Sobre a avaliação do estagiário, é correto afirmar que os seguintes elementos são atinentes à avaliação da competência relacionada à autonomia e responsabilidade
Questão 3/10 - Legislação Comercial e Societária A nota promissória, conforme a classificação dos títulos de crédito, é uma promessa de pagamento de certa soma em dinheiro. Considerando esse contexto (nota promissória), avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. O indivíduo que emite o título de crédito nota promissória garante ao credor que o devedor irá pagar o valor negociado em tempo determinado Porque II. Assim como a letra de câmbio, a nota promissória é uma ordem de pagamento. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Questão 8/10 - Legislação Comercial e Societária A recuperação extrajudicial é uma possibilidade do devedor, sem a ajuda do poder judiciário, de propor um plano de recuperação aos credores, e negociar a melhor forma de obter a recuperação da empresa. Desta forma, considerando a recuperação judicial observe as assertivas abaixo e avalie a relação proposta entre elas. I. A recuperação empresarial extrajudicial tem característica preventiva Porque II. O acordo celebrado entre os credores e o devedor tem validade independentemente de homologação extrajudicial. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Considerando a falência observe as assertivas abaixo e avalie a relação proposta entre elas. I. A falência é um instituto particular das empresas Porque II. Apenas pessoas jurídicas cujo escopo seja mercantil, denominado empresa, podem ter sua falência decretada. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. I. A falência é um instituto particular das empresas II. Apenas pessoas jurídicas cujo escopo seja mercantil, denominado empresa, podem ter sua falência decretada. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E As asserções I e II são proposições falsas.
Os fatores que têm influência sobre taxa de transferência de calor durante um tratamento, e que precisam ser considerados para determinar as características do tratamento a ser adotado, são relacionados ao processo, ao produto e à embalagem. Os métodos de tratamento térmico utilizados pela conservação de alimentos por meio do calor podem ser classificados em: pasteurização, branqueamento e esterilização. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: A pasteurização é 0 tratamento térmico que inativa todos microrganismos patogênicos e deterioradores que possam se desenvolver sob condições normais de estocagem. PORQUE II- A pasteurização lenta consiste no aquecimento do leite em camada laminar a 95 - 100 °C por 2 a 10 segundos. Assinale a alternativa CORRETA: I- A pasteurização é 0 tratamento térmico que inativa todos microrganismos patogênicos e deterioradores que possam se desenvolver sob condições normais de estocagem. II- A pasteurização lenta consiste no aquecimento do leite em camada laminar a 95 - 100 °C por 2 a 10 segundos. A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. B As asserções I e II são proposições verdadeiras. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D As asserções I e II são proposições falsas.
Em se tratando do impacto da ética e do consumo na aplicação do marketing verde, é correto afirmar que: a) A falta de ética das empresas não exerce nenhum tipo de influência para a aplicação dos conceitos de marketing verde na sociedade. b) Devido aos impactos diretos sobre o consumo exacerbado, possivelmente o marketing seja uma atividade empresarial que instiga discussões sobre questões éticas e morais no cenário de negócios. c) Uma empresa que não apresente a preocupação de melhorar o contexto social e ambiental em que essa está inserida é considerada pela sociedade uma empresa ética. d) As empresas éticas utilizam o marketing ambiental para estimular uma consciência de alto consumo em seus clientes. e) A falta de ética ambiental das empresas e os hábitos de consumo da sociedade moderna não devem ser considerados como os principais causadores dos danos ambientais da atualidade.
Uma das mais importantes estratégias de marketing utilizada pelas empresas visando atender às necessidades de seus clientes é o posicionamento de marketing. Como esse posicionamento pode ser entendido? a) Pode ser entendido como uma estratégia que busca agrupar clientes dentro de um mercado, cujas reações esperadas aos esforços de marketing serão semelhantes durante determinado período de tempo. b) Pode ser entendido como um conjunto de ações que buscam desenvolver a oferta e a imagem da empresa visando ocupar um lugar de destaque na mente dos clientes. c) Pode ser entendido como um ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa das ofertas de seus concorrentes. d) Pode ser entendido como um plano de ação que tem como foco desenvolver novos meios de promoção visando que a empresa possa melhor atender ao seu mercado. e) Pode ser entendido como um desempenho de atividades comerciais que direcionam o fluxo de bens e serviços do produtor ao cliente final.
Além dos estudos sobre o comportamento do consumidor final, muitos profissionais de marketing procuram compreender o cliente organizacional. Muitas empresas têm como clientes outras empresas. Quanto ao comportamento do cliente organizacional, observe as afirmações a seguir para responder: I. Os critérios de compra organizacional são influenciados por aspectos emocionais e históricos de bons preços dos fornecedores. II. Cultura organizacional, aspectos técnicos e situação de compra são aspectos muito importantes a serem ponderados para compreender o comportamento de compra organizacional. III. Na compra organizacional, ganha importância especial a confiança, ou seja, o engajamento do fornecedor em atuar conjuntamente e solucionar problemas quando necessário. a) II e III são afirmações verdadeiras e I é falsa. b) I e III são afirmações verdadeiras e II é falsa. c) I, II e III são afirmações verdadeiras. d) I, II e III são afirmações falsas. e) I e II são afirmações verdadeiras e III é falsa.
Assinale a alternativa correta, que traz os cinco desafios das equipes, destacados por Lencioni (2015). a) Falta de confiança, excesso de conflitos, falta de dinheiro, evitar responsabilidades e falta de atenção aos resultados. b) Falta de confiança, excesso de conflitos, falta de tempo, evitar responsabilidades e atenção aos resultados. c) Falta de confiança, medo de conflitos, falta de tempo, excesso de responsabilidades e falta de atenção aos resultados. d) Excesso de confiança, muitos conflitos, falta de comprometimento, evitar responsabilidades e falta de atenção aos resultados. e) Falta de confiança, medo de conflitos, falta de comprometimento, evitar responsabilidades e falta de atenção aos resultados.
O que é a TTO (Teoria da Tributação Ótima)? a) É o Tratamento Tributário Otimizado, que simplifica as obrigações acessórias, tornando-as digitais. b) É o novo foco de auditoria tributária a ser utilizado pelos TCEs do país. c) Revisão das principais lideranças econômicas mundiais sobre o papel da tributação na construção dos estados de bem-estar social. d) É o imposto que vem sendo sugerido; uma releitura da antiga CPMF, visando aumentar a arrecadação a ser destinada à educação, infraestrutura e saúde. e) É um novo imposto único que o Brasil estuda instituir, reduzindo diversos tributos atuais.
A partir da tentativa de dar sentido às coisas do mundo, surgem as crenças e são elas que fundamentam as interpretações que fazemos dos eventos que acontecem ao nosso redor. As crenças interagem e criam um mapa sobre quem é o indivíduo, o que é o mundo para o indivíduo e como se articulam. São as crenças que desencadeiam os pensamentos que o indivíduo tem acerca de quem é ou, ainda, como é o mundo para ele, quem é o que no mundo e como deve se relacionar, avaliar o que o outro merece, o que ele merece. Nesse sentido, podemos afirmar que: I. São essas interpretações que fazemos das coisas e dos eventos que estão à nossa volta que regem o nosso estado emocional. II. Na medida em que interpretamos, fazemos a atribuição dos significados das coisas, capacitando-nos para a adaptação ao mundo e à sociedade onde vivemos. III. As crenças e as atribuições de significados que damos as coisas são responsáveis pelas interpretações que fazemos dos eventos que acontecem ao nosso redor. a) I está correta. b) II está correta. c) III está correta. d) I e II estão corretas. e) I, II e III estão corretas.
Segundo Nisembaum (2000), a competência profissional das pessoas se refere aos valores individuais, traduzidos na capacidade de análise crítica, na constituição do seu projeto pessoal e na capacidade de autoformação e de pesquisa – as atitudes de relação e de comunicação, as capacidades relativas à autoimagem, ao conhecimento próprio, à valorização, à autoestima e à autoconfiança; as capacidades de adaptação e mudança, a facilidade de integração e aceitação da mudança. A pergunta é: essas capacidades são os atributos dos indivíduos? I. Sim, as competências estão divididas em atributos, que são as características pessoais; e as competências técnicas, que estão relacionadas ao conhecimento. II. Não, os atributos individuais não estão relacionados às competências profissionais. III. Não, a competência profissional não está relacionada aos valores individuais, assim como não pode ser traduzida em capacidade. a) I está correta. b) II está correta. c) III está correta. d) I e II estão corretas. e) I e III estão corretas.
As lideranças, dentro das organizações, podem ser representadas de forma autocrática, democrática e liberal. Autocrática é a liderança que tem como base: I. A comunicação e seu objetivo é tornar os grupos ou as equipes mais participativos e motivados para atender aos objetivos organizacionais. II. O poder de coerção e posição, que despende alta quantidade de energia, procurando o maior controle possível sobre as ações e as reações das pessoas. III. A baixa influência deixa a tarefa da tomada de decisão para os funcionários, e não se envolve com as atividades diárias. a) I está correta. b) II está correta. c) III está correta. d) I e III estão corretas. e) II e III estão corretas.
A liderança sob o ponto de vista de Covey (1998) se baseia em princípios e leis naturais. Essa abordagem conduz a um novo paradigma ao discutir sobre a vida das pessoas e a liderança que elas exercem nas organizações e sobre outras pessoas, baseadas em princípios invioláveis, leis naturais na dimensão humana. Estas são as leis do universo referentes às rel
a) Princípios e leis naturais. b) Princípios e leis humanas. c) Princípios e leis organizacionais. d) Princípios e leis sociais. e) Princípios e leis éticas.
As competências para liderança são baseadas em atributos e práticas. Klemp diferencia dois tipos de competências – práticas e atributos. Os atributos são: I. Os ingredientes básicos para o desempenho. II. As capacidades necessárias para que as pessoas realizem suas tarefas, como: conhecimentos, técnicas e outras características que as pessoas trazem para a função. III. As capacidades de “pensamento estratégico”, “iniciativa” e “grande energia”. a. I está correta. b. II está correta. c. III está correta. d. I, II e III estão corretas. e. II e III estão corretas.
Quais as alternativas que se encontram em sintonia com a teoria de Piaget? Assinale as alternativas CORRETAS: I - Apresentar explicações acerca de como os conhecimentos se constroem. II - Explicar como os conhecimentos se originam. III - Demonstrar que não se trata de uma sequência evolutiva e sim de uma psicologia do desenvolvimento. IV - Conhecer os mecanismos envolvidos na construção do conhecimento (epistemologia). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) As afirmativas I, II e IV estão corretas. b) As afirmativas I, III e IV estão corretas. c) As afirmativas I, II e III estão corretas. d) As afirmativa II, III e IV estão corretas.
Quais alternativas expressam uma compreensão da psicologia do desenvolvimento e mais especificamente sobre o ciclo vital? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. I - Nos dias de hoje, a Psicologia do desenvolvimento é considerada uma ciência relevante para se compreender a transformação do homem, do mundo e da sociedade a partir de olhares mais amplos, ou seja, de olhares que envolvem diversas áreas de conhecimento. II - Sabe-se que é relevante estudar as mudanças que ocorrem ao longo das etapas da vida humana, tecendo um olhar sobre o ciclo e não apenas sobre alguma etapa isoladamente. III - Sabe-se que todo ser humano passa por um determinado ciclo em seu desenvolvimento humano. Alguns sujeitos vivenciam o ciclo vital de forma completa e saudável. Outros interrompem logo na primeira etapa, cujas interrupções podem ser de forma natural ou provocadas por diversos mecanismos ao longo da vida. IV - Olhar o ciclo do desenvolvimento humano como um todo confunde a compreensão dos modelos que se tem hoje para explicar as mudanças, ou como e o porquê elas acontecem ao longo da vida dos seres humanos, por exemplo, mudanças nas contribuições dos processos educacionais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V– V – V – F. b) F – V – V – F. c) V – F – V – F. d) V – V – F – V.
Quais as alternativas que mais se aproximam das discussões em curso na ciência do desenvolvimento? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F, para as falsas. I - A ciência do desenvolvimento tem como uma de suas missões descrever as características dos contatos que são relevantes para o desenvolvimento, para a manutenção de estados de saúde ou para a aquisição de condições patológicas. II - Uma das tarefas básicas da ciência do desenvolvimento é compreender como o comportamento individual entra em contato com outras dimensões significativas do seu entorno. III - A ciência do desenvolvimento implica pensar o desenvolvimento humano abarcando desde os sistemas fisiológicos e bioquímicos até as relações compostas por sequências de interações entre indivíduos, grupos e sociedades. IV - A ciência do desenvolvimento demanda a adoção de um conceito de desenvolvimento que reflita os avanços científicos ocorridos nas últimas décadas do século XIX, em diferentes disciplinas dedicadas ao estudo desse processo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V – F – F – F. b) F – V – F – F. c) V – F – V – F. d) V – V – V – F.
Quais as alternativas dialogam com o significado apresentado? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F, para as falsas. I - Mediar significa, então, promover o distanciamento do encontro da criança com o uso social para o qual um objeto existe. Assim, cada criança precisa reinventar o conhecimento. O processo por intermédio do qual ela aprende é um processo de apropriação/objetivação do que ainda não existe. II - A noção de que cada objeto utilizado no processo de mediação porta, além das propriedades físicas, conhecimentos acumulados sobre o seu uso, formulados historicamente pela humanidade, temos, como exemplo, os livros são acompanhados por procedimentos de manipulação e de leitura culturalmente elaborados; os jogos possuem regras convencionadas, assim como a música, a pintura, a escultura, o desenho, as ciências entre outros. III - Disponibilizar os objetos para que a criança descubra sozinha e construa o conhecimento – sejam esses objetos materiais, como livros, blocos para construção, papéis para as dobraduras, tesoura, cola, quebra cabeças, tintas e lápis ou objetos não materiais, como números, leitura, escrita, música e diversificadas formas de expressão humana. IV - A interpretação do termo mediar, quando se trata do trabalho educativo do(a) professor(a) refere-se ao fato de que ele assume a tarefa de promover o encontro entre dois elementos do processo de ensino aprendizagem: a criança que aprende e o objeto cultural que é por ela apreendido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F – V – F – F. b) F – F – V – F. c) F – V – V – V. d) V – V – V – F.
Em conformidade ao texto, quais as alternativas expressam uma aproximação com a perspectiva sinalizada em relação ao trabalho do professor? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F, para as falsas. I - Deve atuar com a criança, de forma que ela perceba os usos dos objetos culturais e amplie seus conhecimentos acerca dos saberes e fazeres humanos. II - Precisa organizar situações para que as crianças, em interação, ajam de forma a interferir nas aprendizagens umas das outras a partir de conhecimentos prévios. III - Deve contribuir para que a criança esteja sempre conformada com o resultado das ações que desempenha e, desta forma, esteja envolvida física, intelectual e emocionalmente com o que os outros realizam. IV - Pode colaborar para a elaboração de novas e mais complexas formas de compreensão, que advêm das relações com a cultura historicamente acumulada nos objetos e nos saberes e fazeres humanos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: V – V – V – F. a) V – V – V – F. b) F – V – F – F. c) V – F – V – F. d) V – V – F – V.
Questão 3/10 - Legislação Comercial e Societária A nota promissória, conforme a classificação dos títulos de crédito, é uma promessa de pagamento de certa soma em dinheiro. Considerando esse contexto (nota promissória), avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. O indivíduo que emite o título de crédito nota promissória garante ao credor que o devedor irá pagar o valor negociado em tempo determinado Porque II. Assim como a letra de câmbio, a nota promissória é uma ordem de pagamento. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Questão 8/10 - Legislação Comercial e Societária A recuperação extrajudicial é uma possibilidade do devedor, sem a ajuda do poder judiciário, de propor um plano de recuperação aos credores, e negociar a melhor forma de obter a recuperação da empresa. Desta forma, considerando a recuperação judicial observe as assertivas abaixo e avalie a relação proposta entre elas. I. A recuperação empresarial extrajudicial tem característica preventiva Porque II. O acordo celebrado entre os credores e o devedor tem validade independentemente de homologação extrajudicial. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Considerando a falência observe as assertivas abaixo e avalie a relação proposta entre elas. I. A falência é um instituto particular das empresas Porque II. Apenas pessoas jurídicas cujo escopo seja mercantil, denominado empresa, podem ter sua falência decretada. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. I. A falência é um instituto particular das empresas II. Apenas pessoas jurídicas cujo escopo seja mercantil, denominado empresa, podem ter sua falência decretada. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E As asserções I e II são proposições falsas.
Os fatores que têm influência sobre taxa de transferência de calor durante um tratamento, e que precisam ser considerados para determinar as características do tratamento a ser adotado, são relacionados ao processo, ao produto e à embalagem. Os métodos de tratamento térmico utilizados pela conservação de alimentos por meio do calor podem ser classificados em: pasteurização, branqueamento e esterilização. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: A pasteurização é 0 tratamento térmico que inativa todos microrganismos patogênicos e deterioradores que possam se desenvolver sob condições normais de estocagem. PORQUE II- A pasteurização lenta consiste no aquecimento do leite em camada laminar a 95 - 100 °C por 2 a 10 segundos. Assinale a alternativa CORRETA: I- A pasteurização é 0 tratamento térmico que inativa todos microrganismos patogênicos e deterioradores que possam se desenvolver sob condições normais de estocagem. II- A pasteurização lenta consiste no aquecimento do leite em camada laminar a 95 - 100 °C por 2 a 10 segundos. A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. B As asserções I e II são proposições verdadeiras. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D As asserções I e II são proposições falsas.
Em se tratando do impacto da ética e do consumo na aplicação do marketing verde, é correto afirmar que: a) A falta de ética das empresas não exerce nenhum tipo de influência para a aplicação dos conceitos de marketing verde na sociedade. b) Devido aos impactos diretos sobre o consumo exacerbado, possivelmente o marketing seja uma atividade empresarial que instiga discussões sobre questões éticas e morais no cenário de negócios. c) Uma empresa que não apresente a preocupação de melhorar o contexto social e ambiental em que essa está inserida é considerada pela sociedade uma empresa ética. d) As empresas éticas utilizam o marketing ambiental para estimular uma consciência de alto consumo em seus clientes. e) A falta de ética ambiental das empresas e os hábitos de consumo da sociedade moderna não devem ser considerados como os principais causadores dos danos ambientais da atualidade.
Uma das mais importantes estratégias de marketing utilizada pelas empresas visando atender às necessidades de seus clientes é o posicionamento de marketing. Como esse posicionamento pode ser entendido? a) Pode ser entendido como uma estratégia que busca agrupar clientes dentro de um mercado, cujas reações esperadas aos esforços de marketing serão semelhantes durante determinado período de tempo. b) Pode ser entendido como um conjunto de ações que buscam desenvolver a oferta e a imagem da empresa visando ocupar um lugar de destaque na mente dos clientes. c) Pode ser entendido como um ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa das ofertas de seus concorrentes. d) Pode ser entendido como um plano de ação que tem como foco desenvolver novos meios de promoção visando que a empresa possa melhor atender ao seu mercado. e) Pode ser entendido como um desempenho de atividades comerciais que direcionam o fluxo de bens e serviços do produtor ao cliente final.
Além dos estudos sobre o comportamento do consumidor final, muitos profissionais de marketing procuram compreender o cliente organizacional. Muitas empresas têm como clientes outras empresas. Quanto ao comportamento do cliente organizacional, observe as afirmações a seguir para responder: I. Os critérios de compra organizacional são influenciados por aspectos emocionais e históricos de bons preços dos fornecedores. II. Cultura organizacional, aspectos técnicos e situação de compra são aspectos muito importantes a serem ponderados para compreender o comportamento de compra organizacional. III. Na compra organizacional, ganha importância especial a confiança, ou seja, o engajamento do fornecedor em atuar conjuntamente e solucionar problemas quando necessário. a) II e III são afirmações verdadeiras e I é falsa. b) I e III são afirmações verdadeiras e II é falsa. c) I, II e III são afirmações verdadeiras. d) I, II e III são afirmações falsas. e) I e II são afirmações verdadeiras e III é falsa.
Assinale a alternativa correta, que traz os cinco desafios das equipes, destacados por Lencioni (2015). a) Falta de confiança, excesso de conflitos, falta de dinheiro, evitar responsabilidades e falta de atenção aos resultados. b) Falta de confiança, excesso de conflitos, falta de tempo, evitar responsabilidades e atenção aos resultados. c) Falta de confiança, medo de conflitos, falta de tempo, excesso de responsabilidades e falta de atenção aos resultados. d) Excesso de confiança, muitos conflitos, falta de comprometimento, evitar responsabilidades e falta de atenção aos resultados. e) Falta de confiança, medo de conflitos, falta de comprometimento, evitar responsabilidades e falta de atenção aos resultados.
O que é a TTO (Teoria da Tributação Ótima)? a) É o Tratamento Tributário Otimizado, que simplifica as obrigações acessórias, tornando-as digitais. b) É o novo foco de auditoria tributária a ser utilizado pelos TCEs do país. c) Revisão das principais lideranças econômicas mundiais sobre o papel da tributação na construção dos estados de bem-estar social. d) É o imposto que vem sendo sugerido; uma releitura da antiga CPMF, visando aumentar a arrecadação a ser destinada à educação, infraestrutura e saúde. e) É um novo imposto único que o Brasil estuda instituir, reduzindo diversos tributos atuais.
A partir da tentativa de dar sentido às coisas do mundo, surgem as crenças e são elas que fundamentam as interpretações que fazemos dos eventos que acontecem ao nosso redor. As crenças interagem e criam um mapa sobre quem é o indivíduo, o que é o mundo para o indivíduo e como se articulam. São as crenças que desencadeiam os pensamentos que o indivíduo tem acerca de quem é ou, ainda, como é o mundo para ele, quem é o que no mundo e como deve se relacionar, avaliar o que o outro merece, o que ele merece. Nesse sentido, podemos afirmar que: I. São essas interpretações que fazemos das coisas e dos eventos que estão à nossa volta que regem o nosso estado emocional. II. Na medida em que interpretamos, fazemos a atribuição dos significados das coisas, capacitando-nos para a adaptação ao mundo e à sociedade onde vivemos. III. As crenças e as atribuições de significados que damos as coisas são responsáveis pelas interpretações que fazemos dos eventos que acontecem ao nosso redor. a) I está correta. b) II está correta. c) III está correta. d) I e II estão corretas. e) I, II e III estão corretas.
Segundo Nisembaum (2000), a competência profissional das pessoas se refere aos valores individuais, traduzidos na capacidade de análise crítica, na constituição do seu projeto pessoal e na capacidade de autoformação e de pesquisa – as atitudes de relação e de comunicação, as capacidades relativas à autoimagem, ao conhecimento próprio, à valorização, à autoestima e à autoconfiança; as capacidades de adaptação e mudança, a facilidade de integração e aceitação da mudança. A pergunta é: essas capacidades são os atributos dos indivíduos? I. Sim, as competências estão divididas em atributos, que são as características pessoais; e as competências técnicas, que estão relacionadas ao conhecimento. II. Não, os atributos individuais não estão relacionados às competências profissionais. III. Não, a competência profissional não está relacionada aos valores individuais, assim como não pode ser traduzida em capacidade. a) I está correta. b) II está correta. c) III está correta. d) I e II estão corretas. e) I e III estão corretas.
As lideranças, dentro das organizações, podem ser representadas de forma autocrática, democrática e liberal. Autocrática é a liderança que tem como base: I. A comunicação e seu objetivo é tornar os grupos ou as equipes mais participativos e motivados para atender aos objetivos organizacionais. II. O poder de coerção e posição, que despende alta quantidade de energia, procurando o maior controle possível sobre as ações e as reações das pessoas. III. A baixa influência deixa a tarefa da tomada de decisão para os funcionários, e não se envolve com as atividades diárias. a) I está correta. b) II está correta. c) III está correta. d) I e III estão corretas. e) II e III estão corretas.
A liderança sob o ponto de vista de Covey (1998) se baseia em princípios e leis naturais. Essa abordagem conduz a um novo paradigma ao discutir sobre a vida das pessoas e a liderança que elas exercem nas organizações e sobre outras pessoas, baseadas em princípios invioláveis, leis naturais na dimensão humana. Estas são as leis do universo referentes às rel
a) Princípios e leis naturais. b) Princípios e leis humanas. c) Princípios e leis organizacionais. d) Princípios e leis sociais. e) Princípios e leis éticas.
As competências para liderança são baseadas em atributos e práticas. Klemp diferencia dois tipos de competências – práticas e atributos. Os atributos são: I. Os ingredientes básicos para o desempenho. II. As capacidades necessárias para que as pessoas realizem suas tarefas, como: conhecimentos, técnicas e outras características que as pessoas trazem para a função. III. As capacidades de “pensamento estratégico”, “iniciativa” e “grande energia”. a. I está correta. b. II está correta. c. III está correta. d. I, II e III estão corretas. e. II e III estão corretas.
Quais as alternativas que se encontram em sintonia com a teoria de Piaget? Assinale as alternativas CORRETAS: I - Apresentar explicações acerca de como os conhecimentos se constroem. II - Explicar como os conhecimentos se originam. III - Demonstrar que não se trata de uma sequência evolutiva e sim de uma psicologia do desenvolvimento. IV - Conhecer os mecanismos envolvidos na construção do conhecimento (epistemologia). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) As afirmativas I, II e IV estão corretas. b) As afirmativas I, III e IV estão corretas. c) As afirmativas I, II e III estão corretas. d) As afirmativa II, III e IV estão corretas.
Quais alternativas expressam uma compreensão da psicologia do desenvolvimento e mais especificamente sobre o ciclo vital? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. I - Nos dias de hoje, a Psicologia do desenvolvimento é considerada uma ciência relevante para se compreender a transformação do homem, do mundo e da sociedade a partir de olhares mais amplos, ou seja, de olhares que envolvem diversas áreas de conhecimento. II - Sabe-se que é relevante estudar as mudanças que ocorrem ao longo das etapas da vida humana, tecendo um olhar sobre o ciclo e não apenas sobre alguma etapa isoladamente. III - Sabe-se que todo ser humano passa por um determinado ciclo em seu desenvolvimento humano. Alguns sujeitos vivenciam o ciclo vital de forma completa e saudável. Outros interrompem logo na primeira etapa, cujas interrupções podem ser de forma natural ou provocadas por diversos mecanismos ao longo da vida. IV - Olhar o ciclo do desenvolvimento humano como um todo confunde a compreensão dos modelos que se tem hoje para explicar as mudanças, ou como e o porquê elas acontecem ao longo da vida dos seres humanos, por exemplo, mudanças nas contribuições dos processos educacionais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V– V – V – F. b) F – V – V – F. c) V – F – V – F. d) V – V – F – V.
Quais as alternativas que mais se aproximam das discussões em curso na ciência do desenvolvimento? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F, para as falsas. I - A ciência do desenvolvimento tem como uma de suas missões descrever as características dos contatos que são relevantes para o desenvolvimento, para a manutenção de estados de saúde ou para a aquisição de condições patológicas. II - Uma das tarefas básicas da ciência do desenvolvimento é compreender como o comportamento individual entra em contato com outras dimensões significativas do seu entorno. III - A ciência do desenvolvimento implica pensar o desenvolvimento humano abarcando desde os sistemas fisiológicos e bioquímicos até as relações compostas por sequências de interações entre indivíduos, grupos e sociedades. IV - A ciência do desenvolvimento demanda a adoção de um conceito de desenvolvimento que reflita os avanços científicos ocorridos nas últimas décadas do século XIX, em diferentes disciplinas dedicadas ao estudo desse processo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V – F – F – F. b) F – V – F – F. c) V – F – V – F. d) V – V – V – F.
Quais as alternativas dialogam com o significado apresentado? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F, para as falsas. I - Mediar significa, então, promover o distanciamento do encontro da criança com o uso social para o qual um objeto existe. Assim, cada criança precisa reinventar o conhecimento. O processo por intermédio do qual ela aprende é um processo de apropriação/objetivação do que ainda não existe. II - A noção de que cada objeto utilizado no processo de mediação porta, além das propriedades físicas, conhecimentos acumulados sobre o seu uso, formulados historicamente pela humanidade, temos, como exemplo, os livros são acompanhados por procedimentos de manipulação e de leitura culturalmente elaborados; os jogos possuem regras convencionadas, assim como a música, a pintura, a escultura, o desenho, as ciências entre outros. III - Disponibilizar os objetos para que a criança descubra sozinha e construa o conhecimento – sejam esses objetos materiais, como livros, blocos para construção, papéis para as dobraduras, tesoura, cola, quebra cabeças, tintas e lápis ou objetos não materiais, como números, leitura, escrita, música e diversificadas formas de expressão humana. IV - A interpretação do termo mediar, quando se trata do trabalho educativo do(a) professor(a) refere-se ao fato de que ele assume a tarefa de promover o encontro entre dois elementos do processo de ensino aprendizagem: a criança que aprende e o objeto cultural que é por ela apreendido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F – V – F – F. b) F – F – V – F. c) F – V – V – V. d) V – V – V – F.
Em conformidade ao texto, quais as alternativas expressam uma aproximação com a perspectiva sinalizada em relação ao trabalho do professor? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F, para as falsas. I - Deve atuar com a criança, de forma que ela perceba os usos dos objetos culturais e amplie seus conhecimentos acerca dos saberes e fazeres humanos. II - Precisa organizar situações para que as crianças, em interação, ajam de forma a interferir nas aprendizagens umas das outras a partir de conhecimentos prévios. III - Deve contribuir para que a criança esteja sempre conformada com o resultado das ações que desempenha e, desta forma, esteja envolvida física, intelectual e emocionalmente com o que os outros realizam. IV - Pode colaborar para a elaboração de novas e mais complexas formas de compreensão, que advêm das relações com a cultura historicamente acumulada nos objetos e nos saberes e fazeres humanos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: V – V – V – F. a) V – V – V – F. b) F – V – F – F. c) V – F – V – F. d) V – V – F – V.