Buscar

Av2 - Análise Orientada a Objetos 100 Corrigido pelo AVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os diagramas comportamentais da Unified Modeling Language (UML) enfatizam o comportamento dinâmico do sistema, ou seja, demonstram as funcionalidades ou serviços do sistema na sua perspectiva de execução. Das técnicas de modelagem da UML, o Diagrama de Máquina de Estados representa o comportamento dinâmico de um elemento, através de um conjunto de estados e das transições entre os estados finitos dos objetos de uma classe, de casos de uso ou até mesmo do sistema como um todo.
 
De acordo com os elementos do Diagrama de Máquina de Estados apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos nomes dos elementos contidos na Coluna A com suas respectivas definições na Coluna B.
 
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	1
	Estado
	A
	Representa o estado de um objeto quando ele é criado, indicando o estado padrão que o objeto assume no seu ciclo de vida.
	2
	Estado Composto
	B
	Representa um relacionamento entre dois estados, indicando a mudança de estado, a partir da ocorrência de um evento.
	3
	Estado Inicial
	C
	Representa uma situação de existência dos objetos de uma classe durante a qual ele satisfaz alguma condição ou realiza alguma atividade.
	4
	Transição
	D
	Representa a ocorrência de estados paralelos, causados por transições concorrentes, indicando o momento em que dois ou mais subprocessos se uniram em um único processo.
	5
	Barra de Sincronização com Junção
	E
	Indica que um estado contém internamente dois ou mais estados com suas transições, gerados independentes ou não. É uma forma de simplificar a representação da máquina de estados, a partir do detalhamento de um estado principal.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Alternativas:
· a) 1-E; 2-D; 3-C; 4-B; 5-A.
· b) 1-C; 2-E; 3-A; 4-B; 5-D. Ava
· c) 1-B; 2-C; 3-D; 4-E; 5-A.
· d) 1-C; 2-D; 3-E; 4-A; 5-B.
· e) 1-D; 2-E; 3-A; 4-B; 5-C.
2) Para se familiarizar-se com o funcionamento de um sistema de software orientado a objetos, é recomendado completar e validar a modelagem de cada caso de uso com os diagramas de interação. Segundo Guedes (2018), a interação entre objetos para dar suporte à funcionalidade de um caso de uso denomina-se realização de um caso de uso, o qual descreve o comportamento de um ponto de vista interno ao sistema, sendo que a realização de um caso de uso é representada por diagramas de interação, entre eles, o Diagrama de Sequência.
A figura a seguir ilustra um recorte de um Diagrama de Sequência, correspondente ao caso de uso “Realizar Compra” de um sistema de loja virtual.
 
Fonte: GUEDES (2018).
 
Sobre os elementos representados no diagrama, julgue as afirmativas a seguir:
 I. O objeto “:VisãoVendas” representa uma classe de entidade (tipo <<boundary>>) que representa a interface do sistema, indicando a comunicação entre o ator primário e os demais objetos das classes que participam da interação.
 II. O objeto “ControladoraVendas” representa uma classe de controle (tipo <<control>>), o qual serve de intermediário entre as classes definidas como <<boundary>> e <<element>>, para tratar as regras de negócio e o fluxo da aplicação.
III. A mensagem enviada pelo objeto emissor “:VisãoVendas” para o objeto receptor “ControladoraVendas” é do tipo síncrona.
IV. A mensagem enviada pelo objeto emissor “ControladoraVendas” para o objeto receptor “:OperadoraCartão” é do tipo assíncrona.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) I e II, apenas. 
· b) III e IV, apenas. certo
· c) I, II e IV, apenas.
· d) II, III e IV, apenas. 
· e) I, II, III e IV.
3) A ênfase do Diagrama de Comunicação está em demonstrar exatamente a ligação entre os objetos representados pela Lifeline, que participam da realização de um caso de uso. Segundo Guedes (2018), o Diagrama de Comunicação complementa o Diagrama de Sequência, concentrando-se na representação de como os elementos do diagrama estão vinculados e a ocorrência das mensagens que esses elementos trocam entre si durante a execução de um processo, normalmente baseado em um caso de uso, não se preocupando com a temporalidade do processo.
A figura a seguir ilustra um recorte de um Diagrama de Comunicação, correspondente ao caso de uso “Realizar Pedido” de um sistema de vendas.
 
Sobre os elementos representados no Diagrama de Comunicação, assinale a alternativa correta que condiz com a representação.
Alternativas:
· a) A mensagem “9:cadasstrarItem( )” representa uma mensagem construtora para o objeto “item:ItemPedido”
· b)  O elemento “produto:Produto” representa uma Linha de Vida (Lifeline), indicando uma coleção de instâncias da classe “Pedido”.
· c) O elemento “item:ItemPedido” representa um Multiobjeto, ou seja, uma coleção de objetos de uma mesma classe, participando da interação. Certa
· d)  O elemento “FormPedido” representa uma Linha de Vida (Lifeline), indicando uma coleção de objetos do tipo interface do sistema. 
· e)  O elemento “pedido:Pedido” representa uma Linha de Vida (Lifeline), indicando uma coleção de instâncias da classe “Pedido”.  
4) A modelagem da atividade de Projeto pode ser complementada com demais diagramas comportamentais e de interação da Unified Modeling Language (UML) que não foram especificados na análise ou os diagramas de análise podem ser refinados com detalhes que serão aplicados à implementação. Ainda faz parte da definição das classes de projeto, definir o estereótipo das classes. Uma classe indicada com um estereótipo representa uma classificação do elemento.
 
Sobre os tipos de estereótipos de classe adotados no Diagrama de Classes de projeto, julgue as afirmativas a seguir:
 I. de fronteira (<<boundary>>): identifica uma classe que serve de comunicação entre os atores externos e o sistema. Muitas vezes uma classe de fronteira é associada à própria interface do sistema.
 II. de inclusão (<<include>>): indica uma associação entre as classes com referência obrigatória entre os objetos associados.
 III. de controle (<<control>>): identifica classes que servem de intermédio entre as classes de fronteira e as outras classes do sistema. Os objetos de controle são responsáveis por interpretar os eventos ocorridos sobre os objetos de fronteira e retransmiti-lo para os objetos das classes de entidade que compõem o sistema;
 IV. de entidade (<<entity>>): classes de entidade também são chamadas de classes do negócio, sendo aquelas que representam os conceitos do domínio do sistema, ou seja, a classe contém informações recebidas ou geradas por meio do sistema que serão persistidas.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
· a) I e II, apenas.
· b) III e IV, apenas.
· c) I, II e III, apenas.
· d) I, III e IV, apenas. Talvez stoccu
· e) I, II, III e IV.
5) Na modelagem da atividade de Análise ou da atividade de Projeto, a melhor indicação de uso do Diagrama de Máquina de Estados é para modelar o comportamento dos objetos das classes que possuem estados relevantes, o qual o comportamento das classes de objetos é afetado e modificado pelos diferentes estados, consequentes dos eventos disparados durante a execução dos casos de uso do sistema.
Assinale a alternativa correta que indica os elementos básicos de um Diagrama de Máquina de Estados.
Alternativas:
· a) Estados, Transições de Estados, Estado Inicial e Estado Final. Talvez stocu
· b) Estados, Objeto, Classe, Atributo e Operação.
· c) Objeto, Classe, Atributo, Operação e Mensagem.
· d) Estados, Transições de Estados, Atividade e Ação.
· e) Estado Inicial, Estado Final, Classe, Atributo e Operação.

Outros materiais