Buscar

Fundamentos e Metodologia do Ensino da História (Todos)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 01
“História ciência do Homem, ciência do passado humano. E não, de modo nenhum, ciência das coisas e dos conceitos.”FEBVRE, Lucien. Combates pela História. Lisboa: Presença, 1989. p. 23. Nesta afirmativa:
(X) O autor defende a história como ciência, ainda que não tenha os mesmos métodos das chamadas ciências naturais.
Questão 02
"[...] o nosso conhecimento adquiriu necessariamente a forma de um processo infinito que, aperfeiçoando o saber sobre diversos aspectos da realidade, analisada sob diferentes prismas e acumulando verdades parciais, não produz uma soma de conhecimentos, nem modificações puramente quantitativas do saber, mas transformações qualitativas da nossa visão da história" (Schaff, 1983, p. 169).
Dentre as alternativas abaixo marque aquela que melhor explica com o texto acima:
(X) Qualquer tipo de documento, está sujeito a diversas leituras. O procedimento do historiador/pesquisador diante das fontes deverá ser à sua análise e problematização.
Questão 03
Para Cipriano Carlos Luckesi (2000), a avaliação é um ato amoroso e dialógico que envolve sujeitos e, como tal, a primeira fase do processo de avaliação começa com:
(X) o acolhimento do sujeito avaliado.
Questão 04
A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque 
(X) questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento
Questão 05
Segundo Cipriano Luckesi, hoje no Brasil, em nossas escolas, convivem diversas tendências pedagógicas. De alguma forma elas refletem as nossas escolhas, ou seja, as escolas que queremos. Na concepção de Luckesi, a escola que queremos é
(X) aquela onde os educadores estão profundamente interessados na educação de seus alunos
Questão 06
A cidadania é constituída pela junção de uma série de direitos e deveres, que variam de acordo com cada nação ou grupo social. Alguns tópicos, trabalhados na Unidade 4 do nosso material são considerados universais para quase todos e todas.
Entre alguns dos principais deveres e direitos dos cidadãos e das cidadãs está
(X) votar para escolher os governantes, cumprir as leis, educar e proteger seus semelhantes, proteger a natureza, proteger o patrimônio público e social do país.
Questão 07
A educação e a aprendizagem são construídas a todo o momento de maneira formal e informal. Assinale o que for correto frente ao processo de aprendizagem formal.
(X) A mediação realizada pelo professor, é importante para a aprendizagem consistente
Questão 08
No que se refere ao uso de novas tecnologias educativas, é correto afirmar que:
(X) o uso da tecnologia não signifique simplesmente transpor o conteúdo da lousa para o computador. A metodologia do ensino deve ser pensada junto ao uso do recurso tecnológico.
Questão 09
Embora não tenham instituído oficialmente um currículo mínimo obrigatório para o ensino de História no país, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) apresentaram proposta de conteúdos a serem trabalhados com os alunos. Os conteúdos de História propostos nos PCN’s para os anos finais do Ensino Fundamental foram escolhidos tendo em vista a preocupação central de que os alunos desenvolvam a capacidade de:
(X) perceber relações entre vivências sociais em tempos históricos distintos.
Questão 10
A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política. CORDI et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007 (adaptado).
O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como:
(X) instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos

Continue navegando