Buscar

Aquisição da Linguagem ATIVIDADE ONLINE2 - AV22024 1

Prévia do material em texto

Aquisição da Linguagem
1. Painel
2. Meus cursos
3. ALIESP
4. 📝 AVALIAÇÕES 2024/1
5. ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12024/1
	Iniciado em
	domingo, 3 mar 2024, 20:11
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 3 mar 2024, 21:39
	Tempo empregado
	1 hora 27 minutos
	Avaliar
	1,60 de um máximo de 2,00(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com interpretação dos especialistas na área,  para  Chomsky, a aquisição da linguagem é apenas secundária à teoria global da linguagem, mas, é por meio dos estudos do processo de aquisição de linguagem que ele desenvolveu sua teoria (SCARPA, 2001).
Considerando essa afirmativa sobre a teoria gerativista, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
I. (  ) O  Modelo Gerativista, nesse sentido, assevera que o bebê nasce com equipamento físico básico (neural e estrutural), por isso, é totalmente capaz de entender e expressar a linguagem falada, apenas através do contato com outros falantes da língua.
II. (  ) De acordo com as acepções dessa perspectiva, a criança nasce com a linguagem e adquire  a língua materna num processo de amadurecimento em relação à língua. 
III. (  )  Para   Chomsky, capacidade de compreender e produzir a linguagem decorre de princípios universais que constituem o órgão da linguagem, princípios estes também chamados de Gramática Universal (GU).
IV. (  ) O Gerativismo trabalha com dois princípios, a competência e o desempenho sintático, ou seja, os dois referem-se à distinção entre conhecimento e o uso da linguagem, questão de extrema importância para o entendimento dessa  teoria.
 
Marque a sequência correta:
Escolha uma opção:
a. F-V-V-V
b. V-V-V-F
c. V-V-F-F
d. F-V-F-V
e. F-F-V-V 
Questão 2
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
No primeiro tópico da Unidade I, intitulado de “Conceito de Linguagem, língua e fala”, a ênfase foi sobre a diferença entre esses três conceitos  considerados pelos linguistas como uma tríade, pois são indissociáveis no processo comunicativo, porém individualmente diferenciáveis entre si.  Diante do exposto, assinale a opção que apresenta informações corretas sobre o termo “LINGUAGEM”, segundo as acepções do dicionário.
Escolha uma opção:
a. Conjunto dos elementos que constituem a linguagem falada ou escrita peculiar a uma coletividade; idioma: a língua portuguesa.
b. Qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc. 
c. Peculiar a cada pessoa, da capacidade geral da linguagem. (Opõe-se à noção de língua).
d. Sistema de vocabulário e sintaxe usado em determinada época, por certos escritores, em uma ou outra profissão etc.
e. Idioma, dialeto, jargão.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Na área de Linguagens da BNCC, estão inseridos quatro componentes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física. A ideia é que os alunos participem de diversas práticas de linguagem, ampliando suas capacidades de expressão tanto artísticas quanto corporais e linguísticas.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Considerando o excerto apresentado sobre a área da LINGUAGEM NA BNCC, analise as afirmativas a seguir.
I. A finalidade é possibilitar aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas.
II. O importante é que os estudantes se apropriem das especificidades de cada linguagem, sem perder a visão do todo no qual elas estão inseridas.
III. É relevante que compreendam que as linguagens são dinâmicas, e que todos participam desse processo de constante transformação.
IV. As linguagens, antes articuladas, passam a ter status próprios de objetos de conhecimento escolar.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. I e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I  e III, apenas.
e. I, II, III e IV 
Questão 4
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
No primeiro tópico da Unidade II, intitulado de “A Perspectiva Behaviorista para a Aquisição da Linguagem”, nossos olhares foram direcionados às especificidades da Teoria Behaviorista da Linguagem, doravante abreviada por TBL. 
A esse respeito, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a. A abordagem behaviorista (ou mecanicista) iniciou-se com SKINNER (condicionamento clássico) e mais tarde consolidou-se com Watson (condicionamento operante).
b. A abordagem behaviorista (ou mecanicista) iniciou-se com SKINNER (condicionamento operante) e mais tarde consolidou-se com Watson (condicionamento clássico).
c. A abordagem behaviorista (ou mecanicista) iniciou-se com Watson (condicionamento operante) e mais tarde consolidou-se com Skinner (condicionamento clássico).
d. A abordagem behaviorista (ou tecnicista) iniciou-se com SKINNER (condicionamento clássico) e mais tarde consolidou-se com Watson (condicionamento operante).
e. A abordagem behaviorista (ou mecanicista) iniciou-se com Watson (condicionamento clássico) e mais tarde consolidou-se com Skinner (condicionamento operante). 
Questão 5
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Para teórico interacionista, toda aprendizagem deve ser coerente com o nível de desenvolvimento da criança, ou seja, existe uma relação entre determinado nível de desenvolvimento e a capacidade potencial de aprendizagem. Sobre isso, marque a opção correta:
Escolha uma opção:
a. A zona do desenvolvimento atual: a diferença entre o nível das tarefas realizáveis com o auxílio dos adultos e o nível das tarefas que podem desenvolver-se com uma atividade independente define a área de desenvolvimento potencial da criança.
b. O nível do desenvolvimento proximal da criança: nível de desenvolvimento das funções intelectuais da criança que atinge o processo específico de desenvolvimento não-realizado. Ou seja, é aquilo que a criança já realizou  com auxílio, nível dependente.
c. O nível do desenvolvimento potencial da criança: refere-se ao nível de desenvolvimento das funções psicointelectuais da criança que se conseguiu como resultado de um processo específico de desenvolvimento já realizado.
d. A zona do desenvolvimento atual: a diferença entre o nível das tarefas já realizadas sem auxílio com o nível das tarefas que podem desenvolver-se com uma atividade interdependente, que define a área de desenvolvimento proximal da criança.
e. O nível do desenvolvimento atual da criança: nível de desenvolvimento das funções psicointelectuais da criança que se conseguiu como resultado de um processo específico de desenvolvimento já realizado. 
Questão 6
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Para Chomsky (1997), a criança tem um dispositivo de aquisição da linguagem (DAL) inato que é ativado e trabalha a partir de sentenças (Imput) e gera, como resultado, a gramática da língua à qual a criança está exposta.
De acordo com as acepções do gerativismo, analise as afirmativas e marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. O dispositivo em questão é formado por uma série de regras, e a criança, em contato com as sentenças de uma língua, seleciona as regras que funcionam naquela língua em particular, desativando as que não têm nenhum papel. 
b. A performance é a estrutura que produz a competência, composta pelo sistemas GU, responsável pela materialização do significado, isto é, responsável pelo significante (sons, gestos, etc.).
c. Na interpretação de tal conceito, infere-se que as  crianças imitam ou apenas reproduzem as falas dos adultos,  na maioria das vezes elas não são originais, pois produzem sequências copiadas dos pais.
d. Nessa perspectiva, a criança possui um mecanismo que possibilita a aquisição da linguagem, chamado de Dispositivo de Aquisição da Gramatical (DAG).
e. A teoria de princípios e parâmetros de Chomsky mudou o conceito de Dispositivo de Aquisição da Gramatical (DAG), pois defendeu a ideia de que as diferenças entre as línguas e as mudanças numa mesma línguasão os parâmetros seguidos pelas crianças.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Diferentemente da visão estruturalista proposta por Saussure (2012), a língua como concepção histórica, social e interativa é definida por Bagno (2002) relembrando Marcuschi (2000)  de forma diferenciada. A  esse respeito , analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s):
1. A língua apresenta uma organização interna sistemática que pode ser estudada cientificamente, mas ela não se reduz a um conjunto de regras de boa-formação que podem ser determinadas de uma vez por todas como se fosse possível fazer cálculos de previsão infalível. 
2. A língua tem aspectos estáveis e instáveis, ou seja, ela é um sistema variável, indeterminado e não fixo. Portanto, a língua apresenta sistematicidade e variação a um só tempo.
3. A língua se determina por valores imanentes e transcendentes de modo que não pode ser estudada de forma autônoma, mas deve-se recorrer ao entorno e à situação nos mais variados contextos de uso.
4. A língua pode ser tida como um simples instrumento de representação do mundo como se fosse um espelho, pois ela é constitutiva da realidade. É muito mais um guia do que um espelho da realidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma opção:
a. F-F-V-V
b. V-V-F-V
c. V-V-V-F 
d. F-V-F-V
e. F-F-V-V
Questão 8
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Na esfera psicológica, a TBL é considerada como um método que investiga o comportamento, conhecida como teoria comportamental, estreitamente alinhada ao empirismo, que foi defendido por filósofos como Thomas Hobbes, Francis Bacon, John Locke e David Hume.
 
Considerando o excerto apresentado acima referente  as acepções da TBL, analise as afirmativas a seguir.
I. Nesta perspectiva empírica,  a principal fonte de conhecimento advém da experiência do mundo.
II. O raciocínio nessa linha de pensamento é considerado como Indutivo, ou seja, do particular ao geral.
III. As ideias complexas resultam da associação de um conjunto de ideias simples.  
IV. Na perspectiva em questão, entende-se que  a criança possui maturação biológica e aprende interagindo. 
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. I e IV, apenas.
b. I e II, apenas.
c. II e III, apenas.
d. I, II e III, apenas. 
e. II e IV, apenas.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Piaget (1999) elencou quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil. Considerando essa afirmação,  analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os estágios expressam as etapas pelas quais se dá a construção do mundo pela criança, 
 
LOGO, 
 
são quatro períodos, que estão relacionados ao desenvolvimento das estruturas cognitivas, intimamente interligados ao desenvolvimento da afetividade e da socialização da criança: 
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Chomsky sempre procurou ir além da abordagem estruturalista, distribucionista e comportamentalista que existiam até então no estudo da linguagem natural e deu início à Teoria Gerativa, a partir da publicação de Syntactic Structures (1957). 
A partir do apresentado sobre o Gerativismo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
Em 1957, Chomsky lançou a sua obra “Syntact Structures”, lançando os fundamentos da sua Gramática Gerativa Transformacional, que deu início à segunda fase da Psicolinguística, denominada de período linguístico. 
 
POR ISSO, 
 
A teoria behaviorista foi duramente criticada por Chomsky e seu modelo gerativista minimizou as acepções da teoria de Skinner.
A seguir, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Parte inferior do formulário
Aquisição da Linguagem
 
1.
 
Painel
 
2.
 
Meus cursos
 
3.
 
ALIESP
 
4.
 
??
 
AVALIAÇÕES 2024/1
 
5.
 
ATIVIDADE ONLINE 1 
-
 
AV12024/1
 
Iniciado em
 
domingo, 3 mar 2024, 20:11
 
Estado
 
Finalizada
 
Concluída em
 
domingo, 3 mar 2024, 21:39
 
Tempo em
pregado
 
1 hora 27 minutos
 
Avaliar
 
1,60
 
de um máximo de 2,00(
80
%)
 
Questão
 
1
 
Incorreto
 
Atingiu 0,00 de 0,20
 
Marcar questão
 
Texto da questão
 
De acordo com interpretação dos especialistas na ár
ea,
 
 
para
 
 
Chomsky, a aquisição da 
linguagem é apenas secundária à teoria global da linguagem, mas, é por meio dos 
estudos do processo de aquisição de linguagem que ele desenvolveu sua teoria 
(SCARPA, 2001).
 
 
 
Considerando essa afirmativa sobre a teoria ge
rativista, analise as afirmativas a seguir 
e assinale
 
V
 
para a(s)
 
Verdadeira(s)
 
e
 
F
 
para a(s)
 
Falsa(s)
.
 
 
I. (
 
 
) O
 
 
Modelo Gerativista, nesse sentido, assevera que o bebê nasce com 
equipamento físico básico (neural e estrutural), por isso, é totalmente cap
az de 
entender e expressar a linguagem falada, apenas através do contato com outros 
falantes da língua.
 
 
II. (
 
 
) De acordo com as acepções dessa perspectiva, a criança nasce com a linguagem 
e adquire
 
 
a língua materna num processo de amadurecimento em rel
ação à língua.
 
 
 
III. (
 
 
)
 
 
Para 
 
Chomsky, capacidade de compreender e produzir a linguagem decorre de 
princípios universais que constituem o órgão da linguagem, princípios estes também 
chamados de Gramática Universal (GU).
 
 
IV. (
 
 
) O Gerativismo trabalh
a com dois princípios, a competência e o desempenho 
sintático, ou seja, os dois referem
-
se à distinção entre conhecimento e o uso da 
Aquisição da Linguagem 
1. Painel 
2. Meus cursos 
3. ALIESP 
4. ?? AVALIAÇÕES 2024/1 
5. ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12024/1 
Iniciado em domingo, 3 mar 2024, 20:11 
Estado Finalizada 
Concluída em domingo, 3 mar 2024, 21:39 
Tempo empregado 1 hora 27 minutos 
Avaliar 1,60 de um máximo de 2,00(80%) 
Questão 1 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
De acordo com interpretação dos especialistas na área, para Chomsky, a aquisição da 
linguagem é apenas secundária à teoria global da linguagem, mas, é por meio dos 
estudos do processo de aquisição de linguagem que ele desenvolveu sua teoria 
(SCARPA, 2001). 
 
 
Considerando essa afirmativa sobre a teoria gerativista, analise as afirmativas a seguir 
e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
I. ( ) O Modelo Gerativista, nesse sentido, assevera que o bebê nasce com 
equipamento físico básico (neural e estrutural), por isso, é totalmente capaz de 
entender e expressar a linguagem falada, apenas através do contato com outros 
falantes da língua. 
 
II. ( ) De acordo com as acepções dessa perspectiva, a criança nasce com a linguagem 
e adquire a língua materna num processo de amadurecimento em relação à língua. 
 
III. ( ) Para Chomsky, capacidade de compreender e produzir a linguagem decorre de 
princípios universais que constituem o órgão da linguagem, princípios estes também 
chamados de Gramática Universal (GU). 
 
IV. ( ) O Gerativismo trabalha com dois princípios, a competência e o desempenho 
sintático, ou seja, os dois referem-seà distinção entre conhecimento e o uso da

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes