Buscar

Avaliação final Discursiva-EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
Avaliação Final (Discursiva) - Individual
1.Ao se falar de sociedade e dos seres humanos que nela interagem e convivem, é preciso pensar na igualdade de direitos e deveres para todos. Assim sendo, parte-se da perspectiva de que todos são responsáveis para combater as mais diversas formas de discriminação que poderiam ocorrer. E isto ocorre frequentemente, a exemplo dos tratamentos em nível de desigualdade que constituem diversas formas de discriminação existentes no vários meios sociais: por causa de orientação sexual, credo, etnia, aspectos socioeconômicos etc. Quando isso ocorre, torna-se presente, na sociedade, a exclusão. Com base no exposto, apresente uma definição de desigualdade.
Resposta esperada
A desigualdade faz referência ao processo de relacionamento em que, na sociedade (entre os seres humanos), ocorre uma diferenciação no tratamento de um para com o outro, de maneira que uns não sejam equiparados a outros, no campo dos direitos, do acesso às benesses, à renda etc. Como a própria palavra o revela, a desigualdade torna os seres humanos iguais entre si, de modo que alguns sejam tratados como limitados, de determinadas maneiras, com relação aos outros, no grupo social.
2.A humanidade vem se desenvolvendo a cada época, trazendo para si a comodidade das tecnologias e melhorando a comunicação. Nos dias atuais, estar em outro país não impede a comunicação em tempo real. Portanto, com todo esse desenvolvimento, a intolerância às diferenças permanece ainda em muitas culturas. Diante dessa problemática, disserte a sobre a função social da escola.
Resposta esperada
Cabe à escola inserir em seu projeto educativo práticas que estimulem a valorização da igualdade no respeito às diferenças. Permitir um conhecimento em rede de troca de culturas que favoreçam a inclusão. É tarefa da escola acolher a diversidade, tornando esta uma aliada da construção dos saberes coletivos.

Outros materiais