Buscar

Formação Integral em Saúde (PSI112) PV 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação4,00
Prova51206419
Qtd. de Questões2
Nota3,20
1O Movimento da Reforma Sanitária Brasileira foi um ato que mobilizou a sociedade brasileira em busca da redemocratização e expressou a indignação da sociedade frente às aviltantes desigualdades e à mercantilização da saúde. A partir desse movimento surgiu a Reforma Sanitária, com propostas de mudanças e transformações relacionadas à área da saúde, em busca de melhores condições de vida da população. Disserte sobre a Reforma Sanitária.
Resposta esperada
O movimento surgiu durante a Ditadura Militar, objetivando contestar as ações impostas por autoridades, a fim de proporcionar melhores condições de saúde à população, pois só tinham direito à saúde os trabalhadores que eram cooperados do INPS. O processo foi lento, mas surtiu efeitos positivos, com ápice em 1986, durante a 8ª Conferência Nacional da Saúde aonde foi aceito um novo conceito de saúde e assim, ficou estabelecido, que a Saúde é direito de todos e dever do Estado, repercutindo de maneira geral, com melhores condições de vida da população, assim, a Reforma Sanitária contribuiu para restabelecer a saúde da população brasileira.
Minha resposta
Este movimento surgiu durante a ditadura militar, tendo objetivo contestar as ações impostas pelas autoridades, afim de proporcionar melhores condições a saúde para população, pois só tinham direito à saúde os trabalhadores que eram cooperados do INPS. Este processo foi lento, mas surgiu efeitos positivos, com ápice em 1986, durante a 8º Conferência Nacional da Saúde onde foi aceito novo conceito na saúde e assim ficou estabelecido que a saúde é direito de todos e dever do Estado, repercutindo de maneira geral, com as melhores condições de vida para população, assim a reforma sanitária contribuiu para estabelecer a saúde da população brasileira.
2A Lei nº 8.069, criada em 13 de julho de 1990, nomeada como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, sendo conhecida em nível internacional pela amplitude de seus preceitos e pela forma de proteção às crianças. Disserte sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 21 maio 2019.
Resposta esperada
O Estatuto da Criança e do Adolescente regulamentou a proteção da infância e da adolescência, reconhecendo as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos e portadores de necessidades especiais, visando, dentre vários objetivos, à promoção da saúde oferecida pelo SUS, não somente em termos de consulta, como também em nível farmacêutico, reabilitação, assistência odontológica, acompanhamento de pais ou responsáveis durante o tratamento, vacinação obrigatória, entre outros direitos sancionados através do ECA, os quais beneficiam e priorizam fatores voltados a esse grupo etário.
Minha resposta
O estatuto da criança e do adolescente regulamentou a proteção da infância e da adolescência, na qual reconhecendo as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos e portadores de necessidades especiais, Visando dentre vários objetivos na promoção da saúde oferecida pelo sus, não somente em termos na consulta como também em nível farmacêutico, reabilitação, assistência odontológica, acompanhamento de pais ou responsáveis durante o tratamento, vacinação obrigatória, entre outros direitos solucionados através do ECA, os quais beneficiam e prioriza os fatores voltadas a esse grupo etário.

Outros materiais