Buscar

3-2024-GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Disciplina: 101700 - GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
QUESTÃO 1
A Lei Geral de Proteção de Dados foi promulgada em 2018, com o intuito de garantir direitos, como a privacidade e a segurança dos usuários de serviços com base na internet e na coleta de dados pessoais.
Partindo dos princípios dessa lei, analise as colunas, relacione-as e, em seguida, assinale a afirmação correta.
a) Princípio da necessidade
b) Princípio da transparência
c) Princípio da prevenção
d) Princípio da responsabilização
( ) Necessidade de a empresa criar políticas e processos de segurança claros e efetivos na gestão dos sistemas de informação.
( ) Direito do indivíduo a quem os dados se referem poder solicitar relatórios com todas as informações disponíveis e registros guardados pela empresa.
( ) Prestação de contas aos órgãos competentes, no caso de empresas responsáveis pelos bancos de dados e informações.
( ) Exigência de que devem ser coletados os dados estritamente necessários para que o indivíduo possa utilizar o serviço prestado pela empresa.
a )c, b, d, a
b )b, c, d, a
c )d, c, a, b
d )b, c, a, d
e )c, a, d, b
QUESTÃO 2
Analise as afirmações a seguir, julgando-as verdadeiras (V) e falsas (F), em seguida, assinale a proposição correta.
( ) O Big Data corresponde à grande quantidade de dados. É caracterizada pelo fenômeno da explosão da geração de dados que surgiu com o advento do desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
( ) A coleta, a armazenagem e o processamento de grandes volumes de dados foram substituídos pelo novo sistema Big Data, que usa menos recursos e ferramentas, para simplificar o trabalho; é menos complexo.
( ) Com o Big Data, as decisões sobre quais dados devem ser trabalhados e quais são as ferramentas e os sistemas mais adequados se tornaram menos complexas, uma vez que a tecnologia deu espaço ao trabalho manual.
( ) A inteligência artificial é uma área da ciência da computação que busca desenvolver sistemas inteligentes com base na forma como o cérebro humano se organiza e lida com as tarefas complexas.
a )V, V, F, F
b )V, F, F, F
c )F, F, V, V
d )F, F, F, V
e )V, F, F, V
QUESTÃO 3
Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), está entre os mais utilizados pelas empresas, podem gerar resultados significativos quanto ao desenvolvimento operacional e à produtividade do serviço prestado. Com base nas considerações acerca desse sistema, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
1.Os sistemas ERP possibilitam a automatização dos processos do negócio e trazem rapidez e confiabilidade para a gestão, pois viabilizam o alinhamento estratégico, tático e operacional, trazendo economias e redução de custos.
2.Os sistemas ERP integram as operações internas da empresa. Além disso, sua modularidade permite que cada parte do sistema seja implantado de maneira separada.
a )A assertiva 1 está totalmente correta e a 2, parcialmente correta.
b )As assertivas 1 e 2 estão totalmente incorretas.
c )A assertiva 1 está totalmente incorreta e a 2, totalmente correta.
d )A assertiva 1 está parcialmente correta e a 2, totalmente correta.
e )As assertivas 1 e 2 estão totalmente corretas.
QUESTÃO 4
Muitos são os benefícios originados pelo uso da ferramenta de sistemas de informação no processo de gestão. Diversas condições são necessárias para que, de fato, seja possível obter resultados agregadores e que viabilizem a eficiência e o desenvolvimento no alcance de metas da empresa. Com base nessas informações, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.
I.Os sistemas podem promover a descentralização da tomada de decisão, melhorando o fluxo de informações dentro da estrutura organizacional.
II.Dentre os benefícios do uso de sistemas de informação podemos citar a centralização das decisões e o bloqueio do acesso à informação
III.O resultado obtido com a utilização de sistemas depende também do nível de comprometimento da empresa como um todo.
a )Apenas a assertiva III está correta.
b )As assertivas II e III estão corretas.
c )As assertivas I e II estão corretas.
d )As assertivas I e III estão corretas.
e )Apenas a assertiva II está correta.
QUESTÃO 5
Os softwares tecnológicos que fazem uso da inteligência artificial trabalham mediante ferramentas que viabilizam sua atuação. Nesse sentido, o "aprendizado" dessas máquinas se dá por meio de algoritmos, que aprendem de maneira semelhante ao processo de aprendizado humano - este ocorre por tentativa e erro. Com base nisso, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
a )Pelo processo de treinamento, o sistema aprende a identificar informações cada vez mais rápido, embora menos precisamente.
b )A abordagem deep learning (aprendizagem profunda) utiliza o conceito de aprendizagem por tentativa e erro.
c )A abordagem do aprendizado deep learning (aprendizagem profunda) usa como estratégia a aplicação de reforços positivos mediante acertos.
d )Pelo Aprendizado não Supervisionado, o sistema analisa um conjunto de dados coletados e produz respostas com padrões preestabelecidos.
e )A inteligência artificial pode refletir crenças, comportamentos e visões humanas, pois é condicionada aos parâmetros definidos por seus programadores.
QUESTÃO 6
O conhecimento tem importância em diversos âmbitos e está associado à competência, principalmente no contexto profissional e empresarial. Um profissional competente possui a capacidade de mobilizar saberes, habilidades, conhecimentos e informações de maneira interdisciplinar. Com base nisso, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
a )Conseguir realizar de maneira correta uma tarefa específica não necessariamente caracteriza a competência de alguém.
b )Competências socioemocionais não estão ligadas ao indivíduo, pois refletem experiências internalizadas e aprendidas no decorrer de sua vida.
c )Competências são aptidões adquiridas de maneira compartilhada, portanto são características coletivas e comuns a indivíduos do mesmo meio.
d )A competência está ligada à colocação, de maneira prática, dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes para a resolução de um problema real.
e )As competências podem ser definidas por aptidões técnicas ou cognitivas relacionadas a aprendizados sobre conceitos, informações e dados.
QUESTÃO 7
O mundo tem passado por inúmeras transformações, que são cada vez mais aceleradas e instantâneas, principalmente com o desenvolvimento da tecnologia. Nesse aspecto, dados, informações e conhecimentos se inter-relacionam e estão presentes de maneira facilitada e acessível. Partindo desse conceito, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
a )Um dado pode ser definido como um fato, sem considerar diferentes perspectivas de maneira relativa. Assim, dado é aquilo que é real, verificável e imutável.
b )Um dado não pode ser convertido em informação, uma vez que corresponde a um elemento tangível, observável, imutável e constante.
c )Um dado isolado é suficiente par que a empresa faça uma análise completa da situação e tome uma decisão.
d )O dado, de maneira isolada, não transmite ou representa uma mensagem conclusiva, tampouco possibilita entender um contexto.
e )Um dado não pode ser armazenado, uma vez que representa um fato não tangível, apenas sujeito a ser analisado e cientificamente identificado.
QUESTÃO 8
A implementação da Internet das Coisas (IoT) pode ser realizada em diversos meios e de diferentes formas. Com base nisso, analise as afirmações e assinale a alternativa correta.
I.A tecnologia de IoT pode ser usada para controlar e monitorar, à distância, câmeras de segurança e equipamentos como alarmes e sensores de invasão ou de incêndio.
II.Na área da saúde, a tecnologia IoT pode ser utilizada em esteiras, equipamentos de exercício, pulseiras ou smartwatches, por exemplo.
III.A tecnologia IoT envia os dados coletados pelos objetos para empresas e órgãos públicos, possibilitando o controle da liberdade e a invasão da privacidade.
a )Estão corretas apenas as assertivas I e II.
b )Todas as assertivasestão corretas.
c )Estão corretas apenas as assertivas II e III.
d )Estão corretas apenas as assertivas I e III.
e )Está correta apenas a assertiva III.

Outros materiais