Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO5 - Bloco 7 - Finanças Públicas para Concurso Nacional Unificado - 2024

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Constituição Brasileira de 1988 trouxe uma nova forma de classificar os gastos públicos. Atualmente, utilizam-se os conceitos de função e subfunção como base para a consolidação das contas nacionais. Em relação a funções, é correto afirmar que:
o pagamento de juros da dívida pública está contido nas despesas de capital.
a função dos municípios é pagar a dívida da União, através de transferências aos Estados e ao Distrito Federal.
as despesas com investimentos públicos contemplam as que se referem ao planejamento e à execução de obras públicas.
as despesas de transferências a instituições privadas sem fins lucrativos estão contidas na amortização da dívida pública.
as despesas de pessoal e encargos sociais contêm as que se referem às inversões financeiras e às transferências a estados e municípios.
a) o pagamento de juros da dívida pública está contido nas despesas de capital.
b) a função dos municípios é pagar a dívida da União, através de transferências aos Estados e ao Distrito Federal.
c) as despesas com investimentos públicos contemplam as que se referem ao planejamento e à execução de obras públicas.
d) as despesas de transferências a instituições privadas sem fins lucrativos estão contidas na amortização da dívida pública.
e) as despesas de pessoal e encargos sociais contêm as que se referem às inversões financeiras e às transferências a estados e municípios.

Sob o enfoque jurídico, as despesas públicas se dividem em fixas e variáveis. Classificam-se como despesas fixas as(os):
ajudas de custo.
despesas com viagens.
despesas com pessoal.
despesas com serviços extraordinários.
investimentos.
a) ajudas de custo.
b) despesas com viagens.
c) despesas com pessoal.
d) despesas com serviços extraordinários.
e) investimentos.

A Lei nº 4.320/64 define a forma de mensurar receitas e despesas públicas. Em relação a investimentos e despesas de capital, esta lei determina que devem ser considerados como investimentos públicos:
material permanente e obras públicas.
serviços em regime de programação especial e juros da dívida pública.
salário-família e obras públicas.
participação em constituição de empresas ou entidades e contribuições da Previdência Social.
amortização da dívida pública e auxílios para inversões financeiras.
a) material permanente e obras públicas.
b) serviços em regime de programação especial e juros da dívida pública.
c) salário-família e obras públicas.
d) participação em constituição de empresas ou entidades e contribuições da Previdência Social.
e) amortização da dívida pública e auxílios para inversões financeiras.

Operações especiais representam um dos instrumentos que fazem parte da estrutura da despesa pública, sendo entendidas como:
um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.
um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, só que envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.
ações que não contribuem para a manutenção das ações de governo, mas que representam, basicamente, o detalhamento da função “encargos especiais”.
ações que contribuem para alcançar um objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de forma intermitente e esporádica, mas que representam o detalhamento da função “encargos especiais”.
qualquer ação de organização da atuação do governo em que é articulado um conjunto de ações que concorrem para um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de problemas ou atendimento a uma necessidade da sociedade.
a) um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.
b) um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, só que envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.
c) ações que não contribuem para a manutenção das ações de governo, mas que representam, basicamente, o detalhamento da função “encargos especiais”.
d) ações que contribuem para alcançar um objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de forma intermitente e esporádica, mas que representam o detalhamento da função “encargos especiais”.
e) qualquer ação de organização da atuação do governo em que é articulado um conjunto de ações que concorrem para um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de problemas ou atendimento a uma necessidade da sociedade.

Segundo o artigo 19 da Lei 4.320/64, que trata de subvenções econômicas, salvo quando se tratar de subvenções cuja concessão tenha sido expressamente autorizada em lei especial, a Lei de Orçamento não consignará ajuda financeira, a qualquer título, a empresa de:

a) fins lucrativos.
b) objetivos financeiros.
c) grande porte.
d) propriedade privada.
e) sociedade anônima.

São classificadas como despesas correntes aquelas que:

a) são oriundas de descentralização de outras entidades integrantes do Orçamento Fiscal, alocadas diretamente pela unidade orçamentária.
b) são realizadas mediante transferência de recursos financeiros da União para Estados, Municípios e Distrito Federal.
c) contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital.
d) são destinadas ao pagamento de juros e amortização da dívida pública.
e) visam atender às necessidades de manutenção e funcionamento dos serviços públicos.

O processo de licitação e contratação está incluído na etapa do planejamento da despesa orçamentária dos entes públicos, o qual conta com regramentos específicos, que visam assegurar:

a) a economia de recursos para os exercícios seguintes;
b) as melhores condições para o ente público;
c) o cumprimento dos limites fiscais de superávit financeiro;
d) o exercício regular do poder discricionário do gestor;
e) os elementos para o exercício do controle interno e externo.

A etapa da despesa pública que consiste no ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição, é chamada de:

a) liquidação.
b) pagamento.
c) empenho.
d) fixação.
e) programa.

Reflita sobre as afirmativas que tratam do instituto do Empenho das Despesas Públicas, amplamente divulgado pela LC nº 101/2000, preencha os parênteses com 'V' para verdadeiro e 'F' para falso e assinale a alternativa correspondente.
( ) Garante ao fornecedor a contraprestação pelos serviços realizados e ao mesmo tempo funciona como um controle dos gastos por gerar um registro da despesa.
( ) O Empenho precede a confecção de um documento denominado 'Nota de Empenho', que indicará o nome do credor, a especificação e a importância da despesa, bem como a redução deste do saldo da dotação própria.
( ) Alguns gastos públicos dispensam a emissão de. nota de empenho, como aquelas relativas a pessoal e encargos, à contribuição para o PASEP, às despesas relativas ao consumo de água e energia elétrica, utilização de serviços de telefone, postais e telegráficos.
( ) A fase da liquidação da despesa, além de verificar o direito adquirido pelo credor, analisando os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, comprova a efetivação da entrega do material ou da prestação efetiva do serviço
a) V,V,V,F.
b) V,F,V,F.
c) V,V,V,V.
d) F,V,F,V.
e) F,F,V,V.

Quanto à execução da despesa pública, dos estágios presentes na Lei nº 4.320/64, aquele em que se verifica que o governo recebeu aquilo que comprou, isto é, quando se confere que o bem foi entregue corretamente ou que a etapa da obra foi concluída como previsto, é denominado:

a) pagamento.
b) liquidação.
c) empenho.
d) verificação.
e) balanceamento.

De acordo com as normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, assinale a alternativa que se relaciona com os estágios vinculados à execução da despesa pública:

a) Desempenho, pagamento e licitação.
b) Empenho, liquidação e pagamento.
c) Pagamento, estimativa e orçamento.
d) Licitação, orçamento e desempenho.
e) Estimativa, empenho e liquidação.

Assinale a alternativa que representa o ato emanado de autoridade competente, que transfere para o Estado a obrigatoriedade do pagamento pendente como a exemplo após um procedimento licitatório.

a) Autorização.
b) Ajuste fiscal.
c) Empenho.
d) Valoração.
e) Condução de valor.

Sobre os estágios da despesa orçamentária, é correto afirmar que:

a) Despesas empenhadas não liquidadas não podem ser inscritas e restos a pagar no encerramento do exercício.
b) Quando não se puder verificar com exatidão o valor da despesa, a liquidação pode ocorrer pelo seu valor estimado.
c) Não é permitido o empenho de despesa contratual pelo seu valor global, nos contratos de prestadores de serviços o empenho deve ser realizado mensalmente após a realização dos serviços.
d) É obrigatória a apresentação de nota fiscal ou documento equivalente para que seja efetivado o empenho da despesa.
e) Somente na etapa da liquidação da despesa será apurado o valor exato a pagar ao beneficiário.

Normalmente, ao final do certame licitatório, a despesa pública começa a percorrer a sua execução orçamentária. É nesse momento que ocorre o estágio da despesa que visa comprometer a verba orçamentária, garantido assim que há orçamento autorizado para aquela despesa e que haverá recurso financeiro para o seu pagamento. Posteriormente, quando o contratado fornece o material ou presta o serviço, ocorre o estágio em que se verifica o direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. Estamos falando, respectivamente, do(a):

a) Programação e Empenho
b) Descentralização e Liquidação
c) Empenho e Liquidação
d) Liquidação e Pagamento
e) Liquidação e Empenho

A regular execução da despesa orçamentária deve obedecer aos estágios ou fases previstos na Lei nº 4.320/1964. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

a) A liquidação da despesa orçamentária é conceituada pela Lei como sendo o momento da efetiva entrega do numerário ao credor, após o cumprimento do implemento de condição (prestação de serviço ou entrega de bens).
b) Quando verificado que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas fiscais, poderão ser emitidos empenhos em valor superior ao dos créditos orçamentários, caso tal hipótese esteja prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias e seja justificada pelo ordenador de despesas.
c) O empenho é o ato emanado pelo ordenador de despesas, e se constitui em consumo dos créditos orçamentários, pendente ou não de implemento de condição. Se não cumprido o implemento de condição, o empenho será cancelado, sendo o crédito revertido à dotação utilizada.
d) É permitido o pagamento de despesa sem prévio empenho, nos casos especiais previstos na legislação do órgão ou unidade orçamentária.

De acordo com a Lei 4.320/64: Art. 63. A liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. O texto se refere:

a) custo.
b) receita.
c) despesa.
d) promissória.

O processamento das despesas públicas envolve várias etapas essenciais, EXCETO:

a) autorização.
b) empenho.
c) liquidação.
d) pagamento.
e) giro.

Acerca da etapa da Despesa Pública, “em liquidação” e “liquidação”, assinale a alternativa CORRETA:

a) Da execução da despesa “em liquidação” ocorre quando ainda não ocorreu o fato gerador com o consequente registro da despesa sob o enfoque patrimonial, porém, já se realizou a liquidação sob o enfoque orçamentário.
b) A despesa pública “em liquidação” tem a maior fidedignidade às informações contábeis aplicadas ao setor público, evitando a contagem des

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A Constituição Brasileira de 1988 trouxe uma nova forma de classificar os gastos públicos. Atualmente, utilizam-se os conceitos de função e subfunção como base para a consolidação das contas nacionais. Em relação a funções, é correto afirmar que:
o pagamento de juros da dívida pública está contido nas despesas de capital.
a função dos municípios é pagar a dívida da União, através de transferências aos Estados e ao Distrito Federal.
as despesas com investimentos públicos contemplam as que se referem ao planejamento e à execução de obras públicas.
as despesas de transferências a instituições privadas sem fins lucrativos estão contidas na amortização da dívida pública.
as despesas de pessoal e encargos sociais contêm as que se referem às inversões financeiras e às transferências a estados e municípios.
a) o pagamento de juros da dívida pública está contido nas despesas de capital.
b) a função dos municípios é pagar a dívida da União, através de transferências aos Estados e ao Distrito Federal.
c) as despesas com investimentos públicos contemplam as que se referem ao planejamento e à execução de obras públicas.
d) as despesas de transferências a instituições privadas sem fins lucrativos estão contidas na amortização da dívida pública.
e) as despesas de pessoal e encargos sociais contêm as que se referem às inversões financeiras e às transferências a estados e municípios.

Sob o enfoque jurídico, as despesas públicas se dividem em fixas e variáveis. Classificam-se como despesas fixas as(os):
ajudas de custo.
despesas com viagens.
despesas com pessoal.
despesas com serviços extraordinários.
investimentos.
a) ajudas de custo.
b) despesas com viagens.
c) despesas com pessoal.
d) despesas com serviços extraordinários.
e) investimentos.

A Lei nº 4.320/64 define a forma de mensurar receitas e despesas públicas. Em relação a investimentos e despesas de capital, esta lei determina que devem ser considerados como investimentos públicos:
material permanente e obras públicas.
serviços em regime de programação especial e juros da dívida pública.
salário-família e obras públicas.
participação em constituição de empresas ou entidades e contribuições da Previdência Social.
amortização da dívida pública e auxílios para inversões financeiras.
a) material permanente e obras públicas.
b) serviços em regime de programação especial e juros da dívida pública.
c) salário-família e obras públicas.
d) participação em constituição de empresas ou entidades e contribuições da Previdência Social.
e) amortização da dívida pública e auxílios para inversões financeiras.

Operações especiais representam um dos instrumentos que fazem parte da estrutura da despesa pública, sendo entendidas como:
um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.
um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, só que envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.
ações que não contribuem para a manutenção das ações de governo, mas que representam, basicamente, o detalhamento da função “encargos especiais”.
ações que contribuem para alcançar um objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de forma intermitente e esporádica, mas que representam o detalhamento da função “encargos especiais”.
qualquer ação de organização da atuação do governo em que é articulado um conjunto de ações que concorrem para um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de problemas ou atendimento a uma necessidade da sociedade.
a) um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.
b) um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, só que envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.
c) ações que não contribuem para a manutenção das ações de governo, mas que representam, basicamente, o detalhamento da função “encargos especiais”.
d) ações que contribuem para alcançar um objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de forma intermitente e esporádica, mas que representam o detalhamento da função “encargos especiais”.
e) qualquer ação de organização da atuação do governo em que é articulado um conjunto de ações que concorrem para um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de problemas ou atendimento a uma necessidade da sociedade.

Segundo o artigo 19 da Lei 4.320/64, que trata de subvenções econômicas, salvo quando se tratar de subvenções cuja concessão tenha sido expressamente autorizada em lei especial, a Lei de Orçamento não consignará ajuda financeira, a qualquer título, a empresa de:

a) fins lucrativos.
b) objetivos financeiros.
c) grande porte.
d) propriedade privada.
e) sociedade anônima.

São classificadas como despesas correntes aquelas que:

a) são oriundas de descentralização de outras entidades integrantes do Orçamento Fiscal, alocadas diretamente pela unidade orçamentária.
b) são realizadas mediante transferência de recursos financeiros da União para Estados, Municípios e Distrito Federal.
c) contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital.
d) são destinadas ao pagamento de juros e amortização da dívida pública.
e) visam atender às necessidades de manutenção e funcionamento dos serviços públicos.

O processo de licitação e contratação está incluído na etapa do planejamento da despesa orçamentária dos entes públicos, o qual conta com regramentos específicos, que visam assegurar:

a) a economia de recursos para os exercícios seguintes;
b) as melhores condições para o ente público;
c) o cumprimento dos limites fiscais de superávit financeiro;
d) o exercício regular do poder discricionário do gestor;
e) os elementos para o exercício do controle interno e externo.

A etapa da despesa pública que consiste no ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição, é chamada de:

a) liquidação.
b) pagamento.
c) empenho.
d) fixação.
e) programa.

Reflita sobre as afirmativas que tratam do instituto do Empenho das Despesas Públicas, amplamente divulgado pela LC nº 101/2000, preencha os parênteses com 'V' para verdadeiro e 'F' para falso e assinale a alternativa correspondente.
( ) Garante ao fornecedor a contraprestação pelos serviços realizados e ao mesmo tempo funciona como um controle dos gastos por gerar um registro da despesa.
( ) O Empenho precede a confecção de um documento denominado 'Nota de Empenho', que indicará o nome do credor, a especificação e a importância da despesa, bem como a redução deste do saldo da dotação própria.
( ) Alguns gastos públicos dispensam a emissão de. nota de empenho, como aquelas relativas a pessoal e encargos, à contribuição para o PASEP, às despesas relativas ao consumo de água e energia elétrica, utilização de serviços de telefone, postais e telegráficos.
( ) A fase da liquidação da despesa, além de verificar o direito adquirido pelo credor, analisando os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, comprova a efetivação da entrega do material ou da prestação efetiva do serviço
a) V,V,V,F.
b) V,F,V,F.
c) V,V,V,V.
d) F,V,F,V.
e) F,F,V,V.

Quanto à execução da despesa pública, dos estágios presentes na Lei nº 4.320/64, aquele em que se verifica que o governo recebeu aquilo que comprou, isto é, quando se confere que o bem foi entregue corretamente ou que a etapa da obra foi concluída como previsto, é denominado:

a) pagamento.
b) liquidação.
c) empenho.
d) verificação.
e) balanceamento.

De acordo com as normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, assinale a alternativa que se relaciona com os estágios vinculados à execução da despesa pública:

a) Desempenho, pagamento e licitação.
b) Empenho, liquidação e pagamento.
c) Pagamento, estimativa e orçamento.
d) Licitação, orçamento e desempenho.
e) Estimativa, empenho e liquidação.

Assinale a alternativa que representa o ato emanado de autoridade competente, que transfere para o Estado a obrigatoriedade do pagamento pendente como a exemplo após um procedimento licitatório.

a) Autorização.
b) Ajuste fiscal.
c) Empenho.
d) Valoração.
e) Condução de valor.

Sobre os estágios da despesa orçamentária, é correto afirmar que:

a) Despesas empenhadas não liquidadas não podem ser inscritas e restos a pagar no encerramento do exercício.
b) Quando não se puder verificar com exatidão o valor da despesa, a liquidação pode ocorrer pelo seu valor estimado.
c) Não é permitido o empenho de despesa contratual pelo seu valor global, nos contratos de prestadores de serviços o empenho deve ser realizado mensalmente após a realização dos serviços.
d) É obrigatória a apresentação de nota fiscal ou documento equivalente para que seja efetivado o empenho da despesa.
e) Somente na etapa da liquidação da despesa será apurado o valor exato a pagar ao beneficiário.

Normalmente, ao final do certame licitatório, a despesa pública começa a percorrer a sua execução orçamentária. É nesse momento que ocorre o estágio da despesa que visa comprometer a verba orçamentária, garantido assim que há orçamento autorizado para aquela despesa e que haverá recurso financeiro para o seu pagamento. Posteriormente, quando o contratado fornece o material ou presta o serviço, ocorre o estágio em que se verifica o direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. Estamos falando, respectivamente, do(a):

a) Programação e Empenho
b) Descentralização e Liquidação
c) Empenho e Liquidação
d) Liquidação e Pagamento
e) Liquidação e Empenho

A regular execução da despesa orçamentária deve obedecer aos estágios ou fases previstos na Lei nº 4.320/1964. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

a) A liquidação da despesa orçamentária é conceituada pela Lei como sendo o momento da efetiva entrega do numerário ao credor, após o cumprimento do implemento de condição (prestação de serviço ou entrega de bens).
b) Quando verificado que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas fiscais, poderão ser emitidos empenhos em valor superior ao dos créditos orçamentários, caso tal hipótese esteja prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias e seja justificada pelo ordenador de despesas.
c) O empenho é o ato emanado pelo ordenador de despesas, e se constitui em consumo dos créditos orçamentários, pendente ou não de implemento de condição. Se não cumprido o implemento de condição, o empenho será cancelado, sendo o crédito revertido à dotação utilizada.
d) É permitido o pagamento de despesa sem prévio empenho, nos casos especiais previstos na legislação do órgão ou unidade orçamentária.

De acordo com a Lei 4.320/64: Art. 63. A liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. O texto se refere:

a) custo.
b) receita.
c) despesa.
d) promissória.

O processamento das despesas públicas envolve várias etapas essenciais, EXCETO:

a) autorização.
b) empenho.
c) liquidação.
d) pagamento.
e) giro.

Acerca da etapa da Despesa Pública, “em liquidação” e “liquidação”, assinale a alternativa CORRETA:

a) Da execução da despesa “em liquidação” ocorre quando ainda não ocorreu o fato gerador com o consequente registro da despesa sob o enfoque patrimonial, porém, já se realizou a liquidação sob o enfoque orçamentário.
b) A despesa pública “em liquidação” tem a maior fidedignidade às informações contábeis aplicadas ao setor público, evitando a contagem des

Prévia do material em texto

1001) 
Finanças Públicas para Concurso Nacional Unificado - 2024
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3Jnoj
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/155578
CESGRANRIO - AgCE (TEC-RO)/TCE RO/2007
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Classificação da Despesa Orçamentária
A Constituição Brasileira de 1988 trouxe uma nova forma de classificar os gastos públicos.
Atualmente, utilizam-se os conceitos de função e subfunção como base para a consolidação das contas
nacionais. Em relação a funções, é correto afirmar que:
a) o pagamento de juros da dívida pública está contido nas despesas de capital.
b) a função dos municípios é pagar a dívida da União, através de transferências aos Estados e ao
Distrito Federal.
c) as despesas com investimentos públicos contemplam as que se referem ao planejamento e à
execução de obras públicas.
d) as despesas de transferências a instituições privadas sem fins lucrativos estão contidas na
amortização da dívida pública.
e) as despesas de pessoal e encargos sociais contêm as que se referem às inversões financeiras e às
transferências a estados e municípios.
www.tecconcursos.com.br/questoes/155849
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3Jnoj
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/155578
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/155849
1002) 
1003) 
CESGRANRIO - Cont (TCE-RO)/TCE RO/2007
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Classificação da Despesa Orçamentária
Sob o enfoque jurídico, as despesas públicas se dividem em fixas e variáveis.
Classificam-se como despesas fixas as(os):
a) ajudas de custo.
b) despesas com viagens.
c) despesas com pessoal.
d) despesas com serviços extraordinários.
e) investimentos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/155598
CESGRANRIO - AgCE (TEC-RO)/TCE RO/2007
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Classificação da Despesa Orçamentária
A Lei nº 4.320/64 define a forma de mensurar receitas e despesas públicas. Em relação a
investimentos e despesas de capital, esta lei determina que devem ser considerados como investimentos
públicos:
a) material permanente e obras públicas.
b) serviços em regime de programação especial e juros da dívida pública.
c) salário-família e obras públicas.
d) participação em constituição de empresas ou entidades e contribuições da Previdência Social.
e) amortização da dívida pública e auxílios para inversões financeiras.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/155598
1004) 
1005) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2691665
CESGRANRIO - AS (SEMSA Manaus)/Pref Manaus/Técnico em Contabilidade/2005
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Classificação da Despesa Orçamentária
Em relação à competência política e institucional, a despesa pública classifica-se em:
a) orçamentárias, extra-orçamentárias, de transferência e restos a pagar.
b) efetivas, subordinadas, regulares e por mutação patrimonial.
c) executivas, legislativas, judiciárias e de exceção.
d) federais, estaduais e municipais.
e) ordinárias, extraordinárias e especiais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/404635
CESGRANRIO - Ana Leg (ALETO)/ALETO/Ciências Contábeis/2005
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Classificação da Despesa Orçamentária
As receitas orçamentárias dividem-se em despesas correntes e receitas de capital.
 
As despesas correntes são denominadas também:
a) primárias.
b) fatoriais.
c) mínimas.
d) elementares.
e) mutantes.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2691665
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/404635
1006) 
1007) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2664093
CESGRANRIO - Cont (FENIG)/FENIG/2005
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Classificação da Despesa Orçamentária
Considerando a estrutura programática da despesa pública, pode-se entender programa como:
a) definição da unidade responsável pelo gerenciamento de projetos integrados por atividades
desenvolvidas por mais de um órgão ou unidade administrativa.
b) instrumento de organização da atuação governamental.
c) entrega de recursos equivalentes à dívida líquida do credor, mediante ordem bancária de emissão
do órgão arrecadador.
d) forma de descentralização em que cada órgão ou ministério delega a outro órgão ou entidade
poderes para exercer atividades de sua competência.
e) movimentação financeira através de nota de crédito orçamentário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2445159
CESGRANRIO - Tec (MPE RO)/MPE RO/Contabilidade/2005
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Classificação da Despesa Orçamentária
Quanto à sua natureza, as despesas públicas que integram o orçamento e derivam da lei
orçamentária ou de créditos adicionais são classificadas como:
a) extra-orçamentárias.
b) orçamentárias.
c) ordinárias.
d) extraordinárias.
e) efetivas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2664093
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2445159
1008) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2694117
CESGRANRIO - Cont (SECAD TO)/SECAD TO/2004
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Classificação da Despesa Orçamentária
Operações especiais representam um dos instrumentos que fazem parte da estrutura da despesa
pública, sendo entendidas como:
a) um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um
conjunto de operações limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a
expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.
b) um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, só que envolvendo um
conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um
produto necessário à manutenção da ação de governo.
c) ações que não contribuem para a manutenção das ações de governo, mas que representam,
basicamente, o detalhamento da função “encargos especiais”.
d) ações que contribuem para alcançar um objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de
operações que se realizam de forma intermitente e esporádica, mas que representam o detalhamento
da função “encargos especiais”.
e) qualquer ação de organização da atuação do governo em que é articulado um conjunto de ações
que concorrem para um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de problemas ou
atendimento a uma necessidade da sociedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2694131
CESGRANRIO - Cont (SECAD TO)/SECAD TO/2004
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Classificação da Despesa Orçamentária
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2694117
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2694131
1009) 
1010) 
1011) 
Segundo o artigo 19 da Lei 4.320 /64, que trata de subvenções econômicas, salvo quando se
tratar de subvenções cuja concessão tenha sido expressamente autorizada em lei especial, a Lei de
Orçamento não consignará ajuda financeira, a qualquer título, a empresa de:
a) fins lucrativos.
b) objetivos financeiros.
c) grande porte.
d) propriedade privada.
e) sociedade anônima.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2689814
CESGRANRIO - Ana Mun (Manaus)/Pref Manaus/Administrativa/Administração/2004
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Classificação da Despesa Orçamentária
As despesas públicas classificam-se em:
a) orçamentária e extra-orçamentária.
b) orçamentária e suplementar.
c) fixada, liquidada e paga.
d) prevista, empenhada e liquidada.
e) de custeio, de transferências e de capital.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2698887
CESGRANRIO - Tec Cont (SECAD TO)/SECAD TO/2004
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Classificação da Despesa Orçamentária
São classificadas como despesas correntes aquelas que:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2689814
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2698887
1012) 
a) são oriundas de descentralização de outras entidades integrantes do Orçamento Fiscal, alocadas
diretamente pela unidade orçamentária.
b) são realizadas mediante transferência de recursos financeiros da União para Estados, Municípios e
Distrito Federal.
c) contribuem diretamente para a formação ou aquisiçãode um bem de capital.
d) não contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital.
e) não contribuem indiretamente para a elaboração, formação, aquisição ou alienação de um bem de
capital.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2656805
AVANÇASP - FTrib (SL da Serra)/Pref SL da Serra/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Nos termos da Lei nº 4.320/1964, o estágio ou etapa da despesa orçamentária em que a
autoridade competente cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de
condição, é denominado:
a) Ordem de Pagamento.
b) Fixação.
c) Empenho.
d) Liquidação.
e) Contrato.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2558525
FGV - APO (Pref RJ)/Pref RJ/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2656805
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2558525
1013) 
1014) 
O processo de licitação e contratação está incluído na etapa do planejamento da despesa
orçamentária dos entes públicos, o qual conta com regramentos específicos, que visam assegurar:
a) a economia de recursos para os exercícios seguintes;
b) as melhores condições para o ente público;
c) o cumprimento dos limites fiscais de superávit financeiro;
d) o exercício regular do poder discricionário do gestor;
e) os elementos para o exercício do controle interno e externo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2629154
FAUEL - Cont (Pref Cambé)/Pref Cambé/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
A etapa da despesa pública que consiste no ato emanado de autoridade competente que cria
para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição, é chamada de:
a) liquidação.
b) pagamento.
c) empenho.
d) fixação.
e) programa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2657998
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2629154
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2657998
1015) 
IPPEC - CI (Mampituba)/Pref Mampituba/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Reflita sobre as afirmativas que tratam do instituto do Empenho das Despesas Públicas,
amplamente divulgado pela LC nº 101/2000, preencha os parênteses com "'V" para verdadeiro e "F" para
falso e assinale a alternativa correspondente.
 
( ) Garante ao fornecedor a contraprestação pelos· serviços realizados e ao mesmo tempo funciona
como um controle dos gastos por gerar um registro da despesa.
 
( ) O Empenho precede a confecção de um documento denominado "Nota de Empenho", que
indicará o nome do credor, a especificação e a importância da despesa, bem como a redução deste
do saldo da dotação própria.
 
( ) Alguns gastos públicos dispensam a emissão de. nota de empenho, como aquelas relativas a
pessoal· e encargos, à contribuição para o PASEP, às despesas relativas ao consumo de água e
energia elétrica, utilização de serviços de telefone, postais e telegráficos.
 
( ) A rase da liquidação da despesa-, além de verificai• o direito adquirido pelo credor, analisando os
títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, comprova a efetivação da entrega do
material ou da prestação efetiva do serviço
 
a) V,V,V,F.
b) V,F,V,F.
c) V,V,V,V.
d) F,V,F,V.
1016) 
1017) 
e) F,F,V,V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2651639
IDCAP - Ana Con (IDR Maricá)/IDR Maricá/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
A criação de obrigatoriedade do Estado em pagar uma pendência por meio de ato emanado de
autoridade é denominado de Empenho. Assinale a alternativa que contém o tipo de empenho
caracterizado pelo montante da despesa ser previamente conhecido e o pagamento ocorra de uma só
vez.
a) Modalidades de empenho indireto.
b) Modalidades de empenho ordinário.
c) Modalidades de empenho associativo.
d) Modalidades de empenho preventivo.
e) Modalidades de empenho único.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2649912
FUVEST - Cont (USP)/USP/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
A Lei nº 4.320/1964 estabelece que a execução da despesa orçamentária percorra três estágios:
empenho, liquidação e pagamento.
 
Sobre o estágio do empenho, é correto afirmar que:
a) o empenho da despesa não poderá exceder o limite dos créditos concedidos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2651639
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2649912
1018) 
b) o empenho é um documento que indicará o nome do credor, a representação e a importância da
despesa, bem como a dedução desta do saldo da dotação própria.
c) o empenho por estimativa é utilizado para despesas contratuais de valor certo sujeitas a
parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.
d) a realização de despesa sem prévio empenho, em casos especiais previstos em legislação
específica, é permitida.
e) o empenho global é utilizado para despesas cujo montante não se possa determinar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2651643
IDCAP - Ana Con (IDR Maricá)/IDR Maricá/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Uma das ações na gestão pública, utilizadas para que se evite gasto além do que foi planejado, é
estabelecido como mecanismo onde o governo reserva o dinheiro que será pago somente na conclusão
de uma obra ou serviço. Assinale a alternativa correspondente a este tipo de estágio.
a) Empenho.
b) Investimento.
c) Ordem.
d) Liquidação.
e) Estruturação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2636112
VUNESP - AFTM SP/Pref SP/Gestão Tributária/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2651643
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2636112
1019) 
1020) 
Quanto à execução da despesa pública, dos estágios presentes na Lei nº 4.320/64, aquele em
que se verifica que o governo recebeu aquilo que comprou, isto é, quando se confere que o bem foi
entregue corretamente ou que a etapa da obra foi concluída como previsto, é denominado:
a) pagamento.
b) liquidação.
c) empenho.
d) verificação.
e) balanceamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2654238
COMPEC UFAM - Tec (UFAM)/UFAM/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Em relação às etapas da Despesa Pública, assinale a alternativa CORRETA:
a) A fixação da despesa orçamentária é uma etapa que não está inserida no processo de
planejamento.
b) A fixação da despesa refere-se aos limites de gastos, incluídos nas leis orçamentárias com base
nas receitas previstas, a serem efetuados pelas entidades públicas.
c) O empenho será formalizado mediante a emissão de um documento denominado “Nota de
Empenho”, no qual deve constar o nome do devedor, a especificação do devedor e a importância da
despesa e os dados necessários ao controle da execução orçamentária.
d) O tipo de empenho que poderá ser utilizado para as despesas de valor variável e previamente
determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez, é o empenho ordinário.
e) Quando o valor empenhado for insuficiente para atender à despesa a ser realizada, o empenho
não poderá ser reforçado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2654238
1021) 
1022) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2587298
FURB - FTM (Pref Schroeder)/Pref Schroeder/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Normalmente, concluído o processo licitatório, há o início da execução orçamentária da despesa
pública. É nesse momento em que o ato do ordenador de despesa é realizado visando comprometer a
verba orçamentária e garantir assim que há orçamento autorizado para aquela despesa e que haverá
recurso financeiro para o seu pagamento. Essa afirmação se refere:
a) ao Repasse, que pode se dar por sub-repasse ou destaque.
b) à Programação, que pode ser mensal ou quadrimestral.
c) ao Pagamento, que pode se dar por ordem de pagamento ou por transferênciaeletrônica.
d) à Liquidação, que pode se dar com base nos comprovantes da entrega de material ou da
prestação efetiva do serviço.
e) ao Empenho, que pode ser ordinário, estimativo ou global.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2600936
FURB - Ana (SAMAE JS)/SAMAE JS/Compras e Licitações/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
De acordo com as normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos
e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, assinale a alternativa que se
relaciona com os estágios vinculados à execução da despesa pública:
a) Desempenho, pagamento e licitação.
b) Empenho, liquidação e pagamento.
c) Pagamento, estimativa e orçamento.
d) Licitação, orçamento e desempenho.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2587298
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2600936
1023) 
1024) 
e) Estimativa, empenho e liquidação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2651924
IDCAP - Ana Con (IDR Maricá)/IDR Maricá/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Assinale a alternativa que representa o ato emanado de autoridade competente, que transfere
para o Estado a obrigatoriedade do pagamento pendente como a exemplo após um procedimento
licitatório.
 
(Fonte: tcm.ba.gov.br)
a) Autorização.
b) Ajuste fiscal.
c) Empenho.
d) Valoração.
e) Condução de valor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2672381
FAU UNICENTRO - TCon (Laranjeiras S)/Pref Laranjeiras Sul/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
O empenho da despesa corresponde ao ato pelo qual o ordenador garante a existência de
recursos suficientes e autoriza a operação que resultará em direito ao beneficiário, seguida da liquidação
da despesa para que ocorra o efetivo desembolso dos recursos. Sobre os estágios da despesa
orçamentária, é correto afirmar que:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2651924
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2672381
1025) 
a) Despesas empenhadas não liquidadas não podem ser inscritas e restos a pagar no encerramento
do exercício.
b) Quando não se puder verificar com exatidão o valor da despesa, a liquidação pode ocorrer pelo
seu valor estimado.
c) Não é permitido o empenho de despesa contratual pelo seu valor global, nos contratos de
prestadores de serviços o empenho deve ser realizado mensalmente após a realização dos serviços.
d) É obrigatória a apresentação de nota fiscal ou documento equivalente para que seja efetivado o
empenho da despesa.
e) Somente na etapa da liquidação da despesa será apurado o valor exato a pagar ao beneficiário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2585461
FURB - Ana (Pref Schroeder)/Pref Schroeder/Patrimonial/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Normalmente, ao final do certame licitatório, a despesa pública começa a percorrer a sua
execução orçamentária. É nesse momento que ocorre o estágio da despesa que visa comprometer a
verba orçamentária, garantido assim que há orçamento autorizado para aquela despesa e que haverá
recurso financeiro para o seu pagamento. Posteriormente, quando o contratado fornece o material ou
presta o serviço, ocorre o estágio em que se verifica o direito adquirido pelo credor tendo por base os
títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. Estamos falando, respectivamente, do(a):
a) Programação e Empenho
b) Descentralização e Liquidação
c) Empenho e Liquidação
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2585461
1026) 
d) Liquidação e Pagamento
e) Liquidação e Empenho
www.tecconcursos.com.br/questoes/2574588
Unifil - TContr (Pref Faz RG)/Pref Faz RG/Contábil/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
A regular execução da despesa orçamentária deve obedecer aos estágios ou fases previstos na
Lei nº 4.320/1964. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.
a) A liquidação da despesa orçamentária é conceituada pela Lei como sendo o momento da efetiva
entrega do numerário ao credor, após o cumprimento do implemento de condição (prestação de
serviço ou entrega de bens).
b) Quando verificado que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas
fiscais, poderão ser emitidos empenhos em valor superior ao dos créditos orçamentários, caso tal
hipótese esteja prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias e seja justificada pelo ordenador de
despesas.
c) O empenho é o ato emanado pelo ordenador de despesas, e se constitui em consumo dos créditos
orçamentários, pendente ou não de implemento de condição. Se não cumprido o implemento de
condição, o empenho será cancelado, sendo o crédito revertido à dotação utilizada.
d) É permitido o pagamento de despesa sem prévio empenho, nos casos especiais previstos na
legislação do órgão ou unidade orçamentária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2583403
IBADE - Contr (CIMCERO)/CIMCERO/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2574588
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2583403
1027) 
1028) 
De acordo com a Lei 4.320/64: Art. 63. A liquidação consiste na verificação do direito adquirido
pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
 
§ 1° Essa verificação tem por fim apurar:
 
I - a origem e o objeto do que se deve pagar.
II - a importância exata a pagar.
III - a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.
 
O texto se refere:
a) custo.
b) receita.
c) despesa.
d) promissória.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2554881
IBADE - AMCI (Pref RB)/Pref Rio Branco/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
O processamento das despesas públicas envolve várias etapas essenciais, EXCETO:
a) autorização.
b) empenho.
c) liquidação.
d) pagamento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2554881
1029) 
1030) 
e) giro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2567248
COPS UEL - Cont (IPMR)/IPMR/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
A Lei nº 4.320/1964 – Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos
orça mentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. A execução da
despesa orçamentária, segundo essa lei, passa por fases distintas. Assinale a alternativa que apresenta,
correta e ordenadamente, as fases da execução das Despesas.
a) Autorização, empenho, pagamento e liquidação.
b) Fixação, empenho e liquidação.
c) Empenho, liquidação e pagamento.
d) Licitação, empenho e pagamento.
e) Pedido, licitação, empenho e pagamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2652132
COMPEC UFAM - Cont (UFAM)/UFAM/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Acerca da etapa da Despesa Pública, “em liquidação” e “liquidação”, assinale a alternativa
CORRETA:
a) Da execução da despesa “em liquidação” ocorre quando ainda não ocorreu o fato gerador com o
consequente registro da despesa sob o enfoque patrimonial, porém, já se realizou a liquidação sob o
enfoque orçamentário.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2567248
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2652132
1031) 
b) A despesa pública “em liquidação” tem a maior fidedignidade às informações contábeis aplicadas
ao setor público, evitando a contagem desdobrada do passivo financeiro.
c) A liquidação objetiva apurar: a origem e objeto do que se deve pagar, a importância exata a pagar
e a quem se deve pagar a importância.
d) A despesa pública “em liquidação”, nos termos da Lei 4.320/1964, consiste na “verificação do
direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo
crédito”.
e) A despesa pública “em liquidação” objetiva apurar: a origem e objeto do que se deve pagar, a
importância exata a pagar e a quem se deve pagar a importância.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2601959FURB - Cont (SAMAE JS)/SAMAE JS/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Determinada secretaria municipal deve realizar os empenhos de três despesas. A primeira
despesa se refere ao aluguel de um imóvel a ser utilizado como sede da secretaria, cujo contrato de
locação tem vigência de 12 (doze) meses e valor mensal de R$ 3.500,00. A segunda despesa se refere à
compra de um sofá para o gabinete do secretário no valor de R$ 3.600,00 e que será pago à vista. A
terceira despesa se refere ao consumo de energia elétrica da secretaria para todo o exercício.
Considerando que essa secretaria depende da programação financeira liberada pelo Tesouro Municipal, é
correto afirmar que os empenhos para essas despesas serão, respectivamente:
a) global, ordinário e estimativo.
b) estimativo, global e estimativo.
c) estimativo, ordinário e global.
d) global, global e estimativo.
e) global, global e global.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2601959
1032) 
1033) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2549879
SUSTENTE - Estag (TCE PE)/TCE PE/Ciências Contábeis/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Em conformidade com a Lei nº 4.320 de 1964, que estabelece normas gerais de direito
financeiro, para cada empenho, será extraído um documento que indicará o nome do credor, a
representação e a importância da despesa bem como a dedução desta do saldo da dotação própria. É
CORRETO afirmar que esse documento será denominado, expressamente, de:
a) tabela de gastos.
b) recorte de custas.
c) nota de empenho.
d) relatório de receita.
e) relatório de arrecadação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2590348
CEBRASPE (CESPE) - Ana (MPE RO)/MPE RO/Contábil/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Conforme a legislação orçamentária e financeira brasileira, a despesa pública
a) é a transferência de recursos financeiros do Estado para entidades privadas, por meio de
convênios e contratos de repasse, classifica-se em despesa de transferência e possui os estágios da
celebração, do monitoramento, da auditoria, da quitação e da prestação de contas.
b) é o valor total dos recursos financeiros arrecadados pelo Estado em determinado período,
classifica-se em despesa patrimonial e despesa financeira e possui os estágios da previsão, da
arrecadação, da execução, do controle e da prestação de contas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2549879
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2590348
1034) 
c) restringe-se aos gastos com pessoal, classifica-se em despesa obrigatória e despesa discricionária
e possui os estágios da autorização, da alocação, da realização, do acompanhamento e da avaliação.
d) corresponde exclusivamente ao valor dos investimentos realizados pelo Estado em infraestrutura,
classifica-se em despesa operacional e despesa não operacional e possui os estágios da formulação,
do planejamento, da execução, do monitoramento e da avaliação.
e) é o dispêndio de recursos financeiros pelo Estado para custear as atividades governamentais,
classifica-se em despesa corrente e despesa de capital e possui os estágios do empenho, da
liquidação e do pagamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2620360
VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Administração/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
O empenho consiste na reserva de dotação orçamentária para uma finalidade específica. Para
despesas de aluguéis realizadas por determinado órgão público, utiliza-se o empenho denominado
a) suplementar.
b) estimativo.
c) complementar.
d) global.
e) ordinário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2585386
FURB - Ana (Pref Schroeder)/Pref Schroeder/Licitações e Contratos/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2620360
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2585386
1035) 
1036) 
Normalmente, ao final do certame licitatório, a despesa pública começa a percorrer a sua
execução orçamentária. É nesse momento que ocorre o estágio da despesa orçamentária que visa
comprometer a verba orçamentária, garantido assim que há orçamento autorizado para aquela despesa e
que haverá recurso financeiro para o seu pagamento. Posteriormente, quando o contratado fornece o
material ou presta o serviço, ocorre o estágio em que se verifica o direito adquirido pelo credor tendo por
base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. Estamos falando, respectivamente,
do(a):
a) Empenho e Pagamento
b) Programação e Liquidação
c) Descentralização e Empenho
d) Empenho e Liquidação
e) Liquidação e Empenho
www.tecconcursos.com.br/questoes/2585024
FURB - Ana (Pref Schroeder)/Pref Schroeder/Compras Públicas/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Normalmente, ao final do certame licitatório, a despesa pública começa a percorrer a sua
execução orçamentária. É nesse momento que ocorre o estágio da despesa orçamentária que visa
comprometer a verba orçamentária, garantido assim que há orçamento autorizado para aquela despesa e
que haverá recurso financeiro para o seu pagamento. Estamos falando do(a):
a) Pagamento
b) Dotação
c) Liquidação
d) Programação
e) Empenho
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2585024
1037) 
1038) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2633124
VUNESP - Ass Adm (UFABC)/UFABC/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
O empenho de uma despesa pública deverá ser anulado quando
a) não se pode determinar previamente o valor da despesa.
b) o valor empenhado for insuficiente para atender à despesa a ser realizada.
c) o valor do empenho excede o montante da despesa realizada.
d) o objeto do contrato tiver sido emitido incorretamente.
e) o valor da despesa contratual não for parcelado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2610326
Ibest - Cont (CRF SC)/CRF SC/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Quando o montante a ser pago for previamente conhecido, mas deve ocorrer parceladamente,
diz-se que o empenho é efetuado sob a modalidade
a) de parcelamento.
b) ordinário.
c) global.
d) por estimativa.
e) Total.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2633124
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2610326
1039) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2681490
Instituto AOCP - Sub Proc (MPC SE)/TCE SE/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Considere a situação hipotética a seguir:
Preocupado com os frequentes procedimentos de confissão de dívida em virtude de empenhos
subdimensionados ou com imprecisões formais, o Prefeito de São Cristóvão (SE) regulamentou:
 
Decreto 1/2023:
Dispõe sobre a emissão de empenhos no âmbito do Poder Executivo municipal.
Art. 1º As notas de empenho somente serão emitidas após a regular prestação do serviço ou
fornecimento dos bens, à vista da nota fiscal correspondente.
 
Quanto ao normativo, ele está
a) correto, embora não fosse necessário, pois a legislação financeira assim já determina.
b) incorreto, porque a legislação financeira impede a emissão da nota fiscal se o consumidor é
pessoa de direito público interno.
c) correto, embora seja recomendável que o pagamento se dê apenas após o fim da garantia, no
caso de bens duráveis.
d) incorreto, porque a legislação financeira determina que a emissão do empenho deve anteceder a
execução contratual.
e) correto, pois não deveria haver comprometimento do orçamento público na incerteza de que o
objeto será efetivamente executado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2681490
1040) 
1041) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2549884
SUSTENTE - Estag (TCE PE)/TCE PE/Ciências Contábeis/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Na despesa pública, a luz das normas vigentes que regulam o tema, é CORRETO afirmar que o
fornecimento e a adjudicação de obras e serviçosserão regulados em lei, respeitando o princípio da:
a) autoexecutoriedade.
b) tipicidade.
c) concorrência.
d) imperatividade.
e) presunção de legitimidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2655910
Instituto Verbena - Cont (IF GOIANO)/IF GOIANO/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Em conformidade com o manual de contabilidade aplicada ao setor público (MCASP), a fase da
despesa orçamentária denominada planejamento abrange, de modo geral, toda a análise para a
formulação do plano e ações governamentais que servirão de base para a fixação da despesa
orçamentária, a descentralização/movimentação de créditos, a programação orçamentária e financeira e
o processo de
a) licitação e contratação.
b) contratação e rescisão.
c) licitação e evolução da arrecadação.
d) contratação e redução da arrecadação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2549884
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2655910
1042) 
1043) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2555499
VUNESP - Cont (Pref Itapevi)/Pref Itapevi/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
No setor público, os empenhos podem ser classificados em
a) adicional, suplementar e regressivo.
b) completo, estimativo e regressivo.
c) ordinário, estimativo e global.
d) ordinário, extraordinário e estimativo.
e) progressivo, regressivo e global.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2580516
Instituto Verbena - Tec (UFG)/UFG/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Qual alternativa contém apenas estágios da execução da despesa orçamentária?
a) Previsão, lançamento e arrecadação.
b) Empenho, lançamento e pagamento.
c) Previsão, liquidação e arrecadação.
d) Empenho, liquidação e pagamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2625091
FAUEL - Cont (CM Salto do I)/CM Salto do Itararé/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2555499
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2580516
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2625091
1044) 
1045) 
A execução da despesa orçamentária pública transcorre em três estágios conforme previsto na Lei
nº 4.320/1964. Em relação a execução da despesa pública, assinale a alternativa que indica o estágio em
que o governo reserva o dinheiro que será pago quando o bem for entregue ou o serviço concluído. Isso
ajuda o governo a organizar os gastos pelas diferentes áreas do governo, evitando que se gaste mais do
que foi planejado.
a) Empenho.
b) Liquidação.
c) Pagamento.
d) Habilitação.
e) Homologação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2549882
SUSTENTE - Estag (TCE PE)/TCE PE/Ciências Contábeis/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Em que pese a despesa, à luz da Lei 4.320 de 1964 que trata das normas gerais de direito
financeiro, o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga, é
definido como:
a) norma de custas.
b) ordem de pagamento.
c) instituição de pagamento.
d) custas devidas.
e) dívida ativa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2549882
1046) 
1047) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2549883
SUSTENTE - Estag (TCE PE)/TCE PE/Ciências Contábeis/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Em conformidade com as normas de direito financeiro brasileiro, a verificação do direito adquirido
pelo credor, tendo por base de títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, é legalmente
definida como:
a) verificação de credor.
b) verificação de direito.
c) comprovação do crédito.
d) liquidação da despesa.
e) compromisso do credor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2631769
FAUEL - ATrib (Pref Reserva)/Pref Reserva/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Determinado município firmou um contrato de prestação de serviços com a empresa Felicidade
LTDA. A autoridade competente, após as verificações pertinentes, certificou, na nota fiscal apresentada
pela empresa, a prestação do serviço, mediante ateste. As informações apresentadas nessa situação se
referem ao estágio de execução da despesa orçamentária denominado:
a) empenho.
b) liquidação.
c) pagamento.
d) dotação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2549883
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2631769
1048) 
1049) 
e) ordem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2558498
FGV - APO (Pref RJ)/Pref RJ/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Um ente público estadual realizou um processo licitatório para contratação de fornecedor de
combustíveis para os veículos do gabinete do governador e órgãos vinculados, pelo período de 12 meses.
O valor total do contrato foi de R$ 790.000,00, a serem pagos mensalmente de acordo com o consumo
medido e atestado.
 
Nesse caso, o ente deve efetuar um empenho do tipo:
a) estimativo;
b) global;
c) ordinário;
d) por subelemento de despesa;
e) por modalidade de licitação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2634369
FUVEST - TAA (USP)/USP/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
O empenho é uma fase da execução da despesa pública que é caracterizada pela emissão de um
dos mais relevantes documentos fiscais do setor público relacionado à execução do orçamento, a nota de
empenho. A seu respeito é correto afirmar:
a) Deve ser emitido com precisão e integralidade do valor da despesa de todo o projeto.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2558498
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2634369
1050) 
b) É emitido por sistemas eletrônicos centralizados no órgão de arrecadação como os cupons fiscais
aos consumidores finais do setor privado.
c) Não podem ser emitidos a favor de entidades governamentais.
d) Pode ter valor superior ao da dotação da rubrica orçamentária à qual será classificada.
e) Não pode ser emitido posteriormente à data dos documentos que comprovam a compra ou
prestação do serviço por um fornecedor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2645726
AVANÇASP - CI (DAE SBO)/DAE SBO/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Ainda com fundamento na Lei nº 4.320/1964, é INCORRETO afirmar que:
a) O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado
obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.
b) O empenho da despesa poderá exceder o limite dos créditos concedidos, desde que por ato
fundamentado do Chefe do Poder Executivo, na hipótese de projeção de superávit patrimonial para o
exercício.
c) É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.
d) Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar.
e) É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2655832
AVANÇASP - CCI (SL da Serra)/Pref SL da Serra/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2645726
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2655832
1051) 
1052) 
Sobre os estágios de execução da despesa orçamentária, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F)
para o que se afirma e assinale a alternativa que contenha a sequência correta.
 
( ) Em qualquer caso, é vedada a realização de despesa sem prévio empenho, este entendido como
o ato emanado da autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento,
pendente ou não de implemento de condição.
 
( ) Empenhada a despesa, mas não paga até o encerramento do exercício financeiro, será inscrita
em Restos a Pagar, distinguindo-se os processados dos não-processados.
 
( ) Nas hipóteses previstas em legislação específica, a exemplo das despesas para atendimento de
créditos adicionais extraordinários, o pagamento da despesa orçamentária dispensa a etapa da
liquidação.
a) V - F - F.
b) F - V - F.
c) V - F -V.
d) F - F - V.
e) V - V - F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1175802
CESGRANRIO - Adm (UNIRIO)/UNIRIO/2019
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
No processo de execução da despesa pública, o estágio que consiste na reserva de dotação
orçamentária para um fim específico
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1175802
1053) 
a) depende da verificação da procedência do respectivo crédito fiscal.
b) será anulado somente quando o objeto do contrato não tiver sido cumprido.
c) ocorre, em geral, antes da publicação da programação financeira e do cronograma de desembolso.
d) representa a garantia ao credor de que existe crédito orçamentário disponível e suficiente para
atender à despesa objeto do contrato.
e) não está sujeito à limitação de movimentação financeira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/286524
CESGRANRIO - AGC (EPE)/EPE/Finanças e Orçamento/2014
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
As informações a seguir devem ser usadas para responder à questão.
Em um determinado exercício, uma despesa fixada em R$ 50.000,00 foi 90% empenhada, 80% liquidada
e 90% paga.
Naquele exercício, o desembolso financeiro efetivo relativo a essa despesa foi de
a) 45.000,00
b) 40.500,00
c) 40.000,00
d) 36.000,00
e) 32.400,00
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/286524
1054) 
1055) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/200359
CESGRANRIO - Ana (FINEP)/FINEP/Jurídica/2014
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Quanto à despesa pública, com base na lei aplicável à espécie, o ato emanado de autoridade
competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de
condição corresponde à(ao)
a) liquidação
b) receita corrente
c) receita de capital
d) ordem de pagamento
e) empenho
www.tecconcursos.com.br/questoes/136395
CESGRANRIO - PB (BNDES)/BNDES/Contabilidade/2013
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
O Empenho é o ato emanado da autoridade competente que cria para o Estado uma obrigação de
pagamento pendente ou não de implemento de condição.
Nesse contexto, o ato emanado da autoridade competente para atender às despesas contratuais de
aluguéis é enquadrado na modalidade de empenho
a) fixo
b) estimativo
c) integral
d) ordinário
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/200359
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/136395
1056) 
e) global
www.tecconcursos.com.br/questoes/297715
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Orçamento e Finanças/2013
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
O processo orçamentário se divide em três etapas: planejamento; execução e controle e
avaliação. A etapa da execução, por sua vez, divide-se em três estágios: empenho, liquidação e
pagamento.
Relacione cada um desses estágios à sua respectiva característica.
 
I – Empenho W – Consiste na reserva de dotação orçamentária para um objetivo específico.
II – Liquidação X – Trata-se da autorização para a realização da despesa.
III – Pagamento Y – Há o efetivo desembolso financeiro público.
 Z – Cria-se a obrigação de pagamento por parte do Estado.
 
As associações corretas são:
a) I – W , II – Z , III – Y
b) I – W , II – X , III – Y
c) I – W , II – X , III – Z
d) I – X , II – Y , III – Z
e) I – X , II – W , III – Z
www.tecconcursos.com.br/questoes/292261
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/297715
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/292261
1057) 
1058) 
CESGRANRIO - AGC (EPE)/EPE/Finanças e Orçamento/2012
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
A execução da despesa pública no Brasil desenvolve-se a partir de vários estágios.
 
O ato da autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento, pendente ou não, de
implemento de condição, é o estágio de
a) previsão orçamentária da despesa pelo Executivo
b) fixação da despesa pelo Legislativo
c) processo licitatório
d) liquidação
e) empenho
www.tecconcursos.com.br/questoes/2336700
CESGRANRIO - Ana (CMB)/CMB/Analise de Negócios/2012
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Em relação ao gerenciamento adequado do orçamento do Estado ou de outra pessoa de direito
público, a sequência adequada dos estágios da despesa é
a) planejamento, empenho, execução e pagamento
b) planejamento, fixação, empenho e pagamento
c) fixação, empenho, contratação e pagamento
d) fixação, contratação, liquidação e pagamento
e) fixação, empenho, liquidação e pagamento
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2336700
1059) 
1060) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2329293
CESGRANRIO - Prof Jr (LIQUIGÁS)/LIQUIGÁS/Auditoria/2012
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
De acordo com a Lei no 4.320/1964, o despacho exarado pela autoridade competente,
determinando que a despesa seja paga, configura-se como
a) ordem de pagamento
b) nota de empenho
c) liquidação da despesa
d) restos a pagar
e) empenho
www.tecconcursos.com.br/questoes/81074
CESGRANRIO - PB (BNDES)/BNDES/Contabilidade (Ciências Contábeis)/2011
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
A despesa pública tem as seguintes fases: fixação, empenho, liquidação e pagamento.
As fases compreendidas pelo empenho são:
a) lançamento, compensação e transferência
b) autorização, amortização e lançamento
c) alienação, licitação e integralização
d) licitação ou sua dispensa, autorização e formalização
e) licitação ou sua dispensa, transferência e lançamento
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2329293
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/81074
1061) 
1062) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/199664
CESGRANRIO - Ana (FINEP)/FINEP/Jurídica/2011
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Em direito financeiro, o despacho exarado pela autoridade competente, determinando que a
despesa seja paga, com base em documentos processados pelos serviços de contabilidade, enquadra-se
como
a) empenho
b) nota de empenho
c) liquidação da despesa
d) ordem de pagamento
e) adiantamento da despesa
www.tecconcursos.com.br/questoes/2686895
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/AUDITOR/2010
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Em uma palestra sobre a execução da receita e da despesa orçamentária, um auditor afirmou,
corretamente, que a(o)
a) liquidação da despesa consiste na verificação do direito do credor, tendo por base os títulos e os
documentos comprobatórios do respectivo crédito, em que se apuram a origem e o objeto do que se
deve pagar, a importância exata a pagar e a quem se deve pagar para extinguir a obrigação.
b) realização de despesa sem prévio empenho é permitida em casos específicos, conforme o previsto
na legislação.
c) pagamento da despesa é o ato emanado de autoridade competente que criou para o Estado
obrigação de pagamento pendente de implemento de condição.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/199664
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2686895
1063) 
1064) 
d) lançamento da receita consiste no ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente
ao tesouro público o produto da arrecadação.
e) ato praticado pela Fazenda Pública que identifica o contribuinte, o valor devido e efetua a inscrição
fiscal do devedor é denominado previsão da receita pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/294091
CESGRANRIO - AGC (EPE)/EPE/Finanças e Orçamento/2010
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
De acordo com a legislação pertinente, “ato emanado de autoridade competente que cria para o
Estado obrigação de pagamento pendente de implemento de condição” caracteriza o(a)
a) lançamento da receita.
b) empenho da despesa.
c) abertura de crédito especial.
d) liquidação da despesa.
e) homologação da licitação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2689087
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Gestãoe Infraestrutura/2010
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Considerando o disposto na legislação vigente e ainda o adotado pela doutrina majoritária, os
estágios da despesa pública classificam-se em
a) orçamento – lançamento – pagamento – recolhimento.
b) orçamento – arrecadação – recolhimento – registro.
c) fixação – registro – liquidação – pagamento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/294091
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2689087
1065) 
1066) 
d) fixação – empenho – liquidação – pagamento.
e) previsão – lançamento – arrecadação – recolhimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2690243
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Planejamento, Orçamento e Finanças/2010
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Considerando o disposto na legislação vigente e ainda o adotado pela doutrina majoritária, os
estágios da despesa pública classificam-se em
a) orçamento – lançamento – pagamento – recolhimento.
b) orçamento – arrecadação – recolhimento – registro.
c) fixação – registro – liquidação – pagamento.
d) fixação – empenho – liquidação – pagamento.
e) previsão – lançamento – arrecadação – recolhimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/14155
CESGRANRIO - Ana (BACEN)/BACEN/Organizações e Direito/2010
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Um analista do BACEN, ao ser indagado sobre as características da despesa pública, no âmbito da
União, acertou ao afirmar que
a) o pagamento de juros e encargos da dívida é classificado como despesa corrente.
b) o pré-empenho consiste em despesa pendente de especificação do objeto.
c) os estágios da despesa orçamentária são: empenho, arrecadação e pagamento.
d) os investimentos são classificados como despesas correntes.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2690243
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/14155
1067) 
e) as modalidades de empenho são: extraordinário, por estimativa e global.
www.tecconcursos.com.br/questoes/82283
CESGRANRIO - PB (BNDES)/BNDES/Contabilidade (Ciências Contábeis)/2009
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Os estágios da despesa pública são: fixação, empenho, liquidação e pagamento. O estágio do
empenho pode ser definido como
a) organização das estimativas da proposta do orçamento público na programação das despesas,
sendo proibidas, entretanto, a transposição de um programa para outro sem a prévia autorização
legislativa, e a abertura de créditos suplementares.
b) elemento de despesa vinculada a uma categoria econômica consubstanciada na realização da
despesa pendente do cumprimento da contraprestação da entrega do material, da conclusão da obra
ou da realização dos serviços previstos.
c) ato emanado de autoridade competente, que cria para o Estado uma obrigação de pagamento
pendente ou não de implemento de condição, que será cumprido com a entrega do material, a
medição da obra ou a prestação dos serviços.
d) decisão, manifestação ou despacho do ordenador público para a realização de despesa que venha
a ser reconhecida como dívida de curto ou longo prazo, criando para o Estado uma obrigação de
pagamento, que deverá ser cumprida com a transferência do material, a realização da obra ou a
conclusão dos serviços.
e) decisão do ordenador público para a programação de despesa oriunda de uma autorização de
órgão competente que possa ser reconhecida como dívida para o Estado, gerando uma obrigação de
pagamento que deverá ser cumprida tão logo tenha ocorrido o fato gerador.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2680341
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/82283
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2680341
1068) 
1069) 
CESGRANRIO - Aud (FUNASA)/FUNASA/2009
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
É necessário emitir dois empenhos, sendo um para atender a despesas quantificáveis, com
pagamento único, e outro para atender a despesas relativas a um contrato de manutenção de aparelhos
de ar condicionado, no valor de R$ 30.000,00, com duração de doze meses e pagamento de R$ 2.500,00
por mês. Neste caso, a Unidade Orçamentária deve classificar os citados empenhos, respectivamente,
nos tipos denominados
a) ordinário e global.
b) ordinário e por estimativa.
c) global e suplementar.
d) por estimativa e global.
e) por estimativa e suplementar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2678774
CESGRANRIO - AJ (TJ RO)/TJ RO/Administrador/2008
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Os estágios da despesa pública são:
a) fixação, controle, autorização e quitação.
b) fixação, empenho, liquidação e pagamento.
c) provisão, empenho, contabilização e lançamento.
d) previsão, ordenação, lançamento e pagamento.
e) programação, conversão, autorização e liquidação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2678774
1070) 
1071) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2679133
CESGRANRIO - AJ (TJ RO)/TJ RO/Contador/2008
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Considere o seguinte enunciado, constante do artigo 58, da Lei 4.320/64:
 
“ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente
ou não de implemento de condição”.
 
Este enunciado corresponde a
a) créditos adicionais.
b) empenho da despesa.
c) liquidação da despesa.
d) excesso de arrecadação.
e) transferência de capital.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1817537
CESGRANRIO - AA (ANM)/ANM/Gestão Institucional/2006
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Quanto às despesas públicas, a literatura técnica costuma destacar seus vários estágios, entre os
quais o empenho. De acordo com o artigo 58 da Lei 4320/64, empenho da despesa pode ser entendido
como:
a) ato que consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e
documentos comprobatórios do respectivo crédito.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2679133
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1817537
1072) 
1073) 
b) ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento
pendente ou não de implemento de condição.
c) ato administrativo que deve legalmente ser executado após a etapa de liquidação da despesa.
d) conjunto de atos que inserem na lei orçamentária uma determinada despesa.
e) a ordem de pagamento do dispêndio público, materializado necessariamente em despacho
exarado por autoridade competente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/30128
CESGRANRIO - Ana (INSS)/INSS/Ciências Contábeis/2005
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
A despesa orçamentária compreende o conjunto dos créditos ou autorizações consignadas na Lei de
Orçamento e se realiza por meio da denominada administração de créditos, percorrendo os estágios:
a) jurídico, econômico, administrativo e legal.
b) de fixação, empenho, liquidação e pagamento.
c) de previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.
d) de provisão, classificação, empenho e liquidação.
e) de estimativa, autorização, formalização e pagamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2442058
CESGRANRIO - Ana (MPE RO)/MPE RO/Contábil/2005
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Consideram-se estágios da despesa pública:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/30128
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2442058
1074) 
a) previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.
b) previsão, lançamento, liquidação e recolhimento.
c) previsão, empenho, liquidação e pagamento.
d) fixação, empenho, arrecadação e pagamento.
e) fixação, empenho, liquidação e pagamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2445184
CESGRANRIO - Tec (MPE RO)/MPE RO/Contabilidade/2005
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
O ato prévio da autoridade competente, reconhecendo e criando para a Administração Pública
uma obrigação de pagamento, é denominado:
a) orçamento.b) liquidação.
c) fixação.
d) empenho.
e) programação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2671682
CESGRANRIO - TA (ANP)/ANP/2005
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2445184
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2671682
1075) 
1076) 
O estágio da despesa pública, que é conhecido como empenho, pode ser classificado em três
modalidades.
 
O empenho é considerado global quando destinado a atender despesas:
a) contratuais e outras sujeitas a parcelamento, cujo montante exato possa ser determinado.
b) cujo pagamento se processe todo de uma única vez.
c) para as quais não se possa previamente determinar o montante exato.
d) das quais se possa verificar, baseado em documentos ou ordem judicial, se existe o direito do
credor.
e) voltadas unicamente ao pagamento de pessoal e encargos sociais da entidade pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2685585
CESGRANRIO - Cont (CP II)/CP II/2004
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Estágios da Despesa Pública
Ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento
pendente, ou não, de implementação de condição. Este conceito, descrito no Artigo 58 da Lei 4.320/64,
refere-se a uma fase da despesa denominada:
a) liquidação.
b) fixação.
c) previsão.
d) empenho.
e) pagamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2491446
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2685585
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2491446
1077) 
1078) 
IDIB - FT (Trindade)/Pref Trindade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
Dívida Pública é o conjunto de compromissos assumidos pelo Estado com terceiros (fornecedores,
servidores, cidadãos, etc). A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
a) Dívida pública é classificada em consolidada e fundada.
b) Dívida pública é classificada em flutuante ou fundada.
c) Dívida pública consolidada inclui os restos a pagar.
d) Dívida pública se classifica em dívida ativa e dívida passiva.
e) A dívida flutuante compreende os compromissos de exigibilidade superior a vinte e quatro meses.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2496038
Instituto Consulplan - Tec (IF PA)/IF PA/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
Um ente público apresentou as seguintes informações:
 
Aplicações Financeiras R$ 800,00
Disponibilidade de Caixa R$ 1.200,00
Operação de crédito por antecipação de receita R$ 4.000,00
Operações de Crédito Contratuais (24 meses) R$ 8.000,00
Operações de Crédito Mobiliárias (36 meses) R$ 12.000,00
Restos a Pagar R$ 2.000,00
Serviços da dívida a pagar R$ 1.500,00
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2496038
1079) 
Considerando somente as informações apresentadas, pode -se afirmar que:
a) A Dívida Ativa corresponde a R$ 27.500,00.
b) A Dívida Flutuante corresponde a R$ 3.500,00.
c) A Dívida Fundada corresponde a R$ 24.000,00.
d) A Dívida Fundada Líquida corresponde a R$ 18.000,00.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2520424
COPEVE (UFAL) - FTri (Mal. Deodoro)/Pref Mal. Deodoro/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
Assinale a alternativa que corresponde a um exemplo de dívida pública flutuante, conforme
definição técnica.
a) Restos a pagar.
b) Serviços públicos a pagar.
c) Soma de receitas de impostos.
d) Débitos captados pelo mercado internacional.
e) Compromissos de exigibilidade superiores a doze meses, pendente de autorização legislativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2655944
Instituto Verbena - Cont (IF GOIANO)/IF GOIANO/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2520424
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2655944
1080) 
1081) 
A dívida pública flutuante representa os compromissos exigíveis, cujo pagamento independe de
autorização orçamentária. Essa dívida está contida no passivo
a) permanente.
b) consolidado.
c) compensado.
d) financeiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2360137
INDEPAC - CI (CM Araras)/CM Araras/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
A Lei nº 4.320/64 dispõe que a dívida flutuante compreende:
 
I. os serviços da dívida a pagar.
 
II. os depósitos e os débitos de tesouraria.
 
III. os restos a pagar, incluídos os serviços da dívida.
 
Está correto o contido em
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2360137
1082) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2604608
ADM&TEC - Tec (CM Toritama)/CM Toritama/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
Analise as informações a seguir:
 
I. Sobre a Contabilidade Orçamentária e Financeira à luz da Lei de Diretrizes Orçamentárias, é
correto afirmar que a dívida flutuante compreende os depósitos, os débitos de tesouraria e os restos
a pagar, incluindo os serviços da dívida.
 
II. Todas as operações de que resultem débitos e créditos de natureza financeira, não
compreendidas na execução orçamentária, serão também objeto de registro, individuação e controle
contábil, conforme prevê a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2567425
Legalle - ACI (N Petrópolis)/Pref Nova Petrópolis/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2604608
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2567425
1083) 
1084) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
De acordo com as Normas Gerais de Direito Financeiro, a divida flutuante NÃO compreende:
a) Os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida
b) Os débitos de tesouraria.
c) As contas de compensação.
d) Os depósitos.
e) Os serviços da dívida a pagar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2612894
Legalle - AnaDP (DPE PA)/DPE PA/Ciências Econômicas/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
Acerca da contabilidade orçamentária e financeira, conforme prevê a Lei Federal nº 4.320/1964, a
contabilidade deverá evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a
despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis.
Nesse sentido, NÃO é compreendido na dívida flutuante:
a) Os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida.
b) Os investimentos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2612894
1085) 
1086) 
c) Os depósitos.
d) Os débitos de tesouraria.
e) Os serviços da dívida a pagar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2455271
Instituto CONSULPAM - Conta (ICTIM)/ICTIM/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
No final do exercício, as despesas orçamentárias que foram empenhadas, mas não pagas, serão
inscritas em restos a pagar e constituirão:
a) Dívida externa.
b) Despesas de exercícios anteriores.
c) Créditos especiais.
d) Dívida flutuante.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2455270
Instituto CONSULPAM - Conta (ICTIM)/ICTIM/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
A dívida surge e aumenta sempre que o governo gasta mais do que arrecada. Assim, quando os
impostos e demais receitas não são suficientes para cobrir as despesas, o governo é financiado por seus
credores (pessoas físicas, empresas, bancos, etc.), dando origem à dívida pública. Assim como o bom
uso do crédito por um cidadão facilita o alcance de grandes conquistas(a compra de sua casa própria,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2455271
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2455270
1087) 
por exemplo), o endividamento público, se bem administrado, permite ampliar o bem-estar da sociedade
e favorece o bom funcionamento da economia. Especialistas costumam destacar a importante função que
o endividamento público exerce ao garantir níveis adequados de investimento e de prestação de serviços
pelo governo à sociedade, ao mesmo tempo em que propicia maior equidade entre gerações.
Fonte: https://www.tesourotransparente.gov.br/
 
A partir do contexto explicado acima, assinale a alternativa que CORRETAMENTE indica uma
característica da dívida pública consolidada.
a) Apresenta as operações de crédito de prazo superior a doze meses.
b) É composta por depósitos de cauções, finanças, consignações, etc.
c) Apresenta os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida.
d) Apresenta os débitos de tesouraria.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2501402
FUNDATEC - Aud (IFC)/IFC/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
Os compromissos dos entes públicos cujo prazo para pagamento é superior a doze meses,
contratados para a obtenção de recursos destinados à solução de desequilíbrio orçamentário, bem como
para o financiamento de determinadas obras ou serviços públicos, recebem da Lei nº 4.320/1964 a
denominação de Dívida:
a) Flutuante.
b) Fundada.
c) Mobiliária.
d) Passiva.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2501402
1088) 
e) Pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2620965
FGV - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Controlador/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
Em relação à dívida flutuante, analise os itens a seguir:
 
I. depósitos
 
II. débitos de tesouraria
 
III. serviços da dívida a pagar.
 
De acordo com a Lei nº 4.320/64, a dívida flutuante inclui
a) I, somente.
b) I e II, somente.
c) I e III, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2278633
CONSULPLAN - An Mu (Pref Macaíba)/Pref Macaíba/Contabilidade/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2620965
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2278633
1089) 
1090) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
“É a dívida pública que corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações
financeiras do ente da Federação, assumidas para amortização em prazo superior a doze meses,
decorrentes de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito. Integra a
essa mesma dívida pública as operações de crédito de prazo inferior a doze meses, cujas receitas tenham
constado do orçamento, bem como os precatórios judiciais emitidos a partir de 5 de maio de 2000 e não
pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos.” As informações se referem a
qual tipo de dívida pública?
a) Dívida ativa.
b) Restos a pagar.
c) Dívida flutuante.
d) Dívida consolidada ou fundada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2274545
CEBRASPE (CESPE) - Cont (Maringá)/Pref Maringá/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
Assinale a opção correta acerca da dívida pública.
a) A escrituração do montante e a da variação da dívida pública no período deverá evidenciar de
forma detalhada a natureza e o tipo de credor.
b) A emissão do crédito público (contratação) exige previsão orçamentária ou autorização legal,
inclusive, para atender os limites e condições estabelecidos pelo Senado Federal.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2274545
1091) 
c) Entre as espécies de extinção do crédito público, admitidas e vigentes, conforme o entendimento
doutrinário, figura a bancarrota, ou falência, do Estado.
d) Considera-se como dívida pública consolidada ou fundada o montante total, apurado sem
duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação assumidas em virtude de leis, contratos,
convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, de prazo superior a doze meses ao do
exercício, caso as receitas tenham constado do orçamento.
e) A dívida pública, flutuante ou fundada, decorre orginalmente dos créditos públicos contratados e,
portanto, representa o conjunto de todos os compromissos, sem prejuízo dos prazos, assumidos pelo
Estado com terceiros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2238294
Instituto Consulplan - ATA II (PGE SC)/PGE SC/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
A dívida flutuante é aquela contraída pela Administração Pública, por um breve e determinado
período de tempo.
 
(Disponível em: http://tesouro.fazenda.rj.gov.br.)
 
Assinale a afirmativa que apresenta corretamente os itens compreendidos na Dívida Flutuante.
a) As contas de compensação; os serviços da dívida a pagar; e, os depósitos.
b) O passivo permanente; o ativo financeiro; os depósitos; e, as notas de empenho.
c) As dívidas a pagar; as contas de compensação; os restos a pagar; e, os depósitos.
d) Os restos a pagar; o passivo permanente; o ativo financeiro; e, as notas de empenho.
e) Os restos a pagar; os serviços da dívida a pagar; os depósitos; e, os débitos de tesouraria.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2238294
1092) 
1093) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2434773
IBADE - ATA II (IPREV SC)/IPREV SC/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
A dívida fundada compreende:
a) os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida.
b) os depósitos contraídos pela Administração Pública, por um breve e determinado período.
c) os débitos de tesouraria, que não integram o orçamento público.
d) os serviços da dívida a pagar, cujo pagamento independe de autorização orçamentária.
e) os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio
orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2279291
AgiRH - Aux (Pref Queluz)/Pref Queluz/Contabilidade A/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
A dívida flutuante compreende:
 
I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2434773
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2279291
1094) 
 
II - os serviços da dívida a pagar;
 
III - os depósitos;
 
IV - os débitos de tesouraria.
 
São corretas:
a) I, II e IV
b) Apenas II
c) Apenas IV
d) I, II, III e IV
www.tecconcursos.com.br/questoes/2235439
FGV - Proc (AGE MG)/AGE MG/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
A dívida pública nasce quando a arrecadação de tributos e demais receitas não é suficiente para
cobrir as despesas contraídas. A dívida pública pode ser dividida em flutuante e fundada.
 
A dívida fundada compreende
a) os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida.
b) os depósitos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2235439
1095) 
c) os serviços da dívida a pagar.
d) os débitos de tesouraria.
e) os compromissos de exigibilidade superior a 12 meses, contraídos para atender a desequilíbrio
orçamentário ou financeiro de obras e serviços públicos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2268989
CEBRASPE (CESPE) - AnMun (Pref Maringá)/Pref Maringá/Contabilidade/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
A espécie de dívida cujo valor deve contemplar os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida,
é denominada dívida
a) ativa.
b) flutuante.
c) fundada.
d) mobiliária.
e) de tesouraria.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2241068
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Contabilidade/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante-
Conceitos Gerais
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2268989
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2241068
1096) 
1097) 
Assinale a opção que apresenta um componente da dívida flutuante.
a) Despesa imobiliária.
b) Operação de crédito.
c) Débito de tesouraria.
d) Despesa de exercício anterior.
e) Suprimento de fundos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/155623
CESGRANRIO - TCE (TCE-RO)/TCE RO/Administração/2007
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
A dívida pública pode ser dividida em flutuante e fundada. A dívida flutuante compreende os
seguintes itens:
a) restos a pagar, serviço da dívida a pagar, depósitos e débitos de tesouraria.
b) restos a pagar, créditos de tesouraria, consignações e transferências correntes.
c) inventários físicos, imóveis sem uso, créditos de financiamento e fluxos dominiais.
d) débitos bancários, refluxo de caixa, débitos de funcionamento e créditos suplementares.
e) débitos de tesouraria, serviço da dívida a pagar, débitos de funcionamento e empenhos
transferidos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/155623
1098) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1817496
CESGRANRIO - AA (ANM)/ANM/Contabilidade/2006
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
Observe os seguintes elementos..
 
I. restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;
 
II. créditos de funcionamento;
 
III. serviços da dívida a pagar;
 
IV. despesas empenhadas proteladas;
 
V. débitos cíclicos;
 
VI. depósitos;
 
VII. contribuições erráticas;
 
VIII. débitos de tesouraria.
 
Segundo o artigo 92 da Lei 4.320/64, a dívida flutuante compreende os itens:
a) IV, V e VIII, somente.
b) I, II, IV e V, somente.
c) I, III, VI e VIII, somente.
d) II, IV, VI e VII, somente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1817496
1099) 
1100) 
e) I, II, III, VII e VIII, somente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2694119
CESGRANRIO - Cont (SECAD TO)/SECAD TO/2004
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
A chamada Dívida Pública pode ser desdobrada em:
a) Dívida Flutuante e Dívida Fundada.
b) Dívida Ativa e Dívida Passiva.
c) Débitos de Tesouraria e Débitos deTerceiros.
d) Restos a Pagar e Débitos Permanentes.
e) Restos a Pagar, Passivo Financeiro e Passivo Real.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2685532
CESGRANRIO - Cont (CP II)/CP II/2004
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Dívida Fundada e Dívida Flutuante -
Conceitos Gerais
Nos termos do Artigo 92 da Lei 4.320/64, a divida flutuante compreenda, além dos restos a
pagar, excluídos os serviços da divida; dos serviços da divida a pagar e dos depósitos, também:
a) os débitos da tesouraria.
b) os créditos da tesouraria.
c) os juros de mora recebidos,
d) o adiantamento de despesas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2694119
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2685532
1101) 
1102) 
e) a devolução de receitas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2661780
CPCON UEPB - Ag (Pref Dona Inês)/Pref Dona Inês/Administrativo/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Correspondem às despesas regularmente empenhadas, do exercício anterior ou atual, mas não
pagas ou canceladas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente:
a) Ativo intangível.
b) Restos a pagar.
c) Ativo tangível.
d) Material permanente.
e) Crédito empenhado e liquidado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2591922
VUNESP - ADP (DPE SP)/DPE SP/Administrador/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Uma despesa empenhada, não paga até o encerramento do exercício e que não sofre liquidação,
deve ser classificada como:
a) saldo em liquidação.
b) contas a pagar.
c) restos a pagar não processados.
d) crédito a liquidar.
e) restos a pagar extraordinários.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2661780
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2591922
1103) 
1104) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2610331
Ibest - Cont (CRF SC)/CRF SC/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Serão inscritas em restos a pagar não processados as despesas
a) liquidadas, cujo material entregue se evidencie não estar em condições adequadas para utilização.
b) liquidadas, cujo pagamento não possa ser efetuado por falta de disponibilidade financeira.
c) não liquidadas, por falta de previsão orçamentária.
d) não liquidadas, por estar vigente o prazo para cumprimento da obrigação do credor.
e) não liquidadas, em razão da prestação parcial do serviço contratado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2546585
COMPERVE (UFRN) - Tec (UFRN)/UFRN/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Na imagem abaixo, extraída do Relatório de Gestão 2021 da UFRN, consta um resumo da
execução orçamentária e financeira de 2021.
 
Resumo da execução orçamentária e financeira de 2021
 
Grupo de
despesa
Orçamento
total Empenhado% liquidado % Pago %
1. Pessoal
e Encargos
Sociais
R$
1.616.985.597,00
R$
1.581.951.980,6297,83%
R$
1.581.951.980,62100,00%
R$
1.473.556.943,9793,15%
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2610331
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2546585
1105) 
3. Outras
Despesas
Decorerentes
R$
301.566.121,48
R$ R$
297.312.972,8098,59%
R$
227.924.112,0576,66%
R$
217.380.427,8795,37%
4.
Investimento
R$
21.461.341,00
R$
20.798.728,0596,91%
R$
5.031.663,9324,19%
R$
3.988.936,6579,28%
9. Reserva
de
Contingência
R$
14.269,00 R$ 0,00 - R$ 0,00 - R$ 0,00 -
 R$1.940.013.059,48
R$
1.900.063.681,4797,94%
R$
1.814.907.756,6095,52%
R$
1.694.926.308,5993,39
 
Com base nas informações disponíveis nesse resumo, o valor dos restos a pagar processados no grupo
de despesa 3 (Outras Despesas Correntes) foi de, aproximadamente
a) R$ 10,5 milhões.
b) R$ 69,4 milhões.
c) R$ 4,2 milhões.
d) R$ 73,6 milhões.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2585491
FURB - Ana (Pref Schroeder)/Pref Schroeder/Patrimonial/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma licitação em novembro de 2022 para a compra de
materiais cirúrgicos e medicamentos. Após o término do certame, as compras foram devidamente
empenhadas e as autorizações de fornecimento emitidas aos fornecedores. O fornecedor dos materiais
cirúrgicos entregou as mercadorias em 18/12/2022, sendo que houve tempo hábil apenas para liquidar a
despesa. O fornecedor dos medicamentos entregou as mercadorias apenas em 22/12/2022, sendo que
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2585491
1106) 
não houve tempo hábil nem para liquidar a despesa. Desse modo, podemos afirmar que, encerrado o
exercício de 2022:
a) ambas as despesas foram inscritas em restos a pagar processados.
b) ambas as despesas foram inscritas em restos a pagar não processados.
c) a despesa com os materiais cirúrgicos foi inscrita em restos a pagar não processados e a despesa
com medicamentos foi inscrita em restos a pagar processados.
d) ambas as despesas tiveram seus empenhos anulados para serem novamente empenhadas em
2023 como Despesas de Exercícios Anteriores.
e) a despesa com os materiais cirúrgicos foi inscrita em restos a pagar processados e a despesa com
medicamentos foi inscrita em restos a pagar não processados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2516238
SELECON - ALeg (CM Várzea Gde)/CM Várzea Grande/Contador/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Acerca dos procedimentos contábeis orçamentários, nos casos em que registrado o empenho,
mas não ocorrido o fato gerador da obrigação, estando comprovadas as condições necessárias para a
inscrição de restos a pagar, dar-se-á a inscrição na forma de restos a pagar:
a) processados
b) não processados a liquidar
c) processados sem liquidação
d) não processados em liquidação
www.tecconcursos.com.br/questoes/2553100
FGV - Ana (DPERS)/DPE RS/Apoio Especializado/Contabilidade/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2516238
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2553100
1107) 
1108) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Uma entidade fez o registro do empenho de uma despesa em 03/11/20X1. Em 31/12/20X1 não
havia ocorrido o fato gerador da obrigação.
 
Nesse caso, se comprovadas as condições necessárias para inscrição de restos a pagar, deve-se debitar a
conta Crédito empenhado a liquidar (classe 6) e creditar a conta:
a) restos a pagar não processados em liquidação;
b) restos a pagar processados – inscrição no exercício;
c) empenhos em liquidação inscritos em restos a pagar não processados;
d) empenhos liquidados inscritos em restos a pagar não processados;
e) empenhos a liquidar inscritos em restos a pagar não processados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2517885
COPEVE (UFAL) - ACI (Mal. Deodoro)/Pref Mal. Deodoro/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Uma entidade do setor público adquiriu um equipamento. O processamento desse gasto
orçamentário percorreu a seguinte ordem: empenho em 20/12/2021; recebimento do equipamento em
10/1/2022; e pagamento do gasto em 16/1/2022. O registro da compra do equipamento atendeu às
normas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Assim, esse gasto foi registrado em 31/12/2022
como
a) dívida fundada.
b) restos a pagar processados.
c) restos a pagar não processado
d) despesas de exercícios anteriores.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2517885
1109) 
e) restos a pagar com prescrição interrompida.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2555213
IBADE - Cont (Pref RB)/Pref Rio Branco/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Na contabilidade pública, o conceito de restos a pagar é fundamental para o registro das
obrigações não liquidadas até o final do exercício financeiro. Assinale a alternativa CORRETA sobre os
restos a pagar.
a) Os restos a pagar são classificados como um ativo financeiro, representando as obrigações do
ente público com terceiros a serem pagas em exercícios futuros.
b) Os restos a pagar são registrados como uma reserva de contingência, permitindo que o ente
público utilize esses recursos para qualquer finalidade no próximo exercício financeiro.
c) Os restos a pagar são incluídos como uma despesa liquidada no exercício financeiro em que foram
empenhados, mesmo que não tenham sido efetivamente pagos.
d) Os restos a pagar são cancelados automaticamente no encerramento do exercício financeiro, sem
necessidade de ajustes ou provisionamento nas demonstrações contábeis.
e) Os restos a pagar são subdivididos em duas categorias: processados, quando a despesa foi
liquidada e aguarda pagamento, e não processados, quando a despesa não foi liquidada até o final do
exercício.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2515758
CEBRASPE (CESPE) - Proc Mun (PGM Natal)/Pref Natal/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2555213
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2515758
1110) 
1111) 
Nos termos da Lei n.º 4.320/1964, as despesas empenhadas e liquidadas, mas não pagas até 31
de dezembro do ano, são denominadas
a) despesas de exercícios anteriores não processadas.
b) restos a pagar processados.
c) restos a pagar não processados.
d) restos a pagar prescritos.
e) despesas de exercícios anteriores processadas
www.tecconcursos.com.br/questoes/2512257
FEPESE - TecCon (BC Trânsito)/BC Trânsito/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Caso 1
 
Para a questão considere as seguintes informações de determinado ente público:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2512257
 
Quanto aos restos a pagar a serem inscritos e os restos a pagar não processados do período, os valores
apurados são, respectivamente:
a) R$ 35.000,00 e R$ 20.000,00.
b) R$ 55.000,00 e R$ 35.000,00.
1112) 
c) R$ 44.000,00 e R$ 33.000,00.
d) R$ 77.000,00 e R$ 33.000,00.
e) R$ 77.000,00 e R$ 35.000,00.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2657841
AVANÇASP - Tes (SL da Serra)/Pref SL da Serra/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Receitas Arrecadadas:
 
Alienação de Bens Móveis .................... 32.000,00
Cota-Parte ICMS ................................... 65.000,00
Remuneração das disponibilidades ........ 11.000,00
Imposto sobre a Renda retido na fonte .. 17.000,00
Taxa de Fiscalização de Comércios ....... 8.000,00
Transferências de Capital ...................... 42.000,00
Imposto sobre Serviços .......................... 75.000,00
Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos ...... 12.000,00
Amortização de Empréstimos Concedidos 22.000,00
Multas Administrativas ......................... 6.000,00
Operações de Crédito ............................ 28.000,00
Fundo de Participação dos Municípios...95.000,00
 
Despesa Orçamentária:
 
Empenhada .......................................... 435.000,00
Liquidada: ............................................ 428.500,00
Paga: .................................................... 412.500,00
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2657841
1113) 
 
* A Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2022 estimou receitas e fixou despesas no valor de
R$ 450.000,00.
 
** Em 2022 o Município contratou operações de crédito por antecipação de receita orçamentária no
valor de R$ 25.000,00, quitando o contrato integralmente no mesmo ano.
 
*** Em dezembro/2022, o Município efetuou consignações na folha de pagamento, no valor de R$
15.000,00, a serem recolhidas em 2023.
 
A inscrição de Restos a Pagar não-processados no exercício de 2022 importará em:
a) 15.000,00.
b) 6.500,00.
c) 16.000,00.
d) 8.000,00.
e) 12.000,00.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2538071
FUNDATEC - Cont (N Santa Rita)/Pref Nova Santa Rita/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Analise as assertivas a seguir a respeito dos Restos a Pagar:
 
I. Na classificação dos Restos a Pagar, consideram-se Não Processados aqueles referentes a
despesas que foram empenhadas, mas ainda não liquidadas.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2538071
1114) 
II. Restos a Pagar são as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas
não pagas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente.
 
III. São três os grupos de Restos a Pagar que devem constar no balanço: Processados, Não
Processados e Em processamento.
 
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2629194
FAUEL - Cont (Pref Cambé)/Pref Cambé/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
De acordo com a Lei nº 4.320/1964, as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de
dezembro deverão ser:
a) revertidas como receita orçamentária do exercício.
b) estornadas e processadas.
c) inscritas em restos a pagar.
d) computadas como despesas patrimonial.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2629194
1115) 
e) canceladas e renovadas
www.tecconcursos.com.br/questoes/2558521
FGV - APO (Pref RJ)/Pref RJ/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Um determinado ente público emitiu uma nota de empenho relativa à locação de um
equipamento por trinta dias, iniciando no dia 01/10/2021. O serviço foi prestado no período pactuado,
porém, a empresa só emitiu a nota fiscal em 03/02/2022.
 
Nesse caso, considerando que os demais procedimentos foram realizados à luz da legislação aplicável, no
exercício de 2022, após o recebimento e conferência dos documentos, o ente deve:
a) proceder ao pagamento de imediato, haja vista referir-se a uma despesa extraorçamentária no
presente exercício;
b) providenciar o pagamento após a liquidação, nos termos de uma despesa inscrita em restos a
pagar não processados;
c) reabrir o crédito adicional que foi empenhadopara possibilitar o pagamento da despesa;
d) reclassificar a despesa de restos a pagar não processados para processados e proceder à
liquidação;
e) tratar a transação como despesas de exercícios anteriores e indicar a dotação específica
consignada no orçamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2585150
FURB - Ana (Pref Schroeder)/Pref Schroeder/Licitações e Contratos/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2558521
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2585150
1116) 
1117) 
A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma licitação em novembro de 2022 para a compra de
materiais de limpeza e medicamentos. Após o término do certame, as compras foram devidamente
empenhadas e as autorizações de fornecimento emitidas aos fornecedores. O fornecedor dos materiais
de limpeza entregou as mercadorias em 18/12/2022, sendo que houve tempo hábil apenas para liquidar
a despesa. O fornecedor dos medicamentos entregou as mercadorias apenas em 22/12/2022, sendo que
não houve tempo hábil nem para liquidar a despesa.
 
Desse modo, podemos afirmar que, encerrado o exercício de 2022:
a) a despesa com os materiais de limpeza foi inscrita em restos a pagar processados e a despesa
com medicamentos foi inscrita em restos a pagar não processados.
b) ambas as despesas foram inscritas em restos a pagar não processados.
c) ambas as despesas foram inscritas em restos a pagar processados.
d) ambas as despesas tiveram seus empenhos anulados para serem novamente empenhadas em
2023 como Despesas de Exercícios Anteriores.
e) a despesa com os materiais de limpeza foi inscrita em restos a pagar não processados e a
despesa com medicamentos foi inscrita em restos a pagar processados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2558518
FGV - APO (Pref RJ)/Pref RJ/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Em 01/11/2022, um ente municipal concluiu um processo licitatório para contratação de serviços
de copeiragem no hospital geral do Município. A data pactuada para o início do serviço foi 01/12/2022. O
ente municipal realizou um empenho estimativo em valor relativo a um mês do serviço contratado e
inscreveu o referido valor em restos a pagar, uma vez que não seria possível processar a liquidação e o
pagamento até o final do exercício. Em 02/01/2023, a direção do hospital informou que a empresa não
conseguira iniciar a prestação de serviço, e havia solicitado o cancelamento do contrato.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2558518
1118) 
 
Assim, o valor inscrito em restos a pagar deve:
a) ser cancelado apenas no sistema de informação de natureza orçamentária;
b) ser cancelado, e a obrigação, tratada como despesa de exercícios anteriores;
c) ser cancelado nos sistemas de informação de natureza orçamentária e de controle;
d) ser mantido como variação patrimonial diminutiva;
e) ter seu saldo mantido e revertido para nova empresa a ser contratada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2625113
FAUEL - Cont (CM Salto do I)/CM Salto do Itararé/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Em uma entidade do setor público, as despesas que já foram empenhadas, mas que ainda está
em processo de liquidação, seja porque o bem ou serviço não foi entregue totalmente, ou essa entrega
ainda se encontra em fase de análise e conferência, são contabilizadas como:
a) restos a pagar processados.
b) restos a pagar não processados.
c) dívidas ativa a pagar.
d) débitos de tesouraria.
e) despesas extraorçamentárias processadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2585030
FURB - Ana (Pref Schroeder)/Pref Schroeder/Compras Públicas/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2625113
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2585030
1119) 
1120) 
A Secretaria Municipal de Educação realizou uma licitação em novembro de 2022 para a compra
de materiais didáticos e esportivos. Após o término do certame, as compras foram devidamente
empenhadas e as autorizações de fornecimento emitidas aos fornecedores. O fornecedor dos materiais
didáticos entregou as mercadorias em 18/12/2022, sendo que houve tempo hábil apenas para liquidar a
despesa. O fornecedor dos materiais esportivos entregou as mercadorias apenas em 22/12/2022, sendo
que não houve tempo hábil nem para liquidar a despesa.
 
Desse modo, podemos afirmar que, encerrado o exercício de 2022:
a) ambas as despesas foram inscritas em restos a pagar processados.
b) ambas as despesas tiveram seus empenhos anulados para serem novamente empenhadas em
2023 como Despesas de Exercícios Anteriores.
c) ambas as despesas foram inscritas em restos a pagar não processados.
d) a despesa com os materiais didáticos foi inscrita em restos a pagar não processados e a despesa
com materiais esportivos foi inscrita em restos a pagar processados.
e) a despesa com os materiais didáticos foi inscrita em restos a pagar processados e a despesa com
materiais esportivos foi inscrita em restos a pagar não processados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2590351
CEBRASPE (CESPE) - Ana (MPE RO)/MPE RO/Contábil/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Os restos a pagar são
a) todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou do anterior, mas não pagas
até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente.
b) despesas que foram pagas parcialmente durante o exercício financeiro e ficaram pendentes de
quitação, sendo canceladas automaticamente no ano seguinte.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2590351
1121) 
c) despesas empenhadas e não liquidadas até o encerramento do exercício financeiro, sendo
obrigatoriamente pagas no ano seguinte.
d) despesas que não foram devidamente autorizadas no orçamento vigente, mas que serão pagas
posteriormente mediante créditos suplementares.
e) despesas não empenhadas no exercício financeiro, mas realizadas com recursos do orçamento
anterior e pagas no exercício atual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2556394
VUNESP - Aud (Pref Itapevi)/Pref Itapevi/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
No caso de uma Entidade, que empenhou despesas totais no montante de R$ 160.000, no mês
de Setembro de 2022, e que as liquidou em dezembro, deixando, dessa forma, o pagamento para
ocorrer em fevereiro do ano subsequente, é correto afirmar que essas despesas
a) deverão ser contabilizadas como despesas antecipadas.
b) poderão ser reconhecidas somente quando pagas.
c) são despesas de exercício seguinte.
d) serão inscritas em restos a pagar processadas.
e) serão classificadas como restos a pagar não processadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2584982
FUNDEP - Cont (CRO MG)/CRO MG/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2556394
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2584982
1122) 
1123) 
São Restos a Pagar todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior,
mas não pagas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente.
 
Com relação aos restos a pagar, assinale a alternativa correta.
a) Registrado o empenho, mas não ocorrido o fato gerador da obrigação, e caso comprovadas as
condições necessárias para inscrição de restos a pagar, dar-se-á a inscrição de restos a pagar não
processados a liquidar.
b) A inscrição de despesa em restos a pagar processados é realizada após a anulação dos empenhos
que não serão inscritos em virtude de restrição em norma do ente da Federação, ou seja, verificam-
se quais despesas devem ser inscritas em restos a pagar e anulam-se as demais.
c) Ocorrido o fato gerador da obrigação e procedido o estágio da liquidação antes do término do
exercício em curso, as despesas deverão ser registradas ao fim do exercício como restos a pagar
processados “a liquidar”.
d) Serão inscritas em restos a pagar não processados as despesas liquidadas com serviço ou material
contratadoque tenha sido prestado ou entregue e que se encontre, em 31 de dezembro de cada
exercício financeiro, em fase de verificação do direito adquirido pelo credor (despesa em liquidação).
www.tecconcursos.com.br/questoes/2633370
VUNESP - Téc (UFABC)/UFABC/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Em observância à Lei no 4.320/64 e ao Decreto no 93.872/1986, o registro dos Restos a Pagar
deve ser feito
a) por exercício e por credor.
b) no exercício atual e por tipo de despesa.
c) no exercício atual, somente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2633370
1124) 
1125) 
d) quando a despesa for processada.
e) no exercício vigente se não houver a Nota de Empenho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2511279
Instituto ACCESS - Cont (CISTRI)/CISTRI/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Um ente público apresentou as seguintes informações sobre o exercício de 2022:
Despesa Empenhada R$ 3.000,00
Despesa Liquidada R$ 2.700,00
Despesa Paga R$ 2.100,00
Considerando somente as informações apresentadas, os valores de Restos a Pagar Processados e Restos
a Pagar Não Processados correspondem, respectivamente, a
a) R$ 300,00; R$ 900,00.
b) R$ 600,00; R$ 300,00.
c) R$ 900,00; R$ 600,00.
d) R$ 1.200,00; R$ 900,00.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2648434
Instituto AOCP - Tec (UFRB)/UFRB/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Acerca dos restos a pagar, assinale a alternativa correta.
a) No fim do exercício, as despesas orçamentárias empenhadas e não pagas serão inscritas em
despesas de exercício anterior.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2511279
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2648434
1126) 
b) A inscrição de restos a pagar não deve observar as disponibilidades financeiras da entidade
pública.
c) As despesas empenhadas e ainda não liquidadas, para efeito do adequado tratamento contábil,
são divididas “entre a liquidar” e “em liquidação”.
d) Não é possível a inscrição em restos a pagar relativos aos créditos orçamentários que não foram
executados integralmente durante o exercício.
e) As despesas inscritas em restos a pagar, processadas ou não, serão pagas em exercícios
seguintes, desde que empenhadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2461396
CESGRANRIO - Ana Desenv (AgeRIO)/AgeRIO/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Um jovem contador recém-empossado na subsecretaria de Contabilidade de um ente público
assumiu a tarefa de conferir um grupo de contas relativas a despesas orçamentárias para encerramento
do exercício financeiro. O contador verificou que 70% das despesas correntes empenhadas tinham sido
liquidadas, das quais 80% foram pagas. Quanto às despesas de capital, apenas 20% dos valores
empenhados foram liquidados, sendo metade efetivamente pago.
 
Em sua análise da execução das despesas, considerando somente as informações hipotéticas
apresentadas e à luz das normas vigentes sobre estágios e categorias da despesa pública, o jovem
contador deve considerar que
a) 30% das despesas correntes empenhadas no exercício devem ser inscritas em restos a pagar
processados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2461396
1127) 
b) 50% dos valores empenhados como despesas de capital devem ser pagos até o encerramento do
exercício.
c) a inscrição em restos a pagar deve se limitar às despesas que foram liquidadas no exercício.
d) parte dos empenhos não liquidados pode ser cancelada, caso não haja disponibilidade financeira
suficiente.
e) todas as despesas autorizadas e não pagas precisam ser inscritas em restos a pagar no
encerramento do exercício.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2586922
FURB - Cont (Dr Pedrinho)/Pref Dr Pedrinho/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
A Secretaria Municipal de Educação realizou uma licitação em setembro de 2022 para a compra
de materiais didáticos e esportivos. Após o término do certame, as compras foram devidamente
empenhadas e as autorizações de fornecimento emitidas aos fornecedores. O fornecedor dos materiais
didáticos entregou as mercadorias em 18/12/2022, sendo que houve tempo hábil para liquidar e pagar a
despesa. O fornecedor dos materiais esportivos entregou as mercadorias apenas em 22/12/2022, sendo
que não houve tempo hábil nem para liquidar a despesa.
 
Desse modo, podemos afirmar que, encerrado o exercício de 2022:
a) ambas as despesas foram inscritas em restos a pagar processados.
b) a despesa materiais esportivos foi inscrita em restos a pagar não processados.
c) ambas as despesas foram inscritas em restos a pagar não processados.
d) ambas as despesas tiveram seus empenhos anulados para serem novamente empenhadas em
2023 como Despesas de Exercícios Anteriores.
e) a despesa com os materiais didáticos foi inscrita em restos a pagar processados e a despesa com
materiais esportivos foi inscrita em restos a pagar não processados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2586922
1128) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2649921
FUVEST - Cont (USP)/USP/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Na Lei Orçamentária Anual referente ao exercício financeiro de 2022 foi fixada dotação
orçamentária no valor de R$ 1.000.000,00 para aquisição de equipamentos de informática.
 
Durante o exercício financeiro de 2022, foram realizadas as seguintes transações referentes a esta
dotação orçamentária:
 
 Empenho da despesa: R$ 930.000,00
 
 Liquidação da despesa empenhada: R$ 750.000,00
 
 Pagamento da despesa empenhada: R$ 625.000,00
 
 Anulação de empenho da despesa: R$ 45.000,00
 
Considerando as transações acima, o valor total inscrito em restos a pagar não processados no final do
exercício financeiro de 2022 foi
a) R$ 125.000,00
b) R$ 135.000,00
c) R$ 180.000,00
d) R$ 260.000,00
e) R$ 305.000,00
∙
∙
∙
∙
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2649921
1129) 
1130) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2521246
FUNDATEC - Tec (Pref Campo Bom)/Pref Campo Bom/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Ao final do exercício de x1, o Município ABCD apresentava os seguintes saldos:
 
Dotação inicial R$ 52.000,00
Dotação atualizada R$ 56.000,00
Despesas empenhadas R$ 46.200,00
Despesas liquidadas R$ 37.000,00
Despesas pagas R$ 32.600,00
 
Tendo por base essas informações, o valor apurado em Restos a Pagar Processados é de:
a) R$ 4.400,00.
b) R$ 9.200,00.
c) R$ 9.800,00.
d) R$ 13.800,00.
e) R$ 25.400,00.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2641918
FUVEST - AAA (USP)/USP/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Texto para à questão seguinte.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2521246
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2641918
Os números do quadro apresentado foram extraídos do Balanço Orçamentário da USP relativo ao ano de
2021 e estão em milhões de reais.
Despesas
orçamentárias
Dotação
atualizada
Despesas
Empenhadas
Despesas
Liquidadas
Despesas
Pagas
Despesas
Correntes6.8066.5256.0423.893
Pessoal
e
Encargos
Sociais 
5.1214.9164.9163.822
Outras
Despesas
Correntes
1.4981.4981.026976
Despesas
de
Capital
3771295752
 
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
a) O valor dos restos a pagar não-processados das despesas de pessoal e encargos sociais é de
1.094 milhões de reais.
b) O valor dos restos a pagar totais das despesas correntes é de 1.149 milhões de reais.
c) O valor dos restos a pagar processados das Despesas de Capital é de 72 milhões de reais.
d) O valor dos restos a pagar processados das outras despesas correntes é de 50 milhões de reais.
e) O valor dos restos a pagar processados das despesas com pessoal e encargos sociais é de zero.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2548756
QUADRIX - Cont (CRM MG)/CRM MG/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2548756
1131) 
1132) 
AFO, Direito Financeiro e ContabilidadePública - Restos a Pagar (RAP)
Despesa orçamentária liquidada ............................. 2.070.000
Liquidação de restos a pagar não processados inscritos em 2021
............................................................................ 120.000
Receita orçamentária arrecadada ............................ 2.200.000
Reabertura de créditos extraordinários abertos em
outubro/2021................................................................ 50.000
Empenhos cancelados .................................................. 30.000
Despesa fixada na LOA ............................................. 2.250.000
Pagamentos de restos a pagar (RP) inscritos em 2021 ... 40.000
Despesa orçamentária paga .................................... 1.920.000
Cauções contratuais devolvidas no exercício ............... 20.000
Despesa empenhada em 2022 ................................. 2.180.000
É correto afirmar que, no exercício de 2022, houve inscrição de RP não processados no valor de
a) 20.000.
b) 40.000.
c) 50.000.
d) 60.000.
e) 80.000.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1175787
CESGRANRIO - Adm (UNIRIO)/UNIRIO/2019
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
As despesas empenhadas e liquidadas durante o exercício financeiro, mas pendentes de
pagamento no encerramento do exercício,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1175787
1133) 
a) estão sujeitas à verificação do direito adquirido pelo credor.
b) poderão ser executadas no próximo exercício, por meio de créditos adicionais.
c) serão pagas à conta de despesas de exercícios anteriores, no exercício seguinte.
d) serão inscritas em restos a pagar não processados.
e) serão inscritas em restos a pagar processados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/286525
CESGRANRIO - AGC (EPE)/EPE/Finanças e Orçamento/2014
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
As informações a seguir devem ser usadas para responder à questão.
Em um determinado exercício, uma despesa fixada em R$ 50.000,00 foi 90% empenhada, 80% liquidada
e 90% paga.
 
O total inscrito em restos a pagar ao final do exercício será de
a) 12.600,00
b) 9.500,00
c) 9.000,00
d) 5.000,00
e) 3.600,00
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/286525
1134) 
1135) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/14111
CESGRANRIO - Ana (BACEN)/BACEN/Infraestrutura e Logística/2010
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Ao verificar a necessidade do registro contábil da inscrição de restos a pagar processados, no
encerramento de determinado exercício financeiro, um analista do BACEN deve concluir, de acordo com a
Lei no 4.320/64, estar diante de uma
a) despesa extraorçamentária.
b) despesa não liquidada.
c) despesa de exercícios anteriores.
d) receita extraorçamentária.
e) receita corrente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/14156
CESGRANRIO - Ana (BACEN)/BACEN/Organizações e Direito/2010
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Ao verificar a necessidade do registro contábil do pagamento de restos a pagar processados, no
encerramento de determinado exercício financeiro, um analista do BACEN concluiu, de acordo com a Lei
no 4.320/64, estar diante de uma
a) receita extraorçamentária.
b) receita corrente.
c) despesa de exercícios anteriores.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/14111
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/14156
1136) 
d) despesa não liquidada.
e) despesa extraorçamentária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2682911
CESGRANRIO - Tec Cont (FUNASA)/FUNASA/2009
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Considere o Art. 103 da Lei nº 4.320/64. Art. 103.
 
O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e
os pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos, em espécie, provenientes
do exercício anterior e os que se transferem para o exercício seguinte.
 
O parágrafo único do artigo acima determina que os restos a pagar do exercício serão computados na
receita extraorçamentária com a finalidade de
a) compensar sua inclusão na despesa orçamentária.
b) registrar o superávit financeiro ocorrido no exercício.
c) demonstrar o acréscimo de arrecadação do exercício.
d) apresentar o saldo financeiro do exercício.
e) anular o registro da despesa empenhada no exercício.
www.tecconcursos.com.br/questoes/404649
CESGRANRIO - Ana Leg (ALETO)/ALETO/Ciências Contábeis/2005
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2682911
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/404649
1137) 
1138) 
1139) 
O artigo 36 da Lei 4.320/64 considera como restos a pagar as despesas empenhadas, mas não
pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se, entretanto, as despesas:
a) arrecadadas das fixadas.
b) empenhadas das arrecadadas.
c) liquidadas das não autorizadas.
d) autorizadas das não liquidadas.
e) processadas das não processadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2442090
CESGRANRIO - Ana (MPE RO)/MPE RO/Contábil/2005
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Segundo o artigo 36 da Lei 4.320/64, as despesas empenhadas, mas não pagas, até 31 de
dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas, são consideradas:
a) transferências de capital.
b) dívida ativa.
c) dívida pública.
d) restos a pagar.
e) extra-orçamentárias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2685535
CESGRANRIO - Cont (CP II)/CP II/2004
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Restos a Pagar (RAP)
Consideram-se restos a pagar:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2442090
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2685535
1140) 
a) as despesas fixadas, mas não liquidadas até o dia 31 de dezembro.
b) as despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro.
c) o montante de despesas transferidas da União aos estados.
d) os recursos diretamente arrecadados pelo Tesouro que não constam do orçamento,
e) qualquer despesa extra- orçamentária não quitada no exercício fiscal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2494688
Instituto Consulplan - Cont (IF PA)/IF PA/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Para fins de identificação como despesas de exercícios anteriores consideram-se, EXCETO:
a) Restos a pagar com prescrição interrompida, a despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha
sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor.
b) Despesas liquidadas e não pagas no exercício financeiro, ou seja, aquelas em que o serviço, a
obra ou o material contratado tenha sido prestado ou entregue e aceito pelo contratante.
c) Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício, a obrigação de pagamento criada
em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante após o encerramento do
exercício correspondente.
d) Despesas que não tenham sido processadas na época própria, como aquelas cujo empenho tenha
sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que,
dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2502978
FUNCERN - Ass Leg (CM Natal)/CM Natal/Gestão Pública/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2494688
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2502978
1141) 
1142) 
O pagamento de restos a pagar com prescrição interrompida será classificado como despesas
a) correntes/juros e encargos da dívida.
b) de capital/amortização da dívida.
c) de exercícios anteriores.
d) extra-orçamentárias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2626626
VUNESP - ContJ (TJM SP)/TJM SP/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito
próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado naépoca própria, bem
como os restos a pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o
encerramento do exercício correspondente, à conta de dotação específica consignada no
orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.
 
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a) poderão ser pagas
b) serão registradas
c) serão transferidas juntamente
d) terão sua compensação
e) serão creditadas
www.tecconcursos.com.br/questoes/2463376
COPEVE (UFAL) - Cont (IF AL)/IF AL/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2626626
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2463376
1143) 
1144) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Em novembro de 2020, uma instituição pública de ensino incorreu em despesas gerais no valor
de R$ 15.000,00. Contudo, por um erro de digitação, as despesas não foram executadas. Acerca disso,
assinale a alternativa que indica a conta em que a despesa deve ser evidenciada em 2021.
a) Restos a pagar.
b) Suprimento de fundos.
c) Despesa extraordinária.
d) Despesa extraorçamentária.
e) Despesas de exercícios anteriores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2476275
Instituto ACCESS - AInt (CM Itaguaçu)/CM Itaguaçu/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
As Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) são resultantes de compromissos gerados em
exercícios financeiros já encerrados, desde que o orçamento do exercício em que foram originadas
possuísse saldo suficiente para atendê-las, e estas não tenham sido processadas em época própria.
(ANDRADE, 2016)
 
É correto afirmar que podem ser identificadas e pagas por dotação para despesas de exercícios
anteriores o listado nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Compromissos reconhecidos pela autoridade competente ainda que não tivesse previsão de
dotação orçamentária própria ou não tenha esta deixado saldo no exercício para sua quitação, mas
que pudessem ser atendidos por força de legislação vigente
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2476275
1145) 
b) Despesas antecipadas pagas antes do final da vigência do contrato entre o fornecedor e o ente
público, e por isso são despesas que possuem dotação orçamentária própria no orçamento do
exercício
c) Despesas com serviços prestados ou mercadorias adquiridas em exercícios encerrados, cujo credor
tenha cumprido efetivamente sua obrigação no prazo estabelecido e para as quais o orçamento
apresentava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, mas não tenho sido processadas
na época
d) Restos a Pagar com prescrição interrompida, tendo sido cancelada a inscrição da despesa como
Restos a Pagar, mas ainda esteja dentro do prazo de direito do credor
www.tecconcursos.com.br/questoes/2395194
VUNESP - Cont (Pref GRU)/Pref GRU/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Despesas que não se tenham processado na época própria, como aquelas cujo empenho tenha
sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que, dentro
do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação são exemplos de
a) contas a pagar não empenhadas.
b) contas a pagar não liquidadas.
c) despesas de exercícios anteriores.
d) restos a pagar não processados.
e) restos a pagar processados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2519042
COPEVE (UFAL) - Cont (Mal. Deodoro)/Pref Mal. Deodoro/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2395194
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2519042
1146) 
1147) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Assinale a alternativa correta sobre a despesa pública, de acordo com o Manual de Contabilidade
Aplicada ao Setor Público (MCASP).
a) As dívidas fundadas fazem parte do ativo financeiro.
b) O suprimento de fundos representa uma despesa pelo enfoque patrimonial.
c) O cancelamento de despesas inscritas em restos a pagar representa uma nova receita a ser
registrada.
d) O empenho global é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente
determinado, cujo pagamento deve ocorrer de uma só vez.
e) São consideradas despesas de exercícios anteriores os restos a pagar com prescrição interrompida
e a despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada, mas
ainda vigente o direito do credor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2652144
COMPEC UFAM - Cont (UFAM)/UFAM/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Em relação às despesas de exercícios anteriores, assinale V para verdadeiro ou F para falso, nas
afirmativas a seguir:
 
( ) São despesas que não se tenham processado na época própria, como aquelas cujo empenho
tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas
que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2652144
1148) 
 
( ) São Restos a Pagar com prescrição interrompida, a despesa cuja inscrição como restos a pagar
tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do devedor.
 
( ) São compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício, a obrigação de pagamento
criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante após o encerramento do
exercício seguinte.
 
( ) O reconhecimento da obrigação de pagamento das despesas com exercícios anteriores cabe à
autoridade competente para empenhar a despesa.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de V e F de cima para baixo:
a) V – F – F – V
b) F – F – V – V
c) V – V – V – F
d) F – V – F – F
e) V – V – F – V
www.tecconcursos.com.br/questoes/2511302
Instituto ACCESS - Cont (CISTRI)/CISTRI/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Um ente público municipal recebeu em fevereiro/2023 sentença judicial com a decisão de que
fossem pagas diferenças salariais advindas de perdas acumuladas em decorrência de planos econômicos
nos últimos 10 anos. Sabendo-se que antes da decisão não havia obrigação financeira a ser reconhecida,
o registro de tal evento deve ser feito como
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2511302
1149) 
a) Despesas de Exercícios Anteriores.
b) Despesas Extraorçamentárias.
c) Restos a Pagar Processados.
d) Restos a Pagar Não Processados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2586931
FURB - Cont (Dr Pedrinho)/Pref Dr Pedrinho/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Conforme previsto no artigo 37 da Lei n.º 4.320/1964, as despesas de exercícios encerrados, para
as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que
não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e
os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à
conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre
que possível, a ordem cronológica. Essa situação representa a ocorrência de:
a) Restos a Pagar Não Processados (RPNP).
b) Restos a Pagar Processados (RPP).
c) Dívida Ativa.
d) Despesas de Exercícios Anteriores (DEA).
e) Dívida Flutuante.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2610328
Ibest - Cont (CRF SC)/CRF SC/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2586931
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2610328
1150) 
1151) 
No caso de compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente,
quando a despesa abranger mais de um exercício,
a) a parcela do exercício anterior será registrada como DEA; e a do exercício corrente, ajuste de
exercícios anteriores.
b) a parcela do exercício anterior será registradacomo ajuste de exercícios anteriores; e a do
exercício corrente, despesa orçamentária do ano.
c) a totalidade da despesa será registrada como DEA.
d) a totalidade da despesa constituirá despesa orçamentária do exercício corrente.
e) a parcela do exercício anterior será registrada como DEA; e a do exercício corrente, despesa
orçamentária do ano.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2371301
FGV - AT (AGENERSA)/AGENERSA/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Em relação às despesas de exercícios anteriores, analise as afirmativas a seguir.
I. Despesas que não foram processadas na época própria, como aquelas cujo empenho tenha sido
considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que, dentro
do prazo estabelecido, o credor cumpriu sua obrigação.
II. Restos a pagar com prescrição interrompida, são aqueles em que a despesa cuja inscrição como
restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor.
III. Compromissos reconhecidos antes do encerramento do exercício, são aqueles cuja obrigação de
pagamento foi criada em virtude de lei, e reconhecido o direito do reclamante antes do
encerramento do exercício correspondente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2371301
1152) 
Para fins de identificação como despesas de exercícios anteriores, considera-se o que se afirma em
a) I, somente.
b) I e II, somente.
c) I e III, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2215711
FGV - AT (TCE TO)/TCE TO/Qualquer Área de Formação/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
No dia 04/11/20x1, a Subsecretaria de Contabilidade de um ente público municipal recebeu de
uma empresa documentação relativa à cobrança de um serviço prestado no ano anterior por ordem do
prefeito do Município. O orçamento do exercício de 20x0 consignava crédito para o tipo de serviço
discriminado na documentação, mas não foi localizado o registro do empenho relativo à prestação desse
serviço.
Considerando a legislação aplicável a essas situações, a Subsecretaria de Contabilidade deverá:
a) adotar procedimentos para registro de restos a pagar não processados;
b) registrar a cobrança pelo serviço prestado como passivo contingente;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2215711
1153) 
c) registrar a cobrança pelo serviço prestado em conta de controle, por sua natureza de ato potencial;
d) solicitar a abertura de um crédito adicional especial no orçamento corrente para cobrir essa
despesa;
e) tratar a cobrança pelo serviço prestado como despesa de exercícios anteriores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2176618
VUNESP - Ana Prev (IPSM SJC)/IPSM SJC/Contabilidade/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Nos casos em que já existia obrigação presente para entidade do setor público em 2021, mas
que, por algum motivo, a administração somente reconheceu a ocorrência do fato gerador em 2022, o
tratamento contábil no sistema patrimonial
a) não é requerido, uma vez que já afetou o orçamento público de 2021.
b) é registrar o valor em conta de superavit ou deficit acumulado, no patrimônio líquido.
c) é registrar uma despesa orçamentária corrente, no balanço orçamentário de 2022.
d) é registrar uma saída de caixa e equivalentes de caixa, em virtude da liquidação da despesa.
e) é registrar uma variação patrimonial diminutiva, na demonstração das variações patrimonial de
2022.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2519125
UFMT - Cont (CM Cáceres)/CM Cáceres/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2176618
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2519125
1154) 
1155) 
As despesas de exercícios anteriores são despesas cujos fatos geradores ocorreram em exercícios
anteriores àquele em que deva ocorrer o pagamento. Para fins de identificação como despesas de
exercícios anteriores, consideram-se
a) Restos a pagar prescritos, a despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada,
ainda que fora de vigência o direito do credor.
b) Despesas que não se tenham sido processadas na época própria, como aquelas cujo empenho
tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas
que, fora do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação.
c) Restos a pagar com prescrição interrompida, a despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha
sido cancelada, ainda que fora de vigência o direito do credor.
d) Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício, a obrigação de pagamento criada
em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante após o encerramento do
exercício correspondente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2454937
FUNDATEC - Ana Cont (SEPOG RS)/SEPOG RS/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
As despesas em que os fatos geradores ocorreram em exercícios anteriores, ou seja, anterior
àquele em que o pagamento deverá ocorrer, são chamadas despesas de exercícios anteriores.
 
Nesse contexto, analise as afirmações a seguir:
 
I. Despesas que não se tenham processado na época própria, como aquelas cujo empenho tenha
sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que,
dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2454937
1156) 
II. Restos a pagar com prescrição interrompida, a despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha
sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor.
 
III. Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício, a obrigação de pagamento
criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante após o encerramento do
exercício correspondente.
 
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2150567
IDECAN - Cont (UNILAB)/UNILAB/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
O Art. 37 da Lei 4.320/64 afirma que as despesas de exercícios encerrados, para as quais o
orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se
tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os
compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente
a) só poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por
elementos, desde que obedecida a ordem de preferências.
b) não poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2150567
1157) 
c) poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por
elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.
d) poderão ser pagos à conta de dotação específica, mesmo que não esteja consignada no
orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2293586
FEPESE - ATA II (FAPESC)/FAPESC/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Considere a seguinte situação hipotética:
João é servidor público da Fundação e Pesquisa Científica, entidade pública de um ente da federação. Em
janeiro de 2022, João percebeu que não recebeu uma gratificação que lhe é devida e referente ao
exercício financeiro de 2021. Ao solicitar o pagamento da gratificação à entidade pública, foi constatado
que o orçamento de 2021 da entidade pública tinha crédito próprio (dotação), com saldo suficiente para
atender à despesa com a gratificação.
Nesse caso, a despesa com o pagamento da gratificação
devida a João deve ser:
a) Inscrita em dívida ativa do exercício de 2022.
b) Inscrita em restosa pagar do exercício de 2021.
c) Liquidada no exercício 2021 como suprimento de fundos.
d) Provisionada no exercício de 2021 como uma despesa de capital.
e) Empenhada no exercício de 2022 como despesa de exercícios anteriores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2429788
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2293586
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2429788
1158) 
1159) 
KLC - Cont (CM S Iguaçu)/CM S Iguaçu/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Considerando o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, sempre que o empate se e de
despesas cujo fato gerador ocorreu em exercícios anteriores, deve-se utilizar o elemento de despesa:
a) 93.
b) 92.
c) 42.
d) 39.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2230964
COPEVE (UFAL) - ACE (TCE AL)/TCE AL/Ciências Contábeis/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Dadas as afirmativas acerca das Despesas de Exercícios Anteriores,
 
I. As Despesas de Exercícios Anteriores são aquelas cujos fatos geradores ocorreram em exercícios
anteriores àquele em que deva ocorrer o pagamento.
 
II. Para registro e reconhecimento de Despesa de Exercícios Anteriores, é imprescindível que ocorra
o empenho correspondente, processado durante o exercício financeiro a que se refere a despesa
orçamentária.
 
III. As Despesas de Exercícios Anteriores as abrangem Despesas de Exercícios Encerrados, para as
quais o orçamento respectivo não consignava crédito próprio, mas apresentava saldo suficiente para
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2230964
1160) 
atendê-las, que não se tenham processado na época própria.
 
verifica-se que está(ão) correta(s)
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2371870
FEPESE - TUD (UDESC)/UDESC/Contador/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Considere a seguinte situação hipotética:
Em julho de 2022, foi aprovada uma lei que concedeu aos professores de um ente da federação o direito
ao recebimento de uma gratificação. A lei estabeleceu que o direito ao recebimento da gratificação é
retroativo ao mês de abril de 2021.
Nesse caso, a despesa com a gratificação dos professores, referente ao exercício de 2021:
a) Não deve ser empenhada, pois trata-se de dispêndio extraorçamentário no orçamento de 2022.
b) Deve ser empenhada no orçamento de 2021 e classificada como restos a pagar processados.
c) Não deve ser empenhada, pois trata-se de adiantamento a ser concedido com dotação do
orçamento de 2022.
d) Pode ser empenhada no orçamento de 2021 ou 2022, dependendo da disponibilidade de dotações
orçamentárias.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2371870
1161) 
1162) 
e) Deve ser empenhada no orçamento de 2022 e classificada como despesas de exercícios anteriores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2218868
AVANÇASP - Ana OF (CM Sorocaba)/CM Sorocaba/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Despesas de exercícios anteriores são despesas cujos fatos geradores ocorreram em exercícios
anteriores àquele em que deva ocorrer:
a) a arrecadação.
b) o pagamento.
c) a cobrança.
d) o recolhimento.
e) a previsão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2324146
FCC - Ana (DETRAN AP)/DETRAN AP/Contabilidade e Controle/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
São consideradas despesas de exercícios anteriores
a) restos a pagar com prescrição interrompida e compromissos reconhecidos após o encerramento
do exercício correspondente.
b) ajustes de exercícios anteriores decorrentes de mudança de critério contábil ou da retificação de
erro imputável a exercício anterior que não possa ser atribuído a fato subsequente.
c) despesas de exercícios futuros para as quais o orçamento consigne crédito próprio desde logo.
d) restos a pagar processados e compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício
correspondente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2218868
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2324146
1163) 
e) aquelas cuja execução era vedada pela legislação financeira no exercício em que ocorreram.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2223789
FCC - ACE (TCE-GO)/TCE GO/Controle Externo/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Considere as afirmativas que versam sobre as despesas públicas de um ente público.
 
I. Em janeiro de 2022, um servidor percebeu que não recebeu o auxílio-alimentação a que tinha
direito referente ao período de agosto de 2021 a dezembro de 2021 e requereu ao ente público o
pagamento retroativo do referido auxílio. Em março de 2022, o ente público efetuou, pela primeira
vez, a execução orçamentária dessa despesa e pagou o valor total devido ao servidor.
 
II. Em 08/12/2021, um ordenador de despesas do referido ente empenhou despesa no valor de R$
2.560,00 para a aquisição de material de consumo. Em 19/01/2022, a despesa foi liquidada e paga
em conformidade com o empenho emitido em 08/12/2021.
 
III. Em 17/11/2021, um ordenador de despesas do referido ente empenhou despesa no valor de R$
87.500,00 para a aquisição de um veículo novo. Em 29/12/2021, o veículo foi entregue pelo
fornecedor, porém, a despesa foi liquidada somente em 07/01/2022 com base no empenho emitido
em 17/11/2021. A despesa foi paga em 19/05/2022, pelo valor total do empenho.
 
De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o referido ente utilizou, no exercício
financeiro de 2022, o elemento de despesa “92 − Despesas de Exercícios Anteriores” para a despesa
descrita em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2223789
1164) 
c) III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2570349
FURB - Cont (CM Bombinhas)/CM Bombinhas/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Durante o exercício de 2022, a Câmara Municipal verificou que havia ficado pendente de
pagamento a fatura de energia elétrica do mês de 11/2021. Como não havia mais saldo de restos a
pagar do exercício de 2021 para ser liquidado na rubrica de Energia Elétrica, foi necessário:
a) Realizar o empenho dessa despesa como Despesa do Exercício Corrente, consumindo dotação
orçamentária da LOA de 2022.
b) Realizar o empenho dessa despesa como Despesa de Exercício Anterior, consumindo dotação
orçamentária da LOA de 2022.
c) Realizar apenas o pagamento extraorçamentário sem necessidade de empenho da despesa.
d) Realizar o empenho dessa despesa como Restos a Pagar, consumindo dotação orçamentária da
LOA de 2022.
e) Realizar o empenho dessa despesa como Despesa de Exercício Anterior, consumindo dotação
orçamentária da LOA de 2021.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2243031
IBFC - AAT (DETRAN DF)/DETRAN DF/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2570349
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2243031
1165) Em contabilidade, a despesa é conceituada como o consumo de um bem ou serviço, que, direta
ou indiretamente, contribui para a geração de receitas. Ela se refere também à redução do ativo sem
correspondente redução do passivo. A despesa pública pode ser definida como o gasto ou o
compromisso de gasto dos recursos governamentais, devidamente autorizados pelo poder competente,
com o objetivo de atender às necessidades de interesse coletivo previstas na Lei do Orçamento.
 
As despesas públicas são classificadas, conforme a Lei nº 4.320, de 1964, em: Despesa extra
orçamentária; Despesa orçamentária; Despesas de exercícios anteriores; Dedução de receitas.
 
Das definições a seguir, assinale a alternativa que define corretamente as Despesas de exercícios
anteriores.
a) São aquelas pagas à margem do orçamento, portanto, elas independem deautorização do Poder
Legislativo, pois se constituem em diminuições do passivo financeiro, compensatórias de saídas no
ativo financeiro, mas oriundas de receitas extraorçamentárias, que correspondem à restituição ou à
entrega de valores recebidos pela administração como cauções, depósitos, consignações, retenções
legais, entre outros
b) São as despesas públicas que, para serem realizadas, dependem de autorização legislativa e não
podem se efetivar sem crédito orçamentário correspondente
c) São as relativas a exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito
próprio, com dotação suficiente para atendê-las, mas que não foram processadas na época própria,
bem como os restos a pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o
encerramento do exercício correspondente
d) São receitas arrecadadas de impostos que possui parcelas destinadas a outros entes da
Federação, decorrente da repartição tributária prevista na Constituição (art. 153, § 5º, I; art. 157; art.
159, I, a, II; §§ 1º e 2º, art. 161 e ADCT, art. 34, § 2º)
1166) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2197927
IDECAN - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Auditor/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Assinale a alternativa que corresponde corretamente a uma Despesa de Exercícios Anteriores.
a) Um hospital da rede pública contratou no exercício de X1 uma empresa para fazer os serviços
laboratoriais. Durante todo o ano de X1 foram fornecidos os exames. Em 31 de dezembro de X1 foi
efetuado apenas o empenho da despesa.
b) Um hospital da rede pública contratou no exercício de X1 uma empresa para fazer os serviços
laboratoriais. Durante todo o ano de X1 foram fornecidos os exames. Em 31 de dezembro de X1 foi
efetuada a liquidação da despesa.
c) Um hospital da rede pública contratou no exercício de X1 uma empresa para fazer os serviços
laboratoriais. Durante o ano de X1 foram fornecidos os exames. Não foi efetuado nenhum
procedimento de reconhecimento da dívida em X1. No ano de X2, o laboratório solicitou o pagamento
referente a prestação de serviço do ano anterior para continuar prestando o serviço. O hospital
providenciou o reconhecimento da dívida.
d) Um paciente não foi atendido de forma adequada no hospital público e veio a falecer. A família
entrou com um processo contra o hospital por danos morais. A justiça determinou uma reparação
financeira para a família.
e) No hospital público faltou um determinado medicamento que era fundamental no tratamento de
uma doença. Um médico, preocupado com a situação, resolveu comprar o medicamento com seu
recurso e depois levou a nota fiscal da compra para o financeiro do hospital.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2563363
UFMT - ACI (Pref Nobres)/Pref Nobres/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2197927
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2563363
1167) 
1168) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
As Despesas de Exercícios Anteriores (DEA), conforme artigo 37 da Lei nº 4.320/1964, abrangem
as situações descritas a seguir:
a) Despesa orçamentária do exercício corrente, com fato gerador no exercício anterior, cuja
liquidação não foi realizada por falta de recursos; Restos a pagar com prescrição interrompida.
b) Despesa de exercícios encerrados com saldo suficiente para quitá-lo, porém com entrega prevista
para o próximo exercício; Restos a pagar com devido registro do Empenho; Compromissos
reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente.
c) Despesa Orçamentária do exercício anterior, para as quais o orçamento respectivo consignava
crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época
própria; Restos a pagar com prescrição interrompida; Compromissos reconhecidos após o
encerramento do exercício correspondente.
d) Despesa de exercícios encerrados com saldo suficiente para quitá-lo, porém com entrega prevista
para o próximo exercício; Restos a pagar cancelados após a prescrição da dívida.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2230825
COPEVE (UFAL) - ACE (TCE AL)/TCE AL/Administração/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Uma servidora pública do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas percebe, em janeiro de 2022,
que não recebeu auxílio alimentação referente aos últimos 4 (quatro) meses no ano de 2021 e requer,
junto à entidade, o pagamento retroativo. Nessa situação, como deverá ser realizado o empenho da
despesa para seu pagamento em 2022?
a) Restos a pagar.
b) Auxílio-Alimentação.
c) Serviços de terceiros.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2230825
1169) 
d) Indenizações e restituições.
e) Despesas de exercícios anteriores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2554290
PROGEP FURG - Tec (FURG)/FURG/Contabilidade/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA)
Conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), para fins de
identificação como despesas de exercícios anteriores, considera-se:
 
I - Despesas que tenham sido processadas na época própria, como aquelas cujo empenho tenha
sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que,
dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação.
 
II - Restos a pagar com prescrição interrompida, a despesa cuja inscrição como restos a pagar
tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor.
 
III - Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício, a obrigação de pagamento
criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante após o encerramento do
exercício correspondente.
a) Apenas os itens I e II estão corretos.
b) Todos os itens estão corretos.
c) Apenas os itens I e III estão corretos.
d) Apenas os itens II e III estão corretos.
e) Apenas o item III está correto,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2554290
1170) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2454469
AVANÇASP - Tes (SM Arcanjo)/Pref SM Arcanjo/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Sobre o Regime de Adiantamento (ou Suprimento de Fundos), avalie as afirmativas a seguir e
assinale a alternativa correta:
 
I. O Regime de Adiantamento consiste na entrega de numerário a servidor para o fim de realizar
despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.
 
II. A concessão de adiantamento dispensa o procedimento de empenho, ante a urgência das
despesas a serem realizadas. No entanto, deve o agente suprido prestar contas da utilização dos
recursos.
 
III. Não se fará adiantamento a servidor em alcance nem a responsável por dois adiantamentos.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas III está correta.
c) Apenas I e III estão corretas.
d) Apenas I e II estão corretas.
e) Apenas II e III estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2657838
AVANÇASP - Tes (SL da Serra)/Pref SL da Serra/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2454469
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2657838
1171) 
1172) 
Sobre o regime de adiantamento, avalie as afirmativas a seguir com base na legislação atual e
assinale a alternativa correta.
 
I. Nas despesas realizadas por meio do regime de adiantamento ocorre a inversão entre os estágios
da liquidação e do pagamento da despesa.
 
II. Na liquidação da despesa orçamentária, ao mesmo tempo em que ocorre o registro de um
passivo, há também a incorporação de um ativo.
 
III. Por sua natureza peculiar, as despesas realizadas através desta modalidade de pagamento serão
empenhadas apenas quando da prestação de contas pelo agente suprido.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas II e III estão corretas.
d) Apenas I e III estão corretas.
e) Apenas I e II estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2391499
Instituto CONSULPAM - ACE(TCM PA)/TCM PA/Governança Pública/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Trata-se de adiantamento concedido a servidor, a critério e sob a responsabilidade do Ordenador
de Despesas, com prazo certo para aplicação e comprovação dos gastos.
 
A respeito do suprimento de fundos, assinale a alternativa CORRETA.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2391499
1173) 
a) Não Pode Ser Utilizado Em Municípios.
b) Não Pode Ser Aplicado A Despesas Que Tenham Caráter Sigiloso.
c) Adequado Para Despesas De Grande Vulto.
d) Deve Ser sempre precedido de empenho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2650766
VUNESP - PJur (Guararapes)/Pref Guararapes/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Em determinada municipalidade, alguns servidores lotados em Diretorias Regionais de Ensino
recebem numerário de forma antecipada da Tesouraria Municipal, ficando tal numerário sob sua guarda e
responsabilidade, a fim de fazer frente a despesas de pequena monta, imprevisíveis e urgentes. Certo
dia, um destes servidores depara- -se com a necessidade de trocar a fechadura de um dos portões de
uma escola, que foi destruída por vândalos na noite anterior, impedindo que o portão da escola se feche
e colocando, assim, em risco a segurança da comunidade escolar. A respeito desta situação hipotética, é
correto afirmar que
a) a urgência da despesa realizada em regime de adiantamento justifica a não realização do prévio
empenho.
b) caso o servidor em questão não tenha prestado contas no prazo determinado em relação a
adiantamento recebido, não poderá ser feita a ele nova antecipação de numerário.
c) a relevância da despesa justifica a realização de adiantamento ainda que a nova fechadura supere
o limite normativo fixado para despesas pagas em regime de adiantamento.
d) não é possível o uso do regime de adiantamento para despesas que, como a descrita, envolvam
fornecimento de material combinado com mão de obra.
e) caso o servidor já seja responsável por um adiantamento, não poderá ser feito a ele novo
adiantamento antes de ser utilizado o recurso antecipado anteriormente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2650766
1174) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2480158
DIRENS Aeronáutica - EAGS (EEAR)/EEAR/Administração/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Avalie as informações abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso.
 
Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
 
( ) O Poder Executivo é autoridade competente para conceder suprimento de fundos, fixando-lhe o
valor.
 
( ) É autorizado conceder suprimento de fundos quando a despesa deva ser feita em caráter
sigiloso, conforme se classificar em regulamento.
 
( ) No suprimento de fundos, a realização de saque em dinheiro não é permitida em nenhuma
circunstância.
 
( ) Ao suprido é reconhecida a condição de preposto da autoridade que conceder o suprimento, e a
esta, a de responsável pela aplicação, após sua aprovação na prestação de contas do suprimento.
a) F - V - V - F
b) V - F - V - V
c) V - F - V - F
d) F - V - F - V
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2480158
1175) 
1176) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2652142
COMPEC UFAM - Cont (UFAM)/UFAM/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Em relação ao Suprimento de Fundo, na regulação do seu adiantamento, cada ente deve verificar
as características do controle interno. Nesse contexto, destacam-se algumas regras estabelecidas para
esse regime. A partir dessas informações, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Será usado para atender a despesas eventuais, inclusive em viagem e com serviços especiais, que
exijam pronto pagamento.
b) Será usado quando a despesa deva ser feita em caráter sigiloso, conforme se classificar em
regulamento.
c) Será usado para atender a despesas de pequeno vulto, assim entendidas aquelas cujo valor, em
cada caso, não ultrapassarem limite estabelecido em ato normativo próprio.
d) Segundo a Lei nº 4.320/1964, não se pode efetuar adiantamento a servidor em alcance e nem a
responsável por dois adiantamentos.
e) É designado ao servidor que tenha a seu cargo a guarda ou utilização do material a adquirir, salvo
quando não houver na repartição outro servidor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2509765
VUNESP - Ana (EPC)/EPC/Contábil/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Sobre o adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas no setor público,
é correto afirmar que
a) é necessário percorrer os três estágios da despesa orçamentária.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2652142
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2509765
1177) 
1178) 
b) é uma despesa antecipada sob enfoque patrimonial.
c) é uma receita sob enfoque orçamentário.
d) é uma variação patrimonial diminutiva sob enfoque patrimonial.
e) gera um direito a receber do ente público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2415252
CEBRASPE (CESPE) - ACI (CGDF)/CG DF/Planejamento e Orçamento/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Sob o enfoque patrimonial, o registro da variação patrimonial diminutiva de um suprimento de
fundos se dá no momento
a) da sua concessão.
b) da sua liquidação.
c) do seu pagamento.
d) da sua prestação de contas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2414676
CEBRASPE (CESPE) - ACI (CGDF)/CG DF/Finanças e Controle/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Quando ocorrerem no mesmo exercício, as restituições de suprimentos de fundos por aplicação
indevida dos valores adiantados constituem
a) receita orçamentária.
b) anulação de despesa.
c) ingresso extraorçamentário.
d) mutação patrimonial passiva.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2415252
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2414676
1179) 
1180) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2590326
CEBRASPE (CESPE) - Ana (MPE RO)/MPE RO/Contábil/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
A regulamentação do regime de adiantamento (suprimento de fundos) no âmbito do setor público
é definida
a) por cada ente da Federação, observadas as peculiaridades de seu sistema de controle interno.
b) pela Secretaria do Tesouro Nacional, na qualidade de órgão central de contabilidade da União.
c) pela Controladoria Geral da União, na qualidade de órgão central de controle interno.
d) pelo Tribunal de Contas da União, na qualidade de entidade fiscalizadora superior.
e) pelo tribunal de contas ao qual o ente federativo esteja jurisdicionado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2361510
FUNDATEC - Con (CM Cachoeira S)/CM Cachoeira do Sul/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Analise as assertivas a seguir a respeito do regime de adiantamento (suprimento de fundos) de
que trata a lei que estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos
e balanços do setor público:
 
I. Para entregar o recurso ao servidor responsável pela aplicação, é necessário percorrer os três
estágios da despesa orçamentária: empenho, liquidação e pagamento.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2590326
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2361510
1181) 
II. É vedado o adiantamento a servidor em alcance ou responsável por outro adiantamento, ou seja,
cada servidor somente pode ser responsável por um adiantamento.
 
III. O regime de adiantamento é aplicável somente aos casos de despesas expressamente definidos
em lei e que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.
 
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2345966
VUNESP - Ana (Pref Marília)/Pref Marília/Contábil/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Segundo o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, suprimento de fundosé
caracterizado por ser um adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas. Esse
adiantamento constitui despesa orçamentária, ou seja, para conceder o recurso ao suprido é necessário
percorrer os três estágios da despesa orçamentária: empenho, liquidação e pagamento. Nesse sentido,
assinale a alternativa que indica a contabilização no momento do empenho da despesa, conforme
sugerido pelo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, considerando a natureza da informação
orçamentária.
a) D: Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR) e C: DDR Comprometida por Empenho.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2345966
1182) 
1183) 
b) D: Adiantamentos Concedidos a Pessoal e a Terceiros (P) e C: Outras Obrigações de Curto Prazo –
Suprimento de Fundos.
c) D: Crédito Empenhado a Liquidar e C: Crédito Empenhado Liquidado a Pagar.
d) D: DDR Comprometida por Empenho e C DDR Comprometida por Liquidação e Entradas
Compensatórias.
e) D: Crédito Disponível e C: Crédito Empenhado a Liquidar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2548709
QUADRIX - Cont (CRM MG)/CRM MG/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Na liquidação orçamentária da concessão de suprimento de fundos (ou adiantamento) ao agente
suprido, cuja prestação de contas dos recursos deve acontecer em noventa dias, nas contas de natureza
patrimonial, deverá haver um débito em conta contábil da classe
a) 01 – Ativo.
b) 02 – Passivo.
c) 03 – Variações Patrimoniais Diminutivas.
d) 04 – Variações Patrimoniais Aumentativas.
e) 05 – Controle da Aprovação do Planejamento e do Orçamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2390240
Instituto CONSULPAM - Cons Sub (TCM PA)/TCM PA/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Sobre o regime de adiantamento, assinale a alternativa CORRETA.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2548709
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2390240
1184) 
a) No momento da sua concessão, representa uma despesa patrimonial, mas não uma despesa
orçamentária, pois não ocorreu redução no Patrimônio Líquido.
b) No momento da liquidação da despesa orçamentária, ocorre o registro de um passivo, mas não há
também a incorporação de um ativo ao patrimônio público.
c) É possível efetuar adiantamento a servidor em alcance, mas não ao responsável por dois
adiantamentos.
d) Suprimento de fundos consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de
empenho na dotação própria.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2335288
VUNESP - ACE (TCM SP)/TCM SP/Ciências Contábeis/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
O processo de se entregar numerário ao servidor, sempre precedido de empenho na dotação
própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação,
denomina-se
a) Regime de adiantamento.
b) Prestação de contas.
c) Empenhamento.
d) Início de dotação.
e) Execução da despesa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2626575
VUNESP - ContJ (TJM SP)/TJM SP/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2335288
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2626575
1185) O suprimento de fundos é caracterizado por ser um adiantamento de valores a um servidor para
futura prestação de contas. Esse adiantamento constitui despesa orçamentária, ou seja, para conceder o
recurso ao suprido é necessário percorrer os três estágios da despesa orçamentária: empenho, liquidação
e pagamento.
 
Baseando-se nesse conceito, assinale a alternativa que indica a contabilização do adiantamento no
momento do empenho da despesa, sendo a natureza da operação de controle.
a) D: Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR)
 C: Comprometida por Empenho
b) D: Crédito Disponível
 C: Crédito Empenhado a Liquidar
c) D: Adiantamentos Concedidos a Pessoal e
 a Terceiros (P)
 C: DDR Comprometida por Empenho
d) D: Crédito Empenhado a Liquidar
 C: DDR Comprometida por Liquidação e
 Entradas Compensatórias
e) D: Crédito Disponível
 C: DDR Comprometida por Empenho
1186) 
1187) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2337996
IADES - GPPGG (SEPLAD DF)/SEPLAD DF/Administração/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
A Lei no 4.320/1964 prevê que, para atender despesas eventuais, inclusive em viagens, e com
serviços especiais, que exijam pronto pagamento, concede-se
a) pagamento sem prévio empenho.
b) gratificação.
c) contrato emergencial.
d) suprimento de fundos.
e) salário antecipado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2487684
AVANÇASP - Cont I (Morungaba)/Pref Morungaba/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Com relação ao Regime de Adiantamento (suprimento de fundos), tratado na Lei nº 4.320/1964,
avalie as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
 
I. Por se tratar de regime de exceção, não percorre os estágios ordinários da despesa orçamentária.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2337996
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2487684
1188) 
II. O reconhecimento de eventual Variação Patrimonial Diminutiva ocorrerá apenas quando da
prestação de contas do saldo utilizado.
 
III. Eventual saldo não utilizado pelo suprido e devolvido à administração no mesmo exercício da
concessão deverá ser contabilizado como receita extraorçamentária.
a) Apenas II está correta.
b) Apenas I está correta.
c) Apenas III está correta.
d) Apenas II e III estão corretas.
e) Apenas I e II estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2574589
Unifil - TContr (Pref Faz RG)/Pref Faz RG/Contábil/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Sobre o adiantamento, ou suprimento de fundos, analise as assertivas, nos termos da legislação
vigente, e assinale a alternativa correta.
 
I. Por se tratar de um regime especial de execução da despesa orçamentária, sua realização está
dispensada de prévio empenho.
 
II. Não se fará adiantamento a servidor em alcance, ou seja, aquele que não efetuou, no prazo, a
comprovação dos recursos recebidos ou que, caso tenha apresentado a prestação de contas dos
recursos, a mesma tenha sido impugnada total ou parcialmente.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2574589
1189) 
III. Os casos para sua concessão, os critérios de aplicação e prestação de contas, bem como as
obrigações do agente suprido constarão de Lei própria de cada ente.
a) Apenas I e III estão corretas.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas II e III estão corretas.
d) Apenas III está correta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2655833
AVANÇASP - CCI (SL da Serra)/Pref SL da Serra/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Sobre o regime de adiantamento (também conhecido como Suprimento de fundos), assinale a
alternativa correta:
a) Consiste na entrega de numerário a servidor, denominado agente suprido, devendo ser
empenhada somente após a utilização do recurso.
b) Poderão ser efetuados até três adiantamentos de forma concomitante para um mesmo agente
suprido.
c) O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei,
sendo vedada a sua concessão a servidor em alcance.
d) A realização da despesa patrimonial ocorre no momento da liquidação do adiantamento.
e) Por ser destinado à realização de despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de
aplicação, o suprimento de fundos não percorre os estágios regulares da despesa orçamentária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2473407
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2655833
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2473407
1190) 
CEBRASPE (CESPE) - Proc Mun (PGM SP)/Pref SP/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
O regime de adiantamento previsto na Lei n.º 4.320/1964
 
I constitui excepcionalidade ao pagamento de despesa por tesouraria ou pagadoria regularmenteinstituídos por estabelecimentos bancários credenciados.
 
II é aplicável aos casos de despesas não definidas em lei.
 
III representa a entrega de numerário a servidor, independentemente de empenho, para o fim de
realizar despesas que não podem subordinar-se ao processo normal de aplicação.
 
IV não pode ser utilizado para servidor em alcance.
 
V não pode ser utilizado para servidor responsável por outro adiantamento.
 
Assinale a opção correta.
a) Apenas os itens I e IV estão certos.
b) Apenas os itens II e III estão certos.
c) Apenas os itens I, II e V estão certos.
d) Apenas os itens III, IV e V estão certos.
e) Todos os itens estão certos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2490840
VUNESP - Cont (Pref Pinda)/Pref Pindamonhangaba/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2490840
1191) 
1192) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Uma secretaria municipal depositou R$ 5.000,00 em conta corrente de um servidor para futura
prestação de contas em março de um exercício a título de suprimento de fundos. No mesmo exercício,
em maio, o servidor devolveu R$ 1.200,00, os quais não foram utilizados e prestou contas do restante,
os quais foram utilizados.
 
O contador da secretaria deverá, no mês de maio, reconhecer:
a) empenho no valor de R$ 3.800,00.
b) entrada de caixa no valor de R$ 3.800,00.
c) saída de caixa de R$ 1.200,00.
d) variação patrimonial aumentativa de R$ 1.200,00.
e) variação patrimonial diminutiva no valor de R$ 3.800,00.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2403584
OBJETIVA CONCURSOS - Tes (Pref Butiá)/Pref Butiá/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Em relação ao adiantamento, assinalar a alternativa CORRETA:
a) É considerado despesa intraorçamentária.
b) É considerado despesa extraorçamentária.
c) É considerado despesa de capital.
d) É considerado despesa orçamentária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2649915
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2403584
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2649915
1193) 
1194) 
FUVEST - Cont (USP)/USP/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
De acordo com o Decreto Estadual nº 53.980/2009, que regulamenta o regime de adiantamento
no Estado de São Paulo,
a) os gastos que poderão ser realizados por meio do regime de adiantamento são somente os
decorrentes de despesa extraordinária e urgente, cuja realização não permita delongas, e as
consideradas despesas miúdas e de pronto pagamento.
b) o responsável pelo adiantamento, esgotado o prazo para a sua aplicação, poderá concluir o
processo de prestação de contas no prazo de até 30 (trinta) dias, prorrogável automaticamente uma
única vez por igual período.
c) a concessão do adiantamento será formalizada por meio de requisição de adiantamento e
corresponderá a quantos empenhos forem necessários para disponibilização do numerário ao servidor.
d) os artigos farmacêuticos ou de laboratório, em quantidade restrita e para uso ou consumo
próximo ou imediato, são considerados despesa miúda ou de pronto pagamento.
e) o ordenador de despesa poderá, mediante justificativa, autorizar a utilização de recurso financeiro
após a expiração do prazo de aplicação do adiantamento, desde que não supere o prazo máximo de
30 (trinta) dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2656532
Instituto Consulplan - Cont (CM PA)/CM PA/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Sobre o instituto do adiantamento (ou suprimento de fundos), com base na normatização em
vigor, analise as afirmativas a seguir.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2656532
1195) 
I. Consiste na entrega de numerário a servidor, denominado agente suprido, a fim de realizar
despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.
 
II. Um mesmo servidor poderá ficar responsável por até três suprimentos de fundos.
 
III. Por se tratar de um regime especial de aplicação de recursos públicos, destinado a casos de
urgência, a concessão dos valores ao agente suprido é dispensada de prévio empenho. No entanto,
ele fica obrigado a prestar contas dos valores aplicados.
 
IV. Simultaneamente ao registro da liquidação da despesa orçamentária, haverá a incorporação de
um ativo e de um passivo no Balanço Patrimonial.
 
Está correto o que se afirma apenas em
a) I e IV.
b) II e IV.
c) I, II e III.
d) I, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2648569
VUNESP - Aux (Guararapes)/Pref Guararapes/Contabilidade/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Sobre o suprimento de fundos, é correto afirmar que:
a) constitui despesa orçamentária, ou seja, é necessário percorrer os três estágios da despesa
orçamentária: empenho, liquidação e pagamento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2648569
1196) 
b) constitui receita orçamentária, ou seja, é necessário percorrer os três estágios da receita
orçamentária: previsão, lançamento e arrecadação.
c) constitui variação patrimonial aumentativa quando empenhado, devendo ser representada na
demonstração das mutações do patrimônio líquido.
d) constitui variação patrimonial diminutiva somente quando pago, devendo ser representado na
demonstração do fluxo de caixa.
e) não deve ser registrado em nenhum sistema do ente, uma vez que se trata de um ato
administrativo sem efeitos financeiros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2556395
VUNESP - Aud (Pref Itapevi)/Pref Itapevi/2023
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
A Devolução de valores não aplicados (exercício seguinte ao da concessão), relativos a
adiantamento realizado a servidor (a título de suprimentos de fundos), será contabilizada, tendo a
natureza da informação orçamentária, como:
a) D: Controle da Disponibilidade de Recursos a C: Disponibilidade por Destinação de Recursos
(DDR)
b) D: Caixa e Equivalentes de Caixa e Moeda Nacional (F) a C: Adiantamentos Concedidos a Pessoal
e a Terceiros (P)
c) D: DDR Comprometida por Empenho a C: Execução da Disponibilidade de Recursos
d) D: Crédito Empenhado a Liquidar a C: Crédito Disponível
e) D: Receita a Realizar a C: Receita Realizada
www.tecconcursos.com.br/questoes/2585000
FUNDEP - Cont (CRO MG)/CRO MG/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2556395
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2585000
1197) 
1198) 
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
O suprimento de fundos é o regime de adiantamento aplicável aos casos de despesas
expressamente definidos em lei. Esse regime consiste na entrega de numerário a servidor, sempre
precedida de empenho, para realização de despesas que não possam subordinar-se ao processo normal
de aplicação.
 
Com relação a esse assunto, é incorreto afirmar:
a) O suprimento de fundo deve ser aplicado para atender às despesas eventuais, inclusive em
viagem e com serviços especiais, que exijam pronto pagamento.
b) Cada ente da Federação deve regulamentar o seu regime de adiantamento, observando as
peculiaridades de seu sistema de controle interno.
c) A concessão de suprimento de fundos deverá respeitar os estágios da despesa pública: empenho,
lançamento, liquidação e pagamento.
d) O adiantamento não será feito a servidor que tenha apresentado a prestação de contas dos
recursos, mas que a mesma tenha sido impugnada total ou parcialmente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2576071
FUNDATEC - TSP (SUSEPE RS)/SUSEPE RS/Ciências Contábeis/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
A realização de despesa pelo regime de adiantamento (suprimento de fundos) implica uma
diversidade de lançamentos contábeis, no sentido de se registrarem o empenho, a liquidação, o
pagamento e a prestação de contas do valor adiantado, utilizando-se as contas de informação
orçamentária, patrimonial e de controle. De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor
Público (MCASP) – 9ª edição, no momento do pagamento do valor ao suprido, o lançamentonas contas
de natureza patrimonial é o seguinte:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2576071
1199) 
a) D 1.1.1.1.1.xx.xx Caixa e Equivalentes em Moeda Nacional (F)
C 1.1.3.1.x.xx.xx Adiantamentos Concedidos a Pessoal e a Terceiros (P)
b) D 2.1.8.9.x.xx.xx Outras Obrigações de Curto Prazo – Suprimento de Fundos (F)
C 1.1.1.1.1.xx.xx Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional (F)
c) D 3.x.x.x.x.xx.xx VPD
C 2.1.8.9.x.xx.xx Outras Obrigações de Curto Prazo – Suprimento de Fundos (F)
d) D 3.x.x.x.x.xx.xx Variação Patrimonial Diminutiva
C 1.1.1.1.1.xx.xx Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional (F)
e) D 6.2.2.1.1.xx.xx Crédito Disponível
C 6.2.2.1.3.01.xx Crédito Empenhado a Liquidar
www.tecconcursos.com.br/questoes/2570336
FURB - Cont (CM Bombinhas)/CM Bombinhas/2022
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
Um servidor público municipal foi participar de uma capacitação em outro estado e o município
repassou antecipadamente a ele recursos para arcar com despesas de alimentação e hospedagem.
Quando ocorre esse tipo de despesa, a liquidação normalmente se dá:
a) antes do empenho.
b) durante a viagem do servidor.
c) antes do fato gerador da despesa.
d) depois do pagamento.
e) na prestação de contas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/286526
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2570336
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/286526
1200) 
CESGRANRIO - AGC (EPE)/EPE/Finanças e Orçamento/2014
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Regime de Adiantamento
O suprimento de fundos consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de
empenho na dotação própria, para o fim de realizar despesas que não possam subordinar-se ao processo
normal de aplicação. O suprimento de fundos poderá ser utilizado para atender a diversos casos.
NÃO constitui um desses casos as despesas
a) em viagem e com serviços especiais que exijam pronto pagamento
b) eventuais que exijam pronto pagamento
c) extraordinárias e urgentes
d) de caráter sigiloso
e) de pequeno vulto
Gabarito
1001) C 1002) C 1003) A 1004) D 1005) A 1006) B 1007) B
1008) C 1009) A 1010) A 1011) D 1012) C 1013) B 1014) C
1015) C 1016) B 1017) A 1018) D 1019) B 1020) B 1021) E
1022) B 1023) C 1024) E 1025) C 1026) C 1027) C 1028) E
1029) C 1030) C 1031) A 1032) C 1033) E 1034) D 1035) D
1036) E 1037) D 1038) C 1039) D 1040) C 1041) A 1042) C
1043) D 1044) A 1045) B 1046) D 1047) B 1048) A 1049) E
1050) B 1051) E 1052) D 1053) E 1054) E 1055) E 1056) A
1057) E 1058) E 1059) A 1060) D 1061) D 1062) A 1063) B
1064) D 1065) D 1066) A 1067) C 1068) A 1069) B 1070) B
1071) B 
1072)
Anulada 1073) E 1074) D 1075) A 1076) D 1077) B
1078) D 1079) A 1080) D 1081) A 1082) C 1083) C 1084) B
1085) D 1086) A 1087) B 1088) E 1089) D 1090) B 1091) E
1092) E 1093) D 1094) E 1095) B 1096) C 1097) A 1098) C
1099) A 1100) A 1101) B 1102) C 1103) D 1104) A 1105) E
1106) B 1107) E 1108) C 1109) E 1110) B 1111) D 1112) B
1113) D 1114) C 1115) B 1116) A 1117) C 1118) B 1119) E
1120) A 1121) D 1122) A 1123) A 1124) B 1125) C 1126) D
1127) B 1128) B 1129) A 1130) D 1131) E 1132) E 1133) A
1134) D 1135) E 1136) A 1137) E 1138) D 1139) E 1140) B
1141) C 1142) A 1143) E 1144) D 1145) C 1146) E 1147) A
1148) A 1149) D 1150) E 1151) B 1152) E 1153) B 1154) D
1155) E 1156) C 1157) E 1158) B 1159) A 1160) E 1161) B
1162) A 1163) A 1164) B 1165) C 1166) C 1167) C 1168) E
1169) D 1170) C 1171) B 1172) D 1173) B 1174) D 1175) E
1176) A 1177) D 1178) B 1179) A 1180) E 1181) E 1182) A
1183) D 1184) A 1185) A 1186) D 1187) A 1188) C 1189) C
1190) A 1191) E 1192) D 1193) D 1194) A 1195) A 1196) E
1197) C 1198) B 1199) C 1200) C

Mais conteúdos dessa disciplina