Buscar

TECNOLOGIA DO WIFI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA DO WIFI
A internet Wi-Fi e a conexão Bluetooth, duas das tecnologias mais importantes nos dias de hoje, só saíram do papel graças a uma mulher judia que se refugiou nos Estados Unidos. Hedy Lamarr, que morreu em 2000 aos 85 anos, além de ser uma renomada atriz do começo do século passado, era também inventora. Ela desenvolveu o sistema de salto em frequência, planejado originalmente para guiar torpedos submarinos usando sinais de rádio.
Esse sistema é a base para o espectro de propagação de salto de frequência (FHSS, na sigla em inglês), que é amplamente usado em aparelhos de comunicação sem fio. Nele, o sinal de rádio "salta" de um canal para o outro de forma aleatória e sem perder a conexão. Assim, o sinal sofre menos risco de interferência e de congestionamento, além de tornar mais difícil a interceptação.
Wi-Fi (pronúncia em inglês /ˈwaɪfaɪ/) é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance. É utilizada por produtos certificados que pertencem à classe de dispositivos de rede local sem fios (WLAN) baseados no padrão IEEE 802.11. Por causa do relacionamento íntimo com seu padrão de mesmo nome, o termo Wi-Fi é usado frequentemente como sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11. O nome se deriva de uma abreviação de wireless field, ou "área sem fio". Alguns comparam ao termo Hi-Fi, designado para qualificar aparelhos de som com áudio mais confiável, que é usado desde a década de 1950.[1]
O padrão Wi-Fi opera em faixas de frequências que não necessitam de licença para instalação e/ou operação. Este fato as torna atrativas. No entanto, para uso comercial no Brasil, é necessária o equipamento ser homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações.[1] As frequências são livres de licença, o usuário não paga nenhuma taxa, mas são permitidos apenas equipamentos que tenham sido analisados, avaliados e obtido um certificado de homologação, sendo que esses equipamentos recebem um selo de identificação da agência.
Para se ter acesso à internet através de rede Wi-Fi, deve-se estar no raio de ação ou área de abrangência de um ponto de acesso (tecnicamente conhecido por hotspot) ou local público onde opere rede sem fios e se usar dispositivo móvel, como computador portátil, tablet, PC ou PDA com capacidade de comunicação sem fio, deixando o usuário do Wi-Fi bem à vontade em usá-lo em lugares de "não acesso" à internet, como aeroportos.[1]
Hoje, muitas operadoras de telefonia estão investindo pesado no Wi-Fi para ganhos empresariais.
FONTE: https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/04/quem-foi-hedy-lamarr-a-inventora-das-redes-wi-fi.ghtml
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wi-Fi

Outros materiais