno, externo e social.
c) coincide com exercício financeiro de execução do orçamento.
d) amplia o período de vigência do plano plurianual.
e) possui diferentes fases em cada ente federado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/136164
CESGRANRIO - PB (BNDES)/BNDES/Direito/2013
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Analise as seguintes proposições acerca de normas aplicáveis ao orçamento público.
I - O orçamento monetário deverá compatibilizar-se com Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei de
Diretrizes Orçamentárias (LDO), bem como deverá estabelecer, de forma regionalizada, diretrizes,
objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e programas de duração
continuada.
II - O poder executivo publicará, até 30 dias após o encerramento de cada bimestre, relatório
resumido de execução orçamentária.
III - As emendas ao projeto de lei orçamentária anual ou aos projetos que o modifiquem somente
podem ser aprovadas caso indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de
anulação de despesa excluídas, entre outras hipóteses previstas em lei, as que incidam dotação para
pessoal e seus encargos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/136164
583) 
IV - As leis orçamentárias incluem o orçamento monetário, o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes
Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual.
São corretas APENAS as proposições
a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I, II e IV
e) I, III e IV
www.tecconcursos.com.br/questoes/297717
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Orçamento e Finanças/2013
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O ciclo orçamentário corresponde ao período no qual as atividades do Orçamento Público são
processadas, sendo composto por quatro etapas: elaboração, aprovação, execução e controle e avaliação
orçamentária.
Relacione cada uma dessas etapas a suas respectivas características.
 
I – Elaboração P – O projeto da LOA é encaminhado ao Poder Legislativo.
II – Aprovação Q – Objetivos são determinados e recursos inferidos a fim de realizar as políticaspúblicas.
III – Execução R – O Poder Executivo estabelece a programação financeira de desembolso.
IV – Controle e S – Busca-se o aperfeiçoamento da gestão e propõem-se ações corretivas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/297717
584) 
Avaliação
 T – Objetiva-se a geração de uma melhor percepção da estrutura e organizaçãogovernamental, a fim de produzir uma melhor gestão.
 
As associações corretas são:
a) I – P , II – Q , III – R , IV – S
b) I – Q , II – P , III – R , IV – S
c) I – Q , II – P , III – S , IV – T
d) I – R , II – Q , III – T , IV – S
e) I – R , II – S , III – T , IV – P
www.tecconcursos.com.br/questoes/292273
CESGRANRIO - AGC (EPE)/EPE/Finanças e Orçamento/2012
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Com relação ao acompanhamento e controle da Execução Orçamentária, cabe à SOF (Secretaria de
Orçamento Federal) a elaboração e formalização dos Atos Legais relativos às alterações orçamentárias.
Dentre os documentos abaixo, aquele que NÃO é de responsabilidade da SOF é o(a)
a) Decreto do Poder Executivo para créditos suplementares autorizados na LOA e para a transposição
e os remanejamentos (De/Para institucionais) autorizados na LDO.
b) Decreto de Limitação dos gastos públicos.
c) Projeto de lei para os créditos suplementares dependentes de autorização legislativa e para os
créditos especiais.
d) Medida Provisória para os créditos extraordinários.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/292273
585) 
586) 
e) Portaria do Secretário da SOF para alterações de fontede recursos, de identificador de uso ou de
identificador de resultado primário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2686970
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Ciências Contábeis/2010
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O Conselho Federal de Contabilidade define que “o sistema contábil público representa a
macroestrutura de informações sobre registro, avaliação, evidenciação e transparência dos atos e dos
fatos da gestão pública com o objetivo de orientar, suprir o processo de decisão e a correta prestação de
contas.”
 
Neste contexto, o ciclo da administração pública é composto pelas seguintes etapas:
a) elaboração, aprovação e controle.
b) controle interno e controle externo.
c) planejamento, execução, controle e avaliação.
d) planejamento, orçamento e prestação de contas.
e) previsão, execução, contabilidade e tomada de contas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2682898
CESGRANRIO - Tec Cont (FUNASA)/FUNASA/2009
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) é enviado, anualmente, pelo Presidente da República,
até o dia 31 de agosto e deve ser devolvido até o dia 22 de dezembro, do mesmo ano.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2686970
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2682898
587) 
Qual o órgão para quem é enviado o projeto LOA e a razão pela qual ele precisa ser devolvido ao
Presidente da República?
a) Tribunal de Contas – análise pela Secretaria de Planejamento.
b) Congresso Nacional – sanção presidencial.
c) Câmara dos Deputados – consolidação pelo Banco Central.
d) Senado Federal – elaboração do plano plurianual.
e) Senado federal – veto presidencial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/519268
CESGRANRIO - Ass Tec (DETRAN AC)/DETRAN AC/2009
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Na Constituição Federal, no artigo 165, afirma-se que todo orçamento público (municipal, estadual
ou federal) precisa ser elaborado a partir de três etapas, chamadas “ciclo orçamentário”. Quais são as
três etapas?
a) Elaboração dos Orçamentos Municipais; Elaboração dos Orçamentos Estaduais; Elaboração do
Orçamento Federal.
b) Elaboração de Orçamento do Executivo; Elaboração do Orçamento do Legislativo; Elaboração de
Orçamento do Judiciário.
c) Identificação das Receitas; Definição das Metas; Custeio das Metas.
d) Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA).
e) Orçamento Fiscal; Orçamento da Seguridade Social; Orçamento de Investimento das Empresas
Estatais Federais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/176820
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/519268
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/176820
588) 
589) 
CESGRANRIO - Ana Amb (INEA)/INEA/Contador/2008
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
Segundo o artigo 29 da Lei 4.320/64, a que órgãos cabe organizar demonstrações mensais da
receita arrecadada, segundo as rubricas, para servirem de base à estimativa da receita, na proposta
orçamentária?
a) Contabilidade e de arrecadação.
b) Contabilidade e de tributação.
c) Auditoria e de Contas a receber.
d) Controladoria e de Contas a pagar.
e) Arrecadação e de avaliação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/176616
CESGRANRIO - Ana Amb (INEA)/INEA/AUDITOR/2008
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
A forma pela qual, por exigência legal ou contratual, alguém dá conta de seus atos, constituindo
processo organizado pelo próprio agente público, entidade ou pessoa, acompanhado dos documentos
comprobatórios das operações de receita e despesa, ou outros determinados pela regulamentação legal,
para avaliação ou julgamento da autoridade ou órgão competente é a
a) tomada de contas especial.
b) tomada de contas de exercício ou gestão.
c) prestação de contas.
d) auditoria interna específica.
e) apuração de haveres.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/176616
590) 
591) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/155576
CESGRANRIO - AgCE (TEC-RO)/TCE RO/2007
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O ciclo orçamentário compreende diversas fases, contempladas na Constituição Brasileira e em leis
ordinárias, que definem cada uma de suas etapas. Em relação ao processo do ciclo orçamentário, é
INCORRETO afirmar que:
a) o Plano Plurianual é a lei que define as prioridades do governo pelo período de quatro anos.
b) os orçamentos fiscal, da Seguridade Social e de investimento das empresas estatais são partes
integrantes da Lei Orçamentária Anual.
c) a Lei Orçamentária Anual disciplina os programas e ações do governo federal.
d) a Lei de Diretrizes Orçamentárias define as metas e prioridades em termos de programas a serem
executados pelo governo.
e) as despesas que têm duração continuada não fazem parte do Plano Plurianual, mas somente da
Lei Orçamentária Anual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/155847
CESGRANRIO - Cont (TCE-RO)/TCE RO/2007
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O prazo para a Lei Orçamentária Anual ser encaminhada pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo
é de:
a) quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro (31 de agosto).
b) cinco meses antes do encerramento do mandato presidencial (31 de julho).
c) seis meses antes do encerramento do exercício financeiro (30 de junho).
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/155576
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/155847
592) 
593) 
d) oito meses e meio antes do reinício das funções legislativas (15 de junho).
e) nove meses após a aprovação da Lei orçamentária em vigor (30 de setembro).
www.tecconcursos.com.br/questoes/155890
CESGRANRIO - TCE (TCE-RO)/TCE RO/Economia/2007
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário
O orçamento do governo consiste num sumário dos planos de receita e gastos para determinado
exercício financeiro. O processo orçamentário envolve quatro fases distintas, caracterizando o
denominado ciclo orçamentário. Aponte o item NÃO pertencente ao processo orçamentário
governamental brasileiro.
a) Execução orçamentária.
b) Exposição das técnicas da análise custo-benefício.
c) Elaboração da proposta orçamentária.
d) Controle de avaliação da execução orçamentária.
e) Discussão, votação e aprovação da lei orçamentária
www.tecconcursos.com.br/questoes/2601949
FURB - Cont (SAMAE JS)/SAMAE JS/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Créditos Adicionais
Segundo o art. 41 da Lei n.º 4.320, de 17 de março de 1964, os créditos adicionais classificam-se
em suplementares, e extraordinários:
a) excepcionais, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção
intestina ou calamidade pública.
b) excepcionais, os destinados a reforço de dotação orçamentária.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/155890
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2601949
594) 
c) complementares, os destinados à limitação de dotação orçamentária.
d) suplementares, os destinados a despesas para as quais haja dotação orçamentária específica e
plena.
e) especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2590341
CEBRASPE (CESPE) - Ana (MPE RO)/MPE RO/Contábil/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Créditos Adicionais
De acordo com a norma orçamentária e financeira brasileira, o crédito adicional
a) é uma categoria de despesa utilizada para suprir a insuficiência de recursos em determinado
programa governamental.
b) é o repasse de recursos financeiros feito pelo governo federal aos governos estaduais e municipais,
com vistas à implementação de políticas sociais.
c) refere-se à transferência de recursos entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com o
objetivo de equilibrar o orçamento público.
d) é o instrumento utilizado pelo governo para conceder reajustes salariais aos servidores públicos de
acordo com a inflação acumulada.
e) consistena alocação de recursos para a criação de novos órgãos públicos ou para a realização de
investimentos em infraestrutura pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2629159
FAUEL - Cont (Pref Cambé)/Pref Cambé/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Créditos Adicionais
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2590341
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2629159
595) A Prefeitura Municipal de determinado município, solicitou informações à Secretaria de
Contabilidade e Finanças para verificar a disponibilidade de recursos para abertura de créditos adicionais
especiais, durante a execução orçamentária. Imediatamente, o Contador Geral do Município apresentou
as seguintes informações:
Descrição Valor
Passivo financeiro R$ 20.000,00
Créditos adicionais
transferidos R$ 25.000,00
Recurso de reserva de
contingência R$ 10.000,00
Excesso de arrecadação R$ 16.000,00
Ativo financeiro R$ 70.000,00
Operações de crédito
vinculadas não recebidas R$ 10.000,00
Com base nas informações apresentadas e de acordo a Lei n° 4.320/64, assinale a alternativa que indica
o valor que o contador apurou de superávit financeiro para fins de abertura de créditos adicionais.
a) R$ 65.000,00
b) R$ 50.000,00
c) R$ 35.000,00
d) R$ 25.000,00
e) R$ 15.000,00
www.tecconcursos.com.br/questoes/2658000
IPPEC - CI (Mampituba)/Pref Mampituba/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Créditos Adicionais
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2658000
596) Segundo a Lei 4.320/64, "são créditos adicionais as autorizações de despesa não computadas ou
insuficiente•· mente dotadas na Lei de Orçamento." Com relação aos créditos adicionais, marque V para
as afirmações verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa correspondente.
 
( ) Os créditos suplementares são os destinados a reforço de dotação orçamentária.
 
( ) Os créditos especiais são os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária
específica.
 
( ) Os créditos extraordinários são os destinados ~despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra,
comoção intestina ou calamidade pública.
 
( ) Os créditos suplementares e extraordinários serão criados por lei e abertos por decreto executivo.
 
a) V, V, V, V
b) V, V, V, F
c) V, F, V, F
d) F, F, V, V
e) F, F, F, F
www.tecconcursos.com.br/questoes/2620966
FGV - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Controlador/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Créditos Adicionais
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2620966
597) 
598) 
No início do ano letivo, os gestores de uma universidade pública identificaram que a ausência de
equipamentos audiovisuais estava prejudicando o aprendizado de seus alunos e comprometendo a
qualidade do ensino.
 
Deste modo, os gestores solicitam a compra dos equipamentos, sendo que o gasto não estava previsto
no orçamento.
 
De acordo com a Lei nº 4.320/64, será necessário um crédito
a) ordinário.
b) orçamentário.
c) adicional especial.
d) adicional suplementar.
e) adicional extraordinário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2655824
AVANÇASP - CCI (SL da Serra)/Pref SL da Serra/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Créditos Adicionais
Sobre a disciplina dos créditos adicionais, assinale a alternativa INCORRETA:
a) São espécies de créditos adicionais: os suplementares, os especiais e os extraordinários.
b) Os créditos adicionais suplementares terão sua vigência adstrita ao exercício financeiro de sua
abertura.
c) Os créditos extraordinários serão abertos por decreto do Poder Executivo, dispensando a indicação
de fonte de recursos para custear a despesa.
d) Os créditos suplementares e especiais serão autorizados por lei e abertos por decreto executivo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2655824
599) 
600) 
e) O Superávit Financeiro apurado no Balanço Financeiro do exercício anterior é uma das fontes
válidas para financiar as despesas decorrentes de créditos adicionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2654216
COMPEC UFAM - Tec (UFAM)/UFAM/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Créditos Adicionais
Em relação aos Créditos Suplementares, assinale a alternativa CORRETA:
a) A vigência dos Créditos Suplementares limita-se ao exercício financeiro em que foram abertos, não
sendo admitida prorrogação (reabertura).
b) Os Créditos Suplementares, dependentes de autorização legislativa, são para reforço de dotação
insuficientemente prevista na LOA, nas condições e limites estabelecidos na própria Lei Orçamentária
Anual (LOA).
c) Os Créditos Especiais são destinados para reforço de dotação de subtítulo constante da Lei
Orçamentária Anual.
d) Os Créditos Suplementares são destinados às despesas para as quais não haja subtítulo na Lei
Orçamentária Anual.
e) Os Créditos Suplementares autorizados na Lei Orçamentária são para reforço de dotação
insuficientemente prevista na LOA, acima dos limites autorizados na LOA ou não autorizada no texto
da referida lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2620383
FGV - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Contador/Finanças Públicas/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Créditos Adicionais
Assinale a opção que indica um exemplo de crédito adicional extraordinário.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2654216
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2620383
a) Decorrente de situação de calamidade pública, como enchentes e desmoronamentos.
b) Decorrente de reforço de dotação orçamentária, como o uso adicional de material de consumo por
uma repartição pública.
c) Decorrente do cumprimento de uma necessidade, como o aumento e a recomposição do salário
de servidores públicos.
d) Decorrente de um fato que não havia sido previsto, como a compra de um equipamento moderno
para a realização de exames em um hospital público.
e) Decorrente de uma oportunidade que não existia, como a compra de um terreno em uma área
com perspectivas de desenvolvimento.
Gabarito
401) A 402) B 403) D 404) C 405) E 406) A 407) C
408) A 409) E 410) D 411) E 412) B 413) D 414) D
415) D 416) B 417) D 418) E 419) A 420) C 421) A
422) B 423) D 424) D 425) D 426) E 427) C 428) C
429) E 430) D 431) A 432) E 433) C 434) C 435) B
436) E 437) E 438) A 439) C 440) A 441) C 442) C
443) A 444) D 445) E 446) A 447) E 448) D 449) E
450) C 451) E 452) E 453) B 454) A 455) C 456) B
457) B 458) A 459) D 460) C 461) D 462) D 463) E
464) D 465) A 466) E 467) A 468) A 469) B 470) C
471) C 472) C 473) A 474) A 475) A 476) C 477) D
478) A 479) E 480) C 481) B 482) C 483) B 484) D
485) E 486) C 487) D 488) D 489) A 490) A 491) E
492) C 493) A 494) E 495) E 496) A 497) B 498) A
499) C 500) E 501) B 502) E 503) E 504) E 505) C
506) A 507) A 508) E 509) E 510) D 511) E 512) C
513) A 514) A 515) E 516) D 517) D 518) E 519) B
520) A 521) D 522) C 523) A 524) A 525) D 526) A
527) E 528) B 529) A 530) B 531) B 532) E 533) E
534) D 535) C 536) C 537) A 538) B 539) E 540) B
541) A 542) B 543) A 544) E 545) D 546) C 547) D
548) E 549) D 550) D 551) B 552) A 553) A 554) B
555) D 556) C 557) A 558) C 559) A 560) C 561) A
562) E 563) B 564) A 565) C 566) D 567) A 568) C
569) C 570) B 571) C 572) D 573) B 574) A 575) A
576) E 577) D 578) D 579) A 580) B 581) B 582) B
583) B 584) B 585) C 586) B 587) D 588) A 589) C
590) E 591) A 592) B 593) E 594) A 595) C 596) B
597) C 598) E 599) A 600) A

Mais conteúdos dessa disciplina