Buscar

Av1 - Aprendizagem da Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Aprendizagem da Matemática - NOTA 150 de 150
1)Lopes & Ferreira (2013) dizem que História da Matemática pode tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes, isso mostra o significado de estudar determinados conteúdos e que o professor pode construir um olhar crítico sobre o assunto em questão. No que abrange a importância da História da Matemática, analise o trecho a seguir, completando as lacunas. 
A  ____________  pode oferecer uma enorme contribuição ao processo de ensino e aprendizagem dessa área do conhecimento. Ao revelar a Matemática como uma ____________, ao mostrar necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, ao estabelecer comparações entre os conceitos e processos matemáticos do passado e do presente, o professor cria condições para que o aluno desenvolva _____________ mais favoráveis diante desse conhecimento.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)Ciência / disciplina difícil / formalizações.
b)História da Matemática / construção humana / formalizações.
c)História da Matemática / construção humana / atitudes e valores.
d)Ciência / construção humana / atitudes e valores.
e)História da Matemática / ciência pronta e acabada / atitudes e valores.
2)Considere o seguinte texto sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN).Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao>, acesso em 07/07/2019. Sobre a BNCC, avalie as seguintes afirmações como (V) verdadeiras ou (F) falsas: 
(   ) A BNCC é um conjunto de normas que se aplica à todas as escolas públicas e particulares em todos os níveis da federação, ou seja, aplica-se à rede de escolas dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
(    ) A BNCC é uma política pública independente de outras ações do governo que visam à melhoria da Educação Básica, como por exemplo, a LDB e a DCN citadas no texto.
(    ) O objetivo principal da BNCC é a construção de um currículo comum à todas as escolas públicas ou privadas.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas:
a)V - V - V. b)V - V - F. c)V - F - F. d)F - F - V. e)F - F - F
3)Com o desenvolvimento das concepções acerca da Matemática e de seu ensino ocorridas nos últimos anos, atualmente recomenda-se que temas que antes eram ensinados de maneira estanque e compartimentada, como aritmética e geometria por exemplo, sejam trabalhados de forma interligada e simultânea.Um exemplo de uma prática de ensino condizente com a ideia supracitada é observado quandoAlternativas:
a)ensina-se adição associada à ideia de juntar.
b)ensina-se subtração associada à ideia de comparação.
c)ensina-se multiplicação associada à ideia de configuração retangular.
d)ensina-se subtração associada à ideia de completar.
e)ensina-se multiplicação associada à ideia de adição de parcelas iguais.
4)A unidade temática Números tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico. Para essa construção, é importante propor, por meio de situações significativas, sucessivas ampliações dos campos numéricos. A BNCC organiza as etapas de ensino, de modo que as habilidades da unidade temática Números são fundamentadas em desenvolvimentos ao longo do Ensino Infantil. Por exemplo, há determinados objetivos de aprendizagem do campo de experiências "“ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES" que estão diretamente relacionadas à temática números.Com base na BNCC, assinale a alternativa que apresenta um objetivo de aprendizagem do Ensino Infantil diretamente relacionado à temática números.
Alternativas:
a)Compreender as propriedades de operações e o conceito de igualdade, estabelecendo ideias de proporcionalidade e equivalência.
b)Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental.
c)Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
d)Construir o conceito de número a partir da visualidade e do concreto. Depois, distinguir os objetos à sua volta a registrando suas quantidades.
e)Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
5)A avaliação da aprendizagem constitui um meio indispensável à tomada de decisões por parte do professor, para continuidade da sua relação pedagógica junto aos seus aprendizes, e, assim, passou a ser compreendida como parte integrante do processo de ensino. (RAFAEL; MENEZES, 2019).
Sobre a avaliação da aprendizagem da unidade temática Álgebra nas series iniciais do Ensino Fundamental  avalie as asserções a seguir:
 I. Na transição entre os anos iniciais e os anos finais do Ensino Fundamental, o aluno deve conseguir perceber regularidades e padrões em sequências numéricas e não numéricas, quando há, para que possam analisar e conseguir resolver problemas cujo valor é desconhecido de antemão, mas que os procedimentos e análises façam sentido para os alunos e não se reduzam a uma simples memorização de procedimentos.
II.  A ênfase é que os alunos desenvolvam o pensamento algébrico e estabeleçam significados para objetos de conhecimento algébricos ao final deste ciclo.
III, A avaliação deve ser contínua para verificar o avanço do pensamento algébrico, com a realização de avaliação formativa.
IV. É importante avaliar se os alunos conseguem estabelecer articulação entre as unidades temáticas Números e Álgebra, quando exploram sequências numéricas e noções de equivalência.
Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:
Alternativas:
a)I e II. b)I e IV. c)I, II e III.
d)I, III e IV. e)I, II, III e IV.

Continue navegando