Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO5 - Bloco 7 - Administração Pública Federal para Concurso Nacional Unificado - 2024

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No caso em questão,
Cássio deverá ajuizar a ação de reintegração de posse, visto que a Administração não pode rever o ato, que está sob o manto da coisa julgada administrativa.
a) a decisão judicial não beneficiará Cássio, dado o princípio da independência das instâncias de responsabilização.
b) a decisão apenas afastará a responsabilidade civil, mas não exculpará Cássio no processo administrativo, dada a natureza soberana da decisão ali adotada.
c) Cássio deverá ajuizar a ação de reintegração de posse, visto que a Administração não pode rever o ato, que está sob o manto da coisa julgada administrativa.
d) a Administração deverá promover a revisão de sua decisão, visto que a sentença absolutória que nega o fato ou a autoria deve ser acatada na esfera administrativa.
e) deve ser anulado o processo administrativo disciplinar desde a citação inicial, retomando-se a partir daí sua instrução e proferindo-se nova decisão.

Tratando-se de processo administrativo disciplinar e seus sistemas, o de jurisdição moderada é aquele cuja
apuração é feita por órgãos, com função opinativa, sendo a pena aplicada por superior hierárquico.
a) conduta disciplinar é exercida pelo superior hierárquico, que detém tal poder para aplicação de faltas leves.
b) apuração é feita por órgãos, com função opinativa, sendo a pena aplicada por superior hierárquico.
c) decisão cabe a um órgão judicial, segundo o determinado por procedimento jurisdicional misto.
d) apuração se dá por colegiado, que realiza a conclusão e aplica a penalidade de acordo com o grau de indisciplina constatado.
e) decisão cabe a um juiz, enquanto que a apuração e relatório final descritivo é realizada por órgão interno à Administração.

No que refere ao processo administrativo disciplinar, é CORRETO afirmar, EXCETO:
Quanto à sistemática de apuração de responsabilidade administrativa, no Brasil adotou-se um sistema misto, em que o processo é realizado por comissões disciplinares, órgãos estranhos à relação entre funcionário e superior hierárquico, sendo a decisão proferida pela autoridade competente.
a) Se o servidor praticar infração tipificada em Estatuto, que tenha relação com suas atribuições ou com o cargo em que se encontre investido, responderá administrativamente, após regular processo administrativo.
b) Se o servidor estiver, a pretexto do exercício de suas atribuições, praticando atos que extrapolem das competências relacionadas com seu cargo, em evidente abuso de poder, poderá responder nos âmbitos: administrativo, civil e penal.
c) Quanto à sistemática de apuração de responsabilidade administrativa, no Brasil adotou-se um sistema misto, em que o processo é realizado por comissões disciplinares, órgãos estranhos à relação entre funcionário e superior hierárquico, sendo a decisão proferida pela autoridade competente.
d) Não se admite processo administrativo disciplinar com estrutura inquisitória, convergindo em um só órgão ou agente as qualidades de acusador, instrutor e julgador.
e) Poderão participar de comissão de sindicância ou de inquérito o cônjuge, companheiro e parente consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.

Em relação à sindicância, fase que antecede o Processo Administrativo Disciplinar (PAD), marque a alternativa correta.
É indispensável para a instauração de processo administrativo disciplinar.
a) Baseada da Lei 9.784/99, em determinados casos, a “sindicância meramente investigativa” poderá resultar em aplicação de penalidades.
b) É indispensável para a instauração de processo administrativo disciplinar.
c) Se a sindicância apurar infração penalizada com advertência ou suspensão de 30 dias, o processo administrativo disciplinar será desnecessário.
d) Considera-se “processo administrativo simplificado” para aplicação das sanções de advertência ou de suspensão por até 60 dias.
e) Poderá resultar na instauração do PAD ou no arquivamento do processo, mas nunca na aplicação de penalidades, pois isso só deve ocorrer dentro do PAD.

Acerca da prescrição da ação penal e as disposições da Lei nº 8.112/1990, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
A ação disciplinar prescreverá em 8 (oito) anos, quanto às infrações puníveis com demissão.
A ação disciplinar prescreverá em 180 (cento e oitenta) dias, quanto às infrações puníveis com advertência.
A ação disciplinar prescreverá em 2 (dois) anos, quando às infrações puníveis com suspensão.
a) V, F, V
b) V, V, F
c) F, V, V
d) F, F, V
e) F, V, F

Relativamente ao inquérito administrativo, conforme a Lei 8.112/90,0 analise as assertivas abaixo:
I- O inquérito administrativo obedecerá ao princípio do contraditório, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito.
II- Na fase do inquérito, a comissão promoverá a tomada de depoimentos, acareações, investigações e diligências cabíveis, objetivando a coleta de prova, recorrendo, quando necessário, a técnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidação dos fatos.
III- O processo disciplinar, com o relatório da comissão, será remetido à autoridade que determinou a sua instauração, para julgamento.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa III é verdadeira.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Todas as afirmativas são verdadeiras.

O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) é estabelecido pela Lei 8.112/90 e é destinado a apurar a responsabilidade dos servidores por infrações praticadas no exercício de suas atribuições. Acerca do Processo Disciplinar, assinale a alternativa CORRETA:
O indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comissão para apresentar defesa escrita, no prazo de 15 (quinze) dias, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição.
a) O indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comissão para apresentar defesa escrita, no prazo de 15 (quinze) dias, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição.
b) O processo disciplinar poderá ser revisto.

De acordo com as disposições da Lei 8.112/90 sobre o regime disciplinar dos servidores públicos, analise as afirmativas a seguir:

I. A ação disciplinar prescreverá em 2 (dois) anos quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão.

II. A ação disciplinar prescreverá em 180 (cento e oitenta) dias quanto à advertência.

III. A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição até a decisão final proferida por autoridade competente.

Assinale

a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Acerca do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/1990), analise as afirmativas abaixo e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.

( ) O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: inquérito administrativo, com a publicação do ato que constituir a comissão; instauração, que compreende instrução, defesa e relatório; e julgamento.

( ) O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3º do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.

( ) O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) F,V,V,F
b) V,F,V,V
c) F,V,F,V
d) V,F,V,F

Conforme dispõe a Lei no. 8.112/90, no processo administrativo disciplinar, "A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa". Desse modo, com base nos exatos termos da legislação mencionada, é correto afirmar que:

a) a apuração de irregularidade no serviço público poderá ser promovida por autoridade de órgão ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, a qual deve ser delegada definitivamente pelo Presidente da República;
b) as denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade;
c) mesmo quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia não deverá ser arquivada, pois, nesses casos, a apuração faz-se necessária devido ao princípio da supremacia do interesse público sobre o particular;
d) o prazo para conclusão da sindicância não excederá 60 (sessenta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior e havendo elementos de que o novo prazo é fundamental;
e) sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de advertência, suspensão, demissão ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

De acordo com a Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, o processo disciplinar destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido, deverá ser concluído no prazo de:

a) 90 (noventa) dias, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.
b) 30 (trinta) dias, admitida a sua prorrogação por 60 (sessenta) dias quando as circunstâncias o exigirem.
c) 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão.
d) 90 (noventa) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão.
e) 60 (sessenta) dias, admitida a sua prorrogação por 30 (trinta) dias, quando as circunstâncias o exigirem.

Nos termos da Lei nº 8.112/1990, a ação disciplinar por infração punível com demissão prescreverá em

a) um ano.
b) dois anos.
c) três anos;
d) quatro anos.
e) cinco anos.

Quanto ao Processo Administrativo Disciplinar, regido pela Lei nº 8.112, de 1990, é correto afirmar que:

a) A investigação preliminar ou a sindicância investigativa são fases necessárias à instauração de

Segundo o STF, viola a garantia constitucional de ampla defesa a nomeação de defensor dativo que não seja advogado ou formado em curso de ciências jurídicas (Direito)

a) Verdadeiro
b) Falso

A administração pública, quando for conveniente para o serviço, poderá converter a penalidade de suspensão em multa

a) Verdadeiro
b) Falso

Apenas as penas de advertência e suspensão podem ser aplicadas ao servidor infrator. A pena de demissão apenas pode ser aplicada em razão e após sentença judicial transitada em julgado

a) Verdadeiro
b) Falso

É vedada a aplicação da penalidade de cassação de aposentadoria ao servidor aposentado por ser considerada cruel e degradante

a) Verdadeiro
b) Falso

De acordo com o art. 153, configura abandono de cargo a ausência intencional do funcionário ao serviço por mais de:

a) 10 (dez) dias consecutivos.
b) 15 (quinze) dias alternados.
c) 20 (vinte) dias consecutivos.
d) 30 (trinta) dias consecutivos.

Segundo as disposições insertas no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), a prescrição da ação disciplinar quanto à infração punível com destituição de cargo em comissão é de

a) seis anos.
b) cinco anos.
c) três anos.
d) dois anos.

No departamento de fisioterapia da UFSCar campus Sorocaba, foi instaurado um procedimento administrativo para apurar 2 (duas) ocorrências praticadas pelo servidor público Silas Prudente. De acordo com a Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, no julgamento do mérito do processo administrativo disciplinar da situação hipotética apresentada, nos casos das ocorrências serem confirmadas, poderá(ão) ser aplicada(s) ao servidor Silas a(s) seguinte(s) penalidade(s):

a) Em ambos os casos, demissão.
b) No primeiro caso, advertência e no segundo suspensão.
c) Em ambos os casos, suspensão por 90 dias, totalizando 180 dias de suspensão.
d) No primeiro caso, não cabe punição, no segundo caso, suspensão por 45 dias.
e) Em ambos os casos advertência.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

No caso em questão,
Cássio deverá ajuizar a ação de reintegração de posse, visto que a Administração não pode rever o ato, que está sob o manto da coisa julgada administrativa.
a) a decisão judicial não beneficiará Cássio, dado o princípio da independência das instâncias de responsabilização.
b) a decisão apenas afastará a responsabilidade civil, mas não exculpará Cássio no processo administrativo, dada a natureza soberana da decisão ali adotada.
c) Cássio deverá ajuizar a ação de reintegração de posse, visto que a Administração não pode rever o ato, que está sob o manto da coisa julgada administrativa.
d) a Administração deverá promover a revisão de sua decisão, visto que a sentença absolutória que nega o fato ou a autoria deve ser acatada na esfera administrativa.
e) deve ser anulado o processo administrativo disciplinar desde a citação inicial, retomando-se a partir daí sua instrução e proferindo-se nova decisão.

Tratando-se de processo administrativo disciplinar e seus sistemas, o de jurisdição moderada é aquele cuja
apuração é feita por órgãos, com função opinativa, sendo a pena aplicada por superior hierárquico.
a) conduta disciplinar é exercida pelo superior hierárquico, que detém tal poder para aplicação de faltas leves.
b) apuração é feita por órgãos, com função opinativa, sendo a pena aplicada por superior hierárquico.
c) decisão cabe a um órgão judicial, segundo o determinado por procedimento jurisdicional misto.
d) apuração se dá por colegiado, que realiza a conclusão e aplica a penalidade de acordo com o grau de indisciplina constatado.
e) decisão cabe a um juiz, enquanto que a apuração e relatório final descritivo é realizada por órgão interno à Administração.

No que refere ao processo administrativo disciplinar, é CORRETO afirmar, EXCETO:
Quanto à sistemática de apuração de responsabilidade administrativa, no Brasil adotou-se um sistema misto, em que o processo é realizado por comissões disciplinares, órgãos estranhos à relação entre funcionário e superior hierárquico, sendo a decisão proferida pela autoridade competente.
a) Se o servidor praticar infração tipificada em Estatuto, que tenha relação com suas atribuições ou com o cargo em que se encontre investido, responderá administrativamente, após regular processo administrativo.
b) Se o servidor estiver, a pretexto do exercício de suas atribuições, praticando atos que extrapolem das competências relacionadas com seu cargo, em evidente abuso de poder, poderá responder nos âmbitos: administrativo, civil e penal.
c) Quanto à sistemática de apuração de responsabilidade administrativa, no Brasil adotou-se um sistema misto, em que o processo é realizado por comissões disciplinares, órgãos estranhos à relação entre funcionário e superior hierárquico, sendo a decisão proferida pela autoridade competente.
d) Não se admite processo administrativo disciplinar com estrutura inquisitória, convergindo em um só órgão ou agente as qualidades de acusador, instrutor e julgador.
e) Poderão participar de comissão de sindicância ou de inquérito o cônjuge, companheiro e parente consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.

Em relação à sindicância, fase que antecede o Processo Administrativo Disciplinar (PAD), marque a alternativa correta.
É indispensável para a instauração de processo administrativo disciplinar.
a) Baseada da Lei 9.784/99, em determinados casos, a “sindicância meramente investigativa” poderá resultar em aplicação de penalidades.
b) É indispensável para a instauração de processo administrativo disciplinar.
c) Se a sindicância apurar infração penalizada com advertência ou suspensão de 30 dias, o processo administrativo disciplinar será desnecessário.
d) Considera-se “processo administrativo simplificado” para aplicação das sanções de advertência ou de suspensão por até 60 dias.
e) Poderá resultar na instauração do PAD ou no arquivamento do processo, mas nunca na aplicação de penalidades, pois isso só deve ocorrer dentro do PAD.

Acerca da prescrição da ação penal e as disposições da Lei nº 8.112/1990, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
A ação disciplinar prescreverá em 8 (oito) anos, quanto às infrações puníveis com demissão.
A ação disciplinar prescreverá em 180 (cento e oitenta) dias, quanto às infrações puníveis com advertência.
A ação disciplinar prescreverá em 2 (dois) anos, quando às infrações puníveis com suspensão.
a) V, F, V
b) V, V, F
c) F, V, V
d) F, F, V
e) F, V, F

Relativamente ao inquérito administrativo, conforme a Lei 8.112/90,0 analise as assertivas abaixo:
I- O inquérito administrativo obedecerá ao princípio do contraditório, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito.
II- Na fase do inquérito, a comissão promoverá a tomada de depoimentos, acareações, investigações e diligências cabíveis, objetivando a coleta de prova, recorrendo, quando necessário, a técnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidação dos fatos.
III- O processo disciplinar, com o relatório da comissão, será remetido à autoridade que determinou a sua instauração, para julgamento.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa III é verdadeira.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Todas as afirmativas são verdadeiras.

O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) é estabelecido pela Lei 8.112/90 e é destinado a apurar a responsabilidade dos servidores por infrações praticadas no exercício de suas atribuições. Acerca do Processo Disciplinar, assinale a alternativa CORRETA:
O indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comissão para apresentar defesa escrita, no prazo de 15 (quinze) dias, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição.
a) O indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comissão para apresentar defesa escrita, no prazo de 15 (quinze) dias, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição.
b) O processo disciplinar poderá ser revisto.

De acordo com as disposições da Lei 8.112/90 sobre o regime disciplinar dos servidores públicos, analise as afirmativas a seguir:

I. A ação disciplinar prescreverá em 2 (dois) anos quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão.

II. A ação disciplinar prescreverá em 180 (cento e oitenta) dias quanto à advertência.

III. A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição até a decisão final proferida por autoridade competente.

Assinale

a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Acerca do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/1990), analise as afirmativas abaixo e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.

( ) O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: inquérito administrativo, com a publicação do ato que constituir a comissão; instauração, que compreende instrução, defesa e relatório; e julgamento.

( ) O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3º do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.

( ) O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) F,V,V,F
b) V,F,V,V
c) F,V,F,V
d) V,F,V,F

Conforme dispõe a Lei no. 8.112/90, no processo administrativo disciplinar, "A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa". Desse modo, com base nos exatos termos da legislação mencionada, é correto afirmar que:

a) a apuração de irregularidade no serviço público poderá ser promovida por autoridade de órgão ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, a qual deve ser delegada definitivamente pelo Presidente da República;
b) as denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade;
c) mesmo quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia não deverá ser arquivada, pois, nesses casos, a apuração faz-se necessária devido ao princípio da supremacia do interesse público sobre o particular;
d) o prazo para conclusão da sindicância não excederá 60 (sessenta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior e havendo elementos de que o novo prazo é fundamental;
e) sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de advertência, suspensão, demissão ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

De acordo com a Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, o processo disciplinar destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido, deverá ser concluído no prazo de:

a) 90 (noventa) dias, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.
b) 30 (trinta) dias, admitida a sua prorrogação por 60 (sessenta) dias quando as circunstâncias o exigirem.
c) 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão.
d) 90 (noventa) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão.
e) 60 (sessenta) dias, admitida a sua prorrogação por 30 (trinta) dias, quando as circunstâncias o exigirem.

Nos termos da Lei nº 8.112/1990, a ação disciplinar por infração punível com demissão prescreverá em

a) um ano.
b) dois anos.
c) três anos;
d) quatro anos.
e) cinco anos.

Quanto ao Processo Administrativo Disciplinar, regido pela Lei nº 8.112, de 1990, é correto afirmar que:

a) A investigação preliminar ou a sindicância investigativa são fases necessárias à instauração de

Segundo o STF, viola a garantia constitucional de ampla defesa a nomeação de defensor dativo que não seja advogado ou formado em curso de ciências jurídicas (Direito)

a) Verdadeiro
b) Falso

A administração pública, quando for conveniente para o serviço, poderá converter a penalidade de suspensão em multa

a) Verdadeiro
b) Falso

Apenas as penas de advertência e suspensão podem ser aplicadas ao servidor infrator. A pena de demissão apenas pode ser aplicada em razão e após sentença judicial transitada em julgado

a) Verdadeiro
b) Falso

É vedada a aplicação da penalidade de cassação de aposentadoria ao servidor aposentado por ser considerada cruel e degradante

a) Verdadeiro
b) Falso

De acordo com o art. 153, configura abandono de cargo a ausência intencional do funcionário ao serviço por mais de:

a) 10 (dez) dias consecutivos.
b) 15 (quinze) dias alternados.
c) 20 (vinte) dias consecutivos.
d) 30 (trinta) dias consecutivos.

Segundo as disposições insertas no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), a prescrição da ação disciplinar quanto à infração punível com destituição de cargo em comissão é de

a) seis anos.
b) cinco anos.
c) três anos.
d) dois anos.

No departamento de fisioterapia da UFSCar campus Sorocaba, foi instaurado um procedimento administrativo para apurar 2 (duas) ocorrências praticadas pelo servidor público Silas Prudente. De acordo com a Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, no julgamento do mérito do processo administrativo disciplinar da situação hipotética apresentada, nos casos das ocorrências serem confirmadas, poderá(ão) ser aplicada(s) ao servidor Silas a(s) seguinte(s) penalidade(s):

a) Em ambos os casos, demissão.
b) No primeiro caso, advertência e no segundo suspensão.
c) Em ambos os casos, suspensão por 90 dias, totalizando 180 dias de suspensão.
d) No primeiro caso, não cabe punição, no segundo caso, suspensão por 45 dias.
e) Em ambos os casos advertência.

Prévia do material em texto

1001) 
Administração Pública Federal para Concurso Nacional Unificado - 2024
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3Jnoc
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/1817772
FCC - Ana (TJ SC)/TJ SC/Administrativo/2021
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Cássio era servidor do Tribunal de Justiça do Estado e foi demitido do cargo, em razão da
acusação de ter emitido um alvará de soltura e falsificado a assinatura do juiz da Comarca, o que
possibilitou a fuga de um preso perigoso. Concomitantemente, no processo penal ajuizado contra Cássio,
o juiz absolveu-o da acusação, indicando que o alvará falsificado fora emitido por outro servidor, de nome
João, tendo transitado em julgado a sentença absolutória dias após a decisão final do processo
administrativo.
 
No caso em questão,
a) a decisão judicial não beneficiará Cássio, dado o princípio da independência das instâncias de
responsabilização.
b) a decisão apenas afastará a responsabilidade civil, mas não exculpará Cássio no processo
administrativo, dada a natureza soberana da decisão ali adotada.
c) Cássio deverá ajuizar ação de reintegração de posse, visto que a Administração não pode rever o
ato, que está sob o manto da coisa julgada administrativa.
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3Jnoc
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1817772
1002) 
d) a Administração deverá promover a revisão de sua decisão, visto que a sentença absolutória que
nega o fato ou a autoria deve ser acatada na esfera administrativa.
e) deve ser anulado o processo administrativo disciplinar desde a citação inicial, retomando-se a
partir daí sua instrução e proferindo-se nova decisão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1769144
FCC - DP RR/DPE RR/2021
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Tratando-se de processo administrativo disciplinar e seus sistemas, o de jurisdição moderada é
aquele cuja
a) conduta disciplinar é exercida pelo superior hierárquico, que detém tal poder para aplicação de
faltas leves.
b) apuração é feita por órgãos, com função opinativa, sendo a pena aplicada por superior
hierárquico.
c) decisão cabe a um órgão judicial, segundo o determinado por procedimento jurisdicional misto.
d) apuração se dá por colegiado, que realiza a conclusão e aplica a penalidade de acordo com o grau
de indisciplina constatado.
e) decisão cabe a um juiz, enquanto que a apuração e relatório final descritivo é realizada por órgão
interno à Administração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1750064
FAU UNICENTRO - OA (CM Lidianópolis)/CM Lidianópolis/2021
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1769144
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1750064
1003) 
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Processo administrativo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade do
servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições
do cargo em que se encontre investido. No que refere ao processo administrativo disciplinar, é CORRETO
afirmar, EXCETO:
a) Se o servidor praticar infração tipificada em Estatuto, que tenha relação com suas atribuições ou
com o cargo em que se encontre investido, responderá administrativamente, após regular processo
administrativo.
b) Se o servidor estiver, a pretexto do exercício de suas atribuições, praticando atos que extrapolem
das competências relacionadas com seu cargo, em evidente abuso de poder, poderá responder nos
âmbitos: administrativo, civil e penal.
c) Quanto à sistemática de apuração de responsabilidade administrativa, no Brasil adotouse um
sistema misto, em que o processo é realizado por comissões disciplinares, órgãos estranhos à relação
entre funcionário e superior hierárquico, sendo a decisão proferida pela autoridade competente.
d) Não se admite processo administrativo disciplinar com estrutura inquisitória, convergindo em um
só órgão ou agente as qualidades de acusador, instrutor e julgador.
e) Poderão participar de comissão de sindicância ou de inquérito o cônjuge, companheiro e parente
consangüíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1801403
IBADE - AssL (CM Vila Velha)/CM Vila Velha/2021
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1801403
1004) 
1005) 
Em relação à sindicância, fase que antecede o Processo Administrativo Disciplinar (PAD), marque
a alternativa correta.
a) Baseada da Lei 9.784/99, em determinados casos, a “sindicância meramente investigativa” poderá
resultar em aplicação de penalidades.
b) É indispensável para a instauração de processo administrativo disciplinar.
c) Se a sindicância apurar infração penalizada com advertência ou suspensão de 30 dias, o processo
administrativo disciplinar será desnecessário.
d) Considera-se “processo administrativo simplificado” para aplicação das sanções de advertência ou
de suspensão por até 60 dias.
e) Poderá resultar na instauração do PAD ou no arquivamento do processo, mas nunca na aplicação
de penalidades, pois isso só deve ocorrer dentro do PAD.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1526940
IBFC - Sup Pesq (IBGE)/IBGE/Geral/2021
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Acerca da prescrição da ação penal e as disposições da Lei nº 8.112/1990, analise as afirmativas
abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
 
( ) A ação disciplinar prescreverá em 8 (oito) anos, quanto às infrações puníveis com demissão.
 
( ) A ação disciplinar prescreverá em 180 (cento e oitenta) dias, quanto às infrações puníveis com
advertência.
 
( ) A ação disciplinar prescreverá em 2 (dois) anos, quando às infrações puníveis com suspensão.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1526940
1006) 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V, F, V
b) V, V, F
c) F, V, V
d) F, F, V
e) F, V, F
www.tecconcursos.com.br/questoes/1528384
Instituto CONSULPAM - AFis (Pref P Afonso)/Pref Paulo Afonso/Administração
Tributária/2020
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Relativamente ao inquérito administrativo, conforme a Lei 8.112/90,0 analise as assertivas abaixo:
 
I- O inquérito administrativo obedecerá ao princípio do contraditório, assegurada ao acusado ampla
defesa, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito.
 
II- Na fase do inquérito, a comissão promoverá a tomada de depoimentos, acareações,
investigações e diligências cabíveis, objetivando a coleta de prova, recorrendo, quando necessário, a
técnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidação dos fatos.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1528384
1007) 
III- O processo disciplinar, com o relatório da comissão, será remetido à autoridade que determinou
a sua instauração, para julgamento.
 
Analisadas as afirmativas, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa III é verdadeira.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Todas as afirmativas são verdadeiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2300041
IDCAP - PMun (Pref Fundão)/Pref Fundão/2020
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) é estabelecido pela Lei 8.112/90 e é destinado a
apurar a responsabilidade dos servidores por infrações praticadas no exercício de suas atribuições.
Acerca do Processo Disciplinar, assinale a alternativa CORRETA:
a) O indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comissão para apresentar
defesa escrita, no prazo de 15 (quinze) dias, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição.
b)O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se
aduzirem fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a
inadequação da penalidade aplicada.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2300041
1008) 
c) O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 90 (noventa) dias, contados da
data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo,
quando as circunstâncias o exigirem.
d) A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar não interrompe a prescrição,
até a decisão final proferida por autoridade competente.
e) O prazo para julgamento será de 30 (trinta) dias, contados do recebimento do processo, no curso
do qual a autoridade julgadora poderá determinar diligências.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1604473
IDECAN - Adm (IF RR)/IF RR/2020
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
De acordo com as disposições da Lei 8.112/90 sobre o regime disciplinar dos servidores públicos,
analise as afirmativas a seguir:
 
I. A ação disciplinar prescreverá em 2 (dois) anos quanto às infrações puníveis com demissão,
cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão.
 
II. A ação disciplinar prescreverá em 180 (cento e oitenta) dias quanto à advertência.
 
III. A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição até a
decisão final proferida por autoridade competente.
 
Assinale
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1604473
1009) 
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1386188
FAUEL - Ec Lg (CM Apucarana)/CM Apucarana/2020
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Leia com atenção o texto abaixo:
 
“Este processo é um instrumento pelo qual a administração pública exerce seu poder-dever para apurar
as infrações funcionais e aplicar penalidades aos seus agentes públicos e àqueles que possuem uma
relação jurídica com a administração. Ele é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de
servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições
do cargo em que se encontre investida”.
 
A qual processo o texto apresentado se refere?
a) Processo Político-Legal.
b) Processo Público Organizacional.
c) Processo Judicial Municipal.
d) Processo Administrativo Disciplinar.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1386188
1010) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1140430
IBFC - TJ TRE PA/TRE PA/Administrativa/"Sem Especialidade"/2020
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Acerca do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/1990), analise as
afirmativas abaixo e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por
infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em
que se encontre investido.
( ) O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: inquérito administrativo, com a
publicação do ato que constituir a comissão; instauração, que compreende instrução, defesa e relatório;
e julgamento.
( ) O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis
designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3º do art. 143, que indicará, dentre
eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter
nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.
( ) O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da
data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando
as circunstâncias o exigirem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) F,V,V,F
b) V,F,V,V
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1140430
1011) 
c) F,V,F,V
d) V,F,V,F
www.tecconcursos.com.br/questoes/1976955
FUNDAPE - Ass Adm (UFAC)/UFAC/2020
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Conforme dispõe a Lei no. 8.112/90, no processo administrativo disciplinar, "A autoridade que
tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata,
mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa". Desse
modo, com base nos exatos termos da legislação mencionada, é correto afirmar que:
a) a apuração de irregularidade no serviço público poderá ser promovida por autoridade de órgão ou
entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica
para tal finalidade, a qual deve ser delegada definitivamente pelo Presidente da República;
b) as denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a
identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a
autenticidade;
c) mesmo quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a
denúncia não deverá ser arquivada, pois, nesses casos, a apuração faz-se necessária devido ao
princípio da supremacia do interesse público sobre o particular;
d) o prazo para conclusão da sindicância não excederá 60 (sessenta) dias, podendo ser prorrogado
por igual período, a critério da autoridade superior e havendo elementos de que o novo prazo é
fundamental;
e) sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de advertência,
suspensão, demissão ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de
processo disciplinar.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1976955
1012) 
1013) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1811213
ProGPe UFSCAR - Adm (UFSCAR)/UFSCAR/2019
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
De acordo com a Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, o processo disciplinar destinado a
apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha
relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido, deverá ser concluído no prazo de:
a) 90 (noventa) dias, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o
exigirem.
b) 30 (trinta) dias, admitida a sua prorrogação por 60 (sessenta) dias quando as circunstâncias o
exigirem.
c) 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão.
d) 90 (noventa) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão.
e) 60 (sessenta) dias, admitida a sua prorrogação por 30 (trinta) dias, quando as circunstâncias o
exigirem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1809412
CCS UFGD - Ass Adm (UFGD)/UFGD/2019
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Nos termos da Lei nº 8.112/1990, a ação disciplinar por infração punível com demissão
prescreverá em
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1811213
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1809412
1014) 
a) um ano.
b) dois anos.
c) três anos;
d) quatro anos.
e) cinco anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1981440
COPEVE (UFAL) - Odont (UFAL)/UFAL/2019
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Quanto ao Processo Administrativo Disciplinar, regido pela Lei nº 8.112, de 1990, é correto
afirmar que:
a) A investigação preliminar ou a sindicância investigativa são fases necessárias à instauração de
posterior processoadministrativo disciplinar
b) Segundo o STF, viola a garantia constitucional de ampla defesa a nomeação de defensor dativo
que não seja advogado ou formado em curso de ciências jurídicas (Direito)
c) A administração pública, quando for conveniente para o serviço, poderá converter a penalidade de
suspensão em multa
d) Apenas as penas de advertência e suspensão podem ser aplicadas ao servidor infrator. A pena de
demissão apenas pode ser aplicada em razão e após sentença judicial transitada em julgado
e) É vedada a aplicação da penalidade de cassação de aposentadoria ao servidor aposentado por ser
considerada cruel e degradante
www.tecconcursos.com.br/questoes/2079151
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1981440
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2079151
1015) 
1016) 
PRGP UNIFEI - Ass Adm (UNIFEI)/UNIFEI/2019
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
João, servidor público federal da Universidade Federal de Itajubá, cometeu falta administrativa ao
recusar fé a documentos públicos, tendo sido punido com a pena de advertência por escrito. Sem que
tenha ocorrido prescrição da penalidade aplicada, havendo reincidência na conduta:
a) a penalidade de advertência converter-se-á, após parecer da autoridade competente, em
suspensão pelo prazo de 30 (trinta) dias.
b) a penalidade de advertência converter-se-á, após parecer da autoridade competente, em multa na
proporção de 50% da remuneração do servidor, ficando este obrigado a permanecer em serviço.
c) a penalidade de advertência converter-se-á, automaticamente, em suspensão pelo prazo de 30
(trinta) dias.
d) a penalidade de advertência poderá ser convertida, de acordo com o interesse do servidor, em
suspensão ou multa na proporção de 50% da remuneração do servidor, ficando este obrigado a
permanecer em serviço.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2145243
CETAP - Moto (Pref Maracanã)/Pref Maracanã/Veículos Leves/CNH Categoria A e B/2019
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
De acordo com o art. 153, configura abandono de cargo a ausência intencional do funcionário ao
serviço por mais de:
a) 10 (dez) dias consecutivos.
b) 15 (quinze) dias alternados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2145243
1017) 
1018) 
c) 20 (vinte) dias consecutivos.
d) 30 (trinta) dias consecutivos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1589043
COMPERVE (UFRN) - Tec (UFRN)/UFRN/Laboratório/Anatomia e Necropsia/2019
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Segundo as disposições insertas no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº
8.112/90), a prescrição da ação disciplinar quanto à infração punível com destituição de cargo em
comissão é de
a) seis anos.
b) cinco anos.
c) três anos.
d) dois anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1811219
ProGPe UFSCAR - Adm (UFSCAR)/UFSCAR/2019
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Analise a seguinte situação hipotética: No departamento de fisioterapia da UFSCar campus
Sorocaba, foi instaurado um procedimento administrativo para apurar 2 (duas) ocorrências praticadas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1589043
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1811219
1019) 
pelo servidor público Silas Prudente, responsável pelo setor de estágio. Primeiramente, Mauro Marinho
relatou que o servidor Silas não executou nenhuma das ordens legítimas dadas por ele, seu chefe direto,
no que se refere às tarefas a serem realizadas no setor durante todo o mês de março de 2019, inclusive
o servidor negou-se veementemente a executá-las, configurando, assim, a insubordinação grave em
serviço. No último dia útil do aludido mês, o chefe Mauro Marinho realizou o registro do ocorrido,
repassando as informações aos seus superiores imediatos da instituição, e informou verbalmente o
servidor Silas do procedimento realizado, sendo muito ofendido fisicamente pelo servidor. As ofensas
físicas praticadas por Silas à chefia direta, por ter o mesmo registrado o descumprimento das tarefas,
não estando Silas agindo em legítima defesa ou de outrem naquele momento, foi presenciada por
diversas testemunhas. De acordo com a Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, no julgamento do
mérito do processo administrativo disciplinar da situação hipotética apresentada, nos casos das
ocorrências serem confirmadas, poderá(ão) ser aplicada(s) ao servidor Silas a(s) seguinte(s)
penalidade(s):
a) Em ambos os casos, demissão.
b) No primeiro caso, advertência e no segundo suspensão.
c) Em ambos os casos, suspensão por 90 dias, totalizando 180 dias de suspensão.
d) No primeiro caso, não cabe punição, no segundo caso, suspensão por 45 dias.
e) Em ambos os casos advertência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1745740
CSC IFPA - Adm (IF PA)/IF PA/2019
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Aquiles, servidor público há exatos 02 (dois anos), foi designado para presidir processo
administrativo disciplinar instaurado pela servidora Nina, autoridade competente, para apurar as
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1745740
irregularidades supostamente cometidas pelo servidor Cauby. Considerando a situação hipotética narrada
e as disposições legais e constitucionais acerca do processo administrativo disciplinar, julgue os itens a
seguir:
 
I- Aquiles poderá presidir o referido processo administrativo disciplinar, desde que sejam designados
mais outros dois servidores para comporem, junto com Aquiles, comissão processante.
 
II- A comissão de processo administrativo a ser designada para apurar os fatos imputados ao
servidor Cauby deve ser composta por 04 (quatro) membros, sendo um deles o secretário, no caso
de processo administrativo disciplinar de rito ordinário.
 
III- Se o servidor Cauby for processado criminalmente pelas irregularidades que supostamente
cometeu na condição de servidor público, não deve contra ele se instaurado processo administrativo
disciplinar, sob pena de o mencionado servidor ser punido duas vezes pelo mesmo fato.
 
 
IV- Se as irregularidades cometidas por Cauby consistirem em participar da gerência ou
administração de sociedade privada e inassiduidade habitual, estará Cauby sujeito a, no máximo, 30
dias de suspensão como penalidade.
a) Os itens I e II são verdadeiros.
b) Os itens I e IV são verdadeiros.
c) Os itens I, III e IV são verdadeiros.
d) Todos os itens são verdadeiros.
e) Todos os itens são falsos.
1020) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1672988
IUDS - PNS (CREA MG)/CREA MG/Engenharia Civil/2019
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Sobre o processo administrativo disciplinar, considere os itens a seguir com relação ao princípio
da verdade real:
 
I.Também chamado de princípio da verdade material, indica que a comissão disciplinar deve buscar,
na medida do possível, o que realmente teria acontecido, não se contentando apenas com aquela
versão dos fatos levada ao processo pelos envolvidos.
 
II. Desse princípio decorre que a Administração tem o poder-dever de tomar emprestado e de
produzir provas a qualquer tempo atuando de ofício ou mediante provocação, de modo a formar sua
convicção sobre a realidade fática em apuração.
 
III. Odete Medauar (2006) explícita que esse principio "se traduz na exigência de interpretação
flexível e razoável quanto a formas, para evitar que estas sejam vistas como um fim em si mesmas,
desligadas das verdadeiras finalidades do processo".
 
Está correto o que se afirma em:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1672988
1021) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1822132
ProGPe UFSCAR - Op (UFSCAR)/UFSCAR/Câmera de Cinema e TV/2019
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts.143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
De acordo com as disposições da Lei nº 8112, de 11 de dezembro de 1990, um processo
disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no
exercício de suas atribuições ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre
investido. Este processo é conduzido por comissão composta de 3 (três) servidores estáveis designados
pela autoridade competente, tendo as reuniões e as audiências das comissões caráter reservado. De
acordo com o art. 151 da referida lei, qual das alternativas abaixo apresenta o correto desenvolvimento
das fases de um processo disciplinar?
a) I. Inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório; II. Instauração, com a
publicação do ato que constituir a comissão; III. Julgamento.
b) I. Julgamento prévio com oitiva de testemunhas; II. Instauração de inquérito administrativo, com
defesa e relatório parcial; III. Relatório final e julgamento.
c) I. Instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão; II. Inquérito administrativo,
que compreende instrução, defesa e relatório; III. Julgamento.
d) I. Inquérito administrativo; II. Oitiva de testemunhas e relatório parcial; III. Julgamento.
e) I. Instauração, sem a publicação do ato que constituir a comissão; II. Inquérito administrativo,
que compreende instrução e defesa; III. Julgamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2058050
CPCP UTFPR - Asst (UTFPR)/UTFPR/Alunos/2019
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1822132
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2058050
1022) 
1023) 
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
De acordo com a Lei Federal 8.112/90, sobre o processo administrativo disciplinar, assinale a
alternativa correta.
a) O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de dois servidores estáveis ou não,
designados pela autoridade competente.
b) A Comissão terá como secretário servidor designado pelo seu presidente, não podendo a
indicação recair em um de seus membros.
c) Da sindicância, poderá resultar aplicação de penalidade de advertência ou suspensão ou
demissão.
d) O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 30 dias, admitida a sua
prorrogação por igual prazo.
e) As denúncias serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do
denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1746378
CSC IFPA - Asst (IF PA)/IF PA/Administração/2019
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Com base na Lei nº. 8.112/90 (Regime Disciplinar do Servidor Público), acerca da sindicância e
do processo administrativo disciplinar (PAD), julgue os itens a seguir.
 
I - O servidor público federal que for destituído de cargo em comissão por ter aplicado de forma
irregular o dinheiro publico, após o decurso do prazo de 05(cinco) anos, poderá retornar ao serviço
público, se for aprovado em novo concurso público.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1746378
 
II - O rito sumário do processo administrativo disciplinar apenas aplica-se à apuração das
irregularidades de inassiduidade habitual, acumulação ilícita de cargos públicos e abandono de
cargo.
 
III - O indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comissão para apresentar
defesa escrita, no prazo de 15 (quinze) dias, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição.
 
IV - Não poderá participar de comissão de sindicância ou de inquérito, cônjuge, companheiro ou
parente do acusado, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.
 
V - Da sindicância poderá resultar aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até
60(sessenta) dias.
 
A quantidade de itens CORRETOS é igual a:
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1746379
CSC IFPA - Asst (IF PA)/IF PA/Administração/2019
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1746379
1024) Com base na Lei nº. 8.112/90 (Regime Disciplinar do Servidor Público) julgue os itens a seguir:
 
I - O prazo para a interposição de pedido de revisão é de 30(trinta) dias, a contar da publicação ou
da ciência pelo interessado, da decisão recorrida.
 
II - No caso de acumulação ilegal de cargos de cargos públicos, o servidor será notificado para
apresentar opção e, se ele permanecer omisso, será instaurado procedimento administrativo
disciplinar sumário conduzido por comissão composta por 03(três) servidores estáveis.
 
III - É vedada a conversão da penalidade de suspensão em multa.
 
IV - O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas
atribuições. Contudo, esta última será afastada no caso de absolvição criminal que negue a
existência do fato ou sua autoria.
 
V - Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da
irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu
afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 30(trinta) dias, sem prejuízo da remuneração.
 
A quantidade de itens CORRETOS é igual a:
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
1025) 
1026) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/298013
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Recursos Humanos/Administração de Pessoal/2013
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Um servidor temporário é acusado de cometer infração disciplinar no curso da sua relação de
trabalho.
Nesse caso, os fatos serão apurados mediante
a) sindicância
b) inquérito
c) investigação
d) apuração
e) processo
www.tecconcursos.com.br/questoes/2690805
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Recursos Humanos/2010
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar (arts. 143 a 182 da Lei nº
8.112/1990)
Um servidor pertencente aos quadros de fundação pública federal, após sindicância instaurada
para apuração de ilícito a ele imputado, foi penalizado com suspensão por sessenta dias. Nessa hipótese,
a aplicação da pena disciplinar afigura-se
a) correta, pois o prazo máximo previsto em lei para a pena de suspensão é de noventa dias.
b) correta, já que a sindicância pode ensejar a aplicação da pena de suspensão por até sessenta
dias.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/298013
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2690805
1027) 
c) incorreta, pois a aplicação da pena de suspensão por mais de trinta dias pressupõe a instauração
de processo disciplinar.
d) incorreta, pois a aplicação da pena de suspensão por mais de trinta dias pressupõe a instauração
de ação penal cumulada com a sindicância.
e) incorreta, pois a suspensão pressupõe a reincidência em ilícito já apenado com disponibilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2463019
COPEVE (UFAL) - Ass Adm (IF AL)/IF AL/2023
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
O Regimento Jurídico Único do Servidor Público Federal prevê que a família do(a) servidor(a)
ativo(a) tem direito a receber o auxílio-reclusão em situações específicas. De acordo com a Lei nº 8.112,
de 11 de dezembro de 1990, o pagamento do benefício cessa quando
a) o cargo outrora ocupado pelo(a) servidor(a) for extinto por decreto.
b) o(a) dependente menor de idade ingressa no ensino superior.
c) o(a) servidor(a) for posto(a) em liberdade, ainda que condicional.
d) o(a) beneficiário(a) do(a) servidor(a) é condenado(a) em primeira instância.
e) o(a) cônjuge do(a) servidor(a) tomar posse em cargo, ainda que comissionado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2542341
COMPERVE (UFRN) - Ana (UFRN)/UFRN/Tecnologia da Informação/Desenvolvimento/2023
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2463019
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/25423411028) 
1029) 
À luz das normas previstas na Lei nº 8.112/90, o benefício do auxílio-natalidade é devido à
servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao menor vencimento do serviço
público, inclusive no caso de natimorto, sendo que, na hipótese de parto múltiplo, o valor será acrescido
de
a) cinquenta por cento, por nascituro.
b) vinte por cento, por nascituro.
c) quarenta por cento, por nascituro.
d) trinta por cento, por nascituro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2418723
COPEVE (UFAL) - Ass Alu (IF AL)/IF AL/2023
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Carmem, servidora pública, efetivada no cargo, regulada pela Lei nº 8.112/1990 e suas
alterações, entra com um pedido de licença por motivo de adoção de criança menor de um ano de idade.
Com base na legislação e orientações gerais do direito administrativo brasileiro, a servidora fará jus à
licença de
a) 60 dias, remunerada.
b) 90 dias, remunerada.
c) 90 dias, não remunerada.
d) 120 dias, remunerada.
e) 120 dias, não remunerada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2020992
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2418723
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2020992
1030) 
COMPEC UFAM - Ass (UFAM)/UFAM/Administração/2022
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Considere as seguintes assertivas sobre os benefícios, conforme previsto na Lei nº. 8.112/1990:
 
I. O auxílio-natalidade é devido à servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia
equivalente ao maior vencimento do serviço público, inclusive no caso de natimorto. Na hipótese de
parto múltiplo, o valor será acrescido de 100% (cem por cento), por nascituro.
 
II. O salário-família é devido ao servidor ativo ou ao inativo, por dependente econômico.
 
III. Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base
em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.
 
IV. Será licenciado, com remuneração proporcional, o servidor acidentado em serviço.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Existe uma assertiva correta.
b) Existem duas assertivas corretas.
c) Existem três assertivas corretas.
d) Existem quatro assertivas corretas.
e) Nenhuma assertiva está correta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2125305
VUNESP - APrev (PERUÍBEPREV)/PERUÍBEPREV/Benefícios/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2125305
1031) 
1032) 
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Depois de transcorridos sete anos do falecimento de um servidor público vinculado ao Regime
Próprio de Previdência Social, a viúva apresentou pedido de habilitação à pensão por morte por ele
legada. Ao apreciar o pleito, o gestor de previdência deverá
a) indeferi-lo, pois está caracterizada a decadência do direito à pensão.
b) deferi-lo, pagando à viúva os valores a ela devidos a partir do óbito do servidor.
c) indeferi-lo, pois está caracterizada a prescrição do direito à pensão.
d) deferi-lo, pagando à viúva apenas as parcelas a ela devidas a partir da data do requerimento.
e) deferi-lo, pagando à viúva apenas as parcelas não atingidas pela prescrição quinquenal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1982574
SUGEP UFRPE - Aud (UFRPE)/UFRPE/2022
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Nos termos da Seguridade Social do Servidor, prevista na Lei nº 8.112/90, com redação dada pela
Lei nº 10.667, de 14.5.2003, é correto afirmar:
a) A União assegurará ao servidor licenciado ou afastado sem remuneração a manutenção da
vinculação ao regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Público, mediante o recolhimento
mensal da respectiva contribuição, em diferente percentual devido pelos servidores em atividade,
incidente sobre a remuneração total do cargo a que faz jus no exercício de suas atribuições,
computando-se, para esse efeito, inclusive, as vantagens pessoais.
b) O Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União elenca um rol de benefícios a que faz jus
o servidor, bem como os seus dependentes, desde que preenchidos os requisitos legais, sendo,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1982574
1033) 
quanto ao servidor, previstos os benefícios de auxílio-reclusão, auxílio-funeral e salário-família.
c) Com relação aos benefícios de aposentadoria previstos pela seguridade social do servidor público
federal, devidamente disciplinada por lei, não serão estendidos aos inativos os benefícios ou
vantagens posteriormente concedidas aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes de
transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria.
d) Quando proporcional ao tempo de serviço, o provento poderá ser inferior a 1/3 (um terço) da
remuneração da atividade, desde que fundamentado na lei.
e) A lei prevê que o servidor ocupante de cargo em comissão que não seja, simultaneamente,
ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública direta, autárquica e fundacional terá
direito ao benefício de assistência à saúde do Plano de Seguridade Social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1919986
CETREDE - Ass (UFC)/UFC/Administração/2022
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
De acordo com a Lei nº 8.112, de 11 de Dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico
dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, os benefícios do
Plano de Seguridade Social do servidor compreendem, quanto ao dependente:
a) Licença por acidente em serviço; auxílio-funeral; auxílio-reclusão; e salário-família.
b) Aposentadoria vitalícia e temporária; auxílio-funeral; auxílio-reclusão; e assistência à saúde.
c) Pensão vitalícia e temporária; auxílio-funeral; auxílio-reclusão; e assistência à saúde.
d) Licença à gestante; salário-família; licença para tratamento de saúde; e auxílio natalidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2024883
COMPEC UFAM - Adm (UFAM)/UFAM/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1919986
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2024883
1034) 
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
A respeito da Seguridade Social, conforme previsto na Lei nº. 8.112/1990, analise as seguintes
afirmativas:
( ) A União manterá Plano de Seguridade Social para o servidor e sua família.
 
( ) O Plano de Seguridade Social visa a dar cobertura aos riscos a que estão sujeitos o servidor e sua
família, e compreende um conjunto de benefícios e ações que atendam às seguintes finalidades, dentre
outras, de garantir meios de subsistência nos eventos de doença, invalidez, velhice, acidente em serviço,
inatividade, falecimento, extradição e deportação.
 
( ) A aposentadoria compulsória será automática, e declarada por ato, com vigência a partir do dia
imediato àquele em que o servidor atingir a idade-limite de permanência no serviço ativo.
 
( ) A aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde, por período não
excedente a 12 (doze) meses.
 
( ) O lapso de tempo compreendido entre o término da licença e a publicação do ato da aposentadoria
será considerado como de prorrogação da licença.
 
Identificando com “V” as afirmativas verdadeiras e com “F” as falsas, assinale a alternativa que apresenta
a sequência CORRETA de cima para baixo:
a) V – F – F – V – V
b) F – F – V – F – F
1035) 
1036) 
c) V – F – V – V – V
d) F – V – V – F – V
e) V – F – V – F – V
www.tecconcursos.com.br/questoes/2483353
IBADE - AgAd (Costa Marques)/Pref Costa Marques/LC 030 11/2022
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Acerca das contribuições e benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor público (Art.
185), marque a opção correta.
a) Em relação aos dependentes, o plano assegura a aposentadoria e o salário-família
b) Em relaçãoao servidor, o plano assegura auxílio- funeral e auxílio-reclusão
c) Em relação ao servidor e ao dependente, o plano assegura assistência à saúde
d) A contribuição mensal do servidor ao Plano incidirá apenas sobre proventos
e) A contribuição mensal do servidor ao Plano é opcional e extemporânea
www.tecconcursos.com.br/questoes/2214075
FUNDEP - Tec (UFJF)/UFJF/Contabilidade/2022
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
De acordo com a Lei 8.112/1990, o servidor acidentado em serviço será licenciado, com
remuneração integral. Com respeito a esse fato, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2483353
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2214075
falsas.
 
( ) O servidor acidentado em serviço, que necessite de tratamento especializado, poderá ser
tratado em instituição privada, à conta de recursos públicos.
 
( ) O dano sofrido no percurso da residência para o trabalho e vice-versa não se equipara ao
acidente em serviço.
 
( ) Configura acidente em serviço o dano físico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione,
mediata ou imediatamente, com as atribuições do cargo exercido.
 
( ) O dano decorrente de agressão sofrida e não provocada pelo servidor no exercício do cargo não
se equipara ao acidente em serviço.
 
Assinale a sequência correta.
a) F V V F
b) V F F V
c) V F V F
d) V V F F
e) F V F V
www.tecconcursos.com.br/questoes/2187914
COC UFAC - Adm (UFAC)/UFAC/2022
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2187914
1037) 
1038) 
Não pode ser beneficiário de pensão por morte instituída por servidor público federal:
a) o cônjuge.
b) o cônjuge divorciado ou separado judicialmente ou de fato, com percepção de pensão alimentícia
estabelecida judicialmente.
c) o companheiro ou companheira que comprove união estável como entidade familiar.
d) o pai e a mãe que comprovem dependência econômica do falecido.
e) o filho saudável maior de 21 (vinte e um) anos, ainda que em formação acadêmica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2187915
COC UFAC - Adm (UFAC)/UFAC/2022
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
É benefício do Plano de Seguridade Social instituído em favor dos dependentes do servidor:
a) Licença-paternidade
b) Auxílio-natalidade
c) Salário-família
d) Aposentadoria
e) Auxílio-Reclusão
www.tecconcursos.com.br/questoes/2148242
IDECAN - Asst (IF PA)/IF PA/Administração/2022
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2187915
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2148242
1039) 
1040) 
Maria Joaquina, servidora pública federal, completou 70 (setenta) anos e foi comunicada pela
Administração Pública que seria aposentada compulsoriamente.
 
Nesse caso, é correto afirmar que
a) uma vez aposentada compulsoriamente, Maria Joaquina perceberá proventos proporcionais ao
tempo de contribuição.
b) a Administração Pública demorou na aposentação compulsória de Maria Joaquina, pois a lei
determina que aconteça com 65 (sessenta e cinco) anos.
c) a Administração Pública errou, pois Maria Joaquina, nessa idade, faz jus à aposentadoria por
invalidez.
d) Maria Joaquina somente poderia ser aposentada após completar 80 (oitenta) anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2096006
Instituto AOCP - Cont (IFNMG)/IFNMG/2022
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Maria, servidora pública federal, ativa em cargo técnico-administrativo, completará, daqui a dois
anos, 65 anos de idade e 30 anos de serviço público. Não há e nunca houve a presença de agentes
insalubres ou perigosos em sua função. Maria goza de plena saúde física e mental. De acordo com o que
dispõe a Lei nº 8.112/90 e a situação hipotética ora apresentada, assinale a alternativa correta a respeito
das possibilidades de aposentadoria para Maria.
a) Maria já pode se aposentar, voluntariamente, com proventos integrais.
b) Maria será aposentada compulsoriamente aos 75 anos, caso não se aposente voluntariamente
antes.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2096006
1041) 
c) Maria ainda não pode se aposentar, ainda que com proventos proporcionais ao tempo de serviço.
d) Maria somente poderá se aposentar, voluntariamente, quando completar 35 anos de serviço.
e) Maria poderá se aposentar, voluntariamente, com proventos integrais, somente quando completar
30 anos de serviço.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1826225
COMPEC UFAM - Ass (UFAM)/UFAM/Administração/2021
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
De acordo com a Lei nº. 8.112/1990, a pensão por morte será devida ao conjunto dos
dependentes do segurado que falecer, aposentado ou não, a contar da data:
a) do óbito, quando requerida em até 180 (cento e oitenta) dias após o óbito, para os filhos menores
de 18 (dezoito) anos, ou em até 100 (cem) dias após o óbito, para os demais dependentes.
b) da decisão judicial, na hipótese de morte presumida.
c) do óbito, quando requerida em até 180 (cento e oitenta) dias após o falecimento.
d) da decisão judicial, na hipótese de morte civil.
e) do óbito, de modo que a pensão poderá ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo tão-
somente as prestações exigíveis há mais de 5 (cinco) anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1854266
PRORH UFTM - Enf (UFTM)/UFTM/Trabalho/2021
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1826225
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1854266
1042) 
1043) 
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
A reversão do servidor será efetivada no interesse da administração, observados os seguintes
requisitos, EXCETO:
a) O servidor tenha solicitado a reversão e era estável quando na atividade.
b) A aposentadoria tenha sido voluntária.
c) Haja cargo vago.
d) A aposentadoria tenha ocorrido nos três anos anteriores à solicitação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1955032
PR4 (UFRJ) - Adm (UFRJ)/UFRJ/Geral/2021
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
De acordo com o art. 188 da Lei nº 8.112/1990 é vedada a acumulação remunerada de cargos
públicos. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A proibição de acumular estende-se a cargos, empregos e funções em autarquias, fundações
públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista da União, do Distrito Federal, dos
Estados, dos Territórios e dos Municípios.
b) O disposto neste artigo também se aplica à remuneração devida pela participação em conselhos
de administração e fiscal das empresas públicas e sociedades de economia mista, das suas
subsidiárias e controladas, bem como de quaisquer empresas ou entidades em que a União, direta ou
indiretamente, detenha participação no capital social, observado o que, a respeito, dispuser legislação
específica.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1955032
1044) 
c) A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de
horários.
d) Considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou emprego público
efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações
forem acumuláveis na atividade.
e) O servidor vinculado ao regime desta Lei que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando
investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo
na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada
pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2166904
FCM - CEFETMINAS - Med (CEFET MG)/CEFET MG/Cardiologista/2021
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor(arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Em relação à concessão de pensão a dependentes do servidor efetivo, maiores de 21 anos, é
correto afirmar que
a) será isenta de recolhimento de imposto de renda.
b) deverá se basear em doença congênita invalidante.
c) trata-se de um benefício vitalício, concedido apenas enquanto durar a invalidez.
d) será concedida desde que o dependente não tenha exercido atividade remunerada.
e) trata-se de um benefício temporário, concedido não apenas aos filhos legítimos do servidor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2166905
FCM - CEFETMINAS - Med (CEFET MG)/CEFET MG/Cardiologista/2021
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2166904
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2166905
1045) 
1046) 
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Para a concessão de remoção do servidor por motivo relacionado à sua saúde ou de seus
dependentes legais, é imprescindível que
a) o requerente já tenha cumprido o período de estágio probatório previsto em lei.
b) a pessoa portadora da doença que motiva o pleito resida na atual cidade de lotação do servidor.
c) os fatores socioambientais da localidade de origem sejam adversos à condição patológica
apresentada.
d) a doença esteja sujeita a controle clínico periódico que não possa ser realizado na atual localidade
de lotação do servidor.
e) a doença, comprovada por documentação médica, conste do rol previsto no parágrafo 1º, artigo
186 da Lei 8.112/90.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1826456
COMPEC UFAM - Ass Soc (UFAM)/UFAM/2021
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Os benefícios do Plano de Seguridade Social do Servidor compreendem, dentre outros, conforme
a Lei nº. 8.112/1990, os relacionados a seguir, EXCETO o(a):
a) auxílio-invalidez.
b) aposentadoria.
c) auxílio-natalidade.
d) salário-família.
e) licença para tratamento de saúde.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1826456
1047) 
1048) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2166889
FCM - CEFETMINAS - Med (CEFET MG)/CEFET MG/Cardiologista/2021
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Durante o acompanhamento pericial do servidor afastado para tratamento de saúde por Junta
Médica Oficial, esta poderá propor a aposentadoria por invalidez a qualquer momento, mesmo antes de
completados os 24 meses de afastamento, ininterruptos ou não, previstos na Lei nº 8.112/90, uma vez
confirmada a impossibilidade de retorno às atividades laborais.
 
São situações que permitem esse enquadramento, EXCETO:
a) Fratura da coluna lombar, secundária à osteíte deformante.
b) Quadro demencial moderado secundário à psicopatia crônica.
c) Neoplasia recidivante ou que apresente metástases a distância.
d) Doença de Parkinson com escore igual a 15 pontos pela tabela Webster.
e) Sequela pós-tuberculose tratada adequadamente, com evidência de comprometimento de 60% da
função pulmonar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1516182
RBO - ARH (CRO SP)/CRO SP/2020
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Conforme a Lei nº 8.112/90, os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor
compreendem, quanto ao servidor, o seguinte item:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2166889
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1516182
1049) 
a) auxílio-funeral.
b) auxílio-reclusão.
c) assistência à saúde.
d) pensão vitalícia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1499515
IBADE - Aud (SL D'Oeste)/Pref S Luzia D'Oeste/2020
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
O Artigo 229 da Lei 8.112/1990 que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis
da União, define o direito ao pagamento auxilio- reclusão à família do servidor ativo e define alguns
valores. Conforme previsto no Artigo 229 e seus parágrafos sobre o auxílio reclusão, é correto afirmar
que:
a) será pago 2/3 da remuneração durante o afastamento, em virtude de condenação, por sentença
definitiva, a pena que determine a perda de cargo.
b) o pagamento do auxílio-reclusão cessará a partir do dia imediato àquele em que o servidor for
posto em liberdade, ainda que condicional.
c) será pago metade da remuneração quando afastado por motivo de prisão, em flagrante ou
preventiva, determinada pela autoridade competente, mas não enquanto perdurar a prisão.
d) no caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior
remuneração.
e) o auxílio será pago no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, por meio de procedimento sumaríssimo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1499515
1050) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1720464
Marinha - QT (Marinha)/Marinha/Direito/2020
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
De acordo com a Lei 8.112/90, assinale a opção INCORRETA:
a) Acarretará perda da qualidade de beneficiário, no caso do cônjuge pensionista, o decurso de 4
meses, se o óbito ocorrer sem que o servidor tenha vertido 18 contribuições mensais ou se o
casamento ou a união estável tiverem sido iniciados em menos de 2 anos antes do óbito do servidor.
b) No ato de requerimento de benefícios previdenciários, não será exigida apresentação de termo de
curatela de titular ou de beneficiário com deficiência, observados os procedimentos a serem
estabelecidos em regulamento.
c) O exercício de atividade remunerada, inclusive na condição de microempreendedor individual, não
impede a concessão ou manutenção da cota da pensão de dependente com deficiência intelectual ou
mental ou com deficiência grave.
d) A pensão por morte será devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer,
aposentado ou não, a contar da data do óbito, quando requerida em até 90 dias após o óbito, para os
filhos menores de 16 anos.
e) Ajuizada a ação judicial para reconhecimento da condição de dependente, este poderá requerer a
sua habilitação provisória ao benefício de pensão por morte, exclusivamente para fins de rateio dos
valores com outros dependentes, vedado o pagamento da respectiva cota até o trânsito em julgado
da respectiva ação, ressalvada a existência de decisão judicial em contrário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1499516
IBADE - Aud (SL D'Oeste)/Pref S Luzia D'Oeste/2020
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1720464
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1499516
1051) 
1052) 
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Acerca do pagamento de Auxílio- Funeral, previsto no Artigo 226 da Lei 8.112, podemos afirmar
que:
a) o auxílio- funeral é devido à família do servidor falecido em atividade ou aposentado referente a
um mês da remuneração ou provento.
b) o auxílio–funeral será pago à família do servidor falecido em atividade ou aposentado equivalente a
03 (três) meses de remuneração ou provento.
c) o pagamento será efetuado mensalmente a uma pessoa designada pela família.
d) o pagamento não será efetuado se o funeral for custeado por terceiros.
e) o pagamento será efetuado inclusive por morte do cônjuge, companheiro ou dependente
econômico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1115417
CSEP IFPI - Ass Alu (IF PI)/IF PI/2019
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Marque o item em que não há prescrição da perda da qualidade de beneficiário do servidor
público dos direitos de seguridade social: 
a) O beneficiário faz 18 anos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1115417
1053) 
b) A anulação do casamento para o cônjuge, quando a decisão ocorrer após a concessão da pensão
ao referido consorte.
c) Cessação da invalidez para o caso do beneficiário inválido.
d) Acumulação de pensão.
e) O seu falecimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1588894
COMPERVE (UFRN) - Adm (UFRN)/UFRN/2019
Direito Administrativo - Da Seguridade Socialdo Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
À luz do que estabelecem as normas previstas no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis
da União (Lei nº 8.112/90), contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade
a) o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal.
b) os afastamentos para gozo de licenças por convocação para o serviço militar.
c) o tempo de afastamento para participar de júri e outros serviços obrigatório por lei.
d) os afastamentos para gozo de licença à gestante, à adotante e à paternidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1588902
COMPERVE (UFRN) - Adm (UFRN)/UFRN/2019
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1588894
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1588902
1054) 
1055) 
O Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90) elenca um rol de
benefícios a que faz jus o servidor, bem como os seus dependentes, desde que preenchidos os requisitos
legais. Nos termos da referida lei, são benefícios previstos no plano de seguridade social, quanto ao
servidor:
a) a pensão vitalícia, a aposentadoria e a licença à gestante.
b) a aposentadoria, o auxílio-reclusão e a licença-paternidade.
c) o auxílio-funeral, a pensão vitalícia e a licença para tratamento de saúde.
d) o auxílio-natalidade, a licença por acidente em serviço e o salário-família.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1298369
DECEx - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Administração/2019
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
São benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor
a) aposentadoria; auxílio-natalidade; salário-família; licença para tratamento de saúde.
b) pensão vitalícia e temporária, auxílio-funeral, auxílio-reclusão e aposentadoria.
c) auxílio-reclusão, pensão vitalícia e temporária, salário-família e aposentadoria.
d) assistência à saúde, auxílio-funeral, salário-família e aposentadoria.
e) auxílio-funeral, auxílio-natalidade; salário-família; licença para tratamento de saúde.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1298369
1056) 
1057) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1018402
IDECAN - Ass Adm (UNIVASF)/UNIVASF/2019
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Ao servidor público federal e à sua família é garantido o Plano de Seguridade Social, o qual será
mantido pela União. Assinale a alternativa que não contém um benefício do Plano de Seguridade Social.
a) Auxílio-alimentação.
b) Aposentadoria.
c) Licença para tratamento de saúde.
d) Auxílio-natalidade.
e) Licença por acidente em serviço.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1604609
COMPEC UFAM - Arqueó (UFAM)/UFAM/2019
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
A respeito dos benefícios, de acordo com a Lei nº. 8.112/90 analise as afirmativas, identificando
com V as verdadeiras e com F as falsas:
 
( ) O auxílio-natalidade é devido à servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia
equivalente ao maior vencimento do serviço público, salvo no caso de natimorto.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1018402
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1604609
 
( ) O salário-família é devido ao servidor ativo, inativo ou em disposição, por dependente
econômico.
 
( ) Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base
em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.
 
( ) Será concedida licença à servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem
prejuízo da remuneração. No caso de nascimento prematuro, a licença terá início a partir do parto.
 
( ) Será licenciado, com remuneração proporcional aos danos sofridos, o servidor acidentado em
serviço.
 
Assinale a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
a) V – V – V – F – V
b) V – F – V – F – F
c) F – F – V – V – F
d) F – V – F – V – F
e) F – V – F – V – V
www.tecconcursos.com.br/questoes/1588907
COMPERVE (UFRN) - Adm (UFRN)/UFRN/2019
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1588907
1058) 
1059) 
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
O auxílio-natalidade é devido ao servidor por motivo de nascimento de filho, em quantia
equivalente ao menor vencimento do serviço público, inclusive no caso de natimorto. Consideradas as
normas previstas no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), na
hipótese de parto múltiplo, o valor do auxílio- natalidade será acrescido de
a) quarenta porcento, por nascituro.
b) cinquenta porcento, por nascituro.
c) trinta porcento, por nascituro.
d) sessenta porcento, por nascituro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1811218
ProGPe UFSCAR - Adm (UFSCAR)/UFSCAR/2019
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Considerando as disposições da Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, analise as afirmativas
apresentadas a seguir:
I. A aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde, por período
não excedente a 24 (vinte e quatro) meses.
II. O auxílio-natalidade é devido à servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia
equivalente ao maior vencimento do serviço público, inclusive no caso de natimorto.
 
III. O salário-família é devido ao servidor ativo ou ao inativo, por dependente econômico.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1811218
1060) 
 
IV. Será licenciado, com remuneração integral, o servidor acidentado em serviço.
V. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor
equivalente a 3 (três) meses da remuneração ou provento.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
a) II e V.
b) II, III e V.
c) I, III e IV.
d) I e V.
e) II.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1892527
Com. Org. (IFSP) - Med (IF SP)/IF SP/Psiquiatra/2019
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
O parágrafo 1º do artigo 186 da lei número 8.112/1990 estabelece os aspectos das doenças para
aposentadoria dos servidores públicos federais:
 
Consideram-se doenças graves, contagiosas ou incuráveis, a que se refere o inciso I deste artigo,
tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltípla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso
no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e
incapacitante, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avançados do mal de Paget
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1892527
1061) 
(osteíte deformante), Síndrome de Imunodeficiência Adquirida - AIDS, e outras que a lei indicar, com
base na medicina especializada.
 
É correto afirmar que a alienação mental:
a) classifica os transtornos mentais passíveis de aposentadoria sem necessidade da comprovação da
gravidade clínica e/ou apresentação clínica.
b) deve ser avaliada sempre na fase crônica da doença, independente da recuperabilidade
terapêutica e da reabilitação funcional,
c) inclui todos os transtornos (neuro)psiquiátricos graves, persistentes e incapacitante, que
interferem na sanidade mental.
d) permite a prática de atividades funcionais apesar dos riscos para si e terceiros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1604610
COMPEC UFAM - Arqueó (UFAM)/UFAM/2019
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Relacionam-se a seguir benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor quanto ao seu
dependente, nos exatos termos da Lei nº. 8.112/90, EXCETO:
a) auxílio-reclusão
b) auxílio-funeral
c) salário-família
d) assistência à saúde
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1604610
1062) 
1063) 
e) pensão vitalícia e temporária
www.tecconcursos.com.br/questoes/1588910
COMPERVE (UFRN)- Adm (UFRN)/UFRN/2019
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
Um servidor público lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi afastado por
motivo de sua prisão preventiva decretada pela autoridade competente. De acordo com o que
estabelecem as normas expressas na Lei nº 8.112/90, enquanto perdurar essa prisão preventiva, à
família do servidor é devido o Auxílio-Reclusão, no valor correspondente a
a) um quinto da remuneração.
b) dois terços da remuneração.
c) dois quintos da remuneração.
d) um terço da remuneração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1892532
Com. Org. (IFSP) - Med (IF SP)/IF SP/Psiquiatra/2019
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
O parágrafo 1º do artigo 186 da lei número 8.112/1990 estabelece os aspectos das doenças para
aposentadoria dos servidores públicos federais: Consideram-se doenças graves, contagiosas ou
incuráveis, a que se refere o inciso I deste artigo, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla,
neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1588910
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1892532
1064) 
doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondiloartrose anquilosante, nefropatia
grave, estados avançados do mal de Paget (osteite deformante), Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
- AIDS, e outras que a lei indicar, com base na medicina especializada.
 
Dentre os transtornos mentais classificados na alienação mental, encontram-se os seguintes:
a) Psicose epiléptica refratária, esquizofrenias crônicas e residuais e transtorno mental orgânico.
b) Retardos mentais graves e profundos, transtornos somatoformes e transtorno afetivo/do humor
grave e refratário.
c) Síndromes demenciais irreversíveis, retardos mentais leves e moderados e transtornos de
personalidades.
d) Transtorno obsessivo-compulsivo, síndromes demenciais reversíveis e esquizofrenias funcionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1555316
CETREDE - Fisc T (Pref Pacujá)/Pref Pacujá/2019
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
De acordo com a Lei.8.112/90, o Plano de Seguridade Social visa dar cobertura aos riscos a que
estão sujeitos o servidor e sua família. Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor
compreendem quanto ao
 
I. servidor: garantia de condições individuais e ambientais de trabalho satisfatórias.
II. servidor: assistência à saúde.
III. dependente: assistência à saúde
IV. dependente: auxilio- natalidade.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1555316
1065) 
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
a) I – II – III.
b) I – II – III – IV.
c) I – II – IV.
d) I.
e) II.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1899463
CEPS UFPA - Med (UFPA)/UFPA/Medicina do Trabalho/2019
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
De acordo com o art.1° 186 da Lei 8.112/1990, são doenças que permitem aos seus portadores a
isenção de imposto de renda sobre proventos de aposentadoria, reforma ou pensão:
a) Alienação mental, Apendicite aguda, Doença de Parkinson.
b) Alienação mental, Cardiopatia grave; Esclerose múltipla.
c) Doença de Parkinson, Cegueira, Apendicite aguda.
d) Esclerose múltipla, Doença de Parkinson, Hepatite C.
e) Cegueira, Esclerose múltipla, Hepatite C.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1589047
COMPERVE (UFRN) - Tec (UFRN)/UFRN/Laboratório/Anatomia e Necropsia/2019
Direito Administrativo - Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230 da Lei nº
8.112/1990)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1899463
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1589047
1066) 
1067) 
O cônjuge de um servidor que veio a óbito requereu administrativamente o benefício da pensão
por morte. A requerente estava com a idade de 32 (trinta e dois) anos na data do óbito do servidor.
Considerando as disposições expressas na Lei nº 8.112/90, o benefício requerido poderá ser concedido,
caso preenchidos todos os requisitos legais, por um período máximo de
a) vinte anos.
b) seis anos.
c) quinze anos.
d) dez anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2494612
Instituto Consulplan - Asst (IF PA)/IF PA/Alunos/2023
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Sobre a Lei nº 8.112/1990, que institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União,
analise as afirmativas a seguir.
 
I. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo
resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa, sem
ressarcimento de todas as vantagens.
 
II. A exoneração de cargo em comissão e a dispensa de função de confiança ocorrerá por decisão
da autoridade competente ou a pedido.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2494612
1068) 
III. São espécies de indenização ao servidor a ajuda de custo, as diárias, o transporte e o auxílio-
moradia.
 
IV. O servidor investido em mandato eletivo ou classista não poderá ser removido ou redistribuído
de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.
 
Está correto o que se afirma apenas em
a) I e III.
b) II e IV.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2566918
Instituto AOCP - PEBTT (IF MA)/IF MA/Administração/2023
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações
públicas federais, assinale a alternativa correta de acordo com a Lei Federal nº 8.112/1990.
a) Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a
estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e sua
capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.
b) O servidor habilitado, empossado e estável pode perder o cargo em virtude de sentença judicial
recorrível ou de processo administrativo disciplinar, mesmo que não lhe tenha sido assegurada ampla
defesa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2566918
1069) 
c) A nomeação para cargo público ocorre com a assinatura do respectivo termo, no qual deverão
constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado.
d) É de 24 (vinte e quatro) meses, contados da data da posse, o prazo máximo para o servidor
empossado entrar em efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de
confiança.
e) Para investidura em cargo público, exige-se idade mínima de 21 (vinte e um) anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2542335
COMPERVE (UFRN) - Ana (UFRN)/UFRN/Tecnologia da Informação/Desenvolvimento/2023
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
À luz do que dispõe o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90),
analise as afirmativas abaixo.
 
I O servidor cumprirá jornada de trabalho, devendo ser respeitada a duração máxima do trabalho
semanal de quarenta horas, e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas
diárias, respectivamente.
 
II A Licença Por Motivo de Afastamento do Cônjuge será concedida por prazo determinado e sem
remuneração.
 
III O estágio probatório não ficará suspenso durante o afastamento do servidor para servir em
organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2542335
1070) 
IV Será concedida ajuda de custo àquele que, não sendo servidor da União, for nomeado para cargo
em comissão, com mudança de domicílio.
 
Das afirmativas, estão corretas
a) I e IV.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2559508
IBADE - Ana Prev (RBPREV)/RBPREV/Contador/2023
DireitoAdministrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Os servidores públicos são empregados de uma administração pública e remunerados pelas
arrecadações obtidas com pagamentos de impostos. Dentre direitos e deveres dos servidores públicos,
marque a alternativa INCORRETA.
a) Os servidores públicos devem zelar pelo material de trabalho e patrimônio público
b) É necessário possuir nacionalidade brasileira para ser investido em cargo público
c) A observância das normas legais são de obrigação da chefia imediata de cada setor, não
competindo aos demais servidores
d) O direito à ampla defesa em caso de processo administrativo é um dos direitos assegurados ao
servidor público
e) A vacância do cargo público decorrerá de readaptação
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2559508
1071) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2365896
IBFC - Ass (UFPB)/UFPB/Administração/2023
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Com base na Lei nº 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis
Federais), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
 
( ) A Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado, das autarquias, inclusive
as em regime especial, e das fundações públicas estaduais.
 
( ) É permitida a prestação de serviços gratuitos, em qualquer hipótese.
 
( ) Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação
própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em
comissão.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V - V - V
b) V - V - F
c) V - F - V
d) F - F - V
e) F - F - F
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2365896
1072) 
1073) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2340034
FCC - AJ TRT18/TRT 18/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2023
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Nos termos da Lei nº 8.112/1990,
a) a remoção do servidor está condicionada à mudança de sede.
b) a redistribuição é processo previsto para cargos de provimento efetivo e em comissão.
c) o servidor estável inabilitado em estágio probatório relativo a outro cargo será submetido à
recondução ao cargo anteriormente ocupado, desde que não provido.
d) a reintegração é a reinvestidura do servidor estável ou em estágio probatório.
e) a reversão é o processo que alcança servidores ativos e aposentados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2494420
Instituto Consulplan - Adm (IF PA)/IF PA/2023
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Analise as afirmativas a seguir e assinale a INCORRETA.
a) Entende-se como servidor público a pessoa legalmente investida em cargo público.
b) Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, devem ser criados por meio de portarias e
com denominação incurial.
c) É proibido ao servidor promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição,
bem como coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou
sindical, ou a partido político.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2340034
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2494420
1074) 
d) Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé por parte do agente público, aplicar-se-á a
pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos
cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2295570
FCM - CEFETMINAS - Ag Faz (Contagem)/Pref Contagem/2023
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Avalie as afirmações a seguir sobre o regime dos servidores públicos.
 
I - A investidura em cargo público pode ocorrer com a posse ou com a nomeação.
 
II - Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação
própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em
comissão.
 
III - O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou
de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.
 
IV - As disposições da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) deverão ser observadas além do
estatuto legal específico, no tocante aos direitos e deveres dos servidores.
 
Está correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2295570
1075) 
d) III e IV.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2366441
IBFC - Adm (UFPB)/UFPB/2023
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Assinale a alternativa correta, consoante as disposições da Lei nº 8.112/90 (Regime
Jurídico dos Servidores Públicos Civis Federais).
a) São requisitos básicos para investidura em cargo público: nacionalidade brasileira; o gozo dos
direitos políticos; a quitação com as obrigações militares e eleitorais; nível de escolaridade exigido
para o exercício do cargo; idade mínima de vinte e um anos e aptidão física e mental
b) Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público
para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são
portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 10% (dez por cento) das vagas oferecidas no
concurso
c) As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais não poderão prover
seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os
procedimentos da Lei
d) O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder
e) A investidura em cargo público ocorrerá com a nomeação
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2366441
1076) 
1077) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2651055
COMPEC UFAM - Adm (UFAM)/UFAM/2023
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Acerca das disposições gerais da Lei nº. 8.112/1990, assinale a alternativa INCORRETA:
a) O Dia do Servidor Público será comemorado a vinte e oito de outubro.
b) Considera-se sede o município onde a repartição estiver instalada e onde o servidor tiver
exercício, ainda que em caráter temporário.
c) Por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, o servidor não poderá ser
privado de quaisquer dos seus direitos, sofrer discriminação em sua vida funcional, nem se eximir do
cumprimento de seus deveres.
d) Consideram-se da família do servidor, além do cônjuge e filhos, quaisquer pessoas que vivam às
suas expensas e constem do seu assentamento individual.
e) Os prazos previstos Lei nº. 8.112/1990 serão contados em dias corridos, excluindo-se o dia do
começo e incluindo-se o do vencimento, ficando prorrogado, para o primeiro dia útil seguinte, o prazo
vencido em dia em que não haja expediente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2545257
COMPERVE (UFRN) - Tec (UFRN)/UFRN/Enfermagem/2023
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Considerando o que expressamente dispõe o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da
União (Lei nº 8.112/90), analise as afirmativas abaixo.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2651055
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2545257
1078) 
I Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em
portaria.
 
II Reversão é uma das formas de provimento em cargos públicos.
 
III Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura
organizacional que devem ser cometidas a um servidor.
 
IV O Plano de Seguridade Social do servidor prevê os benefícios que podem ser concedidos ao
dependente, dentre os quais, o salário-família.
 
Das afirmativas,estão corretas
a) II e III.
b) I e II.
c) III e IV.
d) I e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2374080
COPERVE UFSC - Ass (UFSC)/UFSC/Alunos/2022
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
No tocante ao Regime Disciplinar dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das
fundações públicas federais, estabelecido pela Lei no 8.112/90 e suas alterações, indique se as
afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta, de cima para baixo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2374080
1079) 
 
( ) É dever do servidor cumprir as ordens superiores, mesmo que manifestamente ilegais.
 
( ) Ao servidor é proibido retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer
documento ou objeto da repartição.
 
( ) As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.
 
( ) Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-
-se a ser submetido à inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os
efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.
 
a) F – F – V – F
b) V – F – F – V
c) F – V – V – V
d) F – V – F – F
e) V – V – V – F
www.tecconcursos.com.br/questoes/2212796
FUNDEP - Aud (UFJF)/UFJF/2022
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Em relação às regras constantes na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre
o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas
federais, assinale a alternativa incorreta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2212796
1080) 
a) Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo
resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou
judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
b) Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com
ou sem mudança de sede.
c) É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do
mesmo poder, ou entre servidores dos três poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e
as relativas à natureza ou ao local de trabalho.
d) O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora,
exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão administrativa ou judicial.
e) As vantagens pecuniárias não serão computadas, nem acumuladas, para efeito de concessão de
quaisquer outros acréscimos pecuniários ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2374073
COPERVE UFSC - Ass (UFSC)/UFSC/Alunos/2022
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Com base na Lei no 8.112/90 e suas alterações, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras
(V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
 
( ) A nacionalidade brasileira, o gozo dos direitos políticos e a idade mínima de 18 anos estão entre
os requisitos básicos para a investidura em cargo público.
 
( ) A nomeação será feita em caráter efetivo para cargos de confiança vagos.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2374073
1081) 
( ) Reversão é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis
com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção
médica.
 
( ) Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com
ou sem mudança de sede.
 
a) V – F – F – V
b) V – V – F – F
c) F – F – V – V
d) V – F – V – F
e) F – V – F – V
www.tecconcursos.com.br/questoes/2072338
FUNDATEC - Téc (IF RS)/IF RS/Laboratório/Eletrotécnica/2022
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Com base nos termos da Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores
públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, analise as assertivas abaixo:
 
I. A quitação com as obrigações militares e eleitorais é requisito básico para investidura em cargo
público.
 
II. A reintegração é forma de provimento em cargo público.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2072338
1082) 
III. A investidura em cargo público ocorrerá com a aprovação em concurso público.
 
Quais estão corretas?
a) Apenas III.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2105401
CEPS UFPA - Ass (UFPA)/UFPA/Administração/2022
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Quanto ao regime disciplinar disposto na Lei 8.112/90, a que estão submetidos os servidores
públicos federais, é correto afirmar:
a) A inobservância dos deveres legais arrolados no art.116 constitui infração funcional e acarreta
para o servidor sanções disciplinares relacionadas a uma penalidade específica de suspensão.
b) A reincidência das faltas do servidor público punidas com advertência enseja a aplicação de pena
de suspensão.
c) São caracterizados como deveres do servidor: ser leal às instituições a que servir; observar as
normas legais e regulamentares e cumprir as ordens superiores, mesmo as manifestamente ilegais.
d) Na aplicação de penalidades serão consideradas somente a natureza e a gravidade da infração
cometida, sendo irrelevantes para a administração os danos causados ao serviço público.
e) O servidor não possui o dever de representação contra seu superior em situações de ilegalidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2105401
1083) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2374030
COPERVE UFSC - Ass (UFSC)/UFSC/Administração/2022
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Considerando o disposto na Lei no 8.112/90, que trata do Regime Jurídico dos Servidores Públicos
Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, identifique se as afirmativas abaixo são
verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para
baixo.
 
( ) Do direito de petição, cabe pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou
proferido a primeira decisão, podendo ser renovado.
 
( ) Ao servidor é proibido cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o
desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado.
 
( ) O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando
investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo
na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles,
declarada pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos.
 
( ) A administração deverá rever seus atos, em até 5 (cinco) anos, quando eivados de ilegalidade.
 
( ) As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso
de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse
período, praticado nova infração disciplinar.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2374030
1084) 
 
a) V – F – V – V – F
b) F – V – F – F – V
c) V – V – F – V – F
d) F – V – V – F – V
e) F – F – V – F – F
www.tecconcursos.com.br/questoes/2378178
COPERVE UFSC - Tec (UFSC)/UFSC/Agropecuária/2022
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Com base na Lei no 8.112/90 e suas alterações, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras
(V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
 
( ) A nacionalidade brasileira, o gozo dos direitos políticose a idade mínima de 18 anos estão entre os
requisitos básicos para a investidura em cargo público.
 
( ) A nomeação será feita em caráter efetivo para cargos de confiança vagos.
 
( ) Reversão é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis
com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção
médica.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2378178
1085) 
( ) Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com
ou sem mudança de sede.
 
a) V – F – F – V
b) V – V – F – F
c) F – F – V – V
d) V – F – V – F
e) F – V – F – V
www.tecconcursos.com.br/questoes/2219569
Marinha - QT (Marinha)/Marinha/Direito/2022
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Sobre o tema Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, coloque F (falso) ou V
(verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção correta.
 
( ) É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem
prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a
carreira na qual era anteriormente investido.
 
( ) Havendo candidato aprovado em certame para formação de reserva, a Administração Pública
tem o dever de prorrogar o prazo de validade do concurso público.
 
( ) É inconstitucional o aproveitamento de servidor aprovado em concurso público que exige
formação de nível médio em cargo que pressuponha escolaridade superior.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2219569
1086) 
 
( ) Servidor estável investido em cargo público federal em virtude de habilitação em concurso
público poderá desistir do estágio probatório e ser reconduzido ao cargo inacumulável de que foi
exonerado, a pedido.
 
( ) O servidor público ocupante de cargo comissionado sem vínculo efetivo com a administração
pública pode ser readaptado caso exista, no mesmo órgão público, cargo de atribuições e
responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou
mental.
a) (V) (F) (V) (F) (V)
b) (V) (F) (F) (V) (V)
c) (F) (V) (V) (F) (F)
d) (F) (V) (F) (V) (V)
e) (V) (F) (V) (V) (F)
www.tecconcursos.com.br/questoes/2122934
IBADE - Cont (CRC RO)/CRC RO/2022
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Assinale a alternativa que esteja em desacordo com as regras dos serviços públicos.
a) O servidor investido em mandato eletivo ou classista não poderá ser removido ou redistribuído de
ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.
b) Poderá ser concedida licença por prazo indeterminado e sem remuneração, ao servidor para
acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para
o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2122934
1087) 
c) Poderá o servidor ausentar-se do serviço pelo período comprovadamente necessário para
alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias.
d) Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por 7 (sete) dias consecutivos
em razão de casamento.
e) O tempo em que o servidor esteve aposentado será contado apenas para nova aposentadoria.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1361839
CESGRANRIO - PPNS (PETROBRAS)/PETROBRAS/Direito/2011
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
A respeito do regime de responsabilidade dos servidores públicos federais, é correto afirmar que
a) os atos de improbidade administrativa sujeitam os agentes públicos à indisponibilidade de bens, à
cassação de direitos políticos, ao ressarcimento ao erário e à perda da função pública.
b) os agentes públicos, desde que atuando nessa qualidade, respondem objetivamente por danos
causados a terceiros.
c) a responsabilidade administrativa não subsiste diante da absolvição criminal por insuficiência
probatória.
d) a lei estabelece prazos prescricionais para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não,
que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento.
e) a obrigação de reparar extingue-se com a morte do servidor e não se transmite a herdeiros, em
caso de responsabilidade civil por dano causado ao erário.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1361839
1088) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2670700
CESGRANRIO - Tec DACTA (DECEA)/DECEA/Tradutor e Intérprete/2009
Língua Inglesa (Inglês)
TEXT I
 
Language Proficiency in Aviation
 
Philip Shawcross
English for Aircraft/ICAEA
 
We all use language and language tends to be something we take for granted. In point of fact, language
is probably one of the most complex and also the most fundamental skills any of us has to master. It is a
skill which engages not just our intellect but our personality, our emotions and our relation to the world.
Paradoxically, the fact that language is everywhere and yet transparent explains in part why its use and
acquisition have often been treated as negligible quantities in the operational and training worlds.
 
In the flight crew sector, that tends to drive the industry, there is now widespread and well documented
recognition that linguistic misunderstandings and incomprehension have been contributory factors in
several major accidents. Turning to the maintenance arena, where fortunately the time factor is not so
critical, similar snares come to mind where even the application of the principles of Simplified English for
Aircraft Maintenance Manuals has not meant that aircraft technicians no longer have reason to be
puzzled at times, especially when they are not native speakers of English.
 
So, in the last few years, the Authorities have sought to address the question of proficiency in the
language which is the official lingua franca of aviation, English, in the main aviation professions.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2670700
The Aircraft Maintenance Technician of 2004 works in a radically different environment from his forebear,
the “mechanic”, of twenty years ago. Aircraft design and maintenance practice have changed
substantially in the last two decades. A computer interface, which speaks English and is the nucleus of
centralized maintenance, has become the alpha and omega of a working shift. It would be trite and
unfair, however, to say the pen has replaced the wrench, but there is an element of truth in this.
Technical documentation is also computer-based, generating new more discursive and synthetic reading
habits, although it has in no way resulted in a paper-free environment. In non-English speaking
countries, translation is fast becoming a thing of the past for economic, commercial, reactivity and safety
reasons.
 
As regards documentation, eighteen years down the road, AECMA Simplified English has become
accepted as the industry norm creating a few problems but attenuating many more. In its wake, the
documentary styles of the various manufacturers’ documentation have tended to converge. Research
sponsored by the FAA (Federal Aviation Administration) and published this year has revealed in a
comparative study that the use of Simplified English has reduced the error rate in reading comprehension
among technicians from 18% to 14% for native English speakers and from 31% to 13% for non-native
speakers. Perhaps that also says something about native speakers of English!
 
native speakers of English! The recent regulatory environment imposed by civil aviation authorities
worldwide which defines the standards to which technicians are trained and work and delineates the
process of release to service has brought with it increased paperwork as has the concern for part
traceability. Standardisation and the need for savings have steered most airlines away from in-house
training development and towards theuse of manufacturer courseware … again in English.
 
Finally, the global economy and hard times have spurred the airlines towards various forms of
cooperation, alliance, load sharing and partnership. National boundaries have less and less significance.
Simultaneously, the maintenance workforce is increasingly mobile, multicultural and cosmopolitan.
Sociological and personal reasons only reinforce the professional need for a common language both in
the hangar and at the ramp.
 
As you can see, all these trends have something “invisible” in common: a much increased reliance upon
language and upon a single language, English. Some very thorough and illuminating research is being
conducted since 2001 by C.G. Drury at New York State University, Buffalo, under the auspices of the
William J. Hughes Technical Center of the FAA. This study addresses the question of Language error in
Aviation Maintenance. It is in response to an FAA concern that non-native English speakers in repair
stations in the USA and abroad may be prone to an increased error rate that could potentially affect
airworthiness.
 
Language proficiency is not just a question of understanding or not understanding information. It
circumscribes the whole way people are able to behave because it affects their self-confidence, their
awareness of the world around them and the scope of their capacity to report this to other.
 
Extracted from: http://www.inglesaeronautico.com/documentos/ language_proficiency.pdf
 
The author, Philip Shawcross, concludes that language proficiency, irrespective of the work environment,
is important since
a) it allows technical and flight personnel to withhold information and eliminate errors that affect the
work environment.
b) it is the means through which we share information and understand the context we live in.
c) it affects the way people establish rapport with their fellow staff members in the airline industry.
d) professionals rely on language to operate in the aviation industry as national boundaries are
fading.
e) we need to understand technical information we normally take for granted.
1089) 
1090) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2685446
CESGRANRIO - Bibl Doc (CP II)/CP II/2004
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
Assinale a única afirmativa ERRADA quanto ás disposições legais concernentes ao regime
jurídico dos servidores públicos civis da União.
a) O recurso hierárquico a que tem direito o servidor terá apenas efeito devolutivo
b) O estágio probatório fica suspenso em caso de licença de 30 dias concedida por motivo de doença
de filho do servidor.
c) O servidor que receber diárias e, por qualquer motivo, não se afastar da sede, fica obrigado a
restitui-las Integralmente no prazo de 5 dias.
d) O servidor, em débito com o erário, que tiver sua aposentadoria cassada terá o prazo de 60 dias
para quitar o débito,
e) A familia do servidor que falece em nova sede, em razão de transferência, são assegurados ajuda
de custo e transporte para a localidade de origem, dentro de 1 ano contado do óbito
www.tecconcursos.com.br/questoes/2685445
CESGRANRIO - Bibl Doc (CP II)/CP II/2004
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Federais (Lei nº
8.112/1990)
O servidor público civil da União que for exonerado do cargo que ocupa:
a) deixara de fazer jus à gratificação natalina proporcional aos meses de exercício.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2685446
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2685445
1091) 
b) ficará impedido de prestar concurso para outros cargos públicos.
c) perceberá Indenização relativa ao período de férias Incompleto.
d) perceberá ajuda de custo para retomar a sua cidade natal, caso lenha havido mudança de
domicilio para o exercício do cargo do qual foi exonerado.
e) terá o prazo máximo de 2 (dois) anos para impugnar o ato de exoneração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2440472
IBADE - Ag Adm (F. Faceli)/Fundação Faceli/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Os princípios são pilares norteadores das ações tomadas por aqueles que os seguem, buscando
alcançar seus objetivos. Nesse sentido, à luz da Constituição Federal de 1988, é CORRETO afirmar ser
um dos princípios básicos da administração pública:
a) Impessoalidade.
b) Competência.
c) Tipicidade.
d) Motivo.
e) Objeto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2391869
VUNESP - GM (Pref Palmas)/Pref Palmas/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2440472
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2391869
1092) 
1093) 
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Segundo a Constituição Federal, no tocante às normas que regem a Administração Pública, é
correto afirmar que
a) o princípio da publicidade exige que os prefeitos ostentem o seu nome ou sua imagem nas
divulgações de obras, serviços e propagandas do Município.
b) é proibida a acumulação remunerada de quaisquer cargos públicos, ainda que haja
compatibilidade de horários entre eles.
c) a área da segurança pública e os seus servidores terão, dentro de suas áreas de competência,
precedência sobre os demais setores administrativos.
d) os servidores que cometerem atos de improbidade administrativa ficarão sujeitos às penas, entre
outras, de indisponibilidade dos bens e perda da função pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2439405
AVANÇASP - PJur (SM Arcanjo)/Pref SM Arcanjo/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
A Constituição Federal de 1988 determina regras sobre a responsabilidade objetiva do Estado.
Sobre este tema, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A regra da responsabilidade objetiva exige, como um dos requisitos, que o ato lesivo seja
praticado por agente de pessoa jurídica de direito público ou pessoa jurídica de direito privado
prestadora de serviço público.
b) A regra da responsabilidade objetiva exige, como um dos requisitos, que as entidades de direito
privado prestem serviço público, o que exclui as entidades da administração indireta que executem
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2439405
1094) 
atividade econômica de natureza privada.
c) A regra da responsabilidade objetiva exige, como um dos requisitos, que seja causado dano a
terceiros, em decorrência da prestação de serviço público ou do exercício da função administrativa.
d) A regra da responsabilidade objetiva exige, como um dos requisitos, que haja nexo causal entre o
dano e a conduta do agente da pessoa jurídica de direito público ou de direito privado prestadora de
serviços públicos.
e) A regra da responsabilidade objetiva exige, como um dos requisitos, que o agente causador do
dano não esteja agindo no exercício de suas funções, isto é, para que configure a responsabilidade
estatal basta que tenha a qualidade de agente público e cause um dano, sendo desnecessário que
esteja agindo no exercício de suas funções.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2489987
VUNESP - Ana (Pref Pinda)/Pref Pindamonhangaba/Recursos Humanos/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Tertuliano, servidor público, cometeu ato de improbidade administrativa. Segundo o disposto
expressamente na Constituição Federal, Tertuliano ficará sujeito, entre outras sanções, às penas de
a) suspensão da função pública e indisponibilidade dos seus bens.
b) demissão do serviço público e cassação dos direitos políticos.
c) detenção e ressarcimento ao erário.
d) suspensão dos direitos políticos e indisponibilidade dos seus bens.
e) exoneração do cargo público e cassação dos direitos políticos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2511363
VUNESP - Ana (EPC)/EPC/Pessoas/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2489987
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2511363
1095) 
1096) 
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 daCF/1988)
Conforme a Constituição Federal Brasileira, as funções de confiança, só podem ser exercidas por
servidores com cargo efetivo. Já os cargos em comissão tem seu preenchimento e destino
a) feito por qualquer pessoa ou por servidores de carreira e destinam-se às atribuições de direção,
chefia e assessoramento.
b) feito com pessoal transferido de órgãos superiores e destinam-se a atribuições técnicas e de
comando.
c) baseado em terceiros indicados pelo governo ou suas bases e têm por destino amparar pessoal de
staff e ligados ao executivo.
d) pautado em pessoal com comprovada habilidade (skills) e destinam-se a zelar pela modernidade e
atualização da administração pública.
e) realizado com pessoal com nível superior de escolaridade e que tenham experiência comprovada
na administração pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2655837
AVANÇASP - CCI (SL da Serra)/Pref SL da Serra/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
São Princípios informadores da atividade da Administração Pública expressamente previstos na
Constituição da República Federativa de 1988:
a) A impessoalidade e a pluralidade.
b) A legalidade e a conformidade.
c) A publicidade e a eficácia.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2655837
1097) 
d) A formalidade e a moralidade.
e) A moralidade e a eficiência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2424945
FEPESE - Proc (B Camboriú)/Pref B Camboriú/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Com base nas disposições da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta sobre a
Administração pública.
a) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença judicial submetida ao duplo
grau de jurisdição.
b) A remuneração dos servidores públicos, quando organizados em carreira, poderá ser realizada por
sistema de subsídio fixado em parcela única.
c) A lei poderá estabelecer formas de contagem de tempo de contribuição fictício para fins de
aposentadoria.
d) É devida a incorporação, após cinco anos, das vantagens de caráter temporário ou vinculadas ao
exercício de função de confiança ou de cargo em comissão à remuneração do cargo efetivo.
e) O servidor público da administração direta, quando investido em mandato de Prefeito, será
afastado do cargo, sendo-lhe vedado optar pela remuneração de origem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2424395
FGV - Ana (PGM Niterói)/Pref Niterói/Contábil/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2424945
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2424395
1098) 
1099) 
Ana assumiu um emprego público, organizado em carreira, na empresa pública municipal Alfa.
Essa empresa, que exercia atividade de caráter privado e estava vinculada ao Poder Executivo do
Município Beta, somente recebia recursos desse ente federativo para a realização de despesas de capital,
mais especificamente de investimentos.
À luz dessa narrativa, é correto afirmar que:
a) a remuneração de Ana está sujeita ao teto remuneratório constitucional;
b) a remuneração de Ana não está sujeita ao teto remuneratório constitucional;
c) Ana deve ser remunerada por subsídio e o respectivo valor está sujeito ao teto remuneratório
constitucional;
d) a sujeição da remuneração de Ana ao teto remuneratório constitucional ocorrerá caso a lei que a
fixou tenha disposto nesse sentido;
e) o teto remuneratório constitucional não é aplicado a empresas públicas e sociedades de economia
mista, que estão sujeitas ao regime de direito privado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2621001
FGV - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Controlador/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
O Presidente da empresa pública X, sujeita à supervisão da Secretaria de Obras Públicas do
Município Alfa, questionou sua assessoria a respeito da possibilidade de os administradores de X
celebrarem um ajuste com o poder público, de modo a ampliar a autonomia desse ente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2621001
1100) 
 
A assessoria respondeu corretamente, à luz dos balizamentos estabelecidos pela ordem constitucional,
que X
a) por não integrar a administração pública direta, não pode ter a sua autonomia ampliada com a
celebração de nenhum ajuste.
b) não pode ter a sua autonomia ampliada com a celebração de nenhum ajuste, pois sua atuação
está limitada aos balizamentos estabelecidos em lei.
c) pode ter sua autonomia gerencial, orçamentária e financeira ampliada, mediante contrato, que
fixará metas de desempenho, observados os balizamentos legais.
d) pode ter sua autonomia ampliada, apenas na perspectiva gerencial, com a celebração de um
pacto de eficiência, que observará os requisitos definidos em lei complementar.
e) pode ter sua autonomia ampliada, em todos as suas nuances, com a celebração de contrato de
gestão, cujos contornos estão exaustivamente definidos na ordem constitucional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2563710
FGV - JS (TJ ES)/TJ ES/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado Z, mediante decreto legislativo, elevou os
vencimentos de servidores daquela Casa legislativa estadual, proporcionando, inclusive, a extensão de
reajuste de servidores do Executivo com base nesse mesmo ato.
 
Diante do exposto e considerando a jurisprudência majoritária do Supremo Tribunal Federal, o ato
normativo é:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2563710
1101) 
a) constitucional, pois o reajuste de todos os servidores do Estado pode ser realizado por ato
normativo do chefe do Poder Legislativo;
b) inconstitucional, pois o reajuste de todos os servidores do Estado deve ser realizado por lei de
iniciativa do chefe do Poder Executivo;
c) constitucional, pois a extensão de reajuste dos servidores do Executivo pode ser realizada por ato
infralegal do chefe do Poder Legislativo;
d) inconstitucional, pois o reajuste de todos os servidores do Estado deve ser realizado por lei de
iniciativa do chefe do Poder Legislativo;
e) inconstitucional, pois o reajuste dos servidores deve ser realizado por lei específica de iniciativa do
chefe do Poder ao qual é vinculado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2482704
FEPESE - ACI (B Camboriú)/Pref B Camboriú/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
O artigo 37 da Constituição Federal estabelece que a investidura em cargo ou emprego público,
ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração,
depende de aprovação prévia:
a) de Junta Militar.
b) dos Partidos Políticos.
c) em concurso público.
d) em inquérito policial.
e) do Supremo Tribunal de Justiça.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2482704
1102) 
1103) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2621039
Instituto Consulplan - Ass Jur (CORE PB)/CORE PB/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Dilara Dilay é servidora pública federal e foi cedida para organizar o setor de recursos humanos
de determinado Conselho Profissional. A base do seu projeto de organização terá referência nos
princípios que informam a Administração Pública previstos na Constituição Federal, com destaque para o
da:
a) Certeza.
b) Liquidez.
c) Eficiência.
d) Credibilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2482718
FEPESE - ACI (B Camboriú)/Pref B Camboriú/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
O artigo 37 da Constituição Federal estabelece que:
 
O prazo de validade do concurso público será de até .......... anos, prorrogável .......... , por igual período.
 
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a) 2 • 1 vez
b) 3 • 2 vezes
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2621039
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24827181104) 
1105) 
c) 4 • 2 vezes
d) 5 • 3 vezes
e) 10 • 5 vezes
www.tecconcursos.com.br/questoes/2394682
Instituto Consulplan - OLeg (CM Tremembé)/CM Tremembé/Jurídico/2023
Direito Administrativo - Vacância (arts. 33 a 35 da Lei nº 8.112/1990)
Com base nas regras insculpidas na Constituição da República de 1988 e na legislação
infraconstitucional, são consideradas hipóteses de vacância nos quadros da administração pública;
EXCETO:
a) Posse em outro cargo inacumulável.
b) Promoção para provimento de cargo superior.
c) Licença do servidor para desempenho de mandato classista.
d) Readaptação do servidor público em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a
limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2406134
GUALIMP - Tec (Bom Jardim)/Pref Bom Jardim/Contabilidade/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
“Art. 37. A administração pública de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do
Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, ,
publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2394682
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2406134
1106) 
I - Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os
requisitos , assim como aos estrangeiros, na forma da lei.”
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do excerto do artigo 37 da Constituição
Federal.
a) Direta e autarquias; mobilidade; estabelecidos no edital.
b) Direta e indireta; moralidade; estabelecidos em lei.
c) Direta e indireta; ética; estabelecidos em decreto.
d) Direta e fundações; moralidade; estabelecidos no edital.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2391560
Instituto CONSULPAM - TCE (TCM PA)/TCM PA/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Quanto aos ditames de nossa Constituição Federal de 1988 sobre a acumulação de cargos
públicos, assinale a alternativa CORRETA.
a) A proibição de acumular cargos abrange as subsidiárias das sociedades de economia mista.
b) A proibição de acumular cargos não se estende a empregos e funções.
c) É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, mesmo quando houver compatibilidade
de horários.
d) Não se admite a acumulação de um cargo de professor com outro técnico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2431536
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2391560
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2431536
1107) 
1108) 
AVANÇASP - Ag Fisc (SM Arcanjo)/Pref SM Arcanjo/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
No exercício de suas atribuições, não pode o Agente de Fiscalização estabelecer perseguições,
favorecimentos ou discriminações, benéficas ou prejudiciais aos administrados. Tal vedação decorre,
essencialmente, do princípio constitucional da:
a) Honestidade.
b) Improbidade.
c) Equidade.
d) Publicidade.
e) Impessoalidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2609597
Ibest - Adv (CRF SC)/CRF SC/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
A administração pública é o conjunto de serviços, agentes e órgãos do Estado que visam efetivar
a gestão da coisa pública em favor da sociedade e do interesse público. A Constituição Federal de 1988
dedicou um capítulo à administração pública. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
a) Servidores públicos são aqueles que, mesmo sem investidura nominal, regular e com vínculo
esporádico, executam função em nome do Estado, desde que em caráter excepcional.
b) São princípios expressos na Constituição Federal de 1988 o princípio da supremacia do interesse
público, princípio da autotutela, princípio da legalidade e princípio da eficiência.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2609597
1109) 
c) O princípio da legalidade consiste na diretriz básica da conduta dos agentes públicos, uma vez que
toda e qualquer atividade administrativa deve ser autorizada por lei.
d) O princípio da impessoalidade indica que os atos da Administração devem merecer a mais ampla
divulgação possível entre os administrados, para propiciar-lhes a possibilidade de controlar a
legitimidade da conduta dos agentes administrativos.
e) O princípio da moralidade impõe que o administrador público prescinda dos preceitos éticos que
devem estar presentes em sua conduta, o que vai ao encontro da necessidade de coibir atos que
ofendem a lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2440704
IBADE - Aux (F. Faceli)/Fundação Faceli/Secretaria/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
A Constituição Federal no artigo nº37, estabelece os princípios da Administração Pública. Assinale
a alternativa que apresenta todos os princípios da Administração Pública.
a) Legalidade, impessoalidade, organização, publicidade e ética.
b) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
c) Moralidade, ética, organização, impessoalidade e integridade.
d) Moralidade, legalidade, publicidade, ética e eficiência.
e) Impessoalidade, moralidade, publicidade, organização e eficiência.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2440704
1110) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2433146
AVANÇASP - Comp (SM Arcanjo)/Pref SM Arcanjo/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Acerca da possibilidade de acumulação remunerada de cargos públicos, e com base na
Constituição de 1988, avalie as afirmativas a seguir e assinale aquela que contenha a sequência correta,
considerando (V) para verdadeira e (F) para falsa.
 
( ) Quando houver compatibilidade de horários, a CF/1988 permite a acumulação remunerada de
dois cargos de professor.
 
( ) Também é permitida, quando houver compatibilidade de horários, a acumulação remunerada de
um cargo de professor com outro técnico ou científico.
 
( ) É vedada, no entanto, a acumulação remunerada de dois cargos ou empregos privativos de
profissionais de saúde, ainda que haja compatibilidade de horários, em função do risco constante a
que estão expostos.
a) V – V – F.
b) F – V – F.
c) V – F – V.
d) F – F – V.
e) V – F – F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2391559
Instituto CONSULPAM - TCE (TCM PA)/TCM PA/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2433146
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2391559
1111) 
1112) 
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Assinale a alternativa que NÃO está conforme os dizeres de nossa Constituição Federal de 1988
acerca da administração pública.
a) Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem
acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
b) Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso
público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados
para assumir cargo ou emprego, na carreira.
c) É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.
d) É permitida a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de
remuneração de pessoal do serviço público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2406138
GUALIMP - Tec (Bom Jardim)/Pref Bom Jardim/Contabilidade/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Analise as seguintes afirmações acerca das previsões da Constituição Federal sobre a
Administração Pública e marque V para as que forem verdadeiras e F para as Falsas:
 
⃣ As administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, atividades
essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreiras específicas, terão
recursos prioritáriospara a realização de suas atividades e atuarão de forma integrada, inclusive com
o compartilhamento de cadastros e de informações fiscais, na forma da lei ou convênio
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2406138
1113) 
. ⃣ A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter
caráter educativo, informativo ou de orientação social, nela podendo constar nomes, símbolos ou
imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
 
⃣ A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e
indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder
público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade.
 
Assinale a alternativa que completa corretamente os parênteses:
a) V – V – V.
b) V – F – V.
c) F – V – F.
d) F – F – F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2452017
Instituto CONSULPAM - Eng Civ (SRJ)/SRJ/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
O art. 37 da Constituição Federal estabelece, em seu parágrafo 4º, algumas espécies de sanções
para quem praticar ato de improbidade administrativa. Nesse sentido, assinale qual entre os itens
apresentados, NÃO reflete uma das punições expressas constitucionalmente.
a) Suspensão dos direitos políticos.
b) A indisponibilidade dos bens.
c) Perda da função pública.
d) Ressarcimento em dobro ao erário.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2452017
1114) 
1115) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2407997
Instituto Consulplan - Tes (Pref Orlândia)/Pref Orlândia/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Com base nas disposições do Art. 37 da Carta Magna brasileira, assinale a afirmativa correta.
a) Fica facultado aos municípios, mediante emenda às respectivas Constituições, fixar subsídios
mensais de seus juízes, desembargadores e vereadores.
b) Na administração pública municipal, atos de improbidade administrativa importarão na perda dos
direitos civis, na perda da função pública, na indisponibilidade de bens e na obrigatoriedade de
ressarcimento ao erário, em prejuízo de ação criminal.
c) O servidor público titular de cargo efetivo na administração pública municipal não poderá ser
enquadrado em atribuições compatíveis com as limitações de sua incapacidade física ou mental,
mesmo com a manutenção de sua remuneração, pois isso fere os direitos humanos.
d) O gestor público deve se atentar que a aposentadoria concedida com a utilização de tempo de
contribuição decorrente de cargo, emprego ou função pública, inclusive do Regime Geral de
Previdência Social, acarretará o rompimento do vínculo que gerou o referido tempo de contribuição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2426429
OBJETIVA CONCURSOS - Almo (Pref SP Serra)/Pref SP Serra/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
O Artigo 37 da Constituição Federal estabelece as normas que devem ser observadas pela
Administração Pública e, entre elas, define os princípios norteadores de toda a Administração, sendo eles,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2407997
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2426429
1116) 
EXCETO:
a) Ilegalidade.
b) Impessoalidade.
c) Moralidade.
d) Eficiência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2416332
FAFIPA - Tec Cont (FAZPREV)/FAZPREV/Administrativo/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
De acordo com a Constituição Federal, o prazo de validade do concurso público será de:
a) Até um ano, prorrogável até duas vezes, por igual período.
b) Até dois anos, não prorrogável.
c) Até um ano, prorrogável uma vez, por igual período.
d) Dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.
e) Até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2647744
SELECON - Adm (CREA RJ)/CREA RJ/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2416332
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2647744
1117) 
1118) 
Aygul é economista e participa de movimento popular que defende a moralidade no serviço
público. Após analisar a legislação nacional, apresenta aos deputados uma proposta de mudança nas leis
repressivas de atos de corrupção, notadamente aqueles que causam prejuízos aos cofres públicos. Nos
termos da Constituição Federal, atos considerados como de improbidade administrativa importarão em:
a) perda da administração das próprias empresas
b) supressão da habitação mesmo familiar
c) censura a discursos partidários
d) extinção dos direitos políticos
e) indisponibilidade de bens
www.tecconcursos.com.br/questoes/2485795
FEPESE - Fisc (B Camboriú)/Pref B Camboriú/Relações de Consumo/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
A Administração Pública, seja ela direta ou indireta, deve agir seguindo os princípios narrados no
artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente aos princípios da Administração Pública.
a) Legalidade, moralidade e razoabilidade.
b) Impessoalidade, moralidade, assiduidade e transparência.
c) Legalidade, eficiência e eficácia.
d) Eficiência, probidade, assiduidade e publicidade.
e) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2485795
1119) 
1120) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2451150
Instituto CONSULPAM - ASoc (Pref Jacareí)/Pref Jacareí/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
São princípios da Administração Pública explícitos na Constituição Federal de 1988:
a) Eficiência, pessoalidade, publicidade e legalidade.
b) Legalidade, eficiência, publicidade e autotutela.
c) Moralidade, eficiência, impessoalidade e publicidade.
d) Indisponibilidade, legalidade, pessoalidade e publicidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2578134
FAT Concursos - Esp PEOG (CPS SP)/CPS SP/Jurídica/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Nos exatos e expressos termos do artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil do
ano de 1988, NÃO se considera um dos princípios norteadores da Administração Pública:
a) legalidade.
b) impessoalidade.
c) eficiência.
d) proporcionalidade.
e) moralidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2451150
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2578134
1121) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2424896
FGV - TecPro (PGM Niterói)/Pref Niterói/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
João, prefeito do Município Delta, fez inserir, nas placas governamentais que anunciavam a
inauguração de obras públicas, uma foto sua, em grande destaque, acompanhada de justificativa para a
sua opção de realizar o gasto público.
Ao constatar a existência dessas placas, um vereador do Município Delta consultou sua assessoria a
respeito da observância dos balizamentos estabelecidos pela Constituição da República de 1988, mais
especificamente em relação à veiculação da foto de João.
A assessoria respondeu, corretamente, que a veiculação da referida foto é:
a) lícita, pois é a forma mais adequada para se individualizar a pessoa de João;
b) ilícita, pois é vedada a veiculação de publicidade de obras públicas já concluídas;
c) ilícita, pois é vedada a veiculação de nomes e imagens ao se realizar a publicidade de obras
públicas, concluídas ou não;
d) lícita, desde que a respectiva obra faça parte da lista de projetos informada por João, à Justiça
Eleitoral, quando ainda era candidato;
e) lícita, pois a ordem constitucional determina expressamente que a publicidade institucional seja
acompanhada de nome, foto e símbolodo gestor.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2424896
1122) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2424531
FGV - Ana (PGM Niterói)/Pref Niterói/Processual/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Antônio, motorista do Município Alfa, ao se dirigir ao trabalho conduzindo o veículo de sua
repartição, por agir de maneira imprudente, atropelou João, que atravessava a faixa de pedestres no
momento em que a sinalização obstava o avançar do veículo conduzido por Antônio.
Considerando os termos dessa narrativa, é correto afirmar, à luz da ordem constitucional, que o
Município Alfa:
a) somente poderia ser responsabilizado pelos danos causados a João por Antônio caso este último
tivesse atuado com dolo;
b) somente pode ser responsabilizado caso o patrimônio de Antônio não seja suficiente para reparar o
dano causado a João;
c) não pode ser responsabilizado pelos danos causados a João por Antônio, considerando a ilicitude
da conduta deste último;
d) pode ser responsabilizado pelos danos causados a João por Antônio, já que este último utilizou o
veículo da repartição e atuou como agente público;
e) somente poderia ser responsabilizado pelos danos causados a João por Antônio caso fosse de
conhecimento do Município Alfa que este último tinha o hábito de agir de maneira imprudente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2488952
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2424531
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2488952
1123) 
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Considere que Josué é servidor público titular de cargo efetivo no âmbito do Município ABC e há
um ano ele teve um Acidente Vascular Cerebral que o deixou com sequelas neurológicas, mas não o
incapacitou para todo o tipo de trabalho. Josué ocupava cargo de nível superior, mas atualmente não
possui mais capacidade mental para exercer suas atribuições originárias. Com base na situação hipotética
e no disposto na Constituição Federal, é correto afirmar que Josué
a) poderá ser readaptado para cargo cujas atribuições e responsabilidades sejam compatíveis com
suas limitações mentais, desde que possua a habilitação e o nível de escolaridade exigidos para o
cargo de destino, auferindo a remuneração do novo cargo.
b) não poderá ser reintegrado a um cargo diverso, sob pena de ofensa ao princípio constitucional do
concurso público.
c) poderá ser reintegrado para cargo compatível com suas limitações mentais, desde que possua a
habilitação e o nível de escolaridade exigidos para o cargo de destino, auferindo a remuneração do
cargo atual.
d) não poderá ser readaptado para um cargo diferente, uma vez que, ao ser aprovado em um
concurso público, é vedada a mudança de cargo.
e) poderá ser readaptado para cargo cujas atribuições e responsabilidades sejam compatíveis com
suas limitações mentais, desde que possua a habilitação e o nível de escolaridade exigidos para o
cargo de destino, mantida a remuneração do cargo de origem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2597497
IDECAN - GCM (Maracanaú)/Pref Maracanaú/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2597497
1124) 
1125) 
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Com relação à Administração Pública, a luz da Constituição Federal, é correto afirmar que:
a) O prazo de validade do concurso público será de até cinco anos, prorrogável uma vez, por igual
período.
b) É vedado ao servidor público o direito à associação sindical.
c) A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de
provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na
forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre
nomeação e exoneração.
d) Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis somente aos brasileiros,
independentemente do preenchimento dos requisitos estabelecidos em lei, não sendo admitido o
acesso a estrangeiros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2656804
AVANÇASP - FTrib (SL da Serra)/Pref SL da Serra/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Conforme o texto constitucional, são cinco os princípios constitucionais que balizam a atividade da
Administração Pública em todas as esferas de governo.
 
Assinale a alternativa que NÃO representa um deles:
a) Moralidade.
b) Eficiência.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2656804
1126) 
1127) 
c) Legalidade.
d) Impessoalidade.
e) Informalidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2452014
Instituto CONSULPAM - Eng Civ (SRJ)/SRJ/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
A publicidade promovida pela Administração Pública precisar seguir algumas regras, estabelecidas
pelo texto constitucional. Nesse sentido, assinale a alternativa que CORRETAMENTE descreve alguma
dessas determinações.
a) Deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social.
b) Podem constar nomes, símbolos ou imagens que promovam autoridades.
c) A publicidade deve ser vinculada com obras e programas públicos, exclusivamente.
d) Podem constar nomes, símbolos ou imagens que promovam servidores públicos concursados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2482721
FEPESE - ACI (B Camboriú)/Pref B Camboriú/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Assinale a alternativa que lista corretamente princípio constitucional da administração pública
explicitado no artigo 37 da Constituição Federal.
a) esforço
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2452014
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2482721
1128) 
b) eficiência
c) eloquência
d) estruturação
e) economicidade
www.tecconcursos.com.br/questoes/2602413
FURB - Proc Aut (SAMAE JS)/SAMAE JS/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Sobre a Administração Pública brasileira, seus princípios e características gerais, assinale a
alternativa correta:
a) A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do
Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade,
publicidade e eficiência.
b) As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos
responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o
direito de regresso contra o responsável apenas nos casos de dolo.
c) Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis apenas aos brasileiros que preencham os
requisitos estabelecidos em lei, sendo excluída a possibilidade de acesso à Administração Pública
quando se trata de estrangeiro.
d) É vedado ao servidor público a associação sindical.
e) Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público podem ser computados e acumulados
para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2647387
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2602413
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2647387
1129) 
Instituto AOCP - Biblio Doc (UFRB)/UFRB/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Sobre o tema constitucional da remuneração dos agentes públicos dos Poderes Executivo,
Legislativo e Judiciário, assinale a alternativa correta.
a) É lícita a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de
remuneração de pessoal do serviço público.
b) Aplica-se como limite remuneratório, nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do
Governador no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
c) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Executivo não poderão ser superiores
aos pagos pelo Poder Judiciário.
d) A remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funçõese empregos públicos da
administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos
Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais
agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos
cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não
poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.
e) A proibição de acumular cargos públicos não se estende a empregos e funções em autarquias e
fundações públicas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2604844
ITAME - ACI (Pref Britânia)/Pref Britânia/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2604844
1130) 
1131) 
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Marque a opção que não corresponde a uma das hipóteses de princípios fundamentais previstos
no artigo 37 da Constituição Federal:
a) Pessoalidade;
b) Legalidade;
c) Moralidade;
d) Eficiência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2633078
VUNESP - Ass Adm (UFABC)/UFABC/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Sobre as formas de participação do usuário na Administração Pública, nos termos da Constituição
Federal, é correto afirmar que o assunto deve ser regulado por
a) Lei.
b) Decreto presidencial.
c) Decreto legislativo.
d) Portarias de cada órgão público.
e) Instruções normativas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2619481
FGV - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Advogado/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2633078
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2619481
1132) 
1133) 
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Marcolino estava estudando para concurso público de técnico de gestão administrativa e ficou
surpreso ao verificar que alguns princípios amplamente consagrados em relação ao regime jurídico
administrativo não estão expressos na Constituição da República, notadamente no caput do Art. 37, da
Lei Maior, resultando implícitos no ordenamento constitucional.
 
Acerca dessa situação hipotética, é correto afirmar que são princípios da Administração Pública implícitos
na ordem constitucional
a) a supremacia do interesse público e a segurança jurídica.
b) a moralidade e a autotutela.
c) a indisponibilidade do interesse público e a eficiência.
d) a transparência e a impessoalidade.
e) a proteção da confiança legítima e a publicidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2647868
SELECON - Ag Adm (CREA RJ)/CREA RJ/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Jamal é escriturário e usuário do serviço de transporte público do município onde é domiciliado e
exerce o seu trabalho. Durante o seu percurso, é surpreendido por cena caracterizadora de exercício
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2647868
1134) 
negligente do cargo por servidor público. Desejando tomar providências sobre o ocorrido, consulta um
amigo advogado que lhe apresenta recomendações. Nos termos da Constituição Federal, a Lei deve
disciplinar a participação do usuário em casos de negligência de servidor público por meio de:
a) representação
b) apresentação
c) comunicação
d) transmissão
e) declaração
www.tecconcursos.com.br/questoes/2393459
VUNESP - Sold (PM SP)/PM SP/2ª Classe/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
A respeito da Administração Pública, assinale a alternativa que está de acordo com a Constituição
Federal.
a) A Constituição incentiva equiparação de espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de
pessoal do serviço público.
b) Admite-se que os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário sejam
superiores aos pagos pelo Poder Executivo.
c) A Lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou
não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento.
d) Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público serão computados para fins de
concessão de acréscimos ulteriores.
e) O prazo de validade do concurso público será de até quatro anos, prorrogável uma única vez por
igual período.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2393459
1135) 
1136) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2633080
VUNESP - Ass Adm (UFABC)/UFABC/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar que os atos de improbidade administrativa
podem resultar em
a) supressão dos direitos políticos.
b) suspensão da função pública.
c) prisão civil.
d) ressarcimento ao erário.
e) admoestação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2518787
FGV - JF TRF1/TRF 1/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
João e Maria, ocupantes de cargos de provimento efetivo no âmbito da Administração Pública
Federal, lograram se aposentar voluntariamente há dez anos. Em momento posterior, João, que se
aposentara como engenheiro em uma autarquia, foi aprovado em concurso público de provas e títulos e
tomou posse no cargo efetivo de professor no Município Alfa. Maria, por sua vez, que se aposentara
como procuradora da Fazenda Nacional, veio a tomar posse, após o preenchimento dos requisitos
exigidos, como procuradora do Estado Beta.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2633080
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2518787
1137) 
Técnicos do Tribunal de Contas da União, ao verificarem uma notícia anônima no sentido de que a
situação de João e Maria estaria irregular, concluíram, corretamente, que a acumulação de proventos e
de contraprestação estipendial é:
a) ilícita em relação a ambos;
b) lícita em relação a ambos, e cada um dos respectivos valores recebidos deve ser cotejado
isoladamente com o teto remuneratório constitucional;
c) lícita em relação a ambos, e os valores recebidos por cada qual devem ser somados para fins de
cotejo com o teto remuneratório constitucional;
d) lícita em relação a João, sendo que os valores recebidos devem ser cotejados isoladamente com o
teto remuneratório constitucional, mas é ilícita em relação a Maria;
e) lícita em relação a ambos, mas os valores recebidos por João devem ser cotejados isoladamente
com o teto remuneratório constitucional, enquanto os valores recebidos por Maria devem ser
somados para a realização desse cotejo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2619864
CETREDE - DGE (Pref Aquiraz)/Pref Aquiraz/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Com base na Constituição Federal (1988), compõe os princípios da administração pública:
a) Eficiência e pessoalidade.
b) Legalidade e impessoalidade.
c) Moralidade e sigilo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2619864
1138) 
d) Publicidade e pessoalidade.
e) Legalidade e sigilo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2604296
ADM&TEC - Ag (CM Toritama)/CM Toritama/Administrativo/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Analise as informações a seguir:
 
I. A moralidade da Administração Pública se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser
acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.
 
II. A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por
todos, até por ele próprio.
 
III. É direito fundamental do servidor público desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo,
função ou emprego público de que seja titular.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Nenhuma afirmativa está correta.
c) Apenas uma afirmativa está correta.
d) Apenas duas afirmativas estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2624774
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2604296
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/26247741139) 
1140) 
VUNESP - ETJ (TJM SP)/TJM SP/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Em relação à temática da Administração Pública na Constituição da República Federativa do Brasil,
é correto afirmar que
a) o prazo de validade do concurso público será de até três anos, prorrogável uma vez, por igual
período.
b) é garantido ao servidor público, civil ou militar, o direito à livre associação sindical.
c) os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores
aos pagos pelo Poder Executivo.
d) é lícita a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de
remuneração de pessoal do serviço público.
e) é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, inclusive a de dois cargos de professor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2377019
Instituto Consulplan - AE (SEGER ES)/SEGER ES/Direito/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
João é aposentado no cargo público de professor na rede pública de ensino do Estado
do Espírito Santo. Recentemente, foi aprovado em concurso público que exige formação de
nível superior na SEGER/ES. Sobre o tema, observadas as regras constitucionais, assinale a
assertiva correta.
a) João não pode acumular os proventos com nenhum cargo na SEGER/ES.
b) Os proventos de professor somente são acumuláveis com outro da mesma área de formação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2377019
1141) 
c) Os proventos podem ser acumulados com qualquer cargo, pois não há incompatibilidade de
horários.
d) A acumulação não dependerá da natureza dos cargos, mas sim do teto máximo de remuneração.
e) João pode acumular a aposentadoria com um cargo de Analista do Executivo – especialidade
Administrador.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2400646
Instituto Consulplan - ADS (SEAS RO)/SEAS RO/Ciências Contábeis/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Considerando noções de direito constitucional e de direito administrativo, assinale a afirmativa em
que o conectivo “portanto” completa o sentido lógico da afirmação, em conformidade com o texto da
Constituição Federal:
a) “A Constituição proíbe a acumulação de cargo públicos, , é vedado o exercício de
dois cargos de professor na rede pública de ensino.”
b) “As funções de confiança destinam-se à direção, chefia e assessoramento, , serão
preenchidas por servidores efetivos nos casos e condições estabelecidos em lei.”
c) “A estabilidade no cargo público é adquirida após três anos de efetivo exercício, ,
o servidor só pode ser exonerado no período de trinta e seis meses contados da posse.”
d) “Os cargos, empregos e funções são acessíveis aos brasileiros, , o estrangeiro não
pode ocupar vínculo efetivo na Administração Pública municipal, estadual ou federal.”
e) “A publicidade deve ter caráter educativo informativo ou de orientação social, , é
vedado o uso de símbolos que caracterizem promoção pessoal de autoridade ou servidor público.”
www.tecconcursos.com.br/questoes/2377014
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2400646
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2377014
1142) 
1143) 
Instituto Consulplan - AE (SEGER ES)/SEGER ES/Direito/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Trata-se de ação judicial pela qual um grupo de professores do ensino fundamental do
estado pleiteia equiparação salarial com outros docentes, do ensino médio da mesma
unidade da federação, os quais exerceriam as mesmas funções daquela dos demandantes,
em graus de docência distintos. Na presente hipótese, o magistrado deveria:
a) Conceder o pretendido, se o aumento de despesa de pessoal for compatível com a lei
orçamentária anual.
b) Indeferir o pedido dos professores, salvo parecer favorável do representante do Ministério Público.
c) Conceder o pleito, tendo o Poder Judiciário o poder-dever de afastar toda ameaça ou lesão a
direito subjetivo.
d) Indeferir o pedido, pois é vedado ao Poder Judiciário conceder aumento salarial a pretexto da
isonomia.
e) Conceder o pleito dos professores com fincas no princípio da isonomia, que é cláusula pétrea
constitucional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2456825
CEBRASPE (CESPE) - GCM (Boa Vista)/Pref Boa Vista/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Segundo a Constituição Federal de 1988 (CF), a administração pública direta e indireta de
qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios obedecerá aos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2456825
1144) 
princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, devendo observar,
também, que
a) o prazo de validade dos concursos públicos será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual
período, e, caso essa regra não seja atendida, será promovida a punição da autoridade responsável,
mas o ato praticado continuará válido.
b) o servidor público civil que se filiar a sindicato não poderá assumir cargo em comissão, devendo
permanecer em seu cargo efetivo enquanto durar a filiação.
c) os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário devem ser equivalentes e não
poderão exceder a 20% dos pagos pelo Poder Executivo.
d) a investidura em cargo público, ressalvadas as nomeações para os cargos em comissão, depende
de aprovação prévia em concurso público, e a inobservância dessa regra implicará a nulidade do ato e
a punição da autoridade responsável, nos termos da lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2454762
Instituto CONSULPAM - Tec (ICTIM)/ICTIM/Administrativo II/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Sobre o que compete ao tripé da administração pública, que é essencial para a população,
assinale a alternativa CORRETA.
a) Saúde, educação e segurança.
b) Lazer, educação e saúde.
c) Saúde, segurança e autonomia.
d) Liberdade de ir e vir, direito do voto, e atendimento médico.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2454762
1145) 
1146) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2401506
GUALIMP - CImo (Bom Jardim)/Pref Bom Jardim/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
A Constituição Federal define, no capítulo onde trata das regras gerais para a Administração
Pública, que as funções de confiança e os cargos em comissão destinam-se apenas às atribuições de
direção, chefia e assessoramento. No caso específico das funções de confiança, estas só podem ser
exercidas, exclusivamente, por:
a) Servidores de carreira.
b) Servidores ocupantes de cargo efetivo.
c) Secretários, quando em âmbito municipal.
d) Somente membros alocados de outros poderes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2622618
VUNESP - OJ (TJ SP)/TJ SP/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Bonifácio, ocupante do cargo de Oficial de Justiça, pretende candidatar-se ao cargo de vereador.
Uma vez eleito
a) havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo de Oficial de Justiça,
sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo.
b) será necessariamente afastado do cargo de Oficial de Justiça, sendo-lhe facultado optar pela sua
remuneração.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2401506
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2622618
1147) 
c) deverá necessariamente afastar-se de seu cargo de Oficial de Justiça, passando a ser remunerado
pela vereança.
d) havendo compatibilidade de horários, ser-lhe-á facultado optar pela sua remuneração.
e) será afastado do cargo de Oficial de Justiça para o exercício do mandato eletivo, com prejuízo de
contagem de seu tempo de serviço para todos os efeitos legais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2622616VUNESP - OJ (TJ SP)/TJ SP/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
A orientação constitucional quanto à acumulação remunerada de cargos públicos é a seguinte:
a) podem ser acumulados até três cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com
profissões regulamentadas.
b) a proibição de acumular não se estende a empregos e funções públicas.
c) quando houver compatibilidade de horários é possível a acumulação de um cargo de professor
com outro técnico ou científico.
d) quando houver compatibilidade de horários é possível a acumulação de até três cargos de
professor.
e) é totalmente vedada a acumulação remunerada de cargos públicos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2629484
FAUEL - FProc (Pref Cambé)/Pref Cambé/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2622616
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2629484
1148) 
1149) 
De acordo com o Art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a
administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito
Federal e dos Municípios obedecerá a alguns princípios. Assinale a alternativa que representa esses
princípios.
a) Legalidade, probabilidade, causalidade, impessoalidade e moralidade.
b) Impessoalidade, publicidade, transparência, eficiência e eficácia.
c) Responsabilidade fiscal, eficiência, impessoalidade, publicidade e moralidade.
d) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
e) Impessoalidade, transparência, eficiência, moralidade e responsabilidade judicial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2401448
GUALIMP - ALeg (CM B Jardim)/CM Bom Jardim/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Em que pese a administração pública direta e indireta dos poderes dos entes federados,
reguladas e norteadas pela Constituição Federal de 1988, é CORRETO afirmar ser um dos princípios da
administração pública, definido expressamente pela Constituição Federal de 1988.
a) Tipicidade.
b) Motivo.
c) Executividade.
d) Impessoalidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2412940
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2401448
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2412940
1150) 
1151) 
VUNESP - Arqueo (Sorocaba)/Pref Sorocaba/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
No tocante à readaptação do servidor público titular de cargo efetivo, o texto constitucional
estabelece que ela
a) deve ser compatível com a limitação que o servidor tenha sofrido em sua capacidade física, não se
aplicando na hipótese de limitações de ordem mental.
b) será efetivada em cargo cujas atribuições e responsabilidades sejam compatíveis com a limitação
do servidor, que permanecerá ainda que este venha a se recuperar.
c) determina que o servidor possua habilitação e nível de escolaridade exigidos para o cargo de
destino, mantida a remuneração do cargo de origem.
d) deve ser compatível com a limitação que o servidor tenha sofrido em sua capacidade física ou
mental, devendo o servidor comprovar mensalmente a sua incapacidade.
e) exige que o servidor possua habilitação e nível de escolaridade compatíveis com o cargo de
destino, podendo o servidor escolher de qual cargo irá receber a remuneração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2618451
FGV - Ass Leg Adm (ALEMA)/ALEMA/Agente Legislativo/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Devido a sua importância para a Administração Pública, alguns princípios foram expressamente
previstos na Constituição Federal de 1988.
 
Acerca dos princípios expressos para a Administração Pública, analise as assertivas a seguir.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2618451
1152) 
 
I. O princípio da legalidade permite que a Administração Pública pratique apenas atos que não sejam
vedados, taxativamente, por lei em sentido formal.
 
II. O princípio da eficiência preceitua que as atribuições dos agentes públicos sejam realizadas com
presteza e rendimento profissional.
 
III. O princípio da moralidade impede que um agente público nomeie seu cônjuge para cargo
comissionado no órgão em que trabalha.
 
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2476179
VUNESP - PAA (UNICAMP)/UNICAMP/Técnico em Administração/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
De acordo com a Constituição Federal brasileira de 1988, no serviço público é permitido
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2476179
1153) 
a) vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de
pessoal.
b) vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário superiores aos pagos pelo
Poder Executivo.
c) acesso a cargos, empregos e funções públicas aos estrangeiros, na forma da lei.
d) acumulação remunerada de cargos públicos em incompatibilidade de horário.
e) contratação por tempo indeterminado para atender a necessidade temporária de excepcional
interesse público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2410367
AVANÇASP - Tel (Itapecerica S)/Pref Itapecerica S/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Dispõe o artigo 37 da Constituição Federal acerca dos princípios que regem a administração
pública direta e indireta. Qual principio não faz parte do que prevê o artigo supracitado.
a) Preferência
b) Legalidade.
c) Publicidade.
d) Eficiência.
e) Impessoalidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2401404
GUALIMP - AAdm (BOM PREVI)/BOM PREVI/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2410367
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2401404
1154) 
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Analise as seguintes afirmações acerca das previsões da Constituição Federal:
 
I. A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de
provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na
forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre
nomeação e exoneração.
 
II. Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os
requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.
 
III. O prazo de validade do concurso público será de até quatro anos, prorrogável uma vez, por
igual período.
 
Está correto o que se diz em:
a) Apenas na I e II.
b) Apenas na I e III.
c) Apenas na II e III.
d) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2580981
Instituto Verbena - Tecnl (UFG)/UFG/Segurança Institucional/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2580981
1155) 
1156) 
A Constituição Federal prevê expressamente alguns princípios da Administração Pública. São eles:
a) comodidade, pessoalidade, eficiência, publicidade e moralidade.
b) moralidade, prosperidade, publicidade, competência e eficiência.
c) legalidade, irretroatividade, moralidade, prosperidade e eficácia.
d) impessoalidade, publicidade, eficiência, moralidade e legalidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2401397
GUALIMP - AAdm (BOM PREVI)/BOM PREVI/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
A Constituição Federal prevê princípios que regem os atos da Administração Pública nas esferas
federal, estadual e municipal. Assinale a alternativa que não indica um princípio previsto na Constituição
Federal:
a) Publicidade.
b) Legalidade.
c) Imparcialidade.
d) Integralidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2406215
AVANÇASP - AJ (PrefAmericana)/Pref Americana/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2401397
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2406215
1157) 
1158) 
De acordo com o que prevê a Constituição da República de 1988, a administração pública direta e
indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá
aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao
seguinte:
a) As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos
responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o
direito de regresso contra o responsável, mesmo nos casos de ausência de dolo ou culpa;
b) Os atos de improbidade administrativa não poderão importar na suspensão dos direitos políticos
ou na perda da função pública, mas importarão na indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao
erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
c) É vedado ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;
d) O prazo de validade de concurso público será de até dois anos e é improrrogável;
e) As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e
os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e
percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e
assessoramento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2412941
VUNESP - Arqueo (Sorocaba)/Pref Sorocaba/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Taborda é ocupante de cargo público remunerado por meio de subsídios mensais. Segundo o que
dispõe a Constituição Federal, é certo que Taborda está limitado a um teto em sua remuneração.
Todavia, o texto constitucional excepciona esse teto, permitindo que não sejam incluídos(as) nesse limite
remuneratório
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2412941
1159) 
a) as parcelas de caráter indenizatório previstas em lei.
b) as vantagens de caráter pessoal previstas em lei.
c) as vantagens percebidas legalmente por tempo de serviço.
d) os quinquênios legais.
e) os proventos de aposentadoria.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2441037
IBADE - Tec (F. Faceli)/Fundação Faceli/Municipal/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
A Constituição Federal de 1988 define que as pessoas jurídicas de direito público e as de direito
privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade,
causarem a terceiros. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
a) não será assegurado o direito a regresso contra o responsável.
b) que será assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
c) que será assegurado o direito de regresso contra o responsável apenas nos casos de dolo.
d) que será assegurado o direito de regresso contra o responsável apenas nos casos de culpa.
e) será assegurado o direito a regresso contra o responsável somente nos crimes com previsão de
pena de reclusão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2646505
AVANÇASP - Ag Fis (Rio Claro)/Pref Rio Claro/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2441037
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2646505
1160) 
1161) 
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
De acordo com o Art. 37 da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de
qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos
princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Ademais, dispõe o inciso I
– que os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis a:
a) Todos os cidadãos brasileiros, independentemente de requisitos estabelecidos em lei.
b) Brasileiros natos e naturalizados, desde que tenham idade mínima de 18 anos, exceto
estrangeiros.
c) Brasileiros que comprovem renda familiar acima do salário mínimo vigente.
d) Brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na
forma da lei;
e) Apenas para Estrangeiros com pelo menos 5 anos de residência no Brasil.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2632804
VUNESP - Esc (Pref Mirassol)/Pref Mirassol/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Qual dos princípios a seguir é considerado um princípio implícito da Administração Pública no
Brasil, não podendo ser encontrado expressamente no texto constitucional?
a) Eficiência.
b) Publicidade.
c) Supremacia do interesse público.
d) Impessoalidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2632804
1162) 
1163) 
e) Legalidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478788
Instituto ACCESS - Aux Adm (CRBio 08)/CRBio 08/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Alguns dos princípios previstos na Constituição que regem a Administração e que também
estabelecem a base dos processos licitatórios estão listados nas alternativas a seguir, à exceção de
uma. Assinale-a.
a) eficácia
b) publicidade
c) eficiência
d) moralidade
www.tecconcursos.com.br/questoes/2454557
Instituto CONSULPAM - Ana (ICTIM)/ICTIM/I/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
No que diz respeito à Administração Pública, conforme as disposições da Constituição Federal,
assinale a alternativa CORRETA.
a) Os atos de improbidade administrativa importarão a perda dos direitos políticos, a suspensão da
função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação
previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478788
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2454557
1164) 
b) A lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou
não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento.
c) É vedada a incorporação de vantagens de caráter permanente e garantida a de caráter
temporário.
d) Poderão ser estabelecidos através de lei ordinária do respectivo ente federativo idade e tempo de
contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores cujas atividades sejam exercidas com
efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses
agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2412939
VUNESP - Arqueo (Sorocaba)/Pref Sorocaba/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
De acordo com a Constituição Federal, a suspensão dos direitos políticos, a perda da função
pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário são sanções aplicáveis em decorrência
de
a) crimes contra a administração pública.
b) improbidade administrativa.
c) crimes cometidos por servidores públicos.
d) infrações administrativas.
e) crimes de responsabilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2408354
AVANÇASP - OfA (Pref Americana)/Pref Americana/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2412939
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2408354
1165) 
1166) 
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Assinale a alterativa correta em consonância com a Constituição Federal de 1988, acerca das
disposições gerais da Administração Pública.
a) Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os
requisitos estabelecidos em lei, mas são vedados aos estrangeiros;
b) Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público serão computados e acumulados para
fins de concessão de acréscimos ulteriores;
c)É permitida a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de
remuneração de pessoal do serviço público, quando assemelhadas a lotação e as funções;
d) É vedado ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;
e) As administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,
atividades essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreiras específicas,
terão recursos prioritários para a realização de suas atividades e atuarão de forma integrada, inclusive
com o compartilhamento de cadastros e de informações fiscais, na forma da lei ou convênio.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2408355
AVANÇASP - OfA (Pref Americana)/Pref Americana/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
A Constituição Federal assevera que o regime próprio de previdência social dos servidores
titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente
federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o
equilíbrio financeiro e atuarial. Considerando a assertiva e os preceitos constitucionais, assinale a
alternativa correta:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2408355
1167) 
a) O servidor abrangido por regime próprio de previdência social será aposentado: por incapacidade
permanente para o trabalho, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta)
anos de idade, ou, facultativamente, aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei
complementar;
b) São estáveis após dois anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de
provimento efetivo em virtude de concurso público;
c) A prévia avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade não é
pertinente ao atingimento da estabilidade pelo servidor público;
d) Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual
ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização,
aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de
serviço;
e) Todas as assertivas anteriores estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2509835
VUNESP - Ana (EPC)/EPC/Empresa Pública de Comunicação /Perfil 1/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Os princípios explícitos da Administração Pública encontram- se previstos na Constituição. Dentre
eles, o da Impessoalidade dispõe que
a) os atos praticados pelos órgãos da administração pública devem ser voltados ao bem de toda a
sociedade e praticados conforme as permissões legais.
b) o funcionamento da administração pública deve ser baseado em atitudes éticas, ou seja,
considerando-se as normas morais e éticas das instituições administrativas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2509835
1168) 
c) no âmbito da Administração não devem existir atitudes discriminatórias em relação aos indivíduos,
assim como não podem ser concedidos benefícios especiais.
d) os gestores públicos observem a dinâmica de funcionamento dos órgãos, evitando atos que
causem prejuízos e contenham atitudes negligentes.
e) os poderes que a administração pública possui devem ser aplicados com foco no atendimento das
necessidades e do interesse coletivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2510732
FEPESE - ART (BC Trânsito)/BC Trânsito/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Referente aos princípios que regem o Direito Administrativo, destacam-se os elencados no artigo
37, caput, da Constituição Federal, chamados de princípios explícitos ou basiladores da Administração
Pública, os quais devem ser seguidos pela Administração direta ou indireta.
 
Assinale a alternativa que corresponde aos princípios explícitos da Administração Pública.
a) Legalidade, moralidade e razoabilidade.
b) Eficiência, probidade, assiduidade, publicidade.
c) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
d) Interesse púbico, impessoalidade, moralidade, assiduidade e transparência.
e) Supremacia do interesse público, legalidade, eficiência e eficácia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2452188
QUADRIX - ATAS (IIER)/IIER/Assistente Social/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2510732
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2452188
1169) 
1170) 
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Acerca da Administração Pública e do Estado, assinale a alternativa correta.
a) A Administração Pública, sob o ângulo subjetivo, confunde-se com o Poder Executivo, ao qual se
atribui usualmente a função administrativa.
b) Apenas o Poder Executivo pode executar atividades administrativas.
c) O Estado é um ente sem personalidade jurídica.
d) O Estado compõe-se de Poderes, segmentos estruturais em que se divide o poder geral e abstrato
decorrente de sua soberania.
e) Os Poderes do Estado somente podem desempenhar suas funções típicas, sendo-lhes vedado o
desempenho de funções atípicas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2489280
FUNDATEC - Cont (IFFAR)/IFFAR/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
De acordo com os termos da Constituição Federal, os atos de improbidade administrativa
importarão a:
 
I. Indisponibilidade dos bens.
 
II. Perda da função pública.
 
III. Suspensão dos direitos políticos.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2489280
1171) 
Quais estão corretas?
a) Apenas II.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2487001
VUNESP - Gua (Pref Pinda)/Pref Pindamonhangaba/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Dispõe o artigo 37 da Constituição da República que a administração pública direta e indireta de
qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos
princípios de .
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
a) legalidade, impessoalidade, eticidade, publicidade e interesse público
b) legitimidade, pessoalidade, moralidade, motivação e eficiência
c) razoabilidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
d) legitimidade, impessoalidade, eticidade, finalidade e publicidade
e) legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2487001
1172) 
1173) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2622250
Instituto Consulplan - Fisc (CORE RO)/CORE RO/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
O dano causado pelo agente público que decorre do exercício da função pública gera o dever de
indenizar. Neste sentido, considerando o disposto no ordenamento jurídico no que concerne às normas
constitucionais sobre a Administração Pública,
a) a vítima lesada não precisa provar a culpa do agente.
b) a ação de responsabilidade civil deve ser ajuizada contra o autor do ato.
c) é vedado aplicar o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
d) ainda que o Estado prove que houve caso fortuito e força maior, será condenado a indenizar, em
regra.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2646512
AVANÇASP - Ag Fis (Rio Claro)/Pref Rio Claro/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
De acordo com a Constituição Federal, as funções de confiança, exercidas exclusivamente por
servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de
carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas:
a) Apenas a Servidores aposentados que retornam ao serviço público.
b) Apenas a Servidores recém-concursados em iníciode carreira.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2622250
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2646512
1174) 
c) Apenas a Servidores temporários contratados por necessidade emergencial.
d) Apenas a Servidores comissionados indicados por partidos políticos.
e) Apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2509032
Instituto AOCP - Ana (MPE MS)/MPE MS/Contabilidade/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Pégaso da Silva é Promotor de Justiça no Estado de Mato Grosso do Sul, desde 2002. Em virtude
de reconhecidos serviços prestados à comunidade, especialmente no combate ao crime organizado, foi
convidado pelo Governador do Estado para ocupar o cargo de Secretário de Segurança Pública. Nesse
caso, de acordo com as disposições constitucionais, é correto afirmar que Pégaso
a) pode ocupar o cargo de Secretário, desde que haja compatibilidade de horários entre as funções
de Promotor de Justiça e de Secretário de Segurança Pública.
b) não pode exercer o cargo de Secretário, salvo se comprovar o exercício de atividade
políticopartidária.
c) pode ocupar o cargo de Secretário, desde que seja feita requisição perante o Procurador-Geral de
Justiça, o qual deve ratificar o pedido.
d) não pode exercer o cargo de Secretário, pois, enquanto Promotor de Justiça, é vedado o exercício
de qualquer outra função pública, salvo uma de magistério.
e) pode ocupar o cargo de Secretário, independentemente de qualquer requisito, pois é livre o
exercício do trabalho, ofício ou profissão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2453400
Instituto CONSULPAM - Ana (ICTIM)/ICTIM/Jurídico/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2509032
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2453400
1175) 
1176) 
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Assinale a alternativa que NÃO está conforme os dizeres de nossa Constituição Federal de 1988
acerca da administração pública.
a) Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem
acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
b) Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso
público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados
para assumir cargo ou emprego, na carreira.
c) É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.
d) É permitida a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de
remuneração de pessoal do serviço público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2453402
Instituto CONSULPAM - Ana (ICTIM)/ICTIM/Jurídico/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Quanto aos ditames de nossa Constituição Federal de 1988 sobre a acumulação de cargos
públicos, assinale a alternativa CORRETA.
a) A proibição de acumular cargos abrange as subsidiárias das sociedades de economia mista.
b) A proibição de acumular cargos não se estende a empregos e funções.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2453402
1177) 
c) É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, mesmo quando houver compatibilidade
de horários.
d) Não se admite a acumulação de um cargo de professor com outro técnico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2585476
FURB - Ag (Dr Pedrinho)/Pref Dr Pedrinho/Administrativo II/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
De acordo com a Constituição Federal, analise os princípios da administração pública direta ou
indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
 
I. Moralidade e legalidade.
 
II. Publicidade.
 
III. Eficiência e impessoalidade.
 
Dos princípios citados, qual(is) a administração pública segue?
a) II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, II e III.
e) I, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2491323
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2585476
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2491323
1178) 
1179) 
VUNESP - Aux Ed (Pref SBC)/Pref SBC/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Em relação à Administração Pública, assinale a alternativa correta, nos termos da Constituição
Federal.
a) São estáveis após dois anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de
provimento efetivo em virtude de concurso público.
b) O servidor público estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial passível de um único
recurso.
c) É vedada a acumulação remunerada de dois cargos de professor.
d) Legalidade, impessoalidade e moralidade são alguns dos princípios que norteiam a administração
pública.
e) O servidor público civil não tem direito à livre associação sindical.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2657215
AVANÇASP - PJur (SL da Serra)/Pref SL da Serra/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Na hipótese de um ocupante de cargo de provimento efetivo em um Município Y ter sido eleito
para tomar posse em cargo de Deputado Estadual, é correto afirmar, nos termos da Constituição Federal,
que esse sujeito:
a) Poderá cumular os dois, mas somente na hipótese de compatibilidade de horários.
b) Será automaticamente afastado do cargo no Município Y, recebendo, porém, a remuneração
respectiva.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2657215
1180) 
c) Poderá receber as duas remunerações, mas só exercerá o mandato eletivo.
d) Poderá escolher exercer os dois, independentemente de compatibilidade de horários, bem como
receber as duas remunerações.
e) Ficará afastado do cargo no Município Y, sem receber remuneração, durante o exercício do
mandato.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2409306
FUMARC - Proc (ALMG)/ALMG/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Para compatibilizar direitos próprios do regime do servidor público com os direitos políticos, o art.
38 da Constituição da República contém regras sobre a situação de servidores públicos que se elejam
para o exercício de mandatos políticos.
 
Consideradas aquelas regras, é INCORRETO afirmar:
a) A opção pela remuneração do cargo, emprego ou função pública de origem só é garantida no caso
de eleição para mandatos políticos municipais e estaduais.
b) É admitido o exercício cumulativo de mandato de vereador com outro cargo, emprego ou função
pública, desde que haja compatibilidade de horários.
c) O tempo de exercício de mandato de deputado federal deve ser contado para fins de aquisição,
por servidor público estadual, de adicional por tempo de serviço.
d) Um policial federal eleito deputado estadual ficará afastado do cargo para o exercício do mandato,
devendo permanecer filiado ao regime próprio de previdência social a que faz jus na condição de
policial.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2409306
1181) 
1182) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2427736
VUNESP - Comp (Pref Peruíbe)/Pref Peruíbe/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Normas expressas consagram no próprio texto constitucional: a avaliação periódica de
desempenho a que será submetido o servidor; o estágio probatório; a possibilidade de formalização de
contratos de ampliação da autonomia operacional de entidades administrativas.
 
É correto afirmar que tais normas se alicerçam no princípio constitucional da
a) supremacia do interesse público.
b) eficiência.
c) moralidade.
d) impessoalidade.
e) publicidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2601814
FURB - Aux (SAMAE JS)/SAMAE JS/Serviços Gerais/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
A Constituição da República estabelece princípios que devem ser obedecidos pela Administração
Pública. Assinale a alternativa que contémum desses princípios:
a) Pessoalidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2427736
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2601814
1183) 
b) Conselho Nacional de Justiça.
c) Legalidade.
d) Ineficiência.
e) Sigilo dos atos públicos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2404303
IDIB - GP (CDC)/CDC/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Considere que Josué, há mais de dez anos ocupando, sob o regime estatutário, cargo público na
Companhia Docas do Ceará, foi eleito Prefeito de Fortaleza. Nesse caso, de acordo com a Constituição
Federal, é correto afirmar que
a) Josué não será afastado do cargo, mas não poderá acumulá-lo com o cargo de Prefeito.
b) Josué não será afastado do cargo, podendo acumulá-lo com o cargo de Prefeito, se houver
compatibilidade de horários.
c) Josué será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.
d) Josué passará obrigatoriamente a receber a remuneração do cargo de Prefeito, pois possui mais
de dez anos de serviço público.
e) Josué poderá acumular as remunerações dos cargos, desde que não ultrapassem o teto do
funcionalismo público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2376086
FGV - Of Prom (MPE SP)/MPE SP/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2404303
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2376086
1184) 
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
João, recém-empossado Prefeito do Município Delta, pretendia contratar os serviços de Inês,
profissional muito competente da área de informática, de modo que ela pudesse chefiar determinada
estrutura orgânica, cujas atividades representavam uma necessidade contínua dos munícipes. Com tal
objetivo, consultou sua assessoria para saber de que forma essa contratação seria efetivada, em estrita
obediência à Constituição da República, já que Inês jamais tinha sido servidora pública.
A assessoria respondeu corretamente que a contratação de Inês pode ser realizada para que venha a
ocupar
a) apenas um cargo em comissão.
b) apenas uma função de confiança.
c) apenas um cargo em comissão ou uma função de confiança.
d) apenas um emprego público, a partir de contrato de trabalho temporário.
e) um cargo em comissão, uma função de confiança ou um cargo de provimento efetivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2400469
Instituto Consulplan - ADS (SEAS RO)/SEAS RO/Administração/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2400469
1185) 
1186) 
O Secretário de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – SEAS/RO, pretendendo
realizar concurso público para provimento de cargos com reserva de vagas para pessoas com deficiência,
observou que a Constituição Federal
a) estabelece apenas limite mínimo para a reserva de vagas a pessoas com deficiência.
b) estabelece apenas limite máximo para a reserva de vagas a pessoas com deficiência.
c) limita a reserva de vagas a pessoas com deficiência em, no máximo, vinte por cento.
d) estabelece limite mínimo e máximo para a reserva de vagas a pessoas com deficiência.
e) não estabelece limite mínimo ou máximo para a reserva de vagas a pessoas com deficiência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2574833
IBAM - AJ (Pref Mauá)/Pref Mauá/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
São princípios constitucionais da Administração Pública, estabelecidos na Constituição Federal de
1988:
a) legalidade, eficiência, moralidade.
b) publicidade, competência, discricionariedade.
c) impessoalidade, moralidade, proporcionalidade.
d) razoabilidade, proporcionalidade e discricionariedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2402800
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2574833
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2402800
1187) 
1188) 
GUALIMP - Gua (Bom Jardim)/Pref Bom Jardim/Ambiental/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
A Constituição Federal de 1988 define expressamente que a administração pública direta e
indireta de qualquer dos Poderes da União, obedecerá a determinados princípios definidos por ela. Nesse
sentido, é CORRETO afirmar ser um dos princípios básicos da administração pública no Brasil.
a) Materialidade.
b) Mobilidade.
c) Motivo.
d) Moralidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2450292
Instituto CONSULPAM - ADI (Pref Jacareí)/Pref Jacareí/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
A associação de servidores públicos do Município X entrou com ação perante o Judiciário,
solicitando a vinculação do seu salário ao índice anual IPCA, para que sua remuneração não fique
defasada em face da inflação. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA com base no art. 37 da
Constituição Federal.
a) Tal pleito é legítimo, com base no princípio da impessoalidade, pois, assim, todos os servidores
teriam seus salários atualizados automaticamente.
b) Tal pleito não pode ser procedente, pois conforme o princípio da eficiência, essa não seria a
maneira adequada de vincular sua remuneração perante o erário, existindo outros meios jurídicos de,
assim, proceder.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2450292
1189) 
1190) 
c) Tal pleito é legítimo, pois a remuneração deles nunca excederia o subsídio mensal dos Ministros do
Supremo Tribunal Federal, única barreira existente nesse sentido, estabelecida pelo constituinte.
d) Tal pleito não pode ser procedente, pois o constituinte foi expresso ao proibir a vinculação ou
equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do
serviço público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2450293
Instituto CONSULPAM - ADI (Pref Jacareí)/Pref Jacareí/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
A acumulação remunerada de cargos públicos, conforme a Constituição Federal, é vedada em
regra. Assinale a alternativa que NÃO engloba uma das exceções previstas no texto constitucional.
a) Dois cargos de professor.
b) Um cargo de professor com outro técnico ou científico.
c) Um cargo técnico com outro científico.
d) Dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2427746
VUNESP - Comp (Pref Peruíbe)/Pref Peruíbe/2023
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar que
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2450293
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2427746
1191) 
a) os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis somente aos brasileiros que preencham os
requisitos estabelecidos em lei.
b) a administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e
jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei.
c) o prazo de validade do concurso público será de até quatro anos, prorrogável uma vez, por igual
período.
d) a investidura em cargo público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de
provas e títulos, inclusive na hipótese de nomeação para cargo em comissão.
e) a lei poderá autorizar a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o
efeito de remuneração de pessoal do serviço público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1174531
CESGRANRIO - Ass Adm (UNIRIO)/UNIRIO/2019
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Um médico ortopedista, exercendo suas atividades em determinado município, com horário livre,
resolveu realizar concurso para ocupar cargo no Estado. Após aprovação no certame, ele passa a exercer
atividades nos dois órgãos, o municipal e o estadual, ocupando cargos de médico. Em determinado
momento, o serviço de medicina do Estado passa por uma troca de chefia. Essenovo chefe exige que o
ortopedista modifique os seus dias de plantão para melhor atender ao interesse público. Ocorre que os
dias indicados coincidem com os realizados no município. O ortopedista, então, requer que seus dias de
plantão sejam mantidos para poder exercer seu direito de acumulação de cargos.
 
Nos termos da Constituição Federal, a cumulação, quando prevista, é possível, desde que haja
compatibilidade de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1174531
1192) 
a) conhecimentos
b) horários
c) gerentes
d) locais
e) órgãos
www.tecconcursos.com.br/questoes/1174913
CESGRANRIO - Tec (UNIRIO)/UNIRIO/Contabilidade/2019
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
CP é contador e exerce a função pública de auditor fiscal federal. No exercício regular das suas
funções, atua na fiscalização de dados de receitas e despesas dos contribuintes de tributos federais.
 
Nos termos da Constituição Federal, poderá ocorrer a fiscalização de tais dados, integrada com a atuação
de outros auditores fiscais, na forma da lei ou convênio, inclusive com o compartilhamento de
a) cadastros fiscais
b) fichas criminais
c) informações empresariais
d) segredos industriais
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1174913
1193) 
1194) 
e) registros civis
www.tecconcursos.com.br/questoes/619405
CESGRANRIO - PPNS (PETROBRAS)/PETROBRAS/Direito/2018
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
A criação de uma agência reguladora, nos termos da Constituição de 1988, dependerá de lei
a) ordinária, de iniciativa apenas do Chefe do Executivo.
b) ordinária, de competência privativa do Congresso Nacional.
c) ordinária, de iniciativa parlamentar ou do Chefe do Executivo.
d) complementar, de iniciativa privativa do Senado Federal.
e) complementar, de iniciativa parlamentar ou do Chefe do Executivo. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/348366
CESGRANRIO - TA (ANP)/ANP/2016
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Um servidor público efetivo é convidado para ocupar função de gerência no órgão onde exerce
suas atividades. Nos termos da Constituição Federal de 1988, as(os)
a) funções de confiança são exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/619405
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/348366
1195) 
b) funções de confiança podem ser exercidas por qualquer pessoa que tenha capacidade técnica
reconhecida.
c) cargos em comissão são exercidos por servidores efetivos de forma exclusiva, mas podendo ser
originários de órgãos diversos.
d) cargos em comissão dependem de provimento mediante concurso público de títulos.
e) cargos em comissão podem ser escolhidos pelos servidores, livremente, de acordo com sua
conveniência e oportunidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/286398
CESGRANRIO - AGC (EPE)/EPE/Administração Geral/2014
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Estabelecido o primado da licitação para aquisição de bens, nos termos da Constituição Federal, a
Lei poderá estipular regras aos competidores, concernentes à sua qualificação
a) fiscal
b) estatutária
c) técnica
d) jurídica
e) gerencial
www.tecconcursos.com.br/questoes/2320285
CESGRANRIO - Aux (CEFET RJ)/CEFET RJ/Administração/2014
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/286398
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2320285
1196) 
1197) 
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
O prefeito de um município apresenta projeto de lei para autorizar, no âmbito de sua
competência, a contratação de parentes dos membros do Executivo, do Legislativo e do Judiciário que
atuam no local.
 
Nos termos da Constituição Federal, tal norma violaria o princípio da
a) democracia
b) moralidade
c) segurança
d) necessidade
e) compatibilidade
www.tecconcursos.com.br/questoes/136557
CESGRANRIO - TBN (CEF)/CEF/Administrativa/2012
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
Creso, servidor do órgão W, vinculado a determinado estado federado, foi surpreendido com
recomendação verbal de que deveria atender, em horário especial fora do expediente, a pessoas
vinculadas a determinada associação e que os problemas dessa associação deveriam ter preferência
sobre os demais que estivessem sob sua responsabilidade.
 
Sob a ótica dos princípios constitucionais da Administração Pública, tal prática, fere, predominantemente,
o princípio da
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/136557
1198) 
a) publicidade
b) impessoalidade
c) eficiência
d) indisponibilidade
e) continuidade
www.tecconcursos.com.br/questoes/81995
CESGRANRIO - PB (BNDES)/BNDES/Direito/2010
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
O princípio da proporcionalidade, acolhido pelo direito constitucional brasileiro, compreende os
seguintes subprincípios:
a) legalidade, moralidade e necessidade.
b) legalidade, moralidade e impessoalidade.
c) legalidade, impessoalidade e proporcionalidade em sentido estrito.
d) adequação, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito.
e) adequação, necessidade e moralidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/519263
CESGRANRIO - Ass Tec (DETRAN AC)/DETRAN AC/2009
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/81995
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/519263
1199) 
1200) 
Selecione, entre as alternativas abaixo, aquela que NÃO se refere às disposições gerais
estabelecidas no Art. 37 da Constituição de 1988 e suas emendas.
a) O prazo de validade do concurso público será de até dois anos prorrogável uma vez, por igual
período.
b) Os cargos, os empregos e as funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os
requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.
c) A administração burocrática é racional, nos termos da racionalidade instrumental, adotando os
meios mais adequados para atingir os fins visados, e é legal, ao definir os objetivos e meios para
atingi-los dentro da lei.
d) A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de
provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na
forma prevista em lei.
e) As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e
os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e
percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e
assessoramento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2680016
CESGRANRIO - Adm (FUNASA)/FUNASA/2009
Direito Constitucional - Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da
CF/1988)
De acordo com a Constituição Federal, em seu Art. 37, cinco princípios fundamentais devem
nortear a Administração pública: legalidade (a administração está sujeita à lei); moralidade (a
administração não pode desprezar o ético); impessoalidade (evitar o favoritismo ou privilégios);
publicidade (divulgação dos atos ao público) e
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2680016
a) isonomia (todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza).
b) eficiência (administração com qualidade).
c) razoabilidade (a Administração Pública deve obedecer a critérios aceitáveis do ponto de vista
racional).
d) proporcionalidade (o Estado deve procurar sopesar as vantagens e desvantagens da medida
tomada e, assim, decidir pela tomada ou não do ato).
e) motivação (a autoridade administrativa deve apresentar as razões que a levaram a tomar uma
decisão).
Gabarito
1001) D 1002) B 1003) E 1004) C 1005) C 1006) D 1007) B
1008) E 1009) D 1010) B 1011) B 1012) C 1013) E 1014) C
1015) C 1016) D 1017)B 1018) A 1019) E 1020) A 1021) C
1022) E 1023) B 1024) A 1025) A 1026) C 1027) C 1028) A
1029) D 1030) B 1031) D 1032) E 1033) C 1034) E 1035) C
1036) C 1037) E 1038) E 1039) A 1040) E 1041) B 1042) D
1043) B 1044) E 1045) C 1046) A 1047) D 1048) C 1049) B
1050) D 1051) A 1052) A 1053) A 1054) D 1055) A 1056) A
1057) C 1058) B 1059) C 1060) C 1061) C 1062) B 1063) A
1064) A 1065) B 1066) C 1067) D 1068) A 1069) A 1070) C
1071) D 1072) C 1073) B 1074) C 1075) D 1076) B 1077) A
1078) C 1079) D 1080) A 1081) B 1082) B 1083) D 1084) A
1085) E 1086) D 1087) D 1088) B 1089) A 1090) C 1091) A
1092) D 1093) E 1094) D 1095) A 1096) E 1097) B 1098) B
1099) C 1100) E 1101) C 1102) C 1103) A 1104) C 1105) B
1106) A 1107) E 1108) C 1109) B 1110) A 1111) D 1112) B
1113) D 1114) D 1115) A 1116) E 1117) E 1118) E 1119) C
1120) D 1121) C 1122) D 1123) E 1124) C 1125) E 1126) A
1127) B 1128) A 1129) D 1130) A 1131) A 1132) A 1133) A
1134) C 1135) D 1136) D 1137) B 1138) C 1139) C 1140) E
1141) E 1142) D 1143) D 1144) A 1145) B 1146) A 1147) C
1148) D 1149) D 1150) C 1151) D 1152) C 1153) A 1154) A
1155) D 1156) D 1157) E 1158) A 1159) B 1160) D 1161) C
1162) A 1163) B 1164) B 1165) E 1166) D 1167) C 1168) C
1169) D 1170) E 1171) E 1172) A 1173) E 1174) D 1175) D
1176) A 1177) D 1178) D 1179) E 1180) A 1181) B 1182) C
1183) C 1184) A 1185) E 1186) A 1187) D 1188) D 1189) C
1190) B 1191) B 1192) A 1193) A 1194) A 1195) C 1196) B
1197) B 1198) D 1199) C 1200) B

Mais conteúdos dessa disciplina