Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A higienização das mãos é uma medida primária importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, sendo reconhecida mundialmente. Ela é considerada como um dos pilares da prevenção e de controle de infecções dentro dos serviços de saúde.
Diante disso, explique a importância da higienização simples das mãos por parte dos profissionais de saúde.
Resposta esperada
*A pele humana é colonizada naturalmente por bactérias e fungos. *A nossa pele é colonizada pelas microbiotas transitórias e residentes. *A microbiota transitória coloniza a camada superficial da pele, sobrevive por um curto período, sendo passível de remoção pela higienização simples das mãos. *Esse tipo de microbiota é comum ser adquirida através do contato direto com o paciente colonizado, com o meio ambiente, com superfícies próximas ao paciente e com equipamentos contaminados. *As mãos dos profissionais de saúde podem ser persistentemente colonizadas por microrganismos patogênicos, que oferecem riscos aos pacientes de áreas críticas, isso ocorre porque as mãos podem servir como reservatório de microrganismos, que podem ser transmitidos por contato direto com o paciente, sem a higienização prévia.
Todo enfermeiro precisa amparar sua assistência considerando os protocolos de segurança do paciente elaborados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e implementados no Brasil pelo Ministério da Saúde em 2013, por meio do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).
Diante disso, por que é importante que o enfermeiro conheça e aplique os protocolos?
Resposta esperada
*A partir dos protocolos de segurança do paciente, o enfermeiro poderá assegurar a identificação correta do paciente, evitando eventos relacionados à troca de pacientes, *assegurando a higienização correta das mãos nos momentos e da forma correta, prevenindo infecções relacionadas à saúde, *garantindo a cirurgia segura, identificando o paciente certo, o procedimento certo e o local certo, administrando medicamentos seguros, *aplicando o protocolo de prevenção de quedas e, por fim, o protocolo de prevenção de úlcera por pressão, atuando na prevenção e tratamento de úlceras que possam surgir em pacientes acamados. *Cabe ao enfermeiro o papel de cuidador e de orientador da equipe, paciente e seus familiares e/ou acompanhantes.

Outros materiais