Buscar

Avaliação l- Crescimento e Desenvolvimento Humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação l
Atividade Avaliativa I
 Crescimento e Desenvolvimento Humano
Segundo os autores Haywood e Getchel, o desenvolvimento motor se caracteriza por ser:   
um processo contínuo e sequencial ligado à idade cronológica, na qual o indivíduo progride até atingir o ponto das habilidades motoras mais complexas e organizadas e assim chegar ao ajuste dessas habilidades que o acompanharão até o envelhecimento.
um processo contínuo e sequencial ligado a idade cronológica, na qual o indivíduo progride de um movimento simples, sem habilidade, até atingir o ponto das habilidades motoras mais complexas e organizadas e assim chegar ao ajuste dessas habilidades que o acompanharão até a idade adulta.
um processo contínuo e sequencial ligado à idade cronológica, na qual o indivíduo progride de um movimento simples, sem habilidade, até atingir o ponto das habilidades motoras mais complexas e organizadas e assim chegar ao ajuste dessas habilidades que o acompanharão até o envelhecimento. (Alternativa correta)
um processo contínuo e sequencial não ligado à idade cronológica, na qual o indivíduo progride de um movimento simples, sem habilidade, até atingir o ponto das habilidades motoras mais complexas e organizadas e assim chegar ao ajuste dessas habilidades que o acompanharão até o envelhecimento.
um processo contínuo e sequencial não ligado à idade cronológica, na qual o indivíduo progride até atingir o ponto das habilidades motoras mais complexas e organizadas e assim chegar ao ajuste dessas habilidades que o acompanharão até o envelhecimento.
2. A aptidão física é a capacidade que uma pessoa tem de executar atividades com energia, vigor e sem fadiga extrema. Quando relacionada à saúde, é influenciada pelo estilo de vida, pela alimentação, pela prática de exercícios físicos e pela hereditariedade. Nesse contexto, quanto à aptidão física relacionada à saúde em adultos, está correto afirmar que:   
a composição corporal refere-se à gordura relativa do corpo, sendo pouco utilizada na aptidão física relacionada à saúde, pois depende de pessoas treinadas para a avaliação.
é consenso na literatura que um mínimo de condições físicas, denominadas de aptidão física relacionada à saúde, faz parte do conceito de saúde. Estão incluídas nessa aptidão física a capacidade cardiorrespiratória, a força, a potência e a resistência muscular, a flexibilidade e a composição corporal. (Alternativa correta)
no adulto jovem, mas não no adulto de meia-idade, a capacidade cardiorrespiratória é equivalente entre os sexos. No mesmo sentido, os níveis de flexibilidade parecem ser maiores em homens jovens, em comparação às mulheres de mesma faixa etária.
o adulto (jovem ou de meia-idade) deve treinar a capacidade cardiorrespiratória em detrimento dos parâmetros de força muscular, justificado pela maior prevalência de mortes cardiovasculares.
os níveis de flexibilidade em homens e mulheres são importantes para aqueles adultos cuja profissão demanda essa valência física. Não há explicação razoável para incluir os níveis de flexibilidade no âmbito de aptidão física relacionada à saúde.
3. A adolescência é marcada por uma mudança comportamental influenciada, em grande parte, pelos processos de puberdade e maturação biológica geral. Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I) A maturação biológica é restrita à capacidade reprodutiva do ser humano e o marco para a fase da adolescência. II) A puberdade é a maturação biológica sexual, ou seja, o desenvolvimento de estruturas sexuais (gametas e órgãos) que possibilitam a reprodução humana. III) A adolescência é uma fase representada por uma mudança de comportamento cognitivo, psicossocial e físico, associada à puberdade e à maturação biológica. 
I  e II estão corretas.
I e III estão corretas.
Somente I está correta.
Somente III está correta.
II e III estão corretas. (Alternativa correta)
4. Conforme a idade vai passando, o ser humano sofre algumas perdas relativas ao crescimento, entre elas a estatura. Quais os motivos da perda de altura no envelhecimento?   
Desgastes das lombares e achatamento de disco.
Encolhimento das pernas e desgaste das lombares.
Desgaste da vértebra e achatamento de disco. (Alternativa correta)
Achatamento de disco e encolhimento das pernas.
Achatamento de disco e desgaste do quadril.
5. Os aspectos psicossociais na vida adulta (jovem e de meia-idade) têm base nas relações mais consolidadas de amizade e na relação conjugal. Sabendo disso, analise as proposições a seguir. I. Um ponto-chave na vida adulta é a consciência de assumir o seu papel na sociedade a partir da vida profissional, conjugal e parental. II. O adulto jovem (20-40 anos) não desenvolve mais alterações de personalidade, pois elas já foram consolidadas na adolescência. III. O casamento e a escolha consciente da paternidade ganham importância nas relações psicossociais da vida adulta e contribuem para o desenvolvimento do adulto. Qual(is) está(ão) correta(s)? 
Apenas a I e a III. (Alternativa correta)
Apenas a I e a II.
Apenas a II e a III.
I, II e III.
Apenas a I.
6. Gallahue e Ozman apontam fatores que fazem com que a idade do processo de desenvolvimento motor varie. Quais são esses fatores?   
Movimentos locomotores, estabilizadores e manipulativos.
Desenvolvimento cognitivo e social.
Biologia do indivíduo e ambiente.
Exigências da tarefa, biologia do indivíduo e ambiente. (Alternativa correta)
Estímulo e ambiente.
7. Analise as opções sobre o esporte de rendimento para crianças e adolescentes. Após essa análise, marque a resposta CORRETA:   
A transição das habilidades motoras fundamentais para as especializadas ocorre linearmente com a idade cronológica dos indivíduos.
O aprimoramento das habilidades especializadas independe do desenvolvimento cognitivo de adolescentes, uma vez que as valências físicas, como, por exemplo, força, potência e agilidade, são as únicas necessárias para o sucesso competitivo.
A antecipação de estágios referentes a habilidades motoras fundamentais não determina prejuízo sobre as habilidades motoras especializadas.
A inserção de crianças ou adolescentes, precocemente, em esportes competitivos, embora aceitável, pode ser um erro no desenvolvimento psicomotor geral. (Alternativa correta)
Os esportes de rendimento para os adolescentes impactam negativamente (retardam) no desenvolvimento físico, principalmente sobre a estatura.
8. O desenvolvimento do ciclo vital refere-se às transformações que ocorrem durante a vida de cada indivíduo. Assinale a alternativa que apresenta a abrangência do desenvolvimento do ciclo vital de forma correta.   
O desenvolvimento do ciclo vital começa na concepção e termina com a morte dos indivíduos, pois as transformações das capacidades funcionais ocorrem a todo momento. (Alternativa correta)
O desenvolvimento do ciclo vital começa com o nascimento, quando os aspectos sensório-motores começam a ser estimulados, e encerra-se na terceira idade, após a regressão das capacidades funcionais.
O desenvolvimento do ciclo vital ocorre apenas na infância, na adolescência e na terceira idade. Jovens adultos e aqueles que se encontram na meia idade não apresentam o desenvolvimento do ciclo vital, pois suas capacidades funcionais estão estabilizadas.
O desenvolvimento do ciclo vital ocorre apenas na infância, tendo em vista que a ampliação das capacidades funcionais apresenta-se com maior intensidade nesse período.
O desenvolvimento do ciclo vital surge na concepção e encerra-se na meia idade, pois, na terceira idade, as capacidades funcionais começam a regredir.
9. A fase dos movimentos fundamentais caracteriza-se por uma maior exploração da criança na capacidade motora do seu corpo. A fase de estágio inicial pertencente à fase de movimento fundamental apresenta qual característica?   
As primeiras tentativas da criança de realizar um movimento fundamental. (Alternativa correta)
Fase de transição para a destreza motora.
Fase do movimento coordenado e preciso.
As primeiras tentativas da criança de realizar um movimento voluntário.
Faseem que está codificando as informações.
10. Segundo Gallahue e Ozman (2005), os movimentos são classificados em três categorias: manipulativos, estabilizadores e locomotores. Das atividades ligadas a seguir, qual é um movimento manipulativo?   
Correr.
Saltar sobre a corda.
Caminhar sobre a corda.
Lançar uma bola. (Alternativa correta)
Caminhar em linha reta.

Outros materiais