Logo Passei Direto
Buscar

Psicologia do Desenvolvimento_AOL1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

Psicologia do Desenvolvimento - D.20241.B (AOL 1)
01. Observe o trecho a seguir:
“Ao lermos com atenção as obras de historiadores, veremos que as grandes irrupções da experiência subjetiva privatizada ocorrem em situações de crise social, quando uma tradição cultural (valores, normas e costumes) é contestada e surgem novas formas de vida. Em situações como estas, os homens se veem obrigados a tomar decisões para as quais não conseguem apoio na sociedade. […] cada homem se vê obrigado a recorrer com maior constância ao seu ‘foro íntimo’ – aos seus sentimentos (que nem sempre condizem com o sentimento geral), aos seus critérios do que é certo e do que é errado (e na sociedade em crise há vários critérios disponíveis, mas incompatíveis). A perda de referências coletivas, como a religião, a ‘raça’, o ‘povo’, a família ou uma lei confiável obriga o homem a construir referências internas.” 
FIGUEIREDO, L.C.M.; SANTI, P.L.R. de. Psicologia, uma (nova) introdução: uma visão histórica da psicologia como ciência. 3. ed. São Paulo: Educ, 2008. p. 20-21.
A partir do trecho apresentado, pode-se inferir apenas que:
C) A busca pela subjetividade privada está relacionada às situações que colocam em xeque os valores tradicionais de uma cultura, levando os homens a buscarem em si mesmos as respostas para seus questionamentos.
02. Apesar de hoje ser vista como uma das escolas de pensamentos que deram origem à Psicologia Moderna, originalmente o Funcionalismo tinha apenas a intenção de combater as escolas de Wundt e de Titchener, vigentes na época. No entanto, conforme os pesquisadores foram estabelecendo suas teorias, as ideias passaram a ser delineadas de maneira a formar uma nova escola de pensamento.
Considerando os estudos propostos pelo Funcionalismo, analise as afirmativas a seguir.
I) A Psicologia deve descobrir sob quais condições e de que forma ocorrem os processos mentais.
II) A aprendizagem é uma conexão entre o estímulo apresentado e a resposta.
III) É função da consciência estabelecer mediação entre as necessidades do organismo e o que é disponibilizado pelo ambiente.
IV) Os elementos mentais são organizados pelo processo de apercepção.
V) Analisa as relações entre mente, corpo e ambiente.
Agora, assinale a opção que apresenta ideias propostas pelo Funcionalismo.
B) Apenas as afirmativas I, III e V.
03. No século XIX, as liberdades e os interesses individuais começaram a ser questionados, uma vez que começaram a levar a conflitos e a colocar-se a favor de alguns poucos. Surgiram, então, movimentos reivindicatórios, pois os operários perceberam que conseguiam defender-se melhor dos abusos dos patrões se estivessem unidos. A administração pública, na tentativa de conter esses movimentos e manter a ordem social, também se fortaleceu. Cresceram, ainda, a indústria, a produção e o consumo em massa, diminuindo assim o espaço para as individualidades. 
Esse contexto propiciou um campo fértil para o desenvolvimento da Psicologia, porque:
C) Fez-se necessário estabelecer uma ciência que desse conta da angústia gerada nos indivíduos ao perceberem sua subjetividade e, ao mesmo tempo, sua liberdade ilusória.
04. Para entender o Associacionismo, que deu início às Teorias da Aprendizagem, é preciso entender a contribuição do filósofo John Locke.
“O Ensaio sobre o entendimento humano, de John Locke (1632—1704), foi muito bem sucedido no que se refere à atribuição de um novo objeto a filosofia, embora não se trate propriamente da aceitação das teses e da doutrina lockeana. Segundo o seu entendimento, a filosofia resumir-se-ia a uma teoria do conhecimento.”
(INSTITUTO de Humanidades. E [resenha sobre obra de John Locke]. Disponível em: http://www.institutodehumanidades.com.br/index.php/e/238-o-ensaio-sobre-o-entendimento-humano-de-locke. Acesso em: 15 mar. 2019.)
Considerando a importância das contribuições desse filósofo e sua visão acerca da aprendizagem, classifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
I — ( ) Para Locke, alguns princípios e algumas ideias são inatos, ou seja, fazem parte do ser humano desde o seu nascimento.
II — ( ) Originadas da experiência sensorial direta com objetos físicos disponíveis no ambiente, as sensações são, de acordo com Locke, impressões do sentido.
III — ( ) Segundo Locke, a origem do conhecimento está sempre na experiência sensível, não existindo outra origem possível.
IV — ( ) Para Locke, a reflexão nada tem a ver com as sensações, pois é um mero compilado de ideias.
V — ( ) O que entendemos hoje como aprendizagem é o que foi proposto por Locke como associação.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
B) F, V, V, F e V.
05. Wilhelm Wundt é considerado, até os dias de hoje, o pai da Psicologia Moderna. Foi ele quem instalou o primeiro laboratório, lançou a primeira revista especializada e começou a trabalhar com a Psicologia Experimental como ciência. Para estudar a consciência, Wundt utilizava o método da introspecção, pois acreditava que apenas aquele que passa pela experiência é capaz de fazer observações sobre o que se passa em sua mente. A partir do método da introspecção, Wundt elaborou diferentes teorizações. Relacione, a seguir, os conceitos aos nomes dessas teorizações.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
A) II, I, IV e III.
06. Para que o Funcionalismo pudesse existir enquanto uma escola de pensamento da Psicologia, foram necessárias algumas influências, já que uma nova teoria nunca surge do nada, mas sim vai se moldando em paralelo às teorias em voga no momento. Assim, diferentes autores e pesquisadores foram essenciais para o estabelecimento dessa escola, cada um com diferentes contribuições e métodos de análise. Considerando essas influências, relacione os pesquisadores elencados a seguir em relação à contribuição dada por cada um deles.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
B) II, IV, I e III.
07. A Psicologia se constitui de muitas visões sobre o homem e o mundo. O que liga todas essas visões é a história dessa ciência. Esse estudo tem início nos primórdios da Filosofia, com as pesquisas e reflexões de filósofos como Platão e Aristóteles. Considerando a origem dessa ciência e a forma como se desenvolveu, qual é a importância de estudar o histórico dessa (ou de qualquer outra) disciplina? Que aspectos dessa análise podem ser úteis ou proveitosos?
D) É apenas por meio da exploração das origens da Psicologia e do estudo do seu desenvolvimento que se faz possível ter uma visão clara da natureza da Psicologia atual. Conhecer a história de uma ciência organiza a desordem, coloca o passado em perspectiva e atribui significado ao todo que parece um caos, explicando o presente.
08. “Em 1962, 40 homens entre 20 e 50 anos participaram voluntariamente de uma pesquisa na Universidade de Yale, nos EUA, sobre a punição como método de aprendizagem. Em duplas, um dos participantes atuava como "professor", enquanto o outro fazia o papel de "aluno". Cada vez que o "aluno" errasse um exercício de memorização, o "professor" deveria lhe aplicar choques, que começavam em 15 volts e iam progressivamente a 450 volts.
Na medida em que os choques eram aplicados, o "aluno" gritava de dor, pedia para sair do experimento ou se silenciava. Porém os "professores" invariavelmente eram ordenados a seguir com a pesquisa.
Apenas uma pequena porcentagem interrompeu o experimento e deixou a sala. A grande maioria — 65% — continuou e chegou ao choque máximo, para surpresa do cientista político Stanley Milgram (1933—1984), que mais tarde se tornaria doutor em Psicologia Social. Ele buscava identificar a desistência dos "professores" como resposta recorrente, mas testemunhou uma relação de obediência a qualquer custo. Nenhum voluntário foi até o "aluno" verificar se ele estava bem.” 
(VELOSO, A. M. O desconcertante experimento de Milgram sobre o comportamento humano. Huffpost Brasil. 25 set. 2017. Disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/2017/09/25/o-desconcertante-experimento-de-milgram-sobre-o-comportamento-humano_a_23219601/.Acesso em: 15 mar. 2019.)
Considerando o controverso experimento realizado por Stanley Milgram e outros experimentos realizados ao longo do desenvolvimento da Psicologia, é possível afirmar que:
E) Os questionamentos a respeito da ética e dos cuidados com os indivíduos que passavam por esses experimentos contribuíram para a criação de códigos de ética e de conduta para as pesquisas científicas.
09. Como pode ser observado ao estudar as origens da Psicologia, essa ciência surgiu a partir de experiências pessoais e de eventos sociais, tentando compreender, a partir de diferentes ângulos, o comportamento e os processos mentais. Durante os primeiros anos da Psicologia Experimental, essa tentativa de compreensão a partir de posições distintas deu origem ao Estruturalismo, ao Funcionalismo e ao Associacionismo. Apesar da pouca expressão dessas escolas na atualidade, diversas abordagens utilizadas hoje têm suas bases nessas três linhas.
Assim, faz-se importante reconhecer o que era postulado por essas escolas. Relacione, então, cada escola a seus postulados.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
C) II, III e I.
10. Entre os fatores que influenciaram o surgimento da Psicologia, estão os pensamentos filosóficos de diferentes épocas, de um tempo em que ela nem mesmo era considerada ciência. É possível identificar na Antiguidade, por exemplo, especialmente com as ideias de Sócrates, grande pensador da época, três grandes períodos de pensamentos filosóficos, com diferentes representantes e ideias, os quais marcaram o surgimento da Psicologia.
Dessa forma, analise as afirmativas a seguir, a respeito de cada um desses períodos.
I) Os pré-socráticos buscavam no sobrenatural explicações lógicas para os eventos da realidade e acreditavam que o universo era resultado da soma de diferentes fenômenos e elementos.
II) Os problemas que vão além da realidade, ou seja, que transcendem a realidade, eram os objetos de estudo de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles durante o período socrático.
III) No período pós-socrático, que se estendeu até o começo da era cristã, eram discutidos os problemas morais, como a ética e a moral dos homens.
Agora, assinale a opção correta.
A) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina